Sie sind auf Seite 1von 8

Trabalho de geografia: O efeito estufa

Imagem reitrada de: fisicasegundoano-grupo3.blogspot.com

Daniel Henrique R. Costa 9 ano b Maximus Palmares Geografia Professora: Ana Paula

Sumrio:

- Introduo ao tema - O que o efeito estufa? - Quais as consequncias do mesmo no meio ambiente? - Como o homem pode resolver esse problema em pleno sculo 21? - Bibliografia

Introduo ao tema
Quando a Terra foi formada, era excepcionalmente dinmica (em parte, parecida um pouco com a Terra de hoje) afinal, vrios eram os seus fenmenos, tais como o vulcanismo, os terremotos, os maremotos e entre outros, assim como os que temos hoje. A diferena na Terra, que esta originou uma camada de ar (atmosfera) aps ter seu ncleo, manto e crosta j bem definidos, formando assim, uma camada de reteno da irradiao solar que esquenta a Terra, o que propiciou a vida no planeta. Ao fenmeno descrito acima, se d o nome de Efeito estufa (ou aquecimento global). Sem este, no haveria vida na Terra. Porm, o homem foi evoluindo com a Terra (em milhares de anos aps seu prprio surgimento) e, ao chegar a certo estgio de sua evoluo, decidiu usar e abusar dos recursos que lhes eram oferecidos (para obter maior conforto em sua condio de subsistncia), comeando ento a agredir o meio ambiente desenfreadamente (Vale lembrar que conscincia ambiental um termo relativamente novo, que vem sido largamente usado desde o meio do sculo 20, aps ser abordado em pesquisas importantes de vrias partes do mundo). Uma das maiores agresses do mesmo, foi a da liberao de txicos na atmosfera (camada que o mantm vivo), trazendo-lhe malefcios como a chuva cida e o efeito estufa aumentado (logo, a temperatura aumenta pela ao do homem). Este trabalho tem por objetivo mostrar o que e as consequncias do Efeito Estufa.

Belo Horizonte, 28 de novembro de 2012, Daniel Henrique Rodrigues Costa.

- O que o efeito estufa?


O efeito estufa o fenmeno de reteno da irradiao solar que ocorre na atmosfera terrestre que, devido aos seus gases e a sua espessura, retm o calor na Terra. Assim, a Terra esquenta. Da o nome de efeito estufa ou aquecimento global. So dois os tipos de efeito estufa quando se referem ao mesmo: o natural (que propicia a vida) e o da ao do homem (que propicia a deteriorao da natureza por meio de txicos). Embora os dois tipos de referncia convivam no mesmo meio, e produzem em parte, o aquecimento terrestre, no se pode afirmar que o efeito estufa de tudo benfico e nem de tudo malfico, a final, mesmo com a ao do homem, precisamos do efeito estufa para viver.

Imagem retirada de: blogdosargentotavares.blogspot.com

- Quais as consequncias do mesmo no meio ambiente?


O efeito estufa bom aquece a Terra, propicia a vida e mantm os habitantes do meio vivos. O efeito estufa mau intoxica o meio ambiente, causa cncer de pele (e afins), propicia a queima de florestas (por aumentar a temperatura nos locais de natureza abundante), causa o degelo de geleiras (que consequentemente faz o nvel do mar subir), o flagelo da fauna e flora (por no capacidade de sobrevivncia ao meio), entre outras consequncias inesperadas e no naturais.

Imagem retirada de: universitario.com.br

- Como o homem pode resolver esse problema em pleno sculo 21?


Como o causador de tal fenmeno (efeito estufa mau) no consegue parar de produzir e vender seus produtos que agridem o meio ambiente, a soluo seria procurar fontes sustentveis de rentabilidade, ou seja, o homem tem de substituir os produtos do mercado para que no tenha prejuzo e nem polua o meio em que vive, tornando assim, o meio limpo e seu lucro pleno.

Imagem retirada de: inovacaotecnologica.com.br

- Bibliografia
- fisicasegundoano-grupo3.blogspot.com - blogdosargentotavares.blogspot.com - universitario.com.br - inovacaotecnologica.com.br - Caderno de geografia, Daniel Henrique, no publicado, 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen