Sie sind auf Seite 1von 38

Pequeno manual da prtica de afiao de lminas.

Marcos Soares Ramos Cabete

Introduo.
Afiar uma lmina pode ser um ato simples que muitas pessoas fazem na beirada da pia ou uma arte complexa que requer anos de estudos e pratica. Depende basicamente do resultado que se quer e se estamos afiando uma faca de dois reais ou uma obra de arte de algumas centenas ou milhares de dlares. Este manual bsico e introdutrio ao assunto.

Materiais abrasivos para afiao.


Existe uma infinidade de materiais abrasivos desde aqueles impregnados de diamantes sintticos at pedras naturais e artificiais. As pedras artificiais combinadas so as de melhor custo/benefcio para o iniciante.

Pedra sinttica combinada.


A pedra combinada apresenta faces com diferentes agressividades. Uma mais grossa para desbaste e outra mais fina para afinar o gume afinando-o at limites aceitveis.

Temperando a pedra de afiar.


A pedra de afiar porosa e absorve os lquidos refrigerantes. Para fechar os poros usaremos vaselina slida e uma vasilha para derreter em banho-maria. Frmas de assar pes so timas para a tarefa.

Derretendo em banho-maria.
No aquea diretamente sob risco de graves acidentes. Coloque a vasilha com a pedra e a vaselina em uma outra com gua. Algumas gotas de vinagre na gua impediro que a assadeira manche.

Temperando ...
Aguarde a vaselina se liqefazer totalmente e observe que a pedra soltar bolhas de ar que esto dando lugar vaselina que penetra nos poros e os preenche.

Enquanto sarem bolhas continue


Enquanto sarem bolhas significa que est ocorrendo penetrao da vaselina. A tmpera termina quando parar de sair ar da pedra de afiar. Vire-a uma vez durante o processo.

Retire a pedra escorra e deixe esfriar. Est pronta!

Onde ir fazer suas afiaes?


A afiao precisa ser feita em posio confortvel pois repetitiva e pode causarlhe uma LER ( leso por esforo repetitivo ). No mtodo apresentado voc precisar trabalhar de p com a pedra em uma altura confortvel e fixada ou pelo menos em uma caixa com fundo antiderrapante.

Suportes ou caixas.
Os suportes de alumnio fundido podem ser presos em cantos de pias ou mesas. Podem ser encontrados em lojas que vendem produtos para aougues e restaurantes. Pode tambm fazer uma caixa mais baixa que a pedra cortando uma destas tbuas de carne brancas e colando as peas com cola quente. Cole algo anti derrapante no fundo.

Pedra temperada e posicionada.


A afiao comear pelo lado mais grosso da pedra portanto sempre que terminar uma afiao lave a pedra ( s gua ) e j deixe-a nesta posio. No aperte em excesso os parafusos.

Lquido refrigerante.
Evite leos e outras melecas difceis de limpar. O mestre Flavio Duprat usa uma mistura de glicerina, gua e lcool. tima no uso e na limpeza.

Lquidos so necessrios ?
Os lquidos refrigerantes so necessrios pois removem as partculas metlicas que se soltam na afiao e principalmente esfriam o finssimo metal do gume evitando que perca sua dureza original. Na falta de outra coisa use gua pura mesmo mas no use leos minerais que deixaro cheiro e gosto desagradvel.

Posicionamento corporal
A posio do corpo deve fixar o ngulo de afiao da lmina. O movimento de vai e vem do corpo e no das mos que far a afiao. Esta prtica favorece manter o ngulo.

Afiando do outro lado.


A mudana do p de apoio e da posio corporal favorece a afiao do outro lado da lmina. Ao se ninar um bebe o nosso corpo que vaie-vem. Lembre-se disto ao afiar.

Afiando no lado grosso da pedra.


O movimento deve ser sempre partir do p da lmina para a ponta percorrendo toda a extenso da pedra. Movimentos uniformes e cadenciados mantendo o ngulo de afiao.

Est na hora de virar a lmina?


Passe os dedos do lado contrrio ao que est afiando at perceber que levantou uma fina rebarba ao longo de todo o fio. Esta a hora de virar a lmina. Movimente os dedos favor do fio.

No trabalhe seco.
Secou coloque mais lquido. Com o tempo e prtica aprender a usar o movimento de voltar a lmina para trazer de volta um pouco do lquido espalhando-o sobre a pedra.

Agora do outro lado!


Lembre-se, comece sempre no p da lmina este hbito evita que a faca e a pedra selem ( formem depresses arqueadas ) Procure manter o mesmo ngulo que usou do outro lado.

Formou a rebarbinha do outro lado?


Certifique-se que a rebarba existe ao longo de todo o fio e no apenas em partes dele. Vire novamente ( ainda no lado grosso ) e recomee s que com menor presso.

Quando virar a pedra para o lado fino?


V alternando a afiao na face grossa sempre checando a formao da rebarba. A cada ciclo diminua a presso sobre a lmina. A rebarbinha ficar tambm mais delicada. V at o ponto de trabalhar s com o peso da lmina e no sentir mais a formao da rebarba. Este o momento de virar a pedra.

Vire a pedra de afiar e fixe-a.


Aproveite a virada da pedra para limpar o lado que usou ( passar sob a torneira ). Lubrifique o lado fino com o lquido refrigerante que usa e recomece a afiao nos mesmos ngulos.

Jogue com o corpo e joelhos !

Formou rebarbinha vire a lmina.


Mesmo do lado fino da pedra ocorre a formao da rebarba, agora bem mais baixa e fina. No deixe faltar liquido pois agora o gume est mais fino e sensvel ao calor!

V diminuindo a presso vertical

Quando parar ?
A afiao tem que ter um objetivo, uma meta. Voc quer a faca para se depilar ou para cortar uma picanha? Se o objetivo cortar picanha e no a depilao por que levar a afiao at o ponto de cortar plos? Para acabar mais rapidamente com sua faca e comprar outra?

Assentando o fio.
Prefira as chairas mais lisas, a chaira no tem o objetivo de afiar e sim de assentar e dar polimento ao fio. Lembre-se que a chaira TEM QUE SER MAIS DURA QUE O AO DA LMINA.

Mantenha o mesmo ngulo usado na afiao.


No se preocupe em fazer movimentos rpidos como os aougueiros que so profissionais. Sinta o contato da lmina com a chaira e perceba que vai ficando mas suave.

Assentamento no couro.
Em casos extremos como navalhas e afiaes finssimas pode necessitar assentar o fio em uma tira de couro. Neste caso os movimentos so favor do fio.

Como testar o fio ?


O correto testar no material que ir cortar. Normalmente usa-se uma folha de papel. A lmina deve cortar com facilidade e deslizar suavemente sem o efeito serra. Experimente !

E as lminas grandes ?
Divida-as em setores, se necessrio marcando com fita crepe e afie cada setor de uma vez como se fossem lminas independentes.

DO P PARA A PONTA SEMPRE!

Dicas:
ngulos usuais ( entre lmina e pedra ) 15 a 17 graus - bisturs e navalhas. 17 a 20 graus - trabalho com carnes/peixes. 20 a 23 graus - canivetes, facas de caa. 23 a 25 graus - facas para servios pesados. 25 a 30 graus - faces, cutelos, machados.

Mais dicas:
Existem lminas, em especial de inox ordinrio que s se consegue alguma afiao com ngulos mais abertos. Existem lminas, em especial algumas semi artesanais que so feitas com aos exageradamente duros e s conseguir afiar com pedras diamantadas ou com lixadeiras. Use tbuas de carne de madeiras macias.

Finalizando, por enquanto ...


A afiao de lminas algo parecido com o sexo. gostoso de se ver mas d muito mais prazer se voc mesmo fizer! A prtica melhora o desempenho! No exite em experimentar novas posies! Mas faa com segurana!

J evolumos um pouquinho ...

cabete@brascopper.com.br mcabete@ig.com.br Ribeiro Preto - SP

Das könnte Ihnen auch gefallen