Sie sind auf Seite 1von 18

FARMCIA GALNICA

SOLUES EXTRACTIVAS E EXTRACTOS

SOLUES EXTRACTIVAS
Resultam da dissoluo parcial de um frmaco de composio heterognea. A extraco aplica-se principalmente a frmacos vegetais com a finalidade de separar substncias activas das inertes. Selectividade dos Solventes Extraco influenciada por:

Factores gerais influentes na dissoluo Grau de diviso do frmaco Agitao Temperatura Aco de outros componentes do frmaco Tenso superficial (uso de tensioactivos) Natureza do solvente pH Tempo de extraco

SOLUES EXTRACTIVAS
MTODOS GERAIS DE EXTRACO
Operao MACERAO Caractersticas Temperatura ambiente; pode ser fraccionada DIGESTO INFUSO DECOCO PERCOLAO (OU LIXIVIAO) 35-40C Ebulio (100C) Cozimento (ebulio); Tempo varivel Processo contnuo; Temperatura ambiente TINTURAS ALCOOLATURAS EXTRACTOS Soluo Extractiva MACERADO (TINTUTAS ALCOOLATURAS EXTRACTOS) DIGESTO INFUSO DECOCTO

SOLUES EXTRACTIVAS

Frmacos Vegetais (FP) So essencialmente plantas inteiras, fragmentadas ou cortadas, partes de plantas, algas, fungos e lquenes, sem qualquer tratamento, normalmente na forma seca, mas, algumas vezes, na forma fresca. Alguns exsudados, que no foram sujeitos a tratamento especfico, so tambm considerados frmacos vegetais.

Frmacos Vegetais para Tisanas (FP) Consistem exclusivamente num ou mais frmacos vegetais destinados a preparaes aquosas para uso oral obtidos por decoco, infuso ou macerao. A preparao efectuada imediatamente antes do emprego. So geralmente fornecidos a granel ou em saquetas. Satisfazem s exigncias das respectivas monografias e, na sua ausncia, monografia Frmacos vegetais.

MECANISMO DE EXTRACO POR MACERAO

A 1 2 3

B 1 2 3

SOLUES EXTRACTIVAS
PERCOLAO
Processo contnuo Influenciado por: Altura da coluna de solvente Velocidade de escoamento Dimetro das partculas Viscosidade

SOLUES EXTRACTIVAS
EXTRACO CONTNUA
(Aparelho de Soxhlet)

TINTURAS

SOLUES EXTRACTIVAS TINTURAS


Preparaes farmacuticas lquidas geralmente obtidas partir de frmacos vegetais ou animais secos.

Em certos casos, os frmacos a extrair podem ser submetidos a um tratamento prvio, como a inactivao de enzimas, a triturao ou o desengorduramento. So geralmente lmpidas. Pelo repouso, as tinturas podem formar um ligeiro sedimento, mas no h modificao significativa das suas caractersticas.

Na FP aparecem como parte integrante da monografia dos Extractos.

TINTURAS OBTENO
Com etanol de ttulo apropriado, por

macerao lixiviao por outros processos convenientes e justificados dissoluo ou diluio de um extracto com etanol Ajustamento dos constituintes (se necessrio)

1 parte de frmaco / 10 partes de solvente 1 parte de frmaco / 5 partes de solvente

TINTURAS

ALTERAES
Conservao em frasco de vidro ao abrigo da luz Possibilidade de precipitao (taninos, alcalides, etc.) Oxidao (taninos, clorofila, resinas, etc.) Hidrolise (alcalides, hetersidos, etc.) Oxidao do lcool (R-CH2OH R-CHO R-COOH) Racemizao Fermentaes causadas por enzimas resistentes ao lcool (oxidases) Perda de lcool por evaporao

ENVELHECIMENTO DAS TINTURAS

TINTURAS INCOMPATIBILIDADES

Eventuais

precipitaes ou turvaes quando usadas na preparao de outras formas farmacuticas

Podem ser atenuadas por actuao sobre o pH, uso de

tensioactivos, adio de glicerina ou propilenoglicol

TINTURAS ENSAIOS
Densidade relativa Teor em etanol Metanol e 2-propanol Resduo seco

CONSERVAO
Ao abrigo da luz

ROTULAGEM
No rtulo indica-se: O frmaco vegetal ou animal utilizado A concentrao do etanol utilizado na preparao A concentrao de etanol na tintura final As relaes entre a matria-prima e o lquido de extraco e entre a matria-prima e a tintura final e/ou o teor em substncia activa

ALCOOLATURAS

ALCOOLATURAS ALCOOLATURAS
Solues extractivas obtidas por extraco a partir de frmacos frescos com etanol de ttulo apropriado. ALCOOLATURAS ORDINRIAS preparadas com lcool frio: 1 parte de frmaco : 1 parte de lcool 1 parte de frmaco : 2 partes de lcool

macerao durante 10 dias

ALCOOLATURAS ESTABILIZADAS preparadas com lcool em ebulio (45 min aprox.)

SOLUES EXTRACTIVAS OBTIDAS POR DESTILAO

SOLUES EXTRACTIVAS OBTIDAS POR DESTILAO

HIDROLATOS
Hidrolatos artificiais (guas de essncia)

ALCOOLATOS
Espritos

FARMCIA GALNICA
EXTRACTOS

EXTRACTOS DEFINIO (FP)


Preparaes lquidas (extractos fluidos e tinturas) semi-slidas (extractos moles ou firmes) slidas (extractos secos)

obtidas a partir de frmacos vegetais ou de matrias animais geralmente secas.

EXTRACTOS TIPOS DE EXTRACTOS (FP)


Extractos titulados So ajustados com uma tolerncia aceitvel para um teor dado em constituintes com uma actividade teraputica conhecida. O ajustamento do ttulo do extracto obtm-se por meio de uma substncia inerte ou misturando lotes de extractos.

Extractos quantificados So ajustados a escala definida de constituintes misturando lotes de extractos.

Outros extractos So principalmente definidos pelo procedimento de extraco (estado do frmaco vegetal ou da matria animal de provenincia solvente, condies de extraco) e respectivas especificaes.

10

EXTRACTOS OBTENO
Com etanol de ttulo apropriado, por

macerao lixiviao Concentrao de tinturas por outros processos convenientes e justificados utilizando o etanol ou outro solvente apropriado.

Aps a extraco, as substncias indesejveis so eliminadas, se necessrio

A concentrao at consistncia desejada realiza-se por processos apropriados, geralmente a presso reduzida e a temperatura qual a alterao dos constituintes seja mnima. O teor em constituintes nos extractos titulados ajustado por meio de substncias inertes ou de um outro extracto obtido a partir da droga vegetal ou animal utilizada para a preparao.

EXTRACTOS

CLASSIFICAO Extractos Fluidos


Preparaes lquidas

Extractos Moles ou Firmes


Preparaes semi-slidas preparadas por evaporao total ou parcial do solvente que serviu para a extraco.

Extractos Secos
Preparaes slidas obtidas por evaporao total do solvente que serviu sua produo.

11

EXTRACTOS FLUIDOS PREPARAO


1 parte do extracto 1 parte de frmaco seco (m/m ou V/m) Ajustados, se necessrio, de modo a satisfazerem s exigncias de teor em solvente ou em constituintes. Podem preparar-se pelos mtodos descritos para os extractos, utilizando s etanol de ttulo apropriado ou gua ou por dissoluo de um extracto seco ou mole num desses mesmos solventes e, se necessrio, filtrados. Pelo repouso, podem formar um ligeiro depsito mas no h modificao significativa da sua composio. Podem conter conservantes antimicrobianos apropriados.

EXTRACTOS FLUIDOS ENSAIOS


Densidade relativa Teor em etanol Metanol e 2-propanol Resduo seco

CONSERVAO
Ao abrigo da luz

ROTULAGEM
O frmaco vegetal ou animal utilizado. Nos casos apropriados, que se utilizou um frmaco vegetal ou A concentrao do etanol (% v/v) utilizado na preparao. A concentrao de etanol (% v/v) no extracto final. A relao entre a matria-prima e o extracto fluido final e/ou o

animal fresco.

teor em substncia activa. adicionado.

O nome e a concentrao do conservante eventualmente

12

EXTRACTOS MOLES OU FIRMES PREPARAO

Preparaes de consistncia intermdia entre os extractos fluidos e os extractos secos. Resduo seco 70 % (m/m) So obtidos por evaporao parcial do solvente que serviu para a sua preparao. S se utiliza o etanol de ttulo apropriado ou a gua. Podem conter conservantes antimicrobianos apropriados.

EXTRACTOS MOLES OU FIRMES ENSAIOS


Resduo seco Solventes

CONSERVAO
Ao abrigo da luz

ROTULAGEM
O frmaco vegetal ou animal utilizado. Nos casos apropriados, que se utilizou um frmaco vegetal ou

animal fresco.
A concentrao do etanol (% v/v) utilizado na preparao. A relao entre a matria-prima e o extracto mole ou firme final e/

ou o teor em substncia activa.


O nome e a concentrao do conservante eventualmente

adicionado.

13

EXTRACTOS SECOS PREPARAO

Preparaes slidas obtidas por evaporao do solvente que serviu para a sua preparao. Resduo seco 95 % (m/m) O teor em constituintes dos extractos secos titulados ajustado por meio de substncias inertes apropriadas ou com um outro extracto seco do frmaco vegetal ou animal utilizado para a preparao. Nos casos apropriados, a monografia especfica prescreve um ensaio limite do lquido utilizado para a extraco.

EXTRACTOS SECOS ENSAIOS


gua Perda de peso por secagem Solventes

CONSERVAO
Em recipiente estanque, ao abrigo da luz

ROTULAGEM
O frmaco vegetal ou animal utilizado. O nome e a quantidade da substncia inerte utilizada. Nos casos apropriados, que se utilizou um frmaco vegetal ou

animal fresco.
A concentrao do etanol (% v/v) utilizado na preparao. A relao entre a matria-prima e o extracto fluido seco e/ou o

teor em substncia activa.

14

FORMAS COMPLEMENTARES DOS EXTRACTOS Pseudo-Extractos Fluidos (Concentrados)


Idnticos aos extractos fluidos, mas no apresentam a correspondncia caracterstica entre peso ou volume de extracto e peso do frmaco. Destinam-se principalmente preparao de xaropes por simples diluio 1:9 com xarope comum, recebendo por isso o nome de concentrados para preparar xaropes.

Extractos Fisiolgicos (Intractos)


Obtidos a partir de plantas frescas estabilizadas por vapores de lcool, aps eliminao, a baixa temperatura, dos componentes inactivos (clorofila, resinas, ceras e lpidos). So ricos em substncias activas inalteradas que se dissolvem completamente na gua e no lcool, originando solues lmpidas e pouco coradas. No estado puro apresentam-se como ps. Utilizam-se em soluo glicrica ou glicreo-alcolica, a 5%.

FORMAS COMPLEMENTARES DOS EXTRACTOS Energetenos


Preparaes lquidas obtidas por extraco a partir de plantas frescas com solventes neutros, sob vcuo e a baixa temperatura. So solveis em gua podendo ser esterilizados e adicionados de conservantes.

Suspenses Integrais de Plantas Frescas (SIPF)

15

SUSPENSES INTEGRAIS DE PLANTAS FRESCAS (SIPF) Definio


Preparaes farmacuticas de plantas frescas obtidas por um processo de estabilizao pelo frio (-50C, realizado at 24h aps a colheita), permitindo bloquear as reaces enzimticas que ocorrem naturalmente durante os processos usuais de conservao, de secagem, ou de extraco de substancias activas.

Objectivo
Preservar a integridade do frmaco vegetal fresca.

Composio
So constitudas por 30 a 35% de frmaco vegetal fresco pulverizado, em suspenso numa soluo hidroalcolica a 36 (o que corresponde a cerca de 5% de planta seca).

SUSPENSES INTEGRAIS DE PLANTAS FRESCAS (SIPF) Preparao


Plantas Frescas Triagem
Durao < 24 h

Identificao/ Controlo da qualidade Lavagem

SIPF

Suspenso em lcool a 30%

Moagem

Injeco de azoto lquido -100C

16

SUSPENSES INTEGRAIS DE PLANTAS FRESCAS (SIPF) Vantagens


Estabilizao da droga vegetal No se perdem os constituintes volteis Ausncia de processo extractivo propriamente dito Bloqueio de reaces enzimticas

Acondicionamento
Em frasco de vidro escuro, em local fresco e ao abrigo da luz

FORMAS COMPLEMENTARES DOS EXTRACTOS Autolisados


Obtidos por rebentamento das clulas de leveduras secas, sob a aco do vapor de gua sob presso (autlise). O contedo celular dissolvido na gua, filtrado e evaporado at consistncia adequada.

Plasmolisados
Obtidos por plasmlise, isto , as leveduras secas so lanadas numa soluo hipertnica de NaCl (ex. 25%), o que provoca a sada do contedo das clulas. O processo pode ser auxiliado pelo calor e, aps filtrao e eliminao do NaCl a soluo concentrada at obter uma pasta espessa.

Hidrolisados
Obtidos por hidrlise cida (cidos clordrico, actico ou sulfrico) das clulas de leveduras, realizada em autoclave (5-10 ml de cido por 100 kg de levedura; 0,5 atm). Aps filtrao a soluo concentrada at consistncia adequada.

17

FORMAS COMPLEMENTARES DOS EXTRACTOS

18

Das könnte Ihnen auch gefallen