Sie sind auf Seite 1von 10

HISTRIA

A prova de Histria do Concurso Vestibular UFSC/ 2008 foi elaborada tendo em vista a diversidade de contedos propostos no programa fornecido aos candidatos, aliados s obras literrias escolhidas como leitura obrigatria para a seleo. O maior objetivo da banca foi extrapolar a simples mensurao de conhecimentos pontuais e convidar o candidato reflexo de temas que perpassam vrios contextos histricos. Assim, tratamos de corrupo, conflitos mundiais, represso poltica e exerccio do poder utilizando a anlise de diferentes contextos histricos, aliados, quando possvel, literatura apresentada e ao conhecimento do cotidiano atravs da mdia. Pela avaliao do nmero de acertos das questes em relao ao nvel de dificuldade previsto para as mesmas, pudemos acompanhar o crescente interesse, por parte do ensino mdio e dos estudantes, em estar a par das reflexes colocadas em nosso mundo contemporneo e suas relaes com a histria brasileira e mundial. Ainda vale a pena ressaltar que o maior nmero de erros foi acarretado por itens que demandavam, por parte do candidato, conhecimentos mais pontuais.

Questo 11

Subitamente, entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentaes. Acabavam no ar, lucolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos a derradeira antstrofe de Salomo; [...]. Clamavam as imprecaes do dilvio, os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de Senaqueribe; dialogavam em concerto ttrico as splicas do Egito, os gemidos de Babilnia, as pedras condenadas de Jerusalm.
POMPIA, Raul. O Ateneu. So Paulo: tica, 1990. p. 37.

Sobre os hebreus e os judeus, CORRETO afirmar que: 01. David foi considerado o primeiro patriarca hebreu. 02. Senaqueribe foi o rei responsvel pela retirada dos hebreus de Jerusalm para a Babilnia, fato este conhecido como xodo. 04. no sculo XX, aps a Segunda Guerra Mundial, com a criao do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se reunir em um territrio. 08. no primeiro milnio a.C., os hebreus foram retirados fora de Cana pelos egpcios, que os levaram ao vale do rio Nilo e os fizeram escravos. 16. o dilvio, narrado no Antigo Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo, conhecido pelos sumrios. 32. a construo do Templo de Jerusalm por Salomo foi um marco na centralizao poltica dos hebreus durante o perodo monrquico. 64. a religio dos hebreus no teve qualquer importncia na construo da identidade daquele povo.

Gabarito: 52 (04+16+32) Nmero de acertos: 193 (2,96 %) Grau de dificuldade previsto: mdio Grau de dificuldade obtido: difcil Tendo como ponto de partida reflexes do protagonista de O Ateneu sobre seu aprendizado em Histria, a questo aborda a histria hebraica e judaica no perodo da Antigidade relacionando-a com situaes contemporneas. Por ser continuamente foco da mdia pelos conflitos na Palestina, o tema de grande relevncia e deve ser contemplado pelos professores do ensino mdio. A questo foi avaliada com o grau mdio de dificuldade e obteve um ndice de acerto total de 2,96%, o que aponta para uma questo de nvel difcil. Destacamos o nmero de candidatos que assinalaram o item 1, que afirmava ter sido David o primeiro patriarca hebreu, quando ele pertenceu, na verdade, ao perodo da realeza. A confuso pode ter sido ocasionada por certa distrao dos candidatos e, tambm, para a dificuldade destes em apreender detalhes, por mais importantes que sejam. Outro item que gerou equvoco e diminuiu o nmero de acertos foi o de nmero 8, que afirmava que os hebreus foram retirados fora de Cana pelos egpcios. Mais uma vez, um detalhe induz o candidato ao erro s que, neste caso, de suma importncia na anlise da trajetria do povo hebreu e suas relaes com o povo egpcio.

Questo 12 Isso no podia acontecer. O que vai ser do Brasil, vendendo assim seus melhores craques? [...] O interesse das pessoas, daqueles que pagam impostos, parece que no vale mais nada mesmo neste pas miservel. Uma vergonha, uma vergonha nacional. Caso de polcia. Tem gente andando faceira por a que merecia estar atrs das grades. Traidor pouco para esse pessoal e bruscamente, quase como se estivesse falando sobre o mesmo assunto: Escute, alm daquela firma do Paran e do governo do Maranho, j tenho bem entabulado um negcio com o governo do Par. Este ano est prometendo para ns.
NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. So Paulo: Estao Liberdade: Fundao Nestl de Cultura, 1991. p. 67-68.

Onda aps onda de escndalos, numa sucesso aparentemente infindvel, tem invadido o palco da poltica nacional. [...] O prprio governo calculou em R$ 40 bilhes o rombo anual nos cofres pblicos.
FOLHA DE SO PAULO, 03 jun. 2007. Caderno MAIS, p. 4.

Sobre o tema CORRUPO na histria brasileira, CORRETO afirmar que: 01. Collor assumiu a presidncia do Brasil na dcada de 1990 e sua propaganda poltica foi baseada na caa aos marajs, ou seja, no combate corrupo. 02. no passado, a concentrao de poderes nas mos do soberano evitava a rede de influncias, apadrinhamentos polticos e favorecimento econmico.

04. mesmo com o amplo debate e mobilizaes contra o seu governo, como as manifestaes dos caras-pintadas, Collor no foi levado ao impeachment. 08. o termo mensalo surgiu durante o governo de Arthur Bernardes, a partir da prtica corrente na poltica brasileira de distribuir dinheiro aos eleitores em vsperas de eleio. 16. Juscelino Kubitschek construiu sua campanha eleitoral tendo como smbolo uma vassoura, destinada a varrer a corrupo, a inflao e o comunismo do Brasil. 32. intrpretes clssicos da Histria do Brasil, tais como Srgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jnior, so unnimes em apontar a corrupo como uma realidade endmica ao longo de nossa histria, na qual a espoliao e a confuso entre o pblico e o privado esto presentes desde o perodo colonial.

Gabarito: 33 (01+32) Nmero de acertos: 1635 (25%) Grau de dificuldade previsto: fcil Grau de dificuldade obtido: mdio O assunto corrupo de grande relevncia para as reflexes sobre o Brasil contemporneo. O objetivo da questo foi verificar se o candidato possui conhecimentos suficientes para analisar o tema tendo em vista diferentes contextos histricos e o momento no qual ele est imerso. A questo foi considerada fcil pela banca, mas o nmero de acertos totais (25%, indica um grau mdio de dificuldade. Os itens 04 e 16 foram assinalados como corretos por vrios candidatos, impedindo que o nmero de acertos fosse ainda maior. Pela quantidade de informaes e detalhes contidos na questo, julgamos o nmero de acertos bastante favorvel, indicando um bom nvel de destaque histria contempornea brasileira por parte do ensino mdio.

Questo 13 Os responsveis pela administrao do reino de Portugal e de suas colnias sabiam do excedente populacional em algumas ilhas dos Aores. [...] Conheciam tambm as habilidades dos aorianos em lidar com o campo, o oceano e a criao de animais. Logo, foi fcil optar pela populao que viria povoar, no s o litoral de Santa Catarina, mas boa parte do Brasil.
MURARO, V. F. Histria de Santa Catarina para ler e contar. Florianpolis: Cuca Fresca, 2003. p. 38-39.

Em relao colonizao aoriana em Santa Catarina, CORRETO afirmar que: 01. os primeiros imigrantes aorianos aportaram no litoral catarinense em meados do sculo XVIII e passaram logo a cultivar o trigo, porque j estavam acostumados a faz-lo em sua terra de origem. 02. entre as razes que levaram milhares de aorianos a emigrar para Santa Catarina, pode-se destacar: abalos ssmicos e erupes vulcnicas no Arquiplago dos Aores; excedente populacional; pouca terra disponvel para a prtica da agricultura. 04. os colonos aorianos que se estabeleceram em Santa Catarina dedicaram-se s atividades da pesca e, simultaneamente, lavoura.

08. em Santa Catarina os aorianos se estabeleceram primeiramente em Desterro, Laguna e na regio dos campos de Lages, onde iniciaram as atividades de pecuria. 16. no litoral catarinense, os aorianos se adaptaram ao plantio da mandioca. Em poucos anos a farinha de mandioca passou a ser importante item na pauta de exportao desta regio. 32. dadas as rpidas transformaes pelas quais passa a sociedade contempornea, especialmente em funo da influncia da televiso e da internet, as manifestaes da cultura popular de origem aoriana desapareceram do litoral catarinense.

Gabarito: 22 (02+04+16) Nmero de acertos: 369 (5,65%) Grau de dificuldade previsto: fcil Grau de dificuldade obtido: difcil O tema cultura aoriana tema recorrente, tendo sido popularizado atravs de festas diversas, grupos folclricos e do polmico tema relativo a farra do boi, de repercusso nacional, razo pela qual o tema foi considerado fcil. No entanto, levando-se em conta o ndice total de acertos (5,65%), verifica-se que os candidatos de outros estados no tm valorizado os temas da histria regional, apesar de amplamente recomendados na bibliografia. Deve ser levado em conta, tambm, que se trata de tema que no consta dos programas regulares de histria em outros estados.

Questo 14

Cartas de Iwo Jima o segundo longa-metragem dirigido por Eastwood a respeito do momento chave da campanha do Pacfico, durante a Segunda Guerra Mundial, depois de A Conquista da Honra, que apresentou a batalha sob uma perspectiva norte-americana. Em fevereiro de 1945, Iwo Jima, uma pequena ilha vulcnica perdida 1.200 km ao sul de Tquio, foi cenrio de combates violentos que deixaram 6.821 mortos nas fileiras americanas e 21.900 no exrcito imperial japons.
Cartas de Iwo Jima bem recebido nos cinemas japoneses. Disponvel em: <http://tools.folha.com.br> Acesso em: 06 jul. 2007.

Sobre a Segunda Guerra Mundial e o perodo Ps-Guerra, CORRETO afirmar que: 01. ao contrrio das guerras anteriores, a Segunda Guerra travou-se quase exclusivamente na esfera militar, com pequenas baixas entre civis mas com enormes baixas entre os exrcitos envolvidos. 02. a expresso Guerra Fria surgiu logo aps o trmino da Segunda Guerra, evidenciando a grande rivalidade entre Frana e Inglaterra que disputavam a hegemonia na Europa. 04. a ascenso dos movimentos nazi-fascistas, prometendo desenvolvimento econmico e segurana social, foi possvel devido adeso popular. 08. a disputa j existente entre japoneses e norte-americanos pelo domnio do Oceano Pacfico se intensificou quando os nipnicos bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor.

16. o final do conflito foi marcado pela existncia de dois campos de batalha: um no Oceano Pacfico e outro no ndico. 32. a construo do Muro de Berlim foi uma deciso tomada pelos aliados, evitando a fuga em massa de alemes ocidentais para o lado comunista. 64. as bombas lanadas em Hiroshima e Nagasaki pelos norte-americanos marcaram o incio da Segunda Guerra Mundial.

Gabarito: 12 (04+08) Nmero de acertos: 1652 (25,25%) Grau de dificuldade previsto: mdio Grau de dificuldade obtido: mdio Partindo de uma reportagem sobre os filmes Cartas de Iwo Jima e A Conquista da Honra, dirigidos por Clint Eastwood e exibidos em 2007 nos cinemas brasileiros, tratamos da Segunda Guerra Mundial. O diretor apresenta duas verses para o mesmo conflito, mostrando que, em se tratando de histria, sempre h mais que uma perspectiva. A questo buscou verificar conhecimentos de importantes aspectos da segunda Guerra e seus desdobramentos, bem como sugerir a importncia do conhecimento da histria como meio de compreender as informaes que se apresentam no cotidiano. A questo foi avaliada de mdia dificuldade, confirmada pelo nmero de acertos totais. O destaque fica para os itens 16 e 32, assinalados como corretos por alguns candidatos. No caso do primeiro, uma informao bastante especfica sobre o conflito pode ter induzido ao erro. J o segundo item tratava de uma anlise importante relacionada Guerra Fria, que no poderia ter sido confundida pelo estudante.

Questo 15 O costume de ver todo dia esta gente na sua degradao me habituava com a sua desgraa. Nunca, menino, tive pena deles. Achava muito natural que vivessem dormindo em chiqueiros, comendo um nada, trabalhando como burros de carga. A minha compreenso da vida fazia-me ver nisto uma obra de Deus. Eles nasceram assim porque Deus quisera, e porque Deus quisera ns ramos brancos e mandvamos neles. Mandvamos tambm nos bois, nos burros, nos matos.
REGO, Jos Lins do. Menino de engenho. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2005. p. 116.

Com base no texto acima, CORRETO afirmar que: 01. a condio de subalternidade foi considerada algo natural no Brasil, em certas ocasies. O uso de escravos africanos como mo-de-obra, do sculo XVI at meados do XIX, um exemplo. 02. a sociedade brasileira era essencialmente agrcola no incio do sculo XX. Predominavam as grandes fazendas onde os trabalhadores recebiam pequenos salrios e viviam em contnua dependncia de seus patres, conhecidos como coronis. 04. o coronelismo ou clientelismo era uma prtica poltica que visava a obter clientes fiis aos estabelecimentos comerciais gerenciados pelos coronis nas capitais brasileiras.

08. a poltica brasileira no incio do sculo XX, perodo conhecido como Primeira Repblica ou Repblica do Caf-com-Leite, rompeu com o coronelismo existente no sculo anterior. 16. os engenhos de cana-de-acar foram importantes para o desenvolvimento econmico do norte brasileiro, empregando principalmente a mo-de-obra assalariada de imigrantes europeus que para l se dirigiram em meados do sculo XVIII. 32. a grande propriedade aucareira foi um dos elementos que favoreceram a concentrao de poder e riqueza nas mos do senhor de engenho.

Gabarito: 35 (01+02+32) Nmero de acertos: 2075 (31,70%) Grau de dificuldade previsto: difcil Grau de dificuldade obtido: mdio Atravs da leitura de Menino de Engenho, o candidato convidado a conhecer um pouco mais do cotidiano brasileiro no sculo XIX, bastante marcado pela experincia da escravido. A questo teve como objetivo avaliar os conhecimentos do candidato sobre as condies de trabalho e exerccio do poder na sociedade brasileira do perodo. Considerada difcil, visto que demandava o conhecimento de diferentes contextos, a questo teve uma porcentagem de acertos totais (31,70%) indicando que a histria brasileira tem merecido destaque no ensino mdio.

Questo 16 Os homens sucumbem por sua prpria vaidade, a isca ideal para domin-los. Fazem com eles o mesmo que fazem com cada um de ns, quando nos apanham: batem, torturam, mutilam, asfixiam, enforcam, escamam as unhas e devastam os cabelos, castram e matam: s que no nosso caso eles precisam literalmente sujar as mos, eles escondem os cadveres, atiram-nos em valas de indigentes e apresentam depois, quando se do a este trabalho, falsos laudos assinados por falsos legistas, pequenos indivduos que vivem perguntando aos chefes quais os resultados a que desejam chegar [...].
NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. So Paulo: Estao Liberdade: Fundao Nestl de Cultura, 1991. p. 94-95.

Sobre o governo militar no Brasil, ocorrido entre 1964 e 1985, CORRETO afirmar que: 01. em 1964 foi decretado o estado de stio no Brasil por meio do Ato Institucional no 1, o que suspendia direitos e garantias individuais previstos na Constituio Federal. 02. durante este perodo foi lanado no Rio de Janeiro o jornal O Pasquim, o qual representava um jornalismo independente, crtico e bem-humorado, angariando por isto simpatias do governo militar. 04. o Ato Institucional no 5, decretado em 1968, concedeu plenos poderes aos partidos polticos para perseguir e reprimir quaisquer oposies democracia. 08. diante do regime ditatorial instaurado no Brasil, vrios grupos de esquerda promoveram a resistncia por meio da luta armada e de aes de guerrilha, como o seqestro do embaixador norte-americano para a troca por presos polticos.

16. na dcada de 1980 Tancredo Neves foi eleito presidente, mas morreu antes de tomar posse, tendo assumido, como vice, Fernando Henrique Cardoso. 32. entre o final da dcada de 1960 e o incio da dcada de 1970 a economia brasileira apresentou grande crescimento, perodo que passou a ser conhecido como milagre econmico.

Gabarito: 41 (01+08+32) Nmero de acertos: 907 (13,86%) Grau de dificuldade previsto: mdio Grau de dificuldade obtido: difcil O regime militar ditatorial brasileiro foi abordado por diferentes obras literrias indicadas para o concurso vestibular. Esta questo pretendeu investigar a capacidade do candidato em relacionar o contexto s supresses dos direitos civis e seu grau de atualizao sobre o tema. Avaliada como de nvel mdio de dificuldade, a questo teve um percentual de (13,86%) de acertos totais, o que a caracteriza como de difcil interpretao. O item 04 foi assinalado erroneamente como correto por uma parcela significativa dos candidatos, impedindo que o nmero de acertos fosse maior. O item abordava o Ato Institucional n.5, aspecto importante na compreenso do contexto do governo militar instaurado em 1964.

Questo 17 O processo histrico que levou substituio das ferramentas pelas mquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produo domstico pelo sistema fabril constituiu a Revoluo Industrial.
ARRUDA, Jos Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a Histria Histria Geral e do Brasil. So Paulo: Ed. tica, 2002. p. 328.

Sobre a Revoluo Industrial, CORRETO afirmar que: 01. teve incio na Inglaterra, a oficina do mundo, com a indstria txtil e a energia a vapor. 02. iniciou de forma simultnea na Frana e na Alemanha por volta de 1850, utilizando-se da energia eltrica e da queima de derivados de petrleo. 04. consolidou o sistema capitalista, humanizando o trabalho nas fbricas e possibilitando a participao dos operrios nos lucros, o que aumentava a produo. 08. criou uma demanda crescente por energia. Considerando que a maior fonte energtica era o carvo, a Revoluo Industrial iniciou a poluio em grande escala, a qual hoje se manifesta no aquecimento global. 16. o crescimento rpido e desordenado das cidades foi uma conseqncia direta da Revoluo Industrial, a qual gerou um grande contingente de trabalhadores miserveis, o proletariado.

Gabarito: 25 (01+08+16) Nmero de acertos: 3155 (48,23%) Grau de dificuldade previsto: fcil Grau de dificuldade obtido: fcil O tema da Revoluo Industrial tem sido amplamente abordado no ensino mdio, respaldado inclusive em filmes, os quais so bastante utilizados como recurso didtico. (Ex. Germinal, Tempos Modernos). Esta realidade torna o tema bastante conhecido dos candidatos. O objetivo da questo era avaliar se o candidato reunia os elementos necessrios para relacionar a revoluo industrial com urbanizao, fonte energtica, qualidade de vida e problemas ambientais. Foi considerada uma questo fcil, o que foi confirmado no expressivo ndice de acerto total (48,23%), o que tambm aponta para o fato de se tratar de um assunto bastante trabalhado no ensino mdio.

Questo 18 A Revoluo Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na Amrica Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos.

Em relao Revoluo Cubana, CORRETO afirmar que: 01. a tomada do palcio La Moneda deu incio ao processo revolucionrio em Cuba. 02. contou com a participao decisiva do grupo guerrilheiro de inspirao marxista chamado Sendero Luminoso. 04. no processo da Revoluo, o governo corrupto e repressivo de Fulgncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA. 08. na dcada de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produo de acar. 16. com a vitria da Revoluo, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas reforma agrria. Em represlia, os EUA suspenderam a compra do acar cubano, criando dificuldades econmicas e forando Cuba a se aproximar da URSS. 32. teve incio em 1959 e o seu significado para a Amrica Latina equivale ao significado que a Revoluo Russa (1917) teve para a Europa e a Revoluo Chinesa (1949) para a sia.

Gabarito: 56 (08+16+32) Nmero de acertos: 640 (9,80 %) Grau de dificuldade previsto: difcil Grau de dificuldade obtido: difcil A questo diz respeito a um tema relevante na histria da Amrica contempornea. Considerando que, ao longo de 2007, a mdia em geral deu significativo espao questo da doena e conseqente afastamento de Fidel Castro do poder, tratava-se de assunto relativamente prximo dos candidatos. A questo foi considerada difcil, tendo em vista que exigia compreenso do alcance e dos desdobramentos da Revoluo Cubana. Destacamos

que o assunto em muitas escolas ainda envolto numa nuvem de suspeio e neste contexto s vezes no devidamente abordado. Ficou evidenciado, de acordo com as proposies assinaladas, que h uma grande dificuldade em associar atores e contextos, associando-se, por exemplo, o grupo Sendero Luminoso do Peru, com a revoluo Cubana.

Questo 19 Na Idade Mdia, entre os sculos XII e XV, verificou-se uma ascenso da economia europia. No entanto, dentro desse perodo, em meados do sculo XIV, ocorreu uma significativa retrao econmica. Em relao a este assunto, CORRETO afirmar que: 01. a crise econmica verificada em meados do sculo XIV se deveu s Cruzadas, movimento religioso que deslocou milhares de homens em idade produtiva rumo ao Oriente Mdio. 02. a Peste Negra acarretou uma drstica diminuio da populao, com reflexos diretos na economia. 04. tudo indica que a Peste Negra originou-se no Oriente, matando mais de um tero da populao europia. 08. a crise econmica gerada pela Peste Negra foi o marco decisivo para o fim do sistema feudal. 16. como forma de fugir da Europa infectada pela Peste Negra, milhares de europeus se dispuseram a seguir as Cruzadas para libertar Jerusalm sitiada. 32. a ascenso econmica entre os sculos XII e XV foi uma realidade exclusiva dos pases ibricos, em funo das grandes navegaes l iniciadas.

Gabarito: 06 (02+04) Nmero de acertos: 876 (13,40%) Grau de dificuldade previsto: mdio Grau de dificuldade obtido: difcil A Idade Mdia um assunto amplamente abordado em toda a bibliografia recomendada. Da mesma forma, tem sido o foco de vrios filmes bastante conhecidos e utilizados como recurso didtico (ex. O Nome da Rosa), de sorte que um tema que desaperta curiosidade. A questo dizia respeito ao episdio da Peste Negra e convidava os candidatos a relacionar trs importantes temas para se compreender o perodo: religio economia sade. A questo foi considerada de grau mdio de dificuldade e teve ndice total de acertos de 13,40%, com um bom ndice de acertos parciais. Ficou evidente que os candidatos associaram o fenmeno das Cruzadas como principal causador de dificuldades na Idade Mdia. Verifica-se tambm a, a influncia de filmes diversos, os quais ao mesmo tempo que popularizam o tema, induzem a uma compreenso simplista do mesmo.

Questo 20

Na dcada de 1920, eclode no Brasil um descontentamento de um setor militar, o qual ficou conhecido como tenentismo. Em relao a este assunto, CORRETO afirmar que: 01. o movimento tenentista pregava a moralizao da vida pblica e a defesa dos interesses nacionais. 02. dentre sua liderana destacou-se Lus Carlos Prestes, que liderou a Coluna Prestes e percorreu mais de 24.000 km pelo interior do Brasil. Seu maior objetivo era depor o governo de Getlio Vargas. 04. a Coluna Prestes propunha a destituio do presidente Artur Bernardes e da Repblica Oligrquica. 08. o movimento tenentista foi fortalecido no serto nordestino com o apoio decisivo de Lampio, lder dos cangaceiros. 16. a Coluna Prestes nunca foi derrotada pelas tropas do exrcito. No entanto, internou-se na Bolvia onde se dispersou em 1927. Seu lder maior, Lus Carlos Prestes, ficou conhecido como Cavaleiro da Esperana.

Gabarito: 21 (01+04+16) Nmero de acertos: 487 (7,45%) Grau de dificuldade previsto: mdio Grau de dificuldade obtido: difcil Esta questo remetia a um importante aspecto da histria republicana brasileira nas suas primeiras dcadas: o tenentismo. Exigia dos candidatos a capacidade de relacionar este movimento militar de descontentamento com o contexto no qual eclodiu. Verificou-se, de acordo com as proposies assinaladas, uma grande dificuldade em associar o tema em questo com a conjuntura correta. Apesar de ser tratado na bibliografia recomendada, verificase que o assunto no to enfatizado quanto outros do mesmo perodo da histria do Brasil. Considerando o ndice total de acertos (7,45%) revela tratar-se de tema no popular da histria do Brasil, mas de fundamental importncia para a compreenso da repblica Velha.

Das könnte Ihnen auch gefallen