Sie sind auf Seite 1von 152

Inspeo de Entradas

2 Inspeo de Entradas

Sumrio
Sumrio..............................................................................................................................3 Objetivos instrucionais do curso........................................................................................4 Objetivos especficos do curso..........................................................................................5 Contextualizao...............................................................................................................6 FLUXO OPERACIONAL.................................................................................................7 FLUXO DO PROCESSO................................................................................................10 INTRODUO...............................................................................................................11 Configuraes do Sistema...............................................................................................12 Equipes de Follow-Up.....................................................................................................49 Especificaes.................................................................................................................51

Inspeo de Entradas - 3

Objetivos instrucionais do curso


So habilidades e competncias precisas e especficas, que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem:
a) Conceitos a serem aprendidos:

- princpio epistemolgico do Protheus. - nomenclatura Microsiga; - princpios da Administrao de Inspeo de Entradas; - integraes.
b) Habilidades a serem dominadas:

- domnio conceitual do Sistema; - propriedade de compreenso e emprego da nomenclatura Microsiga Inspeo de Entradas; - capacidade de articulao e relao entre as diversas informaes e dados que pressupem as funcionalidades do ambiente Inspeo de Entradas; - capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; - domnio tcnico-operacional do Protheus ; - capacidade para aes pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o Sistema.
c) Tcnicas a serem aprendidas

- implantao do ambiente de Inspeo de Entradas; - operacionalizao do ambiente; - aplicao e utilizao plenas das funcionalidades do sistema Inspeo de Entradas.
d) Atitudes a serem desenvolvidas:

- capacidade de promover aes planejadas e pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o sistema Microsiga Inspeo de Entradas; - capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente; - capacidade de execuo.

4 Inspeo de Entradas

Objetivos especficos do curso


Ao trmino do curso, o treinando dever ser capaz de: conhecer e empregar adequada e eficazmente os conceitos e funcionalidades do Protheus Inspeo de Entradas; dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga; implantar e operar o sistema no ambiente de Inspeo de Entradas; Vislumbrar as solues para as necessidades emergentes atravs do Protheus Inspeo de Entradas.

Inspeo de Entradas - 5

Contextualizao
O ambiente Inspeo de Entrada parte integrante do Quality Protheus - Sistema de Garantia da Qualidade - srie 9000, um produto voltado a dar subsdios ao processo de garantia da Qualidade, de acordo com os requisitos mnimos estabelecidos nas normas ISO 9000. O ambiente Inspeo de Entrada tem como principais objetivos: controle de entrada de materiais a serem inspecionados; plano de amostragem automtico, de acordo com a NBR-5426, quando aplicvel; gerar informaes sobre fornecedores e respectivos materiais, permitindo o desenvolvimento dos mesmos, encaminhando-os realidade da qualidade assegurada; gesto de no-conformidades com dirio de bordo e Pareto; manter histricos confiveis e de fcil acesso, permitindo a rastreabilidade das informaes; emisso de relatrios para o departamento de compras sobre a situao de cada material e respectivos fornecedores; fornecer subsdios para a tomada de deciso gerencial; permitir e emisso certificados de qualidade, sem necessitar da superviso do controle da qualidade; efetivar o processo de controle de especificaes, atravs do conceito de reviso; clculo dos principais ndices de qualidade (no-conformidades, pontualidade etc.) para avalia a performance dos fornecedores.

O sistema foi projetado para ser de fcil acesso ao usurio, por isso utilizada a forma de menus interativos, otimizando a operao do sistema.

6 Inspeo de Entradas

FLUXO OPERACIONAL
A seguir, apresentada uma sugesto de Fluxo Operacional do ambiente Inspeo de Processo que deve ser utilizado pelo usurio como um apoio quanto forma de implementao e operao do sistema. O usurio pode, no entanto, preferir cadastrar as informaes de forma paralela, uma vez que nas opes do menu de Atualizao do ambiente de Inspeo de Processo, a tecla [F3] possibilita o subcadastramento em arquivos, cuja informao est sendo utilizada. Portanto, o usurio pode, por exemplo, cadastrar um ensaio quando estiver atualizando o arquivo de "Especificaes do Produto". Desta forma, o fluxo operacional pode assumir algumas variaes em relao seqncia que o usurio adotar frente as suas necessidades e convenincias.

Inspeo de Entradas - 7

8 Inspeo de Entradas

Inspeo de Entradas - 9

FLUXO DO PROCESSO
O ambiente Inspeo de Entradas possui um fluxo de processos que envolve cadastros gerais, ordens de produo, alm de resultados, relatrios e grficos, que permitem analisar o final de todo este processo:

10 Inspeo de Entradas

INTRODUO
A gesto da qualidade na aquisio de materiais tem carter multifuncional, envolvendo diversos setores como projeto, suprimentos e almoxarifado, com o propsito de assegurar a qualidade de materiais e fornecedores, ao mesmo tempo, alcanando a satisfao dos clientes externos e internos. Basicamente a inspeo de material deve contemplar as especificaes tcnicas para compra de materiais; o controle de recebimento; as orientaes para o armazenamento e a seleo e avaliao dos fornecedores. O processo de inspeo de entradas constitudo por atividades relacionadas ao controle de qualidade, por conta disso, tem como objetivo assegurar: a manuteno dos nveis de qualidade de materiais e insumos utilizados na produo; a qualificao de fornecedores, realizada atravs de indicadores como: histrico de inspees realizadas, prazo de entrega, no-conformidades apontadas, etc. Para realizar o processo de inspeo de entradas podem ser realizados plano de amostragem,; aplicao de skip lote e skip teste; avaliao de fornecedores; liberao/rejeio de material inspecionado; bloqueio de inspees para fornecedores no habilitados e analise de CEP.

Inspeo de Entradas - 11

Configuraes do Sistema
O ambiente de Inspeo de Entradas possui uma srie de parmetros que determinam a forma de processamento de cada empresa. A Microsiga envia os parmetros com contedos padres que podem ser alterados de acordo com a necessidade da empresa e so customizados no ambiente CONFIGURADOR.

Os parmetros a seguir so os utilizados pelo ambiente de Inspeo de Entradas: Parmetro MV_CQ MV_DIRCQ Descrio Local (Armazm) do Controle de 98 Qualidade. Diretrio destino onde sero \RELATO gravados os certificados de \CONTROLE Qualidade dos produtos que passaram no C.Q. - Controle de Qualidade, pelo processo de Skiplote. Indica se os planos de amostragem F Contedo

MV_QACUPA

12 Inspeo de Entradas

NBR5426 sero aglutinados, quando possurem as mesmas caractersticas como: Nvel, Tipo e NQA. Indica se os ensaios definidos como F amostras iniciais sero inspecionados apenas na primeira ocorrncia de Entradas com Produto X Fornecedor. Sugere laudo com aprovao S condicional se houver medies fora dos limites de engenharia, porm dentro da tolerncia determinada. Situao de Produto X Fornecedor N pode ter categoria skip-lote total se o fornecedor no tiver nota de IQS. Indica se o Laudo Geral da entrada T ser realizado a partir das Baixas do C.Q. Atualizao automtica do Plano de S Amostragem. Indica se as notificaes de no- F conformidade sero baixadas automaticamente na gerao, quando utilizada integrao com o Ambiente Controle de Noconformidades. Determina se porcentagem automaticamente carta P). calcula a S No-conforme (ensaios com com N pela

MV_QAMOINI

MV_QAPCTOL

MV_QASSIQS

MV_QATULGE

MV_QATUPA M MV_QBXANN C

MV_QCALAUT

MV_QCERENT

Certifica entregas mesmo ensaios a inspecionar avaliao do skip-teste.

MV_QCONDIA

Consiste no nmero de dias em S

Inspeo de Entradas - 13

atraso no Cadastro de Entradas. MV_QDIAIPO MV_QDIAMIQ MV_QDIREIN Nmero mximo de dias em atraso 15 para o clculo do IPO. Dia de fechamento no ms para a 31 gerao do ndice de Qualidade. Nmero de dias retroativos em 180 relao a data da entrada, p/clculo da reincidncia das noconformidades, no cadastro de Resultados. Diretrio onde sero gerados os \ arquivos (extenso SPC), p/grficos Cartas de Controle. Define se a reviso da F especificao do produto ser verificada pela data de emisso da nota fiscal. Define se obrigatria a N especificao do instrumento para a gravao dos resultados. Justificativa para o laudo de Laudo aprovado entradas certificadas pela em funo do avaliao do skip-lote. skip-lote Define se o laudo final da entrada S ser digitado pelo usurio. Indica se o filtro das entradas F inspecionadas e/ou a inspecionar ser realizado antes da exibio do browse. Indica se a freqncia de skip-lote F por documento de entrada pode ser alterado pelo usurio. Define se o laudo final da N permisso de uso ser dado somente pelo usurio da Qualidade.

MV_QDIRGRA

MV_QDTNFIN

MV_QEINSOB

MV_QEJUSLA

MV_QELAUEN MV_QFILENT

MV_QFRQSKP

MV_QLAUSQ

14 Inspeo de Entradas

MV_QEALTOB

Verifica se permite alterao da 2 observao da entrada (1 = sim e 2 = no). Indica se os ensaios que no T possuem medies informadas sero exibidos nos Laudos de Laboratrios e Geral. Excluir entradas ao excluir produto. S

MV_QENSME D

MV_QENTPRO

MV_QERENNC Nmero de dias para retorno da 3 resposta da NNC pelo fornecedor. MV_QERESNC Considera resultado fora de N especificao como uma noconformidade. Indica a verificao da existncia T dos fatores de IQP padres, sendo A, B, C, D e E. Diretrio que conter os \AP8\DOCS documentos anexos relativo tela de Resultados do Ambiente Inspeo de Entradas. Pergunta se imprime a NNC, a T partir do cadastro de Resultados. Define se h integrao entre os S ambientes Inspeo de Entradas e Metrologia. Define se as no-conformidades S sero enviadas para tratamento no Ambiente Controle de Noconformidades. IQS mnimo do fornecedor para 80.00 situao com categoria skip-lote 25%. Indica a nota mnima de IQS para o 80.00 fornecedor assegurado para que

MV_QFATQIP

MV_QIEDOC

MV_QIMPNNC MV_QINTQMT

MV_QINTQNC

MV_QIQSQUA

MV_QIQSASS

Inspeo de Entradas - 15

no sofra demrito. MV_QIQSREP Nota de IQS de reprovao. O IQS 70.00 do fornecedor deve ser superior a esta nota para haver a atualizao automtica do Plano de Amostragem (MV_QATUPAM). Utiliza o nmero do lote sequencial N no cadastro de entradas. Utiliza o nmero do lote nico no N cadastro de entradas. Permite incluir/alterar/excluir N medies se houver laudo cadastrado. Nmero de meses para o clculo 6 dos ndices de qualidade acumulados. Indica se as entradas certificadas F em regime de Skip-lote sero consideradas no clculo de IQF Mensal. Nvel de acesso necessrio para 6 registrar o follow-up de permisso de uso. Aplicao da NBR-5426 no skip- N lote: somente aplica verificao do skip-lote aps 5 entradas consecutivas com Plano de Amostragem atenuado (Simples/Dupla). Atualizao do Plano de S Amostragem realizada a partir do cadastro de entradas, vinculadas ao IQS. Define o diretrio do Client onde \WINDOWS\TEMP estaro os documentos gerados pelo sistema.

MV_QLOTSEQ MV_QLOTUNI MV_QMEDLA U MV_QMESAC U MV_QNAOCE R

MV_QNAUSR

MV_QNBR542

MV_QPAMIQS

MV_QPATHW T

16 Inspeo de Entradas

MV_QLINS

Define o laudo do instrumento 3 utilizado nas Inspees de Entrada e Processos. Indica a validao do instrumento S no momento da medio. Acumula a quantidade rejeitada no S Laudo de Reprovao e a diferena entre o tamanho do lote e a quantidade rejeitada no Laudo de Entrega. Nmero de entradas iniciais para 5 aplicao do skip-lote. Manter o skip-lote vinculado ao N IQS, na atualizao automtica do skip-lote. Indica se ir calcular o skip-teste 1 para todas as entradas (="1") ou para as entradas inspecionadas somente (="2").

MV_QPVLIN MV_QQTDREJ

MV_QSKLENT MV_QSKLIQS

MV_QSKPTES

MV_QSOLPQU Exige o nome do solicitante quando S a situao do Produto/Fornecedor tiver categoria "Sem skip-lote". MV_QSUGLAU Indica se os Laudos referentes a S Entrada e Laboratrio sero sugeridos pelo sistema quando alterados manualmente. MV_QTRFREP Indica se as transferncias N enviadas para o C.Q. sero consideradas como demrito no clculo dos ndices, quando reprovadas. Indica se o tratamento do Skip-lote S com 25% ser aplicado na atualizao dos ndices do fornecedor.

MV_QUTSK25

Inspeo de Entradas - 17

MV_RASTRO

Determina a Rastreabilidade Produo.

utilizao dos Lotes

da N de

MV_RELT

Diretrio para gravao dos C:\QUALITY\ relatrios, quando impresso em RELATO disco. Ttulo utilizado nos rodaps dos relatrios. Considerar sbados como feriado, S quando da utilizao da DataValida(). Indica se o salto de pgina dever S ser dado antes ou depois da impresso do relatrio. Define se o controle de transao N ser habilitado no banco de dados. Libera a devoluo parcial de F entradas, que mesmo tendo parte de seu saldo liberado, ainda possui saldo no CQ (98).

MV_RODAPE MV_SABFERI

MV_SALTPAG

MV_TTS MV_QLIBDEV

Cadastros Departamento/Setor
Neste cadastro, so definidos todos os departamentos da empresa, como forma de identificao da localizao do instrumento ou de responsveis. Exemplos de descrio de Depto./Setor: Departamento de metrologia.

18 Inspeo de Entradas

Almoxarifado. Departamento da qualidade.

A configurao padro da tela Depto./Setor na interface MDI, apresentada abaixo:

Exerccio
Neste exerccio, vamos incluir o departamento a que o funcionrio de teste pertence. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes

Inspeo de Entradas - 19

Responsveis Depto/Setor Efetue o cadastro de acordo com as informaes abaixo: Cdigo Descrio = 0000000000001 = DEPARTAMENTO DA QUALIDADE campos obrigatrios, nas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

Cdigo (QAD_CUSTO) - Cdigo do depto/setor informado. Descrio (QAD_DESC) Descrio do depto/setor. do depto/setor possui outras informaes no-

O cadastro obrigatrias:

Status (QAD_STATUS) Determina se o depto/setor cadastrado est ativo no ambiente de inspeo de processos.

Cargos
Este cadastro relaciona os cargos dos usurios envolvidos no controle de documentao, responsveis por aes corretivas, aes preventivas, auditorias, inspeo de entradas e processos, etc. Exemplos de descrio de cargos: CEO Chief Executive Officer CRO Chief Risk Officer Analista de controle de qualidade

20 Inspeo de Entradas

A configurao padro da tela Cargos na interface MDI, apresentada a seguir:

Exerccio
Neste exerccio, vamos incluir o cargo do responsvel pela qualidade. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Responsveis Cargos Efetue o cadastro de acordo com as informaes abaixo:

Inspeo de Entradas - 21

Cargo Descrio

= 000000001 = ANALISTA DE CONTROLE campos obrigatrios, nas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

Cargos (QAC_FUNCAO) - Cdigo do cargo informado. Descrio (QAC_DESC) Descrio do cargo.

Usurios
Este cadastro relaciona os Usurios/Responsveis envolvidos nos processos de inspeo e medio.

Os usurios no podem ser excludos caso haja lanamento em algum dos ambientes do Quality Protheus: Controle de Documentos, Controle de Auditorias, Inspeo de Entradas, Inspeo de Processos, Controle de Noconformidades, Metrologia e PPAP. Caso haja integrao com o ambiente Gesto de Pessoal, ao excluir usurios a partir desse ambiente, o sistema controla a validao dessa excluso no ambiente Inspeo de Processos.

A configurao padro da tela Usurios na interface MDI, apresentada abaixo:

22 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio, vamos incluir o usurio que ser utilizado como ensaiador na rotina de resultados. Esse usurio deve estar relacionado ao login do administrador do sistema para que possamos realizar rotinas de processamento mais a frente. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Responsveis Usurios Efetue o cadastro de acordo com as informaes abaixo: Tipo Usurio Cdigo = 01 = Funcionrio

Inspeo de Entradas - 23

Nome Nome Reduzid. Cdigo Depto Cd. Cargo Data Inicio Login Usr. Status Usr. Receb. Email Tipo E-Mail End. E-Mail

= USUARIO 01 = USUARIO 01 = 0000000000001 = 000000001 = 02/06/05 = Administrador = Ativo = Sim = HTML = usuario01@microsiga.com.br campos obrigatrios, nas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

Tipo Usurio (QAA_TPUSR) Define qual o tipo de usurio, funcionrio ou outros. Cdigo (QAA_MAT) Matrcula do usurio informado. Nome (QAA_NOME) Nome do usurio. Nome Reduzid (QAA_APELID) Nome reduzido do usurio. Cdigo Depto (QAA_CC) Cdigo do departamento a que o usurio pertence. Cd. Cargo (QAA_CODFUN) Cdigo do cargo do usurio. Data Inicio (QAA_INICIO) Data de incio das atividades do usurio dentro do Sistema. do depto./setor possui outras informaes no-

O cadastro obrigatrias:

Login Usr (QAA_LOGIN) Identifica qual o login do usurio no sistema, utilizado para trazer o ensaiador automaticamente na rotina de resultados.

Classes de no-conformidades

24 Inspeo de Entradas

Este cadastro relaciona as classes das classificando assim sua gravidade (criticidade).

no-conformidades,

A configurao padro da tela Classes de No-Conformidades na interface MDI, apresentada a seguir:

Exerccio
O cadastro de classes j vem sugerido pelo sistema, entrar na rotina de cadastro e visualizar os cadastros existentes e o contedo dos seus campos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Gerais Classes de NC Visualize de acordo com as informaes abaixo:

Inspeo de Entradas - 25

Classe N.C Desc.Portug. Classe N.C Desc.Portug. Classe N.C Desc.Portug. Classe N.C Desc.Portug.

=A = Muito Serio =B = Serio =C = Moderadamente Serio =D = Controle Interno campos obrigatrios, nas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

Classe N.C (QEE_CLASSE) Define o cdigo da classe da noconformidade. Desc. Portug (QEE_DESCPO) Descrio da classe da noconformidade. no conformidades possui outras

O cadastro de classes de informaes no-obrigatrias:

Pontos (QEE_PONTOS) Nesse campo definimos os pontos de demrito referente classe de no-conformidades que ser utilizado no clculo de ndice de qualidade individual.

26 Inspeo de Entradas

No-conformidades
Esta opo de cadastro deve ser utilizada para cadastrar as noconformidades ocorridas durante as medies na rotina de resultados, permitindo, desta forma, visualizar os problemas ocorridos de forma grfica (Grfico de Pareto).

As descries cadastradas sero as mesmas apresentadas na impresso dos certificados de qualidade e nas notificaes de no-conformidade.

A configurao padro da tela no-conformidades na interface MDI, apresentada a seguir:

Inspeo de Entradas - 27

Exerccio
Neste exerccio, vamos incluir o pelo menos uma no-conformidade para cada classe cadastrada. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Gerais No Conformidades Efetue o cadastro de acordo com as informaes abaixo: No Conform. Desc. Portug. especificao. Classe da NC No Conform. Desc. Portug. Classe da NC No Conform. Desc. Portug. Classe da NC No Conform. Desc. Portug. Classe da NC = 00000001 = =A = 00000002 = Peso fora de especificao. =B = 00000003 = Acabamento defeituoso. =C = 00000004 = Embalagem fora de medidas =D campos obrigatrios, nas Dimensionamento fora de

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

28 Inspeo de Entradas

No-Conform. (AG_NAOCON) Cdigo da no-conformidade. Classe da NC (AG_CLASSE) Definio da classe da noconformidade onde o usurio define seu grau de criticidade.

O cadastro de no conformidades possui outras informaes noobrigatrias: Descr Portug (AG_CLASSE) Descrio em portugus da noconformidade.

Ensaios
Ensaios so as caractersticas dos produtos a serem analisadas na inspeo deste. Neste cadastro so informados os ensaios que sero realizados para inspeo do material, definindo-se qual a carta estatstica a ser utilizada, tamanho da amostra para cada ponto do grfico, nvel de acesso do ensaiador para realizar o ensaio e o mtodo a ser utilizado para a anlise. A configurao padro da tela de ensaios na interface MDI, apresentada abaixo:

Inspeo de Entradas - 29

Exerccio
Neste exerccio, vamos incluir dois ensaios, o primeiro ensaio deve ser do tipo Dimensional, Carta IND e Digitado. O segunda deve ser do tipo texto, carta TXT e Digitado, incluir 1 no conformidade para cada ensaio e definir um texto de explicao sobre o ensaio no campo mtodo. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Ensaios Ensaio Descrio = 00000001 = LARGURA

30 Inspeo de Entradas

Carta Tam. Amostra Resultado =5

= IND <F3> = DIGITADO

Anexar a no conformidade 00000001 Ensaio Descrio Carta Tam Amostra Resultado =5 = DIGITADA = 00000002 = COMPRIMENTO = IND <F3>

Anexar a no conformidade 00000002 Ensaio Descrio Carta Tam Amostra Resultado =5 = CALCULADO = 00000003 = AREA = IND <F3>

Anexar a no conformidade 00000001 Ensaio Descrio Carta Tam Amostra Resultado =5 = DIGITADO = 00000004 = DIAMETRO EXTERNO = XBR <F3>

Anexar a no conformidade 00000001 Ensaio 0000005

Inspeo de Entradas - 31

Descrio Carta Tam Amostra Resultado =0

=CORROSO = TXT <F3> =0

Anexar a no conformidade 00000003 As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: campos obrigatrios, nas

Ensaio (QE1_ENSAIO) Cdigo do ensaio. Descrio (QE1_DESCPO) Descrio do ensaio. Carta (QE1_CARTA) Define qual a carta de controle ser utilizada para esse ensaio. Carta de Controle: Representao grfica de uma caracterstica do processo que registra os valores estatsticos dessa caracterstica e um ou dois limites de controle. Objetivos principais de uma carta de controle: avaliar se um processo est sob controle e auxiliar a obteno e manuteno do controle estatstico.

Tipos de Carta de Controle: IND Individuais. HIS Histograma. C Nmero de no-conformidades. NP Nmero Unidades No-conformidade. P Porcentagem Unid. No-conformidade. TXT Texto. U Num. No-conformidade por Unidade. XBR Mdias e Amplitudes. XBS Mdias e Desvio Padro. XMR Medianas e Amplitudes.

32 Inspeo de Entradas

TMP Tempo

Resultado (QE1_TIPO) Define ser do tipo digitado aonde o usurio ir informar o contedo da medio ou tipo calculado aonde o usurio define uma frmula se utilizando de outro ensaio para gerar o valor dessa medio.

Apenas ensaios que possuem as cartas IND, XBR, XMR, XBS, HIS e TMP podem ser definidos como ensaios calculados. Para a carta do tipo tempo no podem ser definidos operados especiais como Raiz Quadrada e Desvio Padro, apenas operaes de soma e subtrao entre dois ensaios do tipo digitado.

O cadastro de no conformidades possui outras informaes no obrigatrias: Tam. Amostra (QE1_QTDE) Define o nmero de amostras para ensaios do tipo dimensional. Para cartas X-Barra, temos que ter no mnimo 5 amostras, j as cartas do tipo IND possuem apenas 2 amostras. Niv.Ensaiad (QE1_NIENSR) Define qual o nvel mnimo necessrio de ensaiador para digitao das medies para esse ensaio. Mtodo (QE1_METODO) Cdigo do documento controlado pelo ambiente de controle de documentos que poder ser visualizado na rotina de resultados pelo ensaiador responsvel.

O documento informado no campo mtodo deve possuir reviso vigente no ambiente de controle de documentos para que possa ser includo e posteriormente visualizado.

Sesso de No-conformidades

Inspeo de Entradas - 33

Se o ensaio possuir no-conformidades cadastradas, somente estas so apresentadas na tela de resultados, caso contrrio todo o cadastro de no-conformidades ser apresentado.
Sesso Mtodo

O texto digitado nesse campo pode ser visualizado na rotina de resultados.

Unidade de medida
O cadastro de Unidades de Medida obrigatrio para a utilizao de qualquer funcionalidade do Protheus relacionada ao controle de materiais, pois trata-se de uma informao obrigatria no cadastramento de produtos. A unidade de medida a nomenclatura utilizada para contagem e controle de uma quantidade de produtos. Os sistemas de suprimentos tratam os saldos fsicos dos produtos em duas unidades de medida. Em consultas e relatrios que expressem a quantidade de um item, muitas vezes informada qual a unidade de medida e em determinados casos, alm da informao na primeira unidade de medida, so apresentados tambm os saldos na segunda unidade de medida. Exemplos de unidade de medida existentes: Litro. Pea. Grama. Unidade. Dzia. Cento. Quilograma. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de unidades de medida, na interface MDI:

34 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de suprimentos, so:

campos

obrigatrios,

nas

Um. Medida (AH_UNIMED) Cdigo da unidade de medida. O cadastro de unidades de medida possui outras informaes no obrigatrias: o Desc. Resum. (AH_UMRES) Descrio resumida da unidade de medida. o Descr. Portug (AH_DESCPO) Descrio em portugus da unidade de medida.

Inspeo de Entradas - 35

Tipos de plano de amostragem


Os planos de amostragem so classificados em tipos, o que define possveis nveis. Os tipos de plano de amostragem utilizados no ambiente de inspeo de processos so:
Plano NBR5426

um plano de amostragem e procedimentos para inspeo por atributos (a unidade do produto classificada como defeituosa ou no em relao a um dado requisito).
Plano NBR5429

Esta norma estabelece plano de amostragem e procedimentos para inspeo por variveis (inspeo segundo a qual uma caracterstica da qualidade em uma unidade do produto medida numa escala contnua, tal como: quilogramas, metros, etc. e cada medio anotada).
Plano interno

Plano de amostragem e procedimentos para inspeo por atributos, utilizando plano especifico do usurio.
Zero defeito (QS9000)

Plano de amostragem e procedimentos para inspeo por atributos, no qual a aprovao depende da inexistncia de no-conformidades durante a inspeo. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de tipos de plano, na interface MDI:

36 Inspeo de Entradas

Inspeo de Entradas - 37

Exerccio
O cadastro Tipos de Plano de Amostragem, j vem sugerido pelo sistema, entrar na rotina de cadastro e visualizar os registros existentes e o contedo dos seus campos. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Especificaes Tipos de Plano Efetue o cadastro de acordo com as informaes abaixo: Cd. Plano Descrio Plano Cdigo Plano Desc. Nivel = A1 = Plano Solidos campos obrigatrios, do plano nas de = 01 = Plano Interno

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: Cdigo Plano amostragem. (QQB_CODIGO)

Cdigo

O cadastro de tipos de plano de amostragem possui outras informaes no-obrigatrias: Cod. Plano (QQB_CODIGO) Cdigo do tipo de plano de amostragem. Exemplo: o NBR5429 Plano de amostragem inspeo por variveis. o NBR5426 Plano de amostragem inspeo por atributos. Desc. Nvel (QQB_DESCRI) Define qual o nvel dentro das especificaes do plano de amostragem.

38 Inspeo de Entradas

Plano de amostragem
O plano de amostragem define o regime de amostragem a ser aplicado aos produtos, atravs da amostra recolhida. Este cadastro determina o nmero de unidades do produto, para cada lote, a ser inspecionado (tamanho da amostra ou srie de tamanhos de amostra) e o critrio para aceitao do lote (nmero de aceitao e de rejeio). Os valores apresentados nesta rotina so de tabela previamente cadastrada que correspondem norma NBR 5426. Estes valores no podem ser alterados, por estarem fiis norma citada. Assim, para incluso de critrios prprios de amostragem, os campos informados sero diferentes daqueles referentes norma, e requerem a criao de frmulas para clculo do tamanho do lote. Est sendo disponibilizado nesta verso, o tratamento do "Plano de Amostragem Interno", para possibilitar a inspeo de ensaios, utilizando com um plano especfico, criado conforme a necessidade do usurio. Para aplicao do plano de amostragem interno, informado no cadastro Tipos de Planos, no tamanho da amostra devem ser definidas at cinco seqncias, sendo: Tabela 1 0 1 2 3 4 Genrico N/C Tipo 1 N/C Tipo 2 N/C Tipo 3 N/C Tipo 4

Para cada seqncia do tamanho da amostra, deveremos informar o Aceite, Rejeite e Amostra. Para os tipos de amostragem Normal e Severa, pode ser definido apenas um tipo. A seqncia do tamanho da amostra est vinculada s classes de No-conformidade apontadas no ambiente de inspeo de processos. A mesma aplicada da seguinte forma:

Inspeo de Entradas - 39

Tabela 02 Seqn Classes de NC cia 0 1 2 3 4 (todas) A B C D Descrio Genricos Muito srio Srio Moderadamente srio Controle interno

Note que a seqncia 0 (zero) refere-se a todas as classes de noconformidades. Aps o cadastro do plano de amostragem, com as seqncias das amostras definidas, deveremos fazer a associao: produto-reviso x fornecedores, especificando os ensaios em que sero aplicados o plano de amostragem interno no momento da inspeo, atravs da rotina Plano de Amostragem de Ensaios. O tratamento do plano de amostragem interno realizado na coleta das medies na rotina de resultados quando apontamos suas respectivas no-conformidades e que, quando confirmado, o sistema processa as informaes da seguinte forma: So contabilizadas todas as no-conformidades apontadas no ensaio, sendo agrupadas por classes, conforme a tabela 02. Na seqncia "0" - Genricos, so contabilizadas todas as noconformidades, independentes da classe. Em seguida, ser verificado o cdigo da amostra definido no plano, conforme o tamanho do lote de entrada que est sendo inspecionado. A verificao do aceite e rejeite realizada atravs das seqncias cadastradas para o plano, conforme a tabela 02. Na seqncia "0" (Zero), teremos a somatria de todas as noconformidades, e as demais sero de acordo com as classes definidas para as no-conformidades. Neste momento, ser verificado se o nmero de no-conformidades est inferior ao rejeite definido no plano conforme a seqncia. Caso haja

40 Inspeo de Entradas

rejeio em uma das seqncias, o laudo do laboratrio ser sugerido como "Reprovado". Para que haja uma aprovao, a quantidade de no-conformidades dever ser inferior quela definida no plano, sendo esta avaliada por classe. Ao informar medio associada a um ensaio, caso o usurio altere o tipo de amostragem para 2 = "Dupla", a anlise do plano realizada como amostragem severa, conforme definio no cadastro de planos de amostragem. Tambm verificado se o tamanho da amostragem (nmero de medies informadas), inferior ao que foi definido no plano de amostragem interno e, caso seja, ser exibida uma mensagem de alerta. Aps a confirmao das medies referentes ao ensaio, realizada a verificao da necessidade de uma segunda amostragem, caso a quantidade de medies esteja entre o aceite e o rejeite definidos na seqncia do plano de amostragem interno.

No existe laudo para o laboratrio sugerido como "Aprovao Condicional". Em um plano de amostragem interno, o laudo poder ser "Aprovado" ou "Reprovado". Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de plano de amostragem, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 41

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Plano Amostr Cdigo do plano de amostragem. Tipo do Plano Cdigo do tipo do plano de amostragem. Tam Lote Inf. Define o tamanho do lote inferior para definio do range que faz o controle do cdigo da amostra necessria. Tam Lote Sup. Define o tamanho do lote superior para definio do range que faz o controle do cdigo da amostra necessria.

Boto de tamanho da amostra

Conforme tabelas descritas acima, nessa rotina so definidas as seqncias do tamanho da amostra vinculadas s classes de noconformidade, valores de aceite e rejeite para amostra normal e severa, tamanho da amostra e um campo para frmula que possibilita o clculo do tamanho da amostra de acordo com o tamanho do lote e outras consideraes informadas pelo usurio.

42 Inspeo de Entradas

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro tamanho da amostra, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Seq. Amostra Seqncia de amostragem que est diretamente vinculada classe da no-conformidade, a seqncia 0 (Zero) refere-se a todas as classes de noconformidades. Ace. Normal Nvel de aceite para a quantidade de noconformidades apontadas para o ensaio. Rej. Normal Nvel de rejeite para a quantidade de noconformidades apontadas para o ensaio. Amos. Normal Tamanho mnimo da amostra que deve ser analisada pelo ensaiador.

Inspeo de Entradas - 43

Form. Normal Frmula que define o tamanho mnimo da amostra que deve ser analisada pelo ensaiador. Ace. Severo Nvel de aceite para a quantidade de noconformidades apontadas para o ensaio utilizado numa segunda amostragem quando necessrio. Rej. Severo Nvel de rejeite para a quantidade de noconformidades apontadas para o ensaio utilizado numa segunda amostragem quando necessrio. Amos. Severo Tamanho mnimo da amostra que deve ser analisada pelo ensaiador utilizado numa segunda amostragem quando necessrio. Form. Severo Frmula que define o tamanho mnimo da amostra que deve ser analisada pelo ensaiador utilizado numa segunda amostragem quando necessrio.

Exerccio
Objetivo Incluir plano de amostragem do tipo Plano Interno onde o usurio define os nveis de aceite, rejeite e tamanho da amostra de acordo com as regras da empresa. 1 Passo. Incluir o tipo de plano de amostragem INTERNO atravs da rotina Tipo de Planos no menu ATUALIZAES ESPECIFICACOES TIPO DE PLANOS Plano de Amostragem = Tam. Lote inferior = Tam lote Superior = Cd. Amostra = A1 Plano de slidos 1 1000 A

Tam. Lote inferior = Tam lote Superior = Cd. Amostra =

1001 2000 B

44 Inspeo de Entradas

Tam. Lote inferior = Tam lote Superior = Cd. Amostra = Tam. Lote inferior = Tam lote Superior = Cd. Amostra = Tam. Lote inferior = Tam lote Superior = Cd. Amostra = Confirme.

2001 3000 C 3001 4000 D 4001 99999999 E

Clique em tam.

Amostra

Plano Interno A1 1 1000 A Seq. Amostra = Ace. Normal =


Rej. Normal = Amostra Normal = Formula Normal = 1 0 (#TAM. LOTE#)/(#TAM. LOTE#/10)

0=Generico 0

Plano Interno A1 1001 2000 B Seq. Amostra = 0=Generico

Inspeo de Entradas - 45

Ace. Normal =
Rej. Normal = Amostra Normal = Formula Normal = 1 0

(#TAM. LOTE#)/(#TAM. LOTE#/10)

Plano Interno A1 2001 3000 C Seq. Amostra = Ace. Normal =


Rej. Normal = Amostra Normal = Formula Normal = 1 0 (#TAM. LOTE#)/(#TAM. LOTE#/10)

0=Generico 0

Plano Interno A1 3001 4000 D Seq. Amostra = Ace. Normal =


Rej. Normal = Amostra Normal = Formula Normal = 1 0 (#TAM. LOTE#)/(#TAM. LOTE#/10)

0=Generico 0

Plano Interno A1 4001 999999999 E Seq. Amostra = Ace. Normal =


Rej. Normal = Amostra Normal = Formula Normal = 1 0 (#TAM. LOTE#)/(#TAM. LOTE#/10)

0=Generico 0

Skip Lote
46 Inspeo de Entradas

O Skip Lote consiste na sistemtica de inspeo por amostragem dos requisitos especificados nas instrues de controle, na qual alguns lotes de uma srie so aceitos sem inspeo, quando o resultado da amostragem para um determinado nmero de lotes imediatamente precedentes atendeu os requisitos especificados.

O parmetro MV_QSKLPRD define o nmero de produes para iniciar a aplicao do Skip Lote.

O Skip Lote definido no relacionamento Produto x Fornecedor e s pode ser cadastrado para produtos que possuam situao igual a A (Assegurado) ou B (Qualificado), conceitos que veremos mais afundo em breve.

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Skip Lote, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Skip-Lote (QEF_SKPLOT) Cdigo de identificao do Skip Lote. Descrio (QEF_DESCRI) Descrio do Skip Lote.

Inspeo de Entradas - 47

Unid.Sk.Lote (QEF_UNSKLT) Define qual a unidade utilizada para contagem do Skip Lote. As unidades podem ser : o Entradas Nesse caso o Skip Lote calculado atravs das Entradas do material, includas no sistema. o Dias Nesse caso o Skip Lote calculado atravs dos dias independente do nmero de Entradas includas no sistema. o Documento Entrada Nesse caso o Skip Lote calculado atravs dos documentos de entrada definido no item da Entrada. Freqncia (QEF_QTDE) Nmero de dias, entradas ou documentos utilizados pela rotina de Skip Lote para inspeo da Entrada.

Classes da situao
Este cadastro relaciona as possveis classificaes da situao do produto, de acordo com a qualidade alcanada. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Classes do Produto, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Situao (QEG_SITU) Cdigo que identifica a situao do produto x fornecedor em relao a sua qualidade.

48 Inspeo de Entradas

Descrio (QEG_NIVEL) Descrio da situao do produto x fornecedor. Categoria (QEG_CATEG) - Informe qual a categoria de skip-lote a ser aplicada para esta situao do produto, podendo ser: o "Skip-Lote Total" - Permite a seleo de qualquer nvel de Skip-Lote o Skip-Lote 25% - Permite no mximo aplicao de SkipLote de 25, ou seja "1 a cada 4 lotes" o Sem Skip-Lote" - No permite a aplicao de Skip-Lote este Produto x Fornecedor o No Produz - Desabilita a produo deste material no sistema. IQP Superior (QEG_IQP_S) - Nivel superior do indice de qualidade do produto x fornecedor.

Equipes de Follow-Up
As equipes de follow-up so responsveis pela avaliao da noconformidade detectada. Os responsveis devem estar previamente cadastrados na rotina de usurios do ambiente de Inspeo de Entradas. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Equipes de Follow-Up, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 49

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir uma equipe de follow-up definindo como um dos responsveis, o usurio cadastrado atravs da rotina de USURIOS. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Responsveis Equipes de Follow-Up Cdigo da Equipe Descrio Filial Resp. Responsvel = 000000001 = Equipe de slidos = 01 = 000000001

50 Inspeo de Entradas

Nome responsvel

= Usurio 01 campos obrigatrios, nas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

Cod. Equipe (QE4_EQUIPE) Cdigo de identificao da equipe de follow-up. Filial Resp. (QE5_FILRES) Cdigo da filial do responsvel. A pesquisa dos responsveis ir utilizar esse campo como filtro para que sejam mostrados apenas os representantes pertencentes a essa filial. Responsvel (QE5_RESPON) Cdigo do usurio relacionado a equipe que esta sendo cadastrada.

Especificaes
Todos os materiais produtivos a serem inspecionados devem ser cadastrados com suas caractersticas. Neste cadastro sero determinadas as especificaes do material, os ensaios que devero ser realizados durante a inspeo do material, instrumentos que sero utilizados etc. Atravs do cadastro tambm ser realizado o controle da reviso do material, portanto, aps o cadastramento das medies para a reviso ativa do material, a especificao no poder ser alterada. Se isto for necessrio, dever ser criada uma nova reviso do material. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Especificao por Produto, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 51

A tela a seguir do cadastro de um ensaio com formula Largura X Comprimento =rea

52 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir uma especificao utilizando os 3 ensaios cadastrados anteriormente. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Especificaes Especif. Produtos CABEALHO PRODUTO REVISO DESCRIO TIPO INI. VIGENCIA SHELF_LIFE UM. SH. LIFE UM. MEDIDA 1 UM. AMOSTR. 1 UM. MEDIDA 2 UM. AMOSTR. 2 = UN = UN PASTA ENSAIOS ENSAIO LABORATORIO UNI. MEDIDA = 00000001 = LABFIS = MM =1 = ANO =UN = UN = 00 = MAT. PRIMA 1 = MP = 01/01/07 = 000003

Inspeo de Entradas - 53

MIN./MAX MAXIMO NOMINAL A. F. I. A. F. S. CARACTERIST. AMOSTRA/INSP. ENSAIO LABORATORIO UNI. MEDIDA MIN./MAX MAXIMO NOMINAL A. F. I. A. F. S. CARACTERIST. AMOSTRA/INSP. ENSAIO LABORATORIO UNI. MEDIDA MIN./MAX MAXIMO NOMINAL A. F. I. A. F. S. CARACTERIST. AMOSTRA/INSP. FORMULA ENSAIO LABORATORIO UNI. MEDIDA

= 1 CONTROLA MINIMO E = 100,00 = -1,00 = 1,0 = 01 CRITICO = 3 AMOSTRA/INSP. = 00000002 = LABFIS = MM = 1 CONTROLA MINIMO E = 10,00 = -1,00 = 1,00 = 01 CRITICO = 3 AMOSTRA/INSP = 00000003 = LABFIS = MM = 1 CONTROLA MINIMO E = 100,00 = -10,00 = 10,00 = 01 CRITICO = 3 AMOSTRA/INSP = 000001 * 000002 = 00000004 = LABQUI = MM

54 Inspeo de Entradas

MIN./MAX NOMINAL A. F. I. CARACTERIST. AMOSTRA/INSP. ENSAIO LABORATORIO TEXTO

= 2 CONTROLA MINIMO = 15,00 = -1,00 = 01 CRITICO = 3 AMOSTRA/INSP = 00000005 = LABQUI = VERIFICAR A CORROSO DO PRODUTO

CARACTERIST. AMOSTRA/INSP. PASTA NO CONFORMIDADES

= 02 CHAVE 3 AMOSTRA/INSP

POSICIONADO NO ENSAIO 00000001 NO CONFORMIDADE = 0000001

POSICIONADO NO ENSAIO 00000002 NO CONFORMIDADE = 0000002

POSICIONADO NO ENSAIO 00000003 NO CONFORMIDADE = 0000001

POSICIONADO NO ENSAIO 00000004 NO CONFORMIDADE = 0000001

Inspeo de Entradas - 55

POSICIONADO NO ENSAIO 00000005 NO CONFORMIDADE = 0000003

PASTA TEXTO AS PEAS DEVEM ESTAR PROTEGIDAS COM UMA PELICULA ANTICORROSO.

1 - Cabealho da Especificao

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: PRODUTO. produto. (QE6_PRODUT)

campos

obrigatrios,

nas

Cdigo

de

identificao

do

Na incluso da especificao do produto, se o mesmo ainda no possuir cadastro na tabela SB1 (Cadastro de Produtos), na gravao dos dados da especificao, o sistema ir gerar o cadastro desse produto automaticamente.

Reviso (QE6_REVI) Reviso da especificao do produto. Ser sempre sugerida a prxima reviso para aquele produto. Descrio (QE6_DESCPO) Descrio da especificao do produto.

O item pode ter descries diferentes entre a especificao e o cadastro de Produtos no ambiente de estoque\custo.

Tipo (QE6_TIPO) Determinar nesse campo o tipo do produto segunda classificao da empresa.

56 Inspeo de Entradas

In.Vigencia (QE6_DTINI) Data de inicio da vigncia da especificao. Qualquer entrada que for includa antes dessa data, caso no haja revises anteriores, o sistema gera uma inconsistncia. Un.Medida.1 (QE6_UNMED1) Unidade de medida utilizado na produo. Um.Amostr.1 (QE6_UNAMO1) Unidade de medida utilizado na amostra que ser retirada para inspeo.

O cabealho da especificao no cadastro de especificao por grupo possui outras informaes no obrigatrias: Porc. Toler (QE6_PTOLER) - Porcentagem de tolerncia admitida para a medio, acima do LSE (Limite Superior de Engenharia) e abaixo do LIE (Limite Inferior de Engenharia), sem alerta da medio fora do especificado. Shelf_life (QE6_SHLF) A validade do Laudo a partir da data de cadastramento do mesmo na rotina de resultados. Pode ser expressa em horas, dias, meses ou anos conforme a unidade escolhida. Tipo Shelf L. (QE6_TPSLIF) Tipo do Shelf Life que pode ser em Horas, Dias, Meses e Anos. Un.Medida.2 (QE6_UNMED2) Segunda unidade de medida utilizado na entrada do material. Um.Amostr.2 (QE6_UNAMO2) Segunda unidade de medida utilizado na amostra que ser retirada para inspeo.

2 - Cadastro dos Ensaios

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:


2.1 Para todos os ensaios

campos

obrigatrios,

nas

Ensaio (QE7_ENSAIO) Define o cdigo do ensaio. Laboratrio (QE7_LABOR) Define a qual laboratrio pertence o ensaio. Na rotina de resultados ser necessrio informar o laudo do laboratrio assim que as medies forem informadas para todos os seus ensaios.

Inspeo de Entradas - 57

Seq.Labor. (QE7_SEQLAB) Define qual a seqncia do ensaio dentro do laboratrio. Amostra/Insp (QE7_AM_INS) - Define se o ensaio ser utilizado para Inspees regulares e/ou Inspeo de Amostras Iniciais. Os tipos de amostras podem ser : o Inspeo : Esse tipo de ensaio faz parte de todas as inspeo feitas para o produto. o Amostra Inicial : Esse tipo de ensaio ser utilizado apenas para a primeira entrada feita para o produto.

2.2 Para ensaios Dimensionais e Tempo

Un.Medida (QE7_UNIMED) Define qual a unidade de medida da amostra inspecionada. Min./Maximo (QE7_MINMAX) Define como ser feito o controle das medies digitadas pelo usurio em relao aos limites de controle. Os controles podem ser: o Controla Mnimo e Mximo Utilizando esse controle, o sistema aprova a medio que estiver entre os limites de controle mnimo e maximo. o Controla Mnimo Utilizando esse controle, o sistema aprova apenas as medies que estiverem acima do limite de controle mnimo. o Controla Mximo - Utilizando esse controle, o sistema aprova apenas as medies que estiverem abaixo do limite de controle mximo. Nominal (QE7_NOMINA) Valor nominal utilizado para o calculo dos limites de controle para aprovao ou no das medies informadas na rotina de resultados. A.F.I (QE7_AFI) Valor do limite de controle inferior, na digitao desse valor sempre colocar sinal negativo para que o mesmo seja subtrado do valor nominal.

Para ensaio do tipo tempo, como o valor do campo AFI ser do tipo hora, no incluir o sinal negativo.

58 Inspeo de Entradas

A.F.S (QE7_AFS) - Valor do limite de controle inferior, o contedo desse campo ser somado ao valor nominal para gerar o limite de controle superior na rotina de resultados.

Exemplo dos Campos Nominal, A.F.I e A.F.S 1 - Valor do campo Nominal = 100 2 Valor do campo A.F.I = -10 3 Valor do campo A.F.S = 10 4 Utilizando esses valores, na rotina de resultados caso o tipo de controle seja : 4.1 Controla Mnimo e Mximo = Sero aprovadas as medies que estiverem entre 90 e 110. 4.2 Controla Mnimo = Sero aprovadas as medies que estiverem acima de 90. 4.3 Controla Mximo = Sero aprovadas as medies que estiverem abaixo de 110.
2.3 Para ensaio Texto

Texto (QE8_TEXTO) Campo aonde o usurio define o texto que ser apresentado na tela de resultados para que o usurio verifica a amostra e aprove ou no a mesmo dependendo da condio verificada por ele. O cadastro de ensaios na rotina de cadastro de especificao possui outras informaes no obrigatrias: o Frmula (QE7_FORMULA) Quando temos um ensaio do tipo calculado, esse campo obrigatrio, pois o usurio deve informar qual a frmula utilizada no calculo do resultado da sua medio. Lembrando que o calculo deve conter pelo menos um ensaio do tipo digitado.

Abaixo temos um exemplo da tela de apoio para gerao da frmula utilizada nesse campo. O resultado do campo calculado ser a raiz quadrada da medio informada no ensaio 00000001 que do tipo digitado.

Inspeo de Entradas - 59

o LIC (QE7_LIC) Limite inferior de controle utilizado na gerao do grfico de Carta de Controle. o LSC (QE7_LSC) Limite superior de controle utilizado na gerao do grfico de Carta de Controle.

Os valores de Limite Inferior e Superior utilizados no grfico de Carta de Controle podem ser informados de 3 maneiras. A primeira no cadastro da especificao como informado acima, a segunda durante a emisso do grfico onde esses valores podem ser informados durante sua emisso. Se no houver esse cadastro em nenhuma dessas duas alternativas, o sistema ir calcular os valores durante a gerao do grfico sem que seja necessria interao com o usurio.

Carta de Controle: Representao grfica de uma caracterstica do processo que registra os valores estatsticos dessa caracterstica e um ou dois limites de controle. Objetivos principais de uma carta de controle: avaliar se um processo est sob controle e auxiliar a obteno e manuteno do controle estatstico. Caracterist. (QE7_NIVEL) Campo informativo aonde o usurio define qual o grau de importncia do ensaio para o produto. Mtodo (QE7_METODO) Cadastro do documento que ser vinculado ao ensaio e pode ser visualizado na rotina de resultados. Esse documento deve estar cadastrado no ambiente de controle de documentos. Fam.Inst. (QE7_TIPO) Define qual a famlia de instrumentos utilizada pelo ensaio.

Na rotina de resultados, apenas os instrumentos que fizerem parte da famlia informada na especificao e estiverem calibrados sero apresentados ao usurio na rotina de resultados.

60 Inspeo de Entradas

3 Pasta de No Conformidades

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

No-Conform (QE9_NAOCON) Cdigo das no conformidades que podero ser associados para o ensaio na rotina de resultados.

4 Texto do Produto

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Observao Campo texto onde o usurio pode incluir informaes extras sobre a especificao do produto.

Grupo de produtos
Neste cadastro, feito o agrupamento de produtos utilizado para definir a equipe de follow-Up responsvel pelas fichas de no conformidade aberta para os produtos cadastrados. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Grupo de Produtos, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 61

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Grupo Prod. (QE3_GRUPO) Cdigo de identificao do Grupo de Produtos. Produto (QEA_PRODUT) Cdigo do produto pertencente ao Grupo que deve possuir especificao cadastrada.

O cadastro de grupo de produtos possui outras informaes no obrigatrias: Descrio (QE3_DESCRI) Descrio do grupo de produtos. Cd.Equipe (QE3_EQUIPE) Cdigo da equipe de follow-up responsvel pelas no conformidades apontadas para os produtos pertencentes a esse grupo.

62 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio, vamos um grupo de produtos definindo a equipe de Follow-Up cadastrado anteriormente e aps a incluso da especificao dos produtos, relacionar os produtos a esse grupo. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Grupo de Produtos Grupo de Prod. Descrio Cd. Equipe Desc. Equipe = 000001 = Grupo de Slidos = 000000001 = Equipe de Slidos

Fornecedores
Este cadastro utilizado para a incluso dos dados dos fornecedores com o objetivo de informar a origem do produto comprado.

Inspeo de Entradas - 63

Exerccio
Neste exerccio vamos a visualizar um fornecedor cadastrado anteriormente ambiente de compras. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastro Fornecedor Visualizar o fornecedor 000001/01

64 Inspeo de Entradas

Produto x fornecedor
Este cadastro armazena informaes referentes relao dos produtos com seus respectivos fornecedores, tais como: o histrico dos 12 ltimos preos de compra, condio de pagamento firmada, datas de compra e valores, pontuao do fornecedor etc. Estas informaes so utilizadas pelo sistema Protheus para avaliao das especificaes de um fornecedor para um determinado produto, como por exemplo: Na rotina de gerao automtica das cotaes de compras quando estas so enviadas aos fornecedores dos produtos cadastrados. Para controle dos produtos a serem enviados para o controle de qualidade, determinado pelos campos: Controle Lote (A5_SKIPLOT) - Caso o usurio queira controlar o envio de materiais ao C.Q. pelo Skip-lote, este campo determina a freqncia de inspeo do produto de um determinado fornecedor (Skip-lote de compra) quando do recebimento do material.

Exemplo: Com o Skip-lote 10, a cada 10 recebimentos deste fornecedor, 1 ser direcionado ao armazm de C.Q. Nota (A5_NOTA) - Nota de avaliao do fornecedor para o produto. Para este controle, cada produto tambm dever possuir uma pontuao mnima para o controle de qualidade (Cadastro de Produtos). Na digitao do Documento de Entrada, feita uma avaliao entre a pontuao fornecedor (amarrao Produto X Fornecedor) e a pontuao do produto. Caso a pontuao do fornecedor no atinja a pontuao do produto, este lote do material ser enviado ao armazm do controle de qualidade (especificado pelo parmetro MV_CQ); caso a pontuao da fornecedor atinja a pontuao mnima exigida do produto, este lote do material passar pelo processo de avaliao do Skip-lote.

Este cadastro pode ser atualizado automaticamente pela rotina de Documento de Entrada, quando ocorrer a compra de produtos deste fornecedor (se determinado pela

Inspeo de Entradas - 65

parametrizao).

Pasta Cadastrais

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Produto x Fornecedor, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Fornecedor (A5_FORNEC) Cdigo do fornecedor. Loja (A5_LOJA) Cdigo que identifica cada uma das unidades (lojas) de um fornecedor. Produto (A5_PRODUTO) - Cdigo do produto que juntamente com o fornecedor permitir ao sistema emitir as cotaes.

Pasta C.Q

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Produto x Fornecedor, na interface MDI:

66 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Situao (A5_SITU) Situao do Fornecedor para este produto, indicando o Nvel de Qualidade do mesmo. Skip-Lote (A5_SKPLOT) - Regime de Skip Lote aplicado ao Fornecedor X Produto. Tempo Limite (A5_TEMPLIM) - Tempo limite mximo entre duas entregas consecutivas para que o regime de skip-lote definido ao fornecedor x produto seja mantido. O tempo definido em meses. Fab./Rev./Perm. (A5_FABREV) - Indica se o Fornecedor o Fabricante, Revendedor ou somente faz a permuta do Produto. Em caso de Permuta o fornecedor no considerado no calculo de ndice de Qualidade.

O cabealho da especificao no cadastro de especificao por grupo possui outras informaes no obrigatrias: RIAI (A5_RIAI) - Relatrio de Inspeo de Amostras Iniciais. Avaliao preliminar do produto fornecido, visando homologao do fornecedor. Data RIAI (A5_DTRIAI) Data de verificao do RIAI. Valid. RIAI (A5_VALRIAI) - Data de validao do RIAI. Aps essa data no sero aceitas entradas para esse produto x fornecedor.

Inspeo de Entradas - 67

Atualiza (A5_ATUAL) Verifica se esse produto x fornecedor sofrer alterao de sua situao e/ou Skip-Lote feitos pela rotina de Atualizao Automtica atravs da verificao do seu ndice de qualidade. Tipo Atualiz (A5_TIPATU) Verifica se a rotina de atualizao automtica ir atualizar a sua situao, o skip-lote ou os dois dependendo do seu ndice de qualidade.

Pasta Outros

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Produto x Fornecedor, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Entradas Sit. (A5_DIASSIT) Nmero minimo de entradas para alterao da situao do fornecedor na rotina de atualizao automatica.

Exerccio
Neste exerccio vamos relacionar a especificao do produto cadastrado anteriormente ao fornecedor, aonde iremos definir sua situao como C para que suas entradas sejam sempre inspecionadas. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima.

68 Inspeo de Entradas

Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Produto x Fornecedor PASTA CADASTRAIS FORNECEDOR LOJA PRODUTO = 000001 = 01 = 000003 PASTA CQ SITUAO TEMPO LIMITE FAB/VER/PERM ATUALIZA TIPO DE ATUALIZ =1 = F - FABRICANTE = SIM = 0 TODOS PASTA OUTROS ENTRADAS SITUAO = 10 =C

Clientes
Cliente a entidade que possui necessidades de produtos e servios a serem supridas pelas empresas. Conceitualmente, na maioria das vezes em que emitido um documento de sada, o destinatrio considerado um cliente, independente do tipo que ele possua ou da denominao que a empresa tenha determinado para ele.

Inspeo de Entradas - 69

No ambiente Faturamento, o cadastro de clientes uma etapa obrigatria para que os pedidos de vendas sejam registrados e os documentos de sada possam ser gerados. possvel classificar os clientes em cinco tipos: consumidor final. produtor rural. Revendedor. Solidrio. Exportao.

Essa diviso foi feita em funo do clculo dos impostos, tratado de forma diferenciada para cada tipo. Alm dessa classificao, o cadastro de clientes apresenta numerosos campos destinados a auxiliar o correto clculo dos impostos nas operaes de sada, devido aos diversos enquadramentos previstos na legislao para cada tipo de empresa ou consumidor. Adicionalmente, o cadastro de clientes disponibiliza campos para o processo da gesto de vendas, como por exemplo informaes de risco financeiro e crdito, informaes sobre ramos de atividade e informaes de histrico de relacionamento. As informaes definidas como campos obrigatrios nas funcionalidades de vendas coorporativas ( faturamento ) esto separadas em pastas. A seguir, est representada a tela referente a entidade Clientes e seus principais campos.

70 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio vamos a visualizar um anteriormente ambiente de Faturamento. Cliente cadastrado

Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastro Cliente Visualizar o Cliente 000001/01
Pastas cadastrais

Inspeo de Entradas - 71

Cdigo (A1_COD) cdigo que funciona como identificador do cliente. Loja ( A1_LOJA ) loja do cliente. Pode ser entendido tambm como filial. A combinao do cdigo do cliente e loja do cliente representa o identificador nico desse cadastro. Dessa forma, quando mencionar a palavra cliente no sistema, a referncia relativa , na grande maioria dos casos, combinao desses dois campos.

Descrio (A1_NOME) nome ou razo social do cliente. Facilita a identificao do cliente, permitindo obter maiores informaes sobre o mesmo. Normalmente, a informao apresentada junto ao cdigo em relatrios e consultas. Tipo (A1_NREDUZ) o nome reduzido pelo qual o cliente mais conhecido dentro da empresa. Auxilia nas consultas e relatrios do sistema. Utilizado em alguns casos onde o espao no suficiente para a exibio do nome completo. Endereo (A1_END) endereo do cliente. Utilizado principalmente em consultas e relatrios onde so exibidas informaes cadastrais, envio de informaes fiscais (relatrios oficiais, meios magnticos), emisso de boletos, faturas e impresso de documentos fiscais. Tipo (A1_TIPO) tipo do cliente. Classificao do cliente com o objetivo de auxiliar no clculo de impostos. Exemplo: para que o clculo do ICMS retido possa ser efetuado nas operaes de sada, necessrio que o cliente esteja classificado como solidrio. Municpio (A1_MUN) municpio do cliente. Utilizado principalmente em consultas e relatrios onde so exibidas informaes cadastrais, envio de informaes fiscais ( relatrios oficiais, meios magnticos ), emisso de boletos, faturas e impresso de documentos fiscais. Esse campo um campo de digitao livre, pois no existe cadastro de municpios no sistema. Dessa forma, o campo no avaliado no clculo de impostos municipais (Ex. ISS), por exemplo. Estado (A1_EST) unidade da federao onde o cliente est localizado. Alm da funo cadastral e de consulta, o campo fundamental para o clculo do ICMS para nas operaes de venda para clientes contribuintes, pois a alquota do ICMS varia conforme os estados origem (da empresa usuria do sistema) e destino ( cliente ), classificando-se em operaes dentro do estado, interestaduais ( entre estados ) e entre estados da regio norte e o restante do pas e vice-versa.

72 Inspeo de Entradas

CNPJ/CPF (A1_CGC) - nmero da inscrio no cadastro geral de contribuintes do Ministrio da Fazenda para pessoas jurdicas ou CPF para pessoas fsicas. Alm da funo cadastral, empregado para identificar se o cliente pessoa fsica ou jurdica no clculo do imposto de renda. Ins.Estad. (A1_INSCR) - nmero da inscrio estadual do cliente. Alm da funo cadastral, o preenchimento desse campo indica que o cliente contribuinte do ICMS, afetando a forma como o clculo do ICMS deve ser efetuado. Se o campo for mantido em branco, o sistema assume que o cliente consumidor final. Cada estado possui regras de preenchimento especficas, que so validas pelo sistema em conjunto com a informao do campo estado ( A1_EST ). Bloqueado (A1_MSBLQL) indica se o cliente est bloqueado para uso. Caso seja informado SIM, o sistema impede o preenchimento do cdigo desse cliente / loja onde o mesmo seja exigido. Assim, no ser possvel, por exemplo, inserir um pedido de vendas para esse cliente, pois o sistema invalidar a digitao. O sistema no age sobre os movimentos existentes na base de dados antes da informao do bloqueio, ou seja, se j existe um pedido de vendas colocado para o cliente nenhuma ao ser tomada e o documento de sada poder ser gerado normalmente. Natureza (A1_NATUREZA) - indica qual a natureza financeira a ser utilizada na gerao dos ttulos de contas a receber quando da emisso de documentos de sada. Possui duas funes principais: auxiliar na classificao dos ttulos gerados e permitir o recolhimento de impostos que tem como origem a colocao dos ttulos a receber, a saber: IRRF, INSS, ISS, PIS ( reteno ), COFINS ( reteno ) e CSLL ( reteno ). Vendedor (A1_VEND) - cdigo do vendedor preferencial do cliente. Ao informar o cliente na digitao do pedido de vendas, o sistema efetuar a sugesto do vendedor preferencial. O pedido de vendas permite a utilizao de diversos vendedores, mas apenas o primeiro ser sugerido. % Comisso (A1_COMIS) percentual de comisso do vendedor. Ao informar o cliente na digitao do pedido de vendas, o sistema efetuar a sugesto do percentual de comisso. O pedido de vendas permite a utilizao de diversos

Pasta adm/ fin

Inspeo de Entradas - 73

vendedores com seus respectivos percentuais de comisso, mas apenas o primeiro ser sugerido. C.Contbil (A1_CONTA) - cdigo da conta contbil onde devem ser lanadas (via expresso no lanamento contbil) as movimentaes do cliente na integrao contbil, se houver. Aliq. IRRF (A1_ALIQIR) - alquota para clculo do imposto de renda retido na fonte. Caso esse campo seja informado, h prioridade sobre a alquota do IRRF informada na natureza financeira atrelada ao cliente.

Pasta fiscais

Recolhe ISS (A1_RECISS) - indica se o cliente efetua o recolhimento do ISS ao tomar (adquirir) o servio. Dessa forma, caso este campo estiver configurado como SIM, significa que a responsabilidade pelo recolhimento do tomador do servio (cliente), portanto o ttulo de pagamento do ISS no dever ser gerado pelo sistema em favor da prefeitura. Ao invs disso, o sistema pode ser configurado para abater o valor do ISS da duplicata gerada como forma de compensao. Recolhe INSS (A1_RECINSS) indica se o cliente efetua o recolhimento do INSS. Para que o clculo do INSS seja efetuado nas operaes de sada este campo deve estar configurado como SIM. Rec. PIS (A1_RECPIS) indica se deve ser efetuado o clculo para reteno do PIS para esse cliente. O efetivo clculo da reteno depende tambm da configurao da natureza financeira e da gerao de ttulos nos documentos de sada. Rec. COFINS (A1_RECCOF) indica se deve ser efetuado o clculo para reteno da COFINS para esse cliente. O efetivo clculo da reteno depende tambm da configurao da natureza financeira e da gerao de ttulos nos documentos de sada. Rec. CSLL (A1_RECCSLL) indica se deve ser efetuado o clculo para reteno da CSLL para esse cliente. O efetivo clculo da reteno depende tambm da configurao da natureza financeira e da gerao de ttulos nos documentos de sada. Transp. (A1_TRANSP) - cdigo da transportadora padro para a remessa de mercadorias para o cliente. Esse campo sugerido por ocasio da digitao do pedido de venda

Pasta vendas

74 Inspeo de Entradas

Cond. Pagto (A1_COND) - cdigo da condio de pagamento padro para o cliente. Esse campo sugerido por ocasio da digitao do pedido de venda. Descontro (A1_DESC) percentual do desconto padro para este cliente. Caso seja informado, o sistema efetuar a sugesto deste percentual no primeiro desconto do cabealho do pedido de vendas. Risco (A1_RISCO) - grau de risco na aprovao do crdito do cliente em pedidos de venda (A, B, C, D, E): A: crdito Ok. O crdito sempre liberado. B, C e D: liberao definida atravs dos parmetros MV_RISCO(B,C,D). E: liberao manual. O crdito sempre bloqueado, devendo ser liberado anualmente. Z: liberao atravs de integrao com software de terceiro. Para mais detalhes, consultar as rotinas de liberao de pedidos e liberao de crdito.

Lim. Crdito (A1_LC) - limite de crdito estabelecido para o cliente; valor armazenado na moeda forte definida no campo A1_MOEDALC. Default moeda 2. Venc. Lim Cre. (A1_VENCLC) - data de vencimento do limite de crdito. O sistema bloqueia os pedidos quando a data do limite de crdito estiver expirada. Moeda do LC (A1_MOEDALC) - moeda do controle de credito. Cadastrando zero, ser usada a moeda informada no parmetro MV_MCUSTO (Moeda forte). Tabela preo (A1_TABELA) tabela de preos padro vinculada ao cliente. Esse contedo sugerido por ocasio da digitao do pedido de venda.

Produto x cliente
Relaciona o produto com o cliente, definindo o preo de venda e a data do perodo de referncia. um cadastro informativo, atualizado

Inspeo de Entradas - 75

tambm no faturamento e utilizado em relatrio e consultas gerais ao produto. Os principais campos no cadastro de Produtos X clientes so: Cliente: cdigo do cliente. Loja: cdigo da loja do cliente. Produto: cdigo do produto. Cd.Prod.Cli.: cdigo do produto no cliente. Descr.Client.: descrio do produto no cliente. Prc.Venda 01: preo de venda no perodo 01. Dt.Ref.Prc01: data de referncia do preo no perodo 01.

A tela referente a esse cadastro :

Exerccio
Neste exerccio vamos relacionar a especificao do produto cadastrado anteriormente ao Cliente.

76 Inspeo de Entradas

Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Produto x Cliente CLIENTE LOJA PRODUTO = 000001 = 01 = 000003

Inspeo de Entradas - 77

Plano de amostragem fornecedor


O Plano de Amostragem define o regime de amostragem a ser aplicado aos produtos, atravs da amostra recolhida, conforme apresentado na rotina Cadastro de Planos de Amostragem. Este cadastro determina o nmero de unidades do produto, para cada lote, a ser inspecionado (Tamanho da amostra ou srie de tamanhos de amostra) e o critrio para aceitao do lote (Nmero de Aceitao e de Rejeio). Os valores apresentados nesta rotina so de tabela previamente cadastrada que correspondem norma NBR 5426. Este valores no podem ser alterados, por estarem fiis norma citada. Assim, para incluso de critrios prprios de amostragem, os campos informados sero diferentes daqueles referentes norma, e requerem a criao de frmulas para clculo do tamanho do lote. Quando classificados os ensaios na inspeo de entrada, podemos vincular a estes um plano de amostragem especfico mas que, para tanto, se utilizar das informaes do Cadastro de Especificao de Produto e da amarrao Produto X Fornecedor, onde ser informada a reviso desejada. Ento, ao informar esta especificao neste cadastro, somente sero apresentados os ensaios destas revises, para que sejam especificados no plano de amostragem. Esta rotina permite tambm, o controle da reviso do plano de amostragem, visando manter o histrico das especificaes definidas para o produto. Sempre que houver definio de nova reviso no Cadastro de Especificao de Produto, automaticamente, so criadas as especificaes dos Planos de Amostragem por Ensaio, considerando: a nova reviso do produto e os ensaios com seus respectivos planos, definidos no Cadastro de Produto X Fornecedor. Caso esta seja manual, so informados o cdigo do fornecedor, produto, reviso e ensaios, os quais sero associados ao plano de amostragem em cadastro. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Plano de Amostragem por Fornecedor, na interface MDI:

78 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir o plano de amostragem NBR5426, com Nvel 01, Plano de Amostragem Simples Normal e NQA com valor de 0.65, plano interno. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Especificaes Plano Amost. Fornec. CABEALHO FORNECEDOR LOJA = 000001 = 01

Inspeo de Entradas - 79

PRODUTO REVISO LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO = 00

= 000003

= LABFIS = 00000001 = 1 NBR5426 = 01 = SN = 0.65 = LABFIS = 00000002 = 1 NBR5426 = 01 = SN = 0.65 = LABFIS = 00000003 = 3 PLANO INTERNO = A1 = PL = ESPA1 = LABQUI = 00000004 = 2 ZERO DEFEITO = 01 = QS = 0.65 = LABQUI = 000005

80 Inspeo de Entradas

AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA

= 3 PLANO INTERNO = A1 = PL = ESPA1

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Fornecedor (QF4_FORNEC) Cdigo que individualiza cada um dos fornecedores da empresa. Loja (QF4_LOJA) - Cdigo que identifica a loja do Fornecedor. Permite que haja um controle das operaes por loja. Produto (QF4_PRODUT) Cdigo do Produto. Reviso (QF4_REVI) Reviso da especificao do produto.

Atualizao da amostragem para os ensaios.

Amostragem (QF4_TIPAMO) O usurio identifica qual o tipo de plano de amostragem que pode ser qualquer plano identificado no cadastro de plano de amostragem. Nvel (QF4_NIVEL) Nvel informado de acordo com as definies do plano de amostagem. Plano Amost (QF4_PLAMO) Tipo do Plano de Amostragem. NQA (QF4_NQA) Definio do nivel de qualidade assegurada.

Plano de amostragem cliente


O Plano de Amostragem Cliente possui as mesmas caractersticas do Plano de Amostragem por Fornecedor, a nica diferena que nesse cadastro as informaes do Plano esto voltadas para o relacionamento Cliente x Produto criado para atender as Notas Fiscais de Devoluo e Beneficiamento.

Inspeo de Entradas - 81

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Plano de Amostragem por Fornecedor, na interface MDI:

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir o plano de amostragem QS9000 e NQA com valor de 0.65 Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Especificaes Plano Amost. Client. CLIENTE LOJA PRODUTO = 000001 = 01 = 000003

82 Inspeo de Entradas

REVISO LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA LABORATORIO

= 00 = LABFIS = 00000001 = 2 ZERO DEFEITO = 01 = QS = 0.65 = LABFIS = 00000002 = 2 ZERO DEFEIRO = 01 = QS = 0.65 = LABFIS = 00000003 = 2 ZERO DEFEITO = 01 = QS = 0.65 = LABQUI = 00000004 = 2 ZERO DEFEITO = 01 = QS = 0.65 = LABQUI

Inspeo de Entradas - 83

ENSAIO AMOSTRAGEM NIVEL PLANO. AMOST. NQA

= 000005 = 2 ZERO DEFEITO = 01 = QS = 0.65

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: Cliente (QF6_CLIENT) Cdigo dos cliente da empresa.

campos

obrigatrios,

nas

que individualiza

cada um

Loja (QF6_LOJA) - Cdigo que identifica a loja do Cliente. Permite que haja um controle das operaes por loja. Produto (QF6_PRODUT) Cdigo do Produto. Reviso (QF6_REVI) Reviso da especificao do produto.

Atualizao da amostragem para os ensaios.

Amostragem (QF6_TIPAMO) O usurio identifica qual o tipo de plano de amostragem que pode ser qualquer plano identificado no cadastro de plano de amostragem. Nvel (QF6_NIVEL) Nvel informado de acordo com as definies do plano de amostagem. Plano Amost (QF6_PLAMO) Tipo do Plano de Amostragem. NQA (QF6_NQA) Definio do nivel de qualidade assegurada.

Conceito sobre Plano de Amostragem: Nvel: O nvel de inspeo fixa a relao entre o tamanho do lote e o tamanho da amostra. Trs nveis de inspeo: I, II e III so informados na Tabela 1 para uso geral. Salvo indicao contrria, adotado a inspeo em nvel II. A inspeo nvel I pode ser adotada, quando for necessrio menos discriminao ou ento o nvel III, quando for necessria maior discriminao. NQA: Mxima porcentagem defeituosa (ou o mximo nmero de defeitos por cem unidades) que, para fins de

84 Inspeo de Entradas

inspeo por amostragem, pode ser considerada satisfatria como mdia de um processo. O NQA, juntamente com o cdigo literal do tamanho da amostra usado para classificar os planos de amostragem.

Skip teste individual


Neste cadastro, definido o Skip-teste, que verifica os intervalos dos ensaios individualmente para cada material. O Skip Teste consiste em controlar os ensaios do produto atravs de instrues de controle, no qual alguns ensaios so necessrios de acordo com a definio do usurio.

O parmetro MV_ QSKPTES indica se o Skip Teste aplicado apenas para as produes inspecionadas (=2) ou todas as produes (=1). Produes Inspecionadas(=2) : Significa que a conta do controle de Skip Teste ser feita apenas nas entradas que forem inspecionadas aps critrio de Skip Lote. Todas as Entradas(=1) : Significa que a conta do controle de Skip Teste ser feita em todas as entradas independente do critrio de Skip Lote aplicado para o produto.

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Skip Teste Individual, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 85

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: Fornecedor Cdigo que fornecedores da empresa.

campos

obrigatrios,

nas

individualiza

cada

um dos

Loja - Cdigo que identifica a loja do Fornecedor. Permite que haja um controle das operaes por loja. Produto Cdigo que identifica o Produto onde ser aplicado o controle de Skip Teste. Skip-Teste Nmero de controle que indica a periodicidade em que o ensaio ser utilizado na especificao do produto.

ndices mensais
Esta rotina permite cadastrar os valores dos ndices Mensais informados, que compem o IQF, para um determinado Produto/Fornecedor em um ms/ano. Antes de gerar o ndice de qualidade, devero ser digitados os valores dos ndices IQF informados, para todos os Produtos/Fornecedores. Observe abaixo a configurao padro da tela ndices Mensais , na interface MDI: 86 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Inspeo de Entradas - 87

Ano (QE0_ANO) Ano de referncia do ndice mensal. Ms (QE0_MES) Ms de referncia do ndice mensal. Fornecedor (QE0_FORNEC) Cdigo que fornecedor o qual ser atribudo o ndice mensal. identifica o

Produto (QE0_PRODUT) - Cdigo que identifica o produto o qual ser atribudo o ndice mensal. ndice (QE0_INDICE) Nesse campo informado o ndice de IQF cadastrado como informado. Valor (QE0_VALOR) Informe o valor mensal do ndice informado.

Tabela IA (k)
O ndice de Aceitao do produto calculado a partir da pontuao dos laudos registrados a cada entregue aplicado s respectivas quantidades.

Onde: Fn Fator do laudo registrado na inspeo de entrada Qn Quantidade entregue com o Fator n O percentual do ndice de Aceitao tambm deve ser convertido em pontos (Fator k) para que seja possvel utilizar nmeros inteiros na obteno do ndice de Qualidade do Produto. Os ndices de Aceitao apresentados a seguir so enviados como sugesto: Limite Inferior Limite Ia Superior Ia 0,00 80,00 90,00 95,00 79,99 89,99 94,99 96,99 Fator k 100 080 050 030

88 Inspeo de Entradas

97,00 99,00 100,00

98,99 99,99 100,00

015 005 0

Caso haja necessidade de utilizar outros fatores de converso k, pode-se alter-los ou inclurem novos atravs das rotinas de ndice de Qualidade. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Fatores de IA, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Vl Superior (QEJ_VLSUP ) Valor superior do ndice. Fator (QEJ_FATOR) Fator indicado para o ndice.

Tabela IQS (fc)

Inspeo de Entradas - 89

A opo Tabela IQS (fC) permite ao usurio estabelecer fatores de correo para os ndices de Qualificao de Fornecedores (IQF) baseado no ndice de Qualidade do Sistema de Garantia da Qualidade do Fornecedor (IQS). O Fator de Correo nada mais do que a converso do percentual obtido no Sistema de Qualidade do Fornecedor em pontos. Esta tabela sugerida como exemplo os seguintes fatores de correo j cadastrados, com variao de 0 a 100 para a nota de IQS e de 0,50 a 1,00 para o fC: Limite IQS 0,00 51,00 61,00 71,00 81,00 91,00 Inferior Limite IQS 50,99 60,99 70,99 80,99 90,99 100,00 Superior Fator fC 0,50 0,75 0,85 0,90 0,95 1,00

Caso haja necessidade de utilizar outros fatores de converso, podese alter-los ou inclurem novos atravs das rotinas de ndice de Qualidade. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Fatores de IQS(fc), na interface MDI:

90 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Vl Superior (QEJ_VLSUP ) Valor superior do ndice. Fator (QEJ_FATOR) Fator indicado para o ndice.

Inspeo de Entradas - 91

Fatores de IQS
O IQS - ndice de Qualificao do Sistema da Qualidade do Fornecedor representa o grau de conformidade do Sistema de Qualidade do fornecedor em relao as recomendaes das Normas ISO 9000, determinado atravs de avaliao formal. Este critrio de clculo ser adotado para fornecedores cujo IQS tenha sido avaliado, ou ainda no. O IQS no aplicado diretamente no clculo do ndice de Qualificao do Fornecedor. Antes de utiliz-lo, o Ambiente Inspeo de Entradas converte o percentual de IQS em pontos, com base nos Fatores de Converso (fC) cadastrados. Caso o Sistema de Garantia da Qualidade do Fornecedor no tenha sido avaliado, ser assumida a pontuao mxima (1,0) como Fator de Converso para o clculo do IQF. Se o fornecedor no possuir clculo do IQS, no poder ultrapassar a classificao "B" - Qualificado, mesmo se o IQF-A atingir a pontuao adequada, se o parmetro MV_QASSIQS = "N". O fornecedor cujo IQS tenha sido calculado, poder atingir a classificao "A" - Assegurado, conforme tabela. As Avaliaes de IQS apresentadas a seguir, so enviadas como sugesto: Cdigo Avaliao A B C D E Descrio Excelente Bom Regular Fraco Insuficiente Fator Inferior 90,01 75,01 60,01 50,01 00,00 Fator Superior 100,00 90,00 75,00 60,00 50,00

Caso haja necessidade de utilizar outros ndices de Qualidade do Sistema, pode-se alter-los ou incluir novos atravs das rotina de ndice de Qualidade. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Fatores de IQS, na interface MDI:

92 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Cd. Aval. (QA8_AVALIA ) Cdigo da avaliao do IQS. Fator Super. (QA8_FATSUP) Fator superior para identificao da avaliao do IQS.

O cadastro de ensaios na rotina de cadastro de especificao possui outras informaes no obrigatrias: Descrio (QA8_DESCPO) Descrio da avaliao de IQS. Fator Infer. (QA8_FATINF) Fator inferior para identificao da avaliao de IQS.

Fatores de IQP
Atravs da opo Fatores do IQP o usurio deve cadastrar os possveis laudos de inspeo e atribuir um fator de pontuao para cada um, que ser aplicada sobre a quantidade entregue. Os Fatores de Laudos apresentados a seguir, so enviados como sugesto. A pontuao varia de 1 a 4. Estes fatores sero verificados quando o parmetro MV_QFATIQP estiver configurado com "T" (true=verdadeiro).

Inspeo de Entradas - 93

A pontuao mxima dada para as entradas aprovadas totalmente sem restries: Cdigo Fator A B C D E U Descrio Aceito sem restries Aceito com desvio simples Aceito com desvio grave Aceito com fornecedor seleo Categor ia 1 2 2 do 2 3 4

Rejeitado totalmente Liberado urgente

Caso haja necessidade de utilizar outros laudos, pode-se alter-los ou inclurem novos atravs das rotinas de ndice de Qualidade. Se a categoria de algum fator estiver incoerente com o padro ou caso no haja algum fator definido, o clculo dos ndices no ser realizado. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Fatores de IQP, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

94 Inspeo de Entradas

Cd. Fator (QED_CODFAT) Cdigo do Fator de IQP. Desc.Portug (QED_DESCPO) Descrio do Fator de IQP em portugus. Fator (QED_FATOR) Valor do fator de IQP. Categoria (QED_CATEG) Cdigo que identifica o fator de IQP.

As categorias padres para incluso do fator de IQP so: Aprovado Total, Aprovado Parcial, Reprovado Total e Liberao Urgente. O cadastro de ensaios na rotina de cadastro de especificao possui outras informaes no obrigatrias: Ent a Insp. (QED_ENTINS) Quantidade de entregas a inspecionar aps a ocorrncia deste laudo, independente do regime de Skip Lote estabelecido.

Fatores de IQF
Devem ser cadastrados os ndices que compem o IQF (ndice de Qualidade do Fornecedor), com seus respectivos pesos. A soma de todos os pesos deve ser igual a 1. Tambm deve ser informado se cada ndice "Informado" ou "Calculado". Se for "informado", os valores mensais para cada Produto/Fornecedor devem ser cadastrados na opo ndices Mensais antes de gerar o IQF mensal. Se for "calculado", a sua frmula dever ser redefinida atravs da customizao do RdMake "QIEA231". Caso haja necessidade de utilizar outros ndices de IQF, pode-se alter-los ou inclurem novos atravs das rotinas de ndice de Qualidade. Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Fatores de IQP, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 95

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Cal./Infor (QF1_CALC) Indique se o Indice Calculado/Informa-do. Se for Calculado, dever ter sua frmula definida na funo de Gerao do Ind. Qualidade. Se for Informado, seu valor ser fornecido mensalmente. Fator IQF (QF1_FATIQF) - Informe o peso do indice no clculo do Indice de Qualidade do Fornecedor. A soma de todos os pesos deve ser 1.00.

Entradas
Esta rotina registra o recebimento de um produto para o controle de inspeo a ser realizado pelo Departamento Qualidade e, portanto, trata-se da movimentao mais importante, j que registra a entrada de materiais para tornar possvel a realizao de ensaios e, posteriormente, a execuo do resultado com os laudos finais da inspeo. Para tanto, algumas observaes devem ser consideradas, principalmente no que se refere configurao de parmetros e preenchimento de campos, a saber: Se o parmetro MV_QNBR542, estiver preenchido com "S", indica que ser aplicada a NBR-5426 no skip-lote, ento, ser necessrio um histrico de 5 entradas consecutivas com Plano Atenuado. Se o contedo deste parmetro for "N", passa a valer o parmetro MV_QSKLENT, que indica o nmero de entradas iniciais necessrio para a aplicao do skip-lote.

96 Inspeo de Entradas

Se o parmetro MV_QDTNFIM for definido como "T" (true = verdadeiro), a pesquisa da reviso corrente do produto ser baseada na data da nota fiscal - campo QEK_DTNFIS. Se definido como "F" (false = falso), a pesquisa ser baseada na data da entrada do produto - campo QEK_DTENTR. Aps a gravao da entrada, ser realizada a atualizao automtica do Plano de Amostragem, nas seguintes condies: o parmetro atualizao.
MV_QATUPAM

"S",

indicando

opo

pela

o se o parmetro MV_QPAMIQS = "S", indica que a atualizao ser vinculada ao IQS. Neste caso, verifica se a nota IQS do Fornecedor existe e se maior que a nota de reprovao do IQS, definida no parmetro MV_QIQSREP. Aps a gravao da entrada, poder ser impressa a Ficha do Produto, com os dados do Produto e da entrada. Este rotina controla o nmero seqencial do lote para entradas informadas manualmente, sendo definida atravs do parmetro MV_QLOTSEQ, sendo controlado via semforo do sistema. J na numerao automtica dos certificados, o sistema incorpora o ano nos contadores automticos.

Uma entrada somente poder ser excluda se no tiver resultados cadastrados. A alterao das entradas originadas da integrao Estoque/Custos. no cabe quelas com o Ambiente

Para que as informaes referentes s entradas de materiais sejam cadastradas nesta rotina, alm dos parmetros citados anteriormente, outras informaes j devem ter sido cadastradas no mdulo, conforme apresentao a seguir:

Inspeo de Entradas - 97

Observe, a seguir, a configurao padro da tela do cadastro de Entradas, na interface MDI:

98 Inspeo de Entradas

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Fornecedor (QEK_FORNEC) Cdigo que fornecedor responsvel pela entrega do material.

identifica

Loja do Fornec. (QEK_LOJA) Cdigo que identifica a loja do Fornecedor. Permite que haja um controle das operaes por loja. Produto (QEK_PRODUT) - Os produtos informados neste campos obedecem ao seguinte critrio, imposto pelo sistema: o Produtos que possuam amarrao fornecedor, previamente selecionado. o com o

Produtos que possuam Cadastro de Especificao.

o Produtos cuja reviso esteja dentro do perodo de vigncia. Data Entrega (QEK_DTENTR) Data da entrega que realizada pelo fornecedor.

Inspeo de Entradas - 99

Lote (QEK_LOTE) Cdigo que identifica o lote do produto. Esse cdigo pode ser includo manualmente pelo usurio. Caso o parmetro MV_QLOTSEQ esteja habilitado, o nmero informado e controlado pelo sistema. Hora Entrega (QEK_HRENTR) Hora da entrega realizada pelo fornecedor. Tam. Lote (QEK_TAMLOT) Tamanho do lote que esta sendo feito pelo fornecedor do produto informado na entrada. Tam. Amostra (QEK_TAMAMO) - Este campo calculado automaticamente pelo sistema atravs dos valores de tamanho da amostra, resultado da converso da Unidade de Entrada para a Unidade de Amostra. Data N.Fisc. (QEK_DTNFIS) Data da emisso da Nota Fiscal. Inspec./Certif. (QEK_VERIFI) Atravs da analise do Skip Lote, o sistema identifica automaticamente a situao da entrada, se 1= Inspeciona ou 2=Certifica a entrada.

O cadastro de entradas possui outras informaes no obrigatrias: Un.Amostra (QEK_UNIAMO) Informe a unidade em que o produto receber amostragem. Caso este campo tenha sido preenchido no cadastro de produtos, este vir automaticamente quando informado o campo "Unidade de Medida", conforme cadastro. Dias Atraso (QEK_DIASAT) - Dias de atraso entre a previso da data da entrada e a data real. Esse campo utilizado no calculo de ndice de qualidade do fornecedor. Doc. Entrada (QEK_DOCENT) Nmero do Documento de entrada utilizado pelo sistema para controle de Skip Lote por documento de entrada. Cert.Fornec. (QEK_CERFOR) - Informe o cdigo do Certificado do Fornecedor que deve, obrigatoriamente, ser informado quando uma entrada for certificada pelo skip-lote. Solicitante (QEK_SOLIC) - Selecione o responsvel que autoriza a entrada do material de um fornecedor com situao Prqualificado. obrigatrio se o parmetro MV_QSOLPQU for igual a "S". Tecla [F3] disponvel para consultar o Cadastro de Usurio/Responsvel e, assim, preencher automaticamente o prximo campo "Nome Solic." com o nome do solicitante selecionado, conforme cadastro.

100 Inspeo de Entradas

Alguns parmetros importantes na rotina de Entrada : MV_QATUPAM Atualizao automtica do Plano de Amostragem. MV_QDTNFIM Define se a reviso da especificao do produto ser verificada pela data de emisso da nota fiscal. MV_QIQSREP Nota de IQS de reprovao. O IQS do fornecedor deve ser superior a esta nota para haver a atualizao automtica do Plano de Amostragem (MV_QATUPAM). MV_QNBR542 Aplicao da NBR-5426 no skip-lote: somente aplica verificao do skip-lote aps 5 entradas consecutivas com Plano de Amostragem atenuado (Simples/Dupla). MV_QPAMIQS Atualizao do Plano de Amostragem realizada a partir do cadastro de entradas, vinculadas ao IQS. MV_QLOTSEQ Utiliza o nmero do lote sequencial no cadastro de entradas. MV_QSKLENT Nmero de entradas iniciais para aplicao do skip-lote.

Inspeo de Entradas - 101

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir uma entrada para o produto 000003 com as informaes apresentadas na figura acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Inspeo Entradas ACESSE O AMBIENTE DE ESTOQUE E CUSTOS

Atualizaes Mov. Internos Doc. De Entrada Incluir Cabealho Numero Serie Fornecedor Espec. docum. Item NF Produto Quantidade Vlr. Unitrio Vlr. Total = 000001 = UNI = 000001/01 = NFE = 001 = 000003 = 1000,00 = 10,00 = 10.000,00

102 Inspeo de Entradas

Importao
A rotina de importao permite importar entradas a partir de um arquivo, gerado por outro sistema. As entradas corretas so gravadas no arquivo QEK e as incorretas so retidas no arquivo de entradas inconsistentes (QEP). O relatrio de Ocorrncias relaciona as entradas importadas corretamente no sistema, dividindo-as em 2 grupos, conforme a avaliao do skip-lote: entradas a inspecionar e em skip-lote. Tambm so relacionadas as entradas incorretas e suas respectivas inconsistncias. Aps a execuo da rotina de Importao, possvel a impresso das fichas dos Produtos, das entradas a serem inspecionadas. Um outro modo de registrar entradas no sistema atravs do Ambiente Estoque/Custos e do Ambiente de Compras, ao efetuar o cadastro da Nota Fiscal de Entrada. Porm, para haver esta integrao entre os mdulos ser necessrio que: No Cadastro de Produtos, no Ambiente Estoque/Custos e no Ambiente de Compras, no campo "Tipo de C.Q." seja especificado "Q" (Quality) e no campo "Rastro", "L" (Lote) ou "S" (Sublote); Ative o parmetro MV_RASTRO com o contedo igual a "S" (Sim), atravs do Ambiente Configurador, habilitando o controle de rastreabilidade.

O Arquivo TXT pode ser configurado pelo usurio, mais obrigatrio que tenham as informaes bsicas descritas a seguir: Campo Fornecedor Loja Fornecedor Produto Data Entrada Hora Entrada Lote Documento Tip o C C C C C C C Tam Descrio . 06 02 15 08 05 16 15 Cdigo do fornecedor Loja do fornecedor Cdigo do fornecedor Data da entrada (AAAAMMDD) Hora da entrada (HH:MM) Nmero do lote Documento de Entrada

Inspeo de Entradas - 103

Entrada Tamanho Lote Tam. Lote Amostr. No. do Pedido C C C 08 08 10 Tamanho do lote Tamanho do amostragem Nmero do Pedido lote de

Observe abaixo a configurao padro da tela do cadastro de Entradas, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Realiza Importao - Selecione a forma pela qual a importao ser realizada, se atravs de arquivo "Normal" ou arquivo texto, formato "TXT".

104 Inspeo de Entradas

Caminho Arquivo TXT - Caso a opo do parmetro anterior "Realiza Importao" tenha sido preenchido com a opo "TXT", informe o caminho onde localiza-se este arquivo.

Exemplo: \SERVIDOR\IMPORTACAO\RECEBIMENTOS\ Nome Arquivo TXT - Caso a opo do parmetro anterior "Realiza Importao" tenha sido preenchido com a opo "TXT", informe o nome do arquivo TXT para importao, localizado conforme informao do parmetro "Caminho Arquivo TXT". Exibe Log Importao - Selecione a opo "Sim" para que ao final da importao, o sistema apresente na tela as informaes sobre o resultado da importao, quais arquivos foram importados etc., ou "No", caso contrrio. Imprime Ocorrncias - Selecione a opo "Sim" para que as ocorrncias do processo de importao sejam impressas ao final da importao, ou "No", caso contrrio.

Na opo de importao Normal, sero importadas as entradas que possuem inconsistncias, tanto geradas pela importao TXT como pelas entradas realizadas pelo ambiente de Estoque e Custos.

Resultados
Nesta opo so cadastrados os apontamentos dos resultados obtidos nas inspees realizadas. Para tanto, devem ser observados dois parmetros no Ambiente Configurador: Caso o parmetro MV_QEINSOB esteja com o contedo igual a "S", o sistema no permite a gravao dos resultados sem a definio do instrumento utilizado em cada medio. Caso o parmetro MV_QMEDLAU esteja com o contedo igual a "S", o sistema permite que o usurio altere medies, mesmo que o laudo do laboratrio ou o laudo final da entrega j esteja definido.

Quando um lote inspecionado com liberao e/ou rejeio 100%; ou seja, sem saldo pendente, for realizado atravs desta opo de

Inspeo de Entradas - 105

"Resultados", a pasta "Baixa do C.Q." ser sugerida ao usurio com a opo de estorno. Quando necessrio, o movimento deve ser selecionado com "x" ou "s" para que seja estornado e, aps a confirmao a situao da entrada ser classificada como - Laudo com movimentao de estoque pedente, conforme legenda, j que h saldo a ser liberado/rejeitado novamente.
Resultados (LABORATRIOS)

Na janela inicial, so apresentadas todas as entradas que devem ser inspecionadas ou que j foram inspecionadas. Estes so identificados a partir da legenda apresentada a seguir:

Selecionar a entrada desejada e selecionar a opo Resultados . A pasta "Laboratrios" relaciona todos os laboratrios onde so realizadas as inspees dos produtos.

Os laboratrios de medio disponveis no sistema esto disponveis na tabela Q2 - Laboratrios, sendo: LABFIS - Laboratrio Fsico LABQUI - Laboratrio Qumico

Para que sejam criados novos laboratrios, deve-se acessar

106 Inspeo de Entradas

a tabela Q2 - Laboratrios via Ambiente Configurador e preencher os campos necessrios.

Para cada laboratrio obtemos as seguintes informaes: : dados de definio dos ensaios, relacionando os valores limite, skip-teste, mtodo e reviso de documento;
Laboratrio Fsico/Qumico

: os valores obtidos com as medies realizadas nos produtos, relacionado o ensaiador, a medio, status de aprovao/reprovao e data e hora da medio;
Medies

Subpastas da medio, que identificam: o No-conformidades encontradas. o Instrumentos utilizados. o Plano de Amostragem. o Fornece o Laudo dos Laboratrios.

Observe abaixo a configurao padro da tela de Resultados (Laboratrios), na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 107

108 Inspeo de Entradas

Exerccio
Neste exerccio vamos incluir uma entrada para o produto 000001 com as informaes apresentadas na figura acima. AS MEDIES DEVEM SER FEITAS COM O USURIO 01 Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Inspeo Resultados PASTA LABFIS Ensaio Medies Antes de digitar as medies verificar a pasta plano de amostragem Medio 01 necessrio Ensaio Medies Antes de digitar as medies verificar a pasta plano de amostragem = 10,00 repita as vezes que seja = 00000001

= 00000002

Inspeo de Entradas - 109

Medio 01 necessrio Ensaio Medies

= 10,00 repita as vezes que seja

= 00000003

As medies foram preenchidas automticas pelo sistema pois o ensaio calculo Pasta laudo do laboratrio Laudo = A Aprovado PASTA LABQUI Ensaio Medies Antes de digitar as medies verificar a pasta plano de amostragem Medio 01 necessrio Ensaio Texto texto = No foram encontrados sinais de corroso. repita as vezes que seja necessrio. Pasta laudo do laboratrio = 14,50 repita as vezes que seja = 00000004

= 00000005

110 Inspeo de Entradas

Laudo

= A Aprovado Pasta laudo Geral

Laudo Pasta Baixas do CQ Seqncia Tipo Quantidade Confirme o cadastro

= A Aprovado

= 002 = 1 Liberado = 1000,00

Confirme a atualizao dos resultados. Tela Parmetros Assumir tamanho do lote Numero de etiquetas Imprimir As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:
Medies

= No =2

campos

obrigatrios,

nas

Para que a inspeo seja apresentada, as medies devem ser informadas para cada ensaio. As medies realizadas apresentam sua classificao conforme legenda:

Inspeo de Entradas - 111

Para informar as medies obtidas na inspeo do produto: Amostra (QER_AMOSTR) Este campo informa como valor padro, o valor "1", levando-se em conta uma nica amostra do produto para o ensaio, sendo preenchido automaticamente pelo sistema. Este valor pode ser "1" ou "2", correspondendo a amostragem simples ou dupla amostragem, respectivamente. Fil.Usurio (QER_FILMAT) Filial do ensaiador responsvel pela medio. Ensaiador (QER_ENSR) Cdigo do ensaiador responsvel pela medio. O ensaiador cadastrado na rotina de Usurios, e caso o login do sistema esteja informado corretamente para o usurio, o ensaiador informado automaticamente pelo sistema. Medio (QES_MEDICA ou QEQ_MEDICA) - Informe o valor da medio obtida do produto. O nmero de casas decimais informadas neste campo determinada pelo preenchimento do campo "Nominal", no Cadastro de Especificao de Produtos e/ou Grupo. H vrias condies de medio para o ensaio, sendo: o Caso o ensaio a ser medido tenha sido definido como "Texto", neste campo dever ser registrado o texto que descreve a medio. o Caso o ensaio a ser medido tenha sido definido como "Data", referindo-se a "Tempo", dever ser informado o valor da medio em data inicial e final, no formato: dd:mm Onde: dd = dois caracteres que representam o dia mm = dois caracteres que representam o ms

112 Inspeo de Entradas

o Caso o ensaio a ser medido tenha sido definido como "Hora", referindo-se a "Tempo", dever ser informado o valor da medio em hora inicial e final, no formato: HH:MM Onde: HH = dois caracteres que definem a hora MM = dois caracteres que definem os minutos. o Caso o ensaio a ser medido deva ser em polegadas, os valores a serem informados devem possuir o formato: 99/99i Onde: 99 = valor de polegadas obtidas /99i = valor padro para definio de polegadas. Para este caso, especificamente, o total obtido atravs de frmulas trar os valores em decimais, definidos no campo "Nominal" no Cadastro de Especificao de Produto ou Grupo de Produtos.

Para que este preenchimento seja possvel, o parmetro MV_TPHR deve ser configurado, no Ambiente Configurador.

Aprov./Reprov (QER_RESULT) - Este campo apresenta o resultado da medio, que pode variar entre "Aprovado", "Aprovado Condicional" ou "Reprovado", alm de outros resultados que podem, tambm, ser cadastrados. Este resultado obtido atravs da verificao do valor informado na medio com os limites propostos, sendo informado automaticamente pelo sistema aps informao do valor da medio no campo anterior. Caso o ensaio seja do tipo TEXTO o valor desse campo deve ser atualizado pelo usurio.

O cadastro de medies possui outras informaes no obrigatrias: o Rastreamento (QER_RASTRE) Identifica o nmero do rastreamento.

Inspeo de Entradas - 113

o Metodo (QER_METODO) preenchido automaticamente quando o documento estiver cadastrado na especificao do produto. o Reviso (QER_RVDOC) Reviso do documento informado no campo Mtodo. o Chave Lig. (QER_CHAVE) - Este campo de uso do sistema, para controle interno, no podendo ser alterado pelo usurio.
Pasta No Conformidades

Caso o resultado da medio tenha sido qualquer um diferente de "Aprovado", a(s) no-conformidade(s) encontrada(s) deve(m) ser inserida(s). Para cada medio informada, possvel informar uma noconformidade. Em cada entrada so informadas diversas medies para diversos laboratrios. As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: campos obrigatrios, nas

No-Conform. (QEU_NAOCON) - Neste campo devem ser informadas as no-conformidades encontradas nas medies. No. De NCs (QEU_NUMNC) Quantidade conformidade foi encontrada na medio. dessa no

O cadastro de No Conformidades possui outras informaes no obrigatrias: Demrito IQI (QEU_DEMIQI) - Na rea de No-conformidades, selecione a opo "Sim" quando a no-conformidade informada classificar o desmerecimento do produto, ou seja, tirar pontos deste produto na gerao de ndices de Qualidade, ou "No", caso contrrio.

Pasta Instrumentos

Para cada medio realizada possvel informar quais instrumentos foram utilizados na realizao da medio. Os instrumentos quando selecionados para a realizao da medio, so automaticamente "copiados" para as demais medies. Caso algum instrumento no seja utilizado na medio, deve ser deletado da relao de instrumentos. Neste momento verificada a data de validade da calibrao e da famlia do instrumento.

114 Inspeo de Entradas

Este recurso permite maior agilidade e facilita a informao da medio, no sendo necessrio o acesso a esta pasta para informao do instrumento. Porm, as cpias sero realizadas somente a partir da primeira medio, o que significa dizer que quantos instrumentos forem informados na primeira medio, tantos sero atribudos s demais medies.

O Sistema controla a reviso dos instrumentos, desde que estejam vinculados Famlia de Instrumentos, conforme informado no Cadastro de Especificao.

Ao consultar o instrumento, o sistema apresenta a relao das ltimas revises para seleo. Assim, para cada medio realizada possvel informar quais instrumentos foram utilizados na realizao da medio. Estes instrumentos so verificados atravs dos parmetros: MV_QPVLIN Indica somente instrumentos com data de validade igual ou superior data de medio.
MV_QLINS

Dentre os possveis laudos (1 = Reprovado, 2 = Aprovado Condicional e 3 = Aprovado), por padro, caso o parmetro no exista, somente os instrumento com laudo = 3 sero apresentados. Para que instrumentos com laudo = 2 tambm sejam apresentados, este parmetro deve ser preenchido com "2/3", ou seja, o contedo do parmetro deve ser igual ao(s) nmero(s) do(s) laudo(s) de instrumento que se deseja considerar no resultado, separados pelo caractere "/" (barra). As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so: campos obrigatrios, nas

Instrumento (QET_INSTR) - Neste campo devem ser informado o instrumento utilizado para a medio. Quando os instrumentos so preenchidos no Cadastro de Especificao do Produto, estes vm relacionados automaticamente pelo sistema, bastando selecionar aqueles utilizados de fato na medio.

Inspeo de Entradas - 115

Pasta Plano Amostragem

Nessa pasta o usurio pode verificar o plano de amostragem definido para o ensaio em que esto sendo digitadas as medies.
Pasta Laudo do Laboratrio

No laudo de laboratrio o sistema verifica se cada ensaio associado ao laboratrio tem plano de amostragem definido. Em caso positivo, o sistema contabilizar as no-conformidades relacionadas a cada ensaio. Se o parmetro MV_QERESNC esteja com o contedo igual a "S" (que considera cada medio fora de especificao como uma noconformidade) o sistema contabiliza tambm os resultados fora de especificao. Neste caso, compara o nmero de no-conformidades encontradas com o aceite e rejeite definido da seguinte forma:
Com Plano de Amostragem definido

Planos de Simples Amostragem Se o nmero de no-conformidades for inferior ou igual ao aceite, aprova o laudo. Se for superior ou igual ao rejeite, reprova. Se estiver entre o aceite e o rejeite, aprova condicional. Planos de Dupla Amostragem Para os planos de dupla amostragem, solicitada uma segunda amostragem quando as no-conformidades encontradas na primeira amostragem no so suficientes para aprovar (<= aceite) ou reprovar (>= rejeite) diretamente o laudo. Quando houver dados da segunda amostragem, as no-conformidades da primeira e da segunda amostragem sero somadas e validadas a partir do aceite e rejeite da segunda amostragem, conforme a regra descrita anteriormente, para os planos de simples amostragem. Sem Planos de Amostragem em Definido Quando o ensaio no tem plano de amostragem definido, o laudo definido em funo dos resultados digitados. Se houver uma medio fora de especificao, reprova o laudo; se estiver na tolerncia, ou seja, fora do especificado mas dentro dos limites de tolerncia, o laudo ser aprovado condicional, desde que o parmetro MV_QAPCTOL esteja com o contedo igual a "S", caso contrrio ser reprovado.

116 Inspeo de Entradas

Se estiver tudo conforme o especificado, Laudo Aprovado. Se um ensaio de laboratrio tiver Laudo Reprovado, reprova o laudo do laboratrio. Se um ensaio tiver aprovao condicional, tambm assume este laudo; seno, o laudo ser Aprovado. O rejeite aplicado ao plano de amostragem dos ensaios tipo "NBR 5429" definido pela estimao de porcentagem defeituosa, baseada nas medies coletadas. Esta anlise diferente da aplicada aos ensaios "NBR 5426", que define o rejeite atravs da contagem das no-conformidades encontradas. Observe abaixo a configurao padro da tela de Resultados (Laboratrios) Pasta Laudo do Laboratrio, na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Laudo (QEL_LAUDO) Laudo do Laboratrio. Quando o usurio acessar esse campo, o sistema ir realizar uma analise nas medies informadas e sugerir o laudo para esse laboratrio.

Inspeo de Entradas - 117

Posteriormente esse laudo pode ser alterado pelo usurio. A seguir a tela de sugesto do laudo do laboratrio.

Data Laudo (QEL_DTLAUD) Data de emisso do laudo do Laboratrio. Hora Laudo (QEL_HRLAUD) Hora da emisso do laudo do Laboratrio. Data Valid. (QEL_DTVAL) Data de validade do laudo que pode ser alterado automaticamente pela rotina de Shelf-life definido na especificao do produto. Tam. Lote (QEL_TAMLOT) Tamanho do lote fabricado pela ordem de produo. Qtde Rej. (QEL_QTREJ) Quantidade rejeitada do lote caso o laudo seja reprovado. Dt.Disp.Lau (QEL_DTDILA) Data em que o produto estar disponvel. Hr.Disp.Lau (QEL_HRDILA) Hora de disponibilidade do produto. Just.Laudo (QEL_JUSTLA) Justificativa do laudo caso o mesmo seja laudo reprovado, ou qualquer outro laudo diferente do que foi sugerido pelo sistema. Histrico (QEL_HISTOR) Informe uma crnica sobre o laudo de laboratrio em cadastro. Este campo em formato "Memo" e armazena textos longos, sendo gravado na confirmao do laudo.

Os laudos informados para os laboratrio e para as entradas inspecionadas so gerenciados pelo sistema para que no sejam exibidos no Relatrio de Lead-time, os dados referentes permanncia deles, quando no houver laudo definido. Na rotina de Resultados, a data e hora de entrada nos laboratrios so sugeridas a partir da entrada do material para inspeo e, caso no haja definio de data e horrio,

118 Inspeo de Entradas

os campos referentes a eles podero ficar em branco, at a definio do laudo.


Resultados (LAUDO GERAL)

O laudo geral calculado em funo dos laudos dos laboratrios. O laudo reprovado quando um laboratrio estiver com laudo reprovado. O mesmo ocorre para aprovao condicional. Se todos so aprovados, o laudo final tambm aprovado. O parmetro MV_QELAUEN define se o laudo pode ou no ser digitado pelo usurio. Caso seu contedo seja "N", o laudo no ser digitado, devendo ser aceito o laudo definido pelo sistema. Caso seja "S", o usurio poder alterar a sugesto de laudo obtida pelo sistema. O parmetro MV_QATULGE indica se o Laudo Geral ser realizado a partir das Baixas do CQ. O sistema permite o controle de Sugesto Automtica dos Laudos referentes a laboratrios e entradas, para que o mesmo seja analisado novamente, aps alterao manual. Caso no seja necessrio que o laudo informado seja analisado e sugerido, de acordo com coleta de Resultados, o parmetro MV_QSUGLAU deve ser configurado como "N". Neste caso as alteraes dos laudos realizadas permanecero inalteradas. O sistema disponibiliza um filtro para exibio das Entradas Inspecionadas e/ou a Inspecionar, para que as perguntas sejam exibidas antes do acesso rotina de Resultados, sendo necessrio alterar contedo do parmetro MV_QFILENT para "S". O parmetro MV_QINTQNC deve ser configurado como "S" quando houver integrao com o Ambiente Controle de No-conformidades, que realizar o tratamento das no-conformidades encontradas. Essa integrao permite que o sistema atualize o campo "Descrio Detalhada" (QI2_DDETA) com a crnica da no-conformidade gerada na medio realizada no ambiente Inspeo de Entrada, facilitando o gerenciamento da Ficha de No-conformidade e atualizando, tambm, os nomes de cliente e fornecedor.

Dessa forma, para visualizar esta integrao, deve-se incluir medies com no-conformidades encontradas, preenchidos os dados necessrios e gerado o Laudo Geral. Com a atualizao da Ficha de No-conformidade verifica-

Inspeo de Entradas - 119

se a integrao.

Pode-se digitar/sugerir o laudo final da entrada se for liberado o acesso ao usurio logado: no Ambiente Configurador, selecione a opo "Usurio", em seguida "Detalhes", e ento "Acesso": Def. Laudo Final Entrada. Ainda, para que a pasta "Baixa do C.Q." seja acessada quando as movimentaes realizadas assim permitirem, esta somente ser liberada aps informar o Laudo Geral, e desde que haja integrao com os mdulos de materiais, a prioridade para definio da quantidade aprovada e/ou reprovada no Laudo Geral, ser sempre a partir desta pasta de Baixa do C.Q. Caso as quantidades informadas nos campos "Tam. Lote" e "Qtde. Rej.", que representam quantidade aprovada e reprovada respectivamente, sejam diferentes, sero calculadas e sugeridas nesta pasta, Laudo Geral. Assim, o laudo ser ajustado conforme as baixas realizadas no C.Q., para que o laudo no fique diferente. Observe abaixo a configurao padro da tela de Resultados (Laudo Geral) , na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

120 Inspeo de Entradas

Laudo (QPL_LAUDO) Laudo Geral. Quando o usurio acessar esse campo, o sistema ir realizar uma analise no laudo das operaes e sugerir o laudo geral para essa ordem de produo. Posteriormente esse laudo pode ser alterado pelo usurio. Data Laudo (QPL_DTLAUD) Data de emisso do laudo Geral. Hora Laudo (QPL_HRLAUD) Hora da emisso do laudo Geral. Data Valid. (QPL_DTVAL) Este campo informa a data de validade do lote para entradas inspecionadas e somente para material que possua controle de rastreabilidade por lote ou lote+sublote. Aps a confirmao dos resultados, quando houver liberao/rejeio de materiais no C.Q., caso a data de validade informada seja maior que a definida para o lote, esta ser alterada nas requisies do lote inspecionado e sero ajustados os empenhos referentes aos saldos por lote. Por isso, no necessrio que a data de validade do lote seja alterada na rotina de Manuteno de Lotes, disponvel nos Ambientes Estoque/Custos e PCP.

Tam. Lote (QPL_TAMLOT) Este campo informa a quantidade total do lote, e sempre sugerido com a soma das liberaes e/ou rejeies do C.Q., para que no haja divergncia no clculo dos ndices, caso este seja gerado sem que o material esteja totalmente liberado e/ou seja rejeitado. Qtde Rej. (QPL_QTREJ) Este campo apresenta a quantidade reprovada segundo informao das medies, e est relacionada com a pasta Baixa do C.Q., conforme valor informado. Dt.Disp.Lau (QPL_DTDILA) Data em que o produto estar disponvel. Hr.Disp.Lau (QPL_HRDILA) produto. Hora de disponibilidade do

Just.Laudo (QPL_JUSTLA) Justificativa do laudo caso o mesmo seja laudo reprovado, ou qualquer outro laudo diferente do que foi sugerido pelo sistema. Histrico (QEL_HISTOR) Campo destinado a informaes sobre a inspeo da entrada que so informadas pelo usurio responsvel pelo laudo geral da entrada.

Inspeo de Entradas - 121

Os resultados podem ser gravados parcialmente, ou seja, caso hajam Entradas com vrios laboratrios e no seja possvel informar o laudo para todos de uma nica vez, pode-se grav-las e, posteriormente, efetuar a gravao final.
Resultados (BAIXAS DO C.Q LIBERAR/REJEITAR)

Quando houver integrao entre os ambientes Quality Protheus e os de Materiais, especificamente Compras e Estoque/Custos, possvel controlar as Baixas de Controle de Qualidade. Esta pasta contm a rotina que controla o fluxo dos produtos direcionados ao Controle de Qualidade, e somente ser apresentada quando o produto a ser atribudo o resultado possuir as configuraes necessrias para o controle de qualidade, conforme roteiro apresentado no tpico Controle de Qualidade. Alm disso, transfere os produtos do armazm do Controle de Qualidade, previamente cadastrado e definido no parmetro MV_CQ, para o armazm digitado. Para transferir ao Controle de Qualidade, as notas fiscais devem pertencer a mesma filial. Observe abaixo a configurao padro da tela de Resultados (Baixas de C.Q) , na interface MDI:

Para liberar ou rejeitar necessrio criar uma nova linha onde ser definida que quantidade ser liberada ou rejeitada. As informaes definidas como campos obrigatrios, nas funcionalidades de qualidade, so:

122 Inspeo de Entradas

Tipo (D7_TIPO) Digite 1 para liberar ou 2 para rejeitar itens. Quantidade (D7_QTDE) Informe a quantidade que ser liberada ou rejeitada. Armazm Des. (D7_LOCDEST) Armazm de destino do material liberado.

Resultados (BOTES)

Liberao Urgente: possvel liberar ensaios mesmo que algumas medies no tenham sido realizadas. Classifica-se esta liberao como Liberao Urgente, em que o ensaio estar identificado como , conforme a legenda. Porm, neste caso, ser necessrio informar uma justificativa atravs do boto "Liberao Urgente", localizado na barra de ferramentas da tela de Resultados. Quando o Fator IQP for definido com essa categoria, o sistema permite que o laudo geral seja em branco.

NCC Reincidente: caso haja no-conformidades reincidentes; ou seja, no-conformidades j apontadas e que sejam encontradas novamente no ensaio, o Sistema permite ao usurio consultar um breve resumo destas no-conformidades.

Legenda dos Ensaios: informa os status que o ensaio possui durante a rotina de resultados.
-Aprovado

-Reprovado -Pendente -No-obrigatrio

Texto do Produto: texto referente ao produto previamente cadastrado na rotina de especificao do produto.

Inspeo de Entradas - 123

Texto do Ensaio: permite visualizar a descrio do mtodo informado no Cadastro de Ensaios quando no h integrao com o ambiente CONTROLE DE DOCUMENTOS.

Imprime a Ficha do Produto Uso: os ensaios a realizar em cada laboratrio podem sem relacionados, no formato de relatrio, atravs do boto "Imprime Ficha de Produto em Uso".

Anexar Documento: esta opo permite associar documentos e/ou arquivos diversos ao ensaio inspecionado ou a inspecionar. Para tanto, necessrio configurar os seguintes parmetros, via ambiente CONFIGURADOR:

MV_QEATHWT: para definir o path do diretrio onde sero gravados os arquivos temporrios, antes da gravao dos arquivos anexados no diretrio definido no parmetro MV_QIEDOC. WV_QIEDOC: para definir o path do diretrio padro em que sero gravados os anexos dos ensaios.

Visualiza o contedo do documento: Quando houver integrao com o Ambiente Controle de Documentos, a medio realizada pode estar vinculada a um documento que determine a forma de realizao da medio do produto. Atravs do boto "Visualiza Documento", disponvel na tela de Medies, dentro da rotina de Resultados, possvel localizar e anexar este documento medio, pois a vigncia do documento pode ser alterada antes da definio os laudos, j que sero gravados com a vigncia atual.

Aglutinao de Planos de Amostragem: O recurso de aglutinao permite que os ensaios com os mesmos planos de amostragem sejam reunidos para a definio do Laudo de Laboratrio.

124 Inspeo de Entradas

Para tal, necessrio alterar o contedo do parmetro MV_QACUPAM como "T" (true = verdadeiro), indicando que todos os planos a amostragem comuns mesma especificao de produto e laboratrio sejam aglutinados para anlise, que definir, por sua vez, o Laudo de Laboratrio.

A aglutinao de planos de amostragem somente vlida para ensaios com as mesmas caractersticas, e que estejam baseados na NBR 5426. Assim, no possvel aglutinar amostragem dos planos: Zero Defeito Interno Texto NBR 5429

Esta anlise por ensaio, aps a confirmao das medies, realizada normalmente. A aglutinao, de fato, realizada somente no Laudo de Laboratrios. Observe como realizada a aglutinao dos planos de amostragem pelo sistema: Tendo a seguinte entrada: Produto Reviso Tamanho Lote Ensai o 001 001 01 do 1390 Unidades Plan o SN Nve l S2 NQA 6.5 Amostra 8 unidades Aceite 1 unidade Rejeite 2 unidades

Norma NBR 5426

Inspeo de Entradas - 125

002

NBR 5426

SN

S2

6.5

8 unidades

1 unidade

2 unidades

Conforme especificao apresentada, nota-se que ambos os ensaios possuem as mesmas caractersticas para inspeo. Ao informar as medies para o ensaio "001", h o registro da ocorrncia de uma no-conformidade associada a uma medio. Confirmando este registro, o status do ensaio mantm-se "Aprovado" ( ), pois ainda no houve a aglutinao. O mesmo ocorre na informao de medies para o ensaio "002", em que tambm registra-se a ocorrncia de uma no-conformidade associada medio e, ao confirmar este registro, tem-se o status "Aprovado" ( ) para este ensaio. Informadas as medies e no-conformidades para ambos os ensaios, deve-se definir o Laudo de Laboratrio onde, ento, ser realizada a aglutinao (desde que o parmetro MV_QACUPAM esteja configurado como "T"), sendo:

Ensaio 001 002 Aglutina o

Noconformidades 1 1 2

Aceit e 1 un 1 un 1 un

Rejeit e 2 un 2 un 2 un

Status Aprovado Aprovado Reprovad o

Note que o Laudo do Laboratrio sugerido como "Reprovado", j que em cada ensaio houve a ocorrncia de ao menos uma noconformidade, o que totaliza duas no-conformidades encontradas como "Rejeite", desta forma definindo o laudo.

Controle de N. C. C
126 Inspeo de Entradas

Sempre que, em uma entrada for encontrada alguma noconformidade, o sistema emite uma notificao de no-conformidade para o fornecedor e este deve responder notificao dentro de um prazo estabelecido no parmetro MV_QERENNC. A rotina Controle de Notificao de No-conformidade gerencia o tempo de resposta s notificaes emitidas. Ao acessar a rotina Controle de NNC, apresentada uma janela browse com todas as entregas que tiveram NNC emitidas e que so de responsabilidade do usurio que est acessando o sistema. Todas as NNCs so classificadas conforme legenda. Notificaes que j obtiveram resposta do fornecedor e esto fechadas. Notificaes que ainda no obtiveram resposta ou cuja resposta veio atrasada. Notificaes que j obtiveram resposta dentro do prazo, mas ainda no foram fechadas. Os produtos notificados no precisam estar vinculados a um Grupo de Produto, somente aos responsveis pelas notificaes, atravs do Cadastro de Equipes de Follow-up. Assim, qualquer usurio pode ter acesso s notificaes, desde que vinculado a uma equipe de follow-up. As notificaes podem ser filtradas por situaes como NNC com/sem Grupos, Encerradas, Atrasadas ou Pendentes, informando as opes nos parmetros de acesso desta rotina. Observe abaixo a configurao padro da tela de Controle de Notificao, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 127

128 Inspeo de Entradas

Gerao do ndice de Qualidade


Esta rotina efetua a gerao do ndice de Qualificao do Fornecedor e de todos os ndices que o compem. O dia do fechamento do ms definido pelo parmetro MV_QDIAMIQ, podendo ser alterado atravs do boto "Altera o Dia de Fechamento" , o que exclui todos os relatrios gerados anteriormente. O nmero de meses para o clculo do acumulado definido atravs do parmetro MV_QMESACU. As transferncias de mercadorias devolvidas so realizadas no Ambiente Estoque/Custos, atravs da rotina de Transferncia e Transferncia Modelo 2, tratando as informaes referentes Devoluo para o Controle de Qualidade. O contedo do parmetro MV_QNAOCER deve ser igual a "T" (true = verdadeiro), para que o clculo dos ndices de qualidade considere as entradas certificadas em regime de skip-lote como "Laudo Aprovado".

Quando houver integrao com os ambientes Estoque/Custos, Compras e Importao (SIGAEIC), a data de entrega do material, definida no Pedido de Compras, permitir o controle dos dias em atraso, contabilizados somente a partir do primeiro dia subseqente, quando o prazo de entrega coincidir com uma sexta-feira ou final de semana ou feriado, considerando: data de digitao da nota fiscal, final de semana e feriados, e clculo do IPO.

Desta forma no sero atribudos dias em atraso ao fornecedor X produto, aps clculo dos ndices mensais. Quando a entrada for includa manualmente, diretamente no Mdulo de Inspeo de Entradas, o nmero de dias em atraso deve ser informado pelo usurio. Observe abaixo a configurao padro da tela de Gerao do ndice de Qualidade, na interface MDI:

Inspeo de Entradas - 129

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Ano Refer. Ano de referencia para clculo do ndice de Qualidade. Ms Refer. Ms de referencia para clculo do ndice de Qualidade. Fornecedor Cdigo que identifica o fornecedor que ter seu ndice mensal e acumulado calculado. Dia Fechamento - Este campo se mantm desabilitado para preenchimento, pois informado automaticamente pelo sistema, conforme contedo do parmetro MV_QDIAMIQ. Aps a primeira gerao do IQF, este dado atualizado automaticamente pelo sistema, no podendo mais ser alterado. Para que este campo seja habilitado para preenchimento, devese clicar sobre o boto "Altera o Dia de Fechamento" , na barra de ferramentas.

ndice de Qualidade

A etapa de avaliao dos fornecedores a base para que o sistema possa iniciar o acompanhamento da qualidade de suas entregas. Para que seja possvel esta anlise, necessrio definir alguns ndices bsicos que iro compor a qualificao do fornecedor. Com base nesta nota, que ser definido o skip-lote, ou seja, o regime de inspeo dos lotes/entregas realizadas. Alguns ndices so sugeridos pelo sistema:
IQI - ndice de Qualidade do Item IQP - ndice de Qualidade do Produto

130 Inspeo de Entradas

IPR - ndice de Variao de Preos ICT - ndice de Capacitao Tecnolgica IPO - ndice de Entregas e Servios (ndice de Pontualidade do Fornecedor) IQF - ndice de Qualidade do Fornecedor

No submenu "ndice Qualidade" do menu Atualizar, so apresentadas as opes para cadastramento destes ndices e para gerao do ndice de qualificao do fornecedor. possvel criar, quando necessrio, novos ndices. Caso seja um ndice calculado pelo sistema. Para isto haver necessidade de customizao dos RdMakes QIEA231 e QIEA021.

Procedimento de Clculo

O procedimento para clculo dos ndices envolve vrias informaes, fornecidas pelo sistema e pelo usurio. Assim, para facilitar o acompanhamento deste procedimento, tenha em mos o Relatrio de Frmulas, tambm para conferncia dos clculos. Quando os Fatores de IQP no forem utilizados e, conseqentemente, quando serem verificados, o parmetro MV_QFATIQP deve estar configurado como "F" (false = falso).

Antes de iniciado o clculo, so verificados os seguintes parmetros:


MV_QMESACU : MV_QQTDREJ : MV_QDIAIPO :

Definir o nmero mximo de meses acumulados para a realizao do clculo. Definir se a quantidade Reprovado ser acumulada. rejeitada no Laudo

Definir o nmero mximo de dias em atraso para clculo do IPO.


MV_QTRFREP :

Definir se a quantidade transferida para o C.Q. ser considerada como demrito no clculo.
MV_QNAOCER :

Definir se o clculo certificadas em regime de skip-lote.

considera

as

entradas

Inspeo de Entradas - 131

Para acompanhar o procedimento de clculo dos ndices, veja os seguintes tpicos: 1. Primeiramente, verificada a Tabela de ndices de Qualidade (QEJ), em busca de: Tabela IA - ndices de Aceitao, com o campo "Cd. Tabela" (QEJ_CODTAB) igual a "1". Tabela IQS - ndice de Qualidade do Sistema, com o campo "Cd. Tabela" (QEJ_CODTAB) igual a "2". 2. verificada a tabela de ndices do IQF (QF1), em busca dos ndices do IQF. 3. Em seguida, realizada pesquisa em busca dos ndices IQI, IPR e IQS. 4. Caso os itens 1, 2 e 3 no sejam satisfeitos, o clculo no proceder. 5. Satisfeitas as condies anteriores, verificado no arquivo Fatores do IQP (QED) as categorias "1 - Aprovado", "3 Reprovado" e "4 - Liberao Urgente", selecionadas no campo "Categoria" (QED_CATEG). 6. Todas as entradas normais realizadas no perodo determinado nos parmetros de configurao da rotina: "Ms Referncia ", "Ano Referncia" e "Dia Fechamento" so verificadas, exceto as de beneficiamento e devoluo. 7. Ento, o sistema desconsidera as entradas que possuem tratamento de permuta, definido no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), no campo "Fab/Rev/Perm" (A5_FABREV) igual a "S". 8. So calculados os ndices mensais informados no Cadastro dos ndices de IQF (QF1), com a definio do campo "Calc./Infor." (QF1_CALC) igual a "1", da seguinte forma: "Fator IQF" (QF1_FATQF) * "Valor" (QE0_VALOR) - do Cadastro de ndices Mensais (informados) O ndice considerado deve possuir valores cadastrados dentro do ms, no Cadastro de ndices Mensais (QE0). Caso contrrio, o clculo ser interrompido. 9. Neste momento, so desconsideradas as entradas sem Laudo Geral informado. 10. Enquanto o parmetro MV_QTRFREP estiver configurado como "T" (true = verdadeiro), as entradas originadas de Transferncia para o C.Q, definidas no arquivo de Entradas

132 Inspeo de Entradas

(QEK), pelo campo "Tipo Docum." (QEK_TIPDOC) igual a "TR Transferncia", no sero computadas. 11. So somadas as entradas por Fatores de IQP e conforme definio de laudo. As entradas definidas como "Liberao Urgente" so consideradas aprovadas. 12. Quando a quantidade rejeitada do Laudo for maior que zero (0): Se o contedo do parmetro MV_QTRFREP for igual a "T" (true = verdadeiro) e o campo "Tipo Docum." (QEK_TIPDOC) for igual a "TR - Transferncia" ser subtrada a quantidade inspecionada, informada no campo "Tam. Lote" (QEL_TAMLOT) no arquivo Laudo das Entradas (QEL), da quantidade acumulada com laudo igual a "A Aprovado"; Em seguida, para a quantidade acumulada com laudo igual a "A - Aprovado", ser adicionado o resultado obtido da subtrao dos valores informados nos campos "Tam. Lote" (QEL_TAMLOT) e "Qtde. Rej." (QEL_QTREJ), sendo: o QEL_TAMLOT - QEL_QTREJ A quantidade reprovada ser contabilizada normalmente, adicionando-se o valor informado no campo "Qtde. Rej." (QEL_QTREJ) quantidade acumulada com laudo igual a "E - Reprovado"; O parmetro MV_QTRFREP deve ser configurado para este tipo de clculo, de forma a no considerar a entrada transferida ao C.Q. no clculo dos ndices. 13. Enquanto a quantidade rejeitada do laudo for igual a "0" (zero), a quantidade acumulada com laudo igual a "A Aprovado", ser adicionada ao valor informado no campo "Tam. Lote" (QEK_TAMLOT), no arquivo de Entradas (QEK). 14. Ento, so somadas as quantidades das Entradas de forma composta, a saber: "Fornecedor" + "Produto" + "Ms" + "Ano", sendo: Quantidade em skip-lote; Quantidade inspecionada; Quantidade rejeitada;

Quantidade das entradas a sofrerem demrito e, neste caso, todas que possuem laudo com categoria diferente de "1 Assegurado", definida no campo "Situao" (A5_SITU), no arquivo Produto X Fornecedor (SA5).

Inspeo de Entradas - 133

15. Agora, realizado o acumulo de valores para clculo do IPO - ndice de Entrega e Servios, sendo: Caso o nmero de dias em atraso, definido no campo "Dias Atraso" (QEK_DIASAT), do arquivo Entradas (QEK), seja maior que "0" (zero), contabiliza-se o nmero de entradas, cujo valor est definido no campo "Tam. Lote" (QEK_TAMLOT) do arquivo Entradas (QEK); Se o nmero de dias em atraso for menor que o definido no parmetro MV_QDIAIPO, o valor acumulado ser o valor absoluto do produto dos campos "Tam. Lote" (QEK_TAMLOT) pelo "Dias Atraso" (QEK_DIASAT): o QEK_TAMLOT * QEK_DIASAT

Caso contrrio, o valor absoluto ser o produto do campo "Tam. Lote" (QEK_TAMLOT) pelo contedo do parmetro MV_QDIAIPO: o QEK_TAMLOT * MV_QDIAIPO 16. Em seguida, so verificadas as no-conformidades apontadas nas entradas inspecionadas e, caso estejam definidas para demrito na definio do campo "Demrito IQI" (QEU_DEMIQI) no arquivo No-conformidade das Entradas (QEU), como "S", sofrem demrito por classe, conforme pontuao definida na tabela Classes de No-conformidade (QEE). 17. Assim, os procedimento relatados do item 9 ao 17 sero repetidos para todas as entradas selecionadas por Produto X Fornecedor (SA5). 18. Na seqncia, so apresentados os clculos dos seguintes ndices:

IQP - ndice de Qualidade do Produto

O clculo do IQP por tabela completa realizado da seguinte forma:

Onde: X = Somatria do campo "Fator do IQP" (QED_CODTAB) * Quantidade de entradas por laudo Y = Somatria de todas as quantidades entregues

IQI - ndice de Qualidade do Item

134 Inspeo de Entradas

No clculo do IQI por tabela, obtemos o fator conforme IA. Em seguida, o valor calculado ser pesquisado no Cadastro de ndices (QEJ) para que seja encontrado o valor mais prximo. Com isto, obtemos o valor do clculo do IQP, sendo: Onde: QEJ_FATOR = campo "Fator" de Tabelas para o ndice de Qualidade QEU_DEMIQI = campo "Demrito" definindo o Total de Demritos
Fator de Criticidade (fC)

O clculo de IQI por tabela se resume pesquisa da Nota de IQS no Cadastro de ndices (QEJ) para definir o Fator de Criticidade (fC), definido no campo "Fator" (QEJ_FATOR), da Tabela para o ndice de Qualidade, desde que o fornecedor possua Nota de IQS. Caso contrrio, o fC ser igual a "1", sendo:
IQS - ndice de Qualidade do Sistema

O clculo do IQS ser o valor definido no campo "Fator Aval." (A2_FATAVA), do Cadastro de Fornecedores (SA2). Este ser igual para todos os Produtos X Fornecedores (SA5).
IPR - ndice de Variao de Preos

O IPR mensal no calculado pelo sistema. O usurio define o tipo de clculo a ser adotado para o IPR - ndice de Preos atravs da rotina de ndices Mensais.
IES/IPO - ndice de Pontualidade do Servio

No clculo do IES Mensal, obtemos o IPO, sendo:

Onde: Ni = varivel do sistema que armazena o valor absoluto dos acumulados


MV_QDIAIPO

= parmetro que define o nmero de dias em atraso

IQF - ndice de Qualidade do Fornecedor

Inspeo de Entradas - 135

O clculo do IQF Mensal realizado da seguinte forma: Sendo que: IQF = Somatria dos ndices informados no Cadastro de ndices Mensais (QE0) QF1_FATIQF = campo "Fator IQF", do Cadastro dos ndices do IQF (QF1)
IQI IPR IES

= ndice de Qualidade do Item = ndice de Variao de Preos ou IPO = ndice de Entrega e Servios

19. Realizadas as verificaes e clculos, os ndices Acumulados (QEV) so gravados com seus respectivos valores acumulados por fatores de IQP (laudos).

136 Inspeo de Entradas

Fluxograma do Clculo dos ndices.

Inspeo de Entradas - 137

138 Inspeo de Entradas

Inspeo de Entradas - 139

140 Inspeo de Entradas

Atualizao automtica
A situao do fornecedor e do skip-lote so atualizados automaticamente atravs desta rotina, sendo que a primeira atualizada com base nos ndices Mensais Calculados (QEV). J o skiplote ser atualizado conforme a nova definio da situao, caso seja alterada para "No-habilitado" ou "Pr-qualificado".

Para que a atualizao seja processada, alguns dados e configuraes devem ser previamente informados, conforme roteiro para atualizao.

Antes de iniciar o processo de atualizao automtica do skip-lote, verifique os seguintes parmetros: MV_QASSIQS - Indica se no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Situao" (A5_SITU) est classificado como "Assegurado", estando sem Nota de IQS definida. MV_QIQSQUA - Indica a Nota de IQS mnima para que a classificao "Qualificado" do campo "Situao" (A5_SITU) seja mantida no arquivo Produto X Fornecedor (SA5). MV_QIQSASS - Indica a Nota de IQS mnima para que a classificao "Assegurado" do campo "Situao" (A5_SITU) seja mantida no arquivo Produto X Fornecedor (SA5). MV_QUTSK25 - Indica se o Critrio de Skip-lote a 25% aplicado para o arquivo Produto X Fornecedor (SA5). MV_QSKLIQS - Indica se o skip-lote deve ser vinculado Nota de IQS.

Na atualizao automtica, so filtrados os ndices definidos nos parmetros "Ms Refer." e "Ano", e verificada no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), se o campo "Atualizao Automtica" (A5_ATUAL) foi definido como "S". Caso contrrio, a atualizao no ser realizada. Na seqncia do clculo, verificada a existncia da Nota de IQS do Fornecedor e pesquisado o arquivo Classes da Situao (QEG) em

Inspeo de Entradas - 141

busca da situao definida nos ndices para o arquivo Produto X Fornecedor (SA5). A atualizao automtica obedece a um procedimento de clculo exclusivo, para alcanar o resultado desejado.
Roteiro para Atualizao

O controle de skip-lote aplicado s entradas cadastradas manualmente no Ambiente Inspeo de Entradas, e pelas notas fiscais de entrada, registradas nos Ambientes Estoque/Custos, Compras e Importao (SIGAEIC). Estas notas devem ser apresentadas da seguinte forma: Tipo = "N" - Normal

Para definir um critrio de skip-lote no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), deve-se observar o seguinte:
1.

Cadastro de Fornecedores (SA2) No campo "Fator Aval." (A2_FATAVA), informar a Nota de IQS. Informar os campos "Data de Avaliao" (A2_DTAVA) e "Data de Validade" (A2_DTVAL).

2. Cadastro Produto X Fornecedor (SA5) No campo "Situao" (A5_SITU), definir uma classificao maior do que "3 - Qualificado", sendo que esta considerada em ordem decrescente ("4", "3", "2", "1") e, neste caso, a de maior importncia a "1 - Assegurado". Para que haja controle de Skip-teste sobre a amostra definida como "3 - Pr-qualificada", no campo "Situao" (A5_SITU), basta mant-la com esta definio. Assim, ser realizada a contagem do skip-teste nas entradas manuais, importadas ou geradas pela integrao com os Ambientes Estoque/Custos, Compras ou Importao (SIGAEIC). No campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) informar a categoria a ser utilizada No campo "Tempo Limite" (A5_TEMPLIM) informar o intervalo de tempo mximo para as entradas, definido em dias ou meses, conforme situao definida para skip-lote.

3. Parmetros

142 Inspeo de Entradas

MV_QUTSK25 : Verificar se o contedo deste parmetro igual a "S", indicando que ser permitido um mximo de 4 entradas, representando cada uma 25% do skip-lote para o arquivo Produto X Fornecedor (SA5), definido no campo "Situao" (A5_SITU) como "2 - Qualificado". Caso contrrio, so disponibilizadas todas as opes, seja qual for a situao definida. MV_QSKLENT : Definir o nmero de entradas a serem inspecionadas normalmente. O valor padro "3", indicando que somente na terceira entrada ser iniciada a contagem de skip-lote. MV_QNBR542 : Definir a adoo do Critrio de Plano de Amostragem definido, sendo verificado se h o definido por Ensaio, armazenado nos arquivos Especificao de Planos de Amostragem por Ensaio (QF4) e Especificao de Planos de Amostragem por Entradas (QF5). Enquanto o campo "Planos de Amostragem" (QF4_PLAMO) estiver definido como "DA - Dupla Atenuado" ou "SA - Simples Atenuado", sero somadas at cinco entradas e, caso o critrio adotado sugira a quinta entrada ou superior, ser aplicado o Controle de Skip-lote. MV_QCERENT : Verificar se o contedo deste parmetro igual a "S", indicando que a entrada permanecer como "Certificado em Regime de Skip-lote". Caso contrrio, ser enviada para inspeo, tendo o campo "Inspec./Cert." (QEK_VERIFI) igual a "Inspec.". Este parmetro ser checado quando a amostra definida para controle de skip-teste for de um lote diferente daquele definido para skip-lote. Assim, o controle de skip-lote ser verificado, conforme definio de ensaio do lote, e o skip-teste no ser considerado para ensaio da amostra deste lote.
Procedimento de Clculo

1. A leitura para gerao dos ndices realizada a partir dos ndices Mensais Calculados (QEV). 2. posicionado o registro do fornecedor corrente para obteno da Nota de IQS. 3. Se no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Situao" (A5_SITU) estiver definido como "1 - Assegurado" e o campo "Skiplote" (A5_SKPLOT) estiver definido como "01 - Controla todas as entradas", e ainda o contedo do parmetro MV_QASSIQS estiver

Inspeo de Entradas - 143

configurado como "N", indicando que o arquivo Produto X Fornecedor (SA5) possui a situao "Assegurado" sem Nota de IQS definida, ento a nota mnima ser verificada para que se mantenha a condio "Assegurado". Esta nota informada no parmetro MV_QIQSASS e, se maior ou igual nota obtida a partir dos ndices Mensais Calculados (QEV), a situao sofre demrito e assume a classificao "2 Qualificado". 4. Se no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Situao" (A5_SITU) estiver definido como "2 - Qualificado" e houver definio da Nota de IQS, ser verificado se a nota obtida a partir dos ndices Mensais Calculados (QEV) maior ou igual nota mnima definida no parmetro MV_QIQSQUA. Caso contrrio, a situao sofre demrito e assume a classificao "3 - Pr-qualificado". 5. Aps estas verificaes, a situao alterada estendida s demais lojas/filiais com a mesma referncia do arquivo Produto X Fornecedor (SA5) e que possuam o campo "Atualizao Automtica" (A5_ATUAL) definido como "S". A cada loja/filial atualizada, gravado automaticamente o histrico desta alterao. 6. posicionado o registro do Skip-lote (QEF). 7. Caso o campo "Situao" (A5_SITU) seja definido como "3 - Prqualificado" ou "4 - No-habilitado" no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), o campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) regravado em branco para garantir que a inspeo seja definida como: Inspeo 100% e No realiza Inspeo, respectivamente. 8. Caso o conceito de skip-lote de 25% esteja definido no parmetro MV_QUTSK25 configurado como "S", verificado no arquivo Produto X Fornecedor (SA5) se o campo "Situao" (A5_SITU) est definido como "2 - Qualificado" e se, na Tabela de Skip-lote (QEF), o campo "Unidade do Skip-lote" (QEF_UNSKLT) igual a "D - Diria" ou "E Entradas". Estando estas condies satisfeitas, verificado o campo "Quantidade de Entradas a Controlar" (QEF_QTDE), na Tabela de Skiplote (QEF) e, se este for igual a "4" (skip-lote = 25%), o novo skip-lote definido conforme faixa anterior. Exemplo: Se igual a "1 a cada 4", a faixa anterior ser "1 cada 3". Caso o contedo do parmetro MV_QUTSK25 seja "N" e o campo "Situao" (A5_SITU) no arquivo Produto X Fornecedor (SA5) for definido como "2 - Qualificado" e, enquanto o campo "Unidade do Skip-lote" (QEF_UNSKLT) da Tabela de Skip-lote (QEF) for controlado

144 Inspeo de Entradas

como "D - diria" ou "E - Entradas", a pesquisa do Critrio do Skip-lote realizada a partir do campo "Quantidade do Skip-lote Anterior" (QEF_QTDE). 9. Realizadas estas verificaes, caso o skip-lote anterior seja diferente do atual definido, este ser gravado no arquivo Produto X Fornecedor (SA5), no campo "Skip-lote" (A5_SKPLOT) e seu histrico, atualizado no arquivo Justificativo (QA3), com a chave definida como MATA060L. 10. A prxima etapa verifica o skip-lote vinculado ao IQS, definido como "S" no parmetro MV_QSKLIQS, realizando o seguinte clculo, desde que haja nota de IQS definida: Nota = IQF Acumulado + Nota de IQS 2 Em seguida, a nota pesquisada no arquivo Critrios de Skiplote (QEX) a fim de selecionar novo critrio para o skip-lote a ser gravado. No havendo Nota de IQS determinada para o fornecedor, definida nota constante das duas faixas anteriores atuais do skip-lote. Caso a Nota de IQS seja menor do que a definida na faixa do skip-lote atual, determinada a faixa de skip-lote classificada como Inspeo 100% (primeira faixa). Se o contedo do parmetro MV_QSKLIQS for igual a "N", a Nota de IQF Acumulado (QEV) pesquisada no Arquivo de Critrios de Skip-lote (QEX).

11. Na verificao do item 10, os procedimentos constantes nos itens 6, 7, 8 e 9 so repetidos, definindo o processo para clculo da situao nos arquivos Produto X Fornecedor (SA5) e Skip-lote (QEX). 12. Os procedimentos do continuidade de clculo enquanto houver novos ndices a serem filtrados pelos parmetros "Ms Refer." e "Ano", conforme configurao do usurio.

Duplicao da especificao do produto


Essa rotina permite que o usurio copie todos os dados referentes a especificao do produto como laboratrios, ensaios, plano de amostragem, no conformidades e etc para uma nova reviso do mesmo produto ou para reviso de um produto novo.

Inspeo de Entradas - 145

Observe abaixo a configurao padro da tela de Duplicao da Especificao , na interface MDI:

As informaes definidas como funcionalidades de qualidade, so:

campos

obrigatrios,

nas

Produto Origem - Cdigo da especificao do produto da origem das informaes referente a laboratrios, ensaios e etc. Reviso Origem Reviso da especificao de origem. Produto Destino Cdigo do produto de destino. Se j houver especificao para esse produto, ser criada uma nova reviso, caso contrrio ser criado uma nova especificao para esse produto. Reviso Destino A reviso do produto destino sugerido pelo sistema mais pode ser alterado pelo usurio desde que no seja para uma reviso que j exista para esse produto. Descrio do Produto Destino Define qual a origem da descrio do produto destino. O usurio tem as seguintes opes : o Informado Utiliza a informao do campo anterior Descrio do Produto o Produto Origem Copia a descrio do produto origem definido no cadastro de produtos (SB1).

146 Inspeo de Entradas

o Produto Destino - Copia a descrio do produto destino definido no cadastro de produtos (SB1), caso o produto destino j tenha sido cadastrado. Descrio do Produto Descrio do produto destino desde que seja especificada pelo usurio no campo anterior como informado.

Grfico - Cartas de controle


Cartas de Controle so ferramentas eficazes para se entender a variao do processo e contribuem para a obteno do controle estatstico. Por diferenciarem causas especiais das causas comuns de variao, do boas indicaes sobre o problema: se deve ser solucionado atravs de uma ao local ou se requer ao gerencial. Isto minimiza a confuso, frustrao, e excessivo custo de esforos para soluo que tenham sido direcionados erroneamente.
Para gerar uma Carta de Controle:

1. Na janela de gerao de cartas de controle, preencha os parmetros apresentados conforme orientao dos helps de campo, mas para realizar simulaes dos pontos a serem visualizados na Carta de Controle, observe o preenchimento dos seguintes parmetros: Produto: informe cdigo que identifica o produto. Reviso: informe a reviso da especificao desse produto. Do Fornecedor?/At o Fornecedor: informe o intervalo de cdigo dos Fornecedores para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Da Data de Entrega?/ At a Data de Entrega?: informe o intervalo de Data da Entrega das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Do Lote?/At Lote?: informe o intervalo do Lote das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Do Ensaiador?/At Ensaiador?: informe o intervalo do cdigo dos ensaiadores das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle.

Inspeo de Entradas - 147

Do Laboratrio?/At o Laboratrio?: informe o intervalo de cdigo dos laboratrios para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Considera Entrada ?: nesse campo o usurio define o tipo da entrada, se uma nota Normal, ou nota de Devoluo/Beneficiamento.

2. Confirme os parmetros. 3. O sistema apresenta nova tela para seleo dos ensaios. Selecione o ensaio desejado at que a caixa de seleo ( ) da coluna "Ok" fique preenchida ( ).

Para selecionar todos os ensaios, clique sobre o topo da coluna das caixas de seleo. Valor Limite LIE?/Valor Limite LSE? Informe os valores de limite de controle inferior e superior, respectivamente. A informao destes valores, no considera aqueles definidos na especificao do produto.

4. Selecionados os ensaios, clique no boto " Escolha da Carta de Controle", para selecionar o tipo de grfico, dentre as opes XBR e XBS. 5. Informe o campo "Tamanho das amostras", o nmero de sugerido corresponde ao tipo de carta previamente selecionada. 6. Configurados os dados do grfico, confirme. O sistema apresenta nova tela, informando os dados gerados, ou seja, o cdigo do(s) ensaio(s) e a(s) descrio(es) do(s) arquivo(s) que esta(o) sendo gerado(s) para armazenar o grfico, cada qual em suas respectivas colunas. Selecione o ensaio desejado e confirme. 7. Neste momento, o Sistema realiza a seleo dos arquivos necessrios e, a seguir, o sistema apresenta na tela o grfico gerado para Carta de Controle:

148 Inspeo de Entradas

8. Para visualizar as coordenadas que geraram as linhas do grfico, posicione o cursor sobre os pontos para que o sistema apresente numa pequena janela os valores respectivos.

Inspeo de Entradas - 149

Grfico Diagrama de Pareto


O Diagrama de Pareto utilizado quando queremos ter uma viso real dos problemas mais graves de um produto, setor, etc., fornecendo-os em ordem decrescente de ocorrncias, ou seja, em ordem de prioridade para tomada de decises.
Para gerar um Diagrama de Pareto:

1. Na janela para gerao do grfico do Diagrama de Pareto, o sistema apresenta a tela para configurao dos parmetros. Preencha-os conforme orientao dos helps de campos, com ateno especial aos seguintes parmetros: Produto: informe cdigo que identifica o produto. Reviso: informe a reviso da especificao desse produto. Do Fornecedor?/At o Fornecedor: informe o intervalo de cdigo dos Fornecedores para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Da Data de Entrega?/ At a Data de Entrega?: informe o intervalo de Data da Entrega das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Do Lote?/At Lote?: informe o intervalo do Lote das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Do Ensaiador?/At Ensaiador?: informe o intervalo do cdigo dos ensaiadores das entradas inspecionadas para que eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Do Laboratrio?/At o Laboratrio?: informe o intervalo de cdigo dos laboratrios para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na gerao da carta de controle. Considera Entrada ?: nesse campo, o usurio define o tipo da entrada, se uma nota Normal, ou nota de Devoluo/Beneficiamento.

150 Inspeo de Entradas

2. Ao confirmar os parmetros, o sistema apresenta tela para seleo dos ensaios vinculados ao produto desejado. Selecione-os e confirme.

3. Selecionando os ensaios o sistema apresenta tela para seleo das classes de no-conformidades vinculadas aos ensaios. Selecione-os e confirme.

Inspeo de Entradas - 151

4. Selecionados os ensaios e as classes de no-conformidade, o sistema realiza a seleo dos arquivos necessrios e, a seguir, o sistema apresenta na tela o Grfico de Pareto gerado:

5. Gerado o grfico, possvel imprimi-lo. Clique sobre o boto "Imprimir", para que o sistema apresente a tela de impresso, possibilitando ainda selecionar se o grfico ser ou no impresso em cores.
Nmero de Registro QIEP103008071000

152 Inspeo de Entradas

Das könnte Ihnen auch gefallen