Sie sind auf Seite 1von 3

Escola Secundria Padre Antnio Macedo 2012/2013 Fsica e Qumica - 8 ano de Escolaridade Ficha de Exerccios Contedos: Som Aluno:

: __________________________________________________ N Rubrica do prof._________________ Classificao: ________________________


ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA

Sustentabilida de na Terra ______ 8 C O Som

O estudo da Terra usando medies, superfcie, de parmetros fsicos designado por Geofsica. () A Geofsica, por seu turno, aplica os princpios da Fsica ao estudo da Terra. () A investigao geofsica do interior da Terra envolve fazer medies na, ou muito prximo, da sua superfcie que so influenciadas pela distribuio interna das propriedades (parmetros) fsicas. () De entre os vrios mtodos geofsicos utilizados no estudo dos vrios materiais que constituem o interior da Terra, nomeadamente na prospeco petrolfera salientam se os mtodos ssmicos. Os mtodos ssmicos so baseados na emisso de ondas ssmicas artificiais geradas superfcie. Essas ondas so monitorizadas atravs dos seus ecos aps terem percorrido o interior do solo e regressado superfcie depois de terem sido reflectidas e refractadas pelas descontinuidades da crosta.

1. O que acontece a uma onda sonora quando atinge a fronteira entre o meio onde se propaga e um outro meio material. A que se deve este seu comportamento?

2. Uma equipa de geofsicos procurava detectar camadas rochosas petrolferas


usando uma carga explosiva superfcie da crusta terrestre. Um detector assinalou o eco de uma exploso superfcie 0,4 s depois de esta ter ocorrido. 2.1. A que se pode dever o eco produzido?

2.2.

A que profundidade se encontrava a camada rochosa, sabendo que

as ondas ssmicas provocadas pela exploso se deslocam a 4000 m/s na camada superficial terrestre. Dados

O que quero saber?

R: 2.3. Como procederias para determinar a espessura da camada de

rocha, que se encontra logo a seguir da camada superficial, sabendo que o detector recebeu um segundo eco 0,1 s depois do primeiro.

3. Compara os comprimentos de onda de uma onda sonora de 4500 Hz provocada por uma exploso superfcie da Terra, que se propaga em duas camadas sucessivas da crusta terrestre, sendo que a velocidade de propagao na camada superficial metade da velocidade de propagao na camada mais interna.

Das könnte Ihnen auch gefallen