Sie sind auf Seite 1von 13

RESUMO COM EXPLICAO SEGMENTADA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATGICO

Indira Guimares

O Planejamento estratgico uma poderosa ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (start-up) at sua maturidade. Este material tem o objetivo de olhar para frente, alocando recursos humanos, tecnolgicos e financeiros, observando os pontos chaves, identificando as oportunidades e antecipando possveis dificuldades. Essa ferramenta vital para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que no buscam qualquer tipo de recurso financeiro, capitalizao ou posicionamento de mercado. Independente do tamanho de sua empresa ou projeto fundamental elaborar um Planejamento estratgico. Um Plano bem estruturado tem por objetivo ajudar o empreendedor/ executivo a planejar e focar suas idias, tomando as aes pensadas para sua empresa, ao mesmo tempo em que uma ferramenta de acompanhamento e definio de metas e gerenciamento de riscos. Existem diversas formas de elaborar um Planejamento, mas no existe uma formatao nica ou um padro. A seguir, apresentaremos um modelo que achamos interessante por poder ser aplicado a diversos tipos de empresas. O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparao do Planejamento, estabelecendo a viso geral do plano, sua aplicao, seus prazos e objetivos. Esse exerccio parte importante do planejamento estratgico das organizaes que se encontram melhor estruturadas. Ao mesmo tempo em que todo o material importante, fao alguns comentrios especficos sobre a seo de resultados histricos e projees financeiras. Nesta seo, todos os pressupostos e os dados quantitativos apresentados em outras partes so submetidos a um teste numrico. Em outras palavras, as projees financeiras so elaboradas com todas as estimativas de vendas da empresa, todos os custos de produo, distribuio, logstica e despesas comerciais e administrativas em um resumo de tipo financeiro. Devemos elaborar as projees financeiras para um perodo de trs a cinco anos para que estas sirvam como orientao para a equipe de gesto sobre os objetivos da organizao nesse perodo e tambm para comunic-las a instituies financeiras ou possveis investidores. O plano financeiro deve ser elaborado em padres mnimos conhecidos, podendo ser mais simplificado ou detalhado de acordo com seu segmento de mercado e a qualidade das informaes obtidas em toda sua pesquisa, mas em resumo conter como resultados (output): Demonstraes financeiras (balano patrimonial, demonstrativo de resultados/ lucros e perdas e fluxo de caixa) dos ltimos anos (se disponvel); Projees financeiras e fluxo de caixa para o perodo de trs anos; Anlises econmicas: ponto de equilbrio, lucratividade, retorno sobre investimento, etc. Quando houver a necessidade de recursos financeiros externos por meio de financiamento, importante incluir em suas projees um resumo desde a utilizao at a liquidao dos recursos. Potenciais investidores e financiadores querem ver quanto recurso financeiro seu negcio ir precisar e a capacidade de pagamento e gerao de valor do negcio.

Assim segue-se aqui um roteiro de planejamento que poder ser trabalhado de forma continua e reajustvel de acordo com a implementao e resultado do mesmo. Para que haja uma maior compreenso do todo, apresentamos em seguida em forma de quadro um resumo de dois modelos e planejamento estratgico que utilizamos como base para formular o melhor modelo aqui apresentado que englobe todos os pontos fundamentais do planejamento estratgico de uma empresa.

Modelo proposto por Oliveira, D. P. R., 2001. Planejamento Estratgico Conceitos, Metodologias e Prticas. 15 Edio. Atlas

A partir dos modelos apresentado fizemos algumas superposies e adaptamos de forma a melhor atender s necessidades apresentados em nosso estudo para uma empresa.

Para inicio do processo, antes de tudo se faz necessrio a preparao para isso:

A partir dos pontos fortes, fracos, neutros, avaliados de forma comparativa com seus concorrentes e a compreenso dos cenrios com as oportunidades e ameaas de mercado pode-se pensar de forma clara e racional na reviso da viso a partir dos:

Possibilitando o estabelecimento de macroestratgias e macropoliticas para a definio das estratgias e politica da empresa

Que serviro como norte de orientao dos objetivos sejam eles gerais ou funcionais, alm de proporcionar uma possibilidade de se trabalhar desafios e metas mais realistas que baseados somente em expectativas e desejos.

Que devero ser quantificados para possibilitar a empresa tirar proveito dos pontos fortes e oportunidades e ainda buscar evitar ou eliminar os pontos fracos e ameaas da empresa no que se chama de Projetos e Plano de Ao

Que dever ser orado e annalisado sua viabilidade economico-financeira para oeracionalizao de cada ao do referido Plano.

Enfatiza-se que todo este processo no finda, e sim se aprimora e aperfeioa constantemente atravs de uma avaliao, controle e ajuste permanente. Desta forma explicado o formato de concepo passaremos a tratar passo a passo explicando item a item como estruturar o planejamento estratgico de uma empresa.

Para inicio do processo, antes de tudo se faz necessrio a preparao para isso:

Pequeno histrico da empresa Descrever um pequeno histrico de fatos relevantes da empresa.

Equipe Abordar um pouco sobre o histrico da equipe envolvida com suas caractersticas principais, qualidades e defeitos alm de tempo de casa. Ento se faz imperativo uma breve reflexo da importncia, de se montar uma equipe competitiva para atuar em um mercado cada vez mais globalizado. A importncia no est condicionada ao tamanho da empresa ou ramo de atividade, todas devem buscar a composio de uma equipe coesa e bem preparada. O grande astro da NBA (Liga de Basquete Americana) Michael Jordan disse certa vez: O talento vence jogos, mas s o trabalho em equipe ganha campeonatos, por isso a importncia da composio da equipe. A habilidade de trabalhar em conjunto tornou-se uma competncia essencial. Hoje a procura por profissionais assim est cada vez maior. Para uma empresa comprometida com resultados e otimizao de recursos, o pior que pode acontecer ter funcionrios individualistas. A caracterstica principal de uma equipe, que nela todos os integrantes possuam um objetivo em comum e dependam um dos outros para atingi-lo. preciso que haja a ideia de um esprito de equipe, que cada integrante deve saber qual a sua atuao, mas sempre considerando o todo e colaborando com ideias e sugestes para o alcance dos objetivos. A comunicao entre os membros deve ser baseada na verdade e no respeito, as opinies divergentes tambm devem ser estimuladas, permitindo que se estabelea uma confiana entre todos os integrantes, fazendo com que as habilidades individuais alcancem melhores resultados. Afinal, pessoas que compartilham entre si uma direo em comum e um senso colaborativo alcanam o seu objetivo mais depressa e facilmente. Uma boa equipe formada por indivduos com caractersticas e experincias diferentes, com predisposio para discutir diferentes assuntos, flexibilidade, capacidade de tratar as informaes racionalmente e no emocionalmente aceitar crticas honestas e opinies conflitantes. Equipes que encorajam esse tipo de prtica sobressaem. Afinal, ningum vence sozinho. E, sendo assim, no existe algum mais ou menos importante dentro de uma verdadeira equipe. Trabalhar em equipe um exerccio de permisso e pacincia. Permisso para que as pessoas encontrem seus espaos para propor e testar novas ideias, e pacincia para que elas se sintam confiantes de que a tentativa possvel e vale a pena, mesmo com o risco de erro. Contudo, um bom resultado tambm est condicionado a alguns fatores, entre eles: ter objetivo claro a ser cumprido, estabelecer metas, possuir uma comunicao transparente, cooperao e execuo. Se houver falha

em algum desses fatores, e esta no for corrigida a tempo, ela poder aparecer no resultado final podendo prejudicar o trabalho. Manter uma equipe coesa no tarefa das mais fceis. A melhor motivao que um gestor pode dar a uma equipe estar junto e ajud-la no dia a dia. A equipe precisa confiar e acreditar nele, pois somente assim ele ir conseguir motiv-la de verdade. E uma equipe bem estruturada produz resultados de alta qualidade, levanta a produtividade e inspira comprometimento. Uma das melhores maneiras de incentivar o crescimento e o progresso celebrando resultados. O prmio em si no to importante quanto o reconhecimento manifestado por um gestor a um trabalho bem feito. Isso motiva e une toda a equipe. No uma tarefa fcil formar um bom time, preciso ter pacincia, garimpar bem para que se torne gratificante. -(Texto adaptado: Mercado empresarial) Por tudo isso ao chegar concluso que a equipe atual da empresa tem estrutura e est qualificada para de fato trabalhar pela empresa de forma dedicada e com metas estabelecidas, pode-se dar continuidade com tranquilidade ao planejamento estratgico. Com a equipe definida deve-se trabalhar uma agenda! O que podemos considerar como uma agenda? Simples a rotina estabelecida de forma de trabalho a ser cumprida primeiramente para definio do plano e durante a definio do plano para a execuo e avaliao do mesmo.

