Sie sind auf Seite 1von 33

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

GEAGU Objetiva
Rodada 2009.41 16 de outubro de 2009

Justificativas
Constitucional A respeito do processo legislativo, do TCU e do oramento, julgue os itens que se seguem.

01 Suponha que determinado projeto de lei ordinria seja encaminhado para sano presidencial e que, nesse mesmo momento, o presidente da Repblica resolva editar uma medida provisria acerca da mesma matria tratada no referido projeto. Nessa situao hipottica, desde que atendidos os demais preceitos constitucionais, no h impedimento para se editar a referida medida provisria.

Errada Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) I relativa a: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) direito penal, processual penal e processual civil; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) II que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) III reservada a lei complementar; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) IV j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

02 Considere que um projeto de lei de iniciativa parlamentar tenha por objeto autorizar o parcelamento de dbitos tributrios federais em 60 meses, especificando o seu alcance e requisitos. Nessa situao hipottica, a sano presidencial elimina a inconstitucionalidade formal do referido projeto de lei, visto que a matria de competncia privativa do presidente da Repblica.

Errada A sano presidencial no retirara da norma a pecha de inconstitucionalidade formal de que maculada desde a origem, haja vista o posicionamento sufragado pelo Pretrio Excelso no sentido de que a sano aposta pelo Chefe do Executivo a projetos eivados pela usurpao de iniciativa no possui eficcia convalidatria, isto , no tem o condo de tornar o projeto vlido (Cf. Rep. n 890GB/74, RTJ 69/629 - EMENTA: "A sano no supre a falta de iniciativa ex vi do disposto no art. 57, pargrafo nico, da Constituio, que alterou o direito anterior". No mesmo sentido: "a falta de iniciativa, quando se trata de competncia reservada, no pode ser convalidada pela sano, do mesmo modo que oprojeto de lei votado sem quorum. O vcio de origem opera ex nunc, no podendo o ato de sano convalid-lo", apud. BASTOS, Celso Ribeiro; MARTINS, Ives Gandra. Comentrios Constituio do Brasil. 4a vol. Tomo I, Saraiva, 1995, p. 385).

03 No compete ao TCU fiscalizar a correta aplicao das receitas que os estados e municpios recebem pela participao ou compensao no resultado da explorao de petrleo, xisto betuminoso e gs natural.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Correta INFORMATIVO N 298 TTULO: Royalties e Fiscalizao do TCU PROCESSO: MS - 24312 ARTIGO: O Tribunal deferiu mandado de segurana impetrado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, contra deciso do Tribunal de Contas da Unio que proclamara ser da competncia exclusiva deste ltimo a fiscalizao da aplicao dos recursos recebidos a ttulo de royalties, decorrentes da extrao de petrleo, xisto betuminoso e gs natural, pelos Estados e Municpios - e declarou a inconstitucionalidade do art.1, inciso XI e do art.198, II, ambos do Regimento Interno do TCU e do art. 25, parte final, do Decreto 1/91. Considerou-se ser da competncia do Tribunal de Contas estadual, e no do TCU, a fiscalizao da aplicao dos citados recursos, tendo em conta que o art. 20, 1 da CF qualificou os royalties como receita prpria dos Estados, Distrito Federal e Municpios, devida pela Unio queles a ttulo de compensao financeira. Entendeu-se tambm, no se tratar, no caso, de repasse voluntrio, no havendo enquadramento nas hipteses previstas pelo art. 71, VI da CF que atribui ao Tribunal de Contas da Unio a fiscalizao da aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. MS 24.312-RJ, rel. Ministra Ellen Gracie, 19.2.2003. (MS-24312)

04 Uma proposta de emenda constitucional que tenha sido rejeitada ou prejudicada somente pode ser reapresentada na mesma sesso legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros de cada casa do Congresso Nacional.

Errada Dispe o art. 62 da CF: 10. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

05 O oramento pblico rege-se pelo princpio da reserva de lei. Assim, os oramentos e os crditos adicionais e extraordinrios somente podem ser aprovados ou autorizados por meio de lei, no sendo admitida a edio de medida provisria.

Errada Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) I relativa a: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) direito penal, processual penal e processual civil; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) Art, 167: 3 - A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. Administrativo A respeito do regime previdencirio do servidor estatutrio, julgue os itens.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

06 A Lei estadual de iniciativa parlamentar que trate apenas de aposentadoria servidores pblicos no inconstitucional, visto que tal matria no privativa chefe do Poder Executivo, sendo certo que a supresso de parcela de proventos aposentadoria, concedida em desacordo com a lei, no ofende o princpio irredutibilidade de vencimentos.

de do de da

Errada Dispe a CF: Art. 61 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) Aplica-se o mesmo entendimento s leis que regem a aposentadoria de servidores pblicos estaduais de forma que a iniciativa privativa do Governador do Estado, a lei parlamentar que trate do tem carrega pecha de inconstitucionalidade formal.

07 Aos servidores vitalcios, ao contrrio do que ocorre com os notrios, registradores e demais servidores dos ofcios extrajudiciais, aplica-se a aposentadoria compulsria por idade, sendo extensivas aos inativos, desde que mediante lei especfica, as vantagens de carter geral outorgadas aos servidores em atividade.

Errada A primeira parte do item encontra-se correta, vide Smula 36 do STF Servidor vitalcio est sujeito a aposentadoria compulsria,, em razo da idade., bem como ADI 2026 por meio da qual o STF entende que no se aplica compulsria aos registradores e notrios.
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Contudo, a aplicao do princpio da equiparao est equivocada, vejamos. Ementa PROVENTOS DA APOSENTADORIA - VANTAGEM OUTORGADA AOS SERVIDORES EM ATIVIDADE. Uma vez constatado o carter geral de certa vantagem outorgada aos servidores em atividade, a extenso aos inativos decorre, sem necessidade de lei especfica, do disposto no 8 do artigo 40 da Carta Politica da Repblica. STF - AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI-AgR 429052 SP Parte: GENY SALLA Parte: MARIA APARECIDA DIAS PEREIRA Parte: ESTADO DE SO PAULO Parte: PGE-SP - RENATO KENJI HIGA Relator(a): EROS GRAU Julgamento: 24/10/2005 rgo Julgador: Primeira Turma Publicao: DJ 17-03-2006 PP-00012 EMENT VOL-0222504 PP-00789

08 Atividades exercidas por servidores pblicos em condies especiais que lhes prejudiquem a sade podem ensejar a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria, em termos definidos em lei complementar, cuja inexistncia pode acarretar a aplicao da legislao prpria dos trabalhadores regidos pelo RGPS.

Correta Dispe a CF: Art 40 4 vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) I portadores de deficincia; (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) II que exeram atividades de risco; (Includo pela Emenda
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Constitucional n 47, de 2005) III cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. (Includo pela Emenda Constitucional n 47, de 2005) Tambm correta a afirmativa inexistncia pode acarretar a aplicao da legislao prpria dos trabalhadores regidos pelo RGPS Eis que, na falta de LC, aplica-se o RGPS.

09 As funes de magistrio limitam-se ao trabalho em sala de aula, excluindo-se as demais atividades extraclasse, de forma que, para efeitos de aposentadoria especial de professores, no se computa o tempo de servio prestado em atividades como as de coordenao e assessoramento pedaggico.

Errada ADI/3772 - AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE MANEJADA CONTRA O ART. 1 DA LEI FEDERAL 11.301/2006, QUE ACRESCENTOU O 2 AO ART. 67 DA LEI 9.394/1996. CARREIRA DE MAGISTRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS EXERCENTES DE FUNES DE DIREO, COORDENAO E ASSESSORAMENTO PEDAGGICO. ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 40, 4, E 201, 1, DA CONSTITUIO FEDERAL. INOCORRNCIA. AO JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE, COM INTERPRETAO CONFORME. I - A funo de magistrio no se circunscreve apenas ao trabalho em sala de aula, abrangendo tambm a preparao de aulas, a correo de provas, o atendimento aos pais e alunos, a coordenao e o assessoramento pedaggico e, ainda, a direo de unidade escolar. II As funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico integram a carreira do magistrio, desde que exercidos, em estabelecimentos de ensino bsico, por professores de carreira, excludos os especialistas em educao, fazendo jus aqueles que as desempenham ao regime especial de aposentadoria estabelecido nos arts. 40, 4, e 201, 1, da Constituio Federal. III - Ao direta julgada parcialmente procedente, com interpretao conforme,
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

nos termos supra.

10 A Unio, os estados, o DF e os municpios, independentemente de institurem regime de previdncia complementar para os seus servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelos prprios regimes de previdncia, o limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS.

Errada Dispe a CF: Art 40. 14 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98)

Trabalho e Processo do Trabalho Analise as proposies a seguir:

11 lcita a determinao do empregador para que o empregado deixe o exerccio de funo de confiana e retorne a ocupar o cargo efetivo.

Correta CLT Art. 468 Pargrafo nico - No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

12 O empregado transferido do perodo noturno para o perodo diurno perde o direito ao adicional noturno, segundo smula do TST.

Correta Segundo a Smula n 265 do TST:. SUM-265 ADICIONAL NOTURNO. ALTERAO DE TURNO DE TRABALHO. POSSIBILIDADE DE SUPRESSO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

13 vedado ao empregador transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, mesmo que de uma filial para outra filial prxima, localizada na mesma cidade.

Errada CLT: Art. 469 - Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio.

14 O exerccio de cargo de confiana, ou a existncia de previso de transferncia no contrato de trabalho, tornam lcita a transferncia definitiva do empregado, sem prejuzo da exigncia de adicional nunca inferior a 25% dos salrios, conforme orientao do TST.

Errada O item est incorreto ao falar em transferncia definitiva, segundo a OJ do TST: OJ-SDI1-113 ADICIONAL DE TRANSFERNCIA. CARGO DE CONFIANA OU PREVISO CONTRATUAL DE TRANSFERNCIA. DEVIDO. DESDE QUE A TRANSFERNCIA SEJA PROVISRIA. Inserida em 20.11.97 O fato de o empregado exercer cargo de confiana ou a existncia de previso de transferncia no contrato de
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

trabalho no exclui o direito ao adicional. O pressuposto legal apto a legitimar a percepo do mencionado adicional a transferncia provisria.

15 Em que pese a descaracterizao da insalubridade no local de trabalho por autoridade competente, a supresso do pagamento do adicional de insalubridade pelo empregador ofende o direito adquirido e o princpio constitucional da irredutibilidade salarial.

Errada Segundo a Smula do TST: SUM-47 INSALUBRIDADE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 O trabalho executado em condies insalubres, em carter intermitente, no afasta, s por essa circunstncia, o direito percepo do respectivo adicional. SUM-80 INSALUBRIDADE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. SUM-139 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE (incorporada a Orientao Jurisprudencial n 102 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Enquanto percebido, o adicional de insalubridade integra a remunerao para todos os efeitos legais. (ex-OJ n 102 da SBDI-1 - inserida em 01.10.1997) SUM-248 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. DIREITO ADQUIRIDO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A reclassificao ou a descaracterizao da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfao do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princpio da irredutibilidade salarial.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

10

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Tributrio A respeito dos crimes contra a ordem tributria, julgue os itens correta com base na jurisprudncia do STF.

16 Independentemente da representao fiscal para fins penais, se o MP dispuser, por outros meios, de elementos que lhe permitam comprovar a definitividade da constituio do crdito tributrio, ele pode, ento, de modo legtimo, fazer instaurar os pertinentes atos de persecuo penal por delitos contra a ordem tributria.

Correta Ementa "NOTITIA CRIMINIS" - PREMATURA INSTAURAO DE INVESTIGAO PENAL POR CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA - IMPOSSIBILIDADE - AUSNCIA DE TIPICIDADE PENAL - CRDITO TRIBUTRIO AINDA NO CONSTITUDO DEFINITIVAMENTE - PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO-FISCAL AINDA EM CURSO RECONHECIMENTO DA CONFIGURAO DE CONDUTA TPICA SOMENTE POSSVEL APS A DEFINITIVA CONSTITUIO DO CRDITO TRIBUTRIO INVIABILIDADE DA INSTAURAO DA PERSECUO PENAL, MESMO EM SEDE DE INQURITO POLICIAL, ENQUANTO A CONSTITUIO DO CRDITO TRIBUTRIO NO SE REVESTIR DE DEFINITIVIDADE - AUSNCIA DE JUSTA CAUSA PARA A "PERSECUTIO CRIMINIS", SE INSTAURADO INQURITO POLICIAL OU AJUIZADA AO PENAL ANTES DE ENCERRADO, EM CARTER DEFINITIVO, O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO-FISCAL OCORRNCIA, EM TAL SITUAO, DE INJUSTO CONSTRANGIMENTO, PORQUE DESTITUDA DE TIPICIDADE PENAL A CONDUTA OBJETO DE INVESTIGAO PELO PODER PBLICO - CONSEQENTE IMPOSSIBILIDADE DE PROSSEGUIMENTO DOS ATOS PERSECUTRIOS - INVALIDAO, DESDE A ORIGEM, POR AUSNCIA DE FATO TPICO, DO PROCEDIMENTO DE PERSECUO PENAL - PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - QUESTO DE ORDEM QUE SE RESOLVE PELA CONCESSO, DE OFCIO, DE "HABEAS CORPUS"
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

11

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

. - Enquanto o crdito tributrio no se constituir, definitivamente, em sede administrativa, no se ter por caracterizado, no plano da tipicidade penal, o crime contra a ordem tributria, tal como previsto no art. 1 da Lei n 8.137/90. que, at ento, no havendo sido ainda reconhecida a exigibilidade do crdito tributrio ("an debeatur") e determinado o respectivo valor ("quantum debeatur"), estar-se- diante de conduta absolutamente desvestida de tipicidade penal. . - A instaurao de persecuo penal, desse modo, nos crimes contra a ordem tributria definidos no art. 1 da Lei n 8.137/90 somente se legitimar, mesmo em sede de investigao policial, aps a definitiva constituio do crdito tributrio, pois, antes que tal ocorra, o comportamento do agente ser penalmente irrelevante, porque manifestamente atpico. Precedentes. . - Conseqente impossibilidade de se ordenar o mero sobrestamento dos atos de investigao, para que se aguarde a ulterior e definitiva constituio do crdito tributrio. No-acolhimento, no ponto, da proposta formulada pelo Ministrio Pblico Federal. . - Se o Ministrio Pblico, no entanto, independentemente da "representao fiscal para fins penais" a que se refere o art. 83 da Lei n 9.430/96, dispuser, por outros meios, de elementos que lhe permitam comprovar a definitividade da constituio do crdito tributrio, poder, ento, de modo legtimo, fazer instaurar os pertinentes atos de persecuo penal por delitos contra a ordem tributria. . - A questo do incio da prescrio penal nos delitos contra a ordem tributria. Precedentes. STF - QUESTO DE ORDEM NA PETIO: Pet-QO 3593 SP Parte: MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO Parte: ETIVALDO VADO GOMES Parte: CLIA REGINA MOLINA GOMES Relator(a): CELSO DE MELLO Julgamento: 01/02/2007 rgo Julgador: Tribunal Pleno Publicao: DJ 02-03-2007 PP-00028 EMENT VOL-02266Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

12

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

02 PP-00435 RT v. 96, n. 863, 2007, p. 493-499 LEXSTF v. 29, n. 340, 2007, p. 510-523 RDDT n. 140, 2007, p. 205206

17 O cancelamento do crdito tributrio por deciso definitiva do Conselho de Contribuintes, aps o lanamento fiscal prvio, no influencia a ao penal em curso por delito de sonegao fiscal, dada a independncia das instncias penal e administrativa.

Errada Ementa AO PENAL. Crime tributrio, ou crime contra a ordem tributria. Art. 1, incs. I e II, da Lei n 8.137/90. Delito material. Tributo. Processo administrativo. Cancelamento do suposto crdito por deciso definitiva do Conselho de Contribuintes. Crdito tributrio juridicamente inexistente. Falta irremedivel de elemento normativo do tipo. Crime que se no tipificou. Trancamento do processo quanto ao delito de sonegao fiscal. HC concedido para esse fim. Precedentes. No se tipificando crime tributrio sem o lanamento fiscal definitivo, no se justifica pendncia de ao penal, quando foi cancelada, por deciso definitiva do Conselho de Contribuintes, a inscrio do suposto crdito exigido. STF - HABEAS CORPUS: HC 86281 SP Parte: IBRAIM BORGES FILHO Parte: OMAR FENELON SANTOS TAHAN Parte: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Relator(a): CEZAR PELUSO Julgamento: Tue Sep 09 00:00:00 CDT 2008 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao: DJe-211 DIVULG 06-11-2008 PUBLIC 07-112008 EMENT VOL-02340-02 PP-00337 Ao penal.

18 Havendo conexo entre os crimes de sonegao tributria e falsidade ideolgica,


Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

13

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

ainda que esta no tenha sido perpetrada em documento exclusivamente destinado prtica do primeiro crime, aplica-se o princpio da consuno, devendo o agente responder unicamente pelo crime contra a ordem tributria.

Errada HC 91469 / ES - ESPRITO SANTO Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA Julgamento: 20/05/2008 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao: DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-082008 PACTE.(S): JACKSON PINA LAURETT IMPTE.(S): EVANDRO SARAIVA REATO E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES): SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA EMENTA: HABEAS CORPUS. TRANCAMENTO DA AO PENAL. SONEGAO TRIBUTRIA. FALSIDADE IDEOLGICA. ABSORO. INOCORRNCIA. ORDEM DENEGADA. 1. A suposta falsidade ideolgica no foi perpetrada em documento exclusivamente destinado prtica, em tese, do crime de sonegao tributria, em relao ao qual a ao penal foi trancada. 2. A falsidade nos documentos de registro de automvel apresenta potencial lesivo autnomo, independentemente da prtica do crime contra a ordem tributria. Inaplicabilidade do princpio da consuno. Precedentes. 3. Ordem denegada.

19 Enquanto no efetivado o lanamento definitivo do dbito tributrio, no h justa causa para a ao penal, o que no influi no lapso prescricional penal, que no se suspende.

Errada Ementa I. Crime material contra a ordem tributria (L. 8137/90, art. 1): lanamento do tributo pendente de deciso
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

14

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

definitiva do processo administrativo: falta de justa causa para a ao penal, suspenso, porm, o curso da prescrio enquanto obstada a sua propositura pela falta do lanamento definitivo. (...) 3. No entanto, enquanto dure, por iniciativa do contribuinte, o processo administrativo suspende o curso da prescrio da ao penal por crime contra a ordem tributria que dependa do lanamento definitivo. STF, HC 81611 / DF, Relator MinistroSeplveda Pertence, DJ 13-05-2005

20 A impetrao de mandado de segurana, aps o lanamento definitivo do crdito tributrio, impede o incio da ao penal.

Errada Ementa EMENTA Habeas corpus. Crime contra a ordem tributria. Encerramento do procedimento administrativo-fiscal. Mandado de segurana impetrado posteriormente e sem efeito suspensivo. Possibilidade de ajuizamento da ao penal. Reclassificao do delito e excluso da continuidade delitiva. No-conhecimento dessas matrias pelo Superior Tribunal de Justia. Anlise reservada instruo criminal. Precedentes. 1. Denncia oferecida aps a concluso do procedimento administrativo-fiscal, com a constituio, de ofcio, do crdito tributrio, no estando, portanto, a deciso questionada em contradio com a jurisprudncia desta Suprema Corte, no sentido de que a ausncia de lanamento definitivo do crdito tributrio impede o ajuizamento da ao penal pelo crime previsto no art. 1 da Lei n 8.137/90. 2. A impetrao de mandado de segurana, aps o lanamento definitivo do crdito tributrio, no tem o condo de impedir o incio da ao penal, principalmente porque a ordem foi denegada em 1 grau e a apelao interposta, ainda pendente de julgamento, no tem efeito suspensivo.
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

15

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

3. Impossibilidade de anlise das questes relativas reclassificao do delito e excluso da continuidade delitiva, porque no foram conhecidas pelo Superior Tribunal de Justia, sob o fundamento de que "o revolvimento da matria ftica com o objetivo de se apurar em que tipo penal se enquadraria a conduta atribuda acusada, bem como se as aes caracterizariam um ou mais delitos em continuidade delitiva, (...) somente poder ser discutido durante a instruo criminal", no sendo possvel e nem recomendvel a concesso da ordem para esse fim. 4. No cabe a esta Suprema Corte, em habeas corpus, antecipar-se ao Magistrado de 1 grau e, antes mesmo de finalizada a instruo criminal, firmar juzo de valor sobre as questes controvertidas e determinar o crime pelo qual dever se defender a paciente. 5. Habeas corpus parcialmente conhecido e, nessa parte, denegado. STF - HABEAS CORPUS: HC 95578 PB Parte: VERUSKA PEREIRA FRANKLIN OU VERUSCKA PEREIRA FRANKLIN OU VERUSCHKA PEREIRA FRANKLIN Parte: FELIPE AUGUSTO FORTE DE NEGREIROS DEODATO E OUTRO(A/S) Parte: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Relator(a): MENEZES DIREITO Julgamento: Tue Mar 10 00:00:00 CDT 2009 rgo Julgador: Primeira Turma Publicao: DJe-071 DIVULG 16-04-2009 PUBLIC 17-042009 EMENT VOL-02356-04 PP-00783 Penal e Processo Penal Julgue os itens abaixo.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

16

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

21 A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

Correta Segundo a Smula n 711/STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

22 A pena por crimes hediondos ser cumprida integralmente em regime fechado.

Errada Lei n 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), artigo 2, 1: A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado.

23 Mesmo dispensando qualquer formalidade para o seu exerccio, a representao, para fins de autorizar o ajuizamento da ao penal pblica condicionada, deve conter uma manifestao inequvoca de vontade do ofendido, ou seu representante legal, no sentido de processar criminalmente o acusado, com todas as conseqncias que da advm.

Correta Segundo a jurisprudncia: HC 93253 / PR - PARAN HABEAS CORPUS Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA Julgamento: 16/09/2008 rgo Julgador: Segunda Turma Publicao DJe-202 DIVULG 23-10-2008 PUBLIC 24-102008 EMENT VOL-02338-02 PP-00391 RT v. 98, n. 879, 2009, p. 528-532 LEXSTF v. 31, n. 361, 2009, p. 367-374

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

17

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

EMENTA: HABEAS CORPUS. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO. NECESSIDADE DE MANIFESTAO INEQUVOCA DE VONTADE. AUSNCIA. ORDEM CONCEDIDA. 1. Mesmo dispensando qualquer formalidade para o seu exerccio, a representao, para fins de autorizar o ajuizamento da ao penal pblica condicionada, deve conter uma manifestao inequvoca de vontade do ofendido, ou seu representante legal, no sentido de processar criminalmente o acusado, com todas as conseqncias que da advm. 2. No caso dos autos, o histrico da relao entre a suposta vtima e o paciente recomendava que o Delegado pedisse esclarecimento sobre quais providncias a representante legal da ofendida queria que fossem adotadas, se cveis ou criminais. 3. Declaraes e depoimentos que revelam o interesse da representante legal e da vtima em que o paciente assumisse a paternidade da filha e ajudasse a cri-la, pagando penso. No desejavam a priso ou condenao criminal do paciente, como vieram a esclarecer. 4. Ausente manifestao inequvoca de vontade, no h representao. 5. Ordem concedida para restabelecer o acrdo do Tribunal de Alada do Estado do Paran.

24 Contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria caber recurso em sentido estrito.

Errada Dispe o Cdigo de Processo Penal: Art. 416. Contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria caber apelao. Civil

25 A coabitao, em nosso ordenamento, tida como elemento indispensvel caracterizao da unio estvel, dado que se trata de dado relevante para se determinar a inteno de construir uma famlia.

Errada
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

18

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Segundo a juriusprudncia: DIREITO DE FAMLIA. UNIO ESTVEL. CONFIGURAO. COABITAO. ELEMENTO NO ESSENCIAL. SOCIEDADE DE FATO. AUSNCIA DE PROVA DE COLABORAO PARA A AQUISIO DOS BENS EM NOME DO DE CUJUS. NO CONFIGURAO DA SOCIEDADE DE FATO. UNIO ESTVEL. PRESUNO DE MTUA COLABORAO PARA FORMAO DO PATRIMNIO. DIREITO PARTILHA. - O art. 1 da Lei n 9.278/96 no enumera a coabitao como elemento indispensvel caracterizao da unio estvel. Ainda que seja dado relevante para se determinar a inteno de construir uma famlia, no se trata de requisito essencial, devendo a anlise centrar-se na conjuno de fatores presente em cada hiptese, como a affectio societatis familiar, a participao de esforos, a posse do estado de casado, a fidelidade, a continuidade da unio, entre outros, nos quais se inclui a habitao comum. - A ausncia de prova da efetiva colaborao da convivente para a aquisio dos bens em nome do falecido suficiente apenas para afastar eventual sociedade de fato, permanecendo a necessidade de se definir a existncia ou no da unio estvel, pois, sendo esta confirmada, haver presuno de mtua colaborao na formao do patrimnio do de cujus e conseqente direito partilha, nos termos do art. 5 da Lei n 9.278/96. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 275.839/SP, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, Rel. p/ Acrdo Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 02/10/2008, DJe 23/10/2008)

26 Na obrigao de dar coisa certa, se a coisa se perder sem culpa do devedor antes da tradio, este fica obrigado a ressarcir ao credor as perdas e os danos, sem prejuzo da eventual restituio do preo recebido.

Errada Dispe o Cdigo Civil, arts. 233 e 234:


Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

19

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Art. 233. A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso. Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos.

27 Tratando-se de coisas determinadas pelo gnero e quantidade, antes de cientificado da concentrao, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito, salvo se o objeto da dvida for limitado.

Correta Segundo a Doutrina, concentrao legal o nome dado ao exerccio do direito de escolha que, nas obrigaes de dar coisa incerta, cabe ao devedor, conforme artigo 244 do Cdigo Civil, a saber: Nas coisas determinadas pelo gnero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrrio no resultar do ttulo da obrigao; mas no poder dar a coisa pior, nem ser obrigado a prestar a melhor. Concentrao, ento, o momento preciso em que se determina o objeto da prestao. Assim, dispe o artigo 246 do mesmo diploma legal: Antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito. Entretanto, possvel vislumbrar uma exceo a essa regra: cuida-se do caso em que o objeto da dvida limitado. Consoante Carlos Roberto Gonalves (Direito das obrigaes, parte geral, 7 Ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 24), Diferente ser a soluo se obrigar-se a dar coisa certa, que venha a perecer, sem culpa sua (incndio acidental, p. ex.) ou se se tratar de gnero limitado, ou seja, circunscrito a coisas que se acham em determinado lugar (animais de determinada fazenda, cereais de determinado depsito etc.). Sendo delimitado dessa forma o genus, o perecimento de todas as espcies que o componham acarretar a extino da obrigao (destaques no original).

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

20

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

28 Na obrigao de prestar determinado fato, sobrevindo a morte do devedor antes do advento do termo, a obrigao transmite-se aos herdeiros ou sucessores do devedor.

Errada Segundo o Cdigo Civil, artigo 248, Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao; se por culpa dele, responder por perdas e danos. Logo, no h, nas obrigaes de fazer, transmisso da obrigao aos herdeiros ou sucessores.

29 No inadimplemento de obrigao indivisvel, se for de um s devedor a culpa, ficaro os demais co-devedores exonerados do cumprimento das suas quotas na dvida, ressalvadas as perdas e os danos.

Errada Obrigao indivisvel aquela em que a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetveis de diviso, por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico (art. 258 do Cdigo Civil). Alm disso, se, havendo dois ou mais devedores, a prestao no for divisvel, cada um ser obrigado pela dvida toda (art. 259 do Cdigo Civil). Reza o artigo 264 do Cdigo Civil que h solidariedade, quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, dvida toda. Portanto, nas obrigaes indivisveis em que h dois ou mais devedores, pode-se apontar a existncia de solidariedade. Desta feita, observe-se o artigo 279 do Cdigo Civil: Impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solidrios, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente; mas pelas perdas e danos s responde o culpado.

30 A solidariedade no subsiste para os herdeiros do credor solidrio, mas conserva a vinculao em relao aos demais co-credores, salvo se a obrigao for indivisvel.

Correta

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

21

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Aplica-se o artigo 279 do Cdigo Civil: Se um dos credores solidrios falecer deixando herdeiros, cada um destes s ter direito a exigir e receber a quota do crdito que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for indivisvel. Segundo Carlos Roberto Gonalves (Direito das obrigaes, parte geral, 7 Ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 44), Os herdeiros do credor falecido no podem, assim, exigir a totalidade do crdito, mas apenas a prpria quota no crdito solidrio de que o falecido era titular, juntamente com outros credores. Mas, se este deixou um nico herdeiro, ou se todos os herdeiros agirem conjuntamente, ou se indivisvel a prestao, pode ser reclamada a prestao por inteiro. Processo Civil

31 O esplio tem capacidade processual tanto ativa quanto passiva.

Correta Superior Tribunal de Justia, Informativo n 402 Esplio. Legitimidade. Unio estvel. A matria cinge-se em estabelecer se o esplio parte legtima para figurar no polo passivo de ao de reconhecimento e dissoluo de unio estvel proposta pelo alegado ex-companheiro do de cujus. Para a Min. Relatora, cedio que o esplio tem capacidade processual tanto ativa quanto passiva. O prprio art. 12 do CPC indica isso, ao dizer, em seu inciso V, que o esplio, em juzo, representado pelo inventariante. Dessa norma decorre que, em regra, as aes que originariamente teriam de ser propostas contra o de cujus devem, aps seu falecimento, ser propostas em face do esplio, de modo que a eventual condenao possa ser abatida do valor do patrimnio a ser inventariado e partilhado. Essa regra pode comportar excees, desde que expressamente dispostas em lei. In casu, no h exceo regra geral quanto legitimidade. O esplio pode figurar no polo passivo da relao processual. Cada um dos herdeiros pode, querendo, pleitear seu ingresso no processo, mas no h ilegitimidade do esplio ou litisconsrcio unitrio. importante observar que essa concluso no obstada pela regra do art. 1.572 do CC/1916, que, com redao
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

22

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

equivalente do art. 1.784 do CC/2002, determina a imediata transferncia da herana aos herdeiros com a morte do de cujus (princpio da saisine). Essa norma, na verdade, destina-se a evitar que a herana permanea em estado de jacncia at sua distribuio aos herdeiros, como ocorria no direito portugus antigo, de inspirao romana. Com a morte, a transmisso do patrimnio dse, diretamente, do de cujus para os herdeiros. Antes da partilha, porm, todo o patrimnio permanece em situao de indivisibilidade, a que a lei atribui natureza de bem imvel (art. 79, II, do CC/1916). Esse condomnio, por expressa disposio de lei, em juzo, representado pelo inventariante. No h, portanto, como argumentar que a universalidade consubstanciada no esplio, cuja representao expressamente atribuda ao inventariante pela lei, seja parte ilegtima para a ao proposta pelo herdeiro. Destarte, ausente qualquer ofensa dos arts. 267, VI, do CPC, 1.572, 1577 e 1.580 do CC/1916, como alegado pelo recorrente. No que se refere a processo de conhecimento, processo de execuo, atos e fatos processuais, nulidades processuais e interveno de terceiros, julgue os itens subsequentes.

32 O chamamento ao processo caracteriza-se como a medida por meio da qual o devedor demandado chama para integrar o mesmo processo os demais coobrigados pela dvida.

Correta Assevera a doutrina de Luiz Guilherme Marinoni (Processo de Conhecimento, 7 ed., So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, p. 190): Essa interveno admitida apenas em questes obrigacionais, quando um dos co-devedores acionado, podendo ento convocar ao processo os demais coobrigados, para com ele responder pela dvida. o que prescreve o Cdigo de Processo Civil, no art. 77, dizendo ser admissvel o chamamento do devedor na ao em que o fiador ru; dos outros fiadores, quando para a ao for citado apenas um deles; e de todos os devedores solidrios, quando o credor exigir de um ou de algum deles, parcial ou totalmente, a dvida comum.
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

23

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

33 Observa-se a incidncia da precluso consumativa quando, esgotado o prazo recursal, a parte sucumbente no interpe o recurso processual cabvel.

