Sie sind auf Seite 1von 6

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP rea de Trabalho Chamada tambm de Desktop, em sua definio simples a parte de cima da mesa, onde se apiam os objetos de trabalho. Esta idia metaforicamente usada no meio computacional para denominar a rea de Trabalho do usurio. Nesta rea do computador so colocados geralmente os cones, atalhos e outros objetos de trabalho.

* Alguns componentes bsicos da rea de Trabalho Abaixo, sero apresentados alguns cones bsicos que podem fazer parte da rea de trabalho de um computador com Windows XP. evidente que cada desktop formatado de acordo com cada usurio. Por padro a tela desktop vem praticamente sem nenhum cone. Para acionar os cones bsicos siga os passos abaixo: 1 Clique com boto direito sobre o desktop e escolha a opo Propriedades. 2 Selecione a aba rea de Trabalho. 3 Clique no boto Personalizar rea de trabalho. 4 Na guia geral, marque as quatro caixa de cones principais: a) Meus documentos, b) Meu computador, c) Meus Locais de Rede, d) Internet Explorer. 5 Pronto, seu desktop est configurado com estes cones. cones Principais

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924

O boto Iniciar Ao clicar no boto Iniciar do Windows XP, apresentado uma tela mais menos igual abaixo:

Opo desligar

Este comando quando acionado traz as seguintes opes, conforme tela abaixo

Opes do boto Desligar 1 Fazer Logoff de um usurio (sair do perfil) 2 Desligar o Windows XP 3 Reiniciar o Windows XP 4 Em espera 5 Hibernar (opo mais usada em notebook) - Opo executar como

Esta opo permite ao usurio executar programas e abrir documentos.

- Opo ajuda Esta opo de ajuda do boto iniciar um verdadeiro centro de ajuda sobre o que h de recursos disponveis do Windows XP.

Iniciando o windows XP
Ao ligarmos o computador o programa BIOS executado automaticamente e, aps executadas as suas funes iniciais, ele chama o Sistema Operacional (no nosso caso o Windows XP), o qual iniciado automaticamente

Meus documentos a pasta padro criada pelo Windows para que voc salve seus documentos. Voc poder criar uma
estrutura de subpastas dentro dela para facilitar a localizao de seus documentos. Salvar todos os seus arquivos importantes na pasta Meus documentos facilitar muito a realizao de cpias de segurana (backup).

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924
Meu Computador - proporciona acesso rpido s unidades de disco do computador (HD, disquete, CD, etc.), bem como de
pastas especiais como a Impressoras, que permite que voc gerencie as impressoras instaladas no computador, a Acesso rede dial-up, que d aceso as configuraes de discagem telefnica para conexo a um provedor de Internet e a pasta especial Painel de controle que d acesso s diversas configuraes do Windows.

Lixeira como o prprio nome sugere, uma pasta especial para onde so movidos os arquivos excludos pelo usurio,
possibilitando a restaurao dos arquivos para as suas pastas de origem caso o usurio se arrependa da excluso. Os itens anteriores so pastas especiais do sistema Windows.

Internet Explorer - um atalho para o programa de mesmo nome, facilitando a sua rpida execuo. O Internet explorer pode ser executado por vias normais, mas isso leva mais tempo e cliques com o mouse. Essa a funo do atalho: abreviar e facilitar a execuo de programas e arquivos mais freqentemente utilizados..

Usando o mouse
O mouse facilita muito o uso do Windows. Vamos aprender algumas operaes bsicas. APONTAR mover e posicionar o ponteiro do mouse at que a ponta da seta fique sobre o objeto selecionado. CLIQUE pressionar uma vez o boto esquerdo do mouse com a ponta do ponteiro (seta que movida ao se movimentar o mouse) sobre o objeto desejado O boto esquerdo o mais utilizado e recebe o nome de boto de seleo. DUPLO CLIQUE pressionar rapidamente duas vezes o boto esquerdo com o ponteiro apontando para o item desejado. O duplo clique usado freqentemente para abrir atalhos, arquivos e pastas, e equivale a selecionar um objeto e teclar a tecla ENTER no teclado. ARRASTAR apontar para um determinado objeto (arquivo, pasta, atalho, etc.), clicar o boto esquerdo e reter o clique enquanto move o ponteiro para outro local, o que far que o item seja arrastado pelo ponteiro do mouse, bastando soltar o boto esquerdo para concluir a operao.

O menu iniciar
O Windows nos oferece outras facilidades com a utilizao do menu Iniciar, ao qual podemos acessar clicando com o boto esquerdo do mouse sobre o cone INICIAR da barra de tarefasM localizada ao p da janela da REA DE TRABALHO e que so as seguintes: PROGRAMAS sub menu contendo atalhos para os diversos programas instalados no computador. o caminho normal para se iniciar programas. FAVORITOS pasta especial do sistema Windows onde o usurio cria atalhos para os seus SITES favoritos (endereos de pginas na Internet) DOCUMENTOS sub menu onde so gravados automaticamente pelo Windows atalhos para os 15 (quinze) ltimos arquivos (de documentos ou de programas) acessados pelo usurio, proporcionando um meio rpido para se abrir novamente arquivos recentemente criados ou modificados. CONFIGURAES configurar significa aplicar uma regulagem, definir um modo de operao de um hardware ou software.. LOCALIZAR ferramenta muito til do Windows, que localiza arquivos ou pastas para o usurio, bastando que se d ao programa algumas caractersticas, como nome, tamanho, extenso, data de criao/modificao. AJUDA ferramenta que possui todas as informaes para o usurio que desejar tirar dvidas sobre a operao do Windows ou sobre os significados de termos do sistema.. EXECUTAR - ferramenta muito til para usurios com experincia suficiente para j possuir decorados endereos de programas, ou seja, a letra da unidade de disco, pastas e subpastas onde se encontram determinados programas, podendo assim digitar o endereo completo do programa e execut-lo, evitando muitos cliques na abertura de pastas com o uso do programa explorer (explorador de discos, pastas e arquivos). DESLIGAR ferramenta de uso obrigatrio para se desligar ou reiniciar o computador, pois evita que o disco rgido e seus arquivos sofram perdas ou danos ao se desligar ou reiniciar o computador.

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924

Operaes com janelas de programas


Todo programa executado no Windows abre-se na tela na forma de uma janela, com caractersticas comuns a todos os programas, facilitando a operao. Vejamos as operaes comuns s janelas de programas: MINIMIZAR reduz a janela do programa apenas a um boto na barra de tarefas, facilitando a visualizao
de outras tarefas (programas) que estiverem sendo executados simultaneamente. O programa minimizado fica invisvel, porm aberto.

RESTAURAR / MAXIMIZAR quando a janela est ocupando toda a tela (tela cheia), dizemos que a
janela est maximizada. Caso a janela esteja visvel (no minimizada) mas no ocupando toda a tela, ou seja, em um tamanho intermedirio entre maximizado e minimizado, dizemos que a janela est restaurada.

FECHAR este boto serve para fechar, terminar a execuo de um programa

BARRA DE TTULO A barra de ttulo a barra superior da janela, normalmente na cor azul (cor padro), onde exibido o ttulo do programa. Na barra de ttulo tambm encontramos os botes . minimizar, restaurar/maximizar e fechar da respectiva janela.

BARRA DE MENUS Localizada imediatamente inferior barra de ttulo, a barra de menus consiste em uma barra com palavras que so os ttulos dos menus. Basta clicar sobre a palavra para abrir o menu de mesmo nome.

BARRA DE FERRAMENTAS Localizada normalmente abaixo da barra de menus, a barra de ferramentas contm botes identificados por cones, que executam as ferramentas e funes do programa que so mais freqentemente utilizadas. .

11.8.5 A barra de tarefas


O Windows um sistema operacional multitarefa, permitindo que voc use mais de um programa ao mesmo tempo.

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924

DESLIGAR O COMPUTADOR: Clique Iniciar, Desligar..., marcar a opo Desligar o computador e finalmente em OK. Desligue somente aps o Windows exibir a mensagem Seu computador j pode ser desligado com segurana, que s aparecer em computadores antigos. Nos MANUAL DO CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS 33 computadores atuais (com gabinete do tipo ATX), o gabinete desligado automaticamente aps clicar em OK. Veja a figura abaixo:

Ncleo de apoio ao estudante Rua Tefilo Otoni 818/03 Sete Lagoas 3771-1924
Exerccios 48. A velocidade dos processadores dos microcomputadores atuais normalmente medida em a) Hertz ou Hz b) Gigahertz ou GHz c) Quilo byte ou Kb d) Megabyte ou MB e) Gigabyte ou GB 46. A memria principal divide-se basicamente em: a) Memria Voltil e Memria de Massa b) Memria Magntica e Memria Secundria. c) Memria RAM e Memria ROM d) Memria de Bolha e Memria de Massa e) Memria Alta e Memria Baixa. 45. Os perifricos do computador so as/os a) CPU e Memria de Massa b) Dispositivos ou Unidades de Entrada c) CPU e Memria Principal d) Unidade de Controle e Unidade de Lgica e Aritmtica. e) Dispositivos ou Unidades de E 16 - O recurso do Windows para verificao de erros em arquivos e pastas o: a) Desfragmentador de disco. b) Compactador de disco. c) Acesso rede Dial-up. d) Backup. e) Scandisk 8. Com relao ao Windows, responda. a) Pasta e Atalho no Windows so exatamente a mesma coisa. b) Existe alguma forma de se localizar um arquivo no Windows, sabendo-se s a data em que ele foi criado ou alterado. c) O Paint um editor de textos que j vem junto ao Windows. d) O Explorer no muito utilizado no Windows, por no permitir a cpia de vrios arquivos ao mesmo tempo. e) A opo Documentos do Menu Iniciar do Windows, permite criar novos documentos 1. Indique a(s) alternativa(s) correta(s) e incorreta(s). a) O drive um perifrico de entrada. b) A impressora um perifrico de entrada. c) O scanner um perifrico s de sada. d) O mouse um perifrico s de entrada. e) O Teclado um perifrico de entrada e sada.

Das könnte Ihnen auch gefallen