Sie sind auf Seite 1von 4

Ficha de Trabalho 4 Lngua Portuguesa

Prof. Paula Maral

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. L a frase seguinte. Todos aplaudiam de p os actores. Reescreve a frase na forma passiva, respeitando, na frase que escreveres, o tempo e o modo verbais.

2. Associa cada elemento da coluna A ao nico elemento da coluna B que lhe corresponde, de modo a identificares a funo sinttica desempenhada pela expresso sublinhada em cada frase. Escreve as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez. COLUNA A (a) (b) (c) (d) (e) A Maria e a Carla so amigas. Tiago, empresta-me a tua lapiseira! O filme parecia interessante. Ofereci um CD ao Joo. Ouve-me com ateno. COLUNA B (1) complemento agente da passiva (2) complemento direto (3) complemento indireto (4) predicado (5) predicativo do complemento direto (6) predicativo do sujeito (7) sujeito (8) vocativo

3. L a frase seguinte. Acabaria o trabalho, se tivesse tempo. Reescreve a frase, substituindo a expresso sublinhada pelo pronome pessoal adequado. Faz apenas as alteraes necessrias.

4. Classifica a forma verbal sublinhada na frase seguinte, indicando pessoa, nmero, tempo e modo. Quando fores biblioteca, diz-me.

5. Seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. 5.1. A frase em que a palavra o um pronome (A) O Vasco perdeu a mochila. (B) No o encontrei na escola, hoje. (C) Empresta-me o lpis. (D) Viste o meu livro?

5.2. A frase em que a palavra que uma conjuno (A) Percebeste a histria que nos contaram? (B) O professor, que muito atento, percebeu as nossas dificuldades. (C) A Maria, que prima da Vanda, anda comigo na escola. (D) O Pedro disse-me que ia chegar atrasado.

6. Em qual dos conjuntos de palavras est presente uma relao entre hipernimo e hipnimos? A) ma pra banana cereja. (B) animais gato co coelho. (C) cherne salmo sardinha carapau. (D) nau caravela bote galeo.

7. Completa cada uma das frases seguintes com a forma do verbo apresentado entre parnteses, no tempo e no modo indicados. Escreve a letra que identifica cada espao, seguida da forma verbal correta. Pretrito perfeito simples do indicativo a) Os alunos __________ (intervir) na discusso. Pretrito mais-que-perfeito simples do indicativo b) Anteriormente, j __________ (ouvir) essas histrias. Futuro simples do conjuntivo c) Quando vs __________ (ter) tempo, espero que me faam uma visita. Pretrito imperfeito do conjuntivo d) Se os alunos __________ (trabalhar) mais, teriam melhores resultados.

8. L a frase seguinte. O Pedro afirmou que tinha feito o trabalho. 3.1. Indica a funo sinttica desempenhada pela orao sublinhada. 3.2. Classifica, de forma completa, a orao sublinhada.

9. L o enunciado seguinte. O Lus disse Ana: Amanh vou visitar a minha av! Reescreve em discurso indireto a fala do Lus.

10. Indica a classe e a subclasse de palavras a que pertence mal na frase que se segue.

Depois de ter comido trs bolos, o Joo comeou a sentir-se mal. 11. Selecciona, para responderes a cada item, a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 11.1.A frase complexa que contm uma orao subordinada final (A) Comprei vrios romances policiais para ler nas frias. (B) Sempre que tenho oportunidade, consulto jornais na internet. (C) Como li toda a sua obra, conheo bem este escritor. (D) O professor garantiu que valia a pena adquirir esse livro. 11.2.A frase complexa que contm uma orao subordinada causal (A) Empresta-me esse livro, que tenho muita vontade de o ler. (B) Caso eu v Feira do Livro, compro-te um atlas lingustico. (C) Afim de conhecer melhor este autor, estou a ler uma antologia sua. (D) Surpreendeu-me que esse escritor no tenha recebido um prmio.

12.Reescreve na forma activa a frase seguinte. Os exerccios tinham sido resolvidos com facilidade pelos alunos.

13.Classifica a orao sublinhada na frase seguinte. O professor de Geografia, que adora viagens, falou-nos de pases longnquos. 14.Indica a funo sintctica que a expresso sublinhada desempenha em cada uma das frases. a) b) Entraram dois homens no caf. Ouviram dois homens a conversar.

15. Selecciona a opo em que no est presente um advrbio (A) Amanh chega do Brasil a minha melhor amiga. (B) Encontrei uma boa gramtica, mas no a comprei. (C) O meu amigo Antnio chegou a frica ontem. (D) O passageiro misterioso subiu para a embarcao.

16. Classifica a forma verbal sublinhada na frase seguinte, indicando tempo, modo e voz. Este livro ser publicado na prxima semana.

17. Reescreve as frases seguintes, substituindo a expresso sublinhada pelo pronome pessoal adequado. Faz apenas as alteraes necessrias. 17.1. Teria oferecido um presente Ana, se soubesse que era o seu aniversrio. 17.2. Amanh enviarei o relatrio, sem falta!

Das könnte Ihnen auch gefallen