Sie sind auf Seite 1von 4

Ministro vs.

Secretrio de Estado

O Estado-Administrao uma pessoa colectiva pblica, j que a sua participao no exerccio da funo administrativa do Estado-colectividade necessria, directa e imediata e por direito prprio, decorrendo da CRP. Dos rgos simples que integram o Governo, a CRP apenas autonomiza, para efeitos de competncia, o Primeiro Ministros e os Ministros (204) O ministro o rgo simples integrante do Governo que exerce, por direito prprio, funes politica e administrativas e tem assento no Conselho de Ministros, respondendo perante o Presidente do Conselho. Cada um deles dirige o seu ministrio e assegura as relaes entre o Governo e os demais rgos do Estado-colectividade e entre o Governo e as entidades administrativas em geral, no mbito do respectivo ministrio. Como regra geral pode dizer-se que todos os ministros se encontram juridicamente na mesma situao, submetidos a idntico estatuto: o princpio da igualdade dos Ministros. No entanto, e como salienta o Professor Freitas do Amaral, na prtica no assim to simples. As circunstncias sociais implicam que uns ministrios tenham mais peso e importncia. o caso do Ministro das Finanas, do qual, de certa forma, dependem todos os outros ministrios e que responsvel pela preparao do Oramento de Estado. Na competncia dos Ministros, inserem-se as seguintes funes: a) fazer regulamentos administrativos respeitantes ao seu ministrio, b) nomear, exonerar e promover o pessoal que trabalha nos seu ministrio, c) exercer poderes de superior hierrquico sobre todo o pessoal do seu ministrio, d) exercer poderes de superintendncia ou de tutela sobre as instituies dependentes do seu ministrio ou por ele fiscalizadas, e) assinar os contratos celebrados com particulares e outras entidades, quando versem sobre matria que diga respeito ao seu ministrio, sempre em nome do Estado e, f) por ltimo resolver todos os casos concretos que, por lei, devam ser tratados por qualquer servio do seu ministrio. Isto significa que o ministro ter de resolver todos os problemas, seguindo o princpio de que tudo sobe ao escalo superior

para deciso. Isto no implica que os Secretrios de Estado ou Subsecretrios no possam ser responsveis por estes assuntos se para isso tiverem competncia desconcentrada ou tiver havido uma delegao de poderes por parte do ministro. O secretrio de Estado constitui outra categoria de rgo simples integrado no Governo, no exercendo, em regra, funes politica e legislativas, mas exercendo funes administrativas delegadas pelos Ministros. A partir de 1958, os secretrios de Estado dispunham de competncia legislativa prpria, e chegaram a dispor de competncia poltica e legislativa e a terem assento em Conselho de Ministros. Em 1980, devido lei orgnica 3/80 de 7 de Fevereiro, perderam a competncia administrativa originria e prpria, primado sobre os subsecretrios de Estados apenas em termos protocolares sobretudo pela substituio dos Ministros e colaborao directa com estes. Desde ento dispem de mera competncia administrativa derivada delegada, sob orientao dos Ministros, que no so seus superiores hierrquicos, mas sobre eles exercem supremacia politica e administrativa. Assim, os Secretrios de Estado no tm funes poltica e administrativa nem participam no Conselho de Ministros, com excepo dos casos de substituio do ministro ou em Conselhos especializados. No que se refere sua posio dentro do Governo, agem por delegao, sob orientao directa dos Ministros, como refere o artigo 8 n 2 e 4 do Decreto-Lei 86-A/2011 mas no esto subordinados hierarquicamente a estes, apenas existindo uma supremacia poltica. Obviamente que tambm respondem perante o Primeiro-Ministro, e a sua competncia tambm pode ser delegada por este. Conclui-se que no existe relao de subordinao entre os Ministros e os Secretrios de Estado, tpica da relao de hierarquia, em que ao superior hierrquico permitido definir os termos do comportamento funcional do subalterno, mesmo sem fundamento legal, sem ser por via normativa. O que existe uma relao de subordinao politica que implica que os Secretrios de Estado se insiram na orientao definida pelo Ministro, mantendo a confiana deste. Esta relao poltica pode at implicar que o Secretrio de Estado perca o seu cargo devido a falta de confiana. Essa relao de confiana que vincula os dois membros do Governo, permite dar ao Secretrio de Estado um maior campo de aco. Por exemplo, este no

obrigado a apreciar ou a decidir em matria em que o Ministro eventualmente tenha interesse pessoal. O Secretrio de Estado pode invocar a existncia de circunstncias ou razes ponderosas que o levem a suspeitar da sua imparcialidade, para se escusar a apreciar ou a decidir um processo que no tenha em vista a prossecuo do interesse pblico. Este interesse pessoal pode ser inserido no conceito de impedimento do art. 185 da Constituio da Repblica Portuguesa. Este conceito deve ser preenchido por todas as situaes de facto que impliquem a impossibilidade de exercer os poderes includos na competncia do titular do cargo. Nestes casos, a situao ser resolvida atravs da substituio do Ministro, de forma a assegurar o exerccio de funes, em substituio do titular que as no pode exercer, por causa juridicamente relevante. O poder de designao do substituto cabe, por sua vez, ao Primeiro-Ministro. Este poder totalmente compatvel com a inexistncia de relaes de subordinao hierrquica entre este e os restantes membros do Governo. Tal como defende a doutrina italiana, a competncia do Primeiro-Ministro no significa transform-lo em superior hierrquico, sendo que este poder pode ser reconhecido a rgos no estruturados em posies de hierarquia.

Em sntese, conclui-se que os membros do Governo no esto organizados hierarquicamente. O Ministro e o Secretrio de Estado relacionam-se atravs de delegao de poderes. Esta figura baseia-se na faculdade atribuda por lei a um rgo, mediante a qual este tem a possibilidade entre duas formas legais de prosseguir parte da sua competncia. Ou exerce em ele prprio ou permite a outro rgo o exerccio em concorrncia, atravs de um acto de delegao. A doutrina clssica concebia o poder de delegao como fenmeno exclusivo da hierarquia administrativa. Assim, o titular do rgo delegante seria sempre superior hierrquico do titular do rgo delgado. Critica: o poder de delegao pode existir mesmo entre rgos no hierarquizados. A hierarquia no implica necessariamente a delegao do superior hierrquico. Prova disso a proliferao de delegaes intersubjectivas onde no pode existir hierarquia administrativa, afastando por completo a concepo clssica.

Pode-se falar em relaes de independncia funcional, no interior de um rgo complexo em que se geram situaes de pluralismo orgnico, entre os ministros e entre estes e o Primeiro-Ministro e de relaes de coadjuvao, no que se refere relao entre Secretrios de Estado e Ministros.

Das könnte Ihnen auch gefallen