Sie sind auf Seite 1von 5

5078

b) Desempenhar ainda as funes que lhe forem determinadas pelo presidente nacional ou pela direco nacional. CAPTULO V Relaes com o Estado Artigo 57.
Tutela

Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 7 de Agosto de 2007 2 O distintivo privativo da Cruz Vermelha objecto de reconhecimento universal, como significante da neutralidade que a Cruz Vermelha assume como seu princpio fundamental e confere, a quem estiver autorizado a us-lo, proteco, nos termos do disposto nas Convenes de Genebra. 3 A CVP tem smbolo herldico, emblemas, uniformes e distintivos de uso exclusivo, em conformidade com as Convenes de Genebra, seus Protocolos Adicionais e regulamentao revista em 1991, regulando-se a respectiva utilizao pelas normas em vigor. 4 A inobservncia do disposto no nmero anterior sancionada nos termos da lei, das normas de convenes internacionais subscritas e ratificadas por Portugal, bem como pelas normas internas da CVP. 5 Em situaes de conflito blico, os membros da CVP utilizam o emblema identificativo, nos termos do disposto nas Convenes de Genebra. Artigo 61.
Insgnias e condecoraes

1 Compete ao Ministro da Defesa Nacional o exerccio da tutela inspectiva da CVP na administrao dos seus recursos. 2 No mbito das suas competncias tutelares, cabe, ainda, ao Ministro da Defesa Nacional: a) Promover todas as iniciativas legislativas que respeitem sociedade; b) Homologar o relatrio e contas dos exerccios anuais da CVP; c) Promover as necessrias medidas de forma a contribuir para a realizao do suporte financeiro adequado. Artigo 58.
Apoio do Estado

Compete direco nacional da CVP conferir galardes prprios, insgnias e condecoraes, para premiar servios relevantes prestados instituio ou Humanidade.

O apoio do Estado CVP traduz-se, nomeadamente: a) No apoio ao desenvolvimento das actividades da CVI como instituio humanitria; b) No estmulo s aces da CVP nas reas da assistncia humanitria e social e da proteco da vida, da sade e da dignidade humana; c) No apoio cooperao entre a CVP e os rgos da Administrao Pblica; d) No apoio s actividades de carcter internacional e expedicionrias da CVP. Artigo 59.
Benefcios

MINISTRIO DA JUSTIA
Decreto-Lei n. 282/2007
de 7 de Agosto

1 A CVP goza, para a prossecuo dos seus objectivos, de iseno de custas judiciais, de franquia postal, de reduo de taxas telefnicas e telegrficas, da bonificao nos encargos da publicidade que realize nos meios de comunicao social de empresas do sector pblico, dos benefcios aplicveis s instituies particulares de solidariedade social, assim como de outros que solicite e sejam concedidos pelos rgos da Administrao Pblica. 2 A CVP goza, igualmente, para a prossecuo dos seus objectivos, dos benefcios fiscais concedidos s pessoas colectivas de utilidade pblica e s instituies particulares de solidariedade social, nos termos da legislao em vigor. CAPTULO VI Disposies diversas Artigo 60.
Designao, emblemas, distintivos e uniformes

1 A CVP identifica-se por uma cruz de cor vermelha sobre fundo branco, conforme descrio feita na Conveno de Genebra de 22 de Agosto de 1949, sendo a sua designao e emblema inalterveis.

O programa de governo do XVII Governo Constitucional assume o compromisso de tornar o sistema de justia num factor de desenvolvimento econmico e social. Para alcanar tal objectivo, foi j adoptado um relevante conjunto de medidas, nomeadamente em sede de concretizao do Plano de Aco para o Descongestionamento dos Tribunais, por via do qual se procedeu criao de um regime processual experimental em matria cvel, adopo de um inovador sistema de recursos cveis, introduo de medidas para o desbloqueamento da aco executiva, alterao do regime jurdico do cheque sem proviso, ao alargamento dos montantes at aos quais pode ser utilizado o procedimento de injuno, alterao do regime jurdico dos prmios de seguro, modificao do regime jurdico das frias judiciais, converso das transgresses e contravenes em contra-ordenaes, alterao do regime fiscal dos crditos incobrveis e introduo da regra da competncia territorial do tribunal da comarca do ru. A matria relativa insolvncia assume particular importncia em matria de desenvolvimento econmico e social. Com efeito, uma clere e eficaz resoluo dos diferendos respeitantes situao patrimonial de um devedor assume grande relevncia para o tecido econmico de um pas, permitindo, no caso de sociedades comerciais, uma mais rpida distribuio dos seus recursos e posterior reentrada dos seus meios de produo no sector econmico. O Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas (CIRE) vigora apenas desde 2004, pelo que se revelaria precipitado proceder a uma reviso de fundo de um regime ainda muito recente e que carece de ser adequadamente testado. No obstante, no desenvolvimento do exerccio

Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 7 de Agosto de 2007 permanente de identificao de estrangulamentos no sistema judicial, foram registadas vrias dificuldades relacionadas com a aplicao prtica do CIRE, que no podem deixar de ter resposta. O presente decreto-lei visa, portanto, adoptar solues pontuais que contribuam para a eliminao de estrangulamentos no sistema da insolvncia, bem como resolver algumas dificuldades prticas de aplicao deste novo regime. Em primeiro lugar, e atendendo ao quadro legal vigente, nomeadamente configurao do Dirio da Repblica como um servio pblico de acesso universal e gratuito a todos os interessados, eliminada a necessidade de publicao de anncios em jornais dirios de grande circulao nacional. Em segundo lugar, para assegurar que o processo de insolvncia utilizado quando exista patrimnio efectivamente disponvel e para evitar que se desenvolvam formalidades sem efeito til, estabelece-se uma presuno de insuficincia da massa falida, nos casos em que o patrimnio do devedor seja inferior a 5000, assim viabilizando uma clere resoluo do processo quando o patrimnio do devedor manifestamente insuficiente para cobrir as dvidas da massa insolvente. Em terceiro lugar, ainda por forma a garantir a efectiva realizao das operaes associadas ao processo de insolvncia, altera-se o regime do pagamento das remuneraes e provises dos administradores da insolvncia, introduzindo mais rapidez na disponibilizao dos fundos necessrios realizao de operaes de insolvncia. Finalmente, em quarto lugar, restringida a possibilidade de designao de um administrador da insolvncia na petio inicial aos casos em que seja exigida a prtica de actos que requeiram especiais conhecimentos. O presente decreto-lei no dispensa a adopo de outras medidas legislativas ou administrativas em matria de insolvncia que possam contribuir para a resoluo de bloqueios ou de questes pontuais, como seja a eliminao da insolvncia enquanto averbamento perptuo ao assento de nascimento ou a criao de postos de atendimento das conservatrias junto dos tribunais de comrcio. Foram promovidas as diligncias necessrias audio do Conselho Superior da Magistratura, do Conselho Superior do Ministrio Pblico, do Conselho dos Oficiais de Justia e da Ordem dos Advogados. Foi ouvida a Comisso Nacional de Proteco de Dados. Foram ouvidas, a ttulo facultativo, a Comisso de Apreciao e Controlo da Actividade e dos Administradores da Insolvncia e a Associao Portuguesa de Gestores e Liquidatrios Judiciais e dos Administradores de Insolvncia. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Alterao ao Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas

5079
e alterado pelo Decreto-Lei n. 200/2004, de 18 de Agosto, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 9.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Com a publicao, no local prprio, dos anncios requeridos neste Cdigo, acompanhada da afixao de editais, se exigida, respeitantes a quaisquer actos, consideram-se citados ou notificados todos os credores, incluindo aqueles para os quais a lei exija formas diversas de comunicao e que no devam j haver-se por citados ou notificados em momento anterior, sem prejuzo do disposto quanto aos crditos pblicos. 5 ..................................... Artigo 27.
[]

1 ..................................... 2 Nos casos de apresentao insolvncia, o despacho de indeferimento liminar que no se baseie, total ou parcialmente, na falta de juno dos documentos exigida pela alnea a) do n. 2 do artigo 24. objecto de publicao no Dirio da Repblica, no prazo previsto no n. 4 do artigo 38., devendo conter os elementos referidos no n. 8 do artigo 37. Artigo 32.
[]

1 A escolha do administrador judicial provisrio recai em entidade inscrita na lista oficial de administradores da insolvncia, podendo o juiz ter em conta a proposta eventualmente feita na petio inicial no caso de processos em que seja previsvel a existncia de actos de gesto que requeiram especiais conhecimentos. 2 ..................................... 3 ..................................... Artigo 34.
[]

O disposto nos artigos 37., 38., 58. e 59. e no n. 6 do artigo 81. aplica-se, respectivamente e com as necessrias adaptaes, publicidade e ao registo da nomeao do administrador judicial provisrio e dos poderes que lhe forem atribudos, fiscalizao do exerccio do cargo e responsabilidade em que possa incorrer e ainda eficcia dos actos jurdicos celebrados sem a sua interveno, quando exigvel. Artigo 37. 1 ..................................... 2 Sem prejuzo das notificaes que se revelem necessrias nos termos da legislao laboral, nomeadamente ao Fundo de Garantia Salarial, a sentena igualmente notificada ao Ministrio Pblico, ao requerente da declarao de insolvncia, ao devedor, nos termos previstos para a citao, caso no tenha j sido citado
[]

Os artigos 9., 27., 32., 34., 37., 38., 39., 44., 52., 55., 57., 75., 164., 216., 229., 230., 232. e 290. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, aprovado pelo Decreto-Lei n. 53/2004, de 18 de Maro,

5080
pessoalmente para os termos do processo e, se este for titular de uma empresa, comisso de trabalhadores. 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 O disposto nos nmeros anteriores no prejudica a possibilidade de notificao e citao por via electrnica, nos termos previstos em portaria do Ministro da Justia. 7 Os demais credores e outros interessados so citados por edital, com prazo de dilao de cinco dias, afixado na sede, nos estabelecimentos da empresa e no prprio tribunal e por anncio publicado no Dirio da Repblica. 8 Os editais e anncios referidos no nmero anterior devem indicar o nmero do processo, a dilao e a possibilidade de recurso ou deduo de embargos e conter os elementos e informaes previstos nas alneas a) a e) e i) a n) do artigo anterior, advertindo-se que o prazo para o recurso, os embargos e a reclamao dos crditos s comea a correr depois de finda a dilao e que esta se conta da publicao do anncio referido no nmero anterior. Artigo 38.
[...]

Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 7 de Agosto de 2007 2 Aplica-se nomeao do administrador da insolvncia o disposto no n. 1 do artigo 32., podendo o juiz ter em conta as indicaes que sejam feitas pelo prprio devedor ou pela comisso de credores, se existir, cabendo a preferncia, na primeira designao, ao administrador judicial provisrio em exerccio de funes data da declarao da insolvncia. 3 ..................................... Artigo 55.
[]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 A requerimento do administrador da insolvncia e sempre que este no tenha acesso directo s informaes pretendidas, o juiz oficia quaisquer entidades pblicas e instituies de crdito para, com base nos respectivos registos, prestarem informaes consideradas necessrias ou teis para os fins do processo, nomeadamente sobre a existncia de bens integrantes da massa insolvente. Artigo 57.
[]

1 (Revogado.) 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 O juiz pode, oficiosamente ou a requerimento de algum interessado, determinar as formas de publicidade adicional que considere indicadas. Artigo 39.
[]

A cessao de funes do administrador da insolvncia e a nomeao de outra pessoa para o desempenho do cargo so objecto dos registos e da publicidade previstos nos artigos 37. e 38., com as necessrias adaptaes. Artigo 75.
[]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 ..................................... 7 ..................................... 8 ..................................... 9 Para os efeitos previstos no n. 1, presume-se a insuficincia da massa quando o patrimnio do devedor seja inferior a 5000. Artigo 44.
[]

1 ..................................... 2 A data, a hora, o local e a ordem do dia da assembleia de credores so imediatamente comunicados, com a antecedncia mnima de 10 dias, por anncio publicado no Dirio da Repblica e por editais afixados na porta da sede e dos estabelecimentos da empresa, se for o caso. 3 ..................................... 4 ..................................... Artigo 164.
Modalidades da alienao

1 ..................................... 2 No caso de ter sido nomeado um administrador judicial provisrio, a sentena objecto de publicao e registo, nos termos previstos nos artigos 37. e 38., com as necessrias adaptaes. Artigo 52.
[]

1 2 3 4 5 6

..................................... ..................................... ..................................... ..................................... ..................................... ..................................... Artigo 216.


