Sie sind auf Seite 1von 20

CAPOEIRA: A LUTA DE RESISTNCIA CONTRA A ESPORTIVIZAO DAS PRTICAS CORPORAIS

Elson Moura Dias Junior1 Wagner Jorge Cardoso 2

Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a capoeira enquanto fenmeno cultural que oferece uma resistncia ao fenmeno de esportivizao dos contedos da cultura corporal. Desta forma este trabalho tem como objeto de estudo a capoeira , o esporte e o fenmeno da esportivizao. Esta temtica se justifica por apontar os aspectos negativos da esportivizao das praticas corporais e por demonstrar de que forma pode ser feita uma resistncia a tal fenmeno. Para alcanar os objetivos traados, foi percorrido o caminho (mtodo = metodum = caminho) da anlise scio-histrica do esporte e da capoeira e a observao da capoeira para identificar as ferramentas de resistncia existentes neste contedo da cultura corporal. Sendo assim conclui-se que... Palavras chave: esporte, capoeira, esportivizao e resistncia.

Introduo
A Educao Fsica enquanto disciplina pedaggica, na escola, tem a funo de tematizar os contedos da cultura corporal (SOARES et al, 1992, p 39) ou cultura corporal de movimento (KUNZ, 2004). Estes contedos so divididos em: esportes, ginstica, capoeira, jogos e brincadeiras, danas e lutas. O esporte moderno, deste jeito que conhecemos hoje, surge no sculo XVIII, na Inglaterra industrial, acompanhando o surgimento e fortalecimento da sociedade capitalista e torna-se a prtica hegemnica dos tempos contemporneos. Esta hegemonia no se limita monocultura do esporte em sua apario na escola, no lazer, na mdia etc. Alm disso, um fenmeno chamado esportivizao, acompanha o esporte desde o seu surgimento at os dias atuais. Tal fenmeno impe s demais praticas corporais (skate, lutas, surf etc) as caractersticas do esporte (competio, racionalismo, tecnicismo, normatizao, alienao etc) fazendo com que estas tornem-se parecidas e, as vezes, ate se confundam com o fenmeno esporte. A capoeira, elemento cultural que engravida na frica e nasce no Brasil, criado socialmente e acumulado historicamente, hoje constitui-se como a manifestao cultural e prtica corporal das mais importantes da Bahia e Brasil. Uma luta que no se
1

Licenciado em Educao Fsica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),especialista em Educao Fsica e Esporte (UNEB), Professor da UEFS 2 Acadmico em Licenciatura em Educao Fsica, do 7semestre da Universidade Catlica do Salvador, aluno formado do Grupo Raa

limita ao jogo de pernas, mais avana como luta contra a escravido, contra os senhores de engenho, contra os capites do mato, contra a proibio, contra as ingerncias do Confef/Cref e, agora, contra a esportivizao. Como supra citado, o fenmeno da esportivizao tambm tenta seduzir a capoeira, imprimindo nesta, caractersticas do esporte. Esta relao no ocorre sem que haja teno, resistncia e contra proposta. Portanto, objetivo deste artigo identificar como o esporte e a capoeira surge historicamente, como e porque a esportivizao age na converso das demais praticas corporais aos seus significados, os fatos negativos deste fenmeno para as prticas corporais diversas e como a capoeira se constitui como grande luta de resistncia a este fenmeno.

Esporte: percurso histrico


Segundo Bracht (2005), existem duas possibilidades de se analisar a histria do esporte. Uma que atesta que as prticas corporais antigas j se caracterizavam enquanto esporte e outra que atesta que esporte, como conhecemos hoje, uma instituio que tem sua origem na Inglaterra industrial do sculo XVIII. A primeira possibilidade defende que houve um desenvolvimento linear (ibid) das prticas corporais antigas at o advento do esporte moderno. A segunda, que se contrape primeira, advoga a idia de ter existido uma ruptura entre as prticas antigas e o esporte moderno, tal qual ns conhecemos. Aqueles que se apiam na continuidade, no desenvolvimento linear das prticas antigas, como os jogos de Olmpia por exemplo, utilizam como justificativa as caractersticas em comum entre estas expresses da cultura corporal de movimento.
A tese implcita a de que haveria uma continuidade entre aquelas prticas antigas e as que hoje denominamos de esporte. E mais, para esta continuidade postula-se uma identidade ou traos essenciais dessa, que perdurariam no tempo, ou seja, naquelas prticas corporais j estariam presentes as caractersticas essenciais que definem a identidade do esporte. (ibid, p. 96)

Tanto a semelhana, no que diz respeito movimentao como na utilizao de objetos especficos, quanto a ludicidade presente tanto nos jogos antigos quanto nas prticas atuais (embora em menor escala) fundamentam os adeptos desta concepo.

A outra tese, a de que houve uma ruptura entre as prticas antigas e as atuais, advoga a mudana de sentido das prticas corporais. As praticas antigas tinham um sentido muito ligado questo da religiosidade e ao militarismo por exemplo. Ligao esta que com o advento do esporte moderno de desfaz, restando apenas algumas semelhanas entre ambas (praticas antigas e modernas) porm o objetivo, o sentido, a idia etc. centrais so diferenciados. Isto no quer significar ausncia absoluta de continuidade e, sim, que aspectos centrais dessa prtica so novos. (ibid, p. 96). Ao passo que as prticas antigas tinham uma ligao orgnica com a sociedade, as novas se constituem enquanto aparelhos ideolgicos a servio da sociedade. Para fins desta produo, estaremos nos apoiando na historia do esporte moderno. A data de surgimento deste fenmeno moderno ou contemporneo3 o sculo XVIII para alguns autores e sculo XIX para outros. Estaremos portanto considerando este intervalo de tempo histrico sem correr o risco de equvocos, haja visto que, embora cronologicamente parea um espao demasiado, historicamente este intervalo no parece trazer nenhum prejuzo esta anlise. Consenso entre os autores que esta prtica teve incio na Inglaterra Industrial luz do desenvolvimento que a Revoluo Industrial apresentou na sociedade moderna e contempornea. Alguns so os fatores que contriburam para o surgimento desta nova prtica corporal:
O desenvolvimento industrial fez ascender a classe mdia, com poder poltico e influencia social. Essa classe mdia reivindicou privilgios educacionais e conseguiu a criao de um numero considervel de escolas pblicas. Este fato foi decisivo para a multiplicao dos jogos esportivos. (BETTI, 1991 apud DARIDO, p 177, 2005).

A escola neste contexto, adquire fundamental importncia neste processo. Com o desenvolvimento urbano ocasionado pela Revoluo Industrial, os espaos urbanos livres comeam a perder espao em meio s construes arquitetnicas, desta forma perde-se o espao de prticas ao ar livre, sendo estas, muitas vezes encaminhadas a espaos fechados, ou seja, escola.

A utilizao de moderno e contemporneo se d pelo fato de os sculos XVIII e XIX se constiturem como sendo um tempo de transio destas duas pocas histricas.

Duas prticas influenciaram esta gnese: as prticas de divertimento da classe dominante e os jogos populares. Prticas diferentes, as mesmas demonstram que a diviso da sociedade em classes antagnicas se infiltrou tambm no esporte ou nas prticas corporais que antecederam e influenciaram o seu surgimento. Este perodo marcado pelo desenvolvimento e estabilizao da sociedade do lucro e da produo (mxima). Desta forma prticas corporais mais voltadas para o entretenimento, o prazer, o lazer (este como um contra ponto justamente da produo, do trabalho), o ldico, no condizia mais com uma sociedade voltada ao trabalho e a produo. Portanto, os jogos comearam a ser, de certa forma, marginalizados. Precisava-se de prticas corporais que disciplinassem os corpos, estes tinham que ser corpos produtivos. Tanto as estruturas fsicas quanto o comportamento deveriam estar voltados para as exigncias da poca, ou seja, o fortalecimento do modo de produo capitalista. Embora tenha conservado algumas caractersticas dos jogos antigos; exemplo mais marcante a ludicidade, capacidade facilmente observvel no cotidiano de algumas praticas esportivas; o esporte moderno traz em seu bojo diversas caractersticas que mais lhe aproximam do processo de produo fabril e mais o afastam dos jogos enquanto prtica autnoma e livre de coaes. So elas: racionalizao (em um claro processo de contra ponto com as prticas voltadas ao cunho mstico e religioso por exemplo), cientifizao do treinamento, imutabilidade de tcnicas, rendimento mximo (numa clara semelhana com a produo mxima), competitividade, diviso de tarefas, particularizao (diviso em partes) das tcnicas, fins justificando os meios (atos violentos, dopping, trapaas etc. numa clara comparao com multi e transnacionais, liberalismo e neoliberalismo etc) e alguns outros. Vale ressaltar que tais caractersticas so mais fceis de serem observadas no chamado esporte de auto-rendimento ou espetculo. Mais uma vez voltando anlise histrica, percebemos que o esporte tornou-se portanto a prtica hegemnica da cultura corporal, a cultura corporal de movimento esportivizou-se (BRACHT, p. 15. 2005). Um passo importante da difuso e desenvolvimento do esporte pelo mundo foi a criao de clubes de prticas esportivas. Local onde as pessoas se reunio para a pratica, mesmo aps os anos da escola ou universidades.

O desenvolvimento e expanso do esporte aconteceu tendo como pano de fundo o processo de modernizao dos sculos XIX e XX, processo que compreende industrializao, urbanizao, tecnologizao, dos meios de transporte e comunicao, aumento de tempo livre, surgimento dos sistemas nacionais de ensino etc. Estes aspectos, por sua vez, esto inseridos no processo mais amplo de secularizao e racionalizao que caracterizam a sociedade moderna. (BRACHT, p. 99, 2005).

Quanto aos pontos de tecnologizao dos meios de transporte e comunicao, estes se constituram como fatores importantes na difuso do esporte pelo mundo haja visto que o mesmo acompanhou os processos de internacionalizao da cultura dos povos, coisa s alcanada com o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicao. J aumento do tempo livre e surgimento dos sistemas nacionais de ensino serviram como ferramentas no intuito de massificar a prtica nos mais diversos pases. Em relao importncia dos sistemas de ensino na massificao do esporte, vale ressaltar que com o desenvolvimento da sociedade Capitalista; ao passo que as relaes sociais passam a prevalecer sobre as naturais (SAVIANI, p. 8, 2005), onde se faz necessrio que ao homem de uma forma geral sejam incutidas capacidades para que o mesmo possa integrar o sistema de engrenagens da sociedade centrada no mercado; a educao (neste momento tendo a escola como local primordial) exerce fundamental importncia na transmisso dos conhecimentos produzidos socialmente. O esporte enquanto produo social e que apresenta caractersticas semelhantes (porque no dizer iguais ?) sociedade em questo, se constitui tambm como um conhecimento que teve sua transmisso aumentada neste processo de priorizao da educao no ambiente escolar. Pelo que foi acima explicitado, percebemos que o esporte teve sua gnese e seu desenvolvimento condicionados pela criao e fortalecimento do modelo econmico da poca, o capitalismo. No por coincidncia o esporte tem caractersticas muito prximas superestrutura que lhe serve de pano de fundo. Segundo Fritsch (1988), citado por Kunz (2004, p. 82), o esporte consegue expressar melhor os valores da sociedade cujo modelo copia.

Histria e evoluo da capoeira


Por volta do sculo XVI no Brasil mais especificamente na Bahia, perodo marcado pelas Grandes Navegaes, e exploraes dos recursos naturais, inicia-se um perodo de comercializao da mo de obra escrava mais especificamente negros africanos capturados, iniciando um ciclo de sofrimento do povo africano. Um grande nmero de africanos foi arrastado das suas moradias, aps presenciar a morte da famlia e a destruio da sua dignidade. Como prisioneiros seguiam para uma longa viagem sob terrveis condies, nos pores dos navios remando para um novo continente. Muitos nem chegavam ao destino; seus corpos, aps serem violentados, eram jogados no mar como objetos sem valor na inteno de se livrar do peso morto. As principais causas das mortes eram desnutrio, infeces, viroses e ate mesmo Banzo (doena ligada ao desgosto pela vida). Alguns escravocratas gostavam de trat-los como se fossem animais para o abate, os engordavam para conseguirem maiores quantias financeiras alimentando o contrabando escravo para garantir a luxuria e boa vida das minorias. Chegando ao destino, descobriam que o sofrimento apenas comeava, seus corpos eram expostos as mais diversas formas de agresses, desrespeitos, exploraes. Apesar das dores no ficavam livre do trabalho forado e alienador, mantendo o luxo, a comodidade da burguesia Europia no Brasil e em Portugal. Ignorando as condies bsicas de dignidade, os escravos eram muitas vezes prisioneiros de guerra, ndios e negros em sua grande maioria. Os ndios tiveram uma passagem rpida sobre as condies de escravos pois, na maioria das vezes, preferiam a prpria morte a servirem de escravos para povos estrangeiros nas suas prprias terras. Paralelamente havia a defesa dos ndios pelos Jesutas, apoiados pela Igreja catlica que na verdade queria catequizar os mesmos disseminando a palavra de Deus em todo o mundo. Portanto esses fatores contriburam para no aceitao da igreja catlica a escravido indgena no Brasil. Havia tambm um grande comercio de compra e venda de escravos assim como de captura de negros fugidos. Verdadeiras fortunas eram oferecidas para recaptura de escravos, vivos ou mortos. Muitos senhores de engenho viviam somente do lucro produzido pela mo de obra escrava.

Das diversas regies da frica eram trazidos os negros, com a inteno de dificultar a comunicao e a pratica das manifestaes culturais oriundas da sua terra natal. Muitos vieram do Congo, Angola, Moambique e traziam caractersticas especificas nos seus corpos e nas suas produes culturais. Negros, Mulatos sendo homens ou mulheres, crianas ou idosos, todos serviam como escravos na colheita, no trabalho pesado, na casa grande, ocupando diversos servios, os quais se caracterizavam por longas jornadas de trabalho. Viviam uma poltica de opresso a fim de intimid-los contra possveis revoltas. Servios imundos: quem iria fazer? Limpar sanitrios, carregar gua, abastecer navios, e ate servirem como objetos sexuais de senhores e seus capatazes. A escravido foi quem mais engordou os cofres pblicos e deu boa vida a Burguesia portuguesa. Seus corpos apesar de tanto sofrimento e trabalho manual no deixavam de buscar suas manifestaes culturais suas crenas e mitos. Mas foram os negros, com a cabea ainda na frica e ps no Brasil, que no deixaram desaparecer sua cultura: seitas, danas e culinria. Cabia aos mais velhos esinar para os mais novos os saberes, a verdadeira historia, suas angustias e seus sonhos. No peito dos negros batia um sentimento de revolta e dio; mesmo assim criaram o samba, a capoeira, a musica e tudo isso resultou em umas das maneiras de afirmao e um das maneiras de expanso da lngua portuguesa no mundo com a historia do povo e suas contradies amadurecendo o sentimento de nacionalidade. Muitos desses negros escravos carregavam ainda resduos da sua ancestralidade. Todo o tempo, principalmente noite, aps o dia de trabalhos forados, era o momento oportuno da materializao dos ritos africanos no Brasil, marcados severamente pela nova condio de vida. Por mais que fossem castigados, discriminados, nunca deixavam de cumprir suas obrigaes, representar a cultura africana no Brasil, a religiosidade, culinria, as danas, lutas, cerimnias etc. no desapareceram na vida do escravo. Alguns disfarces eram criados a fim de esconder a verdade para os opressores e exploradores. Seus saberes eram passados de gerao e gerao atravs, principalmente, da oralidade e da linguagem do corpo. Mas foi no Brasil, aps tanto sofrer, que tal fato os conduziu para um sentimento de busca pela liberdade e, de repente, o grito surge, a voz de um povo oprimido que sonha com a liberdade no Brasil. Surge de maneira rudimentar uma manifestao contra o sistema opressor escravocrata, o que mais tarde se tornaria a capoeira. Tem inicio no final do sculo XVI,

o que mais tarde foi fortificado pelo sonho da liberdade e a falta de recursos para travar a batalha utpica. Sendo assim, estas caractersticas os fizeram desenvolver um sistema de ataque e defesa por meio dos movimentos corporais que tornou-se de fundamental importncia para a conquista da liberdade. Conforme Fontoura e Guimares (2002):

(...) muitas so as divergncias existentes entre os pesquisadores sobre a verdadeira origem da capoeira, porm, sem dvida, um elemento importante da cultura brasileira, e que tem considervel relevncia, tanto por seu valor cultural e histrico quanto por seu valor educacional. A capoeira surge, desta forma, como um importante instrumento para o professor de Educao Fsica, j que possui fcil relao com a cultura brasileira, mas que infelizmente ainda uma atividade pouco desenvolvida na escola, principalmente pelo fato dos educadores, muitas vezes, no terem contato com a modalidade durante sua formao acadmica.

A capoeira surgiu a partir da influncia de outras manifestaes africanas no Brasil tal como o Batuque, Ngolo, Bassula e o candombl, representaes que se materializavam, nas Senzalas, nos Quilombos, nas praas, no cais do porto nas praias e principalmente nas Capoeiras: mato que j foi cortado ou roado; assim ganhou o nome essa nobre arte secular. Muitas vezes disfarada em dana para enganar seu opressores, por trs daquela malicia de jogo existia um arma mortal e desafiadora dos limites do corpo. No sculo XVII a presena africana no Brasil j ultrapassava milhes de negros, que compunham a sociedade Afro-brasileira: seja escravo, fugido ou alforriado. No ambiente rural do Brasil colnia, a capoeira se manteve nos engenhos, canaviais, cafezais e nas senzalas, o que comeou a chamar ateno dos senhores donos das fazendas. A Capoeira, no meio das matas, era praticada como luta mortal, j nas fazendas era praticada como luta inofensiva, pois era vigiada pelos senhores de engenho e pelos capites-do-mato. Foi a partir da que se transformou em dana, pois precisava sobreviver para ser utilizada como luta de resistncia. Com as fugas em massa das fazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa no meio das grandes matas, onde se situavam os Quilombos. A ginga do corpo que hora parecia dana hora parecia luta, foi ganhando grandes propores entre as comunidades afro-brasileiras a ponto de se tornar um ideal motivador pela busca da liberdade. Tinha a inteno de dispersar as atenes dos capites do mato: homens mestios, negros alforriados que ganhavam recompensa para

capturar os quilombolas: negros fugitivos que geralmente buscavam refgio nos Quilombos: lugares onde se amontoavam os negros livres da economia escravagista. O prprio jogo de capoeira no momento oportuno deixava de ser uma festa de confraternizao e celebrao da vida para se tornar um campo de batalha, lutas que pareciam no ter fim. Dessa maneira que os negros se preparavam para os combates que custavam a liberdade. O negro, fonte de lucro e explorao da fora de trabalho alimentava toda essa engrenagem chamada escravido. Foi o povo negro quem construiu, produziu e sustentou o Brasil durante sculos. Essa mesma massa trabalhadora sustenta a nao ate hoje. Durante o sculo XVIII houve uma grande perseguio capoeira e outras manifestaes africanas no Brasil devido as arruaas, furtos e homicdios, polticos ou no, cometidos por capoeiristas. Havia uma grave crise poltica entre os Republicanos e Monarcas, sendo assim, muitas dessas agresses eram encomendadas. Com isso as autoridades brasileiras no enxergavam outra opo a no ser incluir a capoeira no cdigo penal Brasileiro, artigo 402 pargrafo nico dos vadios e capoeiras. Aps a abolio da escravido, pouca coisa mudou na condio de vida do negro. Agora no sendo mais escravo precisaria de recursos para comear nova vida. Porem isso no aconteceu, os opressores vendo a fragilidade da insero do negro alforriado na sociedade, apoiou-se nessa posio para continuar a explorar a mo de obra negra. Por salrios medocres ou muitas vezes apenas por moradia e alimentao o negro continuava sua vida sendo massacrado moralmente, no havendo condies para alcanarem novas perspectiva de vida a to sonhada independncia e autonomia. Mas foram nas frentes de batalha em que o Brasil participou que os negros e a capoeira comearam a ganhar destaque e reconhecimento da sua nacionalidade, Na invaso dos holandeses, por exemplo, foi de fundamental importncia a cidade de Cachoeira4 na expulso dos mesmos das terras brasileiras. Tambm, na guerra do Paraguai houve a participao negra, que ficou marcada por grandes vitrias e atitudes de bravura. Com a escravido extinta, a lei urea e o decreto assinado pela Princesa Isabel em 1868, um grande numero de negros libertos migrou para os centros urbanos na busca por melhores condies de vida e emprego. Ao chegar nas cidades no tendo

