Sie sind auf Seite 1von 4

. Histrico do uso e ocupao do rio Poti em Teresina - PI Rio Poti um rio brasileiro que banha os estados do Cear e Piau.

. Nasce na Serra da Joaninha, no municpio de Parambu, Cear, e segue no sentido sul-norte at a cidade de Crates, onde passa a correr no sentido leste-oeste, passando pela cidade de Teresina, Piau, onde atravessa a Floresta Fssil de Teresina, at desaguar no rio Parnaba. Ao passar por Teresina o rio apresenta enorme importncia na obteno de pescados, materiais para construo civil e tambm utilizado para despejos de efluentes de suas lagoas de estabilizao e diversas galerias que lanam seus efluentes durante o ano todo. Enfatizamos atravs deste a importncia econmica do rio e os seus principais problemas e como a presena de determinadas espcies fitoplanctnicas influenciam em parmetros qualitativos da gua. A origem de Teresina ligada diretamente ao Rio Poti. s margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado condio de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, ento capital da Capitania do Piau, a Parnaba, um dos mais prsperos centros do estado. Esse povoado corresponde hoje ao bairro do Poti Velho, que embora tenha surgido mais de 100 anos antes do que a capital, s foi anexado a mesma em meados do sculo XX. Hoje, apesar da grande e profunda mudana em sua paisagem, o bairro ainda preserva seus costumes e suas tradies. Segundo Faanha 1998, o uso e ocupao das margens do rio Poti dentro do permetro urbano de Teresina se intensifica em meados dos anos de 1960/1970, com o surgimento e construo das avenidas Marechal Castelo Brando, que margeia o lado oeste do rio e da avenida Cajuna e Rau Lopes mais recentemente no lado leste da capital; foi tambm nesta poca em que se iniciou naquela regio a construo dos primeiros edifcios em Teresina, inicialmente na margem oeste/ centro da capital, no existindo, porm, uma concentrao de prdios como se pode perceber nos dias atuais; estavam presentes neste contexto, edifcios para fins pblicos e comerciais com objetivo de centralizao de oferta de servios em ocupaes de salas utilizadas como escritrios, consultrios, entre outros.

Figura----/Avenida Marechal Castelo Branco/ dcada de 70

Figura___/Primeiro plano: inicio da construo da avenida Raul Lopes e Parque Poty Cabana; segundo plano: avenida Marechal Castelo Branco e bairro ilhotas.

Portanto, no havia, ainda, uma viso capitalista acentuada para a reproduo do seu capital, a partir de estratgias de mercado dos agentes imobilirios. A segunda metade de 1970, foi marcada pelo o incio do processo de verticalizao na capital, redirecionando o processo de produo, apropriao e o consumo do espao urbano no que diz respeito da produo socioespacial imobiliria, surgindo uma nova dinmica da cidade marcada pela construo de edifcios comerciais na zona central da cidade. Ainda de acordo com o autor acima, no final da dcada de 1980 e 1990 a construo dos primeiros shoppings Center da regio, acelera ocupao e verticalizao da margem leste do rio. Como forma de minimizar os efeitos nocivos causados as margens do rio Poti devido ao seu uso e ocupao , assim como tambm como forma de preserva o que resta de sua mata ciliar, foi-se criado no decorrer dos anos vrios parques ambientais cujos mesmos so: Parque Ambiental Encontro dos Rios: Localizado no bairro Poti Velho, no lado esquerdo da foz do Rio Poti ao desaguar no Rio Parnaba. O Parque possui um centro de recepo ao turista, espao para exposio e comercializao de produtos artesanais, monumento ao Cabea-de-Cuia, algumas palhoas, dois mirantes, um restaurante flutuante, trilhas, reas para pesca, esportes aquticos e toda beleza natural da regio. O Parque Regional Encontro dos Rios uma rea de preservao permanente que promove o turismo ecolgico e resgata a cultura popular, atravs da lenda do Cabeade-Cuia. Parque Ambiental Poti I: Possui 2.700m de extenso, situado margem esquerda do Rio Poty, na Av. Marechal Castelo Branco. Possui quadras poliesportivas, PM Box, uma praa em homenagem ao motorista Gregrio, sedes do Cons. Municipal de Meio Ambiente e da Assoc. Bras. de Engenharia Sanitria. Parque Ambiental Beira Rio: Localizado na Av. Raul Lopes, em frente ao Shopping Riverside Walk, possui rvores de grande porte, como mangueiras, laranjeiras, goiabeiras, cajueiros e tambm exemplares do caneleiro, rvore smbolo da cidade e

plantas ornamentais: onze horas, margaridas e verdelas, alm de pista de cooper e quiosques para a comercializao de lanches naturais, em uma rea de 2,5 ha. Parque Vila do Porto: Localizado na margem esquerda do Rio Poti, no bairro gua Mineral, zona norte da cidade. Nesse local est a Creche Natureza, que atende, em mdia, 70 crianas de 3 a 6 anos. Parque Zoobotnico:Localizado na PI-112 em direo ao municpio de Unio, ocupando um espao de 137 hectares. Com quase 30 anos de vida, o Parque Zoobotnico de Teresina, possui uma grande variedade e quantidade de rpteis pois alm do rio que passa ao lado - coisa que nenhum outro parque tem - e da presena de trs lagos, a fauna e a flora do parque so muito ricas e favorveis criao e reproduo desses animais, principalmente cobras; apresenta condies de ser transformado em referncia nacional. Um dado importante o de que o parque possui o menor lagarto do Brasil Coleodactylus Meridionales - encontrado com freqncia, alm de muitas outras espcies de animais, o que torna o parque um timo lugar para um passeio ecolgico e de lazer bastante agradvel. Parque da Cidade: Inaugurado em 9 de maio de 1982, com uma rea de 17 hectares, est localizado na Av. Duque de Caxias, considerado rea de preservao ambiental, constitui-se num local para realizao de eventos culturais/ecolgicos e de apoio s atividades de educao ambiental para escolas e grupos comunitrios. Foram identificadas mais de 120 espcies vegetais entre rvores, arbustos e ervas, agrupadas em 48 famlias. A diversidade faunstica encontrada no Parque mostra uma grande quantidade de invertebrados, alm de alguns vertebrados, bem como vrias espcies de peixes do Rio Poti. No interior do Parque o visitante encontra banheiros pblicos, pontos de descanso e de observao. As trilhas levam o visitante a um passeio por toda a rea do Parque. Parque Municipal Floresta Fssil: A rea um espao ecolgico de grande importncia para pesquisadores de vrias universidades brasileiras, devido a valiosas descobertas de afloramentos de troncos fossilizados - vegetais de gnero psarnius datados de, aproximadamente, 250 milhes de anos. Foram catalogados, at o momento, 60 unidades de vegetais fossilizados. Os troncos fossilizados tm como originalidade a sua posio em vida, o nico no Brasil. Nesses trechos tambm podem ser observados dois olhos dgua subterrneos que alimentam esse rio, mesmo durante o perodo seco. Mesmo com a criao de todos essas reas de preservao ambientais, verifica-se que os fatores que degradam os rio poti na rea urbana de Teresina, no se resumem apenas a urbanizao de suas margens, mas sim em grande parte pelo despejo indiscriminado de efluentes lquidos em seu leito oriundos dos edifcios construdos nas reas circunvizinhas ao mesmo , causando a eutrofizao do espelho dagua em questo. (FAANHA, 1998)

FAANHA, A.C. A evoluo urbana de Teresina: agentes, processos e formas espaciais. 1998.

REVISTA MERCADO DO IMVEL. Dossi Teresina. Teresina: Grfica So Joo, 2009 Mundo Educao. Tipos de cidades. Pgina visitada em 09 de Fevereiro de 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen