Sie sind auf Seite 1von 3

Estudando a Bblia Auxlios para ler e estudar mais a Bblia no seu dia-a-dia! I.

Como usar a bblia no dia-a-dia Voc no deve s usar a bblia quando vai aos cultos promovidos por sua igreja. Se limitar o uso dela somente a estes momentos, o seu crescimento espiritual acontecer lentamente. O desejo de Deus que voc seja um adulto espiritual e no sempre uma criana. Leia 1 Corntios 13.11; 14.20 e Efsios 4.15.

1. A leitura
claro que voc tambm deseja crescer espiritualmente, atravs da Bblia. Para que isto acontea, o primeiro passo a ser dado ler a bblia. Conscientize-se de que precisa ler a bblia. Todo o dia, voc tem comer algum alimento, para mo morrer de fome. Assim tambm precisa se alimentar da Palavra de Deus. Ningum permanecer vivo espiritualmente, se no se alimentar lendo a bblia Sagrada. Lea Jeremias 15.16 e Mateus 4.4. Manuseie a bblia todos os dias. No basta l-la uma vez ou outra, ou s aqueles textos soltos mais conhecidos, como Salmos 23 e 91, Joo 3.16 e 1 Corntios 13. A bblia no se resume neles; se voc no a examinar diariamente, s vai saber os textos mais falados entre os crentes e jamais provar alimentos mais saborosos! Alm de ler diariamente, voc deve tomar a deciso de Estudar a bblia toda. J falamos que na bblia onde Deus se revela ao homem. Mas a revelao no est completa em um livro s; voc conhece um pouco em Gnesis, em outra passagem, e assim vai at o ltimo livro da bblia, o Apocalipse, que significa revelao.

2. A memorizao de versculos.
O segundo passo que voc deve dar, para crescer espiritualmente, memorizar os textos bblicos. Quando voc memoriza os textos a bblia, est guardando, escondendo e fazendo habitar a palavra de Deus em si. O que est escrito na bblia, definitivamente, no foi para ficar s registrado em um livro. A leitura apenas d condies de se lembrar de 15% do que leu, depois de 24 horas. Mas a memorizao lhe permite lembrar 100%.

3. O estudo
Outro passo que voc deve dar, para crescer espiritualmente, estudar a Palavra de Deus. Estudar mais do que ler cuidadosamente. Ler mais rpido que estudar, mas estudar ajuda a pensar e lembrar. Devem acompanhar voc no estudo da bblia os seguintes materiais: a) A Bblia. Se possvel, use vrias verses existentes em portugus, para consulta comparativa; b) Uma concordncia Bblica. Ajuda a localizar palavras, assuntos e suas referncias Bblicas, livro por livre da Bblia;

c) Manual bblico. Trazem esboos dos livros da bblia e tambm comentrios teolgicos, instrues, autores, histria e datas; d) Dicionrio Bblico. Para explicao de palavras e assuntos bblicos; e) Dicionrio de Portugus. Para saber o significado das palavras pouco conhecidas por voc. f) Manual de doutrinas bblicas-. Traz assuntos para estudos mais aprofundados; g) Um caderno. Para anotaes das observaes, correlaes, interpretaes e aplicaes do seu estudo.

4. O momento de meditao.
O ltimo passo que lhe ajudar a crescer espiritualmente ter um momento de meditao na palavra de Deus, O que e como se medita? Concentrao intensa do esprito, reflexo. . Leia Salmos 1. 1-3 e medite: preciso que voc se dedique meditao diariamente. Selecione um momento especfico, escolha um lugar especial a ss com Deus. bom que tenha um plano de estudo que se constitua de passos bem simples. Ler com lpis na mo atentando sempre.

Discipulado prtico
1. Abra a sua Bblia na pgina do ndice dos livros da Bblia, leia o nome de cada um deles em voz alta, pelo menos duas vezes, para comear a memorizar; 2. Pegue uma folha de papel e tente escrever os nomes de cada livro, sem consultar a lista mencionada anteriormente. Faa isto, quantas vezes achar necessrio: 3. Mencione um por um, de memria, e em voz alta. Isto , aparentemente, difcil, mas lhe ser muito til para o desenvolvimento do seu conhecimento bblico e o relacionamento com os crentes da sua igreja, os quais j usam a Bblia h mais tempo do que voc; 4. Diariamente, estude um pouco a Bblia. A quantidade de Textos, o tempo gasto com leitura e quantas vezes vo l-la toda, depende exclusivamente de voc; 5. O ideal que voc leia a Bblia toda, pelo menos uma vez por ano. Se ainda no o fez, comece pelo Novo Testamento.

Leia a Bblia conhecendo seu autor


Isto de suprema importncia, a melhor maneira de estudar a bblia. Ela o nico livro cujo autor est sempre presente quando lida. O autor de um livro a pessoa que melhor pode explic-lo. A Bblia um livro fcil e ao mesmo tempo difcil; simples e ao mesmo tempo complexo. No basta apenas ler suas palavras e analisar suas declaraes. Tudo isso indispensvel, mas no basta. preciso conhecer o Auto e amar-lo. Conhecendo o Autor, a compreenso ser mais fcil.

Leia a Bblia diariamente (Dt 17.19).


Esta regra excelente. Presume-se que 90% dos crentes no lem a Bblia diariamente: no

de admirar haver tantos crentes frios nas igrejas. No somente frios, mas anos, raquticos, mundanos, carnais, indiferentes. Sem crescimento espiritual, Deus no nos pode revelar suas verdades profundas ( Mc4.33; Jo 16.12; Hb 5.12). de admirar haver pessoas nas igrejas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus. Motivo: Comem tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus! justo ler boas coisas, mas, imprescindvel tomar mais tempo com as Escrituras. tambm de estarrecer o fato de que muitos lderes de igrejas no lerem a Bblia. No basta assistir aos cultos, ouvir sermes e testemunhos, assistir a estudos bblicos, ler boas obras de literatura crist: preciso a leitura bblica individual, pessoal. H crentes que s comem espiritualmente quando lhes do comida na boca: a colher do pastor, do professor da escola dominical, etc. Se ningum lhes der comida eles morrero de inanio. DICIPLINA- ler quando tem ou no vontade-no abrir excessoes.

Ler a Bblia com a melhor atitude mental e espiritual.

Isto de capital importncia para o xito no estudo bblico. A atitude correta a seguinte: a) Estudar a Bblia como a Palavra de Deus, e no como uma obra literria qualquer; b) Estudar a Bblia com o corao, em atitude devocional, e no apenas com o intelecto. As riquezas da Bblia so para os humildes que temem ao Senhor (Tg 1.21). Quanto maior for a nossa comunho com Deus, mais humildes seremos. Os galhos mais abaixam! preciso ler a Bblia crendo, sem duvidar, em tudo que ela ensina, inclusive no campo sobrenatural. A dvida ou descrena, cega o leitor (Lc 24.25).

Leia a Bblia com orao, devagar, meditando.


Assim Fizeram os servos do Senhor no passa do: Davi (Sl 119. 12,18); Daniel (Dn 9.21-23). O caminho ainda o mesmo. Na presena do Senhor em orao, as coisas incompreensveis so esclarecidas (Sl 73. 16,17). A meditao na Palavra aprofunda a sua compreenso. Muitos lem a Bblia para estabelecerem recordes de leitura. Ao ler a Bblia, aplique-a primeiro a si mesmo, irmo, seno no haver Virtude nenhum.

Das könnte Ihnen auch gefallen