Errada A definio posta na questo refere-se, em verdade, chamada precluso temporal, e no precluso consumativa. Veja-se as definies de Luiz Guilherme Marinoni (Processo de Conhecimento, 7 ed., So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, pp. 639-640): a) Precluso temporal: todos os atos processuais tm oportunidade e ocasio prprias para realizao. A lei processual concebe prazos a serem obedecidos, sob pena de sanes (por exemplo, art. 183, caput, do CPC). Esgotado o prazo de que dispunha o sujeito para a prtica de determinado ato (tratando-se de prazo peremptrio) ou superada a oportunidade adequada para tanto, extingue-se o direito de realiz-lo, ocorrendo, ento, a precluso temporal. Assim, por exemplo, se o ru deixa de oferecer resposta no prazo assinalado pelo Cdigo de Processo Civil, extingue-se o direito de faz-lo posteriormente, ficando-lhe vedado oferecer resposta ulteriormente (salvo em situaes especficas). b) Precluso lgica: a extino do direito de efetivar certo ato processual tambm pode derivar da prtica de algum ato com ele incompatvel. Dessa forma, se a parte renuncia ao direito de recorrer, certamente no poder manifestar interesse em oferecer recurso, j que praticara anteriormente ato incompatvel com a segunda faculdade. A perda do direito de recorrer resulta da prtica de ato logicamente inconcilivel com aquele. c) Precluso consumativa: finalmente, a extino da faculdade processual pode nascer de sua causa mais natural, que a efetiva prtica do ato validamente. Praticado o ato, consumado est ele, no tendo mais o sujeito a faculdade de faz-lo. Apresentada a petio inicial pelo autor, oferecida a contestao pelo ru (ainda que o prazo no estivesse esgotado), j est realizado o ato, motivo pelo qual no h mais como tornar a praticlo.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

24

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

34 As nulidades processuais absolutas independem de declarao judicial a respeito de sua existncia e efeitos.

Errada Segundo Cndido Rangel Dinamarco (Instituies de Direito Processual Civil, vol. II, 6 ed., Malheiros: So Paulo, p. 612), O mais amplo dos postulados referentes s nulidades absolutas o dever que tem o juiz de proclam-las, anulando o ato ou o procedimento, a pedido de parte ou mesmo ex officio, a todo tempo ou em qualquer grau jurisdicional ordinrio (CPC, art. 245, par.).

35 O decurso do tempo caracteriza-se como espcie de ato processual.

Errada Consoante Cndido Rangel Dinamarco (Instituies de Direito Processual Civil, vol. II, 6 ed., Malheiros: So Paulo, p. 485), Existem acontecimentos humanos ou no, voluntrios ou no, realizados ou no no processo que, mesmo sem se qualificarem como atos jurdicos produzem efeitos sobre o processo e por isso precisam ser considerados no sistema processual. Eles so os fatos jurdicos processuais, que se integram no conceito mais amplo de fato jurdico lato sensu. Dos predicados necessariamente presentes no ato processual, somente um lhes indispensvel para serem qualificados como fatos jurdicos processuais, a saber, a produo de efeitos sobre o processo. Com essa conceituao, reputam-se fatos jurdicos processuais, em primeiro lugar, os eventos da natureza que de algum modo criem, extingam ou modifiquem situaes do processo como um raio que cause incndio ao frum e queime os autos do processo, gerando a necessidade de restaur-los (CPC, arts. 1.063 ss.), a morte da parte ou de seu patrono, que determina a suspenso do processo (art. 265, inc. I), uma inundao que torne impossvel a realizao da audincia etc. Imensa tambm a relevncia do tempo como fato processual, pois seu decurso extingue faculdades e
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

25

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

poderes do sujeito que se omite em exerc-los (grifos no original).

36 provisria a execuo lastreada no ttulo executivo extrajudicial enquanto pendente de julgamento a apelao da sentena de improcedncia dos embargos execuo.

Errada PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. EXECUO FISCAL. TTULO EXTRAJUDICIAL. IMPROCEDNCIA DOS EMBARGOS EXECUO. APELAO RECEBIDA NO EFEITO DEVOLUTIVO. CARTER DEFINITIVO DA EXECUO. ARTIGO 587, DO CPC. 1. " definitiva a execuo fundada em ttulo extrajudicial, ainda que pendente de julgamento apelao da sentena que repeliu embargos do executado." (AgRg na MC 10320/SP, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, Segunda Turma, DJ 24.05.2007). 2. "O art. 587, com a nova redao dada pela Lei n 11.382/2006, clara ao afirmar que a execuo fundada em ttulo extrajudicial definitiva. No entanto, provisria enquanto pendente apelao da sentena de improcedncia dos embargos do executado, quando recebidos com efeito suspensivo" (AgRg no Ag 843975/MG, Rel. Min. Jos Delgado, Primeira Turma, DJ 10.05.2007). 3. In casu, a Execuo fundada em Ttulo Executivo Extrajudicial - Certido da Dvida Ativa - e a Apelao da Sentena de improcedncia dos Embargos no foi recebida com efeito suspensivo, mas apenas devolutivo, razo pela qual deve ser reconhecido seu carter definitivo. 4. Agravo Regimental no provido. (AgRg no Ag 865.167/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 26/06/2007, DJe 17/10/2008) Ambiental

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

26

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

37 A preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais diretriz geral de ao para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

Errada Dispe a Lei 9.433/97: Art. 2. So objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: (...) III - a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais. Art. 3 Constituem diretrizes gerais de ao para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I - a gesto sistemtica dos recursos hdricos, sem dissociao dos aspectos de quantidade e qualidade; II - a adequao da gesto de recursos hdricos s diversidades fsicas, biticas, demogrficas, econmicas, sociais e culturais das diversas regies do Pas; III - a integrao da gesto de recursos hdricos com a gesto ambiental; IV - a articulao do planejamento de recursos hdricos com o dos setores usurios e com os planejamentos regional, estadual e nacional; V - a articulao da gesto de recursos hdricos com a do uso do solo; VI - a integrao da gesto das bacias hidrogrficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras. 38 Reserva Legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas. Correta Dispe a Lei 4.771/65: Art. 1, 2. Para os efeitos deste Cdigo, entende-se por: (...) III - Reserva Legal: rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas.
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

27

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

39 A explorao dos recursos florestais em terras indgenas somente poder ser realizada pelas comunidades indgenas em regime de manejo florestal sustentvel, para atender a sua subsistncia.

Correta Dispe a Lei 4.771/65: Art. 3o-A. A explorao dos recursos florestais em terras indgenas somente poder ser realizada pelas comunidades indgenas em regime de manejo florestal sustentvel, para atender a sua subsistncia, respeitados os arts. 2o e 3o deste Cdigo.

40 O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

Correta RESOLUO CONAMA N 001, de 23 de janeiro de 1986: Art. 9, pargrafo nico: O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

41 O estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, escolhida pelo proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados.

Errada
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

28

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

RESOLUO CONAMA N 001, de 23 de janeiro de 1986: Artigo 7 - O estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados. Internacional

42 Consoante a jurisprudncia do STJ, a imunidade de jurisdio s pode ser reconhecida, depois da citao vlida do Estado estrangeiro, porque a renncia deste prerrogativa sempre possvel mxime vista da evoluo dos costumes internacionais.

Correta PROCESSO CIVIL. IMUNIDADE DE JURISDIO. AO CONTRA ESTADO ESTRANGEIRO. A imunidade de jurisdio s pode ser reconhecida, depois da citao vlida do Estado estrangeiro, porque a renncia deste prerrogativa sempre possvel mxime vista da evoluo dos costumes internacionais. Recurso ordinrio conhecido e provido. (RO . 62/RJ, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, TERCEIRA TURMA, julgado em 24/06/2008, DJe 03/11/2008)

43 O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes.

Certa Lei de Introduo ao Cdigo Civil: Artigo 7, 2o: O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

29

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

44 A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que domiciliado os sucessores ou o herdeiros do desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens.

Errada Lei de Introduo ao Cdigo Civil: Art. 10: A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. Comercial

45 admissvel o interdito proibitrio para a proteo do direito autoral, de acordo com jurisprudncia dominante do STJ.

Errada Smula 228/STJ: inadmissvel o interdito proibitrio para a proteo do direito autoral.

46 A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou.

Errada Smula 258/STJ: A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito no goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou.

47 O empresrio que instituir sucursal, filial ou agncia, em lugar sujeito jurisdio de outro Registro Pblico de Empresas Mercantis, neste dever tambm inscrev-la, com a prova da inscrio originria.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

30

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Correta Dispe o Cdigo Civil: Art. 969. O empresrio que instituir sucursal, filial ou agncia, em lugar sujeito jurisdio de outro Registro Pblico de Empresas Mercantis, neste dever tambm inscrev-la, com a prova da inscrio originria. Previdencirio luz da Previdncia Social definida na Constituio Federal e na legislao infraconstitucional, julgue os itens abaixo.

48 No Brasil, existe mais de um sistema de previdncia. O sistema pblico caracterizase por ter filiao compulsria. O sistema privado caracteriza-se por ter filiao facultativa.

Correta Em nosso pas, h dois sistemas de previdncia: o pblico, denominado regime geral, e o privado, ambos com fulcro em normas constitucionais. De acordo com o caput do artigo 201 da Lei Fundamental, o sistema pblico de filiao obrigatria. Observe-se: A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial (...). Por outro lado, o sistema privado, tratado a partir do artigo 202 da Constituio, facultativo: O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar.

49 O sistema de previdncia privada no tem natureza constitucional, estando regulado totalmente em normas infraconstitucionais.

Errada O artigo 202 da Constituio Federal estabelece norma acerca do sistema de previdncia privada, demonstrando, assim, a natureza constitucional dessa matria, a saber:
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

31

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

Art. 202. O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar. 1 A lei complementar de que trata este artigo assegurar ao participante de planos de benefcios de entidades de previdncia privada o pleno acesso s informaes relativas gesto de seus respectivos planos. 2 As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia privada no integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no integram a remunerao dos participantes, nos termos da lei. 3 vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, salvo na qualidade de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. 4 Lei complementar disciplinar a relao entre a Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, inclusive suas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente, enquanto patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada, e suas respectivas entidades fechadas de previdncia privada. 5 A lei complementar de que trata o pargrafo anterior aplicar-se-, no que couber, s empresas privadas permissionrias ou concessionrias de prestao de servios pblicos, quando patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada. 6 A lei complementar a que se refere o 4 deste artigo estabelecer os requisitos para a designao dos membros das diretorias das entidades fechadas de previdncia privada e disciplinar a insero dos participantes nos colegiados e instncias de deciso em que seus interesses sejam objeto de discusso e deliberao.
Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

32

GEAGU Objetiva

http://grupos.ebeji.com.br/GEAGU

50 As entidades de previdncia privada podem sofrer interveno ou liquidao.

Correta A propsito dessa temtica, a Lei Complementar n 109/2001, artigos 44 a 62, estabelece as normas acerca da interveno e da liquidao extrajudicial a que esto sujeitas as entidades de previdncia privada.

Preparao de qualidade para concursos? http://grupos.ebeji.com.br

33

Das könnte Ihnen auch gefallen