Sie sind auf Seite 1von 18

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula Demonstrativa do curso de Direito Constitucional para

Delegado da Polcia Federal Assunto: Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Bom dia, amigo! Estou aqui para elaborar mais um curso no site do Ponto, desta vez para o concurso de Delegado da Polcia Federal. Antes de me apresentar, quero dizer que muito bom ter a oportunidade de elaborar mais um curso aqui no Ponto. Principalmente pelo fato de ser online. Sei que, neste momento, pessoas de todo pas esto me lendo. E muito legal saber que este curso alcana tantas pessoas que se situam longe dos grandes centros e objetivam passar num concurso pblico. Meu nome Frederico Dias e trabalho no Tribunal de Contas da Unio (aprovado em 9 lugar no concurso de 2008 para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo). Mas, comecei minha carreira no servio pblico ao ser aprovado no concurso de Analista de Finanas e Controle da Controladoria Geral da Unio - AFC-CGU (1 lugar nacional em 2008). Alm de trabalhar no TCU tenho ministrado cursos de Direito Constitucional. No final de 2010, lancei um livro de Questes Discursivas de Direito Constitucional, em que resolvo e comento diversas questes dissertativas de vrios assuntos do Direito Constitucional. Este livro encontra-se praticamente esgotado, mas j na editora uma nova edio. Ademais, em 2011, lancei tambm um livro de Questes comentadas do Cespe. Nesse livro eu comento diversas questes objetivas recentes do Cespe. Por fim, acabo de lanar, agora no incio de 2012, um livro de Questes comentadas da Esaf. Bem, meu propsito aqui auxili-lo na disciplina Direito Constitucional. E para essa preparao, o ideal estudar a teoria e complementar com questes de concursos anteriores, a fim de se conhecer o estilo da banca examinadora. Assim, teremos a oportunidade de ver, de forma objetiva, todos os principais aspectos importantes dessa disciplina para o seu concurso. E, como se sabe, de todas as bancas, o Cespe a que mais cobra a jurisprudncia em suas provas. Da a importncia de um curso atualizado. Um aspecto relevante que o formato proposto pelo Ponto para esse nosso curso de teoria + questes, e no de exerccios comentados. Assim, comentarei diversos exerccios do Cespe ao longo da aula, mas no todos. Assim, para realmente fixar o assunto, outras questes recentes sero apresentadas (mas no sero comentadas). De qualquer forma, o frum de dvidas servir exatamente para tirar todas as dvidas relacionadas aos exerccios (comentados e no comentados). A aula de hoje te dar uma boa ideia de como ser o curso. Vamos dar uma olhada na distribuio do contedo ao longo do curso?
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula demonstrativa (esta aula) - Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Aula 1 Teoria da Constituio e do Direito Constitucional (natureza, conceito, objeto e classificaes). Interpretao e Aplicabilidade das normas constitucionais. Aula 2 Poder Constituinte e modificao da Constituio. Aula 3 - Direitos e garantias fundamentais Parte 1. Aula 4 - Direitos e garantias fundamentais Parte 2. Aula 5 - Organizao dos poderes no Estado. Poder Legislativo (fundamento, atribuies e garantias de independncia). Processo legislativo (fundamento e garantias de independncia, conceito, objetos, atos e procedimentos). Aula 6 - Poder Executivo (Atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica). Forma e sistema de governo. Chefia de Estado e chefia de governo. Funes essenciais Justia. Organizao da Segurana Pblica e Atribuies da Polcia Federal. Aula 7 - Poder Judicirio. Aula 8 - Controle da constitucionalidade Parte 1 Aula 9 - Controle da constitucionalidade Parte 2 Aula 10 - Ordem social (Ordem social. Base e objetivos da ordem social. Seguridade social. Educao, cultura e desporto. Cincia e tecnologia. Comunicao social. Meio ambiente. Famlia, criana, adolescente e idoso. ndios). Portanto, pretendo abordar o contedo de Direito Constitucional em dez aulas (sem contar esta apresentao). Vamos iniciar nosso curso j hoje com um assunto bem interessante: Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais. Desejo-lhe uma boa aula! 1 Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais Imagine uma situao em que o Estado exerce seu poder sem limites. Quem estiver de fora desse Estado, estar sofrendo interferncias no s na sua atividade econmica como tambm em sua vida particular. Ento, foi necessrio que, com o desenvolvimento das Constituies escritas, tambm evolusse o estabelecimento de direitos para o indivduo que o protegessem dessa atuao do Estado. Observe como funciona o sistema democrtico: os cidados delegam o poder a seus representantes, entretanto, esse poder no absoluto. Ele conhece limitaes (como o caso da previso de direitos e garantias fundamentais). Por decorrncia, junto noo de democracia, o governo pelo povo deve estar associado limitao do poder estatal.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Na poca do surgimento dos primeiros direitos fundamentais, o que o cidado queria era que o governo estivesse bem longe dele, que aquele Estado no o atrapalhasse. Podemos dizer: ele exigia uma absteno, um no-fazer por parte do Estado. Assim, voc deve ter em mente que os direitos fundamentais originaram-se a partir da necessidade de se garantir uma esfera irredutvel de liberdades aos indivduos em geral frente ao Poder estatal. Ok. Mas, nesse momento, voc j deve ter pensado que os direitos vo alm da mera defesa do indivduo contra o Estado, no mesmo? Afinal, os direitos sociais e econmicos refletem uma atuao do Estado para melhorar a vida da populao. Se voc abrir sua Constituio no art. 6, isso ficar bem claro: So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. E isso mesmo. Inicialmente, os direitos fundamentais funcionavam apenas como limites ao poder do Estado (a chamada natureza negativa). Mas, modernamente, tambm exigida uma atuao comissiva do Estado, a fim de corrigir as desigualdades criadas pelo sistema econmico vigente. Da se falar em diferentes geraes ou dimenses de direitos. Nesse sentido, os direitos fundamentais surgem como direitos negativos (de absteno), a exemplo do direito vida, liberdade, propriedade, liberdade de expresso dentre outros. Somente no sculo XX, com o crescimento do Estado Social, passa-se a exigir uma atitude comissiva do Estado, uma atuao estatal em favor do bem-estar do indivduo. Com isso, podemos classificar os direitos fundamentais em trs dimenses (ou geraes). Na primeira gerao, consolidada no final do sc. XVIII, temos os direitos ligados aos ideais do Estado liberal, de natureza negativa (exigindo um no fazer), com foco na liberdade individual frente ao Estado (direitos civis e polticos). Na segunda dimenso, surgida no incio do sc. XX, temos os direitos ligados aos ideais do Estado social, de natureza positiva, com foco na igualdade entre os homens (direitos sociais, culturais e econmicos). H ainda a terceira dimenso, tambm reconhecida no sc. XX, em que temos os direitos de ndole coletiva e difusa (pertencentes a um grupo indeterminvel de pessoas), com foco na fraternidade entre os povos (direito ao meio ambiente, paz, ao progresso etc.). Vamos treinar com uma recente questo do Cespe sobre esse assunto. 1) (CESPE/ANALISTA/TRE/ES/2011) Os direitos fundamentais considerados de primeira gerao compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais.
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Os direitos fundamentais de primeira gerao enfocam as liberdades clssicas ou formais do indivduo, de natureza negativa. Ou seja, exige-se um no-fazer do Estado, com vistas a garantir a liberdade do indivduo. Item certo. 2) (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DPE-ES/2009) Os direitos de primeira gerao ou dimenso (direitos civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da igualdade; os direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais e culturais) que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da liberdade; os direitos de terceira gerao que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais consagram o princpio da solidariedade.

Podemos classificar os direitos fundamentais em dimenses (ou geraes). 1 gerao Estado Liberal Natureza negativa LIBERDADE 2 gerao Estado Social Prestaes positivas IGUALDADE Portanto, h um erro na questo que inverteu os conceitos. H ainda a terceira dimenso, que se relaciona aos direitos de ndole coletiva e difusa, com foco fraternidade. Item errado. Outros aspectos importantes a serem mencionados: 1 As expresses direitos e garantias no se confundem. Enquanto os direitos so os bens em si mesmo considerados (principal), as garantias so instrumentos de preservao desses bens (acessrio). Por exemplo, para proteger o direito de locomoo, a Constituio prev a garantia do habeas corpus. 2 Se inicialmente os direitos fundamentais surgiram tendo como titulares as pessoas naturais, hoje j se reconhece direitos fundamentais em favor das pessoas jurdicas ou mesmo em favor do estado. Por exemplo, o direito de requisio administrativa previsto do art. 5, XXV da CF/88, um direito fundamental que tem como destinatrio o Estado. 3 Embora originalmente visassem regular a relao indivduo-estado (relaes verticais), atualmente os direitos fundamentais devem ser respeitados mesmo nas relaes privadas, entre os prprios indivduos (relaes horizontais). Por exemplo, o direito de resposta proporcional ao agravo, no caso de dano material, moral ou imagem (CF, art. 5, V). 4 Os direitos fundamentais no dispem de carter absoluto, j que encontram limite nos demais direitos previstos na Constituio (Princpio da relatividade ou da convivncia das liberdades pblicas). Assim, esses direitos no podem ser utilizados como escudo protetivo da prtica de atividades ilcitas. A ttulo de exemplo: (i) a garantia da inviolabilidade das

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS correspondncias no ser oponvel ante a prtica de atividades ilcitas; (ii) a liberdade de pensamento no pode conduzir ao racismo e assim por diante. 5 No caso concreto poder haver coliso entre diversos direitos (por exemplo, liberdade de comunicaes x inviolabilidade da intimidade). O intrprete dever ento realizar uma harmonizao entre esses direitos em conflito, tendo em vista a inexistncia de hierarquia e subordinao entre eles, evitando o sacrifcio total de um perante o outro. Assim, conforme as peculiaridades da ocasio, prevalecer um direito, prevalecendo o outro numa nova situao. 6 No se admite a renncia total por parte do indivduo de um direito fundamental. Ou seja, caracterstica deles serem irrenunciveis. Todavia, modernamente, admite-se que deixem de ser exercidos pelos seus titulares temporariamente em determinadas situaes. 3) (CESPE/PROFESSOR/IFB/2011) As violaes a direitos fundamentais ocorrem tanto nas relaes entre o cidado e o Estado quanto nas relaes travadas entre pessoas fsicas e jurdicas de direito privado.

Os direitos fundamentais nascem para regular as relaes verticais, entre o cidado e o Estado, protegendo o primeiro da atuao forada deste ltimo. Isso evoluiu e, modernamente, considera-se que os direitos fundamentais devem ser respeitados tambm nas relaes privadas (mesmo que em um plo dessa relao esteja uma pessoa jurdica). Quer um exemplo? O dispositivo constitucional que afirma serem inviolveis a intimidade e a vida privada (CF, art. 5, X) aplica-se relao estabelecida entre uma revista e uma pessoa fsica que no deseja tornar pblicas informaes relativas sua intimidade. Item certo. 4) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MPS/2010) Os direitos e as garantias fundamentais consagrados constitucionalmente no so ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados na mesma Carta Magna.

De fato, os direitos fundamentais no so absolutos, pois encontram limites em outros direitos. o caso da liberdade de expresso, que poder ceder frente inviolabilidade da intimidade e da imagem do indivduo. Item certo. 5) (CESPE/PROCESSO SELETIVO/MS/2008) Atualmente, no se reconhece a presena de direitos absolutos, mesmo que se trate de direitos fundamentais previstos na CF e em textos de tratados e convenes internacionais em matria de direitos humanos. Os critrios e mtodos da razoabilidade e da proporcionalidade se afiguram fundamentais nesse contexto, de modo a no permitir que haja prevalncia de determinado direito ou interesse sobre outro de igual ou maior estatura jurdico valorativa.
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS tima oportunidade para voc fixar o que eu j disse: no existem direitos e garantias fundamentais de natureza absoluta. Lembre-se ainda de que no h relao de hierarquia (subordinao) entre eles, possuindo todos a mesma dignidade. Item certo. 6) (CESPE/AGENTE PENITENCIRIO/AGENTE DE ESCOLTA E VIGILNCIA PENITENCIRIO/SEJUS/ES/2009) O direito fundamental vida hierarquicamente superior a todos os demais direitos humanos, estejam eles previstos na CF ou na Declarao Universal dos Direitos Humanos.

No h hierarquia entre direitos fundamentais, o que implica em afirmar que no haver direitos que sempre prevalecero sobre outros em qualquer situao. Alis, como veremos o prprio direito vida sofre restrio autorizada na CF. o caso da autorizao para pena de morte no caso de guerra declarada. Item errado. 7) (CESPE/AUXILIAR DE TRNSITO/SEPLAG/DETRAN/DF/2008) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado direito fundamental de terceira gerao.

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (CF, art. 225) constitui tpico interesse difuso de terceira dimenso (ou gerao). Item certo. 8) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/TJ/RJ/2008) A garantia ao direito de herana um direito fundamental, que no pode ser restringido pela legislao infraconstitucional.

No existem direitos e garantias fundamentais de natureza absoluta. Portanto, assim como outros direitos, a garantia ao direito herana pode ser restringida por norma infraconstitucional, desde que na imposio das restries seja preservado o ncleo essencial dessa garantia e observado o postulado da razoabilidade. Item errado. 9) (CESPE/ACE/DIREITO/TCE/AC/2009) As violaes a direitos fundamentais ocorrem somente no mbito das relaes entre o cidado e o Estado, inexistindo nas relaes travadas entre pessoas fsicas e jurdicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela CF vinculam diretamente os poderes pblicos, estando direcionados apenas de forma indireta proteo dos particulares em face dos poderes privados.

