Sie sind auf Seite 1von 15

O CONTRATO de EMPREITADA e a TEORIA do RISCO Carlos Aurlio Mota de Souza SUMRIO: I - Introduo. II - Responsabilidade Civil nas Construes 2.1.

Entrega da Obra. 2.2. O Artigo 1.245 do Cdigo Civil. 2.2.l. edifcios ou construes considerveis. 2.2.2. empreiteiro de materiais e execuo. 2.2.3. durante cinco anos. 2.2.4. solidez e segurana. 2.2.5. dos materiais. 2.2.6. como do solo. 2.2.7. erros de concepo ou de clculo. 2.3. Danos a Vizinhos ou Terceiros. 2.3.1. danos a vizinhos. 2.3.2. danos a terceiros. 2.3.3. danos pela Administrao Pblica. 2.4. Pagamento a fornece-dores. 2.5 Responsabilidade Tributria. 2.6. Responsabilidade Trabalhista e Previdenciria. 2.7. Responsabilidade Administrativa. 2.8. Responsabilidade Penal. III - O Artigo 1.246: a clusula "rebus sic stantibus". IV - Concluses. V - Notas Bibliogrficas. I - Introduo Trata-se de modalidade de locao, em que uma das partes - o empreiteiro - se encarrega de fazer e entregar obra certa e a outra o proprietrio, dono da obra, empreitante ou empreitador - se obriga a pagar remunerao determinada ou proporcional ao servio executado. A obrigao assumida pelo empreiteiro , pois, obrigao de resultado (1), devendo dar garantias, ao proprietrio, da solidez e perfeio da obra, qualidade e adequao dos materiais empregados e entrega em prazo certo. Ou, como explica PONTES DE MIRANDA, a prestao de obra, e no de servios" (2). contrato bilateral, oneroso, simplesmente consensual, de execuo nica e, eventualmente, de durao, comutativo e no solene (3). Nosso Cdigo Civil (art.1237) (4) distingue duas espcies de empreitada (5): a empreitada na qual o empreiteiro recebe do dono da obra os materiais, contribuindo apenas com o seu trabalho - empreitada de lavor; e a em que o empreiteiro executa a obra, fornecendo ele prprio os materiais (6) - empreitada de material (7). II- Responsabilidade nas Construes. Muito embora o contrato de empreitada seja "o mais amplo e variado, compreendendo toda espcie de produo, seja a clssica construo de uma obra material, seja a criao intelectual, artstica ou artesanal (8), o campo de maior incidncia o da construo de edifcios e obras, pblicas ou particulares. Assim, a responsabilidade dos construtores muito mais ampla, por assumir os riscos de reparar os danos patrimoniais causados pela obra ao proprietrio, vizinhos ou terceiros. Segundo HELY LOPES MEIRELLES, a responsabilidade civil decorrente da construo tem ensejado fundas divergncias na doutrina e na jurisprudncia. O desentendimento, a nosso ver, provm da indevida unificao que se tem dado ao assunto, quando na realidade

ele se diversifica em vrios aspectos que esto a exigir apreciao distinta e aplicao de normas jurdicas diferentes (9). Argumenta o consagrado jurista que poca da edio do Cdigo Civil no havia regulamentao para as profisses de Arquiteto e Engenheiro, da a redao do artigo 1.246 (10); mas hoje, pela Lei 5.194/66, art. 15, vedado a leigos contratar construes sem Engenheiro ou Arquiteto (11). Entende, por isso, que a iseno de responsabilidade do construtor prevista pelo artigo 1.245 da Lei civil, est superada pela lei regulamentar daquelas profisses, que prev normas civis e disposies tico-administrativas : "Sendo o Cdigo Civil lei anterior, e em muitos aspectos incompatvel com a legislao posterior reguladora da atividade dos Engenheiros e Arquitetos, como profissionais e como empresas construtoras, bvio que as disposies colidentes esto revogadas pelas normas federais subsequentes, notadamente no campo da responsabilidade civil" (12). Do ponto de vista contratual, a responsabilidade do construtor surge com a avena e termina com a entrega da obra, perfeita, s6lida e acabada. S se libera cumprindo fielmente o contrato, ou provando ocorrncia de caso fortuito ou fora maior para a inexecuo, parcial ou total da construo. Todavia, interessa mais particularmente determinar as responsabilidades legais e extracontratuais originrias das construes. Decorrem da lei civil, de fatos da obra e da tica profissional. Trata-se de normas de ordem pblica e como tal independem de conveno das partes; antes, at, so irrenunciveis e intransacionveis. 1. A primeira responsabilidade pela entrega da obra, perfeita e acabada; o dever de perfeio, dever legal de todo profissional ou firma de engenharia, arquitetura ou mesmo agronomia. Hodiernamente, na construo civil, alm da peritia artis do profissional antigo, exige-se a peritia technica do profissional moderno (13). Por isso, tem o empreitador o direito de enjeitar a obra (14), ou exigir abatimento no preo, seja particular ou publica (15). Incorrem na responsabilidade pela imperfeio da obra, tanto o profissional encarregado ou firma construtora, (mesmo com instrues do proprietrio ou Poder Pblico contratante), como o projetista, o fiscal ou o consultor da obra, se a falha estava no projeto. Os vcios ou defeitos da obra podem ser vcios de plano, vcios de solo e vcios de construo. Aos de plano o Cdigo no se refere expressamente, mas somente a arquitetos e profissionais legalmente habilitados lcito elaborar projetos de edificaes ou obras de natureza considervel (segundo o Dec. Lei n 8.620, de 10.01.46, que regulamentou as profisses de engenheiro, arquiteto e agrimensor). Pelos erros de planejamento respondem, portanto, os projetistas, sejam engenheiros civis, sejam arquitetos-contrutores.

Quanto aos vcios de construo, sendo aparentes ou visveis, a responsabilidade do construtor cessa com a entrega e o recebimento definitivo da obra, sem ressalvas formais pelo proprietrio (16). Sendo ocultos os defeitos, a responsabilidade subsistir por 06 meses, por aplicao analgica do artigo 178, 5, inc. IV, do Cdigo Civil (vcio redibitrio) (17). Ambos, contudo, no se confundem com os vcios de solidez e segurana da obra edificada. 2. Segunda responsabilidade do empreiteiro quanto solidez e segurana da obra. Tratase de imposio legal e de ordem pblica, posto interessar a toda a coletividade (18). O risco do construtor est previsto no artigo 1.245 da lei civil, assim definido: Nos contratos de empreitada de edifcios ou outras construes considerveis, o empreiteiro de materiais e execuo responder, durante cinco anos, pela solidez e segurana do trabalho, assim em razo dos materiais, como do solo quanto a este, se, no o achando firme, preveniu em tempo o dono da obra ; (os negritos se referem a pontos controversos na doutrina). Para HELY LOPES MEIRELLES, edifcio a obra especfica e imediatamente utilizada pelo homem, como a casa, o templo, a escola, o hospital, diversamente de construo que designa, genericamente, toda realizao material de dominao da natureza, tais como estradas, pontes, usinas, as quais, embora visando a satisfao de necessidades humanas, no so ocupadas diretamente pelo homem... quanto s demais construes, somente sobre as considerveis, ou seja, as de grande porte e carter permanente, visto que as provisrias, por sua prpria natureza, dispensam tal garantia" (19). Mas LUIZ OLAVO BAPTISTA entende que esto abrangidas na norma legal em exame todas as construes feitas pelo homem e destinadas ao seu uso direto ou indireto que se revistam de carter de durabilidade, ou com a inteno de serem utilizadas, por mais de uma vez, por tempo longo ou indeterminado (20). b) Ao se referir expressamente ao empreiteiro de materiais e execuo lei estabelece em relao a este uma presuno legal e absoluta de culpa (21). No exclui, entretanto, o empreiteiro de lavor, que tambm responde de maneira absoluta pelo seu trabalho e, de modo relativo, pelo material empregado na obra. A responsabilidade original do construtor, mas pode alcanar o projetista, o fiscal ou consultor da obra (22) e at mesmo o dono da obra (23) ou a Administrao Pblica, se houver dano a vizinho ou a terceiros, vitimas de insegurana da obra, seja particular ou pblica. c) O prazo qinqenal previsto no de prescrio, mas de garantia (24); manifestando-se dentro dele os vcios de construo, permanece por 20 anos o prazo prescricional contra os responsveis Temos ento o perodo de cinco anos desde a entrega da obra, e mais vinte para a ao, a partir da data do defeito (25).

Tal prazo de garantia no se interrompe ou suspende, pode ser ampliado contratualmente, mas no pode ser suprimido, pois a lei fixou um mnimo de ordem pblica" (26). d) A solidez e segurana pode se referir a determinadas partes ou componentes das obras, como por exemplo a solidez de uma de suas partes componentes, como a laje de concreto armado de uma cobertura que, no recebendo o devido tratamento, ocasiona manchas de umidade, trincas, rachaduras e deslocamento de pastilhas (27); batentes de portas com quadros deformados, concavidades e empoamentos de gua, vazamento de gua no caixilho da escada, etc. e) No tocante a defeitos deter-minados pela m qualidade ou vcios dos materiais empregados na construo, igual responsabilidade cabe ao empreiteiro construtor, seja na empreitada de lavor ou na de lavor e execuo. Na primeira, se no recusou os materiais entregues pelo proprietrio, assumiu o risco de aplic-los na construo, no sendo apropriados ou de m fabricao. Na segunda, com maior razo, pois a seleo de matria-prima era de sua competncia (28). Na construo por empreitada de material e execuo o empreiteiro fornece os materiais; e na construo por administrao o empreiteiro deve escolh-los e no pode aceitar qualquer material fornecido pelo proprietrio. Restringe-se essa responsabilidade nos casos de materiais que apresentem forte grau de imprevisibilidade, como as peas de aparelhos eltricos, geral-mente com prazo restrito de garantia (elevadores, registros, vlvulas sanitrias, disjuntores, minuterias, etc). Mas os materiais devem corresponder ao memorial descritivo da obra e serem corretamente aplicados ou instalados, atendendo s recomendaes do projeto. Por isso, a expresso ou similares, constante dos contratos de construo, pode dar margem substituio dos materiais indicados por outros de qualidade inferior, provocando defeitos. Entretanto, se os defeitos s so denunciados aps longo tempo, ultrapassando o perodo de prova do material, estes se devem ao mau uso (29) e no m qualidade ou m instalao (30). f) Em relao imprestabilidade do solo para construir, estabeleceu o artigo 1.245 da lei civil iseno de responsabilidade em favor do construtor, se este advertiu o proprietrio. HELY LOPES MEIRELLES considera superado tal dispositivo, em face das normas de tica profissional de engenheiros e arquitetos, haja vista a regulamentao dessas atividades, que lhes impe deveres ticos e obrigaes tcnicas incompatveis com essa exonerao. Da a doutrina considerar derrogada essa exonerao de responsabilidade (31). g) Os erros de concepo ou de clculo de projeto obrigam, igualmente, o empreiteiro, perante o proprietrio ou a Administrao Pblica, resguardado o seu direito de

chamamento a quem projetou a obra ou elaborou os clculos viciosos, e que se trata de disposio prevista em lei (32). Verifica-se, assim, verdadeira cadeia de responsabilidades, que se inicia no autor do projeto e termina no seu executor, solidarizando todos os que participam do empreendimento (33). 3. Outra responsabilidade do construtor na empreitada se relaciona com danos causados pela obra a vizinhos ou a terceiros. a) Os danos a vizinhos podem ser provocados por causas vrias, como acomodaes do terreno, trepidaes do estaqueamento, inundaes, escorregamento de talude, queda de materiais etc. Tais responsabilidades so decorrentes dos encargos de vizinhana, ressalvados pelo artigo 572 do Cdigo Civil. Independem de culpa, tendo origem na nocividade do fato da construo (e no em ilicitude). caso tpico de responsabilidade sem culpa (art. 554 CC). A jurisprudncia firme no sentido de que tal responsabilidade solidria entre construtor e proprietrio, dispensando prova de culpa pelo evento danoso. Apenas se admite reduo da indenizao se a obra prejudicada concorreu para o dano, seja por sua prpria insegurana ou por defeito de construo. Todavia, no se incluem nesta responsabilidade o projetista, o fiscal, nem o mestre ou encarregado das obras. O autor do projeto no responde pelos danos, pois a sua responsabilidade encampada pelo construtor, podendo este apenas chamar o projetista se provar erro ou falha na planta. Tambm o fiscal (engenheiro, arquiteto ou agrnomo), s responsvel perante quem o contratou, pois no est vinculado ao construtor, nem ao vizinho (34). Igualmente no respondem por tais danos os empreiteiros em servio e sub-empreiteiros de obras, meros artfices leigos subordinados ao construtor diplomado. No respondem nem mesmo solidariamente com o proprietrio e o construtor, pois sua responsabilidade tcnica no vai alm das suas obrigaes particulares. b) J os danos a terceiros se relacionam diretamente ao proprietrio ou ao construtor. Aqui no se aplicam as regras do direito de vizinhana (art. 555 a 572 C.C.) e no se dispensa a prova de conduta culposa do construtor e do proprietrio. Em princpio, o responsvel por danos a terceiros o construtor. O proprietrio s ser solidrio se contratou empreiteiro inabilitado (culpa in eligendo), no cabendo falar em culpa in vigilando. Assim, o construtor responde sempre pelos danos (art. 1.521, III e 1.522 C.C.), sendo solidrios autores e co-autores (art. 1.518), sem prejuzo da responsabilidade penal (arts. 256 C. Penal e 29 L.C. Penais).

O sub-empreiteiro tambm responde diretamente perante terceiros, pelos atos danosos que praticar no mbito das suas atividades, (responsabilidade extra-contratual), mas o construtor, nestes casos, responde s perante o proprietrio e vizinhos (responsabilidade sem culpa). O artigo 1.528 do Cdigo Civil, entretanto, estabelece uma exceo no caso de runa de edifcios: a responsabilidade perante os vizinhos e terceiros do proprietrio, pelo abandono negligente da construo (culpa presumida). E se o prdio estiver sendo reparado, mas ruir, a responsabilidade do proprietrio e do construtor (responsabilidade objetiva). c) A Administrao Pblica por igual responde por danos a vizinhos e terceiros, por ser a obra pblica um fato administrativo. Estabelece a Constituio Federal a responsabilidade direta e imediata do rgo administrativo contratante, decorrente s do fato lesivo da construo (responsabilidade civil objetiva) (35). Tem o Estado, todavia, o direito de regresso contra o construtor, aps indenizar o prejudicado. Na ao indenizatria no se discute culpa, sendo vedado, pois, o chamamento do construtor, cuja responsabilidade s se baseia em execuo culposa da obra. Distinguem-se, assim, o dano pelo fato da obra, que de responsabilidade da Administrao, com ou sem culpa; e o dano pelas atividades de empreiteiros, de responsabilidade destes, com culpa. Se o dano se refere, v.g., localizao da obra pblica, h responsabilidade da Administrao; se o dano advm da imprudncia, impercia ou negligncia do empreiteiro, h responsabilidade originria da Administrao, que tem regresso contra o construtor; e se o dano provm de culpa exclusiva do construtor, sem relao com o projeto da obra (v.g., transporte e depsito de materiais, construo de canteiros de obras, vedao, proteo e sinalizao dos locais de trabalho, etc), h responsabilidade originria do construtor e subsidiria da Administrao. Neste caso, o credor, ou vtima dos danos, deve provar a culpa in diligendo do construtor e a culpa in eligendo da Administrao (36). Cabe ressaltar que, nos contratos de empreitada, eventuais clusulas de excluso da responsabilidade da Administrao so nulas de pleno direito, por serem irrenunciveis e intransacionveis (37). 4. Outro tipo de responsabilida-de se refere ao pagamento por fornecimento de materiais, que tanto pode ser do empreiteiro, do proprietrio ou de ambos. Na construo por empreitada de lavor, em que o empreiteiro s trabalha, no responde ele pelo pagamento dos materiais ao fornecedor (38).

Na empreitada de materiais, o empreiteiro trabalha e fornece a matria prima, respondendo ao fornecedor pelo pagamento; para obrig-lo, exige-se escritura pblica ou instrumento particular registrado (39). Se o contrato de empreitada no for registrado, ocorre responsabilidade solidria e conjunta do proprietrio e do empreiteiro, em decorrncia do princpio que veda o enriquecimento sem causa (40) (41). J na construo por administrao, o proprietrio adquiriu material e o construtoradministrador no assume encargos; assim, no responde pelo pagamento se no comprou nem assinou pedidos; mas se comprou e assinou notas, responde solidariamente com o proprietrio. Neste caso tambm se exige registro do contrato, pois contrato no registrado implica em solidariedade (42). E na construo por tarefa, o pagamento dos materiais incumbe tanto ao proprietrio como ao construtor, conforme contratado, tanto que meros contratos verbais no podem lesar terceiros. Cabe mencionar outras espcies de responsabilidade que podem ser carreadas ao empreiteiro, como riscos da empreitada de construes. 5. H a responsabilidade tributria do construtor, salvo ajuste com o proprietrio, no tocante a impostos, PIS e outras taxas e contribuies que incidam sobre a obra. 6. Tambm os encargos trabalhistas e previdencirios podem recair sobre o empreiteiro (43). 7. Sendo o empreiteiro, moderna-mente, engenheiro, arquiteto ou agrnomo, esto igualmente sujeitos responsabilidades administrativas perante os rgos a que se subordinam, tais como o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura ) e os CREA (Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura), podendo sofrer sanes conforme seus regulamentos profissionais (44) . 8. Por final, havendo ameaa ou perigo de desabamento da obra, pode-se configurar responsabilidade penal do empreiteiro nos termos do artigo 256 do Cdigo Penal e 29/30da Lei da Contravenes Penais. III - O artigo 1.246 do Cdigo Civil O arquiteto, ou construtor, que, por empreitada, se incumbir de executar uma obra segundo plano aceito por quem a encomenda, no ter direito a exigir acrscimo no preo, ainda que o dos salrios, ou o do material, encarea, nem ainda que se altere ou aumente, em relao planta, a obra ajustada, salvo se aumentou, ou alterou, por instrues escritas do outro contratante e exibidas pelo empreiteiro ". Na determinao do preo ou da remunerao na empreitada, apresentam-se duas modalidades:

a) a retribuio contratada globalmente para a obra (march forfait), ainda que as prestaes sejam parceladas. b) pagamentos na base de medidas (tanto por metro quadrado ou cbico, p. ex.), na base de tarifas para os materiais ou parte concluda (march dvis). Pode haver empreitada com reajustamento, permitindo variao do preo em face da alterao do valor da mo de obra, transporte, materiais, etc.; na empreitada sem reajustamento, com preo certo para a execuo da obra, sem variao, independente da dos salrios ou materiais. Nesta se presume que o empreiteiro calculou a previso do acontecimento e no pode exigir quantia maior (45). Tambm a empreitada pode ser por preo de custo, compatvel com o march dvis, mas no com o march forfait (46). A discusso mais acirrada na interpretao desta norma refere-se admissibilidade de aplicao da clusula rebus sic stantibus ou da teoria da impreviso ou da supervenincia (47). CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA entende que o problema se situa na apurao dos seus requisitos, e no encontra obstculo no artigo 1.246 do Cdigo Civil, pois que a proibio nele contida para alterao do preo em razo do custo salarial ou de materiais, ao passo que a teoria da impreviso introduz elementos especficos no previstos neste dispositivos E afirma aceitar sua incidncia tanto nos setores de atividades privadas, quanto nos contra-tos com a Administrao Pblica (48). IV - Concluses Conclui-se, pois, que a norma do artigo 1.246 no impede seja aplicada a clusula rebus sic stantibus ao contrato de empreitada, conforme, alis, farta jurisprudncia (49). Neste sentido MARCO AURLIO S. VIANA ressalta que a clusula rebus sic stantibus tambm se aplica aos contratos de construo, quando fatos imprevisveis, extraordinrios, anormais, implicarem onerosidade excessiva para um dos contratantes (50). Tambm HELY LOPES MEIRELLES justifica o reajuste dos preos pela supervenincia de fatores imprevistos, ou, se previstos, incalculveis nas suas conseqncias, que desequilibram as relaes contratuais criando nus insuportveis para uma parte, em vantagem desmedida para a outra (51). Em trabalho mais recente o mesmo doutrinador reconhece que a teoria da impreviso e a conseqente recomposio do preo, no afronta o disposto no artigo 1.246 do C.C., invocando jurisprudncia do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo (52) e douta lio de FRANCISCO CAMPOS: O risco assumido pelo empreiteiro no contrato de empreitada

o risco normal e prprio do contrato e no o risco criado, contra a vontade das partes, por acontecimento extraordinrio e inevitvel, que eles no poderiam prever e que se estivesse na sua previso teria impedido a formao do contrato (53) V- Notas Bibliogrficas: 1. Jos de AGUIAR DIAS. Da Responsabilidade Civil. Rio, Forense, vol. 1, 5 ed., 1973, p. 349. 2. Tratado de Direito Privado. Rio, Borsoi 2 ed., 1963, tomo XLIV, p. 375. 3. Jefferson DAIBERT. Dos Contratos (Parte especial das Obrigaes). Rio, Forense, 1973, p. 275. 4. Art. 1.237 - "O empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela, ou s com o seu trabalho, ou com ele e os materiais. 5. Encontram-se ainda outra modalidades: empreitada a preo fixo, a preo unitrio, a preo por sries, a preo mximo, por administrao, por tarefa. Cf. E.V. MIRANDA CARVALHO. Contrato de Empreitada, Rio, Freitas Bastos, 1 ed., 1953, p. 24. A Lei 4.591, de 16.11.64, Lei dos Condomnios, distingue construo por administrao, construo por empreitada ("reajustveis ou a preo fixo, por administrao, etc) 6. A empreitada de material tambm conhecida por empreitada mista, pois alm do valor (contrato de servio), o empreiteiro fornece os materiais (contrato de compra e venda). CF. Orlando GOMES. Contratos, 3 ed., 1971, p. 296; Silvio RODRIGUES. Direito Civil, vol. III, 8 ed., 1978, p.250; Clvis BEVILAQUA. Cdigo Civil Comentado. Ed. Hist., Rio, Ed. Rio, 1975, p. 344; contrariamente PONTES DE MIRAN-DA, para quem 'a alienao foi meio para o adimplemento do dever de fazer a obra' (op. cit., p. 387). 7. Eduardo ESPINOLA. Dos Contratos Nominados no Direito Civil Brasileiro, Rio, Conquista, 2a ed., 1956, p. 307; R LIMONGI FRANA Manual de Direito Civil, S.P., Rev. dos Tribunais, 40 vol., t. II, 1969, p. 178. 8. Caio Mrio da SILVA PEREIRA. Instituies de Direito Civil, v. III, Rio, Forense, 3 ed., 1975, p. 283. 9. Direito de Construir, S.P., Ed. Rev. dos Tribunais, 3 ed. refundida, 1979, p. 241. 10. Art. 1.246 O arquiteto, ou construtor, que, por empreitada, se incumbiu de executar uma obra segundo plano aceito por quem a encomenda, no ter direito a exigir acrscimo no preo, ainda que os salrios, ou o material, encarea, nem ainda que se altere ou aumente, em relao planta, a obra ajustada, salvo se aumentou ou alterou, por instrues escritas do outro contratante e exibidas pelo empreiteiro".

