Sie sind auf Seite 1von 26

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

A SUBVERSO DA FFENTLICHKEIT EM MUDANA ESTRUTURAL DA ESFERA PBLICA DE JRGEN HABERMAS

The subversion of the ffentlichkeit in Structural Transformation of the Public Sphere by Jrgen Habermas

Jorge Adriano Lubenow UFPB

Resumo: Este artigo visa elucidar o problema-chave inscrito no contexto da publicidade burguesa: a subverso do princpio da publicidade (ffentlichkeit). Este analisado sob o ponto de vista histrico na obra Mudana Estrutural da Esfera Pblica, e est inserido no contexto onde se desenvolve a noo de esfera pblica: a instncia em que se forma a opinio pblica (sales, livros, jornais). Opinio esta que tinha no incio funes crticas com relao ao poder e que mais tarde foi refuncionalizada para canalizar o assentimento dos governados. Para tal, cabe esclarecer como Habermas aborda as funes crticas e manipulativas da publicidade. Nesse sentido, o objetivo esclarecer e identificar o que vem a ser o princpio de publicidade e porque o mesmo subvertido. O texto dividido em trs partes: a relao da esfera pblica literria com a esfera pblica poltica (1); a publicidade como princpio de mediao entre a poltica e a moral (2); e, por fim, a subverso do princpio da publicidade (3). Palavras-chave: Jrgen Habermas; esfera pblica; poltica; crtica; manipulao.

Abstract: This paper aims to elucidate the central problem subscribed in the context of bourgeois publicity: the subversion of the principle of publicity (ffentlichkeit). This problem is analyzed from the historical point of view in the work Structural Transformation of the Public Sphere, and it is inserted in the context where it develops the notion of public sphere: a forum in which public opinion is formed (salons, books, journals). Opinion which had at first critical functions in relation to power and which was later refunctionalized to canalize the consent of the governed ones. To this end, it is clear as Habermas addresses the critical and manipulative functions of publicity. In this sense, this paper clarifies and identifies what the principle of publicity is and why it is subverted. The text is divided in three parts: the relationship of the literary public sphere to political public sphere (1); the publicity as a mediation principle between politics and morality (2); and, finally, the subversion of the publicity principle (3). Keywords: Jrgen Habermas; public sphere; politics; critique; manipulation.

30

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

Introduo Este artigo elucida o problema-chave inscrito no contexto da publicidade burguesa: a subverso do princpio da publicidade (ffentlichkeit). Este problema se estende no contexto das funes crticas e manipulativas da publicidade burguesa; na subverso do princpio crtico pelo manipulativo. Para tal, cabe esclarecer como Habermas aborda as funes crticas e manipulativas da publicidade. O que se faz neste texto, atravs do exame habermasiano das funes crticas e manipulativas da publicidade, esclarecer e identificar o que vem a ser o princpio de publicidade e porque o mesmo subvertido. A partir do entendimento da opinio pblica articulada como princpio de publicidade possvel delimitar e definir esse movimento conceitual importante do texto. Trata-se, portanto, de analisar a origem, a evoluo e as transformaes scioestatais da publicidade do modelo liberal da esfera publica burguesa. Isso esclarecido nas trs partes em que se constitui o trabalho, a saber: a relao da esfera pblica literria com a esfera pblica poltica; a publicidade como princpio de mediao entre a poltica e a moral; e, por fim, a subverso do princpio de publicidade. A primeira parte apresenta a relao da esfera publica literria com a esfera pblica poltica: sua origem e formao e, com isso, a configurao de uma esfera pblica poltica como oposio ao princpio absolutista. De incio destaca-se a linha divisria entre o Estado e a sociedade, linha que separa a esfera pblica do setor privado, pois segundo Habermas, a partir dela encontramos as esferas que intermediam o setor privado com a esfera do poder poltico. A aparece a relao da esfera pblica literria com a esfera pblica poltica. medida que a burguesia comea a assumir as funes culturais, ela se manifesta atravs de uma crtica literria e, posteriormente, tambm na esfera pblica poltica. Para Habermas, a esfera pblica poltica oriunda da literria faz a intermediao entre o Estado e as necessidades da sociedade, atravs da opinio pblica (1). A segunda parte expe o princpio de publicidade a partir da mediao entre a poltica e a moral. Esclarece que a opinio pblica percebida por Habermas como uma instncia que pode obrigar os legisladores legitimao. A opinio pblica geral serve de veculo da onipotncia legislativa. Destaca-se, neste contexto, a relevncia da imprensa como veculo da conexo da oposio poltica com as expectativas, pois cria atravs do jornalismo poltico um esprito de pblico que posteriormente transformase numa opinio pblica criticamente atuante. Nesse contexto, Habermas encontra em Kant a idia de um princpio de publicidade amadurecido na esfera pblica burguesa: o princpio que garante o acordo entre a poltica e a moral. Conforme Habermas, a publicidade deve mediatizar poltica e moral num sentido especfico, efetuando-se uma unificao inteligvel dos objetivos empricos de todos. Ou seja, a inteno moral
31 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

de uma ao precisa ser no mbito da poltica controlada pelo seu possvel xito no mundo emprico. Por conseguinte, Habermas, a partir de uma anlise da esfera pblica burguesa baseada tambm em Hegel e Marx, identifica uma considervel desigualdade nas condies e circunstncias pelas quais todos possam ter acesso participao na esfera pblica (propriedade e formao educacional), como esfera politicamente atuante. Entende que para eles a esfera pblica est literalmente limitada pelo regime da propriedade. A autonomia dos proprietrios est enraigada na esfera do livre intercmbio de mercadorias e, por isso, tambm coincide com o interesse da manuteno de uma esfera privada. Neste contexto, os no proprietrios esto excludos do pblico, das pessoas privadas politicamente pensantes. Em conseqncia, eles tambm no so cidados, mas pessoas que podem tornar-se algum dia cidados. Todavia, uma esfera pblica na qual determinados grupos so excludos, no pode ser considerada como uma esfera pblica. Em contrapartida, escreve Habermas, Marx denuncia a opinio pblica que esconde em si mesma a conscincia e o interesse da classe burguesa, porque a esfera pblica com a qual Marx se v confrontado contradiz o seu prprio princpio de acessibilidade universal. Na ampliao da igualdade de direito eleitoral, admite-se tambm a ampliao do pblico. Com isso, a relao originria da publicidade como princpio crtico decompe-se. Para Habermas, Marx j antecipa uma mudana na funo da esfera pblica burguesa que haveria de subverter o seu princpio (2). Por fim, a terceira parte destaca as transformaes decorrentes do processo de subverso do princpio da publicidade, efetuado a partir da anlise da decadncia da esfera pblica literria, assim como as novas articulaes decorrentes de uma esfera pblica poltica reconfigurada na social democracia de massas. A decomposio da elite pensante da esfera pblica literria, a sua parcela literalmente produtiva, fez com que perdesse sua misso de porta-voz da classe social. A decadncia da esfera pblica literria sintetiza-se pelo estreitamento do campo de ressonncia de uma camada culta capaz de usar publicamente a razo. O pblico fragmentado em uma minoria de especialistas que no pensam publicamente e uma grande massa de consumidores por meio de uma comunicao pblica de massa, expressa a passagem de um pblico pensador de cultura para um pblico simplesmente consumidor de cultura da qual, ele mesmo, o grande pblico no mais, como no princpio, o sujeito. Nessa rearticulao de um pblico literalmente produtivo para um pblico literalmente consumidor, perde-se o carter especfico da publicidade crtica. Invertese a relao originria da publicidade que garantia a correlao do pensamento pblico com a fundamentao legislativa atravs de uma superviso crtica, e agora possibilita a concepo ambivalente de uma manipulao sobre a opinio pblica (3).

32

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

1. A esfera pblica literria e a esfera pblica poltica1 Este primeiro momento trata de expor a relao da esfera pblica literria com a esfera poltica: a origem, formao e a configurao de uma esfera pblica poltica. Esta faz a intermediao entre o poder estatal e as necessidades da sociedade, atravs da opinio pblica. 1.1 A esfera pblica literria As mudanas da estrutura familiar a partir das mudanas relevantes do capitalismo consolidam especificamente um tipo preponderante nas camadas burguesas: a famlia burguesa. Desta fluem as experincias de uma subjetividade que busca o debate pblico das pessoas privadas para um esclarecimento e um entendimento mtuo. Reflexo e argumentao das pessoas, em relao s experincias privadas da subjetividade familiar privada, transformando suas conversaes em aberta crtica. Todavia, a esfera pblica literria no propriamente burguesa, pois preserva certos resqucios da representatividade pblica da corte. A burguesia vai assumindo a arte do raciocnio pblico na medida em que o aparelho do Estado se autonomiza em relao esfera social do monarca. Aos poucos, essa burguesia passa a constituir um contrapeso na cidade perante as pretenses absolutistas do monarca. Esta cidade, alm de ser economicamente o centro vital da sociedade burguesa, caracteriza-se ento como uma anttese cultural e poltica corte. Essa anttese cultural e poltica corte caracteriza uma primeira esfera pblica literria que encontra as suas instituies nos coffe-houses, nos salons e nas comunidades de comensais (cf. ARENDT, 1993, p. 50). Assim, percebe-se nos termos de Habermas uma decadncia, a passagem da sociedade da corte para uma nova realidade, a configurao burguesa:
Os herdeiros daquela sociedade de aristocratas humanistas, em contato com os intelectuais burgueses que logo passam a transformar as suas conversaes sociais em aberta crtica, cortam a ponte existente entre a forma que restava de uma sociedade decadente, a corte, e a forma primeira de uma nova: a esfera pblica burguesa (HABERMAS, 1984, p. 45).

O momento em que a corte comea a perder a sua posio central na esfera pblica, assumindo a cidade, as suas funes culturais, modifica-se no s o sustentculo da esfera pblica, mas ela mesma se modifica. Esta reestruturao funcional da esfera pblica acontece, segundo Habermas, na medida em que
1

Ver LUBENOW, J. A. A categoria de esfera pblica em Jrgen Habermas, 2012, captulo 1.


33 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

a preponderncia da cidade assegurada por aquelas novas instituies que, em toda a sua diversidade assumem funes sociais semelhantes: os cafs (...) e os sales (...) so centros de uma crtica inicialmente literria e, depois, tambm poltica, na qual comea a se efetivar uma espcie de paridade entre os homens da sociedade aristocrtica e da sociedade burguesa (HABERMAS,1984, p. 48).

Essas funes culturais atravs da literatura se legitimam nos cafs e sales. Em decorrncia, o raciocnio nascido das obras de arte e o raciocnio poltico da esfera pblica burguesa tambm logo se expandem para as disputas econmicas e polticas. Nessas instituies, se constitui uma nova concepo de pblico. Todavia, apesar da expanso e da importncia desse novo lugar de discusso, conforme escreve Habermas,
no se deva crer que, com os cafs, os sales e as associaes tal concepo de publico tenha sido efetivamente concretizada, mas, com eles, ela foi institucionalizada enquanto idia e, com isso, colocada como reivindicao objetiva e, nessa medida, ainda que no tenha se tornado realidade, foi, no entanto, eficaz (HABERMAS, 1984, p. 52).

Apesar de esses ambientes serem um mero local de encontros e discusses, a partir dos mesmos que a esfera pblica foi se institucionalizando, pelo menos enquanto idia, como corporao publicitria, como um grupo de interlocutores, como um pblico que pensa criticamente, que reivindica aparecer diante do grande pblico, como sendo seu porta-voz. Aqui se identifica a nova configurao da representao burguesa: representar o grande pblico. A institucionalizao de uma crtica cultural atravs dos jornais favoreceu a publicidade de parte dessa crtica de incio cultural. Os jornais foram os instrumentos publicitrios que possibilitaram a publicidade dessa crtica, pois conforme Habermas, os artigos de jornais no s so transformados pelo pblico dos cafs em objeto de suas discusses, mas tambm entendidos com parte integrante deles (HABERMAS, 1984, p. 59). De igual modo como ocorre uma crtica cultural, tambm a filosofia faz-se presente como possibilidade crtica da arte e da literatura. Nesse sentido, escreve Habermas,
a filosofia s possvel como uma filosofia crtica, enquanto que a literatura e a arte s so possveis ligadas crtica literria e crtica da arte. Nos jornais e revistas de crtica, aquilo que as obras criticam chega, afinal, a sua prpria culminncia. Por outro lado, s mediante a apropriao crtica da filosofia, da

34

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

literatura e da arte, que tambm o pblico chega a se esclarecer e at mesmo se entender (...) (HABERMAS,1984, p.58).

Essa intimidade burguesa, intermediada literalmente a partir de sua subjetividade, tornou capaz a literatura efetiva de um pblico leitor, pois as pessoas privadas reunidas num pblico discutem publicamente sobre o que foi lido. Essa esfera literria so as pessoas que constituem, segundo Habermas,
o pblico que, daquelas antigas instituies dos cafs, dos sales, h muito j se emancipou e agora mantido reunido atravs da instncia mediadora da imprensa e de sua crtica profissional. Constituem a esfera pblica de uma argumentao literria, em que a subjetividade oriunda da intimidade familiar se comunica consigo mesma para entender a si prpria (HABERMAS, 1984, p.68).

O processo de efetivao de uma publicidade da crtica cultural e filosfica faz com que acontea uma espcie de refuncionalizao da esfera pblica literria. O ingresso das discusses tanto polticas como econmicas no raciocnio pblico cultural fez com que este pblico constitudo pelos indivduos conscientizados comeasse a apropriar-se da esfera pblica controlada pela autoridade e a transformar-se numa esfera em que a crtica se exerce contra o poder do Estado. Essa esfera pblica literria, seu conjunto de experincias, graas as suas prprias instituies e plataformas de discusso, ingressa tambm na esfera pblica poltica (cf. HABERMAS, 1984, p. 68). 1.2 A esfera pblica poltica Com o ingresso da esfera social, surgida a partir da regulamentao da opinio pblica no mbito da esfera pblica moderna, houve uma refuncionalizao. Deslocaram-se as tarefas propriamente polticas de uma comunidade de cidados agindo em conjunto, para tarefas mais propriamente civis de uma sociedade que debate publicamente. Nessa perspectiva, a tarefa poltica da esfera pblica burguesa , segundo Habermas, a regulamentao da sociedade civil, a fim de enfrentar a autoridade da monarquia estabelecida (HABERMAS, 1984, p. 69). Nesse sentido, a tarefa poltica tem, desde o comeo, um carter privado e polmico, pois chega eficcia poltica desenvolvida na controvrsia do Direito Pblico em torno do princpio da soberania absoluta, enquanto que o segredo do Estado fornece ao prncipe meios para poder afirmar sozinho a sua soberania. Assim, prtica do segredo de Estado contraposto o princpio de publicidade. Essa polmica pretenso desenvolve-se contra a poltica do segredo de Estado, praticada pela autoridade do prncipe no contexto do raciocnio pblico das pessoas privadas. Isto pode ser melhor esclarecido nos termos de Habermas: na esfera pblica burguesa, desenvolve-se uma conscincia poltica que articula, contra a monarquia
35 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

absoluta, a concepo e a exigncia de leis genricas e abstratas e que, por fim, aprende a se auto-afirmar, ou seja, afirmar a opinio pblica como nica fonte legtima das leis (HABERMAS, 1984, p.71). Desse modo, o aparecimento de uma esfera pblica poltica tem o objetivo de obter influncia sobre as decises do poder absolutista, apelando para o pblico pensante, a fim de pretender ter competncia legislativa, de legitimar as normas, as suas reivindicaes perante este frum. Segundo Habermas, a razo que deve concretizar-se na comunicao racional de um pblico de homens cultos, no uso pblico do entendimento. Os principais opositores contemporneos ao princpio do soberano absoluto e arbitrrio colocam em evidncia a questo de saber se a lei deve depender apenas do arbtrio do prncipe ou se a ordem que dele emana s deve ser aceita em base a uma lei. Com as assemblias dos estados como poder legislativo, permanece uma polmica, uma tenso dirigida entre a burocracia absolutista e a burguesia. Para concluir esse movimento expositivo, assinala-se que a conscincia, que a esfera pblica poltica tem de si mesma, intermediada pela conscincia institucional da esfera pblica literria: esta serve de instncia mediadora efetividade da esfera poltica (cf. Habermas, 1984, p. 72). Assim, essa esfera pblica poltica passa a assumir funes efetivas no contexto da emancipao poltica da sociedade civil burguesa em relao ao regime absolutista, por reivindicar o princpio do conhecimento pblico contra as autoridades constitudas. Conforme Habermas, esta funo objetiva teve sua naturalidade evidente conquistada a partir das categorias da esfera pblica literria. Assim, o contexto de uma linha divisria entre Estado e sociedade, que separa a esfera pblica do setor privado, torna-se fundamental, na medida em que, a partir dela, encontramos as esferas que interrelacionam, que intermediam o setor privado para com a esfera do poder pblico (HABERMAS, 1984, p.45). Tambm a aparece a ntima relao da esfera pblica literria com a esfera pblica poltica pois, segundo Habermas, a esfera pblica poltica provm da literria; ela intermedia, atravs da opinio pblica, o Estado e as necessidades da sociedade (...); As leis gerais de intercmbio privadas entre si tornaram-se uma questo pblica. Na discusso que as pessoas passaram a ter em torno dessa questo com o poder pblico, a esfera pblica burguesa chegou sua funo poltica (HABERMAS,1984, p. 46). Enfim, a sociedade civil burguesa colocou a sua existncia poltica como a sua verdadeira existncia. 2. A publicidade como princpio de mediao entre poltica e moral Depois de esclarecer a configurao de uma esfera pblica poltica e sua funo objetiva de existncia poltica a partir das categorias da esfera pblica literria, esclarecer-se- de que modo a publicidade da esfera pblica poltica assumida como opinio pblica na medida em que esta resulta como princpio organizatrio do Estado de direito burgus, como tambm, a interpretao de uma decadncia do princpio
36 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

crtico da esfera pblica burguesa, a partir da ampliao do pblico dessa mesma esfera. 2.1 A esfera pblica como princpio organizatrio Durante o sculo XVIII, a esfera pblica assume funes polticas. Mas, preciso assinalar que o surgimento de uma esfera poltica em funcionamento limitarase
correlao institucional de pblico, imprensa, partidos e parlamento e s tenses de um confronto entre autoridade e publicidade como o princpio de um controle crtico dos gabinetes ministeriais. O modo de ser da prpria funo s pode ser entendido, naquela fase especfica da evoluo da sociedade burguesa, como um todo, em que o intercmbio de mercadorias e o trabalho social se emancipam das diretivas estatais. Nesse processo, a esfera pblica passa a ter uma funo central: ela se torna diretamente o princpio organizatrio dos Estados de Direito burgueses com forma de governo parlamentar (HABERMAS, 1984, p. 93).

A esfera pblica torna-se princpio organizatrio do Estado de Direito burgus fundamentado na opinio pblica. A atuao poltica desta esfera pblica, para Habermas, passa a ter carter normativo de um rgo e torna-se automediao da sociedade burguesa com um poder estatal que corresponda s suas necessidades. Nesse sentido, desenvolve-se um sistema de normas a partir das codificaes do direito burgus que assegura essa esfera em seu sentido estrito. Em decorrncia, o intercmbio de pessoas privadas entre si, livres de encargos corporativistas e governamentais, garante, conforme Habermas, a institucionalizao da propriedade privada e, como seu ponto de ligao, as liberdades bsicas de contrato, empreendimento e herana. Essas supostas liberdades bsicas tentam fundamentar o esprito da livre-concorrncia determinado pela fase liberal, derivado do capitalismo concorrencial do sculo XVIII. Contudo, analisando a evoluo da esfera pblica sob o ponto de vista histrico, preciso recordar que no decorrer do desenvolvimento capitalista, essa fase liberal s dura um certo perodo, derivando de uma constelao nica na Inglaterra no final do sculo XVIII. Segundo Habermas, os demais pases no concretizaram sem reservas, nem sequer o apogeu da era liberal situada na metade do sculo XIX. Todavia, a sociedade burguesa enquanto esfera privada s se emancipa das diretrizes do poder pblico medida que, ento, a esfera pblica poltica pode chegar a desenvolver-se plenamente no Estado de Direito Burgus (cf. HABERMAS, 1984, p. 99). Segundo a concepo que a sociedade burguesa tem de si mesma, o sistema da livre-concorrncia pode regular a si mesmo. Com o pressuposto de que nenhuma instncia extra-econmica intervenha no processo de trocas que ele promete
37 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

funcionar no sentido do bem-estar de todos e respeitar uma justia de acordo com o critrio da eficincia individual. Vincular as funes do Estado a normas gerais atravs de garantias jurdicas implica proteger, a partir das liberdades codificadas no sistema do Direito Privado burgus, a ordem do livre-mercado. A partir desses pressupostos, escreve Habermas, o Estado de Direito enquanto Estado burgus estabelece a esfera pblica atuando politicamente como rgo do Estado para assegurar institucionalmente o vnculo entre lei e opinio pblica (HABERMAS, 1984, p.101). Esse vnculo institucionalizado implica uma contradio no conceito de lei:
Na luta poltica contra um governo real forte, o concurso da representao popular como caracterstica determinante da lei precisava ser enfatizado cada vez mais e, por fim, ser considerado decisivo. Se, politicamente, prprio da lei o concurso da representao popular, ento se explica a (...) recproca: o que deriva do concurso da representao popular, lei. Domnio de lei significa, ento, concurso ou finalmente, domnio da representao popular (...) Por um lado, ingressa no conceito de lei enquanto expresso da vontade o momento da vontade de poder imposto fora. Por outro lado, o conceito de lei como expresso da razo conserva, contudo, um outro momento, mais antigo, na vinculao entre parlamento e pblico, o de sua origem na opinio pblica (HABERMAS, 1984, p.101).

Para a esfera pblica burguesa, o domnio da lei tem a inteno de dissolver a prpria dominao. Mas, em sua inteno poltica legislativa de oposio ao poder absolutista, o domnio da lei, o conceito de lei expressa, atravs do domnio da representao popular, o momento da vontade imposto fora. A inteno de vincular toda a atividade do Estado a um sistema normativo legitimado pela opinio pblica, parece transcrever a eliminao do Estado como um instrumento de dominao, possibilitando atravs de um sistema normativo burgus a posterior fico de uma esfera pblica de carter burgus. Em continuao, Habermas destaca a prpria esfera pblica como princpio organizatrio (Cf. HABERMAS, 1984, p. 104). nesse sentido que se fala em publicidade: a publicidade nos debates parlamentares garante esfera pblica a sua influncia, assegura a conexo entre deputados e eleitores como partes de um nico pblico. O objetivo da publicidade tornar pblico os debates e as discusses parlamentares a fim de permitir um controle, principalmente, por parte dos eleitores, sobre o exerccio legislativo dos parlamentares. Habermas observa que a fixao constitucional de uma esfera pblica politicamente atuante revela que todo poder emana do povo. Que o carter de uma ordem de dominao foi mesmo conseguida atravs do poder com muito esforo:
O Estado de Direito burgus pretende, base da esfera pblica em funcionamento, uma organizao do poder poltico tal que garanta a sua
38 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

subordinao s exigncias de uma esfera privada que se pretende neutralizada quanto ao poder e emancipada quanto dominao (...) As normas constitucionais so, com isso, fundadas num modelo de sociedade civil burguesa e cuja realidade elas no correspondem de jeito nenhum. (...) Elas assinalam tendncias sociais, mas apenas tendncias (HABERMAS, 1984, p.104).

Essas tendncias sociais da esfera pblica burguesa conflituam com o princpio de acesso a todos: uma esfera pblica, da qual certos grupos fossem eo ipso excludos, no apenas incompleta: ela nem sequer uma esfera pblica (...) (HABERMAS, 1984, p.105). Por uma questo de igualdade de acessibilidade esfera pblica, os pressupostos para o acesso geral a essa esfera que o Estado de direito institucionaliza em suas funes polticas precisam, segundo Habermas ser decididos de antemo atravs da estrutura da sociedade civil burguesa, e no depois atravs da constituio poltica que se d (HABERMAS, 1984, p. 106). Nessas condies, uma dimenso pblica assegurada quando as condies econmicas e sociais oferecem as mesmas chances a todos para preencherem os critrios de acesso: conquistar as qualificaes de autonomia privada que fazem o homem culto e proprietrio (HABERMAS, 1984, p.107). Nesse caso, Habermas observa que, havendo completa mobilidade de produtores, produtos e capital, em decorrncia, oferta e procura sempre se compensaro entre si, e as capacidades sempre sero utilizadas ao mximo, as reservas de fora de trabalho esgotadas e o sistema, em princpio, sempre ser mantido livre de crises, ficando em equilbrio num alto nvel, correspondente cada vez ao grau de desenvolvimento das foras produtivas. Desse modo, escreve Habermas:
Somente sob tais pressupostos cada um teria igualmente a chance de, com esforo e sorte (o equivalente para a impenetrabilidade dos processos de mercado, tambm rigorosamente determinados), conquistar o status de proprietrio e, com isso, de homem, as qualificaes de um homem privado com acesso esfera pblica: propriedade e formao educacional (...) Se cada um tinha a possibilidade de se tornar um cidado burgus, ento s burgueses deveriam tambm poder ter acesso esfera pblica politicamente atuante, sem que, por isso, estes perdessem o seu princpio Caso contrrio, s proprietrios estavam em condies de constituir um pblico que pudesse, legislativamente, defender os fundamentos da ordem da propriedade existente; s eles tinham, toda vez, interesses privados que automaticamente convergissem nos interesses comuns da defesa de uma sociedade civil como esfera privada (HABERMAS, 1984, p.107-8).

Se os pressupostos sociais podiam ser aceitos como dados, enquanto a dimenso pblica existia como esfera e funcionava como princpio, aquilo que o pblico acreditava fazer era ideologia. Desse modo, enfatiza Habermas, a esfera
39 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

pblica burguesa desenvolveu instituies polticas que implicavam de modo crvel a idia da dissoluo da dominao que se vinculava na viso da opinio pblica:
Se ideologias no indicam apenas a conscincia socialmente necessria simplesmente em sua falsidade, se elas contm um momento que, transcendendo utopicamente o existente para alm de si mesmo, mesmo que seja apenas para justific-lo, verdade, ento, que s h mesmo ideologia a partir dessa poca (HABERMAS, 1984, p.109).

A sua origem seria, conforme o autor, a identidade dos proprietrios com os homens simplesmente, tanto no papel que cabe s pessoas privadas enquanto pblico na esfera pblica funcionando politicamente do Estado de Direito burgus, quanto tambm na prpria opinio pblica, na qual o interesse de classe, intermediado pelo debate pblico, pode assumir a aparncia de universal. Com a modificao da esfera pblica burguesa desenvolvida, os pressupostos sociais modificam-se profundamente e, com a sua modificao, aflora a contradio da esfera pblica institucionalizada no Estado de Direito burgus. A sua contradio se manifesta na desigualdade das condies scio-econmicas de acesso participao da esfera pblica burguesa, como esfera pblica politicamente atuante: propriedade e formao educacional. A aparncia do interesse geral esconde em si mesma o interesse da classe burguesa. Segundo Habermas, com a ajuda de seu princpio, que, de acordo com a sua prpria idia, oposto a toda dominao, era fundamentada uma ordem poltica, cuja base social no fazia com que dominao ora fosse bem suprflua (HABERMAS, 1984, p.109). 2.2 O postulado da publicidade No percurso da anlise da evoluo da esfera pblica burguesa, Habermas destaca que a opinio pblica, nesse momento, dificilmente pode ainda ser separada do instrumento dessa opinio, no caso, a imprensa. O ingresso do jornalismo poltico no campo da esfera pblica fundamentou e ajudou a criar um esprito de pblico, que se transformou numa opinio pblica oposicionalmente atuante. Conforme Habermas, atravs da discusso crtica na esfera pblica, ela purificada numa opinio verdadeira (HABERMAS, 1984, p.17). Na medida em que a opinio pblica atravs da esfera pblica passa a assumir funes polticas, essa opinio geral, o veculo da onipotncia legislativa. Intermediada pela imprensa e pelos discursos de salo, a opinio pblica articula-se: como uma instncia que pode obrigar os legisladores legitimao; uma crtica em funo legislativa (HABERMAS, 1984, p.118). nesse conceito de opinio pblica que entra a idia de uma esfera pblica politicamente ativa: uma garantia da esfera pblica burguesa, fundamentada numa autodeterminao do pblico.
40 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

Na formao do controle social, a opinio pblica precisa ser articulada pelo consenso, ela precisa ser articulada pelo legislador na funo do legislativo. Segundo Habermas (1984, p.121), essa opinio precisa ser orientada, pois a opinio pblica uma espcie de lei em que o sensor o ministro. Nesse caso, continua: o exerccio do poder poltico, por estar sujeito a uma srie de tentaes, necessita de um controle permanente atravs da opinio pblica (...) Sob o regime da publicidade, nada mais fcil (...) S a publicidade dentro e fora do Parlamento pode assegurar a continuidade do raciocnio poltico e sua funo (HABERMAS, 1984, p.123). Sobre isso, Habermas transcreve uma formulao clssica do domnio da opinio pblica, expressa por Guizot:
caracterstico do sistema, que no admite de jeito nenhum a legitimidade do poder absoluto, obrigar todos os cidados a procurar incessantemente em toda a ocasio a verdade, a razo, a justia, que devem regular o poder de fato. isto o que faz o sistema representativo: 1. Pela discusso que obriga aos poderes procurar em comum a verdade; 2. pela publicidade que pe os poderes encarregados dessa busca sob os olhos dos cidados; 3. Pela liberdade de imprensa que estimula os cidados a procurarem eles mesmos a verdade e a diz-la ao poder (in: HABERMAS, 1984, p.124).

A partir dessas articulaes, Habermas percebe que em Kant a idia do princpio de publicidade da esfera pblica burguesa encontra, com o desenvolvimento jurdico e histrico-filosfico do princpio de publicidade, a sua configurao terica amadurecida. A anlise aqui referida feita a partir dos pressupostos kantianos da relao contratante entre o uso pblico e privado da razo. A partir do sculo XVIII, a filosofia poltica aparece, segundo Habermas, como que delineada pela filosofia moral:
A verdadeira poltica no pode dar um passo sem antes ter homenageado a moral e, embora a poltica seja em si mesma uma arte difcil, a unio dela com a moral no nenhuma arte, pois esta destrincha o n que aquela no pode abrir assim que ambas conflituam entre si (...) Todas as obrigaes jurdicas que assegurem a liberdade civil no plano interno e a paz mundial no plano externo apontam para essa mesma idia da ordem plenamente justa (...). A coero no pode ser exercida como forma de dominao pessoal ou de autoafirmao fora, mas que somente a razo tenha poder (...) Apesar de as relaes jurdicas serem transformadas em nica soberania, as leis gerais se originam da razo prtica (...) este o contragolpe extremo contra o princpio absolutista (...) pois, se a inteligncia oriunda da pessoa do soberano, qualquer raciocnio de acordo com as regras da tica estava degradado a um mero palpite politicamente inconseqente (HABERMAS,1984, p.126-7).

41

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

Segundo Habermas (1984, p.128), a partir da Razo Prtica de Kant, onde a legislao poltica deveria ficar subordinada moralmente a seu controle, as pessoas privadas burguesas j haviam se transformado num pblico e institudo a esfera do seu raciocnio, a esfera pblica, nas funes polticas entre o Estado e a sociedade (Ver tambm: ARENDT, 1993, p. 73). Conforme o autor frankfurtiano (1984, p.128), o princpio de publicidade em Kant deve ser considerado como aquele princpio nico a garantir o acordo entre a poltica e a moral (Ver tambm: INNERARITY, 1985, p. 72). De igual modo escreve Habermas (1984, p.129), aqueles que trabalham com os princpios da razo pura, os filsofos, independente dos interesses do governo, s se deixam orientar pelo interesse da razo. O seu esprito dirige-se exposio pblica da verdade, pois a razo precisa ter o direito de falar abertamente, pois seno a verdade no iria aparecer luz do dia. Nesse sentido, a discusso dos filsofos se desenvolve no sentido de instruir e sondar o governo ante o pblico do povo, para induzi-lo a se servir da sua prpria razo. Para o autor, necessrio um pblico para o Esclarecimento. Para isso, escreve, no serve s o filsofo, mas todo aquele que sabe utilizar publicamente a razo. A partir disso, possvel afirmar, conforme Habermas, que no s na repblica das pessoas instrudas que se realiza a esfera pblica, mas no uso pblico da razo por parte de todos aqueles que a se entendam (HABERMAS, 1984, p.129). No caso, o uso pblico da razo enquanto pessoa instruda perante o pblico-leitor. Uso pblico expressado para um pblico atravs de textos, pelos quais ele pode raciocinar e argumentar. Segundo Habermas, da que resulta o postulado da publicidade como princpio, ou seja, no uso pblico da razo. Habermas considera que, para Kant, a partir do conceito de mundo que se constitui a esfera pblica enquanto esfera (cf. HABERMAS, 1984, p. 130). Para ele, Kant fala do conhecimento do mundo, pois, para este, o homem o homem do mundo. Articula-se aqui, o sentido de mundanidade com o conceito de cosmopolitismo. Escreve Habermas:

Esse mundo aponta para a humanidade enquanto gnero, mas de tal modo como a sua unidade se apresenta no fenmeno: o mundo daquele pblicoleitor pensante que se desenvolvia naquela poca nas camadas burguesas; o mundo dos literatos, mas tambm dos sales, em que as sociedades heterogneas trocavam ideias; aqui que se estabelece o pblico (HABERMAS, 1984, p.131).

A opinio pblica provm das pessoas instrudas e se expande, principalmente, entre aquelas classes que, quando atuam em massa, constituem o que prepondera. Na medida em que um pblico de cidados se entende sobre as questes da res publica constitui-se um pblico pensante. esta esfera pblica politicamente em funcionamento que se faz princpio organizatrio do Estado liberal de direito. A
42 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

autonomia privada estabelecida a partir da sociedade civil burguesa deve procurar sua felicidade por aquele caminho que lhe parea til. Neste caso, as liberdades civis so asseguradas atravs de leis gerais; liberdade do homem corresponde igualdade dos cidados perante a lei (HABERMAS, 1984, p. 131). Esta se baseia na vontade do povo decorrente da razo, pois ela tem a sua origem empiricamente na concordncia do pblico pensante. Nesse percurso, torna-se importante frisar que no conceito de opinio pblica, que a esfera pblica apresenta, aparece a ideia de uma esfera pblica politicamente ativa. Desse modo:
Se uma lei publica e que determina a todos o que juridicamente deve ou no ser permitido, ela um ato de uma vontade pblica, da qual emana todo o direito e que, portanto, no deve ser injusta com ningum (...) Essa vontade no pode ser nenhuma outra vontade seno a do povo; todos decidindo sobre todos e, com isso, cada um sobre si mesmo (...) Precisa haver em cada sistema comunitrio um esprito de liberdade, j que cada um, no que tange ao dever universal humano, quer ser convencido atravs da razo e que essa coao seja de acordo com a lei, para que ela no caia em contradio consigo mesmo (...) Limitar a publicidade seria a causa desencadeadora das sociedades secretas, pois uma vocao natural da humanidade a intercomunicao em tudo quanto diga respeito aos homens (HABERMAS, 1984, p. 131-2).

Habermas entende que Kant atribui, na Crtica da Razo Pura, a funo de um controle pragmtico da verdade: unidade inteligvel da conscincia transcendental corresponde a concordncia de todas as conscincias empricas que se efetua na esfera pblica (...); no pblico de pessoas privadas pensantes que se desenvolve o que ele chama de concordncia pblica (HABERMAS, 1984, p.132). Para Kant, escreve Habermas, as aes polticas s devem poder, elas mesmas, estar em concordncia com o Direito e a Moral medida que as suas mximas podem ter publicidade e mesmo a exigirem. Nesse sentido, todas as aes polticas devem poder ser remetidas s leis que as fundamentam e que so comprovadas perante a opinio pblica como leis universais e racionais. Num regime plenamente sujeito a normas, a lei natural da dominao substituda pela soberania das leis jurdicas (cf. HABERMAS, 1984, p. 132). Nesse caso, conforme Habermas, a publicidade deve mediatizar poltica e moral num sentido especfico; nela deve efetuar-se uma unificao inteligvel dos objetivos empricos de todos (HABERMAS, 1984, p.140). Desse modo, no mbito da poltica, a inteno moral de uma ao precisa ser controlada pelo seu possvel xito no mundo emprico (cf. HABERMAS, 1984, p. 137). Na medida em que as relaes jurdicas so transformadas em nica soberania, as leis gerais da legislao poltica que se originam da razo prtica, devem ficar subordinada moralmente ao controle da mesma razo prtica. 2.3 A fico da esfera pblica
43 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

No percurso dessa exposio, acentua-se a problemtica da publicidade na esfera pblica burguesa, pois neste contexto, os pressupostos de uma ordem sociolgica da esfera politicamente ativa no correspondem mais sua base social, inicialmente pretendida, como as verdadeiras necessidades e corretas tendncias da realidade. Certos pressupostos limitaram aqui o acesso esfera pblica: ao pblico politicamente pensante, s os proprietrios tem acesso, pois a sua autonomia est enraigada na esfera de intercmbio de mercadorias e, por isso, tambm coincide com o interesse da manuteno como uma esfera privada (HABERMAS, 1984, p.136). Nesse caso, os assalariados so obrigados a trocar a sua fora de trabalho como sua nica mercadoria, enquanto os proprietrios privados se correlacionam como donos de mercadorias atravs da troca de artigos. Segundo Habermas, s estes so seus prprios senhores; s eles tm o direito de votar, de fazer uso pblico da razo em sentido modelar. E continua mostrando como o prprio Kant nota o insatisfatrio dessa diferenciao: , eu reconheo, um tanto insatisfatrio determinar as condies que preciso preencher para poder, na posio de concidado, ser o seu prprio senhor (in: HABERMAS, 1984, p.134). Destaca-se, aqui, que a esfera pblica est literalmente limitada pelo regime da propriedade (cf. INNERARITY, 1985, p. 75; ARENDT, 1993, p. 71). Desse modo, possvel afirmar de que essa realidade acarreta uma considervel desigualdade nas condies pelas quais todos possam ter acesso participao na esfera pblica, como esfera politicamente atuante: os no proprietrios esto excludos do pblico das pessoas privadas politicamente pensantes (...). Eles tambm no so cidados, mas pessoas que, com talento, esforo e sorte, podem tornar-se algum dia cidados (HABERMAS, 1984, p.135). Essa limitao, enfatiza o autor, s concorda, com o princpio de publicidade quando, dentro da privacidade, atravs do eficaz mecanismo da livre concorrncia, vigoram chances iguais para a aquisio de propriedade. De modo consequente, essas circunstncias parecem compreender a fico de uma justia imanente ao livre intercmbio de mercadorias, na medida em que os no proprietrios no se efetivam como pblico politicamente pensante. Trata-se da problemtica da publicidade burguesa: os pressupostos sociolgicos de igualdade de oportunidades, no correspondem na base social. Na verdade, no sistema de livremercado, apenas os burgueses tm interesse na manuteno dessa esfera de livre intercmbio de mercadorias (A respeito, ver tambm: ARENDT, 1993, p.53ss). Segundo Habermas, no conceito hegeliano de opinio pblica, a ideia de esfera pblica burguesa j passa a ser denunciada como ideologia (...) No por acaso que o conceito de publicidade, assim que no pode mais estar certo dessa ligao, volta-se contra os fundamentos do prprio sistema (HABERMAS, 1984, p.142). Desse modo, continua Habermas, sob as fices liberais, repousara o auto-entendimento da opinio pblica (...). Um conflito de interesses pretensamente comum e universal dos
44 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

proprietrios privados politicamente pensantes (...). A opinio pblica das pessoas privadas reunidas num pblico no conserva mais uma base para a sua unidade e verdade (HABERMAS, 1984, p.144). Elucida-se, nesse caso, a aparncia antagnica desse sistema (Veja-se a respeito, tambm: ARENDT, 1993, p. 79). Habermas esclarece a partir de Hegel e Marx este antagonismo aparente da esfera pblica burguesa. Conforme Habermas (1984, p.147), Hegel desativa a concepo de esfera pblica burguesa porque a sociedade, antagnica, no representa a esfera pblica, emancipada da dominao e neutralizada quanto ao poder, de intercmbio de pessoas privadas autnomas, capaz de converter autoridade poltica em autoridade racional. J para Marx, escreve Habermas, os estados polticos da sociedade burguesa se reduziram a meros estamentos sociais na sociedade burguesa. Atribuir-lhes a funo poltica de uma mediao entre o Estado e a sociedade equivale impotente tentativa restauracionista de degradar o homem, mesmo na esfera poltica, limitao de sua esfera (HABERMAS, 1984, p. 148). Conforme Habermas (1984, p.149), Marx critica ironicamente a constituio corporativista da esfera pblica politicamente ativa, desmascarando a repblica perante a sua prpria ideia, mostrando as contradies existentes. Nessa inteno, Habermas esclarece a denncia de Marx a respeito da opinio pblica como falsa conscincia, pois ela esconde de si mesma o verdadeiro carter de mscara do interesse de classe burgus:
Essa crtica destri todas as fices a que apela a esfera pblica burguesa. No caso, faltam os pressupostos sociais para a igualdade de oportunidades para que qualquer um, com pertincia e sorte, possa conseguir o status de proprietrio e, com isso, as qualificaes de um homem privado admitido esfera pblica: formao cultural e propriedades (...). A esfera pblica, com a qual Marx se v confrontado, contradiz o seu prprio princpio de acessibilidade universal (HABERMAS, 1984, p. 150).

O processo de uma ampliao da igualdade do direito eleitoral transcende constitucionalizao da esfera pblica burguesa. Segundo Habermas, Marx quer que a sociedade civil, em massa, se possvel inteira, ingresse no poder legislativo, que a sociedade civil real queira substituir a sociedade civil fictcia do poder legislativo, isso nada mais que a pretenso de garantir existncia poltica (HABERMAS, 1984, p. 151). Nesse caso, Marx fornece uma interpretao democrtica radical tendncia de universalizao do sufrgio eleitoral. Marx j antecipa, conforme Habermas, uma mudana de funo da esfera pblica burguesa que, posteriormente, h de subverter o seu princpio (cf. HABERMAS, 1984, p.151). 2.4 A dialtica da esfera pblica

45

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

A ampliao da esfera pblica provocou a alterao substancial da prpria esfera pblica. A ampliao da igualdade de direitos polticos e a expanso do pblicoleitor provocam a alterao da esfera pblica. Como nem todos so burgueses, se estreita o campo tensional entre a burguesia e os no-proprietrios. Esses grupos reivindicam participar na esfera pblica, no sentido de se tornarem sujeitos da esfera pblica. Nesse caso,
esta (a esfera pblica ampliada) passaria a ser ocupada por grupos que, por no dispor de propriedade, no poderiam ter nenhum interesse na manuteno da sociedade como esfera privada. Se eles, como um pblico ampliado avanam, no lugar burgus, no sentido de se tornarem sujeitos da esfera pblica, a estrutura desta ter de se alterar a partir de sua base (...) A esfera pblica democraticamente revolucionada que quer substituir a sociedade real pela sociedade civil burguesa fictcia, aquela do poder legislativo, torna-se fundamental como esfera de deliberao da deciso pblica sobre a conduo e administrao de todos os processos necessrios reproduo da sociedade (HABERMAS, 1984, p.153).

Habermas observa que, para Engels, no lugar do governo sobre as pessoas, surgiria a administrao das coisas e a conduo dos processos de produo. J para Marx, a partir da socializao dos meios de produo nas mos dos indivduos associados, e uma vez desaparecidas as diferenas de classe, ento o poder pblico perde o carter poltico, pois este, no sentido autntico, o poder organizado de uma classe para a opresso da outra (HABERMAS, 1984, p.154). Na medida em que no h classes sociais, no necessrio o enfrentamento de uma classe sobre a outra, com o objetivo da dominao da instncia estatal, do setor do poder pblico. Desse modo, percebe-se que com a passagem do poder poltico para o poder pblico, a idia liberal de uma esfera pblica funcionando politicamente encontra, conforme Habermas, em Marx, sua formulao socialista: Marx abstrai da dialtica imanente esfera pblica burguesa as conseqncias socialistas de um anti-modelo (...) A esfera pblica no intermedia mais uma sociedade de proprietrios privados para o Estado, mas o pblico autnomo se assegura atravs de uma configurao planejada de um Estado (HABERMAS, 1984, p.153-54-55). Nesse caso, conforme Marx a convivncia pessoal dos seres humanos entre si ter se emancipado pela primeira vez, como uma convivncia privada de coao do trabalho social (HABERMAS, 1984, p.155). A liberdade do homem privado, escreve o Habermas, no se define mais pela liberdade homem enquanto proprietrio privado, mas segundo o papel do homem como cidado. A expanso dos direitos polticos atravs da participao eleitoral ocasionou a ampliao do pblico da esfera pblica. Contudo, conforme Habermas,

46

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

a dialtica da esfera pblica burguesa no se completou segundo as previses socialistas (...). A expanso dos direitos de igualdade poltica para todas as classes sociais ocorreu no mbito desta mesma sociedade de classes. A esfera pblica ampliada no levou fundamentalmente superao daquela, sobre a qual o pblico de pessoas privadas tinha inicialmente tencionado algo como a soberania da opinio pblica (HABERMAS, 1984, p. 155).

Desse modo, a ambivalente concepo de esfera pblica burguesa desenvolveu a partir do modelo clssico seu anti-modelo, dialeticamente desenvolvido:
O pblico se amplia, primeiro informalmente, atravs da discusso da imprensa (...). perdendo, tambm, seu nvel relativamente elevado de formao intelectual. Os conflitos at ento contidos na esfera privada estouram agora na esfera pblica. Necessidades grupais tendem a ser reguladas pelo Estado, pois no podem esperar serem satisfeitas por um mercado auto-regulativo. A esfera pblica precisa mediatizar essas exigncias. Ela se torna campo de concorrncia de interesses (...). (HABERMAS, 1984, p. 158).

Estas restries, sob as quais se impe o regime da livre-concorrncia, j no atendem com suficiente credibilidade promessa de igualdade de chances de obter a propriedade privada, o que, no caso, permitiria o livre acesso esfera pblica. A partir da reforma da justia eleitoral admite-se a ampliao do pblico, uma igualdade de direitos polticos, e no mais como no sculo XVIII, o princpio de publicidade enquanto tal (Veja-se a respeito: ARENDT, 1993, p. 51ss). Habermas tambm analisa como a relao originria da publicidade enquanto princpio crtico se decompe: com a ampliao do pblico, interesses arranjam a sua representao numa opinio pblica fragmentada e fazem da opinio pblica, na configurao de uma opinio dominante, um poder coercitivo (...). A opinio pblica tida antes como uma coero conformidade do que uma fora crtica (HABERMAS, 1984, p.159-0). Sobre isso, Habermas aborda uma passagem de Tocqueville: unidade da razo e da opinio pblica falta a garantia objetiva de uma concordncia de interesses socialmente efetiva, sobretudo a demonstrabilidade racional de um interesse geral (in: HABERMAS, 1984, p.161). Desse modo, destaca-se, conforme Habermas, a interpretao de que a opinio pblica, ao que parece, de um instrumento de libertao, foi pervertida numa instncia de represso sob a influncia de interesses privados. Confirma-se, portanto, segundo Habermas, a tendncia em que a esfera pblica parece perder a fora em seu princpio, publicidade crtica, medida que ela se amplia enquanto esfera (Ver a respeito: INNERARITY, 1985, p. 77).

47

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

3. A subverso do princpio da publicidade At aqui vimos as condies pelas quais se efetivou uma esfera pblica de configurao poltica a partir da esfera pblica literria, o princpio da publicidade a partir da mediao entre a poltica e a moral, como tambm a decomposio da relao originria da publicidade crtica, a partir da ampliao do pblico da esfera pblica atravs do direito eleitoral. Para concluir, gostaria de elucidar a leitura habermasiana das transformaes que implicaram o processo de subverso do princpio da publicidade, efetuado a partir da anlise da decadncia da esfera pblica burguesa, como tambm as novas articulaes reconfiguradas de uma esfera pblica poltica. 3.1 A decadncia da esfera pblica literria O progressivo declnio de uma esfera pblica literria s discernvel a partir da expanso do pblico-leitor por quase todas as camadas populacionais: no momento em que a camada culta desta esfera pblica, a sua parcela literalmente produtiva, perde a sensao de que ela tem uma misso a cumprir na sociedade. Tendo sido porta-voz da classe social, no princpio, viu se cortada dela e passou a sentir-se isolada entre as camadas incultas da burguesia (HABERMAS, 1984, p. 206). A decadncia da esfera pblica literria se sintetiza neste fenmeno: estreita-se o campo de ressonncia de uma camada culta criada para usar publicamente a razo. De um lado, o pblico de uma minoria de especialistas. Do outro lado, uma grande massa de consumidores, influenciados pela comunicao pblica de massa. Esse contexto expressa a passagem de um pblico pensador de cultura para um pblico simplesmente consumidor de cultura da qual, ele mesmo, o grande pblico, no mais, como no princpio, o sujeito. Perde-se, com isso, a forma especfica de comunicao de um pblico (cf. HABERMAS, 1984, p. 207). De igual modo, na passagem de um pblico que pensa cultura para um pblico que consome cultura, que a publicidade perde o seu carter especfico do princpio: a esfera pblica passa a assumir funes de propaganda (HABERMAS, 1984, p. 207; cf. INNERARITY, 1985, p. 78ss). Ela passa a ser usada, agora, como meio manipulativo de influir poltica e economicamente. Desse modo, percebe-se como a relao originria da esfera pblica literria se inverteu:
Se, originariamente, a publicidade garantia a correlao do pensamento pblico tanto com a fundamentao legislativa da dominao como tambm com a sua superviso crtica sobre o seu exerccio, entrementes ela possibilita a peculiar ambivalncia de uma dominao sobre a opinio pblica: serve manipulao do pblico na

48

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

mesma medida que legitimao ante ele (...). O jornalismo crtico suprimido pelo manipulativo (HABERMAS, 1984, p. 210).

A participao das amplas camadas na esfera pblica repousa na refuncionalizao comercial da imprensa. Ela precisa, agora, arranjar as massas de um modo geral, acesso esfera pblica. Surge, ento, no lugar da autntica esfera pblica literria, o setor aparentemente privado do consumo cultural (...). A partir deste perodo, a arte moderna vive sob o vu da propaganda (HABERMAS, 1984, p.189). 3.2 A indstria da publicidade: opinio no-pblica A decomposio da esfera pblica demonstrada na alterao de suas funes polticas. A refuncionalizao do princpio de esfera pblica baseia-se numa reestruturao da esfera pblica enquanto esfera que pode ser apreendida por sua instituio por excelncia: a imprensa. Nesse sentido, de um momento de simples informao, ela evoluiu para uma imprensa de opinio, a partir do jornalismo literrio (cf. HABERMAS, 1984, p. 214). Contudo, uma imprensa que se desenvolve a partir da politizao do pblico torna-se uma instituio de determinados membros do pblico enquanto pessoas privadas, ou seja, o prtico de entrada de privilegiados interesses privados na esfera pblica. Em conseqncia, a imprensa acaba entrando, segundo Habermas, numa situao em que ela evolui para um empreendimento capitalista, caindo no campo de interesses estranhos empresa jornalstica e que procuram influenci-la. A prpria imprensa torna-se manipulvel medida que se comercializa (cf. HABERMAS, 1984, p. 217-18). Desde o incio das instituies jornalsticas, a concentrao econmica e a coordenao tcnico-organizatria das mesmas estavam colocadas sob a direo e o controle do Estado. A sua funo pblico-jornalstica no poderia ter sido suficientemente protegida frente funo capitalista privada. Com isso, a base originria das instituies jornalstico-publiscitrias exatamente invertida nesses seus setores mais avanados. Essas circunstncias permitem que as instituies que passam a comercializar e a se concentrar no aspecto econmico, tcnico e organizatrio, se cristalizem em complexos com grande poder social (cf. HABERMAS, 1984, p. 220). Com a extenso e a eficcia dos meios de comunicao de massa, a prpria esfera pblica se expandiu: enquanto antigamente a imprensa s podia intermediar e reforar o raciocnio de pessoas privadas reunidas em um pblico, este passa agora, pelo contrrio, a ser cunhado pelos meios de comunicao de massa (HABERMAS, 1984, p. 221). A partir da percebe-se que ocorre uma influncia preponderante dos meios de comunicao sobre o pblico, e no mais o contrrio. Em decorrncia disso, Habermas observa que a indstria da publicidade toma conta dos rgos publicitrios existentes (cf. HABERMAS, 1984, p. 224). Isso faz com
49 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

que a publicidade, alm de uma influncia sobre as decises dos consumidores, tambm opera como uma presso poltica. a partir deste momento que o setor poltico passa mais diretamente a ser integrado scio-psicologicamente ao setor de consumo. As tcnicas publicitrias no nvel da ao poltica tornam-se um fenmenochave para o diagnstico desta esfera:
trabalhar a opinio pblica diferencia-se da propaganda por assumir a esfera pblica expressamente como poltica (...), mas tambm expressa as intenes comerciais que o emissor esconde sob o papel de algum interessado no bem comum (...). A manipulao dos consumidores empresta as suas conotaes figura clssica de um pblico culto de pessoas privadas e se aproveita de sua legitimao (HABERMAS, 1984, p.226).

Para Habermas, atravs de uma representao dramtica dos fatos calculados, que a publicidade pretende uma reorientao da opinio pblica atravs da formao de novas autoridades ou smbolos que tero aceitao (cf. HABERMAS, 1984, p. 227). Nesse sentido, a tarefa central dessa reorientao da publicidade engendrar o consenso: a disponibilidade despertada nos consumidores mediada pela falsa conscincia de que eles, como pessoas privadas que pensam, contribuam de um modo responsvel na formao da opinio pblica (HABERMAS, 1984, p. 228). Todavia, esse consenso fabricado no tem muito em comum com a opinio pblica, com a concordncia final aps um laborioso processo de recproca Aufklrung. Pois, o interesse geral, base do qual que somente seria possvel chegar a uma concordncia racional de opinies ou concordncia aberta, desapareceu medida que interesses privados privilegiados o adotaram para si, a fim de se auto-representarem atravs da publicidade (Veja-se tambm: INNERARITY, 1985, p. 79). Nesse momento, a crtica competente quanto s questes politicamente discutidas cede lugar a um mudo conformismo, com pessoas ou personificaes publicamente presentificadas: se outrora, publicidade significava a desmistificao da dominao poltica perante o tribunal da utilizao pblica da razo, agora, pelo contrrio, a publicidade subsume as reaes de um assentimento descompromissado (HABERMAS, 1984, p. 229). Esse descompromisso acarreta conseqncias muito srias a respeito do comportamento do pblico ampliado da esfera pblica. 3.3 As transformaes da esfera pblica poltica Habermas considera que a partir do crescimento do poder de administrao no Estado da social democracia de massas, que o poder executivo tambm se torna um produtor, negociador e distribuidor de previdncia (cf. HABERMAS, 1984, p. 230). Ele v-se obrigado a assumir um comportamento que complementa e, em parte, at substitui a autoridade estatal por um arranjo com a esfera pblica burguesa. Nos
50 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

setores onde o Estado se impe ou amplia a sua soberania administrativa, ele precisar se acomodar no campo tensional entre interesses organizados. Procura-se efetivamente acordos extra-parlamentares, portanto, com a excluso da esfera pblica institucionalizada. Alm disso, esses acordos ainda so preparados para ambos os lados, com o reforo do gesto de trabalhar a opinio pblica (cf. HABERMAS, 1984, p. 231). Na intermediao entre o poder estatal e a sociedade, a esfera pblica perde certas funes, como, por exemplo, com o enfraquecimento da funo do parlamento enquanto rgo estabelecido na esfera pblica estatal. O enfraquecimento da posio do Parlamento corresponde a um reforo na transformao do Estado frente sociedade pela administrao e, vice-versa, da sociedade frente ao Estado, pelas associaes e partidos: o investimento no setor de publicidade mostra que ela, grandemente expoliada de suas funes originais, est agora, sob o patrocnio das administraes, das associaes e partidos, mobilizada de um ou de outro modo no processo de integrao entre o Estado e a sociedade (HABERMAS, 1984, p. 231). A esfera pblica passa a ser sobrecarregada com tarefas de compensao de interesses que escapam s formas tradicionais de acordos e compromissos parlamentares (HABERMAS, 1984, p.232). Esclarece Habermas que, na sua origem, na esfera do mercado, o acordo literalmente negociado, atravs de presses e contrapresses, levando a um equilbrio precrio de uma constelao de foras entre o aparelho do Estado e grupos de interesses (cf. HABERMAS, 1984, p. 232). Esses grupos e organizaes buscam conquistar crdito junto ao pblico, para transformar a concordncia em presso poltica e, base da tolerncia alcanada, neutralizar presses polticas contrrias:
A sua meta declarada a transformao de interesses privados de muitos indivduos em um interesse pblico comum, a representao e a demonstrao do interesse da organizao ou associao como sendo confiavelmente universal (...). O trabalho na esfera pblica visa reforar o prestgio da posio que se tem, sem transformar em tema de uma discusso pblica a prpria matria do compromisso: organizaes e funcionrios desenvolvem uma representatividade (HABERMAS, 1984, p. 234).

As associaes pblicas esto principalmente interessadas na representatividade de seus membros na esfera pblica. Esta se torna uma corte, perante cujo pblico o prestgio encenado, ao invs de nele desenvolver-se a crtica. A expresso trabalhar a opinio pblica revela essa circunstncia:
Outrora, a publicidade teve de ser imposta contra a poltica do segredo, praticada pelos monarcas. Aquela publicidade procurava submeter a pessoa ou a questo ao julgamento pblico e tornava as decises polticas sujeitas a reviso perante a instncia da opinio pblica. Hoje, pelo contrrio, a
51 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

publicidade se impe com a ajuda de uma secreta poltica de interesses (...). A esfera pblica j precisa ser fabricada, ela j no h mais (HABERMAS, 1984, p. 235).

Essa mudana de funo atinge a totalidade da esfera pblica politicamente ativa. Tambm a central relao de pblico, partidos e Parlamento, est subordinada a ela: o Parlamento deixou de ser uma corporao que discutia, pois o mero amm parlamentar de resolues previamente negociadas por baixo do pano no obedece apenas a uma preciso formal: serve para demonstrar a vontade do partido (HABERMAS, 1984, p. 240; sobre isso, tambm: INNERARITY, 1985, p.79). Essa mudana de funo do Parlamento ocorre na medida em que,
de uma assembleia de homens sbios, escolhidos como personalidades nicas de camadas privilegiadas, que procuravam persuadir-se mutuamente com argumentos, atravs de discusses pblicas, na suposio de que a deciso tomada, ento, pela maioria, seria o verdadeiro e o correto para o bem-estar do povo, o Parlamento passou a ser a tribuna pblica em que, perante todo o povo que, atravs do rdio e da televiso, participa de modo especial nessa esfera pblica, o governo, com os partidos que o apoiam, apresenta e defende a sua poltica perante o povo, enquanto a oposio ataca essa poltica com a mesma abertura, apresentando alternativas (HABERMAS, 1984, p. 240).

A partir da sua reordenao, a publicidade perde a sua funo crtica em favor da funo demonstrativa e manipulativa:
Na mudana de funo do Parlamento, tornou-se evidente a natureza problemtica publicidade enquanto princpio de organizao de ordem estatal: de um princpio de crtica, a publicidade teve redefinida a sua funo, tornando-se princpio de uma organizao forada, por parte das instncias demonstrativas, da administrao, das associaes, sobretudo dos partidos (HABERMAS, 1984, p.241).

A partir dessa nova configurao da esfera pblica, a participao poltica se caracteriza por um posicionamento genrico de demanda que espera atendimento sem querer propriamente impor decises. O contato com o Estado ocorre essencialmente nos quadros administrativos e de sua periferia: ele apoltico e de uma indiferena replena de pretenses (cf. HABERMAS, 1984, p.246). Na social democracia, onde o Estado administra, distribui e exerce previdncia, os interesses polticos dos cidados subsumidos permanentemente a atos administrativos se reduzem essencialmente a reivindicaes ligadas a tal ou qual setor profissional. A sua representao precisa ser, por certo, transferida para as grandes organizaes. Observa-se, neste intento, como se esfacelou a esfera pblica poltica enquanto uma
52 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

esfera de participao contnua na discusso e no pensamento relativos ao poder pblico. Com a duplicao e legitimao do status quo, de qualquer modo j existente, a ideologia da cultura de massas retira de circulao toda a transcendncia e toda a crtica:
No mbito da assim chamada cultura de consumo que a ideologia se ajeita e preenche, ao mesmo tempo, a coero ao conformismo com as relaes vigentes. Essa falta de conscincia no consiste mais, como ideologia poltica do sculo XIX, num sistema em si coerente de concepes, mas um sistema de modos de comportamento (HABERMAS, 1984, p. 252).

O que se configura na esfera pblica manipulada, ao invs de uma opinio pblica, apenas uma clima de opinio (de maneira geral), manipulada sobretudo pelo clculo scio-psicolgico de tendncias inconscientes que, todavia, provocam reaes como que previsveis (cf. HABERMAS, 1984, p. 254). O seu sentido se esgota no resgate daquela espcie de popularidade que substitui, na sociedade das massas hoje, ou seja, a ligao imediata do indivduo com a poltica. A opinio pblica passa a ser definida em funo daquela manipulao onde os politicamente dominantes procuram coadunar as disposies de uma populao e os resultados do processo contnuo de decises. Desse modo, pelo processo da opinio pblica desenvolvido pela publicidade burguesa, apresentado no decorrer deste trabalho, confirma-se a idia de que o que de acordo com a crena dos coevos era h cem anos um princpio coercitivo dos indivduos na sociedade (a opinio pblica) tornou-se, ao longo do tempo, um lugarcomum mediante o qual, multido acomodada e espiritualmente indolente, apresentado o pretexto para escapar ao prprio esforo da elaborao mental (HABERMAS, 1984, p. 254). Como pudemos ver no exposto, de acordo com o diagnstico habermasiano h realidade constitucional do Estado da social democracia (no caso, capitalista) uma disputa da publicidade crtica com a publicidade que organizada com fins manipulativos. A relao originria da publicidade como princpio crtico se decomps. medida que a esfera pblica se ampliou, ela penetrou esferas cada vez mais extensas da sociedade e, ao mesmo tempo, perdeu a sua funo poltica, ou seja, submeter os fatos tornados pblicos ao controle de um pblico; ela parece ter perdido a fora em seu princpio, publicidade crtica, que, de um instrumento de libertao, foi pervertida em uma instncia de represso. A publicidade desenvolve-se, agora, a fim de criar uma aura de boa vontade, de criar um clima de conformismo. A publicidade passa a ser usada como meio manipulativo de influir poltica e economicamente na realidade social. A opinio pblica tida antes como uma coero conformidade do que uma fora crtica.
53 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

Consideraes finais Uma vez exposto o percurso da reflexo habermasiana sobre a subverso do princpio da publicidade referente mudana estrutural da esfera pblica burguesa, pertinente destacar duas questes. A primeira refere-se questo da opinio pblica. A segunda, ao programa liberal da ordem poltica burguesa. A opinio pblica para ser digna desse nome, para ser a prpria fora motriz de uma democracia, precisa ser realmente pblica. Neste caso, um governo que se diz popular e democrtico precisa comprometer-se em assumir uma opinio pblica dessa espcie. Desse modo, a noo de opinio pblica como processo no pode limitar-se unicamente nas bases tericas de uma argumentao propositiva. Deve tambm enfocar a posio que essa noo ocupa num modo geral de interpretao da sociedade. Essa interpretao e interao baseiam-se, segundo Habermas, nas condies comunicativas de normas consensuais nas quais pode ocorrer uma formao discursiva da vontade e da opinio de um pblico formado pelos cidados. Nesse momento, relevante procurar indagar se as sociedades complexas e globalizadas admitem a existncia de uma opinio pblica baseada na garantia de condies gerais de comunicao que assegurem uma formao discursiva da vontade coletiva: a partir da anlise das afirmadas democracias contemporneas, h alguma possibilidade de estruturar uma prxis argumentativamente pblica que vincule as validades das normas de ao a uma justificao racional, oriunda da livre discusso dos cidados? O desenvolvimento e a consolidao da inteno poltica da esfera liberal tiveram sua origem no campo tensional entre a velha ordem feudal e a nova classe burguesa emergente em torno da questo do poder pblico. As percepes polticas da burguesia emergente procuravam conseguir hegemonia sobre a instncia estatal: conquistar a esfera pblica, espao da ao poltica. O curso aberto pela camada burguesa liberal contra o Antigo Regime (baseado principalmente na soberania poltica do rei) carregava consigo um contedo utpico que abria espao para as novas energias que buscavam consolidar a idia do liberalismo burgus. Nessa retrospectiva, as liberdades foram de fato muito mais garantidas, nesse processo que modificava o estado do homem social. Nesse caso, como explicar o entusiasmo revolucionrio embrionrio, que no partilhado, ao que parece, pelos liberais de hoje? Referncias bibliogrficas ARENDT, H. A condio humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. HABERMAS, J. Mudana estrutural da esfera pblica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. _____, Conscincia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1989.
54 | Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012 ISSN 2178-843X

Lubenow, J. A.

A subverso da ffentlichkeit em Mudana Estrutural da Esfera Pblica

_____, Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. _____, Jrgen Habermas: 60 anos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. _____, O discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990. INNERARITY, D. Prxis e intersubjetividad: la teora critica de Jrgen Habermas. Ediciones Universidad de Navara, Pamplona, 1985. LUBENOW, J. A. A categoria de esfera pblica em Jrgen Habermas. Joo Pessoa: Manufatura, 2012. OLIVEIRA, M. tica e racionalidade moderna. So Paulo: Loyola, 1993. ROUANET, S. P. As razes do Iluminismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. SENNETT, R. O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Doutorado em Filosofia (UNICAMP) Professor do Departamento de Fundamentos da Educao - UFPB Professor do PPG em Filosofia - UFPB E-mail: lubenow@hotmail.com

55

| Pensando Revista de Filosofia Vol. 3, N 5, 2012

ISSN 2178-843X

Das könnte Ihnen auch gefallen