Sie sind auf Seite 1von 5

L D E JU NA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70046565487 2011/CRIME APELAO CRIME. DESACATO RESISTNCIA E DESOBEDINCIA. AUTORIA E MATERIALIDADE DEMONSTRADAS. RESISTNCIA E DESOBEDINCIA ABSORVIDAS PELO DESACATO. EMBRIAGUES VOLUNTARIA. CRIME DE DESACATO CARACTERIZADO. PARCIAL PROVIMENTO. a) Comprovadas, materialidade e autoria delitivas, impe-se a condenao. Porm, praticados os crimes de desacato, resistncia e desobedincia num s contexto, o crime mais grave deve absorver os de menor gravidade, impondo-se a absolvio pelos delitos de resistncia e desobedincia. b) A embriaguez voluntria no impede a caracterizao do crime de desacato, vez que apenas afrouxa os freios inibitrios, no retirando o intuito especfico de desacatar. Recurso parcialmente provido.

APELAO CRIME N 70046565487 MINISTERIO PUBLICO EVANDRO DE SOUZA

QUARTA CMARA CRIMINAL COMARCA DE GARIBALDI APELANTE APELADO

A D O C R

Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Quarta Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em dar parcial provimento apelao ministerial, para condenar o ru pelo crime de desacato pena de um ano de deteno. Custas na forma da lei.

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70046565487 2011/CRIME

Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DES. MARCO ANTNIO RIBEIRO DE OLIVEIRA E DES. NEWTON BRASIL DE LEO. Porto Alegre, 01 de maro de 2012.

DES. GASPAR MARQUES BATISTA, Relator.

R ELA R T IO
DES. GASPAR MARQUES BATISTA (RELATOR) EVANDRO DE SOUZA foi denunciado como incurso nas sanes dos artigos 329, caput, 330 e 331 na forma do artigo 71, todos do Cdigo Penal. No dia 30 de julho de 2010, na Rua General Osrio, em Garibaldi, o denunciado teria desobedecido a ordem legal e desacatado Evandro Dorval Ayres, Rudinei Leal e Roberson Pinto Fernandes, policiais militares que se encontravam no exerccio de suas funes. A denncia foi recebida em 22 de dezembro de 2010 (fl. 28). O ru foi citado (fl. 30 v.), apresentando resposta acusao atravs de defensor constitudo (fls. 31/34). Durante a instruo foram ouvidas quatro testemunhas e o ru foi interrogado (fls. 44/53). As partes debateram as teses do processo. Sobreveio sentena, julgando improcedente a denncia, para absolver o ru, com fulcro no artigo 386, inciso III, do Cdigo de Processo Penal (fls. 41/42). O Ministrio Pblico interps recurso de apelao. Em razes recursais requereu a reforma da sentena, a fim de condenar o ru pela prtica dos delitos previstos nos artigos 329, caput, 330 e 331 na forma do artigo 71, todos do Cdigo Penal. Sustentou que o conjunto probatrio 2

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70046565487 2011/CRIME

colhido nos autos suficiente para ensejar um veredicto condenatrio (fls. 54/56 v.). A defesa de Evandro contrarrazoou (fls. 60/64). O Dr. Procurador de Justia opinou pelo parcial provimento da apelao, para prevalecer unicamente o delito de resistncia, que estaria a absorver os demais (fls. 78/79). o relatrio.

VO S TO
DES. GASPAR MARQUES BATISTA (RELATOR) O recurso merece parcial provimento. A materialidade e a autoria dos delitos esto plenamente comprovadas nos autos. Embora o acusado negue as acusaes (fl. 51 v. / 53), as declaraes dos policiais militares (fls.45/47.), colhidas em juzo, so unssonas e confirmam que o ru resistiu ao ser abordado, negando-se a sair do veiculo, proferindo-lhes, na ocasio, diversos improprios. Quanto alegao de embriagus, irrelevante, na espcie, que estivesse embriagado, exaltado, ou em estado colrico, porquanto a embriaguez voluntria ou a perda do autocontrole no so suficientes para afastar o dolo especfico do delito, pois ningum desacata outrem em seu perfeito controle e com nimo refletido. A ebriedade apenas afrouxa os freios inibitrios, no retirando o intuito especfico de desacatar, nem suprimindo a responsabilidade penal. Neste sentido a jurisprudncia: Desacato. Comete o delito previsto no art. 331 do CP quem chama policiais civis, no exerccio da funo, de barbudo, sujo, semvergonha e ladres, pois vexa, humilha e desprestigia os funcionrios pblicos. Condenao mantida. Embriaguez. A 3

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70046565487 2011/CRIME

embriaguez voluntria no impede a caracterizao do crime de desacato. Sentena confirmada. (ACR n 296036411, Rel. Des. Constantino Lisboa de Azevedo, Terceira Cmara Criminal). Pretendida excluso do elemento subjetivo, sob argumento de que praticada a infrao em momento de exaltao de nimos. Argumento repelido. Condenao mantida. Tendo em vista ser impossvel, no atual estgio da cincia, perscrutar, esquadrinhar, devassar a alma humana, todo o ru de desacato acabaria por garantir a impunidade, sob o argumento de ter agido presa de irreflexo e clera. (TACRSP, RJDTACRIM 23/141). Portanto, emerge induvidosa a responsabilidade do ru pela prtica delitiva, devendo ser condenado. De outro lado, de observar-se, no que diz respeito aos crimes de desacato e resistncia, que foram praticados num mesmo contexto. Nessas circunstncias, tenho que o crime mais grave deve absorver o de menor gravidade major absorbet minorem - impondo-se a absolvio do ru em relao aos demais crimes. Nesse sentido:
Absoro do desacato pela resistncia TACRSP: A resistncia absorvida pelo desacato, constituindo-se em exaurimento da firme inteno de humilhar e colocar em vexame a autoridade, desprestigiando-a, pois agente que, depois de ofender, resiste, acaba por desacatar, porque se opor execuo de ato legal uma das formas de infirmar a autoridade, principalmente quando deriva de comportamento anterior, objetivando o achincalhe (RJDTACRIM 17/71)

Passo a dosimetria da pena: O ru no portador de maus antecedentes e no h, nos autos, elementos a aferir sua conduta e personalidade; as circunstncias e consequncias foram de relativa gravidade, tendo em vista que o ru 4

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

GMB N 70046565487 2011/CRIME

incorreu em outros dois delitos, os quais foram pelo desacato absorvidos; agiu com grau mdio de reprovabilidade, uma vez que, tinha condies de aferir a ilicitude de sua conduta, sendo-lhe exigvel conduta diversa. Assim, sopesadas as circunstncias do art. 59 fixo a penabase, um pouco afastada do mnimo legal, em 8 (oito) meses de deteno, aumentando-se de 4 (quatro meses) em razo reincidncia, definitiva em 01(um) ano de deteno. O regime inicial de cumprimento da pena deve ser o semiaberto, em razo da reincidncia. Face reincidncia, deixo de conceder ao apelante o direito substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos e o benefcio do sursis, conforme ditam os artigos 44, II, e 77, I , do CP. Por estas razes, voto pelo parcial provimento do recurso, para condenar o ru pelo crime de desacato pena de um ano de deteno. DES. MARCO ANTNIO RIBEIRO DE OLIVEIRA (REVISOR) - De acordo com o(a) Relator(a). DES. NEWTON BRASIL DE LEO - De acordo com o(a) Relator(a). restando

DES. GASPAR MARQUES BATISTA - Presidente - Apelao Crime n 70046565487, Comarca de Garibaldi: " UNANIMIDADE, DERAM PARCIAL PROVIMENTO APELAO MINISTERIAL, PARA CONDENAR O RU PELO CRIME DE DESACATO PENA DE UM ANO DE DETENO, NOS TERMOS DOS VOTOS PROFERIDOS EM SESSO."

Julgador(a) de 1 Grau: GERSON MARTINS DA SILVA

Das könnte Ihnen auch gefallen