Sie sind auf Seite 1von 6

Fsica Matemtica Physics ACT

DERIVADA DIRECIONAL A derivada direcional um valor escalar que representa a derivada de um campo escalar ao longo de um vetor

OPERADOR GRADIENTE
O gradiente pode ser usado para determinar a direo de mximo crescimento ou decrescimento de um fluxo em um campo escalar, pois nos mostra a alterao no valor de uma quantidade por unidade de tempo.

Gradiente em outras coordenadas: Coordenadas cilndricas:

Coordenadas esfricas: 1 1

Fsica Matemtica Physics ACT

DIVERGENTE
O divergente mede a magnitude de uma fonte ou um sorvedouro de um campo vetorial em um determinado ponto. Assim ele pode ser considerado um escalar que mede a disperso ou divergncia dos vetores do campo num determinado ponto.

O divergente de um vetor

multiplicado por funo escalar

dado por:

Prova: Efetuando as derivadas temos Onde e Assim temos

Fsica Matemtica Physics ACT

Divergente em outras coordenadas: Coordenadas cilndricas:

Coordenadas esfricas:

ROTACIONAL
um operador que calcula por uma superfcie infinitesimal o quanto os vetores de um campo vetorial se afastam ou se aproximam do vetor normal a superfcie. O rotacional de um campo vetorial tambm um campo vetorial.

Existe uma relao entre rotacional e aspectos rotacionais do movimento. Imagine um campo vetorial que representa o campo de velocidade de um uido e consideramos uma partcula situada no ponto , , . As partculas situadas numa vizinhana deste ponto, tendem a rotacionar ao redor do eixo formado pelo vetor ; o comprimento deste vetor a velocidade com que as partculas se movem ao redor deste eixo. Se 0, o fluido chamado de irrotacional, ou seja, est livre de rotaes na vizinhana do ponto , , *.

Fsica Matemtica Physics ACT

Rotacional em outras coordenadas: Coordenadas cilndricas: 1

Coordenadas esfricas:

APLICAES SUCESSIVAS DE

LAPLACIANO: Divergente de gradiente .

Ou seja

Laplaciano em outras coordenadas: Coordenadas cilndricas:

Fsica Matemtica Physics ACT

Coordenadas esfricas: 1 1

ROTACIONAL DO GRADIENTE:

Ento

0, Gradientes so irrotacionais*

DIVERGENTE DO ROTACIONAL:

. ROTACIONAL DO ROTACIONAL:

.V

. V

A demonstrao um pouco longa, porm nada trabalhosa. EQUAO DE NAVIER-STOKES: V V

A equao de Navier-Stokes descreve o escoamento de um fluido newtoniano. Permite encontrar os campos de velocidade e de presso em um escoamento.

Fsica Matemtica Physics ACT

* Campos conservativos
Um campo vetorial conservativo numa regio R do espao se para alguma funo escalar definida em R. Nesse caso, a funo chamada funo potencial de na regio R e a imagem de um ponto de R pela o potencial neste ponto. Um campo vetorial conservativo se, e somente se, ele pode ser escrito como o gradiente de um campo escalar, ou seja: Onde o potencial desse campo E para qualquer campo conservativo o rotacional igual a zero. V Porm nem todo campo irrotacional conservativo. Para um campo conservativo temos tambm que: dx Dessa forma temos definido um campo conservativo. 0 0

Das könnte Ihnen auch gefallen