Modernamente, os direitos fundamentais vinculam no s as relaes indivduos-Estado, mas tambm as relaes privadas (negcios privados), tanto entre pessoas fsicas quanto entre pessoas jurdicas privadas. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 10) (CESPE/ANALISTA DE GESTO CORPORATIVA: ADVOGADO/HEMOBRS/2008) De acordo com o posicionamento majoritrio na doutrina, os direitos sociais integram os denominados direitos fundamentais de segunda gerao. Os direitos sociais integram a segunda dimenso (ou gerao) dos direitos fundamentais, que se caracterizam por exigir do Estado prestaes positivas em respeito ao princpio da igualdade. Item certo. 2 Direitos e Garantias Fundamentais na CF/88 Vale a pena revisarmos como a Constituio Federal de 1988 disciplinou os direitos e garantias fundamentais. Veremos aqui apenas os aspectos mais gerais, pois os direitos em si (em espcie, como so exemplos aqueles listados no art. 5) sero apresentados na aula sobre os direitos e garantias fundamentais em si. Os direitos e garantias fundamentais esto disciplinados no Ttulo II (arts. 5 a 17), por isso denominado catlogo dos direitos fundamentais. Nesse Ttulo II, os direitos e garantias fundamentais foram divididos em cinco grupos, a saber: a) direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5); b) direitos sociais (arts. 6 a 11); c) direitos de nacionalidade (arts. 12 e 13); d) direitos polticos (arts. 14 a 16); e) direitos de existncia dos partidos polticos (art. 17). Mas, nem todos os direitos e garantias fundamentais presentes na nossa Constituio esto enumerados nesse catlogo prprio. H, tambm, diversos direitos fundamentais presentes em outros dispositivos da nossa Constituio, que so, por esse motivo, denominados direitos fundamentais nocatalogados (fora do catlogo prprio). O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, por exemplo, um direito fundamental de terceira gerao no-catalogado, pois est previsto no art. 225 da Constituio Federal. Nesse sentido, o constituinte foi expresso (CF, art. 5, 2): Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. Assim, bom lembrar que a enumerao constitucional dos direitos e garantias fundamentais no limitativa, taxativa, haja vista que outros podero ser reconhecidos ulteriormente, seja por meio de futuras emendas constitucionais (EC) ou mesmo mediante normas infraconstitucionais, como os tratados e convenes internacionais celebrados pelo Brasil (CF, art. 5, 2). Por fim, vale comentar que, embora o caput do art. 5 da Constituio diga textualmente que os direitos e garantias fundamentais so garantidos aos
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas, a jurisprudncia entendeu de forma diversa. Assim, a expresso estrangeiros residentes no Pas deve ser entendida como estrangeiros sob as leis brasileiras. Ou seja, aplica-se a estrangeiros residentes ou no-residentes, enquanto estiverem sob o manto do nosso ordenamento jurdico. Mas, observe, no que todos os direitos so destinados a estrangeiros. A ao popular, por exemplo, garantia que no poder ser estendida a estrangeiros em geral, pois apenas o cidado legitimado ativo. 11) (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DPE-ES/2009) Considere que o estrangeiro Paul, estando de passagem pelo Brasil, tenha sido preso e pretenda ingressar com habeas corpus, visando questionar a legalidade da sua priso. Nesse caso, conforme precedente do STF, mesmo sendo estrangeiro no residente no Brasil, Paul poder valer-se dessa garantia constitucional. A expresso estrangeiros residentes no Pas deve ser entendida como estrangeiros sob as leis brasileiras. Ou seja, aplica-se a estrangeiros residentes ou no-residentes, enquanto estiverem sob o manto do nosso ordenamento jurdico. Item certo. Bem, vejamos outros aspectos... I) Nem todos os direitos e garantias fundamentais foram expressamente gravados como clusula ptrea. Nos termos da CF/88, s so clusulas ptreas os direitos e garantais individuais (CF, art. 60, 4, I), constantes do art. 5 e outros dispersos na Constituio, como, por exemplo, a garantia da anterioridade tributria (uma das limitaes ao poder de tributar do art. 150). II) As normas que consagram os direitos e garantias fundamentais tm, em regra, aplicao imediata (CF, art. 5, 1). Entretanto, h excees: direitos fundamentais consagrados em normas de eficcia limitada (dependentes de regulamentao). III) Em situaes excepcionais (estado de defesa e estado de stio), so admitidas restries e at mesmo suspenses de diversos direitos e garantias fundamentais. IV) Nos termos do 4 do art. 5, o Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. 12) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/STJ/2012) As normas que tratam de direitos e garantias fundamentais so consideradas programticas, pois dependem de regulamentao para ter eficcia. As normas que consagram os direitos e garantias fundamentais tm, em regra, aplicao imediata (CF, art. 5, 1). Ou seja, no so programticas, no dependendo de regulamentao para a produo de seus efeitos essenciais. 8 Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 13) (CESPE/JUIZ/TJ-PI/2012) Apesar de no constar do elenco de direitos fundamentais previstos expressamente no art. 5. da CF, o princpio da anterioridade tributria constitui garantia individual fundamental, conforme reconhece a jurisprudncia do STF. certo que nem todos os direitos e garantias fundamentais presentes na nossa Constituio esto enumerados em catlogo prprio (arts. 5 a 17). H, tambm, diversos direitos fundamentais presentes em outros dispositivos da nossa Constituio. O STF j se pronunciou no sentido de que, embora no esteja prevista no art. 5, a anterioridade tributria (uma das limitaes ao poder de tributar do art. 150) garantia individual do contribuinte, insuscetvel, portanto, de abolio por clusula ptrea. Item certo. 14) (CESPE/AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO/TCDF/2012) Embora a CF estabelea como destinatrios dos direitos e garantias fundamentais tanto os brasileiros quanto os estrangeiros residentes no pas, a doutrina e o STF entendem que os estrangeiros no residentes (como os que estiverem em trnsito no pas) tambm fazem jus a todos os direitos, garantias e aes constitucionais previstos no art. 5. o da Carta da Repblica. Embora, textualmente, a Constituio garanta direitos e garantias fundamentais apenas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas, o STF entende que a expresso estrangeiros residentes no Pas deve ser entendida como estrangeiros sob as leis brasileiras. Ou seja, aplica-se a estrangeiros residentes ou no-residentes, enquanto estiverem sob o manto do nosso ordenamento jurdico. Todavia, a questo foi bastante inteligente, pois no se pode dizer que todos os direitos fundamentais foram garantidos aos estrangeiros em geral. O Habeas corpus, por exemplo, pode ser impetrado por estrangeiros. Por outro lado, a ao popular no foi estendida a eles, pois apenas o cidado legitimado ativo. Item errado. 15) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/AM/2008) Embora o art. 5. da CF disponha de forma minuciosa sobre os direitos e as garantias fundamentais, ele no exaustivo e no exclui outros direitos. Nem todos os direitos e garantias fundamentais presentes na nossa Constituio esto enumerados em catlogo prprio. H diversos direitos fundamentais presentes em outros dispositivos da nossa Constituio (direitos fundamentais no-catalogados). Item certo. 16) (CESPE/MANUT. ARMAMENTO LEVE/PM/DF/2010) Segundo a CF, as normas constitucionais que prescrevem direitos e garantias fundamentais tm eficcia contida e dependem de regulamentao.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS As normas que consagram os direitos e garantias fundamentais tm, em regra, aplicao imediata (CF, art. 5, 1), no dependendo de regulamentao para a produo de seus efeitos essenciais. Item errado. 17) (CESPE/JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO/TJ/AL/2008) O estado de defesa autoriza a restrio ao direito de reunio, ainda que exercida no seio das associaes, ao sigilo de correspondncia e ao sigilo de comunicao telegrfica e telefnica. Estabelece a Constituio Federal (CF, art. 136, 1) que o decreto que instituir o estado de defesa determinar o tempo de sua durao, especificar as reas a serem abrangidas e indicar, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre elas, restries aos direitos de: a) reunio, ainda que exercida no seio das associaes; b) sigilo de correspondncia; c) sigilo de comunicao telegrfica e telefnica. Item certo. 18) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 17 REGIO/2009) O Brasil se submeter jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao manifestar adeso. A assertiva est de acordo com a letra da CF/88. Estabelece o 4 do art. 5 da Constituio Federal que o Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. Item certo. 19) (CESPE/DEFENSOR PBLICO SUBSTITUTO - CE/2008) A anterioridade tributria no clusula ptrea da Constituio Federal de 1988. Como comentado, os direitos e garantias individuais no se restringem ao art. 5 da CF/88. Assim, de acordo com a jurisprudncia do STF, o princpio da anterioridade tributria previsto no art. 150, III, b, da Constituio Federal clusula ptrea, por representar uma garantia individual do contribuinte (CF, art. 60, 4, IV). Item errado. 20) (CESPE/JUIZ/TJ/PB/2011) A jurisprudncia do STF reconhece que os estrangeiros, mesmo os no residentes no pas, so destinatrios dos direitos fundamentais consagrados pela CF, sem distino de qualquer espcie em relao aos brasileiros. No mesmo sentido, as pessoas jurdicas so destinatrias dos direitos e garantias elencados na CF, na mesma proporo das pessoas fsicas. Sabemos que os direitos fundamentais aplicam-se no somente aos brasileiros e aos estrangeiros residentes (como d a entender o caput do art. 5), mas tambm aos estrangeiros no residentes que estejam sob as leis brasileiras.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Ademais, sabemos que os direitos fundamentais podem ter como titulares pessoas jurdicas (e at mesmo o Estado). Tudo certo at a? Certo, certssimo. Agora, importante voc saber que isso no quer dizer que no haja nenhuma distino entre brasileiros e estrangeiros. H sim! Por exemplo, a ao popular uma garantia fundamental que s pode ser impetrada pelo cidado, no sendo direito garantido aos estrangeiros em geral. Da mesma forma, no h que se pensar que as pessoas jurdicas sejam destinatrias de direitos e garantias na mesma proporo das pessoas fsicas. As pessoas jurdicas so destinatrias de alguns direitos fundamentais, mas a grande maioria desses direitos continua tendo como destinatrias as pessoas naturais. Item errado. 2.1 Tratados e convenes internacionais Inicialmente, voc deve se lembrar do teor do art. 5, 3 da CF/88, segundo o qual os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. Esse pargrafo importante, tendo em vista a evoluo jurisprudencial recente sobre esse assunto. At o ano de 2008, os tratados internacionais poderiam alcanar status de emenda constitucional (como visto acima) ou status de lei ordinria caso no se enquadrassem nessa regra do art. 5, 3 da CF/88. Mas, em dezembro de 2008, o STF alterou o seu entendimento quanto situao hierrquica dos tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos celebrados pelo Brasil. Desde ento, passou a entender que esses tratados sobre direitos humanos tm status de supralegalidade, quando incorporados pelo rito ordinrio, isto , mediante aprovao de decreto legislativo por maioria relativa das Casas do Congresso Nacional. Ou seja, esses tratados situam-se abaixo da Constituio, mas acima das demais leis do ordenamento jurdico. Diante disso, podemos considerar que os tratados e convenes internacionais celebrados pelo Brasil podero assumir trs diferentes posies hierrquicas ao serem incorporados ao nosso ordenamento ptrio, a saber:

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Status que podem assumir os tratados internacionais: a) emenda constitucional tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito especial do 3 do art. 5 da Constituio Federal (CF, art. 5, 3); b) lei ordinria federal demais tratados e convenes internacionais que no tratam de direitos humanos; c) supralegalidade tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito ordinrio. importante voc guardar agora a informao mais avanada sobre isso: independentemente do status de sua incorporao, os tratados e convenes internacionais submetem-se a controle de constitucionalidade, tanto na via abstrata quanto na via incidental. Para memorizar essas informaes s tem um jeito: exerccios, exerccios e mais exerccios... 21) (CESPE/MANUT. ARMAMENTO LEVE/PM/DF/2010) Se o Congresso Nacional aprovar, em cada uma de suas casas, em dois turnos, por trs quintos dos seus votos dos respectivos membros, tratado internacional que verse sobre direitos humanos, esse tratado ser equivalente s emendas constitucionais. E a, um tratado internacional aprovado pelo Congresso Nacional assume qual posio hierrquica no nosso ordenamento jurdico: status de lei ordinria? Status de emenda constitucional? Ou nenhuma das duas? Bem, vamos memorizar.... I) emenda constitucional tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito especial do 3 do art. 5 da Constituio Federal (CF, art. 5, 3); II) lei ordinria federal demais tratados e convenes internacionais que no tratam de direitos humanos; III) supralegalidade tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito ordinrio. Assim, de fato, tero status de emenda constitucional os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito especial do 3 do art. 5 da Constituio Federal. Item certo. 22) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/RELAES INTERNACIONAIS/MS/2008) Os tratados internacionais firmados pela Repblica Federativa do Brasil devem ser aprovados no Congresso Nacional por decreto legislativo para fins de incorporao. Os tratados internacionais so aprovados definitivamente pelo Congresso Nacional, mediante decreto legislativo (CF, art. 49, I), ato que no se sujeita sano ou veto do chefe do Poder Executivo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 23) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TJ/CE/2008) De acordo com o texto da CF, tratado internacional que verse sobre direitos humanos, ainda que incorporado com o quorum de emenda CF, no pode a ela ser equiparado, devido ausncia de iniciativa dos legitimados para alterao constitucional. Nos termos do pargrafo 3 do art. 5 da CF/88, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos sero equivalentes s emendas constitucionais se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. Item errado. Bem, so vrios aspectos, eu sei. A fim de auxili-lo na memorizao dos principais deles, peo licena para apresentar um esquema que formulei para os cursos online ministrados aqui no Ponto. Sintetizando:

3 Limitaes dos Direitos Fundamentais Esse assunto vem sendo aos poucos cobrado pelas bancas examinadoras. Eu sei que voc est cansado de saber que os direitos e garantias fundamentais no so absolutos e que seu exerccio poder resultar em conflito com outros direitos igualmente previstos na Constituio.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Assim, esses direitos sofrem limitaes. Ao longo da CF/88, constatamos diversos exemplos dessas limitaes, como restries legais. Nesse sentido, o sigilo das comunicaes poder ser afastado por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal (CF, art. 5, XII). Ou seja, trata-se de limitao do direito ao sigilo mediante lei ordinria aprovada com fundamento na norma constitucional. Outras vezes, a Constituio apresenta diretamente as restries, na prpria definio daquele direito. Veja o caso do direito de reunio, que s est assegurado se realizado pacificamente e sem armas (CF, art. 5, XVI). Ou seja, a limitao vem estabelecida na definio do direito. Assim, fica claro que direitos e garantias so passveis de limitao ou restrio. O que voc precisa entender que essas restries, tambm so limitadas. dizer, os limites (ou restries) tambm sofrem limitaes. No entendeu nada? Na verdade, trata-se da teoria dos limites dos limites. Veja como fcil: admite-se a restrio de direitos fundamentais. Mas essa restrio no pode ser ilimitada, pois ela deve se razovel. Isso porque h necessidade de proteo de um ncleo essencial de um direito fundamental, no que tange proporcionalidade das restries impostas a ele. Assim, essa teoria foi concebida para atuar como uma barreira fixao de limites legais ao exerccio dos direitos fundamentais. Com isso, evita-se que o legislador ordinrio consiga esvaziar o contedo daquele direito. Ou seja, o que se pretende proteger um ncleo essencial daquele direito. Em suma: I) sabemos que no existem direitos e garantias fundamentais de natureza absoluta; II) compete ao legislador a imposio de limites ao exerccio desses direitos e garantias; III) mas esse limite no ilimitado, tendo em vista que se deve preservar o ncleo essencial desses direitos, considerando o princpio da proporcionalidade. Concebeu-se essa teoria como forma de se evitar o esvaziamento do direito fundamental por ao desarrazoada do legislador. De qualquer forma, sabemos que no h na ordem constitucional brasileira disciplina expressa sobre a proteo do ncleo essencial dos direitos fundamentais. A teoria dos limites dos limites cumpre esse papel, mas se trata de construo doutrinria e jurisprudencial que tem aplicao entre ns. Por fim, vale comentar sobre os dois modelos sobre a proteo do ncleo essencial dos direitos fundamentais: teoria absoluta e teoria relativa. Em resumo, os adeptos da teoria absoluta entendem o ncleo essencial dos direitos fundamentais como unidade substancial autnoma, que
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS independentemente de qualquer situao concreta, estaria a salvo de eventual deciso legislativa. Os adeptos da teoria relativa entendem que os contornos do ncleo essencial s podem ser estabelecidos em cada caso concreto (considerando, inclusive, o aspecto da proporcionalidade). Vamos resolver uma questo? 24) (CESPE/ANALISTA DE GESTO CORPORATIVA: ADVOGADO/HEMOBRS/2008) A teoria dos limites dos limites serve para impor restries possibilidade de limitao dos direitos fundamentais. A teoria dos limites dos limites impe o seguinte: o poder da lei de impor limites ao exerccio de direitos e garantias constitucionais se sujeita, por sua vez, a limites, haja vista que a limitao imposta s ser vlida se respeitar o ncleo essencial de tais institutos e, tambm, o princpio da razoabilidade ou da proporcionalidade. Item certo. 25) (CESPE/ANALISTA/STM/2011) Os direitos fundamentais, em que pese possurem hierarquia constitucional, no so absolutos, podendo ser limitados por expressa disposio constitucional ou mediante lei promulgada com fundamento imediato na prpria CF. De fato, os direitos fundamentais no dispem de carter absoluto e podem ser limitados: I) por expressa disposio constitucional; Esse o caso do direito de propriedade, em que a prpria Constituio Federal j estabelece algumas limitaes ao seu exerccio, por exemplo: atendimento funo social (CF, art. 5, XXIII); autorizao para desapropriaes (CF, art. 5, XXIV); autorizao para requisio administrativa (CF, art. 5, XXV). II) mediante lei promulgada com fundamento imediato na prpria CF. Esse o caso, por exemplo, da liberdade de exerccio profissional (CF, art. 5, XIII), em que a Constituio atribui lei a funo de estabelecer qualificaes profissionais (que restringiro o exerccio desse direito). Item certo. 26) (CESPE/ANALISTA/STM/2011) As liberdades individuais garantidas na Constituio Federal de 1988 no possuem carter absoluto. isso mesmo! Marque errado naquelas questes que afirmarem determinado direito tem carter absoluto. Os direitos fundamentais tm como limites outros direitos fundamentais e podero sofrer restries por expressa disposio constitucional ou mesmo por meio de leis infraconstitucionais (desde que respeitado o princpio da razoabilidade). Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Bem, hoje fico por aqui. Devo lembrar que os direitos e garantias em espcie ainda sero vistos em aula prpria. De se destacar ainda que esta aula demonstrativa, portanto, teve um nmero menor de pginas (e de questes) do que voc vai encontrar no curso. Fique com mais algumas questes de fixao. Espero que voc tenha gostado da aula. Um abrao e bons estudos! Frederico Dias 4 Exerccios de Fixao 27) (CESPE/ ANALISTA TCNICO-ADMINISTRATIVO/DPU/2010) Os tratados e convenes internacionais acerca dos direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 28) (CESPE/BACHAREL EM DIREITO/CORPO DE BOMBEIROS (DF)/2006) Enquanto os direitos de primeira gerao (civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade, os direitos de segunda gerao (econmicos, sociais e culturais) que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da igualdade. 29) (CESPE/ANALISTA ADMINISTRATIVO/STF/2008) Todos os direitos e garantias fundamentais previstos na CF foram inseridos no rol das clusulas ptreas. 30) (CESPE/ADVOGADO/CESAN/2005) O processo de afirmao dos direitos fundamentais de segunda gerao iniciou-se no sculo XIX e intensificouse no sculo XX por meio da positivao dos direitos coletivos e sociais. O papel do Estado, agora, o de garantir e implementar esses direitos, interferindo, se necessrio, no domnio econmico. 31) (CESPE/AUDITOR DE CONTAS PBLICAS/TCE PE/2004) Na evoluo dos direitos fundamentais, consolidou-se a classificao deles em diferentes geraes (direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira geraes), as quais se sucederam e se substituram ao longo do tempo, a partir, aproximadamente, da Revoluo Francesa de 1789. 32) (CESPE/ANALISTA JURDICO/CMBDF/2007) H, no sistema constitucional brasileiro, direitos e garantias que se revestem de carter absoluto, e que no esto sujeitos a medidas restritivas por parte dos rgos estatais, ainda que respeitados os termos estabelecidos pela prpria Constituio. 33) (CESPE/ADMINISTRADOR/TJDFT/2008) Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal de 1988 no comportam qualquer grau de restrio, j que so considerados clusulas ptreas.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 34) (CESPE/ANALISTA ADMINISTRATIVO/STF/2008) cabvel o estabelecimento de restries ao direito de liberdade de manifestao do pensamento para evitar leso a um outro preceito fundamental. 35) (CESPE/CONTADOR/STF/2008) Os direitos e as garantias fundamentais no podem ser reconhecidos e aplicados aos estrangeiros em trnsito pelo territrio nacional. 36) (CESPE/CONTADOR/SEGER/ES/2009) Na evoluo histrica dos direitos fundamentais em geraes, entende-se que o direito de propriedade um direito fundamental de primeira gerao. 37) (CESPE/ESPECIALISTA EM REGULAO 5/ANAC/2009) Ao garantir aos brasileiros pas a inviolabilidade do direito vida, segurana e propriedade, o artigo 5. da (CF) exclui de seu mbito de proteo o territrio nacional. DE AVIAO CIVIL/REA e estrangeiros residentes no liberdade, igualdade, Constituio Federal de 1988 estrangeiro em trnsito pelo

38) (CESPE/PROCURADOR/PGE AL/2008) Ao analisar a constitucionalidade da legislao brasileira acerca da priso do depositrio que no adimpliu obrigao contratual, o STF, recentemente, concluiu no sentido da derrogao das normas estritamente legais definidoras da custdia do depositrio infiel, prevalecendo, dessa forma, a tese do status de supralegalidade do Pacto de San Jos da Costa Rica. 39) (CESPE/TJDFT/ANALISTA EXECUO DE MANDADOS/2008) A retirada de um dos scios de determinada empresa, quando motivada pela vontade dos demais, deve ser precedida de ampla defesa, pois os direitos fundamentais no so aplicveis apenas no mbito das relaes entre o indivduo e o Estado, mas tambm nas relaes privadas. Essa qualidade denominada eficcia horizontal dos direitos fundamentais. 40) (CESPE/ANALISTA ADMINISTRATIVO/ANAC/2009) Embora seja possvel a restrio da liberdade de locomoo dos indivduos nos casos de prtica de crimes, vedada a priso civil por dvida, salvo, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), quando se tratar de obrigao alimentcia ou de depositrio infiel. 41) (CESPE/ANALISTA/STM/2011) Caso um tratado internacional sobre direitos humanos que estabelea um direito fundamental seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, ele equivaler a uma emenda constitucional. GABARITOS OFICIAIS 27) C 28) C 29) E 30) C 31) E 32) E 33) E 34) C 35) E 36) C 37) E 38) C 39) C 40) E 41) C 17

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010. http://www.stf.jus.br http://www.cespe.unb.br

www.pontodosconcursos.com.br

18

Das könnte Ihnen auch gefallen