Sie sind auf Seite 1von 18

CIEA7 #34: OS ENTRAVES CONSTRUO E CONSOLIDAO DO ESTADO A GUINBISSAU.

Antonieta Rosa Gomes


anetargomes@yahoo.com.br

O poder militar e a desedificao do estado de direito e da democracia na Guin-Bissau


Aps a proclamao da independncia do Pas em 1973, as Foras Armadas Revolucionrias do Povo (FARP), criadas pelo PAIGC durante a luta armada de libertao nacional, passaram a constituir o exrcito nacional e a integrarem alguns rgos de Soberania. Partidarizadas e politizadas at 1991, com a transio do sistema poltico monopartidrio para multipartidrio, as FARP foram legalmente despartidarizadas. Contudo os militares guineenes, continuam a intervir na vida poltica, contrariando o dever Constitucional de submisso ao poder poltico. Pretende-se com este tema analisar: O papel das Foras Armadas Revolucionrias do Povo, luz da Constituio da Repblica e o poder militar na desedificao do Estado de Direito e da Democracia. As consequncias relativas afirmao do jus imperii do Estado e os desafios.
Poder Militar, Estado de Direito e Democracia.

After the proclamation of Independence of Guinea Bissau in 1973, the Revolutionary Armed Forces of the People created by PAIGC during the national war for the freedom, have become the national army and also integrated some leader positions in the government. The FARP were legally partisan and politicized until 1991, but with the transition from single party to multiparty political system, the FARP were legally des-partisan. However, the Guinean soldiers still continue to intervene in the political life, against the Constitutional duty of the army power submission to the political power. With this subject it is intended to analyze: - The role of Revolutionary Armed Forces of People, according to the Republic Constitution and the military power taking apart the State of Law. - The consequences of the statement: jus imperii of State and challenges.
Military Power, State of Law and Democracy.

Doutoranda em Estudos Africanos.


7. CONGRESSO IBRICO DE ESTUDOS AFRICANOS | 7. CONGRESO DE ESTUDIOS AFRICANOS | 7TH CONGRESS OF AFRICAN STUDIES LISBOA 2010

Antonieta Rosa Gomes

INTRODUO
Decorridos trinta e seis anos aps a independncia, a Guin-Bissau enfrenta graves problemas da ausncia do Estado de Direito e de instabilidade poltica permanente. Implantada a Repblica numa base Constitucional, em 1973, o processo de desedificao do Estado de Direito, teve incio nos primeiros anos da independncia, com prises arbitrrias e assassinatos de cidados, acusados de terem sido colaboradores do regime colonial portugus. Em 1980, diante de uma crise econmica e poltica, foi alterada a ordem Constitucional ora vigente, atravs do golpe de Estado militar, liderado pelo Movimento Reajustador 14 de Novembro que derrubou o primeiro Presidente da Repblica, Lus de Almeida Cabral e ps fim a Unidade Guin e Cabo Verde, cujo projecto foi concebido durante a luta armada de libertao nacional, pelo Partido Africano para a Independncia da Guin e CaboVerde (PAIGC) liderado por Amilcar Cabral; e que permitiu aps a independncia, os dois pases serem dirigidos por um nico partido libertador. A unidade foi posta em causa, por se entender que no acolhia com igualdade os interesses da parte guineense e por isso era uma unidade de cavalo cavaleiro. O denominado Movimento Reajustador 14 de Novembro1 suspendeu a Constituio da Repblica, instituiu o Conselho da Revoluo formado por militares e civis e imps uma nova ordem poltica. E os dirigentes cabo-verdianos do PAIGC, entenderam por bem, criar um novo partido, que passou a denominar-se Partido Africano da Independncia de Cabo-Verde (PAICV), consumando assim, a ruptura poltica entre os dois pases. Desde ento, foram sucessivas as alteraes da ordem Constitucional pela fora das armas na Guin-Bissau. As Foras Armadas Revolucionrias do Povo, que outrora foram solues encontradas pelo PAIGC, na organizao da guerrilha para libertao nacional, com a independncia do Pas, passaram a constituir um dos entraves construo do Estado na Guin-Bissau, devido a cultura da supremacia militar e da violncia, somando-se ao dfice de boa governao do poder poltico, incapaz de modernizar a Administrao Pblica e de dar respostas aos principais problemas econmicos e sociais. E diante do entusiasmo de uma independncia e do sonho de um desenvolvimento, a sociedade guineense depara-se com o pesadelo da dependncia econmica, apatia social e instabilidade poltica. Mas porm, a GuinBissau, no nico pas africano independente com problemas estruturais, que obstaculizam a afirmao do Estado na sua dimenso poltica e social. De uma maneira geral, a maioria dos pases africanos, teve problemas econmicos, militares,

Esse movimento foi liderado pelo ento Comandante da Brigada e Primeiro-Ministro, Joo Bernardo Vieira (Nino Vieira) assassinado em Bissau, em Maro de 2009.

O poder militar e a desedificao do estado de direito

ou guerras civis, que os impediram de afirmar como Estados de Direito. E neste sentido, o etnlogo e especialista das civilizaes americanas, Jacques Soustelle2 ao referir-se ao efeito negativo da descolonizao africana, afirmou que: por toda a parte se vm ditaduras e os direitos do homem no so respeitados. Economicamente, os novos pases vergam-se ao peso das dvidas. Culturalmente, no h progressos na investigao ou na educao.(Bessa, 1996: 202).

CONCEITO DE PODER
O conceito de poder no nico mltiplo. Poder genericamente considerado objecto principal da poltica. Do ponto de vista sociolgico, poder a relao interpessoal, no qual um indivduo ou grupo, impe ao outro normas de comportamento a serem respeitadas. Este conceito exprime a ideia de dominante contra dominado. Quem detm poder domina, utiliza meios de presso para impor seus interesses. O dominante obtm do dominado aquilo que quer, em termos de bens e servios. Weber, definiu poder como probabilidade que um actor tem, de conseguir o que quer independente das resistncias (Maquet, 1970: 33)3. No vocabulrio comum e na antropologia poder e poltica so conceitos estritamente associados, e quase no se percebe a diferena entre eles. Os politlogos por sua vez, distinguem poder de poder poltico. Consideram um poder no poltico, como categoria vaga e residual. Em cincia poltica, poder genericamente considerado objecto principal da poltica, tendo como noes (autoridade, influncia, Governo, Estado, etc.). O domnio ou imprio so exercidos pela comunidade poltica, significando em suma, poder de uns homens sobre os outros. Maria Lcia Amaral, define poder como: capacidade que alguns tm para ditar os comportamentos que outros devem seguir (Amaral, 2005: 15). Georges Balandier, no livro de Antropologia poltica, defende que o poder poltico inerente toda a sociedade. Promove o respeito das regras nas quais se funda e as defende contra suas prprias imperfeies, limita no seu seio, os efeitos da competio entre os indivduos e os grupos (Maquet, 1970: 56). Esta concepo de poder por Balandier, exprime uma ideia global e geral do poder. Poder uma necessidade de qualquer sociedade, para evitar anarquia e arbtrio. Pois o poder poltico, organiza a sociedade, prescreve e delimita direitos dos indivduos e das instituies pblicas e privadas. Assim, Bertrand Russel, entende que poder conceito fundamental das cincias sociais, como a energia para a fsica. Poder capacidade de impor directa ou indirectamente determinados interesses a algum, a um grupo de
2 3

Jacques Soustelle, j falecido, foi ministro de um Governo de Charles de Gaulle, na Frana. Max Weber: Pouvoir est la probabilit quun acteur a de raliser ce quil veut en dpit des rsistances , conforme Jacques Maquet.

Antonieta Rosa Gomes

pessoas ou instituies numa determinada situao. Na verdade um conceito muito abrangente, na medida em que, exercido a diferentes nveis e por diversos grupos sociais.

PODER MILITAR NA GUIN-BISSAU


Os militares sempre partilharam poder poltico na Guin-Bissau, desde os primeiros anos da independncia e durante o sistema poltico monopartidrio nos moldes de Partido-Estado. Ocuparam funes relevantes nos poderes Legislativo e Executivo como deputados, Ministros, Primeiro-Ministro e Presidente da Repblica. Portanto, durante dezoito anos, no havia clara distino ou mesmo separao entre o exerccio militar e o exerccio de poder poltico. Pois era um regime de ditadura militar. At porque, tornou-se uma evidncia prtica, que um dos requisitos para promoo aos cargos polticos, era ter sido um grande guerrilheiro e um alto oficial das Foras Armadas Revolucionrias do Povo. As FARP tinham grande prestgio popular e influncia, derivados da gloriosa luta armada de libertao nacional, que difcil seria a negao da partilha do poder poltico com os militares. O militarismo se impunha e se sobrepunha ao poder civil, sendo que alguns militares gozavam de carisma popular, pelo facto de terem sido considerados bons comandantes e supostos vencedores de algumas frentes de luta contra as tropas coloniais portuguesas.4 A fama de combatentes lendrios fez com que alguns entendessem, que dispunham de poderes sobrenaturais que os distinguiam dos demais homens. E o carisma foi aproveitado para promoo de cultos de personalidade. Segundo Max Weber, carismtico qualidade que passa por extraordinria (condicional, magicamente em sua origem), de uma personalidade, em virtude da qual ela considerada na posse de foras sobrenaturais ou sobre-humana, ou pelo menos, e especificamente extra-cotidianas e no acessveis para mais ningum ou como mensageiro de Deus, ou como exemplar, e, em consequncia como chefe, cabea, guia ou lder (Weber, 1994). E foi neste contexto de carisma, que os militares foram promovidos as mais altas funes nos rgos de soberania de Estado na Guin-Bissau. Portanto, tinham autoridade, influncia e exerciam funes polticas. As relaes de poder de uma maneira geral, na frica e em particular na Guin-Bissau, no se limitam esfera poltica e no constituem um sistema propriamente separado. Encontram-se difusas nas redes dos diferentes grupos sociais e neste caso particular na classe castrense. Maquiavel distingue duas formas do
4

Foram os casos de Nino Vieira, Iafai Camar (j felecidos), Umaro Djal, Manuel Saturnino Costa e outros.

O poder militar e a desedificao do estado de direito

exerccio do poder: Principados e Repblicas. Nos Principados as sociedades so dirigidas por um nico homem, enquanto que nas Repblicas so dirigidas pela maioria de seus membros (Amaral, 2005: 17). Poder no sentido poltico, resultante de atribuio de competncias a um rgo ou a um conjunto de rgos de Estado. Na Guin-Bissau, salvo no perodo monopartidrio, os militares no tm competncia poltica. O exerccio do poder poltico expressamente reservado aos civis.5 Mas na prtica os militares tm poder real, com prerrogativas de impor seus interesses. A supremacia do poder militar, uma realidade contestvel mas incontornvel na GuinBissau.

ESTADO DE DIREITO
Estado na concepo moderna, sociedade poltica e juridicamente organizada, tendo como elementos: povo, territrio e soberania. A organizao jurdica e poltica do Estado, fundamenta-se na Constituio. Enquanto pessoa jurdica, o Estado sujeito de direitos e obrigaes. Estado de Direito, o primado da lei sobre o poder e os indivduos. O filsofo Aristteles, j defendia a soberania das leis, a fim de evitar a tirania do governo dos homens. Para ele, nas leis que a autoridade soberana deve residir, leis estabelecidas correctamente (Aristteles, Poltica, 10, III). Alm da primazia da lei face ao indivduo, Aristteles tambm defendia a justia da lei. Portanto, a soberania da lei em relao ao homem e as instituies pressupe leis justas. Para Pablo Verd, Estado de Direito o Estado racional, que aps lenta evoluo, surgiu superando as quatro espcies anteriores: Estado patriarcal, patrimonial, teocrtico e desptico. Verd, defende que Estado de Direito, advm de uma conquista, sendo fruto de uma luta contra as estruturas contrrias de poder: de Estado Liberal de Direito em relao ao Antigo Regime; de Estado Social de Direito, contra o individualismo e absentesmo do Estado Liberal; de Estado Democrtico de Direito, que contrasta com as estruturas socio-polticas do modelo anterior que so: individualismo, neocapitalismo opressor, sistema de privilgios ( Verd, 2007: 137). Para Verd, cada uma dessas espcies resulta de um progresso em relao anterior. Este conceito demonstra que o Estado de Direito resultante de uma evoluo. A burguesia inconformada com o Estado Absolutista, promove revolues liberais, para limitar poderes do Soberano ( Hauriou, 2003: 312). E o Estado passa a ter direitos e deveres nas relaes sociais com os cidados.
5

Nas primeiras eleies democrticas de 1994, o ento Presidente da Repblica, General Joo Bernardo Vieira, para se candidatar Presidente da Repblica, passou antes para reserva, por imperativo Constitucional da incompatibilidade do militarismo com a poltica.

Antonieta Rosa Gomes

A origem do Estado de Direito porm, suscita controvrsias. Alguns entendem, que o Estado de Direito, surgiu com os movimentos polticos e ideias do liberalismo do sculo XIX, concretamente a partir da Revoluo Francesa, como forma de delimitar os poderes do Monarca no Estado Absolutista. Para outros, a primeira formulao filosfica do Estado de Direito, encontra-se nos escritos de Immanuel Kant, embora ele no tenha usado concretamente o termo Rechtsstaat do direito alemo das dcadas de 1800. Mas no seu escrito de 1784, intitulado Ideia para uma Histria Universal sob perspectiva Cosmopolita h uma reflexo sobre o tema, quando se refere a formao de uma sociedade justa: e quais os princpios que devem constar dessa formulao, considerada universalmente justa, quais as instituies que melhor serviro esses princpios, como garantir a obedincia dos homens a essas instituies e como assegurar a paz nessa comunidade poltica? As respostas a estas questes encontram-se em vrios ensaios posteriores de Kant. Para ele, os princpios universalmente justos num Estado de Direito so: Primeiro O Estado deve garantir a liberdade. E essa liberdade deve ser assegurada atravs da lei. Segundo O Estado deve garantir a igualdade como base de justia social, que coabita com diferenas de facto ou entre indivduos. Esta igualdade a que se refere Kant, uma igualdade jurdica, ou seja, o que normalmente designado de igualdade de todos perante a lei. Terceiro O Estado deve garantir a Justia. A justia que poder assegurar, a independncia de cada um como cidado e promover a confiana nos rgos de Estado. S um Estado de Direito, o que aplica todos esses princpios. Para Jellinek, o Estado de Direito, surge como corolrio da soberania, para delimitar os poderes dos rgos Constitucionais. So fundamentais num Estado de Direito: garantias do direito vida, integridade fsica, liberdade, igualdade dos cidados, independncia dos Tribunais, interdependncia dos rgos polticos, os princpios de constitucionalidade e da legalidade da Administrao ( Jellinek, 2000: 351). consensual em doutrina, que a expresso Estado de Direito, teve sua origem na Alemanha, no sculo XIX, pelo conceito de Rechtsstaat.6 Mas a prpria doutrina anunciou, que a concepo do Estado de Direito, est actualmente em crise nos pases africanos de uma maneira geral e na Guin-Bissau em particular. Num Estado de Direito, o poder s pode ser exercido com fundamento na Constituio, e nas leis que se conformam com ela, a fim de garantir os direitos fundamentais da pessoa humana como a vida, a integridade fsica, a liberdade, a justia e a segurana. Desta concepo do Estado de Direito, dois elementos se
6

Rechtsstaat (Estado de Direito), foi introduzido por Robert Von Mohl, prof. de Direito Poltico da Universidade Tbingen, na Alemanha.

O poder militar e a desedificao do estado de direito

destacam: o princpio da constitucionalidade das leis, e o da legalidade. Tomando por base esta concepo do Estado de Direito, associada a ideia de Kant, de construo de uma sociedade justa, urge-nos indagar se a Guin-Bissau ou no um Estado de Direito. A resposta a esta indagao simples, a Guin-Bissau um Estado de no Direito, porquanto no esto garantidos os direitos vida, integridade fsica dos cidados, justia, liberdade e segurana, seno pela Constituio. E o poder militar auto-afirmou-se, funcionando margem da Constituio e das leis da Repblica, e no existem rgos com poderes suficientes para delimitar ou proibir os excessos da classe castrense. A justia um paradigma zero. Desde os primrdios da independncia, as prises arbitrrias, os assassinatos dos ex-comandos, exmilcias e fuzilamentos pblicos de civis, acusados de terem colaborado com o regime colonial portugus, demonstraram que a edificao do Estado de Direito na GuinBissau, era uma utopia. Portanto, os poderes no funcionavam e no funcionam de acordo com as normas pr-estabelecidas. O princpio da rule of law, no era e no observado na Guin-Bissau. Pois conforme Canotilho, os ingleses entendem por este conceito, a obrigatoriedade de adopo de um processo justo, sempre que houver necessidade de julgar e punir os cidados; igualdade de acesso dos cidados aos tribunais e o direito de defesa; a supremacia da lei e dos costumes, face ao poder real; a supremacia dos actos parlamentares face as decises do executivo (Canotilho, 1999: 24- 25 e 2003: 93- 94). Na verdade existe na Guin-Bissau, um poder real (militar), que no se subordina ao poder civil, no se submete lei e a justia e contra o qual, no se instaura o devido processo legal, para julgar e punir os arbtrios cometidos.7 Somos obrigados a aceitar, que o princpio da legalidade na Guin-Bissau uma garantia formal, mas no de facto. Na prtica, vigora a rule of men and not of law.8 A justia deve ser um consenso racional, por forma a alcanar o bem comum, garantindo uma coexistncia pacfica entre os cidados ( Rawls, 2008). As leis devem fundar-se na justia e impor-se a todos para garantir a paz social. Pois a justia constitui um fundamento do Estado de Direito. Mas porm, na Guin-Bissau a justia no um consenso racional e as leis no se impem a todos. E por consequncia, desenvolvese uma cultura de assassinatos, com instinto de malvadez numa total impunidade. o direito vida dos mais fortes contra os mais dbeis. Embora o acesso justia seja considerado como um direito social fundamental, nas sociedades modernas, a sua efectividade vaga. A efectividade absoluta ou perfeita seria uma igualdade de armas
7

Apesar de ter havido assassinatos, espancamentos e detenes arbitrrias de cidados pelos militares, estes nunca foram julgados e punidos. Portanto, verifica-se uma impunidade e supremacia militar em relao a todos os rgos de soberania do Estado. 8 Rule of men and not of law (supremacia de homens e no da lei), traduo feita pela autora.

Antonieta Rosa Gomes

(Cappelletti, 2002: 15). As noes de justia e de bem-estar fazem parte do Estado de Direito, na sua concepo moderna. Mas na Guin-Bissau, encontram-se ausentes. Modernamente, est implcita no conceito de Estado de Direito, a ideia de prestao de assistncia social aos cidados. O conceito de Estado Social foi originariamente das Constituies: Mexicana de 1917 e de Weimar de 1919. O Estado de Direito, adquire a dimenso social para ser um Estado Social, mediante sua interveno econmica e prestao de assistncia social a sociedade (Novais, 2006: 183). Na Guin-Bissau, devido a precria prestao de assistncia social aos cidados, no se pode falar de Estado Social. Neste sentido, o Estado est ausente. E o Estado de bem-estar geral, acaba por gerar mal-estar. As normas constitucionais e legais em vigor, no que se refere ao dever do Estado para com os cidados, nada tem a ver com a real situao de facto. Portanto, a implantao do Estado de Direito na Guin-Bissau, verifica-se uma tentativa falhada. No se edificou nenhum Estado de Direito ps-independente, seno formalmente. As razes polticas, administrativas e de justia explicam a inexistncia do Estado de Direito na Guin-Bissau. E somam-se a isso, as deficincias materiais do Estado, em controlar todo o espao territorial (areo, martimo e terrestre), de sua rea de soberania, o que tem favorecido actos de pirataria martima(furtos de peixes, mariscos, etc.) por barcos de pescas estrangeiros e o desenvolvimento de uma rota de trfico de drogas da Amrica Latina para a Europa.

FACTORES ENDGENOS DA CRISE ECONMICA E SOCIAL DO ESTADO


A falta de prestao de servios de assistncia social aos cidados guineenses, deve-se aos problemas internos, derivados da m administrao dos recursos de Estado no interesse geral, e do desvio da Ajuda externa para os sectores sociais da educao e da sade, para outros fins. Pois no existem argumentos convincentes, que expliquem a actual situao, de carncias sobretudo na rea da sade, caracterizada pela insuficincia de hospitais, de centros de sade, faltas de equipamentos e de especialistas nas difirentes reas. A ausncia de uma poltica de enquadramento de quadros, resultou na fuga de mdicos para o exterior. No sector da educao, as degradadas estruturas fsicas das escolas do ensino secundrio, o nmero insuficiente de escolas pblicas, para responder as necessidades das populaes sobretudo, das zonas rurais e a ausncia de um ensino de qualidade, no se justificam pela falta de recursos materiais e humanos, mas pela incapacidade de gesto dos recursos existentes. A degradao da vida econmica e social e o baixo salrio da Funo Pblica, cujo o mnimo mensal actual de 19.200,00 FCFA

O poder militar e a desedificao do estado de direito

correspondentes a 29,90 e a USD 38,14 no se devem ao Programa de Ajustamento estrutural imposto pelo sistema de Bretton Woods (Banco Mundial e FMI) e nem se explicam por falta de Ajuda externa. Mas antes pela falta de investimentos nos sectores produtivos, particularmente na agricultura, constituindo obstculos ao crescimento e desenvolvimento econmicos, produzindo a pobreza e gerando a dependncia econmica externa do Pas. Por outro lado, a corrupo generalizada na Administrao Pblica que se manifesta, pelo nepotismo, clientelismo, desvio de dinheiro pblico e partidarizao de cargos administrativos, constituram grandes obstculos modernizao da Administrao. A degradao dos nveis de vida atingiu de forma indiscriminada todos os servidores de Estado, de tal sorte, que se estabeleceu prtica de corrupo generalizada, com vista a sobrevivncia. o que Bayart denomina de politique du ventre.9 Ele entende que a expresso politique du ventre ( poltica da barriga), deve ser tomada na plenitude de sua significao. No somente de barriga, mas tambm de poltica. E afirma que esta forma de poltica africana, possui uma caracterstica que no obrigatoriamente de lucro ( Bayart, 1989: 288- 296). Para ele, a corrupo da mesma forma que os conflitos impropriamente qualificados de tnicos a manifestao banal dessa poltica da barriga. Contrariamente ao que podemos imaginar, a corrupo, a delapidao dos bens pblicos, no so atributos dos poderosos. Elas so condutas polticas e sociais, que partilham a pluralidade dos actores, em maior ou menor escala (Bayart, Mbembe, & Toulabor, 1992). A reforma da Administrao Pblica, iniciada em 1990, at agora est em curso. E graas a precariedade administrativa, no se pode falar de servio pblico de Estado, no verdadeiro sentido de prestao de comodidades s populaes. Nos primeiros anos aps a descolonizao, a Guin-Bissau, semelhana de outros Estados Africanos, consolidou sua independncia poltica, como condio necessria para implementao de uma nova Administrao de Estado, adaptada as reais necessidades das populaes. Mas porm, esse perodo de tempo verificou-se insuficiente, porque no se conseguiu estabelecer as bases para a construo e consolidao da Administrao do Estado ps-colonial. O territrio, a populao e o poder poltico, no so suficientes para implantao de um Estado. preciso que esta entidade que aspira as prerrogativas de Estado, tenha as possibilidades naturais, econmicas no s de fazer com que as populaes vivam, mas de lhes proporcionar um bem-estar social. Na verdade, NKrumah, havia esclarecido, que seria importante que os africanos conquistassem sua independncia, esperando que a partir da, tudo
9

Jean- Franois Bayart : lexpression de politique du ventre doit tre prise dans la plnitude de sa signification. Il ne sagit pas seulement de ventre mais aussi de politique.

