Sie sind auf Seite 1von 11

SISTEMA SFUST Acessar o site http://sistemas.anatel .gov.br/sis/SistemasInterativos.asp e clicar no link SFUST Sistema de Acolhimento d a Declarao do FUST.

A empresa deve designar um ou mais funcionrios autorizados para acessar o Sistema Boleto em nome da entidade.

Ao acessar o sistema Boleto, nos deparamos com a tela abaixo, nela que se inicia o processo de cadastramento.

Clique no link Ainda no sou cadastrado para que possa proceder ao preenchimento das informaes necessrias ao cadastramento.
Observao importante: Caso o funcionrio autorizado possua cadastro em outros sistemas interativos da Anatel, a senha aqui a ser utilizada ser a mesma dos demais sistemas, no precisando fazer um novo cadastro, devendo seguir apenas os passos descritos a partir do item 5.

3.1 Na primeira tela do cadastro, no campo Identificao, insira o CPF da pessoa a ser cadastrada e clique em Confirmar;

3.2 Na prxima tela confirme os dados que j se apresentam e insira um e-mail para contato. Feito isto, clique em Prximo;
Observao importante: atravs do e-mail cadastrado que ser recebido a senha de acesso ao sistema. Alm disto, caso venha esquecer a senha, somente atravs desse e-mail que uma nova senha poder ser recebida; portanto, sempre mantenha o mesmo atualizado.

3.3 Na nova tela que segue insira os dados cabveis e clique em Prximo;

3.4 Insira os nmeros de telefone para contato e clique em Prximo;

3.5 Por fim, insira um endereo de contato e clique em Confirmar. Caso o procedimento tenha sido efetuado da f orma adequada, haver a confirmao pelo sistema; caso os dados inseridos necessitem de correo, o sistema informar a correo necessria.

Cadastro finalizado, a senha de acesso ser encaminhada para o e-mail informado. Acesse novamente a pgina inicial do sistema Sfust e proceda conf orme descrito nos passos seguintes.

A prxima fase consiste em vincular a pessoa cadastrada entidade. Na pgina inicial, insira no campo Identificao o CPF e no campo Senha a senha recebida. Depois clique em Alterar meus dados/Vincular entidade acessando a tela abaixo:

Os prximos passos consistem em inserir, no campo respectivo, o CNPJ da entidade e depois clicar em Vincular.

Aps clicar em Vincular perceber que no campo Entidades Vinculadas aparecer o nome da entidade a qual se deseja vincular, caso a entidade esteja correta clique em Confirmar.

Passamos agora a uma terceira fase, dividida em duas aes, retorne a pgina inicial do Sfust e faa o login (identificao e Senha) e clique em Entrar. Assim, chegamos a seguinte tela:

8.1 A primeira ao consiste em vincular o representante da entidade.

8.1.1 Clique no link Dados do Representante, por meio do qual chegaremos na tela que segue. Essa tela utilizada para informar qual(is) pessoa(s) representa(m) legalmente a pessoa jurdica da entidade.

8.1.2 Nessa nova tela deve-se clicar em Vincular Representante. Aps especificar a entidade e inserir o CPF do representante clique em Consultar. Note que aparecer o nome do representante, caso esteja correto finalize o processo clicando em Confirmar.

8.2

A segunda ao est em vincular a pessoa responsvel pela prestao de contas ao Fust. 8.2.1 Retorne para a tela descrita no item 8 e clique em Dados do Responsvel. Caso seja necessrio faa um novo login.
Observao importante: O representante da entidade e o responsvel pela prestao de contas podem ser a mesma pessoa.

8.2.2 Clique no link Dados do Responsvel, chegando na tela que segue:

8.2.3 Clique em Vincular Responsvel adentrando a tela que segue abaixo. Aps especificar a entidade e inserir o CPF do responsvel clique em Consultar. Note que aparecer o nome do responsvel, caso esteja tudo correto finalize o processo clicando em Confirmar.

A partir deste momento a pessoas responsvel est apta para incluir a prestao de contas, alm de executar outras funes do Sfust. Basta retornar ao menu principal (item 8), entrