Sie sind auf Seite 1von 2

ALIMENTAO O quadro abaixo fornece uma lista dos principais alimentos responsveis por reaes nos beb quando

ingeridos pelas mes durante o perodo de amamentao, bem como solues para o controlo do problema. Alimentos Os brcolos, as couves, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e alguns outros tipos de hortcolas da famlia das crucferas, alm dos pimentes, pepino e nabo, apesar de muito ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto (formao de gases) e irritao, que normalmente duram at 24 horas, no beb. Soluo importante que a lactante esteja atenta aos sinais que o beb pode apresentar durante a mamada (rejeio ao leite) e aps a mesma (gases, choro, irritao, dificuldades em dormir) se ingeriu um destes alimentos. Se estes sinais forem evidentes, pode-se procurar, inicialmente, reduzir a freqncia de consumo e as quantidades ingeridas do alimento. Se o problema persistir, prefervel orientar a lactante para que deixe de consumir o referido alimento, pelo menos nos primeiros meses de amamentao, para depois voltar a introduzi-lo em pequenas quantidades, sempre a testar a reao do beb.

Os espargos, a cebola e o alho podem, Muitos bebs at gostam, mas prudente igualmente, alterar o sabor do leite. orientar que a lactante no exagere e observe a reao do beb. O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e at a manteiga) podem causar reaes alrgicas no beb. mais provvel que isso ocorra se houver histria de alergia ao leite e derivados na famlia. Os sintomas podem aparecer, desde minutos, at horas aps a mamada, e vo, desde diarria, irritaes de pele, desconforto e gases, coriza (nariz a escorrer), tosse, poeira e congesto nasal. Se houver suspeita deste fato, pode-se cortar o consumo de todos os lacticnios e produtos que os contenham da alimentao da lactante por duas semanas, verificando os sinais do beb. Aps este perodo a lactante deve ser orientada a voltar a ingerir os lacticnios gradativamente. Se o beb piorar novamente, recomendvel eliminar ou substituir este grupo de alimentos na dieta e, talvez, fazer uma suplementao de Clcio. Os produtos base de soja (leite de soja e tof) podem ser uma opo. Mas tambm necessrio observar a reao do beb a estes produtos. As hortcolas, como o agrio, os brcolos, a couve galega, a couve lombarda, a couve branca, a couve portuguesa, a couve roxa e os grelos, a sardinha e as amndoas so tambm boas fontes de Clcio, mas podem no ser suficientes para o alcance das

recomendaes deste mineral. O chocolate pode causar irritabilidade e O consumo de chocolate deve ser aumentar os movimentos intestinais do ocasional e moderado para todas as beb. pessoas e a lactante no uma exceo. Se a lactante notar que o seu filho reage mal, deve deixar de consumir chocolate enquanto estiver a amamentar. Os ctricos (laranja, limo, tangerina), os morangos e o kiwi podem causar algum tipo de reao no beb. Os sintomas mais comuns so: desconforto, vmito, diarria, vermelhido na pele e coriza (nariz a escorrer). As leguminosas ( gros, favas e lentilhas), apesar de muito ricas nutricionalmente, podem causar desconforto (formao de gases) no beb. Se estes sinais forem evidentes, a lactante deve retirar alguns alimentos suspeitos da sua alimentao por uma semana e reintroduzi-los um a um at descobrir o "culpado", que pode ser eliminado da dieta. A lactante deve ser orientada a estar atenta aos sinais que o beb pode apresentar aps a mamada (gases, choro, irritao, dificuldades em dormir) se ingeriu leguminosas. Se estes sinais forem evidentes, a lactante deve, inicialmente, variar a qualidade, reduzir a quantidade e fracionar entre as refeies o consumo dos alimentos deste grupo. Se no houver resultados positivos, pode ser necessrio deixar de consumi-los. A lactante deve evitar todos os alimentos que causem alergia em si prpria e no pai do beb e estar atenta reao do beb a alimentos que causem alergia em parentes prximos do beb. No caso destas reaes serem evidentes, a lactante deve ser orientada a cortar no consumo dos referidos alimentos. Neste caso, deve receber orientaes especficas acerca da necessidade de substituio do referido alimento ou grupo de alimentos por outros alimentos. A suplementao de alguns nutrientes pode ser recomendada principalmente quando se tratar do leite e seus derivados e do trigo.

Qualquer alimento que manifeste alergia na me, no pai ou em parentes prximos do beb pode causar alergia tambm ao beb. Os alimentos que mais freqentemente causam alergia so: o leite e os seus derivados, o trigo, os ctricos (laranja, toranja, limo, tangerina), o milho, os frutos secos oleaginosos (nozes, avels, amendoins, amndoas, etc.) e os mariscos. As reaes alrgicas no beb variam entre diarria, irritaes de pele, desconforto e gases, coriza (nariz a escorrer), olhos a lacrimejar, vermelhido na pele e eczemas, choro freqente e dificuldades em dormir.

Ateno! A restrio de alimentos ou grupos de alimentos por parte das lactantes deve acontecer somente em casos de confirmao das reaes indesejveis no beb associadas ao consumo do leite materno.

Das könnte Ihnen auch gefallen