Cidade do Recncavo Baiano conhecida pela alta concentrao de negros.

recursos para manter um custo de vida alto foram-se amontoando aos redores dos bairro, formando as favelas. nessa poca que se houve falar dos capoeiristas urbanos. A luta da capoeira, que tambm considerado um jogo, mas no somente um jogo, mas uma dana, ginstica, traziam em seus movimentos lembranas da me frica e a voz do povo oprimido nas suas composies musicais. A capoeira, segundo Soares et al. (1992):
(...) expressa a voz do oprimido na sua relao com o opressor, encerra em seus movimentos a luta de emancipao do negro no Brasil escravocrata. Seus gestos hoje esportivizados, no passado, significaram saudades da terra e da liberdade perdida e o desejo de reconquista desta liberdade usando como arma o prprio corpo. Por isso no se deve separar a capoeira de sua histria, mas sim resgat-la como algo que, alm de jogo, luta ou esporte uma manifestao cultural.

Vieira (1998) prope a capoeira como uma modalidade de luta realizada ao som de cnticos e instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), existindo registros de sua prtica desde o sculo XVII, poca das invases holandesas no nordeste. Hoje esta mistura de dana, jogo e luta ensinada e praticada de forma mais sistematizada em clubes esportivos, escolas e em universidades, tornando-se a arte marcial brasileira. A capoeira para Luis Rocha (Mestre Medicina) o elo de ligao entre ns e nossos antepassados, que se comprometeram em preservar esta manifestao para que pudesse chegar aos dias atuais, sem perder seus fundamentos e sua historicidade. A roda de capoeira considerado pelos capoeiristas momento de gloria e celebrao da vida que revela a essncia do povo Brasileiro, miscigenado e, apesar de tanto sofrimento, adora festejar e reverenciar suas crenas. A capoeira, o candombl e o samba so manifestaes culturais que ao longo dos anos sofrem influncias polticas econmicas e sociais no seu contexto. A comear pela sua vestimenta: a capoeira no seu perodo primitivo no dispunha de recursos para obter roupas dignas, sendo assim as suas roupas eram resto de tecidos, feitas de sacos de farinha, das caridades da patroa (sinhazinha). Assim vestiam-se os negros no perodo colonial brasileiro, ate meados do sculo XIX. Durante os dois primeiros sculos aps seu surgimento poucas foram as mudanas significativas, sua pratica era rudimentar, dotada de grande simbologia e sentimentalismo.

A capoeira era praticada nos tempos livres, fora dos horrios de trabalho como um jogo de brincadeiras e luta no momento em que no se estava h vista dos Senhores de Engenhos e seus comparsas. Nas festas de largo, no carnaval, rodas no pelourinho, todo o tempo resistindo s opresses impostas pelo sistema. Na maioria das vezes ensinada de graa aos mais fragilizados economicamente. Esse sistema de defesa e ataque, que busca o limite do seu corpo, superando todas as expectativas de prazer e satisfao, agregados aos valores herdados das colnias africanas no Brasil, livres das necessidades tecnolgicas imediatistas; pelo contrrio, ela fomenta sua prpria existncia. A capoeira muito mais do que um gesto tcnico; sua linguagem esta descrita no corpo como forma de expresso nica e emotiva. Sem duvida a capoeira como uma modalidade desportiva olmpica distanciaria ainda mais as diversas matrizes de capoeira, as visita aos grupo no sero mais possveis, as rodas de rua no existiriam mais. Com certeza essa viso ainda esta muito longe dos capoeiristas. As visitas em academias e quilombos de capoeira so comuns e produtivas. um meio sociabilizador, de disseminao da linguagem afro-brasileira e garantia da diversidade de estilos, mtodos de ensino. Estaramos negando nosso prprio saber. Os espaos devem ser preenchidos, a capoeira nunca foi to bem reconhecida como esse momento agora. Expanso global e intercambio cultural. A garantia e a valorizao dos saberes dos mestres podem os garantir uma melhor condio de vida. O mesmo no aconteceu com os grandiosos educadores da capoeira Bimba (Manoel dos Reis Machado) e Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha). Durante este perodo a pratica da Capoeira Angola e da Capoeira Regional, foi, de acordo com Silva (2001, p. 138): (...) realizada predominantemente nas academias, perdendo sua caracterstica de manifestao de rua (...). Este deslocamento sofrido pela Capoeira no influencia a sua pratica nas aulas de Educao Fsica escolar, permanecendo distantes (desvinculadas). De acordo com Silva (2001) apos o golpe militar de 1964 a Capoeira Regional sofre algumas transformaes, aproximando-se do fenmeno esportivo, nas suas palavras: A capoeira regional mais se aproximou da pratica esportiva, como luta aps Bimba leva -la aos rings, sempre vitorioso nas suas atuaes Bimba serviu e serve de fonte de inspirao a muitos descendentes da sua criao.

Bimba buscava um caminho de dialogo com o governo poltico, j enxergando todo o potencial da arte afro-brasileira no Brasil e no Mundo Segundo mestre Itapoan Bimba dizia: eu fiz capoeira regional para o mundo.. Parecia, segundo o mestre, naquela poca, meio utpico. Mas suas palavras se materializaram rapidamente. Por ser a roda de capoeira a prpria festa do capoeirista, as competies no foram bem aceitas no meio da sociedade capoeira. Muito imatura e contraditria, as competies, traziam conseqncias equivocadas como, por exemplo, a excluso e a desvalorizao da figura do mestre para o aparecimento do tcnico treinador. Com a valorizao do esporte como vlvula de escape da represso poltica, temos o enquadramento desta prtica como um esporte de luta genuinamente brasileiro, passando a fazer parte da Confederao Brasileira de Pugilismo, ganhando enfim o status de esporte de competio. Com que objetivo retira-a da favela, das praias, das praas e coloca-a nas academias de capoeira, rings de vale tudo, mostrado somente um plano para a capoeira?

PERODO
Higienista/ginstico - Inicio do sculo. XX; - Dcada de 30- inicio de 40.

CAPOEIRA Ginstica Nacional Relaes com os militares Liberao da pratica da capoeira Criao da capoeira Regional Melhoria da sade do povo Aparecimento das primeiras academias de angola e regional Rodas nas festas de largos. Mudana de espao das ruas para as academias nfase nos conhecimentos do mestre Esporte Nacional Competies Regras performance. Vincula-se a Federao Brasileira de Pugilismo

Esporte no Brasil

Tcnico/esportivo - Dcada de 60 e 70.

Novas perspectivas/Cultura Corporal - Dcada de 80 e 90.

Valorizao dos mestres da Antiga (angola) Esporte de rendimento vinculado as academias de ginstica e com competies esportivas Criao da confederao Brasileira de Capoeira.

A capoeira como Esporte Nacional verdadeiramente dana, filosofia, arte, musica, jogo, luta, ginstica, educao, paz, alegria, poesia, agilidade, historia, amor, conhecimento, profissionalismo, dedicao, humildade, brincadeira, companheirismo, solidariedade. Sob quais interesses a deram esse titulo a capoeira? Toda a liberdade de expresso e seus fundamentos, a malicia, seu carter criativo etc. A capoeira o conjunto de exerccios bem ajustado realidade brasileira. Na capoeira h espao para todos, brancos negros, mestios homens mulheres crianas, idosos. Possumos a capacidade de desfrutar das coisas boas que a capoeira nos proporciona no dia a dia. A capoeira foi tombada como patrimnio cultural brasileiro. O ministro da cultura Gilberto Gil em 2004 apresentou uma proposta de paz com a capoeira em Genebra na Sua na Reunia da ONU. Na musica popular brasileira houve grande influencia dos batuques dos capoeiristas e percussionistas de musica afro. O berimbau hoje instrumento percussivo e smbolo do turismo e comercio da imagem da Bahia. Em todo o mundo, nas diversas regies a capoeira migrou, sejam nas academias, nas escolas, nas universidades, praas, festas de largo, nas favelas, nas parias etc. Em todo lugar vemos capoeira, seja na Bahia, seja no mundo.

Esportivizao: da gnese aos tempos atuais


Para manter toda hegemonia do esporte, um fenmeno adotado, a fim de manter e ampliar o poder desta instituio e impor aos demais contedos da cultura corporal, suas caractersticas: Tal fenmeno a esportivizao. Esportivizar, segundo fins desta produo, encharcar os demais contedos da cultura corporal (lutas, jogos, ginstica, dana), ou pelo menos alguns deles, das caractersticas prprias do esporte moderno (racionalismo, competio, individualismo, tecnicismo, normatizao, comparao objetiva, sobrepujana, especializao etc). Muitas das vezes, o prprio contedo perde sua identidade tornando-se, para a sociedade, esporte. Na anlise histrica do esporte moderno, j esto identificadas as primeiras investidas do fenmeno da esportivizao sobre os movimentos corporais diversos. A criao em si do esporte se d a partir de um fenmeno de esportivizao. Ainda neste texto foi dito que o esporte institucionalizado na escola a partir dos jogos populares da classe trabalhadora e do divertimento da classe alta. Ou seja, o esporte tem sua gnese (esporte moderno) condicionada esportivizao de outros elementos da cultura corporal que foram apropriados, sistematizados, tendo a escola como grande lcus de propagao das tcnicas e valores desta nova instituio. Portanto, duas questes merecem destaque: a primeira que o fenmeno da esportivizao no uma caracterstica dos tempos atuais, ela oriunda do sculo XVIII, data de gnese do esporte moderno; segundo que este fenmeno acompanha e serve aos interesses e necessidades da estrutura macroeconmica capitalista. Com o passar dos tempos, este fenmeno foi, aos poucos, esportivizando diversas praticas corporais pelo mundo todo. Isto nos fica claro quando observamos a organizao atual do skate, do surf, das lutas (principalmente as ditas olmpicas), as danas, alpinismo e a prpria capoeira, objeto de estudo deste artigo. Os motivos de tais avanos nos parecem bastante claros na fala de Betti (1998, p. 120). Este autor mostra que toda movimento corporal sistematizado que apresente uma possibilidade de prtica diferenciada das do esporte, oferece riscos hegemonia do mesmo. Sendo assim, tais praticas so englobadas pelo esporte e tem suas caractersticas ditadas pelo mesmo.

