You are on page 1of 3

DIREITO EMPRESARIAL

DATA: 28/01/2013 Aula 01 Professor: Alessandro Sanchez. Empresa: É uma atividade.    Produção: transformação da matéria prima. Comércio: aproximação (aproxima a mercadoria). Serviço: facilitação

A atividade deve ser desenvolvida seguindo essas caraterísticas: OAB.    Organização (capital mais trabalho). Atividade Profissional (habitualidade). Busca de lucro (independente do lucro, deve-se buscar sempre). Tipos Empresariais Formas individuais de exercer a Empresa 1. Empresário Individual a. Precisa de registro pra ficar regular, mas não é uma pessoa jurídica, não adquire personalidade própria, continua sendo uma pessoa natural. Os bens se confundem, o patrimônio respondem por ambos (empresário e empresa). b. Confusão patrimonial. c. Tem CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica). d. Precisa ser capaz. Obs: Não se pode abrir uma empresa se for pessoa incapaz, mas caso esta já esteja aberta, o incapaz poderá continuar com a atividade desde que seja assistido. 2. EIRELI. Art. 980-A. a. b. c. d. A partir do registro, adquire personalidade jurídica. Cada titular pode ter uma única EIRELI. Integralização de no mínimo 100 salários mínimos. Pode adquirir como denominação: firma ou denominação.

Sociedade Unipessoal: Sociedade de uma única pessoa. Para abrir a empresa precisa de mais de uma pessoa, mas quando esta já estiver aberta, e um dos sócios vier a falecer, a sociedade poderá continuar aberta por 180 dias, até encontrar um novo sócio. Nome empresarial 1. Firma: Utilização do nome do titular ou sócio no nome empresarial.  Serve apenas quando a responsabilidade for ILIMITADA. Pode se usar os bens individuais ou da empresa. 2. Denominação: Utilização de nome abstrato.  Responsabilidade LIMITADA.

Art. por seu nome. Lei 8. O empresário individual opera sob firma constitutiva. Materiais 2. As modificações contratuais não precisam ser efetivadas exclusivamente por escritura pública. Desde a decretação da falência ou do SEQUESTRO. mas ficam subordinadas ao DERC. integradas pela PALAVRA INICIAL ou final “limitada” ou a sua abreviatura. Imateriais TRESPASSE O nome empresarial não pode ser transferido. Não é possível desconsiderar a personalidade jurídica do empresário individual.  Errada por causa do sequestro.Bens 1. CC. (não sei se é esse órgão mesmo). O empresário falido poderá fiscalizar a administração da falência. só responde pelos débitos que já foram contabilizados. . é personalíssimo. Arquivamento: É quando se leva pra registro alguma documentação. As juntas estaduais é um órgão estadual. Deve obrigatoriamente se inscrever no registro de empresário. Art. e são responsáveis pelos atos de execução e de fiscalização. É INALIENÁVEL. o alienante deve ser responsável por estes. 1145. 1146.934/94. 1164. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação. CC. podendo dar-lhe designação mais precisa de sua pessoa ou gênero de atividade.DIREITO EMPRESARIAL DATA: 28/01/2013 Aula 01 Estabelecimento . A único atividade que pode ou não se inscrever no registro público de empresas é a atividade rural. completo ou abreviado. Questão. O empresário que adquire uma empresa. Questão. pode-se fazer por ato particular. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação. Questão. Questão. o empresário falido perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor até a sentença que extingue suas obrigações.

em 30 dias a partir de sua notificação. ou com o consentimento expresso ou tácito. Não é possível. . CC.DIREITO EMPRESARIAL DATA: 28/01/2013 Aula 01 Questão. no caso de arrendamento do estabelecimento. (não anotei o artigo). que o arrendador concorra com o arrendatário. 1148. independente de autorização expressa. Art. Pagamento de todos os credores.