Sie sind auf Seite 1von 19

Programa Bolsa Famlia e Cadastro nico para Programas Sociais

Guia Rpido
O que os municpios devem fazer nos primeiros 60 dias de gesto
Janeiro de 2013

Apresentao
Enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais um dos grandes desafios da sociedade brasileira. Para super-lo, precisamos de polticas e programas que garantam direitos sociais e o pleno exerccio da cidadania. Essas polticas so de responsabilidade do Governo Federal, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal e devem contar tambm com a participao dos cidados.
O Programa Bolsa Famlia (PBF), criado em outubro de 2003, um programa de transferncia direta de renda com condicionalidades, voltado para famlias em situao de pobreza e de extrema pobreza em todo o Pas. O Programa atualmente uma das mais importantes aes de proteo social brasileira e responsvel por tirar mais de 33 milhes de brasileiros da pobreza absoluta.

Apresentao
Para selecionar as famlias que sero beneficiadas, o Bolsa Famlia utiliza as informaes do Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal mais conhecido como Cadastro nico. Este Cadastro um banco de dados com informaes das famlias brasileiras mais vulnerveis e utilizado por mais de 15 programas sociais do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida e a Tarifa Social de Energia Eltrica.
O Bolsa Famlia e o Cadastro nico so importantssimos para garantir a melhoria das condies de vida das famlias mais pobres do Brasil. Por isso, so tambm iniciativas prioritrias do Plano Brasil Sem Misria. Os dois s funcionam a partir de uma parceria integrada entre Governo Federal, estados, municpios e Distrito Federal.

Apresentao
Os estados e o Governo Federal tm um importante papel nessa parceria, mas o trabalho desenvolvido pelos municpios e o Distrito Federal essencial para a efetividade do Bolsa Famlia. o municpio que est mais prximo das famlias, l onde elas vivem, onde as crianas vo escola e tomam as vacinas, os adultos trabalham e procuram melhorar profissionalmente. So os municpios que cadastram as famlias pobres para que possam receber os benefcios do Bolsa Famlia e ter acesso a tantos outros programas sociais. Ou seja: sem a boa atuao do municpio, a superao da pobreza por meio do Bolsa Famlia seria muito menor. Considerando a importncia da atuao dos municpios, fizemos Guia Rpido especialmente para voc: novo Prefeito e novo Gestor Municipal do Bolsa Famlia. Ao assumir a gesto do Programa e do Cadastro nico no incio de 2013, muita coisa deve ser feita, de forma rpida, para que o Bolsa Famlia prossiga bem, ou comece a funcionar melhor em seu municpio.

Nos primeiros 60 dias...

No incio da nova gesto, aes fundamentais devem ser realizadas para garantir a continuidade do Bolsa Famlia em seu municpio. Algumas delas so de responsabilidade do Prefeito, outras, do Gestor Municipal do Programa Bolsa Famlia e do Cadastro nico, que indicado pelo prefeito e coordena as atividades no mbito municipal. Veja quais so essas atividades nos prximos slides.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


A participao dos municpios na gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico voluntria. formalizada por meio da assinatura do termo de adeso ao Bolsa Famlia, conforme o Anexo I da Portaria MDS n 246/005.
Todos os municpios do Brasil j aderiram ao Bolsa Famlia e no preciso aderir novamente. Mas necessrio que o novo Prefeito envie Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) os seguintes documentos: Cpia do documento de identidade; Cpia do CPF; e Cpia do Diploma, da Ata ou Termo de Posse.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


preciso tambm atualizar os dados no Sistema de Gesto do Programa Bolsa Famlia (SIGPBF), na aba Prefeitura, no seguinte endereo eletrnico http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/sistemagestaobolsafamilia O Gestor Municipal ou o Tcnico Municipal com perfil de gravao podem fazer isso. As informaes detalhas sobre atualizao dos dados no SIGPBF esto contidas na Instruo Operacional SENARC/MDS n 57, de 09 de janeiro de 2013. Se houver a substituio do Gestor Municipal do PBF, voc, Prefeito, pode solicitar essa modificao e a atualizao de seus dados juntamente com a atualizao das informaes do Gestor veja o item 1, a seguir.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