O processo de planejamento estratgico iniciado com a definio da viso, onde so identificados os desejos e as expectativas da alta administrao da empresa. A viso definida aqui pode ser irrealista, mas ser corrigida no decorrer do processo.

Para isso importante que fique claro qual a diferena entre viso, misso e valores...

A viso de uma empresa deve ser: onde queremos chegar; O que queremos em termos de futuro, Como queremos que a organizao seja vista; Projeo de oportunidades futuras do negcio da organizao e a concentrao de esforos;

Neste caso faremos apenas algumas reflexes... e pensaremos numa sugesto de viso a ser posta!

Com a viso estabelecida faremos agora uma anlise externa, que corresponde anlise do mercado, onde so levantadas as oportunidades e ameaas.

Em seguida, j com os dados da anlise externa deve-se considerar a anlise interna, ou seja, o levantamento dos concorrentes e dos pontos fracos, fortes e neutros. Oliveira (2001) destaca que pontos neutros so pontos identificados pela empresa como sendo importantes, mas que no h parmetros que permitam classifica-los como fortes ou fracos.

A partir dos pontos fortes, fracos, neutros, avaliados de forma comparativa com seus concorrentes e a compreenso dos cenrios com as oportunidades e ameaas de mercado pode-se pensar de forma clara e racional na reviso da viso a partir dos:

Aqui se reflete novamente os pontos ressaltados anteriormente na viso da empresa: E agora como deveria ficar? Aps reflexo como ficar em definitivo? Agora j com toda a analise externa e interna nas mos, reviso da viso, caber a empresa comear a se definir a que veio, comeando pela definio da razo da empresa existir. Alm disso, define-se a postura que a empresa ter perante o mercado. Aqui se deve estabelecer a Misso da Empresa. A misso o motivo de existncia da empresa, aonde a empresa quer ir. A misso deve tentar satisfazer alguma necessidade do mercado, e no apenas definir que produto ou servio ser oferecido. Esta misso bem alinhada com os valores (princpios) da empresa para que possa seguir na determinao de sua postura estratgica.

A misso que a empresa tem como sua at o ultimo planejamento realizado : Nossa sugesto que faamos a seguinte pergunta: Esta misso especificamente nossa? Serviria para diversos servios e setores? O que diferencia nossa misso de outros do mesmo segmento? Geralmente a misso indica o que uma empresa se prope a fazer. Mas outras variveis podem ser acrescentadas para complementar ou deixar mais clara a misso, como onde faz, para quem, de que forma e por que faz: Por exemplo, de Daniel Portillo Serrano: Tomemos como exemplo uma empresa que produzir pneus. Vamos tentar construir a sua misso: 1. O que se prope a fazer. Produzir pneus. Esta pode ser a misso final da empresa, mas vamos acrescentar mais dados: 2. Onde faz: Produzir pneus no Brasil. Note que j houve uma definio do negcio especificando a rea geogrfica. Trata-se de uma empresa nacional (ou no) que produz pneus apenas no Brasil. 3. Para quem Produz. Produzir pneus de caminho no Brasil. Veja que aqui a empresa j especificou que tipo de pneus ela vai produzir: nem de motocicleta, nem de tratores, nem de automveis, mas pneus de caminhes. Essa vai ser a especialidade da empresa. 4. De que forma Faz. Produzir pneus de caminho no Brasil com elevados padres de qualidade. Aqui j estamos agregando a forma que os pneus sero produzidos. 5. Por que faz. Produzir pneus de caminho no Brasil, com elevados padres de qualidade, visando a segurana dos meios de transporte de carga rodovirios no pas. Note que aqui j ficam especificadas todas as variveis envolvidas naquilo que a empresa se prope a fazer. Ou seja, importante que a misso seja clara, represente o sentido da empresa hoje e para tanto seguem algumas perguntas para facilitar a nova adequao da misso da empresa! Algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificao da Misso: PERGUNTA 1. O que a empresa deve fazer? Viabiliza viagens lazer e negocios 2. Para quem deve fazer? Pessoas que viajam 3. Para que deve fazer? Satisfao do cliente 4. Como deve fazer? Com atendimento execelencia 5. Onde deve fazer? Em Fortaleza 6. Qual responsabilidade social/ambiental deve ter?

Respondidas estas perguntas a misso estar clara. Seguem alguns exemplos de misses claras e objetivas: BRADESCO - Nossa misso atender as necessidades dos clientes, desenvolvendo relacionamento de longo prazo de forma tica, criativa e em equilbrio com os interesses dos acionistas. MC DONALDS - Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradvel.

APPLE COMPUTERS - Mudar o mundo atravs da tecnologia DISNEY - Alegrar pessoas WAL MART - To give ordinary folk the chance to buy the same thing as rich people. E a da nossa empresa, qual ser a mais adequada?

S relembrando que a misso dever estar alinhada com os valores da empresa e o que se pode entender por valores?

Valores so os princpios, ou crenas, que servem de guia, ou critrio, para os comportamentos, atitudes e decises de todas e quaisquer pessoas, que no exerccio das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Misso, na direo da Viso. So as limitaes ticas das aes da organizao (explcitas). Os valores de uma empresa norteiam e apoiam o funcionamento da organizao, bem como o seu crescimento e desenvolvimento. So os valores que influenciam a eficincia do funcionamento empresarial e pessoal, por isso, so imprescindveis para o sucesso de qualquer negcio. A percepo do valor varia segundo o que cada agente considera ou leva em conta no momento da anlise da organizao, a saber: o cliente: considera o custo/preo, funes do bem ou servio, disponibilidade desse mesmo bem ou servio, qualidade, etc. o fornecedor: considera o preo de venda, lucro proporcionado, condies de fornecimento, forma de recebimentos, etc. o trabalhador: considera os salrios, regalias sociais, formao, progresso na carreira, etc. o acionista: considera o retorno do capital, viabilidade a longo prazo, potencial de crescimento, capacidade de gesto, etc. a sociedade em geral: considera a responsabilidade social, capacidade empregadora, defesa ambiental, qualidade dos produtos, etc.

Para serem viveis, os valores precisam atender a determinados pressupostos:

1. Serem pblicos, permitindo acesso amplo; 2. Serem claros, para permitir a compreenso de todos; 3. Serem obrigatrios, orientando todas as situaes. Assim pode-se afirmar que os Valores da empresa so: Nossa Sugesto 1. 2. 3. 4.

Esta misso casada com os valores da empresa dever conduzir a escolha dos propsitos da empresa, desta forma define-se como

PROPSITOS

CENRIOS

POSTURA ESTRATGICA

Proposito se define como a inteno (ou o intento) de fazer ou deixar de fazer algo, assim objetiva-se neste item deixar claro o que se pretende fazer para atingir a misso definida para esta empresa. Estes propsitos devem ser construdos a partir de detalhes retirados dos cenrios (projeo de futuro) e respeitando a postura estratgica da empresa. Possibilitando o estabelecimento de macroestratgias e macropoliticas para a definio das estratgias e politica da empresa

Que serviro como norte de orientao dos objetivos sejam eles gerais ou funcionais, alm de proporcionar uma possibilidade de se trabalhar desafios e metas mais realistas que baseados somente em expectativas e desejos.

Objetivos so resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcanar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Misso. "Se voc no sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe servir. Henry Kissinger Caractersticas dos Objetivos: Coerentes Viveis, porm desafiantes Aprazados Mensurveis (quantitativamente e qualitativamente) Claros, explcitos e concisos Conhecidos e acreditados por toda a empresa Em nmero reduzido, para evitar disperso

OBJETIVO META
isso mesmo. Quando no se tem uma definio clara das metas de um negcio tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um planejamento estratgico, por mais completo que seja, pois qualquer caminho idntico.

Ento, a principal razo de se escrever as metas e objetivos do negcio procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a empresa esteja cumprindo sua misso em direo sua viso.

O objetivo um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parmetros numricos e datas a serem alcanadas, de modo geral: Ressalta-se que a meta uma segmentao do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importncia maior, ou seja, mais preciso em valor e em data, pois mais prximo que o objetivo.

Por exemplo, caso o objetivo seja chegar ao peso ideal em um ano (valor e prazo aproximados), uma das metas pode ser perder trs quilos at o final do prximo ms (valor e prazos precisos, caminhando para o objetivo).

Quando todas as suas metas so alcanadas a misso da empresa est atendida.

Enquanto a misso da empresa descreve o que ela , as suas metas so a forma de conduzi-la em direo sua viso.

A seguir, algumas caractersticas ou atributos que podem estar presentes nas metas de algumas instituies:

Objetivos econmicos financeiros; So mensurveis e especficas; Esto atreladas misso e viso da empresa; Focam resultados; So desafiantes, porm realistas; So controlveis; Tem tempo limitado; So estratgicas; Foca no crescimento do negcio.

Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como tornar-se lder de mercado ou fornecer alternativas de baixo custo. Exemplos de metas financeiras so: atingir o ponto de equilbrio por empresa em agosto de 2010 ou Obter o retorno sobre determinado investimento numa empresa em 24 meses.

Metas so resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos dinheiro e pessoas, necessrios para alcanar os resultados almejados. As metas definidas para a empresa devem ditar as opes de negcio, orientando o processo decisrio em toda a organizao.

As metas devem criar um elo indissolvel entre as aes da empresa e sua misso.

A simples definio de uma meta genrica para a empresa no tudo. preciso que cada meta seja acompanhada de uma srie de objetivos; declaraes operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcanar meta.

Objetivos so declaraes especficas que se relacionam diretamente a uma determinada meta, fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente so associados a nmeros e datas.

Dessa forma, fcil de se determinar se um objetivo foi alcanado. No existem objetivos isolados.

A seguir, encontram-se algumas diretrizes que podem ser seguidas para a definio de metas:

Determine quem participar da definio de metas de sua empresa; Como as metas so o centro do negcio da sua empresa, este grupo deve incluir os responsveis por todas as suas principais atividades.

Desenvolva um procedimento para monitorar as metas de sua empresa regularmente, revisando e reformulando essas metas medida que as circunstncias externas ou internas se modificarem; Crie metas individuais que esclaream as atividades de sua empresa sem restringir a flexibilidade e a criatividade; Certifique-se de que as metas de sua empresa, em conjunto, constituem um projeto eficaz para alcanar suas abrangentes intenes; As metas declaradas por sua empresa devem ter estreita ligao com a misso da empresa; Use as metas para comunicar as intenes a todos, dentro e fora da empresa.

Diretrizes para a definio de objetivos:

Determine quem definir os objetivos de negcio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participao de todos os funcionrios; Desenvolva um sistema para definio, reviso e administrao dos objetivos em toda a empresa; Certifique-se de que os objetivos podem ser alcanados e verificados conveniente; incluindo valores e datas quando

Crie objetivos de negcios claramente associados s metas mais abrangentes da empresa; Garanta que os objetivos de sua empresa, em conjunto, propiciem o uso eficiente de recursos dinheiro e pessoas em busca de intenes mais abrangentes; Considere o uso de um mtodo formal, como a administrao por objetivos, para envolver todos os funcionrios de sua empresa no processo contnuo de definio, reviso e cumprimento dos objetivos da empresa.

Aps definio de objetivos, desafios e metas a empresa dever traar a partir de seus projetos seu plano de ao

Que dever ser orado e annalisado sua viabilidade economico-financeira para oeracionalizao de cada ao do referido Plano.

O plano de ao contm os objetivos e as aes, tarefas, iniciativas que devem ser executadas pela empresa no futuro prximo, esses dados devem ser detalhados a partir dos projetos e levantado o oramento e a viabilidade financeira deste plano de ao para execuo e permanente monitoramento. Enfatiza-se que todo este processo no finda, e sim se aprimora e aperfeioa constantemente atravs de uma avaliao, controle e ajuste permanente. Desta forma explicado o formato de concepo passaremos a tratar passo a passo explicando item a item como estruturar o planejamento estratgico de uma empresa.

Das könnte Ihnen auch gefallen