Sie sind auf Seite 1von 12

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Texto para as questes 21 e 22 Para muitos escritores [do Brasil] do sculo XVII e de grande parte do sculo XVIII, a linguagem metafrica e os jogos de argcia do esprito barroco eram maneiras normais de comunicar a sua impresso a respeito do mundo e da alma. E isso s poderia ser favorecido pelas condies do ambiente, formado de contrastes entre a inteligncia do homem culto e o primitivismo reinante, entre a grandeza das tarefas e a pequenez dos recursos, entre a aparncia e a realidade. Como a desproporo gera o senso dos extremos e das oposies, esses escritores se adaptaram com vantagem a uma moda literria que lhes permitia empregar ousadamente a anttese, a hiprbole, as distores mais violentas da forma e do conceito. Para eles, o estilo barroco foi uma linguagem providencial e, por isso, gerou modalidades to tenazes de pensamento e expresso que, apesar da passagem das modas literrias, muito delas permaneceu como algo congenial ao pas.
Antonio Candido. Literatura de dois gumes. In: A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: tica, 2000, p. 169 (com adaptaes).

Texto para as questes 23 e 24 Leia a posteridade, ptrio Rio, Em meus versos teu nome celebrado; Por que vejas uma hora despertado O sono vil do esquecimento frio:

No vs nas tuas margens o sombrio, Fresco assento de um lamo copado; No vs ninfa cantar, pastar o gado Na tarde clara do calmoso estio.

Turvo banhando as plidas areias Nas pores do riqussimo tesouro O vasto campo da ambio recreias.

Que de seus raios o planeta louro Enriquecendo o influxo em tuas veias, Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.
Cludio Manoel da Costa. Internet: <www.cce.ufsc.br>.

QUESTO 21

De acordo com o texto, no barroco brasileiro havia adequao entre as formas estticas e o processo social, porque A os refinados conflitos existenciais do homem barroco correspondiam experincia dos homens cultos da nao. B a forma do exagero, pelo emprego da hiprbole, revelava o grau do primitivismo reinante na sociedade brasileira. C as distores da linguagem barroca constituam-se em recursos expressivos dos contrastes violentos da experincia local. D o gosto pelas formas efmeras do barroco evidenciava o carter passageiro dessa moda literria na produo artstica do pas.
QUESTO 22

QUESTO 23

H, no soneto de Cludio Manoel da Costa, a expresso potica A B C D

da semelhana entre as imagens plsticas da paisagem europeia e as imagens da natureza local. da relao contraditria entre as formas buclicas do Arcadismo e a realidade econmica do Brasil Colnia. da terra em que o poeta nasceu, descrita de forma a revelar a sua superioridade em relao natureza europeia. da equivalncia esttica entre os versos do poeta rcade brasileiro e os modelos poticos da literatura europeia.

O estilo barroco, no Brasil do sculo XVII, definia-se pela construo de formas estticas A nacionalistas, empenhadas na construo de uma nao independente e culta. B contraditrias, marcadas pela inverso sinttica e pelo contraste dos sentidos. C inovadoras, que buscavam romper com a tradio medieval religiosa na literatura. D harmnicas, em que o exagero e a simplicidade se uniam para formar um todo equilibrado.

QUESTO 24

Entre os recursos estilsticos presentes no soneto de Cludio Manoel da Costa, figura, como eixo organizativo do poema, a A B C D

ausncia de rimas regulares nos tercetos. preferncia pela expresso direta nos versos. personificao de um elemento da natureza local. prevalncia da comparao, em lugar das metforas.

UnB/CESPE SEDUC/CE

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

QUESTO 25

Texto para as questes 26 e 27 Imagina, por exemplo, que eu no tinha nascido, continuou o Quincas Borba; positivo que no teria agora o prazer de conversar contigo, comer esta batata, ir ao teatro e para tudo dizer numa s palavra: viver. Nota que eu no fao do homem um simples veculo de Humanitas; no, ele , ao mesmo tempo, veculo, cocheiro e passageiro; ele o prprio Humanitas reduzido; da a necessidade de adorar-se a si prprio. Queres uma prova da superioridade do meu sistema? Contempla a inveja. No h moralista grego ou turco, cristo ou muulmano, que no troveje contra o sentimento da inveja. O acordo universal, desde os campos da Idumeia at o alto da Tijuca. Ora bem; abre mo dos velhos preconceitos, esquece as retricas rafadas e estuda a inveja, esse sentimento to subtil e to nobre. Sendo cada homem uma reduo de Humanitas, claro que nenhum homem fundamentalmente oposto a outro homem, quaisquer que sejam

A obra de Alencar uma das minas da literatura brasileira, at hoje, e, embora no parea, tem continuidades no Modernismo. De Iracema, alguma coisa veio at Macunama: as andanas que entrelaam as aventuras, o corpo geogrfico do pas, a matria mitolgica, a toponmia ndia e a Histria branca; alguma coisa do Grande Serto j existia em Til, no ritmo das faanhas de Jo Fera; nossa iconografia imaginria, das mocinhas, dos ndios, das florestas, deve aos seus livros muito da sua fixao social; e de modo mais geral, para no encompridar a lista, a desenvoltura inventiva e brasileirizante da prosa alencariana ainda agora capaz de inspirar. Isso posto, preciso reconhecer que sua obra nunca propriamente bem-sucedida, e que tem sempre um qu descalibrado e, bem pesada a palavra, de bobagem. interessante notar, contudo, que esses pontos fracos so, justamente, fortes noutra perspectiva. No so acidentais nem fruto da falta de talento, so, pelo contrrio, prova de consequncia. Assinalam os lugares em que o molde europeu, combinando-se matria local, de que Alencar foi simpatizante ardoroso, produzia contrassenso. Pontos, portanto, que so crticos para a nossa literatura e vida, manifestando os desacordos objetivos as incongruncias de ideologia que resultavam do transplante do romance e da cultura europeia para c.
Roberto Schwarz. A importao do romance e suas contradies em Alencar. In: Ao vencedor as batatas: forma literria e processo social nos incios do romance brasileiro. 34. ed. So Paulo: Duas Cidades, 2000, p. 38-9 (com adaptaes).

as aparncias contrrias. Assim, por exemplo, o algoz que executa o condenado pode excitar o vo clamor dos poetas; mas substancialmente Humanitas que corrige em Humanitas uma infrao da lei de Humanitas. O mesmo direi do indivduo que estripa a outro; uma manifestao da fora de Humanitas. Nada obsta (e h exemplos) que ele seja igualmente estripado. Se entendeste bem, facilmente compreenders que a inveja no seno uma admirao que luta, e sendo a luta a grande funo do gnero humano, todos os sentimentos belicosos so os mais adequados sua felicidade. Da vem que a inveja uma virtude.
Machado de Assis. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo: Abril Cultural, 1982, p. 172 (com adaptaes).

QUESTO 26

De acordo com o texto, a prosa romntica de Jos de Alencar foi importante, por

No trecho em apreo, Machado de Assis, por meio da ironia, questiona um problema de alcance universal, ao A B C D

A ter sido construda de maneira esteticamente bem resolvida. B ter valorizado a cor local acima dos modelos do romance europeu do sculo XIX. C ter sido copiada por outros escritores da literatura brasileira, como os modernistas. D ter evidenciado as contradies da ideologia e do romance europeu ao adapt-lo realidade local.
UnB/CESPE SEDUC/CE

afirmar a igualdade entre os homens como um valor inquestionvel. revelar que os preconceitos que fazem da inveja um sentimento belicoso. evidenciar as contradies do projeto humanista pela sua deformao em Humanitas. demonstrar que o exerccio do livre arbtrio a maior conquista histrica do projeto humanista.

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

QUESTO 27

QUESTO 29

A organizao retrica do texto de Machado de Assis baseada na explanao do personagem Quincas Borba acerca do Humanitismo. Para tanto, o personagem lana mo de vrios elementos, como a generalizao, a definio, a descrio, a especificao e a exemplificao. Assinale a opo em que o fragmento apresentado evidencia a generalizao. A Nota que eu no fao do homem um simples veculo de Humanitas B O acordo universal, desde os campos da Idumeia at o alto da Tijuca C estuda a inveja, esse sentimento to subtil e to nobre D o algoz que executa o condenado pode excitar o vo clamor dos poetas Texto para as questes 28 e 29

Com base nos sentidos estabelecidos nesse poema, h relao de sinonmia entre A B C D choro e exulto. Vivo e morto. No alto e no cho. ossos e razes.

Texto para as questes 30 e 31

Beleza morta
De leve, louro e enlanguescido helianto Tens a flrea dolncia contristada... H no teu riso amargo um certo encanto De antiga formosura destronada. No corpo, de um letrgico quebranto, Corpo de essncia fina, delicada, Sente-se ainda o harmonioso canto Da carne virginal, clara e rosada. Sente-se o canto errante, as harmonias Quase apagadas, vagas, fugidias E uns restos de claro de Estrela acesa... Como que ainda os derradeiros haustos De opulncias, de pompas e de faustos, As relquias saudosas da beleza.
Cruz e Sousa. Internet: <www.cce.ufsc.br>.

Ptria
Ptria, latejo em ti, no teu lenho, por onde Circulo! e sou perfume, e sombra, e sol, e orvalho! E, em seiva, ao teu clamor a minha voz responde, E subo do teu cerne ao cu de galho em galho! Dos teus liquens, dos teus cips, da tua fronde, Do ninho que gorjeia em teu doce agasalho, Do fruto a amadurar que em teu seio se esconde, De ti, rebento em luz e em cnticos me espalho! Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes, No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto! E eu, morto, sendo tu cheia de cicatrizes, Tu golpeada e insultada, eu tremerei sepulto: E os meus ossos no cho, como as tuas razes, Se estorcero de dor, sofrendo o golpe e o insulto!
Olavo Bilac. Internet: <www.poesia.wikia.com>.

QUESTO 30

Na retrica organizativa do texto potico em questo predomina a A B C D descrio. explanao. classificao. exemplificao.

QUESTO 28

QUESTO 31

A exaltao da ptria, tema comum poesia parnasiana brasileira, expressa-se esteticamente no soneto de Olavo Bilac por meio da A identificao entre o eu-lrico e o objeto de seu canto. B representao cientificista e racional da terra brasileira. C valorizao do progresso da ptria em lugar de suas riquezas naturais. D recusa da viso ufanista da ptria em favor de sua representao intimista.
UnB/CESPE SEDUC/CE

Considerando-se as imagens compostas por Cruz e Souza e as relaes de sentido entre elas, fazem parte do campo semntico que evoca a tonalidade de ocaso e decadncia caracterstica da esttica simbolista as palavras A B C D riso, formosura e beleza. destronada, apagadas e derradeiros. corpo, carne e restos. essncia, vagas e fugidias.

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

Texto para as questes 32 e 33

Texto para as questes 34 e 35

O cambaio
As massas do Cambaio amontoavam-se na frente, dispostas de modo caprichoso, fundamente recortadas e gargantas longas e circulantes como fossos, ou alteando-se em patamares sucessivos, lembrando desmedidas bermas de algum baluarte derrudo, de tits. A imagem perfeita. So vulgares naquele trato dos sertes esses aspectos originais da terra. As lendas das cidades encantadas, na Bahia, que tm conseguido dar fantasia dos matutos o complemento de srias indagaes de homens estudiosos, originando pesquisas que fora descabido relembrar, no tm outra origem. E no se acredite que as exagere a imaginao daquelas gentes simples, iludindo tanto a expectativa dos graves respingadores que por ali tm perlustrado, levando ansioso anelo de sbias sociedades ou institutos, onde se debateu o caso interessante. Frios observadores atravessando escoteiros aquele estranho vale do Vaza-Barris tm estacado, pasmos, ao defrontar serras de pedra naturalmente sobrepostas formando fortalezas e redutos inexpugnveis com tal perfeio que parecem obras de arte. s vezes esta iluso se amplia. Surgem necrpoles vastas. Os morros cuja estrutura se desvenda em pontiagudas apfises, em rimas de blocos, em alinhamentos de penedias, caprichosamente repartidos, semelham, de fato, grandes cidades mortas ante as quais o matuto passa, medroso, sem desfitar a espora dos ilhais do cavalo em disparada, imaginando l dentro uma populao silenciosa e trgica de almas do outro mundo... A serra do Cambaio um desses monumentos rudes.
Euclides da Cunha. Os sertes. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 263-4 (com adaptaes).

Posfcio
Confesso que das horas que escreveram esta Escrava em abril e maio de 22 para estas ltimas noites de 1924 algumas das minhas ideias mudaram bastante. Duas ou trs morreram at. Outras esto mirradinhas, coitadas! Possvel que morram tambm. Outras fracas desimportantes ento, engordaram com as frias que lhes dava. Hoje robustas e coradas. E outras finalmente apareceram. Que aconteceu? Este livro, rapazes, j no representa a Minha Verdade inteira da cabea aos ps. (...) Mas eu no pretendo ficar um revoltado toda a vida, pinhes! A gente se revolta, diz muito desaforo, abre caminho e se liberta. Est livre. E agora? Ora essa! Retoma o caminho descendente da vida. (...) Hoje eu posso dizer isso que nem sei se tenho mais f. Estou ctico e cnico. Cansei-me de ideias e ideais terrestres. No me incomoda mais a existncia dos tolos e c muito em segredo, rapazes, acho que um poeta modernista e um parnasiano todos nos equivalemos e equiparamos. (...) Nas evolues sem covardia ningum volta para trs. O que a muitos significa voltar na realidade um passo a mais que se d para frente porque das pesquisas e tentativas passadas muita riqueza ficou.
Mrio de Andrade. A escrava que no Isaura. In: Gilberto Mendona Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 308 (com adaptaes).

QUESTO 34

QUESTO 32

Considerando-se a participao de Mrio de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922, que buscava uma revoluo artstica no panorama da literatura nacional, o fragmento de texto apresentado, de 1925, revela uma reviso crtica por parte do autor acerca de um dos principais focos da vanguarda modernista, expressa no texto pela A B C D negao da riqueza acumulada pela gerao de 22. descrena na liberdade conquistada pela Semana de 22. necessidade de retornar aos modelos anteriores Semana de 22. afirmao de equivalncia entre os poetas parnasianos e os modernistas.

O carter literrio do texto de Euclides da Cunha, nesse fragmento, torna-se manifesto, entre outros elementos, por meio A da descrio lrica e ufanista da natureza nacional. B do emprego abundante de vocbulos eruditos e cientficos. C da personificao dos componentes naturais da serra do Cambaio. D da da transfigurao da geografia da terra associada composio da obra de arte.
QUESTO 33

QUESTO 35

Esse texto ensastico de Mario de Andrade caracteriza-se pela A B C D ausncia do sentido figurado em favor da linguagem acadmica e cientfica. recusa do tom humorstico que caracterizava a produo dos escritores de 22. opo por um ponto de vista distanciado da expresso confessional e ntima. presena de marcas constantes de oralidade em busca de certa familiaridade com o leitor.

No fragmento de Os Sertes em apreo, a viso do matuto acerca da serra do Cambaio apresentada pelo autor como A iluso resultante da incultura do homem do serto. B exagero da gente simples influenciada por supersties. C impresso compartilhada pelos homens cultos ante a imponncia da serra. D verdade cientfica comprovada pelas indagaes e pesquisas de homens estudiosos.
UnB/CESPE SEDUC/CE

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

Texto para as questes 36 e 37 Pobre alimria


O cavalo e a carroa Estavam atravancados no trilho E como o motorneiro se impacientasse Porque levava os advogados para os escritrios Desatravancaram o veculo E o animal disparou Mas o lesto carroceiro Trepou na boleia E castigou o fugitivo atrelado Com um grandioso chicote
Oswald de Andrade. Pau-Brasil. So Paulo: Globo, 1990, p. 115 (com adaptaes).

Texto para as questes 38 e 39

Poema de sete faces


Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus, se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.
Carlos Drummond de Andrade. Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 21-2.

QUESTO 36

Como parte da poesia pau-brasil, de 1925, o poema de Oswald de Andrade apresenta-se como uma alegoria do Brasil baseada nos princpios estticos e ideolgicos da 1. fase do Modernismo brasileiro. Um dos traos dessa viso do pas, poca, tematizada no poema, A o refinamento esttico dos versos que valoriza a cultura letrada e moderna e relega a segundo plano a cultura popular. B a relao entre o moderno (o bonde) e o arcaico (a carroa); e entre classes sociais diferentes: os advogados e o carroceiro. C a exaltao do brasileiro comum o motorneiro condutor do bonde , capaz de realizar o trabalho heroico de desatravancar cavalo e carroa dos trilhos do bonde. D a linguagem potica utpica que expressa a vitria do mundo rural, representado pela imagem da carroa, sobre o mundo urbano, representado pela imagem do bonde.
QUESTO 37

Embora Oswald de Andrade no tenha empregado sinais de pontuao no poema o que uma caracterstica do estilo modernista inspirado nas vanguardas , verifica-se um encadeamento lgico e coesivo das ideias do texto, graas A ao uso de alguns conectivos como E, Porque, Mas que indicam relaes de sequenciamento, de causa/efeito e de oposio. B indeterminao de uma sequncia temporal e espacial, o que revela o trao narrativo do poema. C ao deslocamento da ideia principal em favor de temas secundrios, como o do trabalho dos advogados. D repetio de palavras-chave, como cavalo e carroa, ao longo do texto.
UnB/CESPE SEDUC/CE

QUESTO 38

Verifica-se no poema apresentado uma caracterstica que inclui a poesia de Drummond na produo literria da 2. fase modernista no Brasil. Trata-se A B C D da constante relao contraditria entre o eu e o mundo. da musicalidade das rimas da sexta estrofe que evocam a poesia simbolista. do subjetivismo extremo que retoma a potica ultrarromntica do sculo XIX. da representao objetiva da realidade brasileira coerente com a crtica modernista do nacionalismo.

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

QUESTO 39

QUESTO 41

A coerncia entre as diferentes ideias e imagens apresentadas no poema concretiza-se pela unidade resultante da relao entre A as imagens subjetivas e as referncias vida interiorana do poeta. B a biografia do autor e as imagens poticas que evocam o seu passado. C o nmero de estrofes do poema e o seu ttulo: Poema de sete faces. D o eu-lrico e a segunda pessoa a quem ele se refere na ltima estrofe.
QUESTO 40

Os fragmentos contidos nas opes abaixo, na ordem em que so apresentados, constituem um texto adaptado de Internet: <www.educador.brasilescola.com>. Assinale a opo correspondente ao fragmento que apresenta erro sinttico na construo do perodo. A A escola tem o papel de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, por isso deve manter uma biblioteca interativa, a fim de chamar a ateno dos estudantes, proporcionar momentos agradveis de contao de histrias e de oficina de teatro, de forma a estimular a criatividade e promover descobertas que o mundo literrio pode trazer. B Na maioria das escolas, a biblioteca s mais um espao de visitas semanais, onde os alunos escolhem um livro e sentam-se separados, fazendo a leitura silenciosa do livro escolhido e sendo reforados quanto questo do silncio que se deve ser mantido no local. C Mas ser que dessa forma a leitura pode se tornar um elemento agradvel e que complementa a aprendizagem do aluno? Ou ser apenas mais uma forma rgida de obrigar os alunos a escolherem qualquer livro, que muitas vezes no tem significado para sua vida? D preciso repensar a estrutura da biblioteca escolar a fim de torn-la um espao de troca de experincias, de novas formas de lidar com a leitura e de circulao do conhecimento, j que nela pode estar um to rico acervo bibliogrfico. Texto para as questes 42 e 43
1

De repente voltou-me a ideia de construir o livro. Assinei a carta ao homem dos porcos e, depois de vacilar um instante, porque nem sabia comear a tarefa, redigi um captulo. Desde ento procuro descascar fatos, aqui sentado mesa da sala de jantar, fumando cachimbo e bebendo caf, hora em que os grilos cantam e a folhagem da laranjeira se tinge de preto. s vezes entro pela noite, passo tempo sem fim acordando lembranas. Outras vezes no me ajeito com esta ocupao nova. Anteontem e ontem, por exemplo, foram dias perdidos. Tentei debalde canalizar para termo razovel esta prosa que se derrama como a chuva da serra, e o que me apareceu foi um grande desgosto. Desgosto e a vaga compreenso de muitas coisas que sinto. Sou um homem arrasado.
Graciliano Ramos. So Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 215-6.

O fragmento da obra de Graciliano Ramos apresenta uma caracterstica que destoa da forma associada ao denominado romance social nordestino de 1930, do qual So Bernardo faz parte. Trata-se A do trao intimista da narrativa em primeira pessoa que pe em xeque a diviso estanque entre romance intimista e romance social na dcada de 30 do sculo XX. B da recusa linguagem referencial em favor da composio de uma narrativa psicolgica que se desprende das noes de tempo e de espao. C do carter experimental da linguagem que questiona o emprego da lngua culta e valoriza a oralidade do narrador, um representante do nordestino pobre e iletrado. D da tentativa de afastar o ambiente e a linguagem do romance da realidade cotidiana, com vistas construo de um texto menos seco, mais potico e vibrante.
UnB/CESPE SEDUC/CE

10

13

16

Trabalhar a criatividade uma forma de deixar qualquer aula mais dinmica e proveitosa, pois incentiva os alunos a participarem das aulas com maior dedicao. Estimular a criatividade uma forma de os professores criarem oportunidades para seus alunos buscarem o conhecimento, fazerem descobertas, identificarem elementos fundamentais para comprovar as teorias e os contedos escolares. Hoje em dia a viso de educao mudou muito e os professores no so mais vistos como os detentores do saber, mas como aqueles que promovem situaes de circulao do conhecimento dentro da sala de aula. Os alunos so cheios de ideias e intenes, mas muitas vezes os professores no permitem que eles as exponham, impedindo o que poderia se transformar em uma aula maravilhosa.
Internet: <www.educador.brasilescola.com> (com adaptaes).

QUESTO 42

Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta. A B C D O termo pois (R.2) confere orao que introduz a ideia de causa. Em a participarem (R.3), a preposio a empregada para introduzir o complemento indireto de incentiva (R.2). Na linha 6, em fazerem e em identificarem, h elipse do sujeito, que tem como referente seus alunos (R.5). No trecho para comprovar (...) escolares (R.7-8), estaria igualmente correta a redao: para as teorias e os contedos escolares ser comprovados.

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

QUESTO 43

Texto para as questes 45 e 46 O Museu da Lngua Portuguesa, localizado na Estao da Luz, na cidade de So Paulo, um monumento vivo e dinmico de nossa formao lingustica. Por meio de
4

Ainda em relao ao texto, assinale a opo correta. A A expresso no so mais vistos como os detentores do saber (R.10) tem como pressuposto a ideia de que os professores j foram vistos como detentores do saber. B O segmento situaes de circulao do conhecimento dentro da sala de aula (R.11-12) exerce a funo de objeto indireto. C Em as exponham (R.14-15), o pronome as se refere ao antecedente vezes (R.14). D Em se transformar (R.15), o termo se indica que o sujeito do perodo indeterminado.

diversos recursos audiovisuais, a mostra permanente convida professores e alunos a passearem ao longo da histria de nossa lngua, desde a formao do Estado portugus (e antes disso, a consolidao do latim vulgar), passando pelas contribuies vocabulares de negros, ndios e imigrantes, chegando at os cdigos da lngua escrita na Internet. Apostando na interatividade para atrair os estudantes, o museu tem atraes ldicas como Palavras Cruzadas, um jogo de ttens com informaes sobre as diversas influncias da lngua portuguesa, a Praa da Lngua, que prope uma antologia em prosa e verso regada a boa msica, e o Beco das Palavras, uma divertida brincadeira de formar palavras a partir de fragmentos que flutuam em uma mesa interativa.
Idem, ibidem.

10

13 1

Dados educacionais medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (IBGE/2008) revelam que o nmero de analfabetos entre 10 e 24 anos de idade
16

caiu 8% entre 2007 e 2008. A queda mais expressiva, de quase 10%, ocorreu no nmero de analfabetos entre crianas e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Os resultados foram apresentados pelo ministro da Educao. Em 2007, a taxa de analfabetos entre 10 e 24 anos de idade era 2,5%. O nmero caiu 0,2 ponto percentual em 2008 para 2,3% , o que A B C D
QUESTO 45

Em relao ao uso da vrgula no texto, assinale a opo correta. A vrgula logo aps Portuguesa (R.1) empregada para isolar orao adverbial. A vrgula logo aps negros (R.8) isola elementos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao. A vrgula logo aps estudantes (R.10) isola orao substantiva anteposta orao principal. A vrgula logo aps Lngua (R.13) empregada para isolar orao subordinada adjetiva restritiva.
QUESTO 46

10

representa queda na taxa de analfabetismo de 8%. O percentual de crianas e adolescentes analfabetos, entre 10 e 14 anos de idade, era de 3,1% em 2007 e passou para 2,8% em 2008. Os resultados mostram queda de 0,3%, aproximadamente 10%. A taxa de analfabetismo se estabilizou para as faixas de 15 a 17 anos de idade e de 18 a 24 anos de idade. No primeiro grupo, permaneceu em 1,7%. Entre 18 e 24 anos de idade, a taxa de analfabetismo ficou estvel em 2,2%.
Internet: <www.mec.gov.br> (com adaptaes).

13

16

Quanto ao lxico do texto, assinale a opo incorreta. A B C D A palavra interatividade (R.10) est relacionada ideia de dinamismo, participao. O termo ldicas (R.11) est relacionado ideia de jogo, brinquedo, divertimento. A palavra antologia (R.14) significa coleo de trechos de textos. O termo regada (R.14) est sendo empregado em sentido denotativo ou literal.

QUESTO 44

Mantendo-se a correo gramatical e a coerncia do texto, podese substituir A Amostra (R.2) por Mostra. B expressiva (R.4) por espressiva. C adolescentes (R.6 e 11) por adolecentes. D percentual (R.9) por porcentual.
UnB/CESPE SEDUC/CE

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

Texto para as questes 47 e 48

Texto para as questes 49 e 50


1

Iep, pequeno municpio do interior de So Paulo, vem h tempos trabalhando para se tornar uma cidadeleitora. Com isso, j est obtendo resultados que o destacam
4

em avaliaes estaduais e nacionais de educao. Afinal, ter domnio do cdigo escrito , sabidamente, condio essencial e primeira de aprendizagem. Assim, apostar na

10

leitura tiro certo. Todavia, cidades-leitoras no so obra do acaso, nem se constituem por magia, milagre ou decreto. Elas resultam de uma histria, de vises e de opes

13

No nascemos leitores. A formao de leitores uma tarefa de vida toda. Ler no um simples fato biolgico. Apesar de envolver viso, neurnios e outros aspectos fisiolgicos, um ato eminentemente cultural, produo de significados. Da implicar, necessariamente, opes e aes polticas, mobilizao pblica, alm de recursos que vo dos materiais aos saberes e competncias diversas e especializadas. As cidades-leitoras somente podem ser formadas nesse movimento dinmico e permanente que envolve, alm dos prprios leitores, autoridades, famlias, instituies culturais como bibliotecas, casas de cultura, escritores, livreiros, editores, educadores, agentes culturais e inmeros outros mediadores.
Idem, ibidem.

QUESTO 49

10

polticas por educao de qualidade, por incluso de todos nos circuitos do conhecimento e da cultura.
Edmir Perrotti. Internet: <www.mec.gov.br>.

No que concerne ao texto, assinale a opo correta. A B C D O emprego do verbo nascemos (R.1), flexionado na primeira pessoa do plural, indica que o autor trabalhou em equipe e que a autoria do texto coletiva. Estaria gramaticalmente correta a substituio da expresso Apesar de envolver (R.3) por Embora envolva. A substituio de ser formadas (R.8-9) por se formar prejudica a correo gramatical do perodo. O pronome que (R.9) introduz uma orao subordinada adjetiva explicativa.

QUESTO 47

Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. A A expresso vem h tempos trabalhando (R.2) indica que a ao se desenvolveu toda no passado. B Em se tornar (R.2), o se tem valor reflexivo. C O segmento j est obtendo (R.3) indica que o municpio obteve e continua a obter resultados de destaque. D Em o destacam (R.3), o pronome o retoma o antecedente Iep, pequeno municpio do interior de So Paulo (R.1).
QUESTO 48

QUESTO 50

Assinale a opo correspondente ao termo que, no texto, no funciona como advrbio. A B C D eminentemente (R.4) necessariamente (R.5) somente (R.8) permanente (R.9)

QUESTO 51

Com base no texto, assinale a opo correta. A O termo Afinal (R.4) confere ao perodo que introduz a noo de finalidade. B A expresso tiro certo (R.7) est sendo empregada em sentido denotativo ou literal. C O termo Todavia (R.7) pode, sem prejuzo para a correo gramatical e para as informaes originais do texto, ser substitudo por qualquer um dos seguintes: Porm, No entanto, Contudo, Entretanto. D A substituio da expresso se constituem (R.8) por so constitudas altera as informaes originais do texto e prejudica a correo gramatical do perodo.

Os trechos contidos nas opes a seguir, na ordem em que so apresentadas, constituem um texto adaptado de Edmir Perrotti de Internet: <www.mec.gov.br>. Assinale a opo correspondente ao trecho que apresenta erro de concordncia. A O ato educativo no se constitui de fenmenos isolados. Inserem-se em uma trama constituda por diferentes agentes educativos com diferentes formaes e funes. O conhecimento no nos chega de pronto; fruto de esforos e aproximaes permanentes e indispensveis. Da demandar a adoo de polticas de formao continuada em leitura, tendo por alvo os quadros profissionais que atuam na educao. preciso envolv-los, torn-los leitores, antes de mais nada. Sem isso, no haver soluo. Alm disso, preciso uma conscincia clara de que no possvel formar leitores na atualidade sem considerar que a escrita vem ganhando contornos especficos em nossa poca. Se continuamos a ler em livros, jornais, revistas, lemos tambm em outros e novos suportes que abrem possibilidades at ento inexistentes para a escrita. Em um mundo onde espocam mensagens de todo lado, preciso aprender a ler os suportes tradicionais, como tambm, as telas dos computadores, o visor dos celulares, os outdoors nas ruas e muitos outros veculos contemporneos que alteram a escrita e nossas relaes com ela.

UnB/CESPE SEDUC/CE

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

QUESTO 52
1

QUESTO 54

10

13

Como no nosso tempo as mensagens escritas agregam outras linguagens, preciso estabelecer conexes entre a linguagem escrita e as linguagens orais, audiovisuais, gestuais, em um processo dinmico de mobilizao e conexo multimiditica. Atentos especificidade e s exigncias de cada tipo de linguagem, preciso coloc-las, todavia, em relao umas com as outras. Neste sculo XXI, precisamos colocar nossos estudantes em contato contnuo e vivo com as mais variadas fontes do conhecimento. Precisamos criar espaos mltiplos e dinmicos de leitura e informao, na escola e fora da escola. Precisamos criar oportunidades diversificadas de aprendizagem, possibilitar experincias culturais alargadas aos estudantes nas chamadas sociedades do conhecimento.
Idem, ibidem.

Os fragmentos, nas opes apresentadas a seguir, constituem, nesta ordem, um texto adaptado de Regina Zilberman, de Internet: <www.mec.gov.br>. Assinale a opo correspondente ao fragmento gramaticalmente correto, coeso e coerente. A As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas. Desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. Mesmo as crianas que no dispem de livros e impressos conhecem o significado de certas siglas e sabem identificar as figuras e os nomes de personagens, divulgados por meio da propaganda audiovisual, da televiso, das histrias ouvidas e reproduzidas. O universo da leitura envolve o ser humano por todos os lados, estimulando a aprendizagem, tarefa delegada a escola por ocasio da alfabetizao, nos primeiros anos da educao fundamental. Nem sempre os resultados so positivos, e muitas crianas acabam por ficar excludas do mundo das letras, aquele mesmo que a rodeia e que gostariam de decifrar com habilidade e fluncia. A literatura infantil pode ajudar o professor, a alcanar um resultado melhor, colaborando para o sucesso de seu trabalho. Os livros para crianas despertam o gosto pela leitura, no tem propsito pedaggico e ainda divertem. Os alunos certamente apreciaro, acompanhar, nas obras, as aventuras de personagens parecidas com elas, ao que os levar a buscar mais livros, solidificando sua competncia e seu gosto pela leitura.

Em relao ao texto acima, assinale a opo correta. A Nas oraes que se iniciam com preciso (linhas 2 e 6), o sujeito inexistente. B Em especificidade e s exigncias (R.5-6), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regncia de Atentos (R.5) e pela presena de artigos definidos femininos. C Na linha 6, o pronome em coloc-las, se refere ao antecedente exigncias. D Na linha 10, as palavras mltiplos e dinmicos recebem acento grfico por justificativas diferentes.
QUESTO 53

QUESTO 55

Os trechos, nas opes que se seguem, na ordem em que se encontram, constituem um texto adaptado de Internet: <www.mec.gov.br>. Assinale a opo correspondente ao trecho que apresenta erro de regncia. A O estudioso do folclore brasileiro Lus da Cmara Cascudo (1898-1986), no prefcio que produz para Contos Populares do Brasil, de Slvio Romero (1851-1914), afirma que essa obra constitui o primeiro documentrio da literatura oral brasileira. B A trilha aberta pelo crtico, folclorista e historiador da literatura brasileira foi percorrida, depois, pelo prprio Cascudo e por muitos outros escritores e pesquisadores. C Outro pioneiro , sem dvida, Figueiredo Pimentel (18691914), com Contos da Carochinha. Preocupado em popularizar o acesso no livro, Pimentel reuniu nesta obra contos populares traduzidos ou recolhidos diretamente da tradio local. D Inaugurava-se com ele uma consistente linhagem de escritores de literatura infantil que mantm uma estreita relao com a literatura de tradio oral que constitui o substrato bsico para a literatura produzida para crianas. Entre eles esto Monteiro Lobato, Henriqueta Lisboa, Jos Lins do Rego, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo e tantos outros escritores.
UnB/CESPE SEDUC/CE

No existe uma idade nica para despertar o gosto pela leitura. Cada fase da vida do aluno um bom momento para levlo a gostar de livros de fico, pois as histrias estimulam seu imaginrio, fortalecem sua identidade, ajudam-no a pensar melhor e a resolver problemas. Com o passar do tempo e o aumento da bagagem de livros e de experincia, os leitores ficam mais exigentes, solicitando mais e melhores livros. O professor precisa ficar atento destreza e interesse de leitura por parte dos alunos.
Regina Zilberman. Internet: <www.mec.gov.br>.

Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto acima. A A ideia original muito criativa, partindo da noo de que, se os seres animados tm mes, de se cogitar que o mesmo ocorra com os inanimados ou mgicos, como sereias, bruxas e fadas. Se as coisas fossem mes, de Sylvia Orthof, uma obra assim, que estimula a imaginao da criana, e tambm sua inteligncia, sem apresentar dificuldades de interpretao. Ele dever ser compreensivo com o estudante que apresenta dificuldades para acompanhar o texto, apoiando-o com a indicao de produtos ao mesmo tempo bons e fceis de entender. Esse o jogo proposto pelo livro, que no se encerra quando chega s ltimas linhas, pois o leitor pode dar continuidade proposta de conjeturar o que ocorreria no livro.

B C

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

Texto para as questes 56 e 57 Reza o mito que o hbil escultor Pigmalio, desiludido com as mulheres, foi viver s. Para no ficar desacompanhado de tudo, esculpiu uma figura feminina que
4

QUESTO 57

Assinale a opo em que a reescritura da passagem do texto, situada nas linhas indicadas, mantm a correo gramatical e as informaes originais do texto. A A psicologia (...) construiu (R.13-15): A histria foi apropriada pela psicologia que definiu o efeito Pigmalio como aquele em que o indivduo se apaixona pelo objeto de desejo em que ele mesmo construiu. O psicanalista (...) assinalou (R.15-20): Uma adequao interessante para o universo escolar foi feita pelo psicanalista Contardo Calligaris: Os alunos progridem duas vezes mais rapidamente quando os professores esperam um grande progresso deles. O desempenho do aluno proporcional s expectativas do professor, assinalou. Como no (...) satisfatrios? (R.20-22): Ento, como no vibrar com a possibilidade que seu processo de aprendizagem possa render explicaes to satisfatrias? O grande (...) dos jovens (R.23-26): O grande porm do efeito Pigmalio que tambm se pode esperar o fracasso do alunado na mesma proporo, quando professores tem baixa expectativa em relao ao futuro da escola dos jovens.

atendesse ao seu ideal de beleza. Tamanha era sua destreza, que se apaixonou pela prpria obra, de to bela, nomeando-a Galateia. E rogou deusa Afrodite que providenciasse o

encontro com uma mulher como aquela. Foi atendido com a converso da obra de pedra em carne e osso. Pigmalio se casou com ela e teve um filho, Pafos. o que diz a lenda

10

cipriota de Pigmalio e Galateia, registrada pela primeira vez em uma histria de Chipre, escrita no sculo III antes de Cristo. C A psicologia se apropriou da histria e definiu o efeito Pigmalio como aquele em que o indivduo se apaixona pelo objeto de desejo que ele mesmo construiu. O D

13

16

psicanalista Contardo Calligaris fez adequao interessante desse mito para o universo escolar. Quando os professores esperam um grande progresso de seus alunos, eles progridem

19

duas vezes mais rapidamente. O desempenho do aluno proporcional s expectativas do professor, assinalou. Como no vibrar, ento, com a possibilidade de que seu processo

QUESTO 58
1

22

de aprendizagem pode render resultados to satisfatrios? O grande porm do efeito Pigmalio que, na mesma proporo, tambm se pode esperar o fracasso do

25

alunado, quando professores tm baixa expectativa em relao ao futuro escolar dos jovens.
Internet: <revistaeducacao.uol.com.br> (com adaptaes).

10

QUESTO 56

Com base nas estruturas do texto, assinale a opo incorreta. A Na linha 1, o mito, sujeito do verbo Reza, encontra-se na ordem inversa na orao. B Na linha 4, o termo Tamanha funciona como predicativo, uma vez que era verbo de ligao. C O segmento que providenciasse o encontro com uma mulher como aquela (R.6-7) orao subordinada substantiva objetiva direta. D O termo porm (R.23) continuaria funcionando como um substantivo na orao, mesmo que viesse entre vrgulas.
UnB/CESPE SEDUC/CE

13

A Ao Educativa divulgou mais um resultado alarmante do relatrio final da pesquisa Que Ensino Mdio Queremos?, que ouviu 880 estudantes de cinco escolas estaduais pblicas de So Paulo, e tambm questionou professores. A prpria pesquisa conclui: a expectativa que os educadores nutrem sobre os educandos um fator crucial para o desenvolvimento da aprendizagem, afinal, sem esperar muito dos alunos, provavelmente os professores no iro desafi-los o suficiente para aprenderem, o que deve resultar em baixos nveis de aproveitamento. Alm disso, em contato com uma baixa expectativa por parte de seus professores, os estudantes tendem a se sentir desmotivados e desmobilizados.
Idem, ibidem.

Em relao ao lxico utilizado no texto acima, assinale a opo correta. A B C D O termo alarmante (R.2) significa, no texto, barulhento. A palavra questionou (R.4) est sendo empregada com o sentido de contestou. O sentido da expresso nutrem sobre os (R.6), no texto, equivalente a tm em relao aos. A palavra crucial (R.6) est sendo empregada com o sentido de difcil, sofrida.

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

10

Texto para as questes 59 e 60


1

H algumas dcadas que profissionais da educao se queixam de uma crescente perda de legitimidade social dos saberes escolares e, em especial, da cultura letrada. Em um mundo marcado pela fora da imagem e da mdia eletrnica, prticas e ideais escolares ligados leitura e ao domnio da norma culta parecem fadados a desaparecer. No se trata de mera obsolescncia de recursos didticos e metodolgicos. O que se encontra em crise o prprio ideal formativo que marcou a criao e o desenvolvimento dos sistemas nacionais de ensino a partir do sculo XIX. Uma crise que no se origina nas instituies escolares, mas que as afeta diretamente. Os fatores que a condicionam so complexos e variados. Incluem desde o enfraquecimento da noo de Estado nacional at o predomnio da linguagem imagtica sobre a conceitual. Este ltimo, por sua vez, implica o aumento de poder de outras instituies ou organizaes sociais notadamente da mdia eletrnica no estabelecimento de valores e princpios ticos, estticos e polticos.
Jos Srgio Fonseca de Carvalho. Internet: <revistaeducacao.uol.com.br>.

10

QUESTO 59

Em relao s estruturas do texto acima, assinale a opo incorreta. A Em se queixam (R.1), o pronome indica voz passiva. B O segmento que marcou a criao e o desenvolvimento dos sistemas nacionais de ensino a partir do sculo XIX (R.4-5) funciona como orao subordinada adjetiva restritiva. C Em as afeta (R.6), o pronome as se refere ao antecedente instituies escolares (R.5). D Em que a condicionam (R.7), o a funciona como pronome que retoma crise (R.4).
QUESTO 60

Com base no texto, assinale a opo correta. A A expresso em especial (R.2) vem entre vrgulas por se tratar de aposto. B O emprego de vrgula aps escolares e (R.2) isola orao coordenada assindtica. C Os travesses, na linha 9, podem ser substitudos por parnteses sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. D O emprego de vrgula logo aps eletrnica (R.2) justifica-se porque isola orao subordinada adjetiva explicativa.

UnB/CESPE SEDUC/CE

Disciplina 10: Lngua Portuguesa

11

Das könnte Ihnen auch gefallen