Faz-se necessrio ressaltar que esta relao no feita eminentemente sem teno (sem resistncia) e que no so todas as caractersticas dos contedos que so modificados. A histria inclusive nos mostra que as caractersticas principais do elemento corporal so mantidas: o andar de skate, o dropar nas ondas, o soco e o chute nas lutas etc. A investida principal do esporte, so nos valores que acompanham estas praticas corporais. Na sistematizao/normatizao (com um rgo mundial como responsvel), no tecnicismo, no racionalismo, no sobrepujar e no principal deles: o elemento competio. No basta mais dominar a prancha em cima da onda, necessrio que este domnio seja melhor que o outro. Subir uma montanha perde o sentido se a cada dia no se tente diminuir o tempo de subida. Os movimentos da luta s so julgados eficientes quando expostos frente um adversrio em competies. Ou seja, a competio passou a permear toda e qualquer pratica corporal, como se aquela fosse condio necessria para legitimidade desta. Outras questes se fazem necessrias: qual o problema em existirem prticas corporais que no atuem de acordo os ditames do esporte moderno? Em que isso implicaria na vida do esporte? Por qu que o esporte vence neste cabo-de-guerra? Para tentar responder tais perguntas, recorreremos a um dilogo com Guareshi (2000) quando este autor analisa a estruturao da sociedade no capitalismo. Ao estruturar esta enquanto formada por uma infra estrutura (ibid, p. 82), formada pelas foras e relaes de produo e uma super-estrutura (ibid, p. 82), formada pelos aparelhos repressivos e ideolgicos; vemos que o esporte se aproxima desta classificao enquanto sendo uma aparelho ideolgico a servio do capital. Mas isto, por si s, no legitimaria sua hegemonia frente s demais praticas corporais, at porque as mesmas tambm podem se estruturar enquanto aparelhos ideolgicos. Porm devemos primeiro analisar qual a funo dos aparelhos ideolgicos para depois tentar identificar porque que o esporte recebe mais destaque. Segundo o mesmo autor, os aparelhos ideolgicos (TV, escola, leis, igreja famlia etc) tem a funo de propagar os valores da sociedade que os d forma. Ou seja propagar os valores da sociedade capitalista. Mas, ao contrario dos aparelhos repressivos (polcia, exrcito, tribunais etc) que utilizam a fora, a coero, a dissuaso etc. os aparelhos ideolgicos so tcitos, subliminares, atuam de forma a propagar os valores numa forma no impositiva e mais ideolgica. Isso ocorre pelo fato de que quanto mais impositiva uma ao mais frtil o campo para a contra proposta. Ou como diz Gadotti (2005, p. 77) na manipulao que a liberdade se gera, a dominao

nsita a liberdade, ou (...) na domesticao est tambm o seu contrrio: a semente da libertao. (ibid, p. 56). Portanto, pelo que foi supracitado, os aparelhos ideolgicos so grandes aliados do modo de produo capitalista por propagarem seus valores de forma tcita, no impositiva. Se relembrarmos uma citao j usada neste texto; de que esporte consegue expressar melhor os valores da sociedade cujo modelo copia; comeamos a entender por que este consegue hegemonia sobre as demais praticas corporais e, muitas vezes, sobre os demais aparelhos ideolgicos. No de hoje que o esporte moderno (que pode ser considerado como uma cria da sociedade capitalista) e seus representantes passam a influenciar a sociedade, passam a dar respostas estrutura econmica etc. Temos o exemplo do tcnico Bernardinho5 que profere palestras para empresrios dos mais diversos ramos. Ou seja, um tipo de retorno da cria ao criador. Por todas estas caractersticas do esporte (bastante alinhadas com o capitalismo), pela sua locao enquanto aparelho ideolgico a favor do capital e pela fora e importncia que este ganha na sociedade atual, que esta instituio alcana hegemonia na cultura corporal e esportiviza as demais praticas corporais, verdadeiras ameaas a sua hegemonia. Uma ultima questo se posta para finalizar este captulo: qual ou quais os malefcios trazidos pela esportivizao dos contedos da cultura corporal? No intuito de responder tais questes, trazemos o dilogo com Menezes (1980) citado por Bracht (2005, p. 65), quando este autor cita trs momentos no processo de dominao da cultura popular feita pelo poder dominante: o primeiro momento o da rejeio (a cultura popular repreendida), segundo momento o da domesticao (separao dos componentes perigosos) e, por fim, o terceiro momento o da recuperao (cultura popular transformada em mercadoria). Se tomarmos como exemplo a capoeira, objeto de estudo deste trabalho, perceberemos que a esportivizao tenta submet-la aos mesmo ditames citados por Menezes. No primeiro momento, esta (a acapoeira) ou as praticas que mais tarde lhe dariam suporte, so proibidas, ora pelos colonizadores, ora pelos senhores de engenho (rejeio); nos tempos atuais os componente luta (de resistncia) so separados dos jogos de pernas (domesticao) e a capoeira passa a figurar como mais uma mercadoria a ser vendida nos supermercados da cultura corporal (recuperao).
5

Tcnico da seleo Brasileira de Vlei masculina.

