Sie sind auf Seite 1von 5

1

A Importncia da Educao a Distncia

Faculdades Integradas de Jacarepagu Ps-Graduao em Direito de Famlia e Sucesses Disciplina: Didtica do Ensino Superior Atividade: O papel da educao distncia na minha rea de pesquisa.

A educao distncia proporciona a todos uma grande oportunidade de aprendizagem, sendo um recurso de incalculvel importncia como modo apropriado para atender, de forma eficiente, a grandes camadas de alunos que no tem oportunidade de freqentar uma escola ou uma universidade tradicional. No entendimento de Janaina Batista Silva et.al a educao distncia, tambm conhecida como e-learning, o modo de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, tendo em
vista que a oferta do conhecimento realizada atravs de tecnologias de informao e conhecimento, por meio da Internet, de CD-ROOM, de DVD, da televiso e do rdio, do e-mail, entre outros. Alm disso, essa modalidade de ensino possibilita um desenvolvimento crtico e de atualizao de conhecimentos, que pode alcanar amplas necessidades de qualificao na perspectiva da diversificao do profissional de ensino superior (SILVA et.al, 2011, p.1).

uma modalidade de aprendizagem em que a comunicao e a construo de conhecimentos pode acontecer com a participao de pessoas em locais e tempos distintos. So necessrias tecnologias cada vez mais sofisticadas para a conexo entre elas, buscando corresponder s necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relaes de ensino-aprendizagem. Ter como opo essa modalidade da educao distncia, como meio de dotar as instituies educacionais de condies para atender s novas demandas por ensino e treinamento gil, clere e qualitativamente superior, tem por base a compreenso de que, a partir dos anos sessenta, a educao a distncia comeou a distinguir-se como uma modalidade no convencional de educao, capaz de atender com grande perspectiva de eficincia, eficcia e qualidade aos anseios de

universalizao do ensino e, tambm, como meio apropriado permanente atualizao dos conhecimentos gerados de forma cada mais intensa pela cincia e cultura humana. Esse tipo de educao no surgiu do nada, desde a sua origem aos dias atuais, ela tem em sua trajetria uma longa histria, no Brasil a mesma foi regulamentada pela Constituio Federal de 1988 e a Lei de diretrizes e Bases da Educao, e desde ento vem sempre se aprimorando e alargando seus campos, levando conhecimentos a locais distantes e a pessoas que, antes, no se imaginavam a freqentar um ensino superior. Trata-se de uma forma de ensino que proporciona ao aluno, que no possui condies de comparecer diariamente escola, a oportunidade de adquirir os contedos que so repassados aos estudantes da educao convencional. Uma modalidade que possibilita a eliminao das distncias geogrficas, econmicas, sociais, culturais e at mesmo psicolgicas. Afinal, proporciona ao prprio aluno a organizao do seu tempo de estudo, sem limitaes fsicas (NOGUEIRA, 1996, p. 36). Na viso de Jos Manoel Moram et al (2001), diante da constante complexidade da educao, o conceito de espao fsico tradicional de sala de aula vai sendo substitudo pela utilizao de espaos presenciais, virtuais; a figura do professor que incorpora as informaes a serem transmitidas muda para a viso do mediador, facilitador, gestor que auxilia o aluno na construo da aprendizagem deste, surgindo, assim, a concepo de aprendizagem colaborativa, com alunos auto-suficientes, maduro e auto-motivado. Mesmo com vrias mudanas ocorridas na sociedade em especial na educao, constatamos que as desigualdades ainda existem e que a educao, um direito de todos, garantida na constituio, no uma realidade em nosso pas. Muitos ainda no tm acesso escola, por vrios fatores econmicos, sociais, cultural etc. o que dificulta a to cobrada formao consistente exigida hoje pelo mercado de trabalho. Para atender as exigncias das empresas o trabalhador tem que ser polivalente, ter um conhecimento e domnio de habilidades para o exerccio de varias tarefas. A EAD surge como uma forma de superao dessas dificuldades, ampliando e estendendo o acesso educao nos diferentes nveis a quem no tem acesso ao ensino presencial. Principalmente favorecendo a qualificao profissional a docentes

que j se encontram exercendo sua funo sem a devida qualificao exigida pela LDB. O professor Pedro Demo ao ressaltar a importncia desta modalidade alternativa de educao faz uma distino entre os termos ensino e educao a distncia:
A educao distncia ser parte natural do futuro da escola e da universidade. Valer ainda o uso do correio, mas parece definitivo que o meio eletrnico dominar a cena. Para se falar em educao distncia mister superar o mero ensino e a mera ilustrao. Talvez fosse o caso distinguir os momentos, sem dicotomia. Ensino distncia uma proposta para socializar informao, transmitindo-a de maneira mais hbil possvel. Educao distncia, por sua vez, exige aprender a aprender, elaborao e conseqente avaliao. Pode at conferir diploma ou certificado, prevendo momentos presenciais de avaliao. Sobretudo cursos de aperfeioamento sero futuramente quase todos distncia. (1994, p.60).

Concordando com as consideraes acima doravante se utilizar nomenclatura educao distncia por consider-la mais abrangente e implicar no somente na transmisso de informao, mas tambm no processo de construo do conhecimento. Trata-se de refletir de forma crtica e criativa sobre a prpria percepo e apreenso da informao. Uma grande quantidade de alunos, principalmente adultos, ao mesmo tempo em que tem uma enorme necessidade de prosseguir seus estudos ou de aperfeioar-se, por motivos variados, principalmente a falta de condies de subordinar-se disciplina de horrios e locais das escolas presenciais, no conseguem acesso ao ensino. No caso daqueles que j tem uma profisso e esto trabalhando em horrio integral, quase impossvel compatibilizar seus horrios profissionais e suas responsabilidades familiares com um novo curso. Assim, a educao a distncia aparece como um novo paradigma de ensino, dando-lhes oportunidade de acesso a um novo saber e uma nova perspectiva de vida, formando e aperfeioando profissionais de novos conhecimentos. O nmero de instituies e empresas que desenvolvem programas de treinamento e capacitao de recursos humanos atravs da modalidade da educao distncia cresce a cada dia mais e evita assim os altos custos com a mobilizao de pessoas treinadas a oferecem estes cursos em diferentes regies. Sendo que, com este mtodo, atravs de uma teleconferncia, consegue atingir, de uma s vez, todo o seu pblico alvo.

A modalidade educacional distncia no veio para substituir a presencial, pois cada forma possui caractersticas prprias e atende a pblicos distintos. Est na hora de se entender a contribuio que cada forma de educar pode trazer. preciso empreender uma busca pela melhoria da educao utilizando-se as novas tecnologias de comunicao nessa democratizao e popularizao do ensino de primeiro, segundo e terceiro graus no Brasil. Sabe-se que o acesso educao uma condio imperiosa para a conquista da cidadania plena direito de todos; e que a segregao gera os grandes atritos sociais, que atuam como agentes preponderantes na estratificao social, prejudicando a plenitude do desenvolvimento humano. A educao deve ter o compromisso de buscar a edificao de um mundo mais solidrio, e de dar respostas a esse desenvolvimento que se processa em alta velocidade, interligando todas as partes, destruindo o edificado e fazendo emergir novos paradigmas. Segundo Silva et.al (2005, p. 5) a educao distncia uma ferramenta importante para elevar o nvel educacional de uma populao, uma vez que na implementao do EAD na Universidade Pblica, deve ser considerada uma possibilidade de promoo da igualdade de oportunidades entre as diversas classes sociais a partir da democratizao da informao e do conhecimento. Entretanto, para que isso ocorra de fato, h alguns desafios a serem superados, entre eles, a falta de infraestrutura bsica para funcionamento dessa modalidade, bem como a falta de instruo, de autonomia e de organizao de muitos alunos, fatores quem em conjunto, prejudicam em muito a qualidade do ensino a distncia. Experincias inovadoras realizadas em varias partes do mundo demonstram que possvel introduzir no corpo do sistema educacional idias e conceitos capazes de redefinir linhas de fora e de trazer possibilidades reais de transformao.

REFRNCIAS BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n. 9.394, de 20 de dez. 1996. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, Senado, 1998.

DEMO, Pedro. Questes para a Teleducao. Petrpolis: Vozes, 1998. MORAN, Jos Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 3. ed. Campinas: Papiros, 2001. Disponvel em: www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em fevereiro/2011. SILVA, Janana Batista et. Al. A importncia da EAD para o desenvolvimento profissional no ensino superior. Publicado em 31/10/2011. Disponvel em http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=1810. Acesso em 14/nove/2012. www.portaldaeducao.com.br. www.google.com.br.

Das könnte Ihnen auch gefallen