1. Indicao do Gestor Municipal do Bolsa Famlia e do Cadastro nico: este profissional o responsvel direto pelo Bolsa Famlia e pelo Cadastro nico em seu municpio. o Gestor Municipal que faz a articulao entre as reas de assistncia social, sade, educao e outras reas, para viabilizar a gesto do Programa, e o principal interlocutor com o MDS para o tema. Assim, o servidor indicado como Gestor Municipal do Bolsa Famlia e do Cadastro nico deve ter formao adequada, familiaridade com o tema, e capacidade de gerncia e de liderana. Se o atual Gestor Municipal do Bolsa Famlia possui estas caractersticas, voc deve avaliar a possibilidade de mant-lo nessa funo. Caso seja preciso substitu-lo, a modificao tem que ser feita formalmente, por meio da atualizao das informaes sobre o novo Gestor no SIGPBF, que pode ser acessado pelo link: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/. No menu Estados e Municpios, escolher Municpios e Solicitar Alterao do Gestor Municipal do PBF. Deve-se preencher o Formulrio de solicitao de alterao, salvar as informaes e gerar o ofcio com os dados do novo Gestor para impresso e envio Senarc. importante lembrar que o ofcio, para ser vlido, deve conter o timbre da Prefeitura e ser assinado pelo Prefeito.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


2. Verificao da Instncia de Controle Social (ICS) do PBF e do Cadastro nico: todo municpio que aderiu ao Bolsa Famlia indicou formalmente uma Instncia de Controle Social (ICS) para o acompanhamento da gesto do Programa, conforme o Anexo III da Portaria n 246/2005. Esta Instncia pode ter sido criada especificamente para o Bolsa Famlia, ou ser um conselho de controle social j existente que tenha recebido esta atribuio. Se a ICS do Bolsa Famlia for alterada, essa alterao deve ser formalizada em ato normativo do municpio e ento enviada Senarc por ofcio. Caso haja somente mudana nos membros do conselho, basta atualizar a informao no SIGPBF, o que deve ser feito pelo Gestor Municipal, ou tcnico municipal com perfil de gravao. Se a ICS do PBF no for o Conselho Municipal de Assistncia Social (CMAS), lembre-se de que, ainda assim, o CMAS tem a responsabilidade de acompanhar e analisar a aplicao dos recursos repassados pelo Governo Federal ao municpio para o apoio gesto do PBF (recursos do ndice de Gesto Descentralizada Municipal IGD-M).

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


3. Responsveis pelo Bolsa Famlia nas reas de educao e sade: alm do Gestor do PBF, o municpio deve contar com responsveis formais pelo acompanhamento das atividades do Bolsa Famlia nas reas de Educao e Sade. So esses profissionais que vo garantir o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Famlia e a melhoria do acesso das famlias beneficirias aos servios de Sade e Educao. Na rea de educao, quem indica o responsvel o Secretrio Municipal de Educao, que precisa enviar essa informao para a Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso (Secadi) do Ministrio da Educao (MEC). Basta solicitar a ficha de substituio Secadi, preench-la e devolv-la via fax. Na rea de Sade, o Secretrio Municipal de Sade precisa contatar a Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade, solicitando a substituio. Mas, lembre-se: no necessrio substituir os responsveis pelo Bolsa Famlia nas reas de sade e educao. Avalie a dedicao desses profissionais e o resultado de seus trabalhos, antes de decidir pela substituio.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


4. Conhecer os objetivos, regras e procedimentos bsicos do Bolsa Famlia e do Cadastro nico: muito importante para o Prefeito definir e acompanhar as aes realizadas pelo Gestor Municipal do Bolsa Famlia e das reas de sade, educao, oramento e finanas. Entre outros aspectos, estes so essenciais: 4.1 Critrios de cadastramento e atualizao cadastral: todas as famlias com renda mensal de at meio salrio-mnimo por pessoa devem ser cadastradas e os cadastros devem ser atualizados, no mximo, de dois em dois anos. As famlias do Cadastro nico podem acessar muitos programas sociais, no s o Bolsa Famlia. Conhecendo o Cadastro nico, o Prefeito pode planejar as aes de diversas Secretarias de seu municpio. importantssimo o comprometimento do Prefeito em garantir condies para que as informaes do Cadastro nico reflitam verdadeiramente a realidade das famlias. E isto feito com a capacitao da equipe do Cadastro nico, a divulgao da importncia e das regras do Cadastro para as famlias de baixa renda e com o conhecimento sobre as medidas que a gesto municipal pode adotar, quando identificar casos de prestao de informaes falsas. Essas medidas esto nas normas desta publicao, especialmente na Portaria n 177, de 16 de junho de 2011, que regulamenta a gesto do Cadastro nico.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


4.2 Critrios de seleo e permanncia no Programa Bolsa Famlia: a seleo das famlias para o Bolsa Famlia depende do nmero de famlias pobres estimado em cada cidade, da renda e da composio de cada famlia em situao de pobreza. A permanncia depende da atualizao de seus cadastros conforme a realidade da famlia e do cumprimento das condicionalidades do Programa. Conhecendo esses critrios, o Prefeito evita que famlias mais pobres deixem de receber o benefcio do Bolsa Famlia e que outras, com perfil inadequado, recebam o benefcio. 4.3 Recursos financeiros recebidos, mensalmente, por cada municpio para apoio gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico: o MDS repassa recursos financeiros para apoio ao municpio para a conduo do Bolsa Famlia e do Cadastro nico. A condio fundamental que o municpio tenha aderido ao Programa. O recurso transferido todo o ms do Fundo Nacional de Assistncia Social (FNAS) aos Fundos Municipais de Assistncia Social (FMAS). Cada municpio tem um valor mximo a receber, mas o valor repassado depende da qualidade da gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico, medido pelo ndice de Gesto Descentralizada (IGD). Os recursos do IGD so de fcil utilizao, mas importante que o Prefeito esclarea rea de oramento e finanas sobre a importncia e os procedimentos de execuo desses recursos. O Gestor Municipal a pessoa que planeja e coordena a execuo desses recursos e tambm presta contas de sua utilizao. Conhecendo a importncia do IGD, o Prefeito garante que o Gestor Municipal do Bolsa Famlia tenha o apoio da rea de oramento e finanas para utilizar os recursos e melhorar o funcionamento do Bolsa Famlia em sua cidade.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


4.4 Fiscalizao do Programa Bolsa Famlia: os municpios tm a responsabilidade de evitar que famlias sem perfil para o Bolsa Famlia recebam o benefcio indevidamente. A principal forma de garantir que isto acontea se esforando ao mximo para que o Cadastro nico reflita a realidade das famlias. Alm disso, o municpio precisa responder dentro do prazo estabelecido s solicitaes de informaes que forem encaminhadas pelo MDS. A resposta deve apresentar informaes que esclaream a situao de pessoas que podem ter declarado informaes falsas, de forma proposital, com o objetivo de entrar ou manter-se no Bolsa Famlia. Isso tambm vale para os servidores do municpio que declararem informaes inverdicas para receber os benefcios, ou apoiarem falsas declaraes de outras pessoas. Vale lembrar que nenhuma pessoa que exera cargo eletivo remunerado (a exemplo dos vereadores) pode receber benefcios do Programa Bolsa Famlia.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Prefeito


5. Realizar um diagnstico bsico sobre a gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico: o Prefeito pode realizar esta ao examinando os nveis de cobertura e de atualizao do Cadastro nico, a cobertura do Bolsa Famlia, o acompanhamento das condicionalidades e a utilizao dos recursos repassados pelo Governo Federal para apoio gesto (recursos do IGD). Dessa maneira, possvel definir as prioridades iniciais para melhorar a gesto. Esses dados esto disponveis em:

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php (selecionar municpio desejado).

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Gestor Municipal


Alm das orientaes acima, o Gestor Municipal precisa se apropriar de todos os detalhes sobre o funcionamento do Bolsa Famlia e do Cadastro nico. Abaixo esto listadas apenas as atividades fundamentais que devem ser realizadas de imediato pelo Gestor.
1. Atualizao das informaes sobre os responsveis pelo PBF e Cadastro nico no Sistema de Gesto do Programa Bolsa Famlia (SIGPBF): As informaes da Prefeitura, do Prefeito, do Gestor Municipal e da Instncia de Controle Municipal devem estar sempre atualizadas. Alm de garantir a interao entre o municpio, o estado e o Governo Federal, a atualizao possibilita a ampliao dos recursos recebidos pelo municpio (veja a Portaria n 754/2010). Se o Gestor Municipal for substitudo, o novo Gestor pode criar uma senha de acesso no mdulo de Acesso Pblico do SIGPBF;

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Gestor Municipal


2. Conhecer, acessar e explorar os Sistemas utilizados na gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico:

2.1 SIGPBF: o Gestor deve conhecer os procedimentos, funcionalidades e abas do SIGPBF, cujos Guias de Navegao encontram-se no portal do MDS na internet, por meio do site: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/capacitacao/sistema-de-gestao-do-programa-bolsafamilia-sigpbf . Entre os aplicativos importantes disponveis no SIGPBF esto: Sistema de Atendimento de Solicitaes de Formulrios SASF: para solicitar Formulrios do Cadastro nico; Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Famlia SICON : para gerenciamento das condicionalidades de sade, de educao e do acompanhamento socioassistencial das famlias em descumprimento de condicionalidades.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Gestor Municipal


2.2 Sistema de Cadastro nico: este Sistema usado para o cadastramento e a atualizao das informaes das famlias de baixa renda de seu municpio. O Gestor deve solicitar acesso como usurio mster do municpio e a excluso do usurio anterior. As orientaes esto na Instruo Operacional n 35, de 15 de abril de 2010. 2.3 Sistema de Benefcios ao Cidado (Sibec): Sistema de operacionalizao das atividades de gesto de benefcios pelos municpios que permite o bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reverso de cancelamento do benefcio. Permite, tambm, a consulta e a gerao de relatrios financeiros e operacionais dos beneficirios do PBF no municpio. As informaes sobre como cadastrar a senha de acesso ao Sibec esto disponveis na Instruo Operacional n 15, de 13 de dezembro de 2006.

Atividades imediatas de responsabilidade direta do Gestor Municipal


3. Continuidade das atividades bsicas de gesto do Bolsa Famlia e do Cadastro nico: As atividades do Bolsa Famlia e do Cadastro nico so contnuas e permanentes. Se elas deixarem de ocorrer, as famlias do Bolsa Famlia podem ser prejudicadas perdendo o benefcio ou outras oportunidades oferecidas. Destacam-se as seguintes aes essenciais:
Reviso Cadastral e Averiguaes Cadastrais: a atualizao obrigatria dos cadastros das famlias cuja ltima atualizao de dados cadastrais ocorreu h mais de dois anos, ou que tm a possibilidade de estar com informaes erradas em seus cadastros. Caso estes dados no sejam atualizados at fevereiro de 2013, as famlias sero excludas do Bolsa Famlia. Para mais informaes, consultar a Instruo Operacional n 53/SENARC/MDS, de 2 de maio de 2012, e a Instruo Operacional n 55/SENARC/MDS, de 15 de junho de 2012; Acompanhamento de Condicionalidades: o acompanhamento pelas reas de sade e de educao segue um calendrio, que ser publicado no incio de 2013. Fique de olho.

E, em caso de dvidas...
ligue para a Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003); ou envie mensagem para o e-mail: gestorpbf@mds.gov.br ; ou ligue para a Coordenao Estadual do PBF e do Cadastro nico e solicite aes de capacitao para o Gestor Municipal e os Tcnicos do Bolsa Famlia e do Cadastro nico. Para obter informaes sobre a coordenao estadual do seu estado, acesse o link aberto: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/ (opo Estados e Municpios).

Desejamos um bom trabalho!

Das könnte Ihnen auch gefallen