Sie sind auf Seite 1von 3

DIREITO EMPRESARIAL

DATA: 28/01/2013 Aula 01 Professor: Alessandro Sanchez. Empresa: uma atividade. Produo: transformao da matria prima. Comrcio: aproximao (aproxima a mercadoria). Servio: facilitao

A atividade deve ser desenvolvida seguindo essas caratersticas: OAB. Organizao (capital mais trabalho). Atividade Profissional (habitualidade). Busca de lucro (independente do lucro, deve-se buscar sempre). Tipos Empresariais Formas individuais de exercer a Empresa 1. Empresrio Individual a. Precisa de registro pra ficar regular, mas no uma pessoa jurdica, no adquire personalidade prpria, continua sendo uma pessoa natural. Os bens se confundem, o patrimnio respondem por ambos (empresrio e empresa). b. Confuso patrimonial. c. Tem CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurdica). d. Precisa ser capaz. Obs: No se pode abrir uma empresa se for pessoa incapaz, mas caso esta j esteja aberta, o incapaz poder continuar com a atividade desde que seja assistido. 2. EIRELI. Art. 980-A. a. b. c. d. A partir do registro, adquire personalidade jurdica. Cada titular pode ter uma nica EIRELI. Integralizao de no mnimo 100 salrios mnimos. Pode adquirir como denominao: firma ou denominao.

Sociedade Unipessoal: Sociedade de uma nica pessoa. Para abrir a empresa precisa de mais de uma pessoa, mas quando esta j estiver aberta, e um dos scios vier a falecer, a sociedade poder continuar aberta por 180 dias, at encontrar um novo scio. Nome empresarial 1. Firma: Utilizao do nome do titular ou scio no nome empresarial. Serve apenas quando a responsabilidade for ILIMITADA. Pode se usar os bens individuais ou da empresa. 2. Denominao: Utilizao de nome abstrato. Responsabilidade LIMITADA.

DIREITO EMPRESARIAL
DATA: 28/01/2013 Aula 01 Estabelecimento - Bens 1. Materiais 2. Imateriais TRESPASSE O nome empresarial no pode ser transferido, personalssimo. INALIENVEL. Questo. O empresrio individual opera sob firma constitutiva, por seu nome, completo ou abreviado, podendo dar-lhe designao mais precisa de sua pessoa ou gnero de atividade. Deve obrigatoriamente se inscrever no registro de empresrio. A nico atividade que pode ou no se inscrever no registro pblico de empresas a atividade rural. Desde a decretao da falncia ou do SEQUESTRO, o empresrio falido perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor at a sentena que extingue suas obrigaes. Errada por causa do sequestro. O empresrio falido poder fiscalizar a administrao da falncia. Questo. O nome empresarial no pode ser objeto de alienao. Art. 1164, CC. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominao, integradas pela PALAVRA INICIAL ou final limitada ou a sua abreviatura. Questo. Arquivamento: quando se leva pra registro alguma documentao. Lei 8.934/94. As juntas estaduais um rgo estadual, e so responsveis pelos atos de execuo e de fiscalizao, mas ficam subordinadas ao DERC. (no sei se esse rgo mesmo). As modificaes contratuais no precisam ser efetivadas exclusivamente por escritura pblica, pode-se fazer por ato particular. Questo. O empresrio que adquire uma empresa, s responde pelos dbitos que j foram contabilizados, o alienante deve ser responsvel por estes. Art. 1145, 1146, CC. No possvel desconsiderar a personalidade jurdica do empresrio individual.

DIREITO EMPRESARIAL
DATA: 28/01/2013 Aula 01 Questo. Art. 1148, CC. No possvel, no caso de arrendamento do estabelecimento, independente de autorizao expressa, que o arrendador concorra com o arrendatrio. Pagamento de todos os credores, ou com o consentimento expresso ou tcito, em 30 dias a partir de sua notificao. (no anotei o artigo).

Das könnte Ihnen auch gefallen