Sie sind auf Seite 1von 15

ESTRESSE TRMICO E SALINO

Fisiologia Vegetal

Eng. Agr. Derek Brito Chaim Jardim Rosa Mestrando em Agronomia PPGA/UFGD

ESTRESSE TRMICO
Temperatura Limitante 45 C Sementes Secas 120 C Gros de Plen 70 C

Termotolerncia Induzida: Exposio breve e peridica a estresses trmicos subletais podem induzir tolerncia a temperaturas letais.

ESTRESSE TRMICO
O Esfriamento Evaporativo e a manuteno de baixas temperaturas nos tecidos vegetais...

Comum na maioria das plantas C3 e C4, com abundante suprimento hdrico at que gua se torne limitante.

ESTRESSE TRMICO ATENO!

Figura 1. O estresse trmico um perigo potencial em casas de vegetao, onde a baixa velocidade do ar e a alta umidade reduzem a taxa de resfriamento foliar. (Fonte: Google Imagens).

Tabela 1. Temperaturas letais para as plantas (Fonte: Levitt, 1980 extrada de Taiz & Zeiger, 2006).

ESTRESSE TRMICO
Tanto a fotossntese quanto a respirao so inibidas em altas temperaturas, mas com o aumento da temperatura, a taxa fotossinttica decresce antes da taxa respiratria. PONTO DE COMPESAO DE TEMPERATURA
Temperatura na qual a quantidade de CO2 fixado pela fotossntese iguala-se a quantidade de CO2 liberado pela respirao.

SOL

SOMBRA

ESTRESSE TRMICO
Figura 2. Resposta da armole congelada (Altriplex sabulosa) e do mel doce do Arizona (Tidestromia oblongifolia) ao estresse trmico. A fotossntese (A), a respirao (B) e a permeabilidade da membrana (C) foram mais sensveis ao dano pelo calor em A. sabulosa do que em T. oblongifolia. No entanto, nas duas espcies a fotossntese foi mais sensvel ao estresse trmico do que qualquer dos outros dois processos; ela foi totalmente inibida sob temperaturas no prejudiciais respirao (Fonte: Bjorkman e cols., 1980, extrada de Taiz & Zeiger, 2006).

ESTRESSE TRMICO
O Estresse Trmico reduz a Estabilidade da Membrana
Altas temperaturas Decrscimo na fora das ligaes de hidrognio e das interaes eletrostticas entre os grupos polares de protenas na fase aquosa da membrana, podendo levar a perda de ons; A excessiva fluidez de lipdeos de membrana a temperaturas altas est relacionada a perda de funo;
A ruptura das membranas tambm causa a inibio da fotossntese e respirao, processos que dependem da atividade de transportadores de eltrons e enzimas associados a membranas.

ESTRESSE TRMICO
Adaptaes protegem as plantas contra o aquecimento excessivo:
A) Tricomas foliares refletivos e ceras foliares; B) Enrolamento foliar e orientao foliar vertical;

C) Folhas pequenas, altamente divididas; D) Presena em algumas espcies, de dimorfismo foliar; E) Produo de Protenas de Choque Trmico

(desdobramento de protenas).

ESTRESSE TRMICO
RESFRIAMENTO X CONGELAMENTO
Dano por Resfriamento: O crescimento torna-se mais lento, surgem descolorao ou leses nas folhas e a folhagem d a impresso de estar encharcada, como se fosse embebida em gua por um longo tempo. Se as razes sofrerem resfriamento, a planta pode murchar. Dano por Congelamento: Ocorre a temperaturas abaixo do ponto de congelamento da gua. A induo de tolerncia ao congelamento, como com o resfriamento, exige um perodo de aclimatao a temperaturas baixas.

ESTRESSE TRMICO
As propriedades das membranas alteram-se em resposta ao dano por resfriamento
Resposta imediata Perda de funo das membranas durante o resfriamento.

Logo: A) B) C) D) E) As folhas danificadas mostram inibio da fotossntese; Translocao mais lenta de carboidratos; Taxas respiratrias mais baixas; Inibio de sntese proteica e Aumento da degradao das protenas existentes.

ESTRESSE SALINO
SODICIDADE X SALINIDADE
Sodicidade: Altas concentraes de Na+. Sua alta concentrao em um solo sdico, pode no apenas prejudicar diretamente as plantas como tambm degradar a estrutura do solo, decrescendo a porosidade e a permeabilidade gua. Salinidade: Altas concentraes de sais totais como por exemplo Ca2+, Mg2+, SO2-4 e NaCl.

A salinidade da gua do solo ou da gua de irrigao medida quanto condutividade eltrica ou quanto ao seu potencial osmtico.

ESTRESSE SALINO
A salinidade reduz o crescimento e a fotossntese de espcies sensveis

Figura 3. O crescimento de espcies diferentes submetidas salinidade, em relao ao de controles no-salinizados. As curvas dividindo as regies so baseadas em dados de espcies diferentes. As plantas cresceram durante um a seis meses (Fonte: Greenway e Munns, 1980, extrada de Taiz & Zeiger, 2006).

ESTRESSE SALINO
O dano pelo sal envolve efeitos osmticos e efeitos inicos especficos
Potencial osmtico baixo (mais negativo) nas zonas radiculares Afeta o balano hdrico geral das plantas, forando-as a busca de um potencial hdrico ainda mais baixo para que consigam se desenvolver.

Ambiente de baixo potencial hdrico causado pela SALINIDADE

Ambiente de baixo potencial hdrico causado pela DESSECAO DO SOLO

ESTRESSE SALINO
Alm das respostas das plantas ao potencial hdrico baixo, tm-se tambm os efeitos nocivos da toxicidade de Na+, SO2-4 e Cl- tais como:
Inativao de enzimas que inibem a sntese proteica; Inibio da fotossntese quando altas concentraes de Na+ e Clse acumulam nos cloroplastos, no afetando o transporte de eltrons mas sim o metabolismo do carbono e a fosforilao.

ESTRESSE SALINO
Diferentes mecanismos para evitar o dano pelo sal:
Excluso via meristemas, em particular da parte area, e de folhas que esto se expandindo de forma ativa e fotossintetizando;
Impedimento, via sistema radicular, da chegada de ons potencialmente prejudiciais parte area;

Presena de glndulas de sal na superfcie das folhas em plantas resistentes ao sal, onde ele cristalizado e fica inerte;
Acmulo de ons no vacolo e sntese de solutos compatveis no citosol (Objetivo decrscimo do s);

Reduo de rea foliar, ou perda de folhas em razo do estresse osmtico (= aos mecanismos de estresse hdrico).

Das könnte Ihnen auch gefallen