Sie sind auf Seite 1von 26

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

ENERGIA BIOMASSA

BIOMASSA
Biomassa todo recurso renovvel oriundo de matria orgnica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produo de energia. A biomassa uma forma indireta de energia solar. A energia solar convertida em energia qumica, atravs da fotossntese, base dos processos biolgicos de todos os seres vivos.

Na biomassa, a energia armazenada na forma de energia qumica deve se transformar em energia til atravs das seguintes etapas: Energia qumica Calor Energia mecnica Eletricidade.

Quanto sua classificao, os produtos energticos da biomassa armazenam energia na forma de energia qumica e so fontes renovveis de energia, uma vez que, enquanto grandes quantidades esto sendo consumidas, tambm grandes quantidades esto sendo produzidas continuamente nas lavouras e florestas.

Os principais produtos energticos derivados da biomassa so: a lenha, o carvo vegetal, a cana-de-acar, os leos vegetais e os resduos agrcolas e florestais.

A sua utilizao para fins energticos no Brasil vem se expandindo desde 1975, quando foi criado o Prolcool. A criao desse programa foi uma tentativa de amenizar a crise instaurada pelo grande aumento do preo do petrleo promovido pela OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), cartel dos pases produtores e exportadores de petrleo.

Os produtos tm como propriedade mais importante o calor de combusto, que a quantidade de calor liberado pela queima de uma unidade de sua massa.

Tecnologias
Os produtos energticos da biomassa como a lenha e o bagao de cana, por exemplo, so empregados diretamente em processos de combusto direta e so utilizados em tecnologias que se baseiam nos ciclos a vapor, enquanto outros produtos, como o lcool e o biodiesel, so usados em tecnologias que queimam combustveis lquidos em motores de combusto interna.

DISPONIBILIDADE DE RECURSOS E CONSUMO DE BIOMASSA

Embora grande parte da biomassa seja de difcil contabilizao, devido ao uso no-comercial, estima-se que, atualmente, ela possa representar at cerca de 11% de todo o consumo mundial de energia primria. Em alguns pases em desenvolvimento, essa parcela pode aumentar para 34%, chegando a 60% na frica.

Participao das Principais Fontes de Energia na Matriz Energtica Mundial

Fonte:. MME, 2003 Balano Energtico Nacional

Participao das Principais Fontes de Energia na Matriz Energtica do Brasil

Fonte: MME, 2003 Balano Energtico Nacional.

A precariedade e a falta de informaes oficiais sobre o uso da biomassa para fins energticos deve-se principalmente aos seguintes fatores: i) trata-se de um energtico tradicionalmente utilizado em pases pobres e setores menos desenvolvidos;

ii) trata-se de uma fonte energtica dispersa, cujo uso, via de regra, ineficiente; iii) o uso da biomassa para fins energticos indevidamente associado a problemas de desflorestamento e desertificao.

Fatores: i) Uso crescente da biomassa como um vetor energtico moderno (graas ao desenvolvimento de tecnologias eficientes de converso), principalmente em pases industrializados; ii) reconhecimento das vantagens ambientais do uso racional da biomassa, principalmente no controle das emisses de CO2 e enxofre. (ROSILLO CALLE; BAJAY; ROTHMAN, 2000).

Em relao ao peso relativo da biomassa na gerao mundial de eletricidade, embora difcil de avaliar, projees da Agncia Internacional de Energia (1998) indicam que ela dever passar de 10 TWh em 1995 para 27 TWh em 2020 (AEI, 1998).

No Brasil, a imensa superfcie do territrio nacional, quase toda localizada em regies tropicais e chuvosas, oferece excelentes condies para a produo e o uso energtico da biomassa em larga escala. Alm da produo de lcool, queima em fornos, caldeiras e outros usos nocomerciais, a biomassa apresenta grande potencial no setor de gerao de energia eltrica.

O recurso de maior potencial para gerao de energia eltrica no Pas o bagao de cana-de-acar. Em mdia, cada tonelada de cana processada requer cerca de 12 kWh de energia eltrica, o que pode ser gerado pelos prprios resduos da cana. Na produo de etanol, cerca de 28% da cana transformada em bagao. Em termos energticos, o bagao equivale a 49,5%, o etanol a 43,2% e o vinhoto a 7,3%.

282,82 MW 2,244,33 MW

Outros resduos agrcolas tambm apresentam grande potencial no setor de gerao de energia eltrica. Dentre eles destacam-se os potenciais de aproveitamento da casca de arroz, da casca de castanha de caju e da casca de coco-da-baa.

Em alguns Estados brasileiros, principalmente na Regio Amaznica, verifica-se tambm a importncia de plantas para a produo de leo vegetal, que pode ser queimado em caldeiras e motores de combusto interna, para a gerao de energia eltrica e o atendimento de comunidades isoladas do sistema eltrico. Entre essas plantas destaca-se o dend, com produtividade mdia anual de 4 toneladas de leo por hectare (dez vezes maior que a da soja). Outras culturas de grande potencial so o buriti, o babau e a andiroba (FREITAS; DI LASCIO; ROSA, 1996).

O aproveitamento da biomassa pode ser feito por meio da combusto direta (com ou sem processos fsicos de secagem, classificao, compresso, corte/quebra etc.), de processos termoqumicos (gaseificao, pirlise, liquefao e transesterificao) ou de processos biolgicos (digesto anaerbia e fermentao).

TECNOLOGIAS DE APROVEITAMENTO

Vantagens
Busca de fontes mais competitivas de gerao e a necessidade de reduo das emisses de dixido de carbono. O aproveitamento energtico e racional da biomassa tende a promover o desenvolvimento de regies menos favorecidas economicamente, por meio da criao de empregos e da gerao de receita, reduzindo o problema do xodo rural e a dependncia externa de energia, em funo da sua disponibilidade local.

ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS
Os principais entraves ao maior uso da biomassa na gerao de energia eltrica so a baixa eficincia termodinmica das plantas e os custos relativamente altos de produo e transporte. Necessidade de maior gerenciamento do uso e ocupao do solo, devido falta de regularidade no suprimento (sazonalidades da produo), criao de monoculturas, perda de biodiversidade, uso intensivo de defensivos agrcolas etc.

Concluses Gerais
O Mundo est se movendo para uma nova era, da quase total dependncia dos combustveis fsseis, para uma maior utilizao de fontes alternativas e renovveis de energia; Cada alternativa oferece um caminho para sair do dilema energtico, criado pelo crescimento populacional e desenvolvimento tecnolgico;

A avaliao das alternativas disponveis e a seleo da combinao mais adequada entre as mesmas o desafio que cada Pas dever enfrentar; Deve-se desenvolver modelos especficos para cada regio, visando o melhor aproveitamento dos recursos disponveis, com o menor impacto sobre o meio ambiente.
TPQ - 5 Perodo - Campus Toledo - UTFPR

Das könnte Ihnen auch gefallen