Quanto mais a capoeira passa de elemento cultural autnomo e passa a figurar como mais um contedo esportivo, mais esta se torna mercadoria. Falar em mercadoria falar em bens produzidos, falar nestes bens na sociedade capitalista entender que estes tornam-se propriedade privada, portanto, sendo limitada a alguns que podem pagar. Exemplo claro desta apropriao a ingerncia do Confef/Crefs que quer fazer deste contedo corporal, propriedade privada da minoria que teve acesso ao ensino superior atravs dos cursos de graduao em Educao Fsica. A criatividade do surf, expressos em suas manobras cada vez mais arrojadas, so substitudas pela manobras padronizadas que mais impressionem os juzes na competio. E mais, ate o momento onde os surfistas gozam da liberdade para criar, ou seja, momentos entre competies, foram apropriados pelo esporte nas chamadas sees especiais: um competio dentro da competio que envolve a disputa da manobra mais arrojada. Nos fica claro que este fenmeno atende aos interesses j citados neste texto por Betti (1998), que a apropriao das possibilidades que podem servir de ameaa hegemonia do esporte ou de suas determinaes. Algo muito parecido ocorre com o skate. Nas lutas, tem-se a perda do elemento filosofia, to presente na cultura oriental. A idia de totalidade, de esvaziamento, de paz etc. perdem espao para treinamentos especializados em pr da vitria no final da competio. Com a transformao de algumas lutas em esportes olmpicos (jud, tae kwondo, Karate por exemplo) no difcil achar aqueles que passam sua vida toda de praticantes treinando especificamente para competir. Cada vez mais o elemento treinamento esportivo ganha o espao da filosofia oriental. Os prprios percussores de algumas lutas viram na esportivizao/competio uma forma de propagar sua cultura pelo mundo, tendo assim parcela de responsabilidade na perda do elemento filosfico das mesmas. Para finalizar, embora os exemplos no se esgotem aqui, temos as chamadas corridas de aventura. Inicialmente planejadas para apreciar a natureza, desvendar novos lugares, desafiar a si mesmo etc. a caminhada na natureza passou a figurar como esporte alternativo, se tornando corrida de aventura. Pelo fato de ter o vencer o outro como nico objetivo, o elemento preservao da natureza fica para segundo plano constituindo-se assim tais corridas como mais um elemento de depredao do meio ambiente. Como j comenta Darido (2005), no basta expor o individuo natureza para esperar que este se preocupe com sua preservao.

Vale ressaltar, mais uma vez, que todas estas relaes de esportivizao, que geram os malefcios supracitados, no acontecem sem que haja o j chamado contra ponto, a contra posio, a resistncia. Exemplos no nos faltam: Aikid, alpinismo e a prpria capoeira, objeto de estudo deste artigo.

Referncias

ABREU, Frederico Jos de. Bimba Bamba: a capoeira no ring. Salvador: Instituto Jair Moura, 1999. 99 p.

BETTI, Mauro. A Janela de Vidro: Esporte, Televiso e Educao Fsica. Campinas: Papiros, 1998.

BRACHT, Valter. Sociologia crtica do Esporte: uma introduo. 3 ed. Iju: Ed, Uniju, 2005. CAMPOS, Hlio. Capoeira na Universidade. 2 ed. Salvador: Editora da UFBA, 2005. DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceio Andrade. Educao no Ensino Superior - Educao Fsica na escola: implicaes para prtica pedaggica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. DERMEVAL, Saviani. Pedagogia Histrico-crtica: primeiras aproximaes. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005 FALCO, Jos Luiz Cerqueira. A Escolarizao da Capoeira Braslia, ASEFE Royal Court, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Educao e poder: introduo Pedagogia do Conflito. 14 ed. So Paulo: Cortez, 2005. GUARESHI, Pedrinho. Sociologia Crtica: alternativas de mudana. 47 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. KUNZ, Elenor. Transformao didtico-pedaggica do Esporte. 6. ed. Iju: Uniju, 2004. MACHADO, Manoel Reis. Curso de Capoeira Regional Mestre Bimba. Salvador BA, RC discos e Fitas, 1974. OLIVEIRA, Jose Cruz. Capoeira Angola: do iniciante ao mestre. Salvador: Editora da UFBA, 2006.

REIS, Almir dos. O que capoeira. So Paulo: Brasiliense, 1983, 113 p. SOARES, Carmem Lucia et al. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992.

Das könnte Ihnen auch gefallen