11. Cfr., a propsito, acrdo inserto na Rev. Forense 247/179: "De acordo com artigo 31 do Dec. Lei n0 8.620, de 1946, nulo o contrato de construo firmado por pessoa fsica no habilitada. Havendo culpa de ambos os contratantes, a indenizao se reduz pela metade", 12. Op. cit., p. 248. 13. Hely LOPES MEIRELLES. Direito de Construir. So Paulo, Ed. Rev. dos Tribs., 3 ed., p. 252. 14. Art. 1.242 - "Concluda a obra de acordo com o ajuste, ou o costume do lugar, o dono obrigado a receb-la. Poder, porm, enjeit-la, se o empreiteiro se afastou das instrues recebidas e dos planos dados, ou das regras tcnicas em trabalhos de tal natureza. 15. Art. 1.243 - "No caso do artigo antecedente, segunda parte, pode o que encomendou a obra, em vez de enjeit-la, receb-la com abatimento no preo". Art. 234 do Cdigo Comercial: "Concluda a obra na forma do ajuste, ou, no o havendo, na forma do costume geral, o que a encomendou obrigado a receb-la; se, porm, a obra no estiver na forma do contrato, plano dado, ou do costume geral, poder enjeit-la ou exigir que se faa abatimento do preo". "Cessada a empreitada, pela sua execuo ou entrega da obra concluda a seu dono, descabida sua resciso, mas admissvel pleitear-se o abatimento no preo em razo de imperfeies apresentadas na construo" Apel. Civ. 51.609 - Uberlndia, Rei. Des. Hlio Costa, j. 01/10/79, TJMG. Jurisprudncia Brasileira, vol. 117, 1986, p. 55. 16."Cabe ao cominatria para exigir do construtor a concluso da obra de acordo com o ajuste. Improcede, porm, o pedido se a obra foi recebida, e alm disso paga, sem protesto, ou pretenso a abatimento no preo (Cdigo Civil, arts. 1.241, nico, 1.242 e 1.243) e no se trata de vcios ocultos que comprometem a solidez e segurana do trabalho de construo do edifcio" - Apel. cvel n0 22.239 -5 Cam. Cvel do Trib. Justia da Guanabara, v.u., Rel. Paulo Afonso, R.T. 374/341. "O empreiteiro de materiais e execuo, "ex vi" do art. 1.245 da lei substantiva civil, responde, durante o prazo de cinco anos, contados a partir da efetiva entrega da obra, por sua solidez e segurana". "A presuno de responsabilidade, que emerge do referido dispositivo, visa resguardar a coletividade dos riscos das construes". "Ao proprietrio incumbe a prova dos vcios e defeitos da construo no caso de pretender indenizao por danos sofridos". "Mesmo que os planos e projetos tenham sido elaborados por tcnicos estranhos aos quadros da empreiteira, no se libera esta do nus".

"O recebimento do prdio no exonera o empreiteiro de materiais e execuo por vcios e defeitos da obra, presumindo-se sempre sua responsabilidade, durante o quinqunio legal". Apelao cvel 13.576 - T.J. Santa Catarina - R.T. 535/151 17. "Se a reclamao do dono da obra ficou provada apenas quanto a pequenos defeitos aparentes, e no quanto falta de solidez e segurana do trabalho, rege-se o caso pelo art. 1.245 do mesmo diploma". STF, 2 turma. RE. n0 51.284-SP, j. 23.08.66, Rei. Min. Aliomar Baleeiro, v.u. RTJ 38/480. RT 378/366. "Indice do Cd. Civil". Odala Marins e ... p. 165. 18. J.M. de CARVALHO SANTOS. Cod. Civil Brasil Interpretado, vol. XVII, Rio, Freitas Bastos, 2 ed., 1938, p. 350. 19. Idem, op. cit., p. 254. 20. "A Responsabilidade Civil do Construtor", Rev. Tribu-nais 470/19. 21. "CONTRATO DE CONSTRUO. Se a obra, meses aps a sua entrega, apresenta defeitos que afetam sua solidez, em virtude das condies do terreno sobre as quais no foi prevenido o empreitante, a responsabilidade do construtor independe de culpa (art. 1.245 do Cdigo Civil)" - R.E. n0 107.203-2 - PR., Rel. Min. Carlos Madeira, Jurisp. STF, Lex, v. 89/242. 22. "O empreiteiro de materiais e execuo responsvel por esta e por aqueles, sejam intrnsecos ou aparentes. 0 arquiteto, como fiscal, s responde pelos vcios aparentes, pois no pode estar o tempo todo fiscalizando, mesmo porque, na hiptese contrria, no haveria necessidade de empreiteiro". Ap. Cvel n0 94.993-SP, 3 Cam. Cvel do Trib. de Alada, v.u., Rel. Dalmo Nogueira, RT 390/234. "Contrato de empreitada. Responsabilidade da construto-ra pela solidez e segurana da obra perante os condminos e da empresa encarregada das sondagens do solo e dos projetos de fundao em face daquela. Aviso, dado pela segunda recorrente primeira e por esta no transmitido aos condminos, que no configura a exceo prevista no artigo 1.245, parte final, do Cdigo Civil, pois longe est da previso dos srios defeitos verificados na obra, que lhe comprometem a solidez e segurana; pelo contrrio, o parecer cingiu-se s imperfeies encontradas em todos os prdios da cidade de Santos, assentados em fundaes sobre a areia, as quais, no obstante, aconselhou fossem utiliza-das. Recursos extraordinrios no conhecido". R.T.J. 102/ 221. 23. "Imperfeies da obra que no sejam pertinentes solidez e segurana da obra, no esto sob a disciplina do art. 1.245 do CC, que excepcional Os demais defeitos se regem pelos princpios da responsabilidade, no se devendo carregar ao empreiteiro os que se devem a especificaes do projeto a cargo de outrem, de escolha do dono da obra". R.E. 110.023-1 - RJ, Rel. Min. RAFAEL MAYER. Jurispr. STF, Lex, vol. 99/222. 24. Washigton de BARROS MONTEIRO. ob. ct. p. 195; Joo FRANZEN DE LIMA. Curso de Direito Civil Brasileiro, Rio, Forense, 1961, 2 ed., vol. II, tomo 20, p. 587;

Alfredo de ALMEIDA PAIVA. Responsabilidade qinqenal do empreiteiro-construtor, Rev. Forense. 145/34; Luiz OLAVO BAPTISTA. A Responsabilidade Civil do Construtor, Rev. Tribunais 470/-22; Marco AURLIO S. VIANA Contrato de Construo e Res-ponsabilidade Civil. SP, Saraiva, 1979, p. 55; Rev. For. 104/433, 127/433; Julgados do Tribunal de Alada Civil de So Paulo VJI/354, XII/119, RJT-SP 110/315. 25. Prescrio - Construo - Responsabilidade da empreiteira pela segurana e solidez da obra - Prazo de garantia - Art. 1.245 do CC - Prescrio inocorrente - Recurso no provido. tranqilo o entendimento jurisprudencial e na doutrina que o prazo de cinco anos prescrito no art. 1.245 do CC no para o exerccio da ao, mas sim de garantia. Verificada a existncia de defeitos, comea a correr o prazo de prescrio, que comum aos direitos pessoais (Almeida Paiva, "Aspectos do Contrato de Empreitada", p. 101, Aguiar Dias, Da Responsabilidade Civil", vol. 1/344, Clvis Bevilaqua, "Cdigo Civil", vol. 4/445). RJTJESP vol. 92/-178, 101/184, 400/258; 339/414. PRESCRIO - Construo - Responsabilidade do engenheiro-construtor - Prazo de Garantia (art. 1.245 do CC) que no se confunde com o prazo prescricional (art. 177 do CC) Recurso no provido. RJTJESP 88/198, 112/373. 26. Hely LOPES MEIRELLES, ob. cit., p. 255; Alfredo DE ALMEIDA PAIVA, Aspectos do Contrato de Empreitada, Rio, Forense, 1955, p. 105; J. AGUIAR DIAS, ob. cit., p. 405; Marco Aurlio, VIANA, ob. cit., p. 61. Acham que a regra dispositiva e que as partes podem ampli-la ou diminu-la: PONTES DE MIRANDA, ob. ct., p. 405; Clvis BEVILAQUA, ob. cit., p. 350; Caio Mrio da SILVA PEREIRA, ob. cit., p. 289. 27. RT 364/134; 327/274. 28. "O emprego de material de m qualidade ou defeituoso deve ser includo entre os vcios de construo e por eles responde o empreiteiro construtor, nos termos do art. 1.245 do Cdigo Civil". Apel. n0 235.289, 1 TACivil S.Paulo, j. 15.02.76, Rel. Mohamed Amaro, R.T. 515/124. 29. "0 construtor responde durante cinco anos pelo trabalho profissional que realiza. No caso de utilizao de aparelhos sujeitos a operaes de conservao o que alega mau funcionamento dever demonstrar que satisfez as obrigaes de limpeza a seu cargo. A quitao no exonera o construtor das obrigaes de segurana da obra. Apel. Cvel J 33.638 - T.J.Guanabara - j. 06.01.64 - Rel. Olavo Tostes, R.T. 368/380. 30. Luiz OLAVO BAPTISTA, ob. cit., p. 23/24. 31. Ob. cit., p. 255; J. AGUIAR DIAS, ob. ct., p. 361; Alfredo de ALMEIDA PAIVA, ob. cit., p. 87 e 109; E.V. MIRANDA DE CARVALHO, ob. cit., p. 244; CARVALHO SANTOS, ob. cit., p. 364.

