Sie sind auf Seite 1von 4

IFBA: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CINCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA DISCIPLINA: ELETROTCNICA I PROFESSOR: LUCIANO TEIXEIRA DOS SANTOS ALUNO

1: ________________________________________________________ NOTA ________ ALUNO 2: ________________________________________________________ ALUNO 3: ________________________________________________________ DATA DE ENTREGA: 25/02/2013

Trabalho 1
Instrues:
1) Leia a prova com calma e ateno. Todas as informaes necessrias esto contidas nela e a interpretao faz parte da avaliao. Portanto, no consulte o professor; 2) Seja organizado na resoluo da questo e evite rasurar a sua avaliao; 3) As questes objetivas s sero aceitas com os devidos clculos na prova; 4) A prova dever ser respondida de caneta de tinta azul ou preta; Questes respondidas a lpis sero aceitas, no entanto o aluno no ter direito a contestao e nem reviso da referida questo.

RESISTORES CDIGO DE CORES


Resistores eltricos so componentes eletrnicos, cuja finalidade e oferecer oposio a passagem de corrente eltrica atravs de seu material. A essa oposio e dado o nome de "Resistncia Eltrica". Os Resistores podem ser Fixos ou Variveis, onde os Fixos so Resistores cuja resistncia eltrica no pode ser alterada (apresentam dois terminais), j os Resistores Variveis so aqueles cuja resistncia eltrica pode ser alterada atravs de um eixo ou curso (Reostato, Potencimetro). A ilustrao mostra detalhes construtivos de um resistor de filme de carbono (carvo):

Durante a construo, uma pelcula fina de carbono (filme) e depositada sobre um pequeno tubo de cermica. O filme resistivo e enrolado em hlice por fora do tubinho tudo com maquina automtica ate que a resistncia entre os dois extremos fique to prxima quanto possvel do valor que se deseja. So acrescentados terminais (um em forma de tampa e outro em forma de fio) em cada extremo e, a seguir, o resistor e recoberto com uma camada isolante. A etapa final e pintar (tudo automaticamente) faixas coloridas transversais para indicar o valor da resistncia. Resistores de filme de carbono (popularmente, resistores de carvo) so baratos, facilmente disponveis e podem ser obtidos com valores de (+ ou -) 10% ou 5% dos valores neles marcados (ditos valores nominais). Resistores de filme de metal ou de oxido de metal so feitos de maneira similar aos de carbono, mas apresentam maior acuidade em seus valores (podem ser obtidos com tolerncias de (+ ou-) 2% ou 1% do valor nominal). Ha algumas diferenas nos desempenhos de cada um desses tipos de resistores, mas nada to marcante que afete o uso deles em circuitos simples, JUSTIFICANDO EM CIRCUITOS DE PRECISAO. Resistores de fio so feitos enrolando fios finos, de ligas especiais, sobre uma barra cermica. Alguns desses tipos de resistores permitem passagem de corrente muito intensa sem que ocorra aquecimento excessivo e, como tais, podem ser usados em circuitos de potncia.

CDIGO DE CORES
Os valores hmicos dos resistores podem ser reconhecidos pelas cores das faixas em suas superfcies, para isto e utilizado o cdigo internacional de cores. Cada cor e sua posio no corpo do resistor representa um numero, de acordo com o seguinte esquema:

A PRIMEIRA FAIXA em um resistor e interpretada como o PRIMEIRO DIGITO do valor ohmico da resistncia do resistor. Para o resistor mostrado abaixo, a primeira faixa e amarela, assim o primeiro digito e 4:

A SEGUNDA FAIXA da o SEGUNDO DGITO. Essa e uma faixa violeta, ento o segundo digito e 7. A TERCEIRA FAIXA e chamada de MULTIPLICADOR e no e interpretada do mesmo modo. O numero associado a cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados aps os dgitos que j temos. Aqui, uma faixa vermelha nos diz que devemos acrescentar 2 zeros. O valor ohmico desse resistor e ento 4700 ohms, quer dizer, 4700 ou 4,7 k. A QUARTA FAIXA (se existir), um pouco mais afastada das outras trs, e a faixa de tolerncia. Ela nos informa a preciso do valor real da resistncia em relao ao valor lido pelo cdigo de cores. Isso e expresso em termos de porcentagem. A maioria dos resistores obtidos nas lojas apresenta uma faixa de cor prata, indicando que o valor real da resistncia esta dentro da tolerncia de + ou -10% do valor nominal. A codificao em cores, para a tolerncia e a seguinte:

Nosso resistor apresenta uma quarta faixa de cor OURO. Isso significa que o valor nominal que encontramos 4700 tem uma tolerncia de + ou -5%%. Ora, 5% de 4 700 so 235 ento, o valor real de nosso resistor pode ser qualquer um dentro da seguinte faixa de valores: 4 700 - 235 = 4 465 e 4700 + 235 = 4 935. A ausncia da quarta faixa indica uma tolerncia de 20%.

POTNCIA NOS RESISTORES


Quando corrente eltrica circula atravs de resistores, especificamente, e nos condutores, em geral, esses sempre se aquecem. Neles ocorre converso de energia eltrica em energia trmica. Essa energia trmica produzida, via de regra, e transferida para fora do corpo do resistor sob a forma de calor. Isso se torna obvio se examinarmos o que acontece no filamento da lmpada da lanterna. Seu filamento comporta-se como um resistor de resistncia elevada (em confronto com as demais partes condutoras do circuito). Nele a energia eltrica proveniente das pilhas, via corrente eltrica, e convertida em energia trmica. Essa quantidade aquece o filamento ate que ele adquira a cor branca e passa a ser transferida para o ambiente sob a forma de calor e luz. A lmpada e um transdutor de sada, convertendo energia eltrica em energia trmica e posteriormente em calor (parcela intil e indesejvel) e luz (parcela til).

POTENCIMETROS
Quando estudamos os resistores, vimos que estes podem ser divididos em fixos e variveis. Os resistores variveis so conhecidos como potencimetros, devido suas aplicaes como divisores da tenso em circuitos eletrnicos. Um potencimetro, conforme mostra a figura, consiste basicamente em uma pelcula de carbono, ou em um fio que percorrido por um cursor mvel, atravs de um sistema rotativo ou deslizante, altera o valor da resistncia entre seus terminais. Comercialmente, os potencimetros so especificados pelo valor nominal da resistncia mxima, impresso em seu corpo. Na pratica, encontramos vrios modelos de potencimetros, que em funo do tipo de aplicao, possuem caractersticas mecnicas diversas. Abaixo, e visto um potencimetro de fio, alguns tipos de potencimetros de pelcula de carbono.

COM BASE NESTE MATERIAL OU PESQUISANDO EM OUTRAS FONTES RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR:

QUESTO 1 (Valor 2,5 pontos)


Qual a principal finalidade dos resistores nos circuitos eltricos?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 2 (Valor 1,5 pontos)


Com relao ao valor dos resistores, estes podem ser divididos em dois tipos. Cite esses dois tipos e descreva a diferena entre eles.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 3 (Valor 1,0 ponto)


Dentre os resistores descritos existe um tipo que permite a passagem de corrente muito intensa sem que ocorra aquecimento excessivo e, como tal, pode ser usado nos circuitos de potncia. Que tipo de resistor esse?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ QUESTO 4 (Valor 1,0 ponto)


O que so potencimetros e onde so aplicados? Cite exemplos

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 5 (Valor 1,0 ponto)


Qual a relao existente entre a potncia do resistor e as suas dimenses?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ QUESTO 6 (Valor 3,0 pontos)


Determine a resistncia eltrica de cada resistor a seguir observando o cdigo de cores.

Das könnte Ihnen auch gefallen