Sie sind auf Seite 1von 75

Bricofichas

Enciclopdia do Bricoleiro O AKI apresenta uma coleco de bricofichas. So completas, pormenorizadas e ilustradas com esquemas e desenhos. Esto sua disposio, gratuitamente, num AKI perto de si.

http://www.aki.pt/bricofichas/bricofichas.html20/7/2004 09:10:11

Bricoficha : Ferramentas

8.1 Soldar 8.2 Fresar 8.3 Serrar. 8.4 Lixar. 8.5 Aplainar. 8.6 Furar. 8.7 Equipar a sua caixa de ferramentas.
Para telecarregar as bricofichas, clique no icne. Se no possui Adobe Acrobat Reader clique no icne.

http://www.aki.pt/fiches/bfl_08_F.htm20/7/2004 09:10:16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

Bricoficha 08.01

SOLDAR

LISTA DE MATERIAL EM REGRA GERAL SOLDAGEM : AS FERRAMENTAS SOLDAGEM : A PREPARAO A SOLDAGEM BRANDA A SOLDAGEM FORTE SODO- SOLDAGEM SOLDADURA A ARCO : A FERRAMENTA SOLDADURA A ARCO : PREPARAO A SOLDADURA A ARCO A SOLDADURA A ARCO A SOLDADURA MIG SOLDADURA AUTOGNEA A SOLDADURA OXI- ACETILINICA CONSELHOS

1 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

LISTA DE MATERIAL SOLDAR

FFERRO DE SOLDAR ELTRICO : Alguns ferros de soldar esto equipados com um foco luminoso na direo do local a soldar.

O POSTO DE SOLDAR : Existem, alm dos postos de soldar habituais, os postos semi-automticos, que evitam ter de picar a caruma da soldadura. MSCARA / CULOS : Devido aos seus vidros muito escuros, a mscara de soldar com punho, ou os culos, protegem os seus olhos. MARTELO DE PICAR + CULOS : Para se proteger das chispas, use um avental de couro e luvas protetoras. REBARBADORA : Necessria preparao das superfcies a soldar e eliminao da caruma. ALICATE DE PRESSO : O alicate de presso til para agarrar as peas a soldar com firmeza.

A LAMPARINA DE SOLDAR E O MAARICO : A garrafa de gs da lamparina de soldar parte integrante do aparelho, ao contrrio do maarico. AVENTAL + LUVAS : Pour vous protger des tincelles, portez un tablier de cuir et des gants protecteurs. ESCOVA METLICA : Limpe o local a soldar, antes e depois das operaes. TORNO : Um torno em ferro fundido ou ao forjado permite segurar as peas durante a soldadura.

2 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

EM REGRA GERAL SOLDAR

LIGAR METAIS : A soldadura e a soldagem so duas tcnicas que permitem a ligao de metais entre eles. Vejamos o que os distingue : 1. a natureza dos metais a ligar; 2. a natureza do eltrodo ou do metal de soldagem; 3. a temperatura a atingir para realizar a ligao; 4. a resistncia mecnica da ligao. A SOLDAGEM : Soldar duas peas metlicas (da mesma natureza ou no) significa junt -las atravs de um eltrodo, ou metal de soldagem (liga de prata ou cobre), composto por um metal diferente das peas a unir, e temperatura de fuso menos elevada que estas ltimas. A TEMPERATURA : Os metais a soldar devem poder ser aquecidos at temperatura de fuso do metal de soldagem que lhes dever por isso estar adaptado. A temperatura da soldagem branda (a estanho) de 200 C, a da soldagem forte (prata, alumnio, cobre, lato) varia entre 600 a 900 C, segundo as soldagens.

SOLDADURA : A soldadura permite unir entre si dois elementos compostos por um mesmo metal, fazendo -os fundir localmente, com ou sem metal de soldagem. Se utilizarmos um metal de soldagem, este de uma composio da mesma natureza que aquela das peas a soldar e funde portanto simultaneamente. A TEMPERATURA : Para obter a temperatura de 1500 C necessria soldadura, necessitamos de uma fonte de calor que alcance 3 000 a 4500 C. A maior parte dos metais correntes fundem-se sob a ao de um tal calor. A fuso assim obtida garante uma ligao slida bastante superior soldagem.

3 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SOLDAGEM : AS FERRAMENTAS SOLDAR

O FERRO DE SOLDAR : O ferro de soldar de bico fino, com a sua potncia, permite pequenos trabalhos delicados, como em eletrnica por exemplo. Temos para trabalhos mais grosseiros, bicos cnicos ou em forma de martelo. Estes acumulam, ao fim de algum tempo, bastante calor para fundir a solda.

O FERRO DE SOLDAR A GS : Para reparaes rpidas, poder utilizar um ferro de soldar autnomo a gs, que no necessita de qualquer alimentao eltrica. Estes ferros recarregam-se com garrafas de gs.

A LAMPARINA DE SOLDAR : As lamparinas de soldar so geralmente alimentadas por garrafas de gs amovveis, (a furar ou aparafusar) de gs lquido (butano ou propano, utilizvel at 15 C). Estas podem estar equipadas com bicos de diversas formas : existe um modelo especialmente destinado a facilitar a soldagem de tubos. O MAARICO : Este mais potente que a lamparina de soldar e dispe de uma autonomia superior. ligado a grandes garrafas de butano ou propano (geralmente munidas com um distensor). O importante dbito de gs permite -lhe alcanar temperaturas mais elevadas que a lamparina de soldar (1500C).

OS MAARICOS BI -GS : Estas ferramentas consomem uma mistura composta por um gs (butano, propano, acetileno) e oxignio. Este combustvel permite alcanar temperaturas de 2800 C. Estes maaricos so as ferramentas mais eficazes para a soldagem forte do lato. Permitem igualmente a soldadura.

4 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SOLDAGEM : A PREPARAO SOLDAR

A CAPILARIDADE : A soldagem utiliza o princpio de capilaridade, que a propriedade, de um lq uido se difundir entre dois corpos slidos unidos ou somente separados por um espao nfimo. Este fenmeno tambm ilustrado pela absoro do caf por um pedao de acar no qual podemos ver subir o lquido.

A SOLDAGEM BRANDA : A soldagem branda oferece uma ligao de fraca resistncia mecnica, (para l igaes eltricas, armaduras de abatjours....) e estanquecidade (condutas de gua fria, coberturas de zinco, algerozes, placas finas). O metal de soldagem utilizado o estanho.

A SOLDAGEM FORTE : A soldadura forte permite a realizao de ligaes mais complexas (quadros de bicicletas, portes) ou susceptveis de se dilatar (gs, aquecimento central). Utiliza-se para estas, ligas base de prata, cobre ou alumnio. Uma liga rica em prata mais malevel.

A LIMPEZA : Antes de ligar duas peas, certifiquese que estas so bem chanfradas (com uma lima redon da poder em seguida limp-las ou poli-las com lixa fina (com uma largura de 2 cm). As finas estrias assim obtidas permitiro uma melhor aderncia do metal de soldagem.

A PASTA : No coloque mais os dedos sobre as peas, o que diminuiria a aderncia do me tal de soldagem. Aplique, com uma trincha, a pasta de soldar sobre as partes a unir, o que impede a sua oxidao na altura do aquecimento (sobre metal oxidado, no h aderncia).

5 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDAGEM BRANDA SOLDAR

A MONTAGEM : A capilaridade no possvel sem que as peas se encontrem parcialmente sobrepostas (ligaes de elementos sobrepostos, em T ou em ngulo), ou se encaixem (ligaes de tubos). Deixe um espao de 0,05 a 0,15 mm entre as peas para facilitar o escorrimento da solda no interior da juno. O AQUECIMENTO : necessrio agora usar a ferramenta ferro eltrico lento ou rpido, lamparina de soldar ou maarico temperatura conveniente : esta situa-se no caso de soldagem branda, entre 90 e 450 C. Aproxime a vareta de estanho da fonte de calor para verificar se a temperatura suficiente. PRA-CHAMAS : Se tiver por exemplo de soldar condutas situadas ao longo de uma parede, aconselhvel proteger esta ltima cobrindo -a com a ajuda de um material no inflamvel : pra-chamas de amianto geralmente de forte eficcia.

A LIGAO : Uma vez os metais suficientemente aquecidos, afaste o ferro ou a lamparina, e aplique a vareta de estanho na juno das duas peas : ao fundirse, o metal espalha -se no interior da juno. Empurre a solda at se formar um anel volta da juno. Depois afaste a vareta. A LIMPEZA : Elimine o excedente da soldagem com a ajuda de um pano velho. No toque em caso algum na soldagem antes do seu completo arrefecimento. A juno realizada fica sujeita oxidao : um pouco de tinta pode prevenir este inconveniente. CONSELHO : Segundo o princpio da capilaridade, a soldadura pode espalhar-se to bem para cima como para baixo. Mas pode verificar que o seu trabalho est perfeito ao obrigar a solda a subir, o que permite tambm o excesso escoar-se de forma visvel evitando assim os excedentes.

6 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDAGEM FORTE SOLDAR

COM COBRE OU PRATA : Para executar uma soldagem forte com uma solda base de cobre ou prata, proceda da mesma maneira que na soldagem branda : o metal em fuso espalha -se entre as peas por capilaridade. Desengordure previamente as partes a unir e lixe-as com lixa fina, depois cubra -as com pasta anti-oxidante. A LAMPARINA DE SOLDAR : A chama da lamparina de soldar produzida pela combusto de uma mistura de gs butano ou propano com o oxignio do ar. Esta chama menos potente que a do maarico oxiacetilenico (veja mais adiante), mas a temperatura que ela fornece pode alcanar 700 C. A REGULAO : A regulao de uma lamparina de soldar muito simples. A fora da chama varia em funo do dbito de gs. Depois a regulao da chegada de oxignio permite obter uma chama azul e potente. Uma regra a reter : uma chama sibilante e vermelha indica falta de oxignio.

O AQUECIMENTO : Aquea agora o metal :o cobre, at que se torne vermelho escuro, o ferro e o ao at vermelho claro. Ao contrrio da soldagem branda a estanho, os elementos a unir devero aqui permanecer sob a chama mesmo aquando da aplicao da solda, mas no esta ltima. A APLICAO DA SOLDA : Aproxime a vareta de solda, ligeiramente inclinada, sem a expor chama. Em regra geral, a quantidade a aplicar igual a uma vez e meia o dimetro do tubo. Assim que a liga se e xpandir, pare de aquecer e deixe arrefecer. Elimine os excedentes.

7 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SODO-SOLDAGEM SOLDAR

O PRINCPIO : Para obter junes ainda mais resistentes, utiliza-se um metal de ligao base de lato, cujo ponto de fuso se situa a 875 C. Este tipo de soldagem no aplica o princpio da capilaridade, mas a chamada "ligao pelicular". O MAARICO : Para atingir uma temperatura de 875 C, a lamparina de soldar no suficientemente pote nte. por isso que necessrio utilizar um maarico. Este aparelho compe -se com efeito de duas garrafas, uma de gs e uma de oxignio, dois tubos de alimentao e uma lana. A PREPARAO : Desengorduramento e polimento so, aqui tambm, indispensveis. Para unir duas peas em que a espessura no exceda os 4 mm, deixe entre elas uma distncia igual metade da sua espessura. Os bordos contguos das peas com espessuras de 4 a 10 mm devero ser chanfrados (90) com a rebarbadora. A PINGAGEM : Em primeiro lugar, as duas peas devero ser unidas por pingos com intervalos regulares (distncia : em regra geral, 20 vezes a espessura do metal a soldar). Esta operao prvia evita que as peas se desviem em seguida sob a ao do calor. SODO-SOLDAGEM : Tenha numa mo o maarico, na outra a vareta de metal de soldagem, simtricas e inclinadas cada uma 45 C. Coloque um cordo regular (o que se pode fazer em vrios passos nas peas espessas). Se tiver de interromper o cordo, recomece sempre um cm atrs.

8 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SOLDADURA A ARCO : A FERRAMENTA SOLDAR

O POSTO DE SOLDADURA : Os postos de soldadura permitem soldar eletricamente. A maioria so alimentados por eletricidade (220 V), e est por isso equipado por um fio de trs hastes e de uma simples tomada de terra. Os postos mais potentes, fornecem uma intensidade superior a 140 A so alimentados com corrente trifsica.

Dois cabos saem do posto de soldadura : um ligado pina porta-eltrodos, o outro pina de massa, que esta mesma ligada pea metlica a soldar. O seu quadro eltrico deve ter um disjuntor de 16 A.

O PRINCPIO : O tipo de soldadura executada com um posto a arco requer uma temperatura muito elevada . Esta temperatura pode ser obtida graas a um arco eltrico, com efeito um "raio" com alguns mm de comprimento, ligando o eltrodo do posto s superfcies metlicas a unir.

Ao esfregar ligeiramente a extremidade do eltrodo contra o metal das peas prov ocamos um curto-circuito. Isto tem como resultado a apario de uma fasca aquecendo o ar entre dois pontos de contacto : nesta atmosfera de grande densidade condutora que se produz ento, um arco eltrico.

9 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SOLDADURA A ARCO : PREPARAO SOLDAR

A LIMPEZA DAS SUPERFCIES : A soldadura a arco aplica-se principalmente ao ferro fundido e ao ao. Estes devem portanto, estar isentos de rebarbas e limpos. Os bordos a unir podem no entanto, ser escovados energicamente (escova metlica) ou limpos com a rebarbadora (com os acessrios especialmente previstos). AS ARESTAS CHANFRADAS : Para soldar peas com espessuras que no excedam 4 mm, no necessrio chanfrar os bordos que se unem. A distncia entre eles deve ser igual metade da sua espessura. As peas mais espessas devem ser chanfradas com a rebarbadora : isto melhora a penetrao da soldadura.

AS JUNES : At uma espessura de 10 -12 mm, as peas podem ser chanfradas em V a 60, o mesmo que dizer cada canto chanfrado a 30 (ngulo total 60). Para as peas mais espessas, chanfre-as em X (em V em cima e em baixo), ou, se no as poder virar, chanfre um s ca nto a 45.

A SOLDADURA EM NGULO : A soldadura em ngulo no necessita de qualquer preparao especfica. As peas de metal devem estar corretamente alinhadas, uma folga muito ligeira pode contudo ser admitida uma parte do comprimento total.

A REGULAO DA INTENSIDADE : Coloque as peas a soldar sobre uma superfcie lisa e ligue -as pina de massa. Regule, no posto, a intensidade adequada de soldadura e escolha um eltrodo de dimetro adaptado. O quadro abaixo indica os valores recomendados.

10 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDADURA A ARCO SOLDAR

O FUNCIONAMENTO DO ARCO : Segure com uma mo a pina porta-eltrodos , e com a outra a mscara. De preferncia inflame o arco sobre uma pea parte, na qual friccionar vrias vezes o eltrodo. As fascas produzir-se-o. Afaste o eltrodo at 4-5 mm para que o arco se forme (senti-lo - crepitar). Aproxime o eltrodo a 2-3 mm da pea a soldar. O crepitar agora regular : ele interrompe-se de maneira irregular se levantar demais o eltrodo, e cessa de vez se o aproximar demasiado da superfcie. O ideal ser portanto, nunca interromper a corrente.

A PINGAGEM : Antes de proceder soldadura pro priamente dita, dever unir as duas peas por pingagem (pontos de soldadura), para que no se afastem mais, posteriormente. Comece por depositar no centro, depois nas extremidades das junes, pontos suficientemente pequenos para que se fundam em seguida com o cordo. A SOLDADURA : Assim que o arco esteja presente, necessrio fundir localmente as superfcies a soldar, produzindo uma importante libertao gasosa. Estes gases repelem o metal em fuso, formando pequenas ondas na sua superfcie. A cratera feita pelo calor preenchida pelo metal do eltrodo em fuso misturado com o metal da pea igualmente fundida; isto o cordo de soldadura. Os vapores libertados pela fuso do revestimento do eltrodo protegem o metal contra a oxidao e do soldadura o seu aspeto final.

11 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDADURA A ARCO SOLDAR

O SENTIDO DO AVANO : Um destro soldar da esquerda para a direita, enquanto que um canhoto da direita para a esquerda. Mantenha o porta -eltrodos inclinado a 15 em relao vertical. O ngulo entre a unio a realizar e o eltrodo portanto de 75. Solde "a puxar" e no a "empurrar". O CORDO : Um cordo bem executado deve apresentar estrias regulares. As estrias em grande nmero indicam que a soldadura foi efetuada com pouca intensidade. Demasiada intensidade pelo contrrio, apresenta um cordo fino, queimado e deformado. Este ltimo deve ter uma largura de 3 a 4 vezes a espessura do metal. A PICAGEM DAS CARUMAS : Uma parte do revestimento do eltrodo expande -se sobre a soldadura enquanto esta ainda se encontra quente. Este depsito que permanece sobre a soldadura que arrefece, chamado "caruma". A caruma no dever nunca ser includa no cordo de soldadura. Uma vez fria, elimine-a com a ajuda do martelo de picar. A LIMPEZA : Para que as junes soldadas, obtenham um aspeto cuidado, esfregue -as, depois de picar a caruma, com uma escova metlica. Poder tambm utilizar para tal a rebarbadora, equipada com um acessrio especial.

DIVERSAS SOLDADURAS : Se o vazio a encher entre as duas peas a soldar largo mas pouco profundo, pode proceder em vrios passos sucessivos. Cada cordo deve ser liberto da sua caruma e limpo com a escova metlica antes da execuo seguinte, para oferecer uma aderncia correta.

12 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDADURA MIG SOLDAR

O PRINCPIO : O posto de soldadura PIG comporta um transformador que debita por intermdio do seu cabo de massa (ligado por uma pina pea a soldar) e do fio de ao, uma baixa intensidade. O fio de ao, enrolado numa bobine colocada sobre o lado do aparelho, alimentado automaticamente.

MIG : "MIG" a abreviatura de "metal inerte gs" : esta soldadura em atmosfera inerte consiste, portanto em gases raros, como o rgon e o hlio. Utiliza-se, na grande maioria dos casos, uma mistura de rgon e dixido de carbono CO2. a "soldadura semi-automtica sob a proteo de gs".

A ADIO DE GS : Na ocasio da soldadura MIG, s uma pequena zona volta da unio est quente. Simultaneamente alimentao de fio tem lugar uma adio de gs, que arrefece as superfcies e protege o metal contra a ao do ar ambiente. Isto evita a oxidao.

O fio de ao no revestido como no caso do eltrodo do posto de soldar, mas composto por uma parte interior inteiramente metlica. No se formam por isso carumas (cuja eliminao requer algum trabalho), mas sim um bonito e liso cordo.

A ALIMENTAO DE FIO : Antes de ligar um aparelho PIG, necessrio fixar o tubo pelo qual se far a alimentao de fio e de gs. Na extremidade deste fio encontra-se uma lana com uma ponteira. O rolete destina do ao fio est munido com duas fendas previstas para fio de 0,6 e 0,8 mm.

A fenda apropriada pode ser escolhida rodando o rolete, que, acoplado a outro, assegura, um transporte fcil do fio. A velocidade de desenrolamento do fio, regula-se, sem escales, a partir do painel de controlo. Um parafuso de regulao permite ajustar a presso exercida sobre o fio.

Uma vez engatado o transporte do fio at ponteira do tubo, abra o distensor da garrafa de gs. O aparelho est agora pronto a funcionar. Ao fixar a pina de massa pea a soldar fecha o circuito eltrico : pode comear.

13 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

SOLDADURA AUTOGNEA SOLDAR

POSTO OXI ACETILENO : O maarico de acetileno, que expulsa uma mistura de oxignio e de gs, o rgo mais importante dum equipamento de soldadura autognea. O gs associado ao oxignio o acetile no, um gs (hidrocarboneto no saturado). Ateno, as suas fugas no se detectam.

A MISTURA GASOSA : A mistura gasosa efetua -se na lana do maarico. O oxignio e o acetileno colaboram em presena, o primeiro a grande velocidade, o segundo sob baixa presso. Isto arrasta ao nvel da abertura da lana, uma depr esso provocando a aspirao do acetileno permitindo a mistura. OS MANMETROS : Os manmetros que equipam as duas garrafas, tm um papel bastante importante : permitem reduzir com efeito a presso, elevada no interior das garrafas, at um valor que permita a produo duma chama utilizvel : 1 bar para o oxignio, 0,4 bar para o acetileno.

A INFLAMAO : Abra as duas vlvulas. Utilize de preferncia um acendedor especial para inflamar a mistura gasosa. A chama tem geralmente o aspecto de um penacho amarelo claro, o que indica uma mistura rica em acetileno. Ela aparece igualmente destacada do bico. O DBITO DE ACETILENO : Diminua agora progressivamente o dbito de acetileno, at que a chama se junte ao bico. Comear por um excesso de acetileno para diminuir em seguida o dbito, o melhor meio de assegurar uma regulao adequada para a soldadura.

14 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

A SOLDADURA OXI-ACETILINICA SOLDAR

REGULAO DO DBITO DE OXIGNIO : Aumente agora o dbito de oxignio, progressivamente, at que um bom penacho branco se forme. Esta regulao deve se r feita com preciso. Um excesso de oxignio nocivo para a qualidade da soldadura. Se necessrio, diminua o dbito de oxignio, depois retome a regulao. A ZONA DE CALOR : Para que o calor seja melhor repartido sobre os materiais a soldar, importante utilizar a zona mais quente da chama, chamada "zona redutiva" (na extremidade do dardo).

A DIREO DO MAARICO : Incline a lana a 45 em relao linha de soldadura. O dardo, a zona mais branca da chama, passar ao de leve pelas partes a soldar sem lhes tocar. Movimente a lana para a frente (ao contrrio do trabalho com arco eltrico). A temperatura elevada fundir em conjunto os bordos das duas peas. O RETORNO DA CHAMA : Um retorno da chama pode ter conseqncias muito srias. Se a chama sair da lana antes do bico, pode-se produzir uma exploso no lado de baixo da lana, ao nvel do distensor ou mesmo da cpula da garrafa. Um dispositivo de segurana portanto, indispensvel. DESLIGAR O MAARICO : Fecha-se primeiro, ao nvel da lana, a torneira do acetileno, depois a do oxignio, e por fim a vlvula de acetileno da garrafa, antes de reabrir a extremidade da lana : indispensvel para que o restante gs escape do distensor, da lana e do bico. Em seguida fecha -se igualmente o parafuso do dbito da garrafa de acetileno, depois a vlvula da garrafa de oxignio. Proceda como anteriormente abrindo e fechando a torneira de oxignio ao nvel da lana, para deixar escapar todo o gs restante.

15 / 16

Bricoficha 08.01 SOLDAR

CONSELHOS SOLDAR

MEDIDAS DE SEGURANA : No deixe os produtos inflamveis no local onde utiliza o maarico ou a lamparina de soldar. No deixe estes aparelhos ao alcance das crianas. Guarde-os num local temperado. Nunca dirija a chama sobre tubos ou garrafas de gs. Utilize um pra-chamas.

O MATERIAL ALIMENTAR : Se quiser soldar material alimentar (uma concha por exemplo), sem decapante incorporado. Espalhe com uma escova uma massa especial. Aquea o metal at ao ponto de ebulio da massa e deixe o estanho fundir em cima. Alise com um pano velho hmido.

O SOL : No trabalhe nunca ao sol se utilizar gs em garrafa, a menos que possa colocar esta ltima sombra. Seno o calor provoca uma sobrepresso incmoda para o seu trabalho.

OS TORNOS DE BANCADA : Se utilizar um torno para segurar as peas a unir, utilize igualmente mordentes, quer dizer, peas de chumbo ou alumnio, destinadas a proteger tanto o torno d a chama, como as peas a soldar, das marcas da boca do torno.

16 / 16

Bricoficha 08.02 FRESAR

Bricoficha 08.02

Fresar

LISTA DE MATERIAL A TUPIA UTILIZAO MECANISMO DE ORIENTAO MECANISMO DE ORIENTAO OS ENTALHES AS FRESAS

1/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

LISTA DE MATERIAL FRESAR

TUPIA : A escolha dos vrios acessrios disponveis torna-la uma mquina realmente polivalente.

ENTALHADORA / RANHURADORA : Esta mquina no est equipada com uma fresa, mas com um lmina circular. ESQUADRO: indispensvel para transferir as linhas de corte para todas as faces da madeira. GRAMINHO : Escolha um modelo com rgua graduada, e se possvel com duas pontas. CHAVE FRANCESA : Serve para apertar e desapertar o mandril da tupia. EXTENSO : O cabo de alimentao das mquinas muito raramente tem o comprimento suficiente : utilize uma extenso.

GRAMPOS : Indispensveis para fixar corretamente as peas a trabalhar na bancada. BANCADA : Para trabalhar com toda a segurana, utilize uma bancada (sem esquecer os grampos). FITA -MTRICA : O boto de bloqueio e o enrolamento automtico so muito prticos. MOLDES : Existem moldes especialmente concebidos para executar entalhes.

2/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

A TUPIA FRESAR

APLICACES : A tupia permite trabalhos bastante variados, como a execuo de ranhuras de escoamento para os caixilhos de portas e janelas, de ranhuras (sentido do veio) abertas ou entalhes (perpendiculares ao veio), rebaixes para colocao de dobradias de portas ou para ligao de elementos, ..... Permite igualmente fabricar molduras ou perfis e acabamentos de formas diversas. Devido elevada velocidade de rotao do seu motor (22.000 a 27.000 rpm, a comparar com as 3.000 do berbequim) e sua ao progressiva, a superfcie obtida to lisa que o lixamento torna-se desnecessrio. O MECANISMO DE MERGULHO : Graas a um jogo de apoios com molas, as duas pegas laterais que equipam a mquin a permitem levantar ou baixar a caixa-motor em relao pea. O motor conduz o mandril, que contm a lmina ou a fresa, que dever alcanar uma determinada velocidade. MONTAGEM DA FRESA : Para colocar a fresa, deve desapertar depois apertar o parafuso do mandril, com a chave de bocas fornecida com a mquina. Para esta operao, o eixo da tupia deve estar bloqueado, com uma chave de bocas caso ele no se bloqueie automaticamente quando o motor pra. REGULAO DA PROFUNDIDADE : Baixe primeiro a caixa -motor at ao ponto zero da escala de profundidade, empurrando-a com as duas pegas para fazer descer a fresa at ao contato com o trabalho. Atinge o ponto zero da escala graduada : regule -a em seguida profundidade pretendida e bloqueie a base. CONSELHO : Para poupar as suas fresas, evite trabalhar a uma profundidade excessiva : 5 mm suficiente. prefervel proceder em vrios passos, de 3 vezes 4 mm para uma profundidade d e 12 mm por exemplo. A maioria das tupias esto equipadas com uma base com vrios nveis regulveis por escales.

3/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

UTILIZAO FRESAR

COLOCAO DO TRABALHO EM POSIO CORRETA : O motor da tupia rpido e potente : o seu trabalho dever estar solidamente fixo na bancada (a uma altura que permita uma posio cmoda). Ao colocar os grampos, assegure -se de que estes no atrapalham o seu trabalho : no deve interromper ou desviar o trajeto da mquina.

ENTALHE OU RANHURA ABERTA : Para realizar um entalhe ou uma ranhura, baixe o mecanismo antes de colocar a mquina em funcionamento. A fresa no est sempre em contato com a madeira ! Bloqueie ento a mquina em posio (por meio da alavanca prevista para este efeito), e desloque a ferramenta para comear a talhar.

SENTIDO DE DESLOCAO : O sentido da deslocao da mquina muito importante : a fresa deve espalhar as aparas, ou dirigida no sentido errado, ela tropea na madeira e danifica o trabalho. Faa avanar a mquina no sentido oposto rotao da fresa.

PARAR A MQUINA : Uma vez acabado o trabalho, desbloqueie a caixa -motor para que ela suba enquanto a fresa pra (mquina desligada). S pode manipular de novo a tupia quando a fresa estiver completamente parada (para a arrumar por exemplo).

ENTALHE OU RANHURA FECHADA : Para executar um entalhe fechado, posicione a fresa sobre a extremidade do rasgo a fazer. Coloque a mquina em funcionamento, desa a fresa at ao mximo da profundidade regulada previamente. Desloque a tupia at ao final da ranhura depois solte o mecanismo de mergulho.

4/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

MECANISMO DE ORIENTAO FRESAR

GUIA LATERAL : Algumas tupias esto providas com uma guia lateral a montar se desejar executar uma ranhura paralela ao canto da pea. Esta guia segue o contorno do trabalho resvalando ao longo do canto, o que permite talhar uma ranhura perfeitamente posicionada.

BATENTE LATERAL : Para entalhar ou rasgar no meio de um painel, necessrio recorrer a uma guia de outro tipo. O batente lateral, cujo movimento limitado, fixa -se ao trabalho por meio de hastes. Uma escala graduada pode revelar-se muito til se tiver de executar vrios entalhes paralelos. SUPORTES-GUIAS : Se o movimento do batente lateral se revela insuficiente, uma rgua metlica ou um suporte direito que fixar com grampos, servir de guia.Coloque-o de forma a poder fazer deslizar o bordo plano da base da tupia ao longo do seu canto.

GUIA DE ESQUADRO : Para executar um entalhe (ou seja, fresar o canto de uma pea como no caso da colocao de uma dobradia ou de um fecho numa porta), a guia de esquadro perfeitamente eficaz, encostando uma das suas faces sobre a face mais larga do painel a trabalhar (a porta por exemplo).

GUIA PARA ARREDONDAR : Esta guia (com vrios nomes dependendo dos fabricantes) adapta-se guia lateral da tupia e regula -se em altura. Permite fresar p aralelamente aos cantos arredondados ou torneados, diretamente ao longo da aresta ou paralelamente a esta.

5/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

MECANISMO DE ORIENTAO FRESAR

GUIA CIRCULAR : Este acessrio permite executar tanto entalhes circulares como aberturas curvas, segundo um dimetro regulvel. fixo sobre o trabalho por uma ponta central. Para evitar que esta danifique a superfcie, utilize um pequeno pedao de madeira fixo com fita adesiva de dupla face.

DISPOSITIVO DE REPETIO : Este acessrio permite a produo em srie de peas idnticas, ou a repetio duma abertura feita. Trata -se de uma pequena placa munida com uma abertura para a passagem da fresa e aparafusada sob a base da tupia e que, associada a um molde, permite a sua exata reproduo. MESA EM ESQUADRO : A mquina pode ser montada sobre uma mesa em esquadro, ela prpria fixa ao bordo de uma bancada por meio de grampos. Aquando da utilizao estacionria, s a pea a trabalhar que se deve deslocar e nunca a tupia. A mesa tem a funo de guia.

MONTAGEM SOBRE UMA MESA DE SERRAR : A tupia fixa sob uma mini mesa de serrar a montar sobre uma bancada. Para fresar formas arredondadas, pode igualmente equipar-se com uma guia circular que guiar a prpria pea. O trabalho em posto estacionrio apresenta sobretudo a vantagem de poder trabalhar peas longas. FLEXVEL : Um flexvel, montado sobre a tupia, permite gravar, desbastar ou fabricar peas pequenas (para modelismo entre outros). Utilize apenas acessrios (de desbastar por exemplo) previstos para resistir a uma velocidade de rotao elevada.

6/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

OS ENTALHES FRESAR

MALHETE RABO-DE-ANDORINHA : Com um molde especial, a tupia permite executar entalhes complexos, como um entalhe rabo-de-andorinha chamado sobreposio meio -vesga. Este ltimo muito utilizado para gavetas pois no visvel pela face front al. Malhetes e entalhes so fabricados simultaneamente.

LIGAO DE MALHETE DIREITO : O mesmo molde servir para fabricar um entalhe de malhetes direitos. Utilize uma fresa chamado "ponta direita". O comprimento dos dentes a executar deve ser igual espessura da madeira. Para estes dois entalhes, as 2 peas devem estar perfeitamente posicionadas em relao uma outra. ENTALHES COM PALMETAS : Os entalhes com palmetas permitem ligar dois cantos, ou em canto e uma face. Este mtodo pode igualmente servir para reforar uma ligao (em ngulo) j existente. Para executar ranhuras ou entalhes, utiliza-se a entalhadora/ranhuradora (chamada tambm "serra de ranhurar"). A ENTALHADORA/RANHURADORA : Trata-se agora de fazer entalhes, no canto de uma moldura em ngulo por exemplo: est no se faz com uma fresa, mas com uma lmina circular de pequeno dimetro. Este tipo de lmina monta -se numa entalhadora (equipada com uma guia lateral), ou mesmo numa rebarbadora. TRAAGEM : Esta mquina igualmente interessante para o corte de lambris (ou outros revestimentos de parede deste tipo) com o mesmo comprimento. Graas sua lmina, com a espessura de apenas alguns milmetros, corta todas as placas, mesmo j fixas na parede, com um s gesto.

7/ 8

Bricoficha 08.02 FRESAR

AS FRESAS FRESAR

TIPOS : Um s tipo de acessrio equipa a tupia : a fresa. As fresas equipadas com uma estria cortante do resultados muito rpidos, aquelas com dupla estria oferecem um acabamento de m elhor qualidade. Existem fresas HSS ou carbono tungstnio (tratados com carbono), estas ltimas duram mais tempo. As fresas de carbono devem ser empregues sobretudo em painis derivados de madeira (cobertos eventualmente com uma camada de material sinttico). As fresas HSS so muito eficazes em madeira macia . Para conservar o seu poder cortante, no as arrume a granel mas separadamente. EM RESUMO : A fresa de ponta direita (1) serve para fazer ranhuras largas e profundas, entre outras coisas, para colocao de pernos ou para iniciar a fresagem. A fresa de malhete rabo-de -andorinha (2) est reservada para este tipo de entalhes. A fresa de entalhar em V (3) perfeita para escavar letras por exemplo.

A fresa de estrias (4) fresa ao longo de um canto (com rolamentos de esfera) ou no meio do trabalho (sem batente). A fresa de entalhar (5) com um suporte -guia faz entalhes para gavetas, ligaes, e tc... A fresa de nivelar (6) com rolamento de esfera permite o trabalho de folheados.

A fresa de chanfrar (7) utiliza-se para os cantos. A fresa quarto de crculo (8) reproduz o perfil de molduras do mesmo nome. A fresa de entalhar (9) aprofunda os entalhes de canto (por ex.) as ligaes de ranhura com palmeta. A fresa de perfilar (10) permite a execuo de molduras.

8/ 8

Bricoficha 08.03 SERRAR

Bricoficha 08.03

SERRAR

LISTA DE MATERIAL AS SERRAS MANUAIS OS DENTES A TCNICA AS SERRAS MANUAIS AS SERRAS MANUAIS AS SERRAS DE METAIS E BETO TCNICA A SERRA CIRCULAR A SERRA CIRCULAR A SERRA CIRCULAR A SERRA TICO-TICO A SERRA TICO-TICO A SERRA TICO-TICO SERRAR NO JARDIM

1 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

LISTA DE MATERIAL SERRAR

ALICATE DE TRAVAR : Esta ferramenta serve para regular a inclinao dos dentes das serras usuais (exceto as de dentes temperados).

BANCADA : mais fcil serrar sobre uma bancada munida com grampos ou cunhas de aperto.

MESA DE SERRAR : Uma mesa de serrar metlica permite a utilizao estacionria de serras eltricas.

GUIA DE CORTE : Esta regula-se muito facilmente segundo vrios ngulos, para materiais de todos os comprimentos e espessuras. LIMAS : Utiliza-se uma lima chata para nivelar os dentes da serra e uma lima de seo triangular (ou lima de trs-quinas) para os afiar. GRAMINHO : Escolha de preferncia um modelo munido com uma rgua graduada e duas pontas.

CAIXA DE MEIA ESQUADRIA : Existem em madeira ou plstico e permitem serrar a 45 ou 90.

GRAMPOS : Principalmente se trabalhar com mquinas eltricas, os materiais a serrar devem estar fortemente presos. ESQUADRO : Indispensvel para transferir a linha de corte para todas as faces da pea a serrar.

EXTENSO : A maioria das mquinas eltricas esto munidas com um curto cabo de alimentao, preveja uma extenso.

2 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

AS SERRAS MANUAIS SERRAR

AS SERRAS DE MO : As serras de mo, vulgarmente chamadas "serrote", destinam -se a serrar tbuas e painis de madeira macia, aglomerado, etc. Nalgumas delas, a lmina est revestida com uma camada de tflon invisvel que a protege e permite deslizar mais facilmente atravs da madeira.

O PUNHO : O punho de uma serra de mo feito de madeira ou de plstico. Este ltimo adapta -se bem mo e tem geralmente uma superfcie antiderrapante e antitranspirao. Os de madeira, mais clssicos, produzem calor. Alguns punhos podem servir de esquadro ou de guia de marcao (a 45). FORMA DOS DENTES : A forma dos dentes depende da sua utilizao. Os dentes direitos ou issceles (1) permitem apenas traar. O modelo mais polivalente o chamado "dupla ao", de dentes universais ou semi-deitados (2) e permite serrar tambm no sentido dos veios (ao comprido) em vez de atravessado (traar). DENTES TEMPERADOS : Os dentes de numerosas serras manuais so temperados e no podem ser afiados. Mantm -se por isso afiados durante um tempo 5 vezes superior em relao aos dentes no tratados. Os dentes temperados so reconhecidos pela sua cor azul escura. Estes so perfeitos para serrar materiais colados (aglomerados,...). TPI Para o corte de tbuas espessas, utilize uma serra de 5-7 TPI (teeth per inch : dentes por polegada), como ferramenta faz -tudo um modelo de 7-9 TPI, para trabalhos finos uma de 9 -13 TPI (muito finos : 13-16 TPI). Calcula-se por vezes as pontas (PTI) : 8 pontas para 7 dentes/polegada, ou seja o nmero de dentes +1.

3 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

OS DENTES SERRAR

O TRAVO : Uma serra com dentes retilneos prende -se rapidamente na linha de corte : para evitar este problema, os dentes da maioria das serras so travados, ou seja inclinados alternadamente para a direita e para a esquerda. O corte ser assim mais largo que a lmina.

O NIVELAMENTO : Se a lmina se prende e os dentes esto muito usados, convm nivelar a serra (exceto as serras temperadas). Coloque a serra na horizontal sobre uma bancada, presa entre 2 tbuas, com os dentes libertos e virados para si : lime os dentes todos mesma altura (com uma lima chata). O TRAVO : Esta operao efetua -se com um alicate de travar que regular segundo os dentes por polegada da sua serra. Trave primeiro os dentes cujo ngulo se afastam de si (1 sobre 2), vire a serra e trave as restantes. Trabalhe apenas nas pontas (o tero superior do dente).

AFIAR : Com a lima triangular, lime para afiar as pontas. A espessura da lima deve corresponder ao tamanho dos dentes. Mantenha a lima horizontalmente, com um ngulo reto em relao lmina para uma serra de fasquiar e a 60 para a lmina de uma serra universal ou para traar.

ARRUMAO : Limpe regularmente a lmina da sua serra (elimine-lhe a resina) e engordure-a (com leo) antes de a arrumar. Para no danificar os dentes, coloque-a num estojo ou suspenda a. No esquea, antes de a utilizar, limpe o leo que se encontra na lmina.

4 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A TCNICA SERRAR

SEGURANA : Certifique-se de que o material que deseja serrar, est bem preso e altura correta, em cima por exemplo de um cavalete, estrado ou bancada. O seu trabalho ser facilitado e a extremidade da serra nunca tocar no cho. Segure a pea de madeira com o joelho.

COMEAR O CORTE : Para assegurar uma melhor priso e direo da serra, mantenha o indicador estendido contra a pega. Incline a serra a 45 em relao ao material a serrar e coloque o polegar da outra mo contra a lmina para a guiar. Serre na sua direo at que o corte este ja iniciado.

SERRAR : Efetue um movimento regular e amplo, para que todos os dentes da serra entrem em contato com a madeira. No exera presso a mais, no apie de forma nenhuma na sua direo. Se o corte se comear a fechar, introduza -lhe uma cunha de madeira ou de plstico.

FINALIZAR O CORTE : Para traar, talvez seja prefervel comear um corte na outra extremidade da pea de madeira para que os dois cortes se juntem com preciso. Para traar, mantenha a sua mo livre inclinada e serre suavemente, com movimentos curtos, afim de no danificar a madeira no final do corte.

A CUNHA DA BANCADA : Uma cunha para a bancada fcil de construir. Ela comporta uma ripa inferior que apia na bancada e uma ripa superior contra a qual caada a pea a cortar. Permite assim serrar perfeitamente a direito e perpendicularmente, sem fendas nem farpas.

5 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

AS SERRAS MANUAIS SERRAR

OS SERROTES DE COSTAS : Contrariamente aos serrotes estes tm uma lmina retangular cujas costas so reforadas por uma banda metlica que as mantm direita s e aumenta a sua fora. Os seus dentes finos (para traar) permitem cortes limpos na madeira folheada, painis finos, perfis e molduras.

TCNICA : Comece por efetuar movimentos curtos, na sua direo e inclinando ligeiramente a serra na horizontal (e no a 45 como um serrote). Os serrotes de costas so ideais para traar ripas e suportes de prateleiras ou fazer entalhes.

AS SERRAS DE CAIXILHOS : So serrotes de costas pequenos com dentes pouco inclinados. Servem para cortar ripas finas ou molduras e fazem um corte muito fino. As serras de nivelar permitem cortar cavilhas ou entalhes que se destaquem da madeira; a sua pega pode ser colocada direita ou esquerda.

CAIXA DE MEIA -ESQUADRIA / GUIA DE CORTE : Para conseguir cortar os ngulos (das molduras ou perfis), a serra de caixilhos fica completa com uma caixa de meiaesquadria. Pode assim serrar a 45 ou 90. Uma guia de corte metlica oferece a possibilidade de escolher diversos ngulos compreendidos entre os 15 e 120.

A SERRA DE NGULOS : Existem igualmente serras de ngulos de preciso profissional : trata -se de uma guia de corte, metlica, qual fixa uma serra especial cuja posio pode ser regulada da direita para a esquerda, segundo ngulos fixos (22,5; 30; 30; 45 e 90, por exemplo) ou grau a grau.

6 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

AS SERRAS MANUAIS SERRAR

SERRA DE PAINIS / SERRAR NO MEIO : As caractersticas desta serra so a sua forma e nariz dentado, o que lhe permite comear um corte no meio de um paine l sem ser necessrio fazer um furo primeiro. A abertura pode de seguida ser feita com um serrote de ponta.

SERROTE DE PONTA : Esta serra, geralmente equipada com uma pega de "pistola", deve ser empurrada, ao contrrio dos outros modelos. A sua lmina estreita acaba em ponta. O serrote de ponta permite cortes em curva e aberturas (com a condio de fazer, previamente, um primeiro furo).

A SERRA DE RECORTE : A serra de recorte est equipada com uma lmina longa, e o seu arco pouco profundo. A lmina orientvel sobre 360 e desmontvel. Se tiver de serrar no meio de uma pea, faa um furo atravs do qual introduzir a lmina antes de a remontar com uma porca de orelhas.

A SERRA DE RODEAR : A sua lmina deve ser colocada no lugar com os dentes virados para baixo. Este tipo de serra perfeita para efetuar trabalhos de modelismo, ou para recorte de contornos arredondados em materiais como folheados, madeiras delicadas, platex,... Coloque um pedao de madeira em meia -lua sob a pea a serrar para a segurar. O SERROTE UNIVERSAL : Este serrote est equipado com um lmina universal que pode ser orientado segundo 7 a 9 ngulos diferentes : por isso extremamente prtica para os locais de difcil acesso. Alm da madeira ele pode serrar plstico e metal. A sua lmina pode ser substituda quando estiver usada.

7 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

AS SERRAS DE METAIS E BETO SERRAR

A SERRA DE METAIS : A lmina da serra de metais segura num arco (com porcas de orelhas) e tem os dentes na direo do exterior. No reservada s ao corte de metal : pode igualmente ser utilizada para cortar plstico (algerozes por ex.). A sua pega pode ser em madeira, fechada ou do tipo "pistola".

PRESSO DA LMINA : A lmina presa e mantida no lugar por porcas de orelhas ou "borboleta". Uma presso excessiva pode deformar a lmina. Se a presso for pelo contrrio muito fraca, a lmina pode torcer-se e partir-se- rapidamente. Nalguns modelos, a orientao da lmina pode ser regulada.

A SERRA DE METAIS "JUNIOR" : Em numerosos casos, este modelo revela-se bem mais prtico que a serra de metais tradicional. A sua lmina muito fina e conta geralmente com 32 dentes por polegada.

A MINI-SERRA DE METAIS : A mini-serra constituda por uma simples pega sobre a qual montada uma lmina vulgar para metais, presa num s ponto. Pode serrar indiferentemente com a parte da lmina compreendida entre a pega e o ponto de priso ou com a sua parte livre. Aconselhvel para peas pouco acessveis. A SERRA DE BETO : Se tiver de cortar blocos de beto celular, utilize uma serra de entes diamantados. Trata -se de um tipo particular de dentes temperados. No se sirva nunca de uma serra para madeira, elea ficar irremediavelmente danificada.

8 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

TCNICA SERRAR

AS LMINAS : Existem lminas de serras de metais com diversas formas de dentes. Os modelos vulgarmente utilizados apresentam 14, 18, 24 e 32 dentes por polegada. Para determinar o tipo de dentes a utiliza r, calcule segundo a espessura do material a serrar que deve corresponder a 3 dentes.

FLEXIBILIDADE DA LMINA : Para reduzir o risco de partir a lmina, pode utilizar as lminas chamadas "flexveis". Algumas so de tal forma moles que pode dobr -las ! Uma lmina flexvel revela -se tambm muito prtica para chegar a locais de difcil acesso.

INICIAR O CORTE : Fixe solidamente a pea a cortar num torno. Com o polegar da sua mo livre, guie os primeiros cortes da serra (que efetuar na sua direo, apoiando ligeiramente). Comece a serrar sobre uma superfcie plana e no sobre um ngulo. Serre de seguida sem exercer presso.

CORTE : Uma vez iniciado o corte, coloque na parte da frente do arco, a sua mo livre, afim de guiar a serra. Mantenha a serra o mais perto possvel do torno para evitar as vibraes. No se apresse : a lmina desliza sobre o material sem prender.

UMA PEA DE SECO REDONDA : Os tubos ou as peas de seco redonda podem ser cortados com a serra de metais to facilmente como as peas planas. Volte -as medida que o corte vai avanando, para que as duas extremidades do corte acabem por se juntar.

9 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA CIRCULAR SERRAR

AS LMINAS : As lminas de dentes largos tratados com carbono (1) so ideais para o corte no sentido do veio. O grande afastamento dos dentes produz um corte suficientemente grosso. Estas lminas permitem cortar a maior parte dos materiais (exceto pedra, maonaria, metais de carbono e madeira com pregos). A lmina universal (2), eventualmente tratada com carbono, corta e traa madeira macia e seus derivados. A lmina de traar (3) tem mais dentes, faz um corte mais fino e corta pregos. A lmina de dentes muito finos (4) conveniente para painis de isolamento e plstico pouco espesso (2 mm). PROFUNDIDADE DO CORTE : A profundidade do corte depende do dimetro da lmina : quanto maior for o dimetro, material mais espesso a lmina pode serrar. A altura do corte na maior parte das mquinas situa -se entre os 4 e 6 cm. O dimetro da lmina depende da potncia e capacidade da mquina.

REGULAO DA PROFUNDIDADE : Ajuste a profundidade do corte para que a lmina saia 3 mm da pea para obter um corte limpo. A regulao da profundidade permite -lhe tambm fazer ranhuras. Se uma pea tiver de ser serrada por 2 vezes, o alcance da lmina deve ser superior metade da sua espessura.

VELOCIDADE E REGIME : Nalguns modelos, a velocidade regulvel e pode por isso ser adaptado espessura e natureza do material a cortar. A regulao da velocidade, opo vantajosa, assegura uma velocidade de carga constante (sem queda do par), independentemente da natureza do material e da presso exercida.

10 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA CIRCULAR SERRAR

A CAPA DE PROTEO : A capa de proteo abre -se assim que comea a trabalhar. O bordo do material empurra a ponta arredondada da capa, provocando a sua abertura. No tem assim de a abrir. Esta fecha-se assim que afastar a serra da pea cortada.

O SEPARADOR DO CORTE : O separador do corte uma espcie de lmina fina colocada por trs da lmina de corte, destinada a manter um afastamento suficiente entre os pedaos da pea cortada, para evitar que a lmina bloqueie. Respeite a regulao aconselhada pelo fabricante (afastamento entre a lmina e o separador). ASPIRAO DO P : Dispor de um sistema de aspirao aconselhvel. Sem isso o p acumula-se sobre o seu trabalho, tapando -o, de forma a no conseguir prosseguir nas melhores condies. Aconselha-se por isso, a ligar um aspirador sua mquina.

LMINA ORIENTVEL : possvel, na maior parte das serras, modificar a orientao da lmina em relao ao corpo da mquina, o que permite efetuar cortes inclinados (de 0 a 45). O ngulo indicado por um mostrador graduado. A profundidade do corte diminui com o fato de serrar inclinado.

