Sie sind auf Seite 1von 6

O LARMANJAT

Situemo-nos no princpio da dcada de 70 do sculo passado. Reinava ento D. Lus e o duque de Saldanha, movimentava-se nos meandros da poltica e da finana com grande vontade. cidade de Lisboa ainda no tinham chegado os americanos da "Carris" e a maior empresa de mnibus tinha falido. O terreno era propcio para o aparecimento de novos tipos de transporte, j que o lisboeta desesperava sempre que por qualquer motivo tinha que se deslocar na capital ou para aos arredores. A Exposio Universal de Paris tinha decorrido quatro anos antes, e, um senhor chamado J. Larmanjat, apresentou nessa exposio um curioso comboio ligeiro, como invento, que ficou conhecido pelo nome do seu inventor: "larmanjat". O Duque de Saldanha, assistiu s experincias deste invento e trouxe para Portugal a ideia; reuniu os capitais necessrios e fundou empresa "The Lisbon Steam Tramways ,Co Ld.,destinada a explorar este novo tipo de locomoo, que em Frana tinha obtido resultados satisfatrios. Mas afinal o que era e como funcionava o invento do Sr.Larmanjat?

O invento consistia num sistema de caminho de ferro ligeiro monocarril , cuja largura da via era de 1,27 m ,e que fazia o seu percurso atravs das estradas, ao contrrio do que acontece com comboio dos nossos dias. Alm do carril central a via possua ainda duas passadeiras de madeira laterais pregadas a travessas por cavilhas de ferro. Tanto as locomotivas como as carruagens e vages dispunham por isso de rodas centrais e laterais. Enquanto as centrais deslizavam sobre o rail, as outras, com trinta centmetros de largura rolavam sobre as passadeiras de madeira, destinandose estas rodas apenas a equilibrar a composio. Os passageiros sentavam-se de costas com costas num banco longitudinal, por forma a que todo o seu peso tambm se reflectisse directamente no carril . No ser difcil imaginar a barulheira que um comboio com estas caractersticas fazia. O "larmanjat" comeou por funcionar apenas em Lisboa, no percurso entre o Arco Cego e o Lumiar, tendo o sistema sido inaugurado na capital em 31 de Janeiro de 1870. A inaugurao da linha de Sintra fez-se em 2 de Julho de l873 e o percurso demorou cerca de l hora e 55 minutos . A estao principal estava situada s Portas do Rego de onde tempos depois, partiam tambm comboios, numa nova linha, para Torres Vedras. Mas vejamos escritor da experincia Porcalhota, como Jlio Csar Machado, ilustre jornalista e poca nos descreve no Dirio de Notcias a sua numa viagem Amadora, ao tempo chamada de feita no "larmanjat".

"Junta-se o povo onde estacionam os veculos para conduzir os passageiros por conta do Larmanjat. Chega-se ao Rego, toca a andar, mas toca de veras...porque toca um sino. Escolhe-se a carruagem mais prximo da mquina, procura-se o lugar mais favorvel. Busca-se um cantinho. Correm-se cautelosamente as vidraas...tapa-se a boca. A poeira levanta-se, mete-se pelas fendas, vem danar em redor

dos viajantes. a mesma poeira da estrada de Sintra, no outra, mas est melhor que dantes , est mais crescida e mais gorda, est magnfica. Nas Laranjeiras de primeira ordem. Naquele stio uma pessoa fecha a boca, fecha os olhos, fecha tudo e cisma um pedao. Mas o trem segue, a sineta vai tocando e os moradores daquelas ruelas recolhem as crianas, fecham as portas e tm o maior cuidado em no deitar a cabea de fora, para o trem lha no cortar, como se fora uma cabea de nabo. E... chega-se finalmente Porcalhota!". O "larmanjat" teve uma curta mas atribulada existncia. Os horrios no se cumpriam pois os descarrilamentos eram constantes e as avarias do material circulante tambm. Os passageiros que aguardavam a sua chegada passaram a chamarlhe "no vem j" em vez de "l vem j", como de incio era conhecido. Cabe aqui dizer, que o "larmanjat", pelas suas caractersticas no era de modo algum o transporte ideal para funcionar em Lisboa e nos arredores, onde o acidentado do terreno exigia um tipo de material, com caractersticas diferentes. Por isso, "o pblico foi-se desinteressando, exalando o pobre "larmanjat" o ltimo suspiro em 1877, depois de j, em 1875, ter tido as suas composies suspensas. O empreendimento de Saldanha falhara e custara para cima de mil contos de ris, deixando ao Lisboeta uma triste lembrana".

Estao de Alcntara

O Comboio de Companhia Real

Cansada dos velhos omnibus, que alm de viagens muito pouco cmodas lhes cobrava preos exorbitantes para as suas deslocaes a Lisboa, e recordando as atribuladas viagens de "larmanjat", foi com alegria, que em 1887 a populao de Sintra e dos arredores viu chegar finalmente um transporte a srio sua terra: o Comboio da Companhia Real. Naquele ano, inaugurada a pois o tnel mas a partir mais propriamente no dia 2 de Abril, era Linha de Sintra, no entre o Rossio e Sintra, da "avenida" ainda no tinha sido construdo, de Alcntara, onde tinha o seu incio.

Para que o comboio pudesse partir deste local de Lisboa, houve necessidade de cobrir grande parte de caneiro de Alcntara, sendo tambm construda pela Carris uma linha de americanos at ao interior da estao o que permitia aos passageiros que se deslocavam da baixa e de outros pontos da cidade, uma maior comodidade. boca da estao de Alcntara foi perfurado um tnel com uma extenso de 540 metros, o chamado tnel dos Terramotos, seguindo-se-lhe o viaduto de Santana, que presumo tenha sido demolido aquando da construo dos acessos para a ponte sobre o Tejo, formado por 5 vos de 30 metros e construdo pela casa Eiffel,a mesma que edificou a clebre torre de Paris e a ponte D. Maria, no Porto. No dia da inaugurao da nova linha, as doze estaes e trs apeadeiros que dispunha, encontravam-se devidamente embandeiradas e as povoaes onde o comboio passava saram rua para o festejar. "O acontecimento rodeou-se de grande pompa. O comboio inaugural transportando o ministro das obras pblicas, chegou a Sintra ao meio dia, entre ruidosos e entusisticos vivas ao caminho de ferro e ao progresso da Nao. A afluncia foi enorme e duas orquestras tocaram no recinto da estao. Durante o dia, mais seis comboios partiram de Alcntara repletos de passageiros, calculando-se que cerca de mil pessoas quiseram apreciar as delcias do caminho de ferro no dia de inaugurao."

Trs anos depois, mais precisamente no dia 11 de Julho de l890, nova inaugurao na linha de Sintra, desta feita para festejar a abertura de Estao do Rossio e do tnel que ali comea e se estende at ao vale de Campolide. O estilo Manuelino com que foi construda a estao do Rossio, de onde sobressai nas duas portas principais de entrada, a configurao da dupla boca do tnel, mereceram ao seu mentor, o arquitecto Jos Lus Monteiro, severas criticas por parte da comunicao social da poca, que consideravam aquele estilo demasiado pesado para o local acanhado onde foi edificada, e pouco prtico, tendo em vista o fim a que se destinava. Mas apesar de todas as crticas,a estao do Rossio l est com toda a sua imponncia, sobranceira ao Largo D. Joo da Cmara, servindo de porta de entrada s centenas de milhar de passageiros que diariamente utilizam esta linha. Cabe aqui recordar, que a Linha de Sintra, j tinha tido uma inaugurao, que no passou s disso mesmo. A cerimnia dessa inaugurao foi documentada com uma gravura da Ilustrao Luso-Brasileira, reproduzida no boletim da CP de l954 e que aqui mostramos, com o texto que a acompanhava e que rezava assim:

PARA A HISTRIA CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES

A inaugurao da construo da Linha de Sintra, em 1855 Ilustrao Luso-Brasileira de 1858

Cerimnia da inaugurao dos trabalhos de construo da linha de Sintra, em 1855, que devia partir do local onde se ergue a Torre de Belm. Mas o projecto no foi por diante. E foi s em 2 de Abril de 1887, que se inaugurou o ramal de Sintra entre o Cacm e aquela vila.

Grav. da estao de Alcntara e viaduto de Santana de "O Occidente" - 1887

Das könnte Ihnen auch gefallen