Sie sind auf Seite 1von 3

UM PEQUENO ENSAIO CRTICO

Quills (br: Contos proibidos do Marqus de Sade1 pt: Quills - As penas do desejo) um filme de 2000 dirigido por Philip Kaufman. No Elenco temos como principais atores: Geoffrey Rush - Marqus de Sade, Kate Winslet Madeleine, Joaquin Phoenix - Abbe Coulmier e Michael Caine - Royer Collard. A pelicula retrata o final da vida do Marqus de Sade, que vive no asilo de Charenton para doentes mentais. O filme tem um pouco de histria e fico, existem sempre conflitos ideolgicos importantes como entre a cincia e a religio (Abbe Coulmier x Royer Collard), a necessidade de expresso de uma artista e a censura (Marqus de Sade x Abbe Coulmier & Royer Collard), os dilemas ticos e morais da sociedade da poca (Abbe Coulmier x Madeleine), a loucura e a sanidade, a virtude e lascivia, etc. Os monstros que todos nos carregamos dentro de ns e que podem explodir a qualquer momento. O grotesco e o bizarro esto presentes em quase todos os personagens. Os bons tem a sua perverso tanto como os maus, s vezes ela no se manifesta, mas estar latente. Os conceitos promulgados como corretos, tais como a virtude, a moralidade, a boa natureza e todo o iderio cristo de amor ao prximo, so desafiados por uma voz divergente que libertina e devassa.2 O Marques de Sade um escritor libertino que na sua nsia de expresso e sofrendo privao sexual, escreve textos que escandalizam e ao mesmo tempo retratam a sociedade francesa, que sai do antigo regime para a primeira repblica, onde os pobres, fracos e oprimidos cumprem a nica funo de servir aos poderosos e suas perverses. Seus escritos apesar de pornogrficos e obscenos, so tambm panfletrios, contra a ordem vigente. Sade abala todos os sustentculos da poca ao escarnecer a religio, a moral, o Estado, os nobres e o prprio Iluminismo com sua revoluo burguesa. O Marqus surge como autor de uma crtica que utiliza os excessos, a anarquia, a blasfmia e a imundcie como veculo de libertao e sua afronta dos valores e significados do discurso sentimental.3

Donatien Alphonse Franois de Sade, o Marqus de Sade, (Paris, 2 de junho de 1740 Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814) foi um aristocrata francs e escritor libertino. De seu nome surge o termo mdico sadismo, que define a perverso sexual de ter prazer na dor fsica ou moral do parceiro ou parceiros. 2 SERRAVALLE DE S, Daniel. O Marqus de Sade e o Romance Filosfico do Sculo XVIII, Revista Eutomia Ano I N 02 (362-377). 3 SERRAVALLE DE S, Daniel idem.

Sobre a necessidade de expresso e as formas de comunicao, durante o filme, observa-se que o Marques utiliza de tudo que possvel. Quando privado de penas e papel para se expressar escreve com vinho em lenis, depois com sangue na prpria roupa de utilizando una forma de escrita sinttica, depois atravs da oralidade com ajuda dos loucos no telefone sem fio e finalmente com as fezes nas paredes. Neste caso um ato extremo da sua necessidade criativa quando perde a capacidade de falar. O Padre Abbe Coulmier, representa a igreja idealizada, que busca realmente a salvao das almas atravs da f e dos bons atos, utiliza a Arte como forma de cura no sanatrio e tem uma paixo proibida por Madeleine. Durante o filme Coulmier sofre uma mutao social e psicologica, tornando-se num ser hbrido entre o Marques de Sade e o Alienista Royer Collard. Coulmier ser transformado gradativamente, ter sua paixo proibida por Madeleine de um lado, a necessidade de calar ao Marqus e a obedecer s ordens do seu superior Collard do outro. Desta forma ele ser levado tentao de romper com o seu celibato, que s ser efetivado com um ato de necrofilia4 aps a morte trgica de Madeleine, de certa forma aceitando a mxima sadiana de que o prazer e o desejo esto acima de qualquer preceito moral, religioso ou tico. Ser a transformao final de aceitar que causar dor ao outro lhe causa prazer, a esta altura ele j ter aceitado os mtodos de cura cruis e nefastos de Collard e cortar a lngua do Marqus, num ato de fria, terminando seus dias como um novo Sade enclausurado no sanatrio. Madeleine a jovem sonhadora que busca um amor perfeito e tem a perverso de gostar de ler os escritos do Marques, alm de colaborar com a sua divulgao. O Marqus uma espcie de tutor para o amor e confidente para ela. A sua personagem representa o ideal buclico e virtuoso pregado por Voltaire e Rousseau nos romances sentimentais do perodo e que Sade busca tenazmente destruir. Segue a sina dos romances de Sade, onde os bons e virtuosos ou so pervertidos ou morrem tragicamente. O alienista Royer Collard representa a cincia, o poder, a burguesia com seus aparatos de bons costumes e hipocrisia. Escondido na mscara de um homem correto na verdade um pedfilo, afeito a torturas e mtodos de humilhao psicolgica, refinados e cruis. Ele to cruel e hipcrita que no final do filme alm
4

Necrofilia (do grego [nekrs], "morto", "cadver", e [fila], "amor") uma parafilia caracterizada pela excitao sexual decorrente da viso ou do contato com um cadver.

de perder a esposa (Simone) desvirtuada pelos escritos de Sade, que eram lidos em segredo e com profundo interesse. A sua esposa virginal demonstra de certa forma a fora da obra sadiana sobre as mentes mais puras, ela se transforma numa libertina adltera e foge com o seu arquiteto para desfrutar dos prazeres descritos nos livros de Sade. No final do filme Collard transforma o sanatrio numa editora de livros cuja principal ocupao e renda a publicao da obra de Sade.

CONSIDERAES FINAIS

No acredito que os escritos de Sade e a sua loucura Dionsiaca seja to terrvel quanto possa parecer. Sade no um hipocrita, no tem problemas para se expressar e embora para alguns ele possa parecer bizarro, ele mostra a todos o seu lado mais interessante que a necessidade de criar e de ser autntico, ele cria em um ambiente que no em absoluto inspirador, ele descreve sociedade da sua poca e suas perverses, ele busca constranger as pessoas com a sua propria imagem refletida nas suas peas (a cena da pea de Teatro, ilustrando as relaes de Coltard e Simone). O Filme demonstra os demnios que todos de alguma forma tem: os loucos , so tidos como loucos porque no os controlam e os ditos normais assim so porque aparentam controlar e disfarar aos seus desejos pervertidos. Somos ou seremos em algum momento loucos. Ou ser loucura a prpria sanidade?

Romualdo Medeiros Rio Branco 16/12/12

Das könnte Ihnen auch gefallen