COMO PROCEDER : Assim como no caso do corte manual, o material a serrar deve ser solidamente seguro num suporte estvel (bancada ou torno), a sua face decorativa virada para baixo, o rompimento do veio produz -se em direo parte de cima. Isto pode ser importante para, por exemplo, uma bancada de cozinha.

11 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA CIRCULAR SERRAR

CORTE MANUAL : Uma abertura no incio da base, indica a direo do trao do corte : esta guia permite por isso, cortar mo ao longo de um trao de referncia. Se a lmina estiver a bloquear, recue ligeiramente a mquina e deixe -a depois retomar a velocidade.

GUIA PARALELA : Este acessrio permite cortar uma pea de madeira paralelamente ao seu prprio canto. Ele no permite no entanto serrar a qualquer distncia do bordo (painis largos) : tem um mnimo e um mximo.

CORTE VERTICAL : Se tiver de efetuar um corte maior que o mximo da guia paralela, pode utilizar um perfil especial que comporta uma fenda para guiar a lmina, ou fazendo um voc mesmo com a rgua (a fixar com grampos). Pode desta formar cortar os ngulos.

SERRAR VRIAS PEA S : Se tiver de serrar vrias peas com o mesmo comprimento, alinha as suas extremidades apertando-as contra uma rgua, saindo fora da bancada. Fixe uma ripa para servir de guia ao longo da linha de corte e igualize-as de uma s vez.

TRABALHO ESTACIONRIO : Pa ra serrar peas de pequenas dimenses, mais fcil utilizar uma mquina em posto estacionrio, colocada sobre (ou melhor debaixo) uma mesa de serrar. No deve deslocar a serra mas sim a pea de madeira. Trave o boto de funcionamento e preveja um interruptor suplementar.

12 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA TICO -TICO SERRAR

FUNCIONAMENTO : A rotao do motor da serra tico-tico transformada num movimento vertical de vaivm que aciona a lmina, ao qual se pode tambm juntar igualmente um movimento pendular. Assim que a lmina sobe (e corta) desloca -se simultaneamente para a frente. Isto permite trabalhar rapidamente e com mais facilidade, tudo reduzindo o desgaste da lmina. De qualquer forma se quiser obter um corte perfeitamente limpo (para painis laminados ou com pouca espessura por exemplo) desligue o movimento pendular. AS CURVAS : As curvas so a especialidade da serra tico -tico. Quanto mais estreita for a lmina empregue melhor pode serrar as curvas "apertadas" : ovais, crculos e outras, mesmo materiais espessos (plstico, madeira metal ou at azulejos de cermica, estes ltimos com uma lmina especial).

LMINA ORIENTVEL : A lmina geralmente "fixa", mas nalguns modelos, pode girar sobre ela mesma ("scroller"). Isto permite serrar transversalmente painis ondulados apertados, o mais perto possvel da sua superfcie, para garantir uma capacidade de corte satisfatrio.

COLOCAO DA LMINA : No momento da compra, assegure -se de que a lmina de modelo adequado sua mquina. Existem vrios sistemas de fixao. Para a montagem da lmina, uma chave de fendas ou um chave de 6 abas, so geralmente necessrias, exceto no caso das lminas SDS (que so simplesmente para encaixar).

13 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA TICO -TICO SERRAR

OS PRIMEIROS FUROS : Para efetuar um corte no meio de um painel, faa um primeiro furo (quatro para uma abertura retangular). Introduza a lmina no furo, com a mquina desligada, depois ligue -a e dirija -a nessa altura apenas para a linha de corte. Serre a abertura com um s movimento.

CORTAR SEM PRIMEIRO FURO : Para serrar sem primeiro furo, coloque a mquina no centro do corte, inclinando-a para a frente, nariz e ponta da lmina em contato com a madeira. Ligue a mquina e coloque -a lentamente em posio de funcionamento normal medida que entra na madeira. Em seguida serre ao longo da linha de corte. GUIA PARALELA : Uma guia especial a colocar na mquina pode permitir serrar perfeitamente em linha reta, paralelamente ao canto do painel. Se o corte a efetuar for muito afastado do bordo, pode utilizar um suporte, (bem fixo), ao longo do qual far deslizar a serra.

CORTES CIRCULARES : A guia paralela muitas vezes fornecida com uma ponta que permite fix-la sobre o painel de madeira, para a utilizar como um compasso. Pode-se assim cortar crculos perfeitos. O seu comprimento naturalmente limitado (e por conseqncia, o dimetro dos cortes possveis tambm).

SERRAR EM NGULO : Na maioria das serras tico-tico, a base pode rodar para ser orientada de forma a permitir os cortes em ngulo. Neste caso a profundidade do corte da mquina diminui, evidentemente.

14 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

A SERRA TICO -TICO SERRAR

CORTE LIMPO : A lmina da serra tico -tico corta de baixo para cima. A face decorativa, que ficar visvel depois de feita a abertura, deve por isso estar virada para baixo (virada para cima no caso da utilizao estacionria da mqu ina). A fita adesiva, colada previamente, ao longo da linha de corte evitar o rachamento da madeira. SERRAR METAL : Pode com uma lmina adequada cortar chapas finas (ao, alumnio, cobre,...). Fixe a chapa sobre um painel (aglomerado, por ex.), que serrar conjuntamente, o corte ser limpo. Aplique terebintina (alumnio) ou leo de corte (ao) ao longo do trao. Corte a baixa velocidade.

SERRAR PLSTICO : O plstico deve tambm ser serrado com a face visvel virada para baixo. Utilize uma lmina para plstico ou eventualmente para metal. No momento de efetuar o trabalho, pode ser necessrio, deitar gua sobre o corte da serra para a arrefecer (para evitar que o corte se feche caso o plstico funda). A SERRA UNIVERSAL : Existem as chamadas serras universais para cortes a direito ou curvas : so as serras de lmina eltrica. As sua lminas variadas, permitem adaptar-se a todo o tipo de trabalhos, existem ainda as lminas flexveis para os locais de difcil acesso. Uma outra serra eltrica tambm chamada universal, funciona com duas lminas (tipo serrote) ligadas entre si que se deslocam em sentidos opostos. Enquanto uma corta a outra recua para a posio inicial. Alm do beto celular, corta vigas e troncos de rvore com facilidade.

15 / 16

Bricoficha 08.03 SERRAR

SERRAR NO JARDIM SERRAR

A ELTROSSERRA : A eltrosserra corta rapidamente e com facilidade madeiras mesmo as mais hmidas. O seu motor (trmico ou eltrico) puxa e faz rodar uma corrente armada volta de uma espcie de espada metlica (a guia -corrente). a mquina ideal para o corte de rvores.

A SERRA MANUAL : constituda por um fio de ao com segmentos dentados e no qual est fixo em cada extremidade um anel. Pode, caso necessrio, ser acionado com a ajuda de uma corda. Esta ferramenta revela -se muito til nos locais de difcil acesso aos outros tipos de serras.

A SERRA MANUAL : A sua lmina esticada por um arco metlico. Os modelos modernos esto providos com um dispositivo que permite libertar rapidamente a lmina, para a substituir por exemplo. A serra manual corta as rvores ou peas de madeira muito hmidas. Existem lminas com diversos tipos de dentes. A SERRA DE PODAR : A serra de podar uma espcie de faca longa com a lmina em forma de meia -lua. Devido forma dos seus dentes, ela corta quando a puxa para si (muito prtica se tiver de trabalhar com os braos levantados). Pode eventualmente ser equipada com um cabo mais longo para o caso de ter de cortar ramos altos.

16 / 16

Bricoficha 08.04 LIXAR

Bricoficha 08.04

LIXAR

LISTA DE MATERIAL OS ABRASIVOS O LIXAMENTO MANUAL A LIXADEIRA DE ROLOS A LIXADEIRA VIBRATRIA LIXAR COM O BERBEQUIM RECAPITULATIVO

1/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

LISTA DE MATERIAL LIXAR

SUPORTE DE LIXA : Alm dos blocos simples, existem modelos com um pega curva.

LIXA DE PAPEL OU PANO : Escolha a sua lixa, papel ou pano, em funo do resultado pretendido e da natureza do material a lixar.

LIXA EM CHAPA DE AO : Esta lixa fixa-se sobre um suporte especial para utilizao manual, ou numa mquina por meio a uma fixao tipo "velcro".

LIXADEIRA VIBRATRIA : Um dispositivo de aspirao de p evita a acumulao de serradura sob a base.

LIXADEIRA EXCNTRICA : Discos com dois dimetros diferentes podem equipar este tipo de mquina : 115 ou 125 mm. LIMA ELTRICA : Este modelo utiliza lixas muito estreitas e por isso acede facilmente a locais difceis.

LIXADEIRA DE ROLOS : A sua eficcia depende da sua superfcie de lixar e da sua velocidade mxima.

ESCOVAS ABRASIVAS : As escovas de nylon tm uma durao 10 vezes superior das escovas metlicas. MSCARA + CULOS : Se lixar com mquina, o uso de culos de segurana e de uma mscara anti-poeira recomendado.

DISCO DE LIXAR : Escolha-o em funo da natureza do material a trabalhar.

2/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

OS ABRASIVOS LIXAR

UTILIDADE DE LIXAR : Lixar tem como objetivo tornar uma superfcie plana e lisa, eventualmente com vista a um futuro tratamento (pintura, envernizar, etc.). Lixar manualmente geralmente reservado aos acabamentos, aps o grosso do trabalho ter sido efetuado (geralmente) com a mquina. DIVERSIDADE DOS ABRASIVOS : Que lixe mo ou mquina, dispe de uma grande variedade de lixas de todos os tipos, granulometria e formatos. A maioria dos materiais propostos so utilizveis manualmente ou para equipar as mquinas, cada um com as suas vantagens e usos especficos. PAPEL E PANO : Se a maioria dos papis de lixa so sobretudo destinados a superfcies planas as lixas com suporte de pano adaptamse, devido sua maleabilidade e robustez, aos trabalhos com formas arredondadas tanto em madeira com tambm aos metais ferrosos ou no ferrosos.

FOLHA OU FELTRO DE LIXAR : A folha de ao abrasiva apresenta um relevo que no se altera com o uso, conservando por isso a sua eficcia. Pode tambm ser utilizada para a madeira e plstico. O feltro de lixar, feito com fibras artificiais impregnadas de gros cortantes, serve sobretudo para o desbaste e para o polimento. DIVERSOS TIPOS DE GROS : O papel amarelo com gros de slex usa -se rapidamente e serve para trabalhos ligeiros sobre madeira macia. A pedra vermelha (vermelho-escuro) permite tambm lixar madeiras mais duras. Os xidos de zirconeum e de alumnio, bastante cortantes, utilizam-se em mquinas e para trabalhar o metal. Mais duro ainda, o carbono de silcio difusa tambm, rapidamente, o calor da frico (evita a fuso das matrias plsticas). Dita " prova de gua", pode ser humidificado para o trabalho do metal. As lixas de qualidade "seca prova de gua" so revestidas com uma camada "autolubrificante". DENSIDADE DO GRO : Para os gros idnticos o abrasivo mais eficaz aquele cuja densidade em gros maior. Neste caso ("gro fechado") o suporte satura mais depressa. Prefira por isso, um gro mais aberto ("gro aberto") para madeira mole ou resinada. TAMANHO DOS GROS : A eficcia do lixamento depende da durabilidade, da forma e da densidade dos gros, assim como do seu tamanho. Se forem pequenos, a sua ao mais lenta, mas no arranham to profundamente o material, contrariamente aos gros grossos que deixam marcas mais importantes.

3/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

O LIXAMENTO MANUAL LIXAR

TCNICA : O poder abrasivo indicado a partir de nmeros (antigamente de 1 a 9/0), atualmente de 30 a 600 e mais (nmero de gros por cm). Ao lixar utilizando uma lixa de cada vez mais fina medida do avano do trabalho : elimina assim, de cada vez, as marcas da passagem precedente. GRANULOMETRIA :20, 30, 40, 50 : muito grosso 60, 80 : grosso 100, 120 : mdio 150, 180 : fino 220, 440 : muito fino SUPORTE DE LIXA : Se lixar uma superfcie a segurar na lixa simplesmente com os dedos, no faz mais que seguir as irregularidades : s enrolando a sua lixa num pequeno suporte que conseguir obter uma superfcie plana. Existem suportes feitos de cortia, plstico ou borracha.

SENTIDO DO MOVIMENTO : Para madeira, siga sempre que possvel o sentido do veio, no o fazendo dan ificaria as fibras : no conseguindo assim um bom aspecto final. Quando lixar os cantos dum objeto, certifique-se de que no os arredonda.

HUMIDIFICAO : Para obter um resultado impecvel na madeira (ou folheado), humidifique muito ao de leve, antes da passagem da lixa mais fina. Deixe de seguida secar bem : as fibras endireitar-se -o. Pode agora passar a lixa extra -fina. Limpe depois com um pano embebido em "Aguarrs".

FORMAS ARREDONDADAS : Para trabalhar as formas arredondadas, utilize uma faixa de pano abrasivo, que no se rasga e adapta -se forma do objeto. Um exemplo freqente desta aplicao o lixamento de tubos de cobre nas extremidades onde depois vo ser soldados. Fixe-os eventualmente antes de lixar.

4/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

A LIXADEIRA DE ROLOS LIXAR

DESBASTE : A lixadeira de rolos retira grandes quantidades de material, serve por isso, para os trabalhos mais difce is (decapagem de um soalho ou de uma porta por exemplo). Ela deve a sua eficcia sua banda circular que roda a grande velocidade (e na qual o sentido de rotao indicado por setas).

DIREO DO MOVIMENTO : Coloque a mquina a funcionar antes de a posar sobre o trabalho, inclinando 15 em relao ao veio. Faa-a -a efetuar um movimento regular e contnuo em vaivm, no sentido do veio, ultrapassando sempre a superfcie lixada. Levante a mquina antes de a parar.

PRESSO : A lixadeira de rolos um aparelho potente, por isso que normalmente munida com duas pegas para permitir dirigi-la corretamente. O seu peso geralmente suficiente para assegurar um bom funcionamento : no necessrio exercer presso sobre a mquina.

UTILIZAO ESTACIONRIA : Vrias lixadeiras de rolos podem ser montadas sobre um posto fixo, com a banda virada para cima ou em posi o vertical. Ao encostar o seu trabalho contra a banda em movimento (a mquina est, necessariamente, equipada com uma guia), pode lixar ou polir (arredondar, escavar,...).

A LIMA ELTRICA : A lima eltrica est tambm munida com uma banda, mas com largura muito reduzida, o que permite utiliz-la em stios de difcil acesso (entre barras duma grelha por exemplo). Pode servir tambm para polir dentro de uma pea de madeira (colocar uma fechadura).

5/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

A LIXADEIRA VIBRATRIA LIXAR

TRABALHOS FINOS : A lixadeira vibratria oferece um lixamento mais fino para superfcies planas, representando assim, uma boa alternativa (eltrica...) utilizao dos suportes de lixa. A sua base efetua movimentos elpticos quase imperceptveis, sendo o resultado um acabamento cuidado.

MOVIMENTO E PRESSO : No pressione demasiado a mquina, deixe -a fazer o seu trabalho. Efetue movimentos de vaivm o mais amplos possvel (no necessrio ser no sentido dos veios) : libertando assim a serradura da placa. Ultrapasse sempre as zonas j lixadas.

AS FOLHAS ABRASIVAS : Utilize as folhas abrasivas pr -cortadas ou ainda as folhas clssicas que cortar em 2,3 ou 4 (para o modelo chamado " a uma palma"). Equipe as mquinas de base perfurada com folhas especiais perfuradas (algumas esto munidas com sistema de fixao "velcro").

A LIXADEIRA EXCNTRICA : Esta permite, devido sua base malevel, o lixamento e polimento de superfcies no planas. O dispositivo de "arranque suave" evita esfoladelas quando se inicia o funcionamento. Quanto mais apoiar, mais fino o lixamento (neste caso subsiste s o movimento excntrico).

A REBARBADORA : A rebarbadora pode tambm -equipada com acessrios adaptados ser utilizada como uma lixadeira excntrica e executar os mesmos trabalhos especficos. Existe igualmente um acessrio que permite utiliza-los nos ngulos.

6/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

LIXAR COM O BERBEQUIM LIXAR

OS DISCOS DE LIXAR : A montagem de discos num berbequim permite sobretudo fazer trabalhos mais delicados : desenferrujar metal, decapar superfcies pintadas (madeira : reservado s superfcies cncavas ou no visveis). O suporte de borracha deve estar sempre inclinado 15 em relao superfcie a trabalhar. UTILIZAO ESTACIONRIA : Pode ser interessante utilizar em posto fixo o seu berbequim equipado com um disco abrasivo (este ltimo deve estar perpendicula r superfcie da bancada). Uma guia regulada a 45 permitir lixar os ngulos. No pressione demasiado o seu trabalho contra o disco, para evitar manchas negras de "aquecimento". A RODA DE LIXAR : A roda de lixar monta -se no mandril do berbequim. Ela maleve l, o que permite o trabalho de superfcies arredondadas : a banda abrasiva que a envolve adapta -se assim forma do objeto a trabalhar (lixar objetos com formas complicadas : cadeiras,...).

AS ESCOVAS DE NYLON : Em regra geral, a cor das escovas de nylon, muito robustas, indicam a sua utilizao (vermelho : lixamento forte, azul : lixamento fino,...). Para trabalhar a madeira so preferveis s escovas metlicas cujas partcula s se incrustam e acabam por enferrujar.

A SEGURANA : Lixar pode ser to perigoso como serrar ou cortar. recomendado utilizar sempre um saco coletor. Coloque igualmente uma mscara e culos de segurana. Antes de arrumar a mquina desligue -a da corrente.

7/ 8

Bricoficha 08.04 LIXAR

RECAPITULATIVO LIXAR

GRO-UTILIZAO : Qual o aparelho a utilizar e com que gro de lixa, em funo da tarefa a efetuar ? Para os trabalhos mais difceis (eliminar grandes irregularidades da madeira em bruto da serrao, decapar velhas camadas de tinta ou verniz), escolha um gro 24, 36, 40 ou 60 segundo o estado do material. Para a preparao antes de pintar, aconselhvel proceder em 3 etapas para fazer desaparecer todas as esfoladelas. Para obter um acabamento suave, utilize lixas com gro cada vez mais fino entre duas camadas de tinta ou verniz (120 aps a primeira, 180 aps a segunda, etc.).

8/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

Bricoficha 08.05

APLAINAR
LISTA DE MATERIAL AS PLAINAS DE MADEIRA AS PLAINAS METLICAS APLAINAMENTO MANUAL APLAINAMENTO ELTRICO A TCNICA A SEGURANA

1/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

LISTA DE MATERIAL APLAINAR

PLAINAS : Existem plainas em madeira e metlicas.

PLAINA ELTRICA : Verifique primeiro a largura e profundidade do corte mximo que efetua. RGUA : Uma rgua comprida e direita serve para controlar o plano das superfcies da maiores dimenses. GUIA : Para aplainar a direito e em ngulo reto, aconselhvel uma guia.

ESQUADRO : O esquadro permite controlar o seu trabalho.

BANCADA : Uma bancada acima de tudo tem de ser estvel, para executar trabalhos pesados ou delicados.. TORNO : Escolha um torno suficientemente pesado para ficar estvel, ou um modelo que possa fixar na bancada. MAO DE MADEIRA: Para no danificar a madeira da plaina, martele s com o mao de madeira.

GRAMPOS : Des serre-joints vous permettront aussi de fixer parfaitement votre ouvrage.

LUVAS E CULOS : Calce luvas e utilize culos de segurana para se pro teger das farpas e lascas.

2/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

AS PLAINAS DE MADEIRA APLAINAR

A PLAINA MANUAL : Existem vrios modelos e formatos de plainas manuais. O ferro (a lmina) ligeiramente saliente em relao base. A plaina, ao deslocar-se, corta uma fina apara de madeira que em seguida destacada pelo contra-ferro : o deslocamento da ferramenta no deve por isso ser interrompido. A PLAINA DE CALO : A plaina mais comum (chamada de calo ou de acabamento), longa com cerca de 25 cm e no tem, em princpio pega. Existem modelos retangulares ou arredondados. Esta plaina serve para igualizar a superfcie de pequenas peas de madeira, (cantos de uma gaveta por ex.) para as preparar para o lixamento. AJUSTAR UMA PLAINA DE MADEIRA : Para ajustar a profundidade do corte, que depende entre outras razes, da dureza da madeira a trabalhar, coloque primeiro aproximadamente no seu stio o ferro, o contraferro e o calo. Martele em seguida o calo com um ligeiro movimento do mao, afim de manter provisoriamente estas peas. CONTROLE : Controle a regulao verificando sobre a base, a colocao do contra-ferro e a posio do ferro. Se a abertura no for suficiente, martele suavemente por cima da plaina. Martele em seguida o calo para o bloquear definitivamente no stio. Para obter aparas mais finas, martele o corpo da ferramenta. COMO SEGURAR NA PLAINA : Com a mo esquerda, segure o nariz da plaina enquanto a direita envolve o corpo. Algumas plainas esto equipadas com um parafuso ou um boto de regulao : neste caso, coloque o polegar e o indicado em garfo volta do apoio situado sob este parafuso, os outros dedos da mo segurando o corpo da ferramenta.

3/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

AS PLAINAS METLICAS APLAINAR

DESCRIAO : Existem tambm as plainas com o corpo inteiramente metlico, munidos de pegas em madeira ou plstico. Ferro e contra-ferro so mantidos sob presso por um prensador e regulam-se por um parafuso ou alavanca de ajustamento. A vantagem das plainas metlicas : podem ser ajustadas com preciso. BASE ONDULADA : As plainas metlicas esto muitas vezes providas com uma base ondulada, que desliza melhor sobre madeiras resinosas ou hmidas. Este tipo de base seduz sensivelmente a frico entre a ferramenta e o trabalho, o esforo a fazer e o risco de falsos movimentos so assim diminudos.

AJUSTAR UMA PLAINA METLICA : As plainas metlicas no esto equipadas com um calo mas com um prensador (1) e tm um parafuso de ajustamento (2). Esto igualmente providas com uma alavanca de ajustamento (3) lateral que dever ser retirada para poder colocar a lmina, depois descida para a bloquear. Certifique se de que a parte cortante da lmina fica paralela base. COMO SEGURAR A PLAINA : Segure a pega traseira de forma a que o seu indicador siga a inclinao do ferro. Esta posio permite controlar bem a deslocao da ferramenta. Com a outra mo, pode exercer presso sobre a pega situada frente.

APLAINAMENTO FINO OU GROSSO : Para o aplainamento fino, deve ajustar a plaina de forma a obter aparas finas. Para a madeira dura igualmente. Para o desbaste (a preparao das madeiras em bruto antes de lixar), ajuste a ferramenta de maneira a obter aparas espessas. Certifique em qualquer dos casos que a plaina no entra em esforo. MANUTENO DA PLAINA : Deite sempre a sua plaina de lado. Se pensar no a utilizar durante algum tempo, desmonte -a e limpe -lhe as peas. Mergulhe regularmente as partes de ao branco num pouco de leo para evitar que enferrujem. Se restaurar uma plaina de madeira, no envernize a base.

4/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

APLAINAMENTO MANUAL APLAINAR

PRECAUES : Se trabalhar uma madeira j usada, verifique antes de mais se no tem pregos ou elementos metlicos que podem danificar seriamente o ferro da plaina. Retire os pregos com a turqus sem danificar a madeira : apie a turqus sobre um pedao de madeira.

APLAINAMENTO DE CANTOS : Fixe a placa num torno, entre dois calos para que as mandbulas no danifiquem a madeira. Coloque uma m o na pega traseira da plaina e coloque-a na extremidade do canto. A outra mo, segura -a lateralmente.

PRESSO : Quando aplainar um canto, certifique-se de que no "mergulha" no incio nem no fim de cada passo. Exera por isso a presso, inicialmente na frente da ferramenta, depois uniformemente sobre toda a superfcie de base e, ao acabar o movimento, sobre a traseira.

APLAINAR OS EXTREMOS : Fixa a placa na bancada, encostando a o longo do seu canto vertical um suporte de madeira (prolongando o extremo a aplainar). Coloque a plaina totalmente sobre o seu trabalho, em vis 30 em relao ao canto a trabalhar, e aplaine em direo ao suporte (o qual evitar a formao de lascas).

APLAINA MENTO DE UMA SUPERFCIE : Fixe solidamente o seu trabalho sobre a bancada. Comece por aplainar com uma grande abertura, a plaina em vis 45 em relao ao sentido do veio. Efetue movimentos retilneos sobrepondo-se ligeiramente. Para o acabamento, reduza a abertura e proceda no sentido do veio.

5/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

APLAINAMENTO ELTRICO APLAINAR

FUNCIONAM ENTO : A plaina eltrica est equipada com um cilindro rotativo contendo duas lminas. A base situada defronte deste de altura regulvel : pode -se assim ajustar a diferena de nvel entre a base dianteira e a base (fixa) traseira. As lminas rodam a grande velocidade levantando as aparas.

AJUSTAMENTO Aqui, ainda mais importante ajustar o ferro e o contra ferro em funo do trabalho : a profundidade do corte regula-se simple smente com um boto que permite um ajustamento muito preciso. Esta preciso de regulao, aliada sua potncia, fazem da plaina eltrica uma ferramenta eficaz, igualmente para os trabalhos delicados. AS LMINAS : As lminas (tambm chamadas facas), so de ao ou carbono. As duas devem ser colocadas ao mesmo tempo : se no for o caso, o desequilbrio que da resulta causa vibraes nefastas ao aparelho. A lminas de carbono tm duas arestas cortantes. Uma vez usadas, no podem ser afiadas devem apenas ser montadas no outro sentido, sem maia afinaes. Existem igualmente lminas onduladas que pe rmitem obter um efeito rstico. APLAINAR SUPERFCIES : Ligue a plaina antes de a pousar na superfcie. Deve segurala de forma bem estvel. Utilize as duas mos, efetuando movimentos regulares. Quando aplainar grandes superfcies, recomendvel trabalhar com uma regulao pequena efetuando passagens sucessivas.

SENTIDO DA DESLOCAO : A plaina eltrica deve trabalhar tambm no sentido do veio. O trabalho faz-se de maneira mais co nfortvel, a base desliza melhor sobre a madeira e as lminas correm menos riscos de se danificarem. Se, no entanto no puder seguir no sentido do veio, oriente o aparelho na diagonal.

6/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

A TCNICA APLAINAR

APLAINAR NO EXTREMO DA MADEIRA : quando fizer esta operao, que mais se arrisca a ver a madeira lascar. Para o evitar, comece a aplainar a placa dos bordos para o centro. Ou proceda como no caso do aplainamento manual : encoste um suporte de madeira ao longo do canto que vai aplainar.

CHANFRAR : A ranhura em V, no centro da base frontal, permite chanfrar rapidamente e sem dificuldade. Basta para isso colocar esta ranhura sobre a aresta e guiar a mquina ao logo desta ltima. Mantenha constante um ngulo de 45 e efetue um movimento regular.

A GUIA : Guia ou batente, paralela, lateral ou ao longo : todos estes termos designam um s acessrio, que se utiliza para aplainar cantos. Se este acessrio for tambm ajustvel em ngulo, pode biselar peas de madeira.

RANHURAR : A guia paralela permite regular tanto a largura como a profundidade do corte, assim possvel fazer ranhuras e mesmo, se a guia puder ser regulada em ngulo, fazer ranhuras em topos biselados.

UTILIZAO ESTACIONRIA : Montando a mquina, com as lminas viradas para cima, sobre uma bancada equipada com um suporte fica com as mos livres para deslocar a pea trabalhada, ao longo de uma guia po r cima da mquina. O suporte deve ter uma capa de proteo que esconda automaticamente as lminas.

7/ 8

Bricoficha 08.05 APLAINAR

A SEGURANA APLAINAR

ASPIRAO : Uma plaina eltrica liberta muita serradura : pelo que um saco coletor lhe oferece um desempoeirar constante. Como estes sacos so pequenos, torna-se mais eficaz se ligar a plaina a um aspirador (com um adaptador).

OS NS DA MADEIRA : Antes de aplainar elimine pregos, agrafos ou manchas de resina que possam estar na madeira. Os ns nas placas finas podem tornar-se perigosos se se descolarem e saltarem. Para evitar isto humedea -os previamente e aplaine para do exterior para o centro.

UTILIZAO DE UM SUPORTE : Aquando da utilizao estacionria da plaina, a proteo das lminas no suficiente. Se aplainar peas pequenas, sirvase de um suporte apropriado para as manipular sem aproximar as mos da lminas.

ROUPAS DE SEGURANA : Utilize luvas e culos de proteo para se proteger das farpas e lascas. Fixe sempre muito bem a pea bancada, em particular as peas pequenas, que se arriscam a saltar ao colocar a plaina ligada em cima destas.

8/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

BRICOFICHA 8.6

FURAR

LISTA DE MATERIAL A ESCOLHA PEDRA, TIJOLO E BETO PEDRA, TIJOLO E BETO O METAL A MADEIRA A MADEIRA

1/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

LISTA DE MATERIAL FURAR

BERBEQUINS MANUAIS : Apesar de menos rpidos que os modelos eltricos, estes modelos manuais permitem um trabalho preciso.

VERRUMA : Esta ferramenta manual composta de uma nica pea metlica, sendo o punho um prolongamento da broca.

BERBEQUIM ELTRICO / MARTELO PERFURADOR : Escolha pelos seguintes critrios :potncia, presena de um regulador, com ou sem fio.

BROCAS + SERRAS CRANIANAS : As brocas e as serras cranianas, assim como o seu dimetro, devem ser adaptadas ao material a perfurar.

SUPORTE DE BERBEQUIM : Fixando o berbequim a um suporte ou ao um torno anular qualquer risco de derrapagem no curso da perfurao.

GUIA DE PERFURAO : Esta pequena ferramenta astuciosa permitir perfurar a direito nos cantos de uma placa.

ESQUADRO : Pode ajud-lo a perfura r a direito numa placa ou numa tbua. GRAMPO DE CARPINTEIRO: Encontram -se modelos de 150 a 1000 mm de comprimento.

PUNO : O tamanho do puno deve, naturalmente, estar relacionado com o dimetro da broca. TORNO : Com mandbulas em V, oferece a possibi lidade de apertar objetos arredondados ou cilndricos.

2/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

A ESCOLHA FURAR

FERRAMENTAS MANUAIS : Os berbequins manuais esto praticamente reservados perfurao em madeira e outros materiais macios. A vantagem deste tipo de ferramenta manual que permite uma preciso notvel. Todavia, estas ferramentas precisam de brocas especiais.

PERFURAO ELTRICA : Entre as vrias mquinas, distinguimos : berbequins clssicos, de percusso e martelos eletro -pneumticos. Se, para os segundos, a fora da percusso depende da presso exercida, o martelo electro -pneumtico (ideal para beto) percute sem que tenha de o pressionar.

MQUINAS SEM FIO : Para perfurar na ausncia de uma rede eltrica, os aparelhos sem fio so os mais indicados. So alimentados por uma bateria recarregvel por simples ligao a uma tomada. A sua potncia e autonomia so mais limitadas.

VELOCIDADE : A velocidade mxima de rotao autorizada pela velocidade mecnica engrenada, atingida progressivamente no caso dos berbequins com regulao eletrnica da velocidade (regulador eletrnico), ou diretamente para as mquinas sem regulao e sem velocidades ou, a duas velocidades mecnicas. A velocidade regulada por intermdio do gatilho (com boto de bloqueio para velocidade contnua). A velocidade tanto mais baixa quanto maior for o dimetro da perfurao e maior a dureza do material. MANDRIL : Para montar um broca (desligue sempre a mquina da corrente !) desbloqueie o mandril, introduza a broca e aperte (gire a chave nos 3 furos). Esta operao bem mais rpida com uma bucha de aperto rpido e brocas adaptadas (com 4 estrias).

3/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

PEDRA, TIJOLO E BETO FURAR

BETO / PEDRA OU TIJOLO : Para perfurar beto, pedra ou tijolo, engate a percusso ou o martelo pneumtico. Se tiver que perfurar um material macio (como o gesso) antes de atingir a camada dura, espere por este momento para en gatar o mecanismo, de forma a no danificar a superfcie da parede.

BROCAS PARA PEDRA E BETO : As duas dispem de pontas em carboneto do tungstnio (geralmente coloridas). Se as brocas para pedra no conseguem perfurar o beto, o contrrio j possvel. Verifique se os veios das brocas so os que convm sua mquina. Ao equip-la com um buril, pode perfurar as paredes. MATERIAIS MACIOS : A perfurao em materiais de construo m acios (blocos ou placas de gesso, cermica, tijolo vulgar ou pedra macia) fazse sem percusso. Caso contrrio, arriscaria, devido s vibraes, a fazer um furo demasiado grande. Se quiser utilizar buchas, acrescente 3 a 4 mm de profundidade.

GUIA DE PROFUNDIDADE: A guia de profundidade, inserida na mquina, e apertada distncia desejada, relativamente ponta da broca, permite-lhe limitar a profundidade do furo (1). Se no tiver uma guia, pode enrolar a broca com fita adesiva, no comprimento desejado (2).

PUNHO LATERAL : A mquina fica mais fcil de manusear na execuo de trabalhos pesados, e permite-lhe exercer uma presso mais forte. O punho , por vezes, amovvel. Durante a pe rfurao, mantenha a mquina na posio certa para no torcer ou quebrar a broca : uma broca torcida fica inutilizvel !

4/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

PEDRA, TIJOLO E BETO FURAR

FUROS LARGOS : Para obter um furo largo na parede, perfure primeiramente uma srie de furos a seguir a forma de um crculo. Durante a perfurao, retire regularmente a broca para que o furo no se encha de p. Depois utilize a serra craniana para executar o furo largo (no escavar com o buril).

DETECTORES : Procure a presena de eventuais condutas sanitrias ou eltricas antes de comear os trabalhos. Para tal, pode utilizar um detector de corrente, ou de metais. Se encontrar uma conduta ou mesmo uma simples pea metlica (beto armado), renuncie a perfurar nesse stio.

POEIRA : A perfurao liberta muita poeira. Pode recolh -la dentro de um envelope aberto fixo parede ou, se fizer uma perfurao no teto, enfie uma metade de bola de tnis, a tampa de um arosol ou um filtro de caf sob o mandril da mquina.

CERMICA : Perfure a cermica com uma broca de ponta em carboneto. Marque a colocao do furo com uma ponta aguada e uma caneta de feltro. Sobre a marca o coloque fita adesiva transparente, em cruz, e faa uma inciso no local de perfurao, para que a broca no deslize. Perfure lentamente (300/500 RPM). VIDRO : Perfure o vidro com uma broca para pedra ou uma broca especial em carboneto. volta do futuro furo, faa um crculo com mastique, enchendo -o de vaselina ou terebintina para lubrificar a broca. Coloque a placa de vidro numa superfcie completamente plana, use culos de proteo e perfure a baixa velocidade.

5/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

O METAL FURAR

PUNO : Sobre o metal, comece por m arcar a colocao do furo com o puno : depois posicione a broca com preciso, para que no deslize. Pode escolher as brocas HSS (high speed steel) em ao rpido.

PLACAS FINA S: No perfure jamais uma placa metlica fina, segurando -a com a mo. A broca, ao atravessar a placa, poderia arrastar a placa no seu movimento de rotao. Coloque a placa entre duas peas de contraplacado, presas num torno ou num grampo de carpinteiro.

PERFURAO DE GRANDE CALIBRE : Se quiser fazer um furo de grande calibre em metal, comece por executar uma pr -perfurao de calibre mais pequeno, que, seguidamente, guiar a passagem da broca maior, com preciso. Atue, se necessrio, em 3 etapas : primeiro com brocas de 5 e 8 mm, e acabe com uma de10 mm.

LUBRIFICAR : No exera mais que uma ligeira presso na perfurao do ferro ou ao (nunca utilize a percusso). Mesmo assim lubrifique (com vaselina) durante o trabalho, para arrefecer as superfcies. Alivie a presso no fim da perfurao, para no deformar o metal.

TUBOS : Se tiver que perfurar tubos, utilize um suporte para assegurar uma perfurao perfeitamente vertical. Aperte a pea (protegida por um carto ou um pano) num torno. Para evitar a deformao dos tubos ou outros perfis ocos, introduza uma cunha de madeira com o mesmo formato no seu interior.

6/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

A MADEIRA FURAR

VERRUMA : A verruma muito prtica na preparao de furos destinados a parafusos. Gire -a primeiro de direita para a esquerda , at que a ponta se introduza na madeira. Depois gire -a direita, at profundidade desejada.

BROCAS PARA MADEIRA : A broca com hlice rpida (1) permite a perfurao de lado a lado ou parcial em todas as qualidade de madeira. A broca helicoidal (2) possu uma ponta de centrar e duas pontas cortantes, para os furos de lado a lado. As brocas para martelos electro-pneumticos devem ter um veio fresado.

BROCAS PARA MADEIRA PLANAS : As brocas para madeira planas apresentam uma ponta de centrar colocada entre duas superfcies cortantes.Permitem a execuo de furos em vis de grande calibre (at 35 mm) em madeira, transversalmente ou no sentido do fio. Este tipo de operao efetua -se a velocidade elevada (1500/3000 RPM). FRESA DE ESCARIAR MADEIRA : Permite o acabamento da pr -perfurao destinada aos parafusos : executa o corte cnico, no qual se instalar a cabea do parafuso. Geralmente basta um pouco de mastique para a tornar completamente invisvel.

BROCA EXTENSVEL : Apresenta uma ponta de centrar e uma lmina que se desaparafusa para ser regulada largura desejada (dimetro da perfurao : at 60 mm e mais). Coloque o berbequim sobre um suporte, ou fixe muito bem a pea a trabalhar num torno.

7/ 8

Bricoficha 08.06 FURAR

A MADEIRA FURAR

PERFURAR A DIREITO : Perfurar a direito em madeira nem sempre uma operao fcil. Para os cantos dos painis (ex : colocao de gonzos) utilize uma guia de perfurao. Para as peas mais largas guie -se por um esquadro.

LIMALHAS : Ao perfurar de lado a lado, existem grandes possibilidades de formao de limalhas sada da broca (sobretudo em painis estratificados). Para o evitar, coloque uma pea em madeira sob o stio da perfurao, e aperte as duas peas com um grampo.

PERFURAO EM VIS : Quando precisar de perfurar em vis num dado ngulo, encontre ou confeccione uma pea de madeira biselada no mesmo ngulo. Colocada sobre a pea a perfurar, ir servir de guia ao percurso da broca.

EXECUO DE UM ENCAIXE : Para executar um encaixe (ex : colocao de uma fechadura), comece por fazer uma srie de furos cegos alinhados a todo o comprimento do encaixe. Perfure os das extremidades, o do meio, e depois entalhe o local previamente marcado..

8/ 8

Bricoficha : Ferramentas

BRICOFICHA 8.6

FURAR

LISTA DE MATERIAL A ESCOLHA PEDRA, TIJOLO E BETO PEDRA, TIJOLO E BETO O METAL A MADEIRA A MADEIRA

http://www.aki.pt/fiches/08/06/bfc_F_08_06_.htm20/7/2004 09:15:02

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

BRICOFICHA 8.7

EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS


INSTRUMENTOS DE MEDIO MARTELOS ALICATES E CHAVES FERRAMENTAS DE CORTAR E SERRAR CHAVES DE PARAFUSOS E BERBEQUINS DIVERSOS DIVERSOS

1/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

INSTRUMENTOS DE MEDIO EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

METRO ARTICULADO + FITA MTRICA : O metro articulado de 2 m prtico de transportar. A fita mtrica (at 8 m) contm, na sua extremidade um pequeno gancho que se fixa ao objeto a medir se trabalhar sozinho. Um sistema de bloqueio automtico evita o retorno inoportuno da fita.. SUTA : A lmina e o brao regulam-se em funo um do outro, devido a uma fenda na lmina que permite a esta adotar todas as posies. A porca de orelhas serve para fixar a lmina e o brao na posio desejada e permite traar ou ve rificar o ngulo de corte. RGUA DE PEDREIRO : A rgua uma ripa de alumnio completamente direita, por vezes biselada e no graduada. A rgua utiliza-se para traar ou fazer incises em linha reta (ex. alcatifa). Permite tambm verificar se uma superfcie est perfeitamente plana (ao deslizar a rgua em diferentes ngulos).

ESQUADRO : O esquadro serve para marcar ou verificar os cortes angulares. Alguns esquadros so graduados (por exemplo at 300 mm). O esquadro um instrumento indispensvel para verificar o ngulo na extremidade de uma pea de madeira durante o aplainamento.

NVEL DE BOLHA : Um nvel de bolha polivalente tem 3 pequenos tubos contendo um liquido e uma bolha de ar. Assim que a bolha se encontrar exatamente entre as marcas, a superfcie est perfeitamente horizontal (ou vertical). Quanto mais longo for o nvel, mais precisa ser a medio.

2/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

MARTELOS EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

MARTELO DE MARCENEIRO :Todos os martelos de marceneiro tm um lado afiado que permite pregar pequenos pregos na madeira at que fiquem seguros. Em seguida pregue -os com o outro lado. Segure-o sempre pelo fim do cabo : aumenta a potncia do golpe.

MARTELO DE CARPINTEIRO : As orelhas do martelo tm por funo fazer de tenaz para arrancar pregos. Um cabo de madeira fixa -se com uma cunha, os cabos em ao ou fibra de vidro so fixos sob presso. Um cabo em ao envolto em "neopreno" segura -se melhor. Um bom modelo aquele em que o cabo fica oblquo quando colocado no martelo. MACETA : A maceta serve para dar golpes fortes, sobre um escopro, por exemplo. A fora do golpe muito mais elevada do que a de um martelo vulgar porque o peso da cabea superior.

MAO DE CARPINTE IRO : Utiliza-se um mao em madeira ou borracha nos casos em que o martelo em ao poderia danificar quer o material (ao bater sobre as unies de cola entre duas peas de madeira), quer a ferramenta (para fazer buracos ao bater no escopro).

PUNO : Quando prega um prego com um martelo, arrisca -se a danificar a superfcie da madeira. Utilize um puno cujo dimetro seja um pouco inferior ao do prego. Assim poder cravar na madeira a cabea do prego.

3/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

ALICATES E CHAVES EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

TURQUS :A turqus serve para arrancar e cortar os pregos. O comprimento dos punhos condiciona a fora desenvolvida (efeito de alavanca). Para arrancar os pregos, proteja a superfcie com um pedao de painel de fibra, por exemplo, para evitar danificar a madeira.

ALICATE EXPANSIVO : O alicate expansivo tem as mandbulas arredondadas e dentadas e muito til para trabalhos de canalizao (apertar torneiras, canos,...) O alicate expansivo permite um grande afastamento das mandbulas. Um alicate de 235 mm suficiente para a maioria dos trabalhos. No o utilize para desaparafusar. ALICATE UNIVERSAL : a combinao de uma turqus com um alicate expansivo. muito til para desaparafusar parafusos pa rtidos e para segurar elementos de dimetro reduzido. As duas mandbulas afiadas permitem descarnar fio eltrico.

CHAVE DE BOCAS (E FRANCESA) : As chaves de bocas servem para apertar e desapertar porcas e parafusos. A abertura deve corresponder perfeitamente porca ou ao parafuso, seno desliza e arrisca-se a danificar os bordos. Se no tiver a chave adequada, utilize uma chave francesa (por exemplo um modelo de 0 a 24 mm).

CHAVE DE CAIXA : As chaves de caixa possuem de um lado uma abertura quadrada na qual se colocam diferentes punhos como um punho deslizante ou de ngulo reto. Os roquetes permitem um trabalho rpido, porque no necessrio largar o punho. Do outro lado efetiva mente a chave, na maior parte de 12 faces

4/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

FERRAMENTAS DE CORTAR E SERRAR EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

SERROTE DE CARPINTEIRO : Um serrote com cerca de 50 cm permite serrar todos os tipos de madeira e painis. Freqentemente, os serrotes de madeira tm dentadura universal, prtico para cortar mas que tambm permite fasquiar. Os serrotes de madeira com dentes temperados duram 5 vezes mais tempo.

SERROTE DE COSTAS : O serrote de costas caracteriza-se por ter uma barra de ao sobre as costas e que sensivelmente mais espessa que a lmina retangular. Esta barra mantm a lmina bem direita e permite um corte limpo e direito. Ideal para serrar entalhes por exemplo.

SERROTE DE CAIXA MEIA -ESQUADRIA : O serrote de caixa meia -esquadria um pequeno serrote de costas que serve principalmente para serrar pequenas ripas, pequenos paus, etc., em combinao com uma caixa de meia -esquadria. Os dentes so muito finos para obter um corte estreito

SERRA DE METAIS + MINI -SERRA : A lmina de uma serra de metais fixa -se numa armao. Contrariamente a uma serra para madeira, a serra de metais tem os dentes dirigidos para a frente. A mini-serra por vezes mais prtica nos locais de difcil acesso. Estas serras cortam metal e tambm matrias sintticas (algerozes). X-ATO (FACA DE ALCATIFA) : Estes x-atos no devem ser afiados, as lminas so substituveis. A lmina a direito corta cabedal, papel, carto, plstico, etc. A lmina do x-ato para oleado e alcatifa corta dos dois lados.

5/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

CHAVES DE PARAFUSOS E BERBEQUINS EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

CHAVE DE PARAFUSOS Utilize sempre uma chave de parafusos adaptada fenda do parafuso. por isso necessrio possuir diferentes modelos. Uma chave de parafusos com ponta reversvel (fenda de um lado e philips do outro) adapta -se a diferentes tipos de parafusos. (1) fenda; (2) "philips"; (3) pozidriv; (4) torx. CHAVE DE PARAFUSOS DE ELETRICISTA : O punho freqentemente longo e cilndrico desta chave de parafusos, est revestido com um plstico isolante. Esta chave isolada est disponvel em diferentes tamanhos e modelos. A ponta afilada adapta -se bem aos pequenos parafusos, abraadeiras para tubos, casquilhos e tomadas de corrente. VERRUMA : A verruma pode ser prtica nos locais de difcil acesso, onde os berbequins (eltricos) no chegam. A sua principal utilizao preparar o furo para um parafuso.

BERBEQUIM (APARAFUSADORA): Um berbequim / aparafusadora sem fio pode fazer muito mais que furar ou aparafusar. Alm de brocas e pontas de aparafusar, numerosos acessrios permitem polir, serrar, afiar, etc. Verifique se o aparelho suficientemente potente para efetuar estas mais difceis.

FURADOR QUADRADO : Para os parafusos mdios, o furador quadrado permite fazer um furo prvio na madeira (desde que esta no seja muito dura), evitando assim o pr -furo com broca. A ponta afiada permite marcar ou picotar materiais de menor espessura.

6/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

DIVERSOS EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

FORMO E GOIVA : O formo e a goiva utilizam-se com um mao de madeira, o que evita a destruio do cabo. Mantenha -os bem afiados. No trabalhe nunca na sua direo e mantenha as suas mos atrs do corte.

LIMA : Existem de diversas formas : chatas, me ia-cana, redondas, quadradas e triangulares. A meia-cana a mais polivalente. Torna a madeira e o metal lisos, elimina arestas e irregularidades e permite afiar as lminas. Nunca olear uma lima, a sua funo abrasiva enfraquecer.

PLAINA : As plainas em madei ra muitas vezes no tm punho e utilizam-se para eliminar finas camadas de madeira. A lmina fixada por uma cunha. Para a desprender, bata na plaina com um mao. Depois pode ajustar a lmina. Existem modelos com lmina regulvel com uma mola.

BASE DE LIXA : Assim que passar um bocado de lixa com a mo sobre um material, seguir as irregularidades superficiais do suporte. Se fixar a lixa numa base de lixa, lixar a superfcie de maneira regular. Lixe a madeira sempre no sentido do veio.

ESCOVA METLICA : A sujidade incrustada, a ferrugem, etc, sobre superfcies duras retira-se mais facilmente com uma escova metlica. Esta est disponvel em diversos tamanhos. Os pelos so em ao, o punho em madeira.

7/ 8

Bricoficha 08.07 EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

DIVERSOS EQUIPAR A SUA CAIXA DE FERRAMENTAS

CINZEL : Este cinzel utiliza-se para fazer grandes aberturas na parede em estuque ou gesso, por exemplo para colocar um interruptor ou uma tomada de corrente ou ainda para camuflar tubos. Para entalhar juntas, existem modelos mais largos.

ESPTULA : A esptula serve para betumar furos e fissuras num teto, para preparar trabalhos de pintura. Utiliza-se tambm para eliminar velhas camadas de tinta ou papel de parede. Uma lmina anodizada ou croma da no enferruja.

GRAMPOS : A pea a trabalhar fixa-se por meio de um punho o qual est preso a uma pequena pea mvel. Quanto mais apertar o punho, maior a presso exercida. De qualquer forma no exagere. Convm sempre proteger o trabalho com pequenos pedaos de madeira ou de platex.

ROUPAS DE SEGURANA : Proteja os seus olhos da poeira e limalhas com culos de segurana. Uma mscara proteger do p. Se utilizar produtos corrosivos, calce luvas de borracha ou plstico. Para manusear objetos cortantes prefira luvas de algodo.

8/ 8

Das könnte Ihnen auch gefallen