[]

1 .....................................

1 O juiz recusa ainda a homologao se tal lhe for solicitado pelo devedor, caso este no seja o proponente e tiver manifestado nos autos a sua oposio, anteriormente aprovao do plano de insolvncia, ou por algum credor ou scio, associado ou membro

Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 7 de Agosto de 2007 do devedor cuja oposio haja sido comunicada nos mesmos termos, contanto que o requerente demonstre em termos plausveis, em alternativa, que: a) A sua situao ao abrigo do plano previsivelmente menos favorvel do que a que interviria na ausncia de qualquer plano, designadamente face situao resultante de acordo j celebrado em procedimento extrajudicial de regularizao de dvidas; b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... Artigo 229.
[]

5081
Lei n. 32/2004, de 22 de Julho, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 4.
[]

A atribuio ao devedor da administrao da massa insolvente, a proibio da prtica de certos actos sem o consentimento do administrador da insolvncia e a deciso que ponha termo a essa administrao so objecto de publicidade e registo, nos termos constantes dos artigos 37. e 38. Artigo 230.
[]

1 Os administradores da insolvncia podem suspender o exerccio da sua actividade pelo perodo mximo de dois anos, mediante requerimento dirigido, preferencialmente por via electrnica, ao presidente da comisso referida no artigo 12., adiante designada por comisso, com a antecedncia mnima de 45 dias teis relativamente data do seu incio. 2 ..................................... 3 Sendo deferido o pedido de suspenso, o administrador da insolvncia deve, por via electrnica, comunic-lo aos juzes dos processos em que se encontra a exercer funes, para que se proceda sua substituio. 4 No prazo de cinco dias a contar do deferimento do pedido de suspenso, a comisso deve informar a Direco-Geral da Administrao da Justia desse facto, por via electrnica, para que esta proceda actualizao das listas oficiais. Artigo 6.
[]

1 ..................................... 2 A deciso de encerramento do processo notificada aos credores e objecto da publicidade e do registo previstos nos artigos 37. e 38., com indicao da razo determinante. Artigo 232.
[]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 No caso previsto no nmero anterior, est vedada a inscrio do candidato como pessoa especialmente habilitada a praticar actos de gesto para efeitos do disposto no n. 3 do artigo 2. Artigo 11.
[]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 ..................................... 7 Presume-se a insuficincia da massa quando o patrimnio seja inferior a 5000. Artigo 290.
[]

1 ..................................... 2 Em caso de aprovao no exame de admisso, a comisso, no prazo de cinco dias, ordena por via electrnica Direco-Geral da Administrao da Justia que inscreva o candidato nas listas oficiais, no prazo de cinco dias. Artigo 12.
[]

1 Verificando-se os pressupostos do reconhecimento da declarao de insolvncia, o tribunal portugus ordena, a requerimento do administrador da insolvncia estrangeiro, a publicidade do contedo essencial da deciso de declarao de insolvncia, da deciso de designao do administrador de insolvncia e da deciso de encerramento do processo, nos termos do artigo 37., aplicvel com as devidas adaptaes, podendo o tribunal exigir traduo certificada por pessoa que para o efeito seja competente segundo o direito do Estado do processo. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 2.
Alterao ao Estatuto do Administrador da Insolvncia

1 .................................... 2 .................................... 3 .................................... 4 Os encargos decorrentes do financiamento da comisso so assegurados pelo Instituto de Gesto Financeira e de Infra-Estruturas da Justia, I. P. Artigo 16.
[]

Os artigos 4., 6., 11., 12., 16., 18., 26. e 27. do Estatuto do Administrador da Insolvnca, aprovado pela

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 O administrador da insolvncia deve comunicar, por via electrnica, com a antecedncia de 15 dias, aos juzes dos processos em que se encontre a exercer

5082
funes e Direco-Geral da Administrao da Justia qualquer mudana de domiclio profissional. 5 ..................................... 6 ..................................... Artigo 18.
[]

Dirio da Repblica, 1. srie N. 151 7 de Agosto de 2007 anteriores logo que tenha recursos disponveis para esse efeito. Artigo 27.
[]

1 A comisso pode, por deliberao fundamentada e na sequncia de processo de averiguaes, ordenar, por via electrnica, Direco-Geral da Administrao da Justia que, no prazo de cinco dias, suspenda por um perodo no superior a cinco anos ou cancele definitivamente a inscrio de qualquer administrador da insolvncia por se ter verificado qualquer facto que consubstancie incumprimento dos deveres de administrador da insolvncia ou que revele falta de idoneidade para o exerccio das mesmas. 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 Em caso de cancelamento ou de suspenso de inscrio, a comisso comunica esse facto, por via electrnica, Direco-Geral da Administrao da Justia para que se possa proceder actualizao das listas oficiais. 6 ..................................... 7 ..................................... 8 ..................................... Artigo 26.
[]

1 Nas situaes previstas nos artigos 39. e 232. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, a remunerao do administrador da insolvncia e o reembolso das despesas so suportados pelo Instituto de Gesto Financeira e de Infra-Estruturas da Justia, I. P. 2 Nos casos previstos no artigo 39. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, a proviso a adiantar pelo Instituto de Gesto Financeira e de Infra-Estruturas da Justia, I. P., metade da prevista no n. 6 do artigo anterior, sendo paga imediatamente aps a nomeao. 3 Se o devedor beneficiar do diferimento do pagamento das custas, nos termos do n. 1 do artigo 248. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, o pagamento da remunerao e o reembolso das despesas so suportados pelo Instituto de Gesto Financeira e de Infra-Estruturas da Justia, I. P., na medida em que a massa insolvente seja insuficiente para esse efeito. 4 Nos casos previstos no artigo 39. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, a remunerao do administrador da insolvncia reduzida a um quarto do valor fixado pela portaria referida no n. 1 do artigo 20. 5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 3.
Norma transitria

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 Sempre que a administrao da massa insolvente seja assegurada pelo devedor, nos termos dos artigos 223. a 229. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, a remunerao prevista no n. 2 e a proviso para despesas referida no nmero seguinte so por este retiradas da massa insolvente e entregues ao administrador da insolvncia. 6 A proviso para despesas equivale a um quarto da remunerao fixada na portaria referida no n. 1 do artigo 20. e paga em duas prestaes de igual montante, sendo a primeira paga imediatamente aps a nomeao e a segunda aps a elaborao do relatrio pelo administrador da insolvncia, nos termos do artigo 155. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas. 7 Nos casos em que a administrao da massa insolvente ou a liquidao fiquem a cargo do administrador da insolvncia e a massa insolvente tenha liquidez, os montantes referidos nos nmeros anteriores so directamente retirados por este da massa. 8 No se verificando liquidez na massa insolvente, aplicvel o disposto no n. 1 do artigo seguinte relativamente ao pagamento da proviso para despesas do administrador da insolvncia. 9 (Anterior n. 7.) 10 (Anterior n. 8.) 11 A massa insolvente deve reembolsar os credores dos montantes adiantados nos termos dos nmeros

As alteraes previstas no presente decreto-lei aplicam-se aos processos cujas insolvncias sejam decretadas aps a sua entrada em vigor. Artigo 4.
Norma revogatria

revogado o n. 1 do artigo 38. do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas, aprovado pelo Decreto-Lei n. 53/2004, de 18 de Maro. Artigo 5.
Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 5 de Julho de 2007. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Emanuel Augusto dos Santos Joo Tiago Valente Almeida da Silveira Pedro Manuel Dias de Jesus Marques. Promulgado em 23 de Julho de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 27 de Julho de 2007. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

Das könnte Ihnen auch gefallen