32. Lei n0 5.194, de 1966, arts. 17 a 23. 33. Hely LOPES MEIRELLES, ob. cit., p. 256. "Na construo de obra considervel, na qual h mais de um arquiteto ou construtor, encarregados de partes distintas, cada um responde pelos prprios erros, sem dever de vigilncia sobre os demais, salvo a responsabilidade solidria do empreiteiro geral para com o dono da obra". R.T.533/182. 34. "0 empreiteiro de materiais e execuo responsvel por esta e por aqueles, sejam intrnsecos ou aparentes. o arquiteto, como fiscal, s responde pelos vcios aparentes, pois no pode estar o tempo todo fiscalizando, mesmo por-que, na hiptese contrria, no haveria necessidade de empreiteiro". R.T. 390/234. Responsabilidade Civil do Estado Construo de Rodovia - Danos a imvel - Indenizao - Ao procedente contra empreiteiro. Na construo de obras pblicas confiadas a empreiteiros particulares, se os danos causados resultam de m execuo dos trabalhos do empreiteiro, responde o executor da obra". R.T. 535/199. "Se a imperfeio causadora de desabamento de obra pblica se d por inobservncia de normas tcnicas e antes de sua entrega, inquestionvel que a responsabilidade pelo evento exclusivamente da empreiteira, no podendo ser atenuada ante a alegao de falta de fiscalizao pela Administrao. Assim, impe-se a resciso do contrato, com reembolso das quantias recebidas, acrescidos de correo monetria" - R.T. 636/157. 35. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa" (C.F. 1988, art. 37, 6 ). 36. "Empreitada - o empreiteiro responde, na forma do direito comum, pelos danos que ele ou seus empregados ou prepostos causarem a terceiros - Empreitada contratada o DNER" RJTJRGSul vol. 55/184. O Decreto-lei n0 73, de 21.11.66, criou o seguro de responsabilidade civil para a construo de imveis. 37. "A existncia de clusula contratual isentando a Prefeitura da responsabilidade pela reparao de danos causados por empreiteiro na execuo de servios, no produz efeito em relao a terceiros". Apel. Cvel n0 204.124 - T. Just. So Paulo - j. 26.10.72, Rel. Moretzohn de Castro. R.T. 449/85. 38. Art. 1.239 CC. - "Se o empreiteiro s forneceu a mo de obra, todos os riscos, em que no tiver culpa, correro por conta do dono". 39. Art. 127, 1, da Lei 6.015, de 31.12.73 (Lei dos Regis-tros Pblicos).

O fornecedor de materiais para construo no tem ao de cobrana contra o dono da obra, se no provar que este assumiu obrigao pelo pagamento" - Apel. Cvel n0 182.778Santos - v.u. - 5a Cam. Cvel TJSP - j. 28.11.69 - Rel. SILVIO BARBOSA, R.T. 411/141. Se o contrato de empreitada abrange tanto o fornecimento de mo de obra como de materiais, no o proprietrio da construo responsvel pelo pagamento destes ao vendedor". Apel. Cvel n0 2.799 - T. AI. M.G. - j. 16.10.-70, Rel. Sylvio Lemos R.T. 426/234. 40. Hely LOPES MEIRELLES, Reajustamento e recomposio de preos em contrato administrativo". R.T. 540/14. 41. "Sem contrato escrito e registrado, entre o dono da obra e o empreiteiro, o fornecedor de material no pode tomar conhecimento da responsabilidade do empreiteiro R.T. 418/137. 42. Cdigo Comercial, art. 191. 43. Na empreitada, o empregador o empreiteiro, e no o dono da obra". Rev. Forense 222/403; "0 dono da obra no responsvel pelos direitos trabalhistas de trabalhadores contratados pelo empreiteiro", Rev. Forense 244/329. 44. Lei 5.194/66, artigo 71. 45. Rev. Forense 247/129. 46. Caio Mrio da SILVA PEREIRA, ob. cit., p. 283/284. 47. So favorveis incidncia da clusula, dentre outros, Arnoldo MEDEIROS DA FONSECA, Caso Fortuito e Teoria da Impreviso, Rio, Imprensa Nacional, 1943, 2 ed., N. 241, p ,332; Eduardo ESPINOLA, ob. cit., p. 309/310; Alfredo de ALMEIDA PAIVA, ob. cit., n. 48. 48. 0b. cit., p. 285. 49. "Empreitada - Contratada a preo fixo, sem que se tenha estabelecido qualquer relao e equivalncia em UPCs -Improcedncia da ao ajuizada pela empreiteira, objetivando seja declarado seu direito ao recebimento integral das UPCs correspondente ao mtuo contratado pelo dono da obra com o agente do Sistema Financeiro da Habitao - No caso de dvida ou obscuridade o contrato deve ser interpretado contra aquele a quem incumbia o dever de clareza; vale dizer, contra quem o estipulou, no contra quem contraiu a obrigao". Rev. Jur. Trib. Just. RS, vol. 70/723. " certo que a jurisprudncia dos Tribunais j tem admitido a regra rebus sic stantibus em contratos de prazo longo em pagamentos peridicos sucessivos no curso do tempo, presumindo-se imprevisvel o colapso da moeda por circunstncias supervenientes. Mas isso no aplicvel empreitada a prazo breve, com pagamento imediato e realiza-do, tudo

numa poca que o Estado determina a cada ano a extenso da perda do poder aquisitivo. Nesse caso, o empreiteiro deve queixar-se da sua imprevidncia ou impercia em calcular a projeo da curva inflacionria". Rev. Foren-se 247/129. 50. Marco Aurlio, ob. cit. 51. Ob. Cit., p. 212. 52."Reajustamento e recomposio de preos em contrato administrativo", R.T. 540/14: "H um princpio que deve reger todas as relaes humanas: a proibio do enriqueci-mento ilcito" (R.T. 507/118).

Das könnte Ihnen auch gefallen