Antonieta Rosa Gomes

10

seja uma conquista, particularmente a independncia econmica, (Yameogo, 1993: 29-55). O problema da dependncia econmica externa, no um problema particular da Guin-Bissau, mas dos pases africanos de uma maneira geral. Os fracos investimentos nos sectores produtivos, como motor do desenvolvimento econmico e da industrializao, fazem com que os pases africanos continuem sendo apenas, principais fontes de matria prima. Frederick Cooper, afirma que, a ironia do perodo de 1960-73 que os regimes ps-coloniais ao tentarem estabelecer a autonomia da Nao, reforaram a dependncia econmica externa da era colonial (Cooper, 2002: 92).10 Os factores econmicos e administrativos so as causas principais da ausncia do Estado Social na Guin-Bissau.

DEMOCRACIA VERSUS CRISES POLTICO- MILITARES


A democracia um conceito que vem da Grcia antiga, em Atenas no sculo V antes de Cristo. uma forma de governo, no qual o povo detentor do poder, como forma de se opor a oligarquia e a tirania. Pretende-se com a democracia, uma participao directa e activa dos cidados na vida poltca do pas. A democracia procura estabilizar-se atravs do direito, estabelecendo as bases para o exerccio dos direitos cvicos dos cidados. Para Schumpeter, democracia no governo do povo, mas um sistema que permite ao povo aceitar ou recusar os homens que iro govern-los (Schumpeter, 1994). Ele defende, que as condies mais importantes da democracia, so as relativas a separao e delimitao de poderes; o respeito pelas medidas governativas; o respeito pelas opinies e a tolerncia. O governo eleito livremente pelo povo, deve estar preparado e assumir as suas responsabilidades. Actualmente no existe um conceito completo e perfeito de democracia, diante de suas variantes nas sociedades modernas, particularmente as africanas. E por consequncia, no existe um modelo ideal e nico de democracia, contudo na sua essncia deve assegurar os valores da liberdade, participao e igualdade para construo de uma sociedade justa. H controvrsias no que se refere a aplicabilidade do conceito de democracia nos pases africanos. Alguns entendem, que existem obstculos econmico e cultural para a democratizao da frica e outros entendem que no. Ns partilhamos da opinio, de que a democracia no um conceito que se aplica exclusivamente as sociedades Ocidentais. As normas e os princpios democrticos so universais. As instituies democrticas e as formas de seus funcionamentos, variam no tempo e no
10

Frederick Cooper: The irony of the period 1960 -73 is that post-colonial regimes intent on establishing the autonomy of the nation, reinforced the externally dependent economy of the colonial era.

11

O poder militar e a desedificao do estado de direito

espao (Ntalaja, & Lee, 1998: 10). As questes culturais, econmicas e sociais no podem obstaculizar a aplicao da democracia em frica; porquanto entre outros princpios democrticos, o africano aspira a liberdade e a igualdade. Nenhuma construo humana da democracia perfeita. um processo contnuo de promoo da igualdade, das liberdades e dos direitos fundamentais aplicvel a todas as sociedades. A actuao do Estado no se limita hoje, apenas a delimitao do arbtrio atravs da lei isto , ao Estado de Direito, nem to pouco a intervenes econmicas e prestao de assistncia social aos cidados, Estado Social, mas a tomada de decises atravs de rgos eleitos pelo povo, Estado de Direito democrtico. O Estado de Direito evoluiu para o Estado de Direito democrtico. E o Estado de Direito democrtico surge com a legitimao dos poderes atravs de eleies livres e pluralistas. Na Guin-Bissau, assim como noutros pases africanos, a democracia surgiu como resultado da evoluo do Estado e pelo condicionalismo internacional para ajuda financeira.11 O surgimento virtual ao invs da real democracia em frica, no foi apenas consequncia de sucessos dos lderes histricos na abertura dos sistemas polticos, mas foi o resultado externo de uma interaco mais complexa de interesses e motivaes ( Joseph, 1999: 61).12 Foi neste contexto de interesses e motivaes que em 1991, implantou-se o multipartidarismo que sucedeu os dezoito anos do monopartidarismo dirigido pelo PAIGC. E a implantao do novo regime democrtico, alicerou-se no Constitucionalismo, que resultou na reviso da Constituio e num quadro legislativo adaptado ao novo modelo poltico democrtico. O PAIGC, deixa de ser a nica fora poltica dirigente da sociedade. Assegurado o pluralismo poltico e social, surgiram partidos polticos, organizaes de defesa dos direitos humanos, organizaes no governamentais, sindicatos etc. A nova Constituio, alm de estabelecer o princpio da separao dos poderes: Legislativo Executivo e Judicirio, estabelece as eleies pluralistas como forma de conquista e de legitimao dos rgos do poder poltico. O artigo 20 define competncias das Foras Armadas Revolucionrias do Povo: 1 As Foras Armadas Revolucionrias do Povo (FARP), instrumento de libertao nacional ao servio do povo, so a instituio primordial de defesa da Nao. Incumbe-lhes defender a independncia, a soberania e a integridade territorial
11

As mudanas no leste da Europa, queda do Muro de Berlim, abertura do regime socialista sovitico Perestroika, influenciaram as mudanas no Continente africano de uma maneira geral e em particular na Guin-Bissau. 12 Richard Joseph, caracteriza a democracia virtual pela construo da base formal do Estado no isolamento dos cidados na tomada de decises-chave(especialmente econmicas), manipulao das transies polticas pelos actores, fraudes eleitorais e violncia para legitimao do poder.

Antonieta Rosa Gomes

12

e colaborar estreitamente com os servios nacionais e especficos na garantia e manuteno da segurana interna e da ordem pblica. 2 dever cvico e de honra dos membros das FARP participar activamente nas tarefas da reconstruo nacional. 3 As FARP obedecem aos rgos de soberania competentes, nos termos da Constituio e da lei. 4 As FARP so apartidrias e os seus elementos, no activo, no podem exercer qualquer actividade poltica. O Estado de Direito democrtico deve subordinar-se a soberania popular e os cidados devem participar no exerccio do poder poltco de acordo com a lei (Montesquieu, 2005: 32). A Constituio a lei fundamental de um pas e por isso, deve ser respeitada. Mas na Guin-Bissau, convm indagar se as Foras Armadas Revolucionrias do Povo, tm cumprido o seu papel conforme a Constituio da Repblica. A Resposta a esta indagao simples, no. Alm de intervenes na vida poltica, tm adoptado uma conduta de no subordinao ao poder poltico. A despolitizao constitucional das Foras Armadas Revolucionrias do Povo, no se traduz na prtica e pe em causa o jus imperii (direito do imprio, de mandar, de governar), do poder poltico. O constitucionalista e analista poltico Carlos Vamain, em obra colectiva intitulada: 50 ans aprs, quelle indpendance pour lAfrique?, na sua anlise sobre os 35 anos da independncia da Guin-Bissau, esclarece:que a adopo do sistema poltico multipartidrio, no se fez acompanhar com a necessria adequao e redimensionamento das Foras Armadas apropriadas a um Estado de Direito democrtico. Elas sempre foram mantidas com as funes de brao armado do partido no Poder (Vamain, 2010: 581). Portanto, as Foras Armadas Revoluciorias do Povo, estagnaram no tempo, com as estruturas mentais do Partido-Estado. A democracia guineense Como se pode constatar na actualidade, a democracia no conceito exclusivo do Ocidente, mas igualmente das sociedades africanas e no caso concreto, da sociedade guineense. As facilidades ou dificuldades de sua implementao e consolidao variam no tempo e no espao e de acordo com a vontade da classe poltica dirigente da sociedade. Na Guin-Bissau, as sucessivas crises polticomilitares desde 1998, a esta parte, com interrupes de mandatos de poderes eleitos democraticamente, fragilizaram o poder poltico e as instituies democrticas. O poder judicirio, ao qual se garantiu uma independncia em relao ao poder poltico, como forma de no permitir a ingerncia poltica nas decises dos Tribunais, assegurando a coexistncia pacfica entre os cidados, algumas vezes, teve que se submeter ao poder poltico, abdicando de sua real independncia revelia da

13

O poder militar e a desedificao do estado de direito

Constituio e da lei.13 Por um lado, a ingerncia dos militares na vida poltica e sua no subordinao ao poder poltico, constituem estrangulamentos implementao e consolidao da democracia, por outro lado, a ingerncia do poder poltico nos Tribunais, tem contribudo para a no afirmao do Estado de Direito democrtico na Guin-Bissau. A justia pedra basilar do Estado de Direito. No se pode pensar no Estado de Direito democrtico, sem uma justia independente. Houve porm, democracias que existiram sem Estado de Direito: a jacobina, a cesarista, a sovitica e a ateniense. E na Alemanha no sculo XIX, houve Estado de Direito sem democracia (Miranda, 2007: 67). A democracia guineense uma dessas espcies, porque no se afirma num Estado de Direito. Difcil a consolidao de uma democracia sem Estado de Direito, e com as Foras Armadas politizadas e no subordinadas ao poder poltico. Se as Foras Armadas tm constitudo uma ameaa para as autoridades polticas, como comprovam os factos na histria dos golpes de Estado, o Estado de Direito tem contribudo para estabilizar as Foras Armadas, promovendo sua neutralidade poltica num pas de democracia (Yameogo, 1933: 54). Na Guin-Bissau, a situao diferente. O Estado carece de mecanismos institucionais com poderes para estabilizar as Foras Armadas Revolucionrias do Povo e promover sua neutralidade poltica. Em razo disso, verifica-se uma promiscuidade entre o poder poltico e os militares de tal sorte, que aqueles perdem moral diante destes, para impor e fazer cumprir determinadas condutas. As intervenes das FARP na vida poltica, no resultaram apenas no quase confisco do poder civil, mas tm gerado tendncias a criao de uma nova classe social, com fortes influncias na Administrao do Estado e na vida econmica e implicaes no trfico de drogas. A democracia guineense, caracteriza-se por uma permanente interveno militar na vida poltica, fragilidade das instituies pblicas e uma incapacidade do poder poltico para mudar a situao. Para Habermas: a poltica no deve ser assimilada a um processo hermenutico de auto-explicao de uma forma de vida comum ou de identidade colectiva ( Habermas, 1996: 23)14. As decises polticas diferem das ticas e devem ser tomadas para correco dos males ou comportamentos que afectam a vida colectiva. No caso da Guin-Bissau, a ausncia de uma poltica de Defesa Nacional, tem sido um dos factos geradores do conflito no seio das Foras Armadas. Deve-se reconhecer, a falha do poder poltico. Neste contexto, a falta de liderana dos sucessivos Governos foi decisiva. E isso, conduziu a um acrscimo desregrado do
13

Em 2001, o ento Presidente Koumba Yal, exonerou e mandou prender o Presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal de Justia, eleitos pelos seus pares nos termos da Constituio e da Lei da Magistratura Judicial e nomeou outros para o exerccio dessas funes. 14 Politics may not be assimilated to a hermeneutical process of self-explication of a shared form of life or collective identity.

Antonieta Rosa Gomes

14

nmero dos efectivos militares que actualmente so 4.565. E consomem uma grande parte do Oramento do Estado, em prejuzo dos sectores sociais e produtivos. Conforme afirma Schumpeter, no conceito de democracia a ideia de uma liderana fundamental,15 para decidir ou conduzir tomada de decises. E defende, que o lder deve conquistar o seu poder atravs de eleio, isto como forma de afastar a conquista da liderana, pelo uso da fora (Schumpeter, 1994). Os Governos democrticos africanos de uma maneira geral, carecem de lderes carismticos, conforme a ideia de liderana carismtica sustentada por Max Weber. E por isso e por consequncia de muitos problemas mal resolvidos, acrescidos da injustia social, os Governos e Presidentes africanos ficam vulnerveis aos golpes de Estado. A cultura de impunidade, tem caracterizado os regimes africanos ps-coloniais (Harbeson, 1999: 53). E a Guin-Bissau no uma excepo. O direito de depor os governantes por indignidade (misconduct) segundo Edmund Burke, esteve na base de vrias revolues e Repblicas na Frana (Burke, 1982: 64).16 Mas o direito de depor os governantes pelo uso da fora, no est previsto pela Constituio da Repblica da Guin-Bissau; at porque, entraria em contradio com o regime democrtico. Em democracia, o povo que detm o poder de destituir os governantes, atravs de eleies, sejam quais forem as suas condutas. Mas para que isso acontea num pas de democracia, preciso que haja desmantelamento de todos os meios repressivos do sistema monopartidrio, por forma a permitir que os cidados manifestem livremente, a favor ou contra os actos de governao. E as organizaes da sociedade civil: associaes, ONGs, sindicatos etc., devem exercer livremente os seus direitos nos termos da lei. Mas na Guin Bissau, o poder poltico utilizou algumas vezes meios repressivos, para impedir manifestaes que visam contestar actos de governao, o que configura restrio de um dos princpios democrticos, a liberdade. O regime democrtico guineense muito instvel.

QUE ESTADO, QUE DEMOCRACIA E QUE FORAS ARMADAS PARA A GUINBISSAU?


Aps a anlise dos estrangulamentos afirmao do Estado e consolidao das instituies democrticas na Guin-Bissau, convm analisarmos os modelos de Estado, de democracia e das Foras Armadas apropriados ao desenvolvimento do pas.
15 16

O lder goza de legitimidade e rene as condies para influenciar as opines e tomada de decises. Edmund Burke, entende que as diferentes Repblicas instauradas outrora na Frana, atravs das revolues, devem-se a condutas inapropriadas dos governantes (misconduct).

15

O poder militar e a desedificao do estado de direito As diferentes formas de Estado, registadas pela histria surgiram da evoluo;

sendo que cada Estado, o resultado da evoluo do anterior. Naturalmente o Estado da Guin-Bissau, seja de que forma se apresente hoje : Estado de no direito, Estadofalhado, etc., tende a evoluir para uma outra forma diferente. Como afirma Jorge Miranda: O Estado no cristaliza nunca numa frmula acabada, est sempre em mutao, atravs de vrias fazes de desenvolvimento progressivo e as vezes (regressivo) (Miranda, 2003: 49). Para que a evoluo do Estado na Guin-Bissau, no seja ainda mais regressiva do que j , precisa ser orientada atravs de uma reforma adequada concebida e executada pelo poder poltico, sob pena de ruptura poltico-social, liderada por grupos radicais. Diante do actual Estado de no direito ou do arbtrio, precisa-se de um Estado de Direito, baseado no princpio da rule of law para assegurar a coexistncia pacfica entre os homens e o regular funcionamento das instituies. Relativamente a democracia, embora no exista um modelo ideal e nico, mas h valores que constituem sua essncia: liberdade, igualdade, tolerncia e participao dos cidados na vida poltica do pas. E modernamente, no se pode conceber a democracia dissociada do princpio da separao dos poderes. Portanto, a democracia busca sua estabilizao na separao dos poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. A democracia foi implantada na Guin-Bissau, sem Estado de Direito e sem efectiva despolitizao das Foras Armadas Revolucionrias do Povo. A democratizao da sociedade guineense, requeria no s as revises da Constituio e das leis como se fez, mas igualmente o desmantelamento das estruturas coercivas que foram implantadas no regime monopartidrio de Partido- Estado, que no se fez.17 No basta falar de democracia, mas preciso que o quadro institucional reflicta a democracia representativa pela sua complexidade ( Miranda, 2007: 59). Neste sentido, a Guin-Bissau precisa de uma Democracia com Estado de Direito, para ser um Estado de Direito democrtico. E quanto as Foras Armadas Revolucionrias do Povo (FARP) na sua maioria, eram antigos guerrilheiros da luta armada de libertao nacional, que aps a independncia, passaram a constituir o exrcito nacional. Mas desde 1974, data efectiva da assuno ao poder pelo PAIGC na Guin-Bissau, at 1998 data do conflito poltico-militar, no havia poltica de Defesa Nacional, concretizada em legislao para definio de misses das FARP. Foi aps o conflito poltico militar, que o poder poltico apercebeu que algo de errado existia com o vazio legal. Em 1999, foram aprovadas a Lei Orgnica de Bases da Organizao das Foras Armadas,18 que criou
17 18

No tem interesse e nem faz sentido a existncia de polcia poltica num regime democrtico. Lei n 5/99 de 7 de Setembro de 1999.

Antonieta Rosa Gomes

16

o Conselho Nacional Superior de Defesa, presidido pelo Presidente da Repblica e que integra o Governo, atravs do Primeiro-Ministro e alguns Ministros, inclusive os da Defesa, do Interior e dos Negcios Estrangeiros; e a Lei de Defesa Nacional das Foras Armadas.19 Estas leis, visam completar as disposies constitucionais e disciplinar as Foras Armadas, atribuindo-lhes misses concretas em tempos de paz. Mas a contnua ingerncia dos militares na vida poltica, os assassinatos de adversrios e outros males, no reflectem o esprito da Constituio e das leis e demonstram a necessidade de reforma profunda no sector de Defesa. A Comunidade Internacional, particularmente a ONU20 e a UE, manifestaram interesse em apoiar a Reforma do Sector da Defesa e Segurana. A Reforma do Sector da Segurana (RSS), concebida pela Unio Europeia, inclui no s o sector de Defesa, mas da Justia, Administrao Pblica e outras reas de soberania do Estado, alm de sectores no governamentais; no obstante, algumas reformas j tinham sido iniciadas pelo Governo guineense, nas reas da Administrao Pblica e Justia.21 A implementao e o sucesso da Reforma do Sector da Segurana dependem da vontade poltica e militar e do interesse da Comunidade Internacional, em conceder os apoios financeiros e materiais necessrios. Mas constata-se que poucos avanos foram conseguidos pela misso da Unio Europeia em Bissau, com vista a implementao da RSS, pelo que convm diagnosticar as razes e redefinir as estratgias de actuao (Monteiro & Morgado, 2009). As FARP esto divididas em faces e mal conseguem assegurar a estabilidade no seu prprio seio e muito menos garantir a estabilidade e a paz na Guin-Bissau. E sem paz, no h desenvolvimento. Por isso, necessrio uma reconciliao e ordem no seio da classe castrense, para afastar qualquer pretenso de luta pelo poder, atravs do uso da fora. E compete ao poder poltico, propor medidas correctivas da desordem. O recurso aos mecanismos internacionais para a manuteno da paz, como a fora de estabilizao, anunciado pelo Presidente da Repblica, deve ser objecto de referendo popular, nos termos do artigo 85, b) da Constituio da Repblica. No se trata de um assunto de mera gesto administrativa, mas de soberania nacional. E o soberano, o povo. Pois o que se pretende, que as Foras Armadas cumpram o dever de obedincia ao poder poltico, sejam apartidrias e despolitizadas; defendam a independncia, a soberania e a integridade territorial; participem nas tarefas da
19 20

Lei n 6/99 de 7 de Setembro de 1999. A ONU, desde 1999, criou um Gabinete para a consolidao da paz na Guin-Bissau (UNOGBIS), agora denominado UNIOGBIS. 21 Por fora dessas reformas, houve desvinculaes dos funcionrios pblicos; levantamento do estado dos estabelecimentos prisionais e reparaes de algumas prises.

17

O poder militar e a desedificao do estado de direito

reconstruo nacional e colaborem estreitamente com os servios nacionais na manuteno da segurana e da ordem pblica. As FARP, devem respeitar a Constituio e as leis da Repblica.

CONCLUSO
As Foras Armadas so detentoras de poder e constituem um dos obstculos afirmao do Estado de Direito democrtico na Guin-Bissau. A despolitizao constitucional das FARP, no se concretizou na prtica. O sistema poltico multipartidrio, foi implantado sem um Estado de Direito. A democracia guineense, precisa de Estado de Direito para consolidar. Os entraves construo e consolidao do Estado na Guin-Bissau, residem na incapacidade dos rgos de soberania do Estado, de cumprirem e fazerem cumprir a Constituio e as leis. preciso repensar o Estado na Guin-Bissau, na sua dimenso e prerrogativas de Estado de Direito.

BIBLIOGRAFIA
Amaral, M. L. (2005). A forma Republicana: Uma introduo ao estudo do direito constitucional. Coimbra Editora. Bayart, J.- F. (1989). Ltat en Afrique. La politique du ventre. Paris: Fayard. Bayart, J.- F., Mbembe, A., & Toulabor, C. (1992). Le politique par le bas en Afrique noire : Contributions une problmatique de la dmocratie. Paris : Karthala. Bessa, A. M. (1996). A arte de governar : Ensaios sobre classe dirigente e frmula poltica. Lisboa: Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas. Burke, E. (1982). Da monarquia na Constituio inglesa. In Reflexes sobre a Revoluo em Frana (pp. 53 67 ) [ Trad. Renato Assumpo Faria, Denis Fontes de Souza Pinto, & Carmem Ldia Richter Ribeiro Moura]. Editora da universidade de Braslia. Canotilho, J. J. G. (1999). Estado de direito. Cadernos Democrticos (1 ed.), 24 -25. Canotilho, J. J. G. (2003). Direito Constitucional e Teoria da Constituio (7 ed.). Coimbra: Almedina. Cappelletti, M. (2002). Acesso Justia [Trad. Ellen Gracie Northfleet]. Porto Alegre: Sergio Fabris. Cooper, F. (2002). Africa Since 1940: The past of the present. Cambridge: University Press. Habermas, J. (1997). Direito e democracia: entre facticidade e validade ( Vol. II ) [Trad. Flvio Beno Siebeneichler]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. Harbeson, J. W. (1999). Rethinking democratic transitions: Lessons from Eastern and Southern Africa. In R. Joseph (Ed.), State, conflict, and democracy in Africa (pp. 39 -56). Colorado; London: Lynne Rienner. Hauriou, M. (2003). Principios de derecho pblico y constitucional [Trad. Carlos Ruiz del Castillo]. Granada: Editorial Comares. Jellinek, G. (2000). Teoria general del Estado [Trad. Fernando de los Rios]. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. Joseph, R. (Ed.) (1999), State, conflict and democracy in Africa. Colorado; London: Lynne Rienner. Maquet, J. (1970). Pouvoir et socit en Afrique. Paris: Hachette Librairie.

Antonieta Rosa Gomes

18

Miranda, J. (2003). Manual de Direito Constitucional (7 ed., Vol.1). Coimbra Editora. Miranda, J. ( 2007). Manual de Direito Constitucional (Tomo VII). Coimbra Editora. Monteiro, A., & Morgado, M. (2009). Last Chance for Security Sector Reform in Guinea-Bissau. IPRIS Viewpoints. Montesquieu, C. (2005). O esprito das leis [Trad. Cristina Muracho]. So Paulo: Martins Fontes. Novais, J. R. (2006). Contributo para uma teoria do Estado de direito. Coimbra: Almedina. Ntalaja, G. N., & Lee, M. C. (1998). The State and democracy in Africa. Eritrea: Africa World Press. Rawls, J. ( 2008 ). Uma teoria da Justia (1 ed.). Editora Martins Fontes. Schumpeter, J. A. (1994). Capitalism, socialism and democracy (1ed.). Editora Routledge. Streck, L. L. (2002). Jurisdio Constitucional e hermenutica: Uma nova crtica do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado. Vamain, C. (2010). Guine-Bissau: 35 ans aprs lindpendance. In Ph. Rey (Ed.), 50 ans aprs, quelle indpendance pour l Afrique? ( pp.575 -587). Paris. Verd, P. L. (2007). A luta pelo Estado de direito [Trad. Agassiz Almeia Filho]. Rio de Janeiro: Editora Forense. Weber, M. (1994). Economia e sociedade (3 ed.). Braslia: Editora da Universidade. Yameogo, H. (1993). Repenser ltat Africain: Ses dimensions et prrogatives. Paris : LHarmattan.

Das könnte Ihnen auch gefallen