Sie sind auf Seite 1von 7

Diretito Internacional

No direito internacional os Estados soberanos se encontram no mesmo nvel hierrquico, ou seja, na linha horizontal, onde no existe um poder centralizado. Os estados soberanos submetem-se apenas as obrigaes que tiverem assumido. O principio que garante a eficcia normativa internacional o chamado pacta sunt servanda, o que foi pactuado tem de ser obedecido, a fora obrigatria, juntamente esta relacionado a boa-f, mediante uma parte se compromete a cumprir as regras que pactuou. Existe ainda a possibilidade de comprometimento mediante aceitao de costumes, praticam reiteradas e dotadas de validade jurdica. Conceito de direito internacional publico: um conjunto de regras e princpios jurdicos, escritas ou no, destinadas a regular as relaes entre Estados Soberanos e organismos internacionais. Baseiam na ideia de consentimento, ao quais os estados se obrigam as regras que livremente aderiram, ainda, na hiptese de te-las produzido com outras vontades soberanas. Essa caracterstica de livre consentimento tem suporte no: Principio da soberania: ao qual equivale aos poderes equivalentes entre os Estados, no encontram ordem superior; Principio da autodeterminao dos povos garante que as comunidades nacionais podem dispor livremente acerca dos assuntos de seu interesse sem submeter a vontade de outro Estado. EX: escolher sua forma de governo.

Caractersticas do direito internacional: a) Inexistncia de rgos centrais: poder descentralizados; b) Baixo nvel de codificao; normas abertas de interpretao, como costumes que precisam ser reconhecidos pelos estados; c) Escassez de sujeitos: apenas os estados soberanos e organizaes internacionais; d) Responsabilidade coletiva quando necessrio, as sanes devem ser aplicadas de modo coletivo, ex: resolues do conselho de segurana das naes unidas; e) Boa f: premissa maior, manifestado pelo pacta sunt servanda e pela transparncia na relaes; f) Igualdade soberana: os estados se encontram no mesmo nvel; g) Proteo dos direitos humanos: finalidade derradeira do direito internacional promover a tutela dos direitos fundamentas dos indivduos.

Fontes do direito internacional: Artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia:

a) Convenes internacionais: gerais ou convencionais que estabelecem regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; b) O costume internacional: pratica reiterada, habitual de atos aceita pelos Estados como direito, com efeitos jurdicos; ex: toque de recolher, em tempos de guerra; c) Os princpios gerais do direito reconhecidos pelas naes civilizadas; 1.0) Independncia nacional; 2.0) Prevalncia dos direitos humanos; 3.0) Autodeterminao dos povos ( dispor dos assuntos de seu interesse); 4.0) No interveno; 5.0) Igualdade entre os Estados; 6.0) Defesa da paz; 7.0) Soluo pacifica dos conflitos; 8.0) Repudio ao terrorismo; 9.0) Cooperao entre os povos para o progresso da humanidades; 10.0) Concesso de asilo poltico; 11.0) Integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da America latina, ex: criao do merco sul (bloco regional formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). d) A doutrina e jurisprudncia, como meios auxiliares de interpretao; Jurisprudncia: conjunto de decises proferidas a cerca de controvrsias entre Estados e ou organizaes internacionais, serve como ponto de interpretao de novos casos concretos. Doutrina: a produo acadmica voltado ao direito internacional que confere suporte tcnico as decises dos tribunais. e) Ex Aequo ET Bono: a corte internacional de justia ao solucionar casos concretos, poder aplicar a clausula acima, que com base na equidade,na justia, levando em considerao o principio da razoabilidade e proporcionalidade, uma vez no existe dispositivo para resolves o conflito, aquilo que se entende justo.

Outras fontes no expressas no pelo artigo 38: Atos unilaterais dos Estados e decises dos Organismos internacionais so as manifestaes de vontade de um sujeito de direito que suficiente para produzir efeito jurdico na ordem internacional. So expressados por forma de: a) Protesto: o estado pode protestar quando seu direito ameaado; b) Renuncia: o estado renuncia o seu direito por no lhe interessar mais, ele pode renunciar um direito e ainda sim permanecer em um tratado; c) Denuncia: ao qual o estado denuncia seu tratado, ou seja, sai totalmente do tratado; d) Promessa: se compromete a cumpre determinada obrigao com relao a outro Estado, o estado promete a adotar certo comportamento; e) Notificao o estado notifica outro por algum motivo, ex: avisa a determinado Estado de perigo iminente que se aproxima; f) Reconhecimento: manifesta concordncia com alguma situao geradora de direito, um ato declaratrio;

g) Reserva: na hiptese de assinar tratados faz reserva de direito ao qual este poder modificar ou excluir o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esse Estado.

Direito dos tratados


Tratados so acordos internacionais entre dois ou mais Estados ou Organismos Internacionais, por escrito e regido pelo direito Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos, independentemente de sua denominao especfica. Classificao dos tratados: 1) Quanto ao numero de partes: - bilaterais: manifestao de dos pases ou organizaes internacionais; - multilaterais: manifestao de diversos pases ou organismos internacionais. 2) Quanto a matria: Novidade da Emenda Constitucional de 45, ao qual os tratados que tratam das relaes de Direitos Humanos, se aprovados por maioria qualificada de 3/5 dos membros do congresso Nacional, entrara no ordenamento jurdico Brasileiro como Emenda Constitucional. Os demais entram segundo entendimento do STF como lei ordinria, exceto na hiptese de matria tributaria, que segundo artigo 98 do CTN,prevalecem sobre normas internas. 3) Efeitos jurdicos: -Tratados normas: criam regras jurdicas gerais comuns s partes sem contraprestao especificam pelos Estados; -Tratados-contratos: acordos em benefcios recprocos, de cunho comercial, econmico ou financeiro. 4) Outras denominaes: - Acordos de Sede; tratados bilaterais em que uma das partes a organizao internacional e a outra um estado soberano, tem por objetivo estabelecer regras jurdicas relativas a instalao fsica de uma organizao no territrio do Estado cedente. Ex: MECOSUL, que possui sede em Montevidu, no Uruguai. - Concordata: tratados de natureza religiosa, celebrados entre a Santa S ( rgo Maximo da igreja catolica0 e os Estados, cujos objetivos incluem a organizao de atividade, a estrutura e as relaes de representao.

5) Sujeitos dos tratados - Estados; - Organismos Internacionais; - indivduos quando esto no polo ativo ou passivo no Tribunal Penal Internacional, quando o objetivo se trata da defesa dos direito humanos. Quem tem personalidade jurdica para celebrar tratados s os Estados e O.I., NO ENTANTO A Santa S tem excepcionalmente a possibilidade de se firmar concordata com os demais sujeitos de DI.

As ONGS, empresas e indivduos no possuem personalidade jurdica. 6) Representatividade dos Estados - competncia originaria: Chefes de Estado e de Governo, poderes conferidos pela Constituio. Modelo presidencialista: o Presidente, modelo parlamentarista: primeiro ministro, estes tem competncia originaria para a celebrao de tratados. - capacidade representativa dos Estados: o ministro das relaes exteriores ( chanceler), em qualquer regime de governo. Estes acima citados no necessitam de apresentar credenciais ou qualquer documento para assinar tratados, esto dispensados da comprovao de Plenos Poderes. - os Embaixadores ( chefe de misses diplomticas) apenas em relao a tratados bilaterais firmados entre Estado acreditante( o estado quem envia) e o Estado acreditado( quem recebe), tambm esto dispensados. -Dispensados da da apresentao da carta de plenos poderes os organismos internacionais, em relao a atos praticados dentro da sua esfera de competncia. - Competncia Derivada: todas as outras autoridades de governo ( ministros) precisam apresentar carta de plenos poderes para representar os Estados. SO PLENIPOTENCIARIOS. Ato praticado por agente incompetente ser nulo, salvo se posteriormente confirmado pelo Estado interessado. 7) O papel das delegaes: durante a fase de negociao em que so discutidos aspectos tcnicos e a redao jurdica dos acordos, essa representao fica a cargo dos funcionrios diplomatas e dos demais servidores, participam das conferencias internacionais. O chefe da delegao ( no precisa ser funcionrio de carreira0 detm plenos poderes, os demais so consultores, assessores ou suplentes.

8) Modalidades de negociao: -negociao bilateral entre dois estados (normalmente ocorrem no territrio de um deles), ou organizaes internacionais ( reunies no local de sede), documento escrito e autenticado e de igual valor, e assinados pelos representantes; - negociao coletiva: negociao coletiva discutida durante conferncias internacionais, geralmente com a presena de todos os interessados, sero no territrio de um deles, estes recebem o nome da cidade ou pais que o recepcionou, ex: convenao de Viena, de genebra. 9) Estrutura dos Tratados: a) Prembulo: enumerao dos participantes e apresentao dos motivos, os objetos e as circunstancias que ensejam o acordo, sem fora vinculante; b) Dispositivo: so os artigos clausulas escritas e que ensejam obrigaes aos contratantes; c) Anexos: informaes de Carter tcnico do acordo, como procedimentos, tabelas que devem se obedecidas pelos signatrios. 10) Manifestao de consentimento: o consentimento sobre o tratado, pode ocorrer por meio de: Assinatura: pelo representante competente, produz efeitos jurdicos, confere validade e autenticidade;

Troca de instrumentos constitutivos dos tratados: consentimento e pode se sujeitar a posterior ratificao para adquirir eficcia jurdica, carter irretratvel decorrente do pacta sunt servanda; Ratificao: ato do governo, formal, unilateral e de alcance internacional, em que o pas exprimem definitivamente a vontade de obrigar-se aceitao, a assinatura do documento depois de aprovao do congresso nacional; Aceitao ou aprovao, com caractersticas semelhantes ao da ratificao, e ato interno do Congresso Nacional e a adeso, que a manifestao de vontade a texto previamente elaborado por terceiros. Estes instrumentos devem se objeto de troca entre os estados ou depositados no organismo internacional. No intervalo entra a assinatura e a ratificao os Estados assumem compromissos de no frustrar o objeto ou a finalidade do tratado, sob pena de responsabilidade.

Artigo 16 da Convenao de Viena: os instrumentos de ratificao, aceitao, aprovao ou adeso estabelece o consentimento do estado em obrigar-se por um tratado por meio da sua troca entre os Estados; do seu deposito junto ao depositrio; ou da sua manifestao junto aos Estados contratantes ou ao depositrio, se assim for convencionado. 11) Reservas: So manifestaes unilaterais do estado, no sentido de negar a eficcia jurdica de determinados dispositivos do tratado. O estado pode a qualquer tempo retirar as reservas por meio da notificao.

12) Vigncia: o momento de ingresso da norma no ordenamento, pode ocorrer: - no consentimento; - vacatio leges, onde decorre de prazo fixado entre as partes, geralmente em tratados multilaterais, vigncia diferida.

13) Publicidade: Todas as normas devem ser publicadas para a produo de efeitos jurdicos, ocorre mediante comunicao entre as partes ou deposito do instrumento no organismo internacional.

FASES DO TRATADO: NEGOCIAO- ASSINATURA- APROVAAO- RATIFICAAOPROMULGAAO- PUBLICAO-REGISTRO (deposito).

14) a) b) c) d)

Extino dos tratados; Execuo integral: cumpre a sua finalidade; Consentimentos mtuos: vontade das partes, h falta de interesse em continuar; Termo: condio de termo ou prazo de vigncia; Perda do objeto:

e) Caducidade: f) Guerra: g) Denuncia: o Estado sai do tratado, abandona o compromisso assumido.

LER OS REPRESENTANTES E CONSULARES, EXTRADIAO.

ORGANIZAES INTERNACIONAIS
As Organizaes Internacionais ganham fora a partir da segunda guerra mundial e pela criao da ONU. Objetivos da ONU: manuteno da paz e da segurana internacional, por meio das relaes amistosas de cooperao entre as naes, lastreadas no principio da justia, da igualdade e da autodeterminao dos povos. Para o ingresso na ONU, deve ser submetido a aprovao da assembleia geral aps recomendao do conselho de segurana. Possuem personalidade jurdica prpria, possuem capacidade para celebrar tratados, participar de conferncias internacionais e postular em nome prprio diante dos tribunais internacionais. 1) Estrutura e funcionamento: a) Assembleia geral, AGNOU: composta por todos os membros integrantes, cabendo cada Estado se fazer representar por at 5 representantes e tendo cada Estado o direito a um voto. AGNOU se rene ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente se houver necessidade, os processos decisrios conferem um voto a cada Estado e as decises mais importantes so tomadas por 2/3 dos membros presentes; b) Secretaria geral;: rgo de natureza tcnica e administrativa, organiza e conduz o expediente da organizao. Possui um titular que tem poderes para se manifestar em nome da entidade;

c) Conselho de segurana: rgo principal, composto por 15 membros, sendo que 05 permanentes e 10 rotativos, que so eleitos para mandato de dois anos.os membros permanentes(china, E.U,frana, reino unido e Rssia)vencedores da segunda guerra mundial. A pratica reiterada de violaes podem gerar expulses do membro. Resolve questes relacionados a paz e segurana internacional. As decises so tomadas por voto positivo de nove Estados, desde com aprovao de todos os membros permanentes.

. O direito de veto praticado por um desses membros permanentes, e tem um presidente. d) Corte Internacional de Justia: tem ampla competncia podendo apreciar qualquer demanda, interpretao de tratados, questes de Direito Internacional, reparaes devidas a quebra de contratos. e) ECOSOL: conselho econmico e social: promove a cooperao cultural, o respeito pelos direitos humanos e o progresso econmico social. Composto por 54 membros; f) Conselho de tutela: encarregado da administrao de territrios, quando medida for necessria para a manuteno da paz, encontra-se em desuso, pois os territrios hoje alcanaram sua independncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen