Sie sind auf Seite 1von 42

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Holaria: Holos + Olaria.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


Em um mundo onde observamos a multiplicao dos estmulos visuais e o crescimento progressivo no volume de informaes, o design deixou de ser um diferencial para se tornar obrigatrio. Hoje, a batalha pelo territrio fsico evoluiu para a concorrncia pela ateno mental e temos cada vez menos espao e menos tempo para contar nossas histrias. Para ter um visual de destaque dentro desta realidade, necessrio um design que harmonize ousadia com consistncia visual, considerando as necessidades da empresa e os aspectos sociais e culturais do pblico alvo. Independente da mdia, suporte ou veculo de comunicao, o design essencial para transmitir as mensagens de forma correta e eficiente. Atravs do design da marca, possvel expressar que espcie de organizao a empresa , conectar a empresa a imagens e conceitos, proporcionar conscincia nos canais de comunicao e tornar a empresa mais acessvel para o consumidor. Gerenciada estrategicamente, a marca serve como o ncleo das atividades para gerar reconhecimento e fidelidade, ajudando os consumidores a atravessar um oceano crescente de alternativas, servindo como o fio condutor para construir patrimnio ao longo do tempo. Uma marca forte se constri atravs da integrao entre a expresso visual e a essncia da empresa. A correta representao da viso e ao da empresa permite comunicar uma imagem clara e consistente da instituio, construindo um valor durvel para a organizao. O manual de identidade visual tem como objetivo, preservar a integridade da identidade nas possveis mudanas das pessoas responsveis pelo gerenciamento da marca, garantindo consistncia e credibilidade durante todo o ciclo de utilizao da marca.

NDICE
INSTITUCIONAL
Nome, Viso e Produtos _________________________ 04 Fabricao ______________________________________ 05 Razo de Ser e tica _____________________________ 06

FOTOGRAFIAS
Diretrizes _______________________________________ Enquadramentos ________________________________ Produo Fotogrfica ____________________________ Marca + Fotografia _______________________________ 25 26 27 28

APRESENTAO
Marca / Smbolo _________________________________ Tipologia / Logotipo ______________________________ Configuraes __________________________________ Malha Proporcional ______________________________ rea de Proteo ________________________________ Alfabeto Corporativo _____________________________ Assinatura Colees _____________________________ Cores Institucionais ______________________________ Positivo / Negativo _______________________________ P&B / 1 Cor _____________________________________ Reduo _______________________________________ Usos Indevidos _________________________________ 08 09 10 11 12 13 14 16 17 19 21 23

APLICAES
Carto de Visitas ________________________________ Papel Timbrado _________________________________ Envelope Comercial _____________________________ Envelope Ofcio _________________________________ Pasta __________________________________________ Conjunto Papelaria ______________________________ Catlogo _______________________________________ Folder __________________________________________ Website ________________________________________ 32 33 34 35 36 37 38 39 40

INSTITUCIONAL
Holaria: Holos + Olaria
O nome Holaria a expresso exata e sntese do que somos. a unio de duas palavras: Holos, que vem do grego e significa "todo" e Olaria que na lngua portuguesa designa a arte ou o lugar onde se fabricam peas cermicas, entre elas, a Porcelana matria prima que suporte de nossas criaes. Historicamente, temos a noo do todo como algo ntegro e orgnico (sistmico), onde todas as partes contam e formam uma unidade indivisvel. Este conceito sistmico algo muito caro ao Design atual, que v os produtos no mais como elementos isolados e sim como parte de um amplo sistema, que envolve dimenses estticas, produtivas, econmicas, sociais e ambientais. Essas duas competncias o trabalho com a matria prima Porcelana e o Design formam a essncia da Holaria.

Viso
O presente enraizado no passado e lana as sementes para o futuro.
A Holaria sente-se parte de um grande encadeamento de relaes e acontecimentos que vo desde o passado remoto at o futuro desconhecido. Do passado, temos a tradio cermica e a longa herana de conhecimentos daqueles que vieram antes de ns. Do futuro, temos a perspectiva de que so os nossos atos que constroem as condies de vida das prximas geraes. Trabalhar a porcelana, talvez o mais nobre dos materiais cermicos, em produtos para a casa que sintetizem passado e futuro a nossa viso.

04

INSTITUCIONAL
Fabricao
Valorizando as Competncias Tradicionais.

A Holaria tem a cultura de criar o novo a partir das habilidades tradicionais da indstria de porcelana. Uma das prerrogativas de nosso trabalho associar os avanos tecnolgicos decorrentes das reas de design e engenharia capacidade tcnica e produtiva da indstria.

A empresa, que faz parte do grupo Germer Porcelanas Finas, est estrategicamente sediada em Campo Largo/PR, cidade conhecida nacionalmente como a Capital da Loua. A Germer, que tem 34 anos de tradio, uma das lideres no mercado de loua de mesa no Brasil.

Um ponto importante, que garante a qualidade das peas produzidas, o processo de modernizao que vem sendo implantado na fabrica. Exemplo disso, o novo forno movido a gs natural, que o mais moderno da Amrica Latina e muitos outros equipamentos tecnolgicos que garantem aos produtos Holaria - ricos em detalhes, formas ousadas e inovadoras grande qualidade.

05

INSTITUCIONAL
tica
A Holaria cultiva no seu cotidiano uma srie de valores que determinam a sua conduta como empresa:

Conhecimento como base de ao consciente


Vivemos num mundo de crescente complexidade. Acreditamos que a base para se agir conscientemente neste mundo o conhecimento. A compreenso j uma forma de ao. A criao de produtos mais inteligentes, ambientalmente desejveis e tecnicamente factveis para o mundo atual necessita de uma base slida de conhecimentos.

Orientao para o design, inovao, experimentao e aperfeioamento constante


A Holaria tem o design como um dos pontos centrais para a sua gesto empresarial. Para ns, design 5% inspirao e 95% transpirao, ou seja, nossa filosofia de que a tarefa de criao algo que exige muito esforo, estudo e trabalho. Sem isso o processo de inovao, fundamental para indstria, no ocorre. Assim como no ocorre tambm sem outro ingrediente fundamental: a experimentao. Temos em mente que apenas com o trabalho prtico da experimentao e o seu aperfeioamento constante que se desenvolve uma cultura de inovao forte.

Razo de Ser
Tornar a vida cotidiana mais agradvel.
A Holaria tem como razo de ser a criao de produtos em porcelana que tornem a vida cotidiana mais agradvel. Seja por meio da funo ou por meio da plasticidade das formas, tentamos criar produtos amigveis. Produtos que remetam as pessoas coisas familiares e memrias afetivas. E que tenham tambm algo de novo, que criem um efeito inesperado, criando assim novas linguagens e possibilitando novas leituras e memrias. Entretanto, no fazemos isso de maneira gratuita. Fazemos isso sem perder de vista a ideia de contribuir para a melhoria de nossa cultura material e para o avano dos produtos em porcelana para a casa.

Transparncia, abertura e respeito em nossas relaes


A base das relaes humanas deve ser a verdade. Acreditamos que o cultivo de relaes positivas e duradouras com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e vendedores criam uma cultura de confiana e desvelo mtuos. A amplificao destas qualidades para uma esfera maior beneficia toda a sociedade.

Harmonia como caminho e meta para a criao de produtos


Dedicamo-nos a criar produtos que sejam harmnicos em todos os seus nveis: estticos, produtivos, econmicos e ambientais. Acreditamos que o caminho da criao deve se pautar pela harmonia. Harmonizar pragmatismo e utopia, risco e prudncia, beleza e tcnica, tecnologia e tradio, passado e futuro. Um bom produto resultado de uma boa idia transformada em uma boa forma, materializada por meio de matrias-primas e processos de fabricao excelentes, tudo dentro de um encadeamento levado de forma equilibrada e diligente.

06

APRESENTAO
Marca / Smbolo Logotipo / Tipologia Configuraes Malha Proporcional rea de Proteo Alfabeto Institucional Assinatura Colees Cores Institucionais Positivo / Negativo P&B / 1 Cor Reduo Usos Indevidos

MARCA / SMBOLO
Conceitos e Valores
A marca/smbolo da Holaria composta pela unio de dois elementos, o Fogo e a Porcelana, ambos, participantes indissociveis na histria da indstria cermica. O elemento Fogo composto por 3 geometrias sobrepostas, formando um desenho vivo, flexvel e dinmico, representando o movimento caracterstico das chamas. A sobreposio dos elementos evidenciada atravs da utilizao do recurso de transparncia, permitindo tonalidades mais fortes nas reas de interseco, simbolizando a importncia da participao de cada elemento para o fortalecimento do todo. O elemento Porcelana representado pelo vaso, objeto histrico e simblico dessa indstria. O vaso segue um desenho de formas tradicionais, representando a importncia histrica da indstria cermica na sociedade, alm de objetivar a fcil compreenso do espectador pelo desenho familiar. Em conjunto, com as geometrias representando o fogo e o objeto vaso aplicado em negativo, formam um smbolo institucional marcante e representativo. A circularidade resultante no desenho permite tambm um visual harmnico, simbolizando o conceito de Holos (o todo), parte essencial na formao do nome da empresa.

08

LOGOTIPO / TIPOLOGIA
O Logotipo
O Logotipo refere-se forma particular como o nome da marca representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia especfica. Atravs do estilo das letras, a tipografia visa dar suporte e expresso aos conceitos e s mensagens da marca. Usar corretamente o logotipo uma das aes obrigatrias para o reforo da imagem e da personalidade da empresa.

Conceitos e Valores
O logotipo da Holaria composto por uma tipografia exclusiva, desenhada para representar modernidade, elegncia e seriedade da organizao. O desenho da letra a segue forma circular, acompanhando o estilo da letra o, permitindo gerar consistncia visual atravs da repetio das formas. O estilo das letras caracterizado ainda pelos cantos retos, no serifados, reforando o conceito de modernidade, alm de permitir harmonia e boa legibilidade na aplicao em formatos reduzidos.

09

CONFIGURAES

Vertical
A marca Holaria pode ser configurada em duas verses: uma vertical, de uso preferencial, e outra horizontal. O uso da verso horizontal ser indicado somente nas situaes em que a verso preferencial apresentar dificuldades.

Horizontal
Ambas as configuraes objetivam harmonia entre os elementos. Por se tratar de uma marca com estrutura geomtrica de curvaturas especficas, para os fins de reproduo devem ser utilizados somente os arquivos originais.

10

MALHA PROPORCIONAL

50 20 5 50

47,5 70 19

5 12 2 17,5

5 75

75

Vertical
A malha de construo tem como funo garantir a integridade da relao de propores da marca. A consolidao de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos.

Horizontal
As ilustraes demonstram a relao proporcional existente entre o smbolo e o logotipo nas verses vertical e horizontal. O mdulo a varivel que deve ser utilizada em toda a programao visual que ser derivada a partir da identidade visual.

11

REA DE PROTEO

Vertical
A rea de proteo o espao de respiro destinado para garantir a integridade e o equilbrio visual da marca. A rea de proteo dever ter pelo menos a distncia de um mdulo x estabilizado no desenho acima, correspondente altura do logotipo.

Horizontal
No so admitidas quaisquer formas de interferncia ou invaso do campo delimitador. A regra se aplica em todas as configuraes de aplicaes da marca (horizontal/vertical, positivo/negativo, p&b/1cor, com ou sem assinatura).

12

ALFABETO INSTITUCIONAL

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Helvetica Neue Standard Utilizao em textos corridos em formato menor ou em redues que comprometam a legibilidade.

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Helvetica Neue Standard Thin Utilizao em ttulos e destaques de maior formato.

Alfabeto Institucional
O alfabeto corporativo tambm se constitui como elemento importante no conjunto de signos que compem um programa de identidade visual. Atravs do alfabeto institucional, so mantidas as caractersticas da identidade na configurao do texto na programao visual.

Famlia Tipogrfica
A famlia tipogrfica escolhida para o alfabeto institucional da Holaria a Helvetica, uma tipografia moderna e de boa legibilidade, nas variantes Neue Standart e Neue Standart Thin. O uso dessa famlia tipogrfica est previsto para todas as aplicaes nos textos referentes Holaria (anncios, cartas, endereos de papelaria institucional, etc). Especial cuidado deve ser tomado quanto verso da famlia tipogrfica, j que existem variaes de denominao para as plataformas PC e Mac, pois o uso incorreto da mesma pode comprometer severamente o desenho final do texto.

13

ASSINATURA / COLEES Vertical

collection
y

basic

utility

x y

collection

x/2

limited

outlet

store

A assinatura visa comunicar a coleo dos produtos da empresa e outras descries. Para a assinatura, deve-se utilizar o alfabeto institucional estabelecido Helvetica na variante Neue Standard Thin, na tonalidade cyan, visando manter devido cotraste com o logotipo. Em redues que comprometam a legibilidade, utilizar a variante Neue Standard. Na verso vertical, a assinatura deve ter a metade da altura do logotipo. O distanciamento da assinatura em relao ao logotipo deve ser a mesma do smbolo com o logotipo.

14

ASSINATURA / COLEES Horizontal

collection
x x

collection basic

utility limited

outlet store

A assinatura visa comunicar a coleo dos produtos da empresa e outras descries. Para a assinatura, deve-se utilizar o alfabeto institucional estabelecido Helvetica na variante Neue Standard Thin, na tonalidade cyan, visando manter devido cotraste com o logotipo. Em redues que comprometam a legibilidade, utilizar a variante Neue Standard. Na verso horizontal, a assinatura deve ter a mesma altura do logotipo. O distanciamento da assinatura em relao ao logotipo deve ser a mesma do smbolo com o logotipo.

15

CORES INSTITUCIONAIS
As Cores Institucionais
A fidelidade na reproduo das cores um item fundamental para garantir a consistncia da imagem corporativa. Assim como a marca, o alfabeto corporativo e o logotipo, a cor um elemento marcante no processo de comunicao visual. Verifique sempre a fidelidade das tonalidades comparando-as com a escala Pantone. Dependendo da pea a ser confeccionada e da sua natureza (papel, carto, pelcula adesiva, metal, etc.), outras referncias de cores sero necessrias. Caso no exista uma especificao estabelecida, a converso deve ser feita por aproximao, tomando-se a escala Pantone como base para comparao.

Caractersticas
CYAN / CIANO
CMYK: C100 RGB: R0 G147 B221 Pantone Process Cyan

CINZA (Preto 50%)


CMYK: K50 RGB: R128 G128 B128 Pantone 424

As identidade cromtica da marca Holaria formada pelas cores CYAN e CINZA (Preto 50%). Todo o espectro tonal destas cores podem ser aplicadas e a combinao destes caracterizaro a identidade visual da Holaria. Devido s configuraes cromticas da marca possuir gradaes especficas na tonalidade, para fins de reproduo devem ser utilizados somente os arquivos originais.

16

POSITIVO / NEGATIVO Vertical


A marca Holaria possui trs variaes referente configurao das cores: 1. Gradao Tonal ( coluna esquerda ) 2. Cores Uniformes sobrepostas ( coluna meio ) 3. Cores Uniformes ( coluna direita ) Deve-se sempre dar preferncia ao uso a marca na opo de gradaes tonais ( coluna esquerda ). A aplicao das cores de forma uniforme (chapadas) deve ser condicionada somente quando houver limitaes na tecnologia disponvel para produo (decalques, estampas, recortes, etc). As aplicaes em negativo possuem duas opes, sendo uma sobre fundo preto e outra sobre fundo na tonalidade institucional (cyan). O smbolo na tonalidade cyan deve ser utilizado somente quando houver fundo branco ou totalmente preto, visando contraste suficiente para sua visualizao. Em hiptese alguma, o smbolo em cyan deve ser aplicado sobre um fundo cinza. Nestes casos, tanto o smbolo quanto o logotipo devem ser aplicados em tonalidade branca. Sobre o fundo cyan, a marca deve ser aplicada na tonalidade branca.

17

POSITIVO / NEGATIVO Horizontal

Gradao Tonal - Positivo

Cores Uniformes Sobrepostas - Positivo

Cores Uniformes - Positivo

Gradao Tonal - Negativo - Fundo Preto

Cores Uniformes Sobrepostas - Negativo - Fundo Preto

Cores Uniformes - Negativo - Fundo Preto

Gradao Tonal - Negativo - Fundo Cyan

Cores Uniformes Sobrepostas - Negativo - Fundo Cyan

Cores Uniformes - Negativo - Fundo Cyan

18

P&B / 1 COR Vertical

Gradao Tonal - Positivo

Tonalidades Uniformes - Positivo

1 Cor - Positivo

Gradao Tonal - Negativo

Tonalidades Uniformes - Negativo

1 Cor - Negativo

19

P&B / 1 COR Horizontal

Gradao Tonal - Positivo

Tonalidades Uniformes - Positivo

1 Cor - Positivo

Gradao Tonal - Negativo

Tonalidades Uniformes - Negativo

1 Cor - Negativo

20

REDUO Sem Assinatura

20 mm

Reduo Mxima Ideal

30 mm

Reduo Mxima Ideal

10mm

15 mm Reduo Mxima Permitida Reduo Mxima Permitida

Vertical
A reduo demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. Os limites de reduo estaro sujeitos ainda qualidade de reproduo obtida. O tamanho mnimo deve ser ajustado de acordo com a tecnologia de produo.

Horizontal
Para a verso da marca sem assinatura, estabelece-se como limite de reduo ideal para a configurao vertical, 20mm e para a configurao horizontal, 30mm. Somente no caso de restries no espao de aplicao, permitida a reduo limite.

21

REDUO Com Assinatura

7,5 mm

collection
Reduo Mxima Ideal

collection
25 mm Reduo Mxima Ideal

3,75 mm
collection

collection
Reduo Mxima Permitida

15 mm

Reduo Mxima Permitida

Vertical
Para a verso da marca com assinatura, estabelece-se como limite de reduo ideal para a configurao vertical, 25mm (largura) e para a horizontal, 7,5mm (altura). Somente no caso de restries no espao de aplicao, permitida a reduo limite.

Horizontal
De acordo com a tecnologia de reproduo selecionada, a tipografia da assinatura pode ser comprometida devido caracterstica de fina espessura. Nestes casos, deve-se optar substituio da Helvetica Neue Standard Thin pela Helvetica Neue Standard.

22

USOS INDEVIDOS

Marca fora das propores estabelecidas.

Cores fora dos padres institucionais.

Tipografia incorreta para o logotipo e assinatura.

Interferncia e desrespeito rea de proteo.

Desrespeito ao contraste mnimo entre a marca e o fundo.

Cor de fundo fora dos padres convencionados.

23

LINGUAGEM FOTOGRFICA
Diretrizes Enquadramentos Produo Marca + Fotografia

DIRETRIZES FOTOGRFICAS
Diretrizes
C D
A fotografia dos produtos Holaria devem buscar uma linguagem visando destaque beleza da volumetria (B) e a valorizao da caracterstica reflexiva da cermica (A). As imagens devem seguir um estilo visual de fotografia de estdio (fundo infinito) (D), porm devem buscar uma iluminao natural (no homognea) para valorizao dos contrastes (luz e sombra) (B), cuidando para no exceder nos sombreados muito escuros. A tonalidade do fundo (D) deve ser explorada visando manter um contraste mnimo com o objeto retratado. Os reflexos devem manter uma boa definio (A), com bordas evidentes, para caracterizar a propriedade da cermica, porm sem exagerados na claridade para manter a naturalidade do produto. Em produtos de alta reflexibilidade (cromados), devem-se evitar reflexos que possam gerar rudos visuais. Buscar continuidade nos reflexos para um melhor desenho e valorizao da forma. Evitar reflexos em pontos isolados, exceto em casos cujo objetivo seja este. As fotografias devem manter uma margem mnima (respiro visual) (C), suficiente para facilitar aplicaes em materiais grficos como catlogos e websites, assim como para reservar um espao tcnico para insero da marca Holaria.

25

ENQUADRAMENTO PRODUTOS
Consideraes
Todos os produtos devem possuir registro de pelo menos 4 enquadramentos: 1. Vista Frontal com Fundo 2. Vista Frontal sem Fundo 3. Perspectiva 4. Detalhe Em todas as fotografias, deve-se buscar um padro de iluminao visando imagens equalizadas de luz e sombra, alm das diretrizes previamente descritas. Em cada enquadramento, deve-se encontrar a melhor face do produto para sua valorizao. Na opo sem fundo, a sombra e o reflexo na base opcional. Deve-se evitar uso de grandes angulares, exceto em fotografias cuja finalidade seja artstica, conceitual ou ilustrativa. Em fotografias cujo objetivo informativo, grandes angulares causam distores exageradas nos produtos, podendo gerar conflito de informaes nos materiais. Recomenda-se utilizao de lente prxima ao olho humano ou um pouco acima (50 a 100mm). Exceto em casos de composio fotogrfica (mais de um produto, conceituais e ilustrativas), toda a fotografia deve possuir foco bem definido (mxima profundidade de foco).

1. Vista Frontal

2. Vista Frontal sem Fundo.

3. Perspectiva

4. Detalhe

26

PRODUO FOTOGRFICA
Consideraes
As produes fotogrficas devem explorar as caractersticas dos produtos de forma individual ou em conjunto. Podem ser utilizados objetos auxiliares para destaque funo, conceito ou esttica dos objetos. Atravs da composio com outros produtos de mesmo estilo esttico, possvel demonstrar e valorizar as caractersticas das linhas de produtos. Nas produes cujo olhar e a esttica seja prioridade, livre o uso de recursos como grandes angulares, profundidade de foco para valorizao da imagem. Destaque da volumetria exclusiva da linha de produtos. Valorizao conceitual do produto (vulco).

Valorizao das opes de composio dos produtos.

Valorizao do conjunto e linguagem ldica.

Destaque caractertica esttica da linha de produtos.

27

MARCA + FOTOGRAFIA

Fundo Claro
Quando a fotografia possuir um fundo claro (prximo ao branco), permitindo um bom contraste, a marca pode ser utilizada em positivo, sem bordas ou caixa de proteo.

Fundo Preto
Quando a fotografia possuir um fundo preto (somente preto), a marca pode ser utilizada na configurao negativa, com o smbolo em cyan, sem bordas ou caixa de proteo.

28

MARCA + FOTOGRAFIA

Fundo Fotogrfico 1
Quando a fotografia apresentar preenchimento dos espaos, a marca pode ser aplicada em negativo (branco), sobre uma caixa de proteo azul (trasnparncia opcional).

Fundo Fotogrfico 2
Quando a fotografia apresentar preenchimento dos espaos, a marca pode ser utilizada em negativo (chama azul) sobre uma caixa de proteo preta (trasnparncia opcional).

29

MARCA + FOTOGRAFIA

Fundo Cinza
Quando a fotografia possuir um fundo cinza (intermedirio), deve-se optar pela aplicao da marca em negativo (branco), caso no seja utilizada a caixa de proteo.

Fundo Fotogrfico 3 / Colorido


Em fundos fotogrficos preenchidos com tendncia cromtica, recomenda-se utilizao em negativo (branco) sobre caixa de proteo preta, visando evitar conflitos visuais.

30

APLICAES
Papelaria
Carto de Visitas Papel Timbrado Envelope Comercial Envelope Ofcio Pasta

Material Institucional
Catlogo Folder

Website
Conceito Visual

PAPELARIA CARTO DE VISITAS

Frente

Verso 1

90x50mm Papel Couch 230g 4x4 Cores Laminao Fosca Verniz UV Localizada

Verso 2

32

PAPELARIA PAPEL TIMBRADO

Verses Sem Marca dgua Com Marca dgua Formato A4 Papel Offset 75g 2x0 Cores

33

PAPELARIA ENVELOPE COMERCIAL

230x114mm Papel Offset 90g 2x0 Cores Faca, Dobra e Montagem

34

PAPELARIA ENVELOPE OFCIO

230x320mm Papel Offset 90g 2x0 Cores Faca, Dobra e Montagem

35

PAPELARIA PASTA

460x330mm (Aberto) Papel Triplex 300g 2x0 Cores Faca, Dobra e Montagem

36

PAPELARIA CONJUNTO

37

MATERIAL INSTITUCIONAL CATLOGO


Caractersticas
Os materiais institucionais Holaria devem buscar esttica leve, simples e elegante, valorizando as fotografias dos produtos e as caractersticas da identidade visual (proporo, combinao de cores, tipografia, etc). As fotografias podem ser aplicadas vazadas ou com margens visando seu destaque. As imagens fotogrficas contendo a beleza da volumetria e as caractersticas do material cermico devem ser evidenciados em todos os materiais Holaria. A fotografia deve ser o objeto central na programao visual dos materiais. Outro elemento de valorizao deve ser a combinao cromtica cyan com os tons de cinza que fortalecer a identidade institucional da Holaria. Respiros visuais tambm devem ser considerados visando contemplao dos elementos fotogrficos, limpeza e elegncia visual. Exceto em casos especiais, deve-se manter a verticalidade e horizontalidade na diagramao, evitando textos e composies em diagonal ou assimetrias que comprometam a caractersticas harmnicas da identidade.

38

MATERIAL INSTITUCIONAL FOLDER

Caractersticas
Os materiais Holaria devem buscar esttica leve, simples e elegante, valorizando as fotografias dos produtos e as caractersticas da identidade visual. Destaque combinao cromtica cyan com os tons de cinza para o fortalecimento da identidade e dos respiros visuais para contemplao dos elementos fotogrficos e limpeza visual. Exceto em casos especiais, deve-se manter a verticalidade e horizontalidade na diagramao, evitando textos e composies em diagonal ou assimetrias exageradas.

39

WEBSITE CONCEITO VISUAL


Caractersticas
O website Holaria deve buscar esttica leve, simples e elegante, valorizando as fotografias dos produtos e as caractersticas da identidade visual (proporo, combinao de cores, tipografia, etc). Alm dos aspectos visuais, o website deve buscar navegao fcil, simples e intuitiva, mantendo o visitante sempre ciente da sua localizao, como e para onde quer ir, facilitando acesso s informaes desejadas. As imagens fotogrficas contendo a beleza da volumetria e as caractersticas do material cermico devem ser evidenciados no website. As fotografias dos produtos devem ser os objetos centrais na programao visual. Outro elemento de valorizao deve ser a combinao cromtica cyan com os tons de cinza que fortalecer a identidade institucional da Holaria. Respiros visuais tambm devem ser considerados visando contemplao dos elementos fotogrficos, limpeza e elegncia visual. Exceto em casos especiais, deve-se manter a verticalidade e horizontalidade na diagramao, evitando textos e composies em diagonal ou assimetrias exageradas que comprometam a caractersticas harmnicas da identidade.

40

CUIDAR BEM DA MARCA


Consolidar uma imagem no tarefa simples. Requer trabalho, compromisso e pacincia. Um padro de identidade visual se justifica no para "maquiar" uma situao simular uma "nova realidade", mas para evidenciar algo que a instituio j construiu ou possui. A vivncia ensina que a melhor maneira de demonstrar algo que se faz, e se faz bem, fazer. Porm, s vezes tudo que se precisa de abertura, espao, para iniciar uma apresentao. Numa realidade em que todas as demais instituies tambm desejam demonstrar quem so, ou o que de melhor sabem fazer, que se percebe o quanto este espao reduzido. Neste escopo, comunicar precisa ser uma atividade sinttica. Em comunicao, sntese o desafio de levar audincia, ou clientela, uma mensagem compacta que seja, ao mesmo tempo, representativa, significativa e valiosa. Sintetizar o trabalho de uma marca, ponto fundamental para qualquer identidade corporativa. Representativa e significao so funes que a marca ora instituda pretende cumprir. Valor, porm, constitui varivel mais complexa nesta equao. A marca somente Curitiba, 14 de dezembro de 2011. A marca da Holaria est a seu dispor. Seja como recurso de apoio, ferramenta de trabalho ou estandarte do controle. Como bem coletivo, tambm est sob sua responsabilidade. Cuide bem dela e use sem moderao. A marca representa o todo e traz consigo um conjunto de significados. Seu fortalecimento se d com o uso. Para usar preciso acreditar, valorizar. onde entrarm o trabalho, o compromisso e a pacincia. Trabalho de divulg-la corretamente nos meios e espaos de comunicao pertinentes. Compromisso de internalizar seu conceito e potencializar em sua funo. Pacincia para observar seus resultados. A construo do valor de uma marca, e de uma imagem, comea internamente. E preciso envolver uma instituio inteira para construir uma boa imagem. no possui a prerrogativa de ser valiosa, uma vez que valor um tratamento dado por quem a v ou a usa.

Das könnte Ihnen auch gefallen