Sie sind auf Seite 1von 3

FILOSOFIA

Sofista (o que sabe) Para os sofistas o uso da palavra, tendo em vista convencer e seduzir os ouvintes, mais eficaz do que o contedo do prprio discurso.

Filsofo (amigo do saber) Para os filsofos, como Scrates, a argumentao s pode servir a buscar da felicidade.

Demonstrao

Argumentos dedutivos e constringentes Carter impessoal e descontextualizado

Permissas plausveis e discutvel

Argumentao

Argumentos no dedutivos e flexveis

Carter pessoal e contextualizado

Estratgias de persuaso
Ethos refere-se ao carter do orador, que se for considerado uma pessoa ntegra, honesta e responsvel, conquista mais facilmente a confiana do pblico. Pathos refere-se s emoes despertadas no auditrio, que constituem um elemento determinante na receo da mensagem. Logos refere-se ao que dito, ou seja, ao discurso argumentativo.

Caractersticas do discurso argumentativo


1. A retrica ou argumentao pressupe o uso da palavra. 2. O contexto da argumentao a vida em geral com os problemas que se levantam nas relaes interpessoais. 3. Relao interativa entre ordor e recetor. 4. Agir sobre os outros, alterando as convices e as atitudes das outras pessoas.

FILOSOFIA
5. Conquistar o auditrio. 6. Boa seleo e organizao de argumentos de fora a convencer o recetor. 7. Forma problematizadora de encarar os mais diversos temas.

Convencer/Persuadir
Persuadir Est relacionado com o convencer. dirigido a um auditrio particular (tendo em conta a sua especilidade afetiva, valorativa etc.). Tem como objetivo levar os interlocutores a acreditar/fazer alguma coisa. Trata-se do ato de manipular smbolos para provocar mudana nos comportamentos, daqueles que interpretam esses smbolos. Exemplo: Discurso poltico e discurso publicitrio.

Convencer - o objetivo do discurso dirigido a um auditrio universal a partir de argumentos racionais universalizveis.

Caractersticas de um discurso publicitrio


dirigido a um auditrio especfico; Tenta responder a necessidades mas tambm as cria; Prope de uma forma condensada uma viso do mundo; sedutor pois dirige um apelo especfico sensibilidade/emoo; Faz promessas veladas; Opta por mensagens curtas, com pouca informao; Atua a um nvel implcito e inconsciente: sugere associaes. (Manipulao)

Falcias Informais (Argumentos em que as premissas no sustentam a concluso


devido ao seu contudo) Falcia da Ignorncia (Defesa de um enunciado invocando que ningum provou que era verdadeiro ou falso). Exemplo: No se conseguiu provar a verdade de A. Ento A falso. Falcia da Autoridade (Tentatva de sustentar uma tese, apelando a uma personalidade de reconhecido mrito.)

FILOSOFIA
Falcia de insufincia de dados (Mau uso da induo)
Falcia da falsa analogia (Tirar concluses de um objeto para outro semelhante sem atender as diferenas) Exemplo: Baleia vive no mar tal como os peixes. Ento a baleia um peixe.

Das könnte Ihnen auch gefallen