Sie sind auf Seite 1von 8

CARVALHO, Jos Murilo de. A Construo da Ordem. Rio de Janeiro: Relum-Dumar, 1996.

CARVALHO, Jos Murilo de. A Construo da Ordem e Teatro de Sombras. Rio de Janeiro: Relum-Dumar, 1996. Estrutura: A Construo da Ordem. Resumo:

A adoo de uma soluo monrquica no Brasil, a manuteno da unidade da excolnia e a construo de um governo civil estvel foram em boa parte conseqncia do tipo de elite poltica existente poca da Independncia, gerado pela poltica colonial portuguesa. Essa elite se caracterizava sobretudo pela homogeneidade ideolgica e de treinamento. Havia sem dvida certa homogeneidade social no sentido de que parte substancial da elite era recrutada entre os setores sociais dominantes. Mas quanto a isto no haveria muita diferena entre o Brasil e os outros pases. A homogeneidade ideolgica e de treinamento que iria reduzir os conflitos intra-elite e fornecer a concepo e a capacidade de implementar determinado modelo de dominao poltica. Essa homogeneidade era fornecida sobretudo pela socializao da elite, que ser examinada por via da educao, da ocupao e da carreira poltica. O estudo de elites particularmente relevante em situaes em que so maiores os obstculos formao e consolidao do poder nacional. A importncia da elite se vincula ao peso maior que cabia iniciativa do prprio Estado em forjar a nao. Na ausncia de poderosa classe burguesa capaz ela prpria de regular as relaes sociais por meio dos mecanismos do mercado, caberia ao Estado, como coube nos primeiros passos das prprias sociedades burguesas de xito, tomar a iniciativa de medidas de unificao de mercados, de destruio de privilgios feudais, de consolidao de um comando nacional, de protecionismo econmico. O Estado agiria principalmente por meio da burocracia que ele treinava para as tarefas de administrao e governo. Essa burocracia podia ter composio social distinta, mas era sempre homognea em termos de ideologia e treinamento. Pelo menos o era seu ncleo principal. O predomnio do Estado refletia, naturalmente, certa debilidade das classes ou setores de classe em disputa pelo poder, e certa fraqueza dos rgos de representao poltica. Da que havia freqentemente fuso parcial entre os altos escales da burocracia e a elite poltica, o que resultava em maior unidade da elite e em peso redobrado do Estado, de vez que de certo modo era ele prprio que se representava perante si mesmo.

Falamos da unidade ideolgica da elite e no da unidade social. No havia necessariamente identidade de interesses entre esses setores da classe proprietria. Mesmo entre os senhores da terra, havia, seno conflito aberto de interesses, pelo menos ausncia de motivao para uma ao coordenada. Da que, independentemente de ser a elite recrutada na classe dominante, colocava-se com toda a fora o problema de sua unidade ideolgica e de seu treinamento para as tarefas de construo do novo Estado a partir das runas da administrao colonial. Dessa unidade podia depender em boa parte a manuteno da unidade do pas e a natureza do prprio Estado a ser criado. A elite poltica que tomou o poder no Brasil aps a Independncia apresentava caractersticas bsicas de unidade ideolgica e de treinamento que, pelas informaes disponveis, no estavam presentes nas elites dos outros pases. Atribumos o fato principalmente poltica de formao de elites do Estado portugus. O ncleo da elite brasileira, pelo menos at um pouco alm da metade do sculo, era formado de burocratas - sobretudo de magistrados - treinados nas tradies do mercantilismo e absolutismo portugueses. A educao em Coimbra, a influncia do direito romano, a ocupao burocrtica, os mecanismos de treinamento, tudo contribua para dar elite que presidiu consolidao do Estado imperial um consenso bsico em torno de algumas opes polticas fundamentais. Por sua educao, pela ocupao, pelo treinamento, a elite brasileira era totalmente no-representativa da populao do pas. Era mesmo no-representativa das divergncias ou da ausncia de articulao dos diversos setores da classe dominante, embora no representasse interesses que fossem a eles radicalmente opostos. Mas a unidade da elite no era monoltica. Em primeiro lugar, houve transformaes importantes ao longo do perodo. Inicialmente dominada por magistrados e militares (Primeiro Reinado), saram muitos militares em 1831 e entraram vrios padres. Posteriormente, foram eliminados os padres e aos poucos os magistrados tambm foram sendo substitudos. Assim, o setor burocrtico, principal responsvel pela unidade e pela orientao estatizante, foi sendo lentamente substitudo por profissionais liberais, sobretudo advogados. Em segundo lugar, mesmo dentro do setor burocrtico havia tenses e divergncias corporificadas na atuao dos magistrados, padres e militares. Em terceiro lugar, a parte no-burocrtica da elite, principalmente a de proprietrios rurais, tendia a dividir-se ao longo de linhas de interesses provinciais e econmicos, em geral combinados. Assim, representantes de setores ligados grande agricultura de exportao e dependentes de mo-de-obra escrava tendiam a divergir em pontos especficos de representantes de reas produtoras para o mercado interno sem grande dependncia do escravo.

O ponto crucial da questo era o relacionamento do Estado imperial com a agricultura de exportao de base escravista. Independentemente da elite poltica, o Estado no podia sustentar-se sem a agricultura de exportao, pois era ela que gerava 70% das rendas do governo-geral. No cabe falar de um Estado separado e dominando a nao. Igualmente, a manuteno da ordem no interior no poderia ter sido conseguida sem a colaborao dos senhores de terra. A elite poltica, sobretudo os magistrados, tinha que compactuar com os proprietrios a fim de chegar a um arranjo, seno satisfatrio, que pelo menos possibilitasse uma aparncia de ordem, embora profundamente injusta. A criao da Guarda Nacional e de outros servios litrgicos teve esse sentido de barganha. Os proprietrios brasileiros eram produtores e homens de negcio que no podiam dedicar-se em tempo integral s tarefas de governo. A falta de estamentalizao reduzia sua coeso que tambm no era favorecida pela dependncia do mercado externo. S nos raros momentos em que eram postos em jogo alguns de seus interesses bsicos, como a propriedade da terra e de escravos, que eles se uniam em frente nica. Some-se desunio dos proprietrios o fato de que o Estado, por seu lado, seguindo a tradio do antecessor portugus, constitura-se em fonte de poder em si mesmo, seja como grande empregador de letrados e de proletrios, seja como regulador da sociedade e da economia, seja como produtor. Isto sem falar na base de legitimidade que adquirira ao longo do perodo, em parte em funo do prprio compromisso com os proprietrios de terra. Acresce ainda o fato de que grande parte da burocracia, inclusive da que se fundia com a elite poltica, era constituda de elementos marginais economia escravista de exportao por terem sido dela expulsos ou por no terem tido dentro dela oportunidade de emprego. O fenmeno se dava tambm com os membros no-burocrticos da elite e tinha como conseqncia a desvinculao parcial de seus interesses dos interesses da grande propriedade escravista ou, nos casos mais extremos, da grande propriedade em si. Da conjuno desses fatores resultava que o Estado e a elite que o dirigia no podiam, de um lado, prescindir do apoio poltico e das rendas propiciadas pela grande agricultura de exportao, mas, de outro, viam-se relativamente livres para contrariar os interesses dessa mesma agricultura quando se tornasse possvel alguma coalizo com outros setores agrrios. O Estado imperial se tornava, por sua elite, instrumento ao mesmo tempo de manuteno e de transformao das estruturas sociais. Exigia-se a liberalizao do Estado pela reduo do controle sobre a economia, pela reduo da centralizao, pela abolio do Poder Moderador, mas recorria-se a ele para resolver os problemas

da escravido, da imigrao, dos contratos de trabalho, do crdito agrcola, da proteo indstria etc. A interveno iria naturalmente redundar em posterior aumento do poder do Estado e, portanto, em novas e mais enfticas crticas a sua natureza no-liberal. Foi constante no Imprio a dubiedade. A unidade bsica da elite formada na colnia portuguesa evitou conflitos mais srios entre seus prprios membros, estabeleceu um cordo sanitrio que mantinha localizados nos municpios ou nas provncias os principais movimentos contestatrios, resguardou a integridade do pas e a estabilidade do governo central. Mais fecundo do que afirmar que essa elite favorecia os interesses da classe dominante seria salientar seu carter no-representativo, no s de classes dominadas, como tambm dos setores dominantes. No Brasil os representantes da nao eram ao mesmo tempo representantes do Estado e os fiscais do governo eram seus prprios funcionrios. A defesa de um Estado centralizado e forte, se beneficiava os setores dominantes na medida em que reduzia a probabilidade de conflitos mais profundos, fortalecia tambm as bases de poder da elite.

Anlise do texto: A CONSTRUO DA ORDEM: A Elite Poltica Imperial. Teatro das Sombras: A Poltica Imperial. - Reis e Bares De: Jos Murilo de Carvalho Anlise apresentada como requisito parcial para obteno de nota na disciplina Histria do Brasil Imprio em equivalncia a Histria do Brasil II, ministrado pela professora Maura Leal. MACAP-AP 2011 REIS E BARES Na realizao da leitura do texto includos no livro Teatro das Sombras: a poltica imperial de autoria do historiador Jos Murilo de Carvalho, mais precisamente no tpico O rei e os bares, o qual discorre sobre as relaes entre a elite e o Estado, fruto de uma aliana para a manuteno de regalias e principalmente de uma poltica social e econmica que os beneficiassem. Tal pensamento se deu devido ao tipo de economia praticada no perodo, ainda de extrema explorao, seja vegetal, animal e/ou mineral, bem como a monocultura, como o caf e a cana-de-acar, todas essas implentadas por dois aspectos, a manuteno do espao territorial, o que garantiria domnio de grandes espaos de terra e o uso da mo-de-obra escrava, herana da monarquia portuguesa e instrumento que mantinham a economia da poca funcionando, sem grandes mudanas para a elite, quem foi quem mais se beneficiou com a independncia. Porm ocorrncia de diversos movimentos que no aceitavam o tipo de governo monrquico tanto no primeiro quanto no segundo reinado, estas contando com

diversos atores (segmentos diversos da sociedade), com grande fora popular e de alguns segmentos que vislumbrava a formao de uma repblica como mais vantajosa, pois muitos ainda sentiam forte presena lusitana em posies de prestigio, e muitos desses levantes eram gerados por um carter antilusitano, o que poderia resultar no esfacelamento territorial, o que no era o interesse da elite, que criou instrumentos de opresso, como por exemplo, a Guarda Nacional. O autor descreve os movimentos ocorridos no primeiro e segundo reinado e suas caractersticas, ressaltando a Cabanagem (1830 a 1835) e a carnificina que esta gerou, mas vale ressaltar que a abordagem nesse tpico se d devido que a maioria da populao estava excluda das definies, se inserido a isso, os grandes proprietrios de terras, pois as definies entre a elite j eram contraditrias e diversas, pois os interesses no coincidiam entre sim e nem beneficiavam aos demais atores sociais. Com o pacto entre a Coroa e os bares, j no segundo reinado, onde os bares depositariam confiana na forma da Coroa governar, mas que foi posteriormente considerada falha. Houve mudanas na legislaes que tratavam desde a abolio, a forma de lidar com as propriedades (lei de terras), reforma da Guarda Nacional, dentre outras, com vistas provavelmente de preparar para o fim da forma de explorao escrava. A relao entre a Corte, a elite poltica e os proprietrios rurais desde 1850 ao fim do Imprio se deu de modo que o autor percebeu pela demanda de ttulos nobilirquicos, muito mais notrios no segundo reinado, principalmente de bares, que eram reservados para grandes proprietrios rurais, que poderiam no ter poder poltico, mas se destacava pelo poderio econmico. Segundo Jos Murilo, essa era uma artimanha de dar notoriedade aos proprietrios, um smbolo de status, e assim os manter ao lado do Imprio, apoiando os interesses mtuos, fortalecendo essa elite imperial (rei, elite poltica e proprietrios de terras). O que facilitou a construo de um sistema poltico e de uma ordem estritamente aplicada de cima para baixo. CONCLUSO TEATRO DAS SOMBRAS Assim, as relaes ocorridas dentro da dita elite imperial para a manuteno do poder. A constituio serviria como instrumento legal para assegurar os direitos de poucos

sobre muitos e os deveres de muitos para servir ao interesse de poucos. Que a representao de Nao por assim dizer, com poderes limitados, mas funcionais, que permitia ao rei arbitrar contra ou a favor dos interesses dos grupos dominantes, em um comando centralizado, o que resultava em uma maior unio dos grupos, mesmos discordantes, para atender suas demandas de interesse mtuo. Se tornando assim uma representao, onde em alguns momentos se encenava uma ordem, dentro dos interesses dos atores envolvidos, em um controle de poder centralizado, em uma mentalidade de organizao social mais aceitvel para aqueles da poca. Sendo esta centralizao garantida pela moderao do poder, pelo carisma popular (no caso de Dom Pedro II), por estar mais prximo a diversidade cultural, da extenso da economia agrcola e escravista, e de tudo mais que mantinha um nvel vantajoso de poucos sobre muitos. Mas se tratando somente de uma iluso, de uma representao, pela constatada dificuldade de comunicao do poder central com todas as regies provinciais, sendo que no se pode afirmar existir uma ideologia imperial homognea. Mas que era divulgada como assim existisse, uma teatralizao para a fixao de um pensamento de unidade para que se evitasse o esfacelamento do territrio brasileiro. Isso ocorrida pela alimentao de vaidades, acordos exaustivamente discutido, e claro, a moderao do imperador, sobre quem aparentemente pesava a responsabilidade de definir, o que acredito haver decises tendenciosas. Sendo assim sombras, que existiam, mas que somente mascaravam os acontecimentos, dando a iluso de tranqilidade em um tipo de governo com diversos impasses, camuflados em rituais, pompas, distribuio de ttulos, dentre outros, alimentando a vaidades de alguns, sendo que toda uma populao ainda no reconhecia viver em uma nao independente como algo que mudou algum aspecto em seu modo de vida.

RESUMO DO LIVRO A CONSTRUO DA ORDEM E TEATRO DAS SOMBRAS


Um dos maiores clssicos da historiografia nacional est de volta s prateleiras. A CONSTRUO DA ORDEM E TEATRO DE SOMBRAS, de Jos Murilo de Carvalho, so verdadeiros marcos. Indispensveis pelo vigor e acuidade das anlises crticas das elites polticas brasileiras no sculo XIX. Jos Murilo lana, ainda, nova luz ao Imprio Brasileiro, suas mazelas e desvarios. Publicados aqui em conjunto, os textos reunidos em A CONSTRUO DA ORDEM E TEATRO DE SOMBRAS foram apresentados pelo autor como tese de doutorado na Universidade de Stanford, em dezembro de 1974. A primeira parte chegou ao mercado em 1980 sob o ttulo de A construo da ordem: a elite poltica imperial. A segunda e ltima ganhou o nome de Teatro de sombras. A poltica imperial, e teve primeira edio em 1988. A presente edio devolve aos leitores esta obra de flego h muito esgotada, mantendo, do ponto de vista editorial, a organicidade do trabalho o que permite a toda uma nova gerao de historiadores, cientistas sociais e leitores em geral o contato com uma obra fundamental para entender o Brasil atual. Jos Murilo de Carvalho utiliza a metfora teatral para a caracterizao do Imprio brasileiro, na esteira das observaes de Joaquim Nabuco e Ferreira Vianna. Assim, oferece uma tica especial para a releitura deste livro, ao sugerir uma reflexo que tome como referncia tanto o texto propriamente dito quanto algo dos bastidores do trabalho: seu lugar na produo do autor e nos debates que configuram a historiografia brasileira. A CONSTRUO DA ORDEM E TEATRO DE SOMBRAS, agora (re)lido em seu conjunto, permite uma anlise densa do perfil das elites polticas brasileiras no sculo XIX, de sua composio e da relao que elas mantiveram com os partidos polticos imperiais, elementos que apontam para a compreenso dos protagonistas do enredo poltico do Imprio. A anlise dos vrios cenrios em que a ao se desenrola, as provncias e a Corte, os espaos da poltica formal e aquele das representaes simblicas, o universo das instituies e o das questes morais relativas ao trabalho escravo e poltica de terras.Tudo isso confere profundidade ao dos distintos papis sociais, ao mesmo tempo em que delineia a particular interpretao da construo da ordem escravista e da unidade no Imprio. Este livro mostra em sua organicidade novas facetas que, unidas ao brilhantismo e profundidade j conhecidos de suas interpretaes, fazem dele uma referncia imprescindvel para a compreenso das complexas relaes entre Estado e Sociedade no Brasil. Jos Murilo de Carvalho Ph.D. pela Universidade de Stanford, Estados Unidos. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi pesquisador e professor visitante das Universidades de Oxford, Stanford, Califrnia, Leiden e da cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, de Paris. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Os bestializados, A formao das almas, Escritos de histria e poltica e Cidadania no Brasil, o longo caminho. Este ltimo, tambm pela Editora Record.

Das könnte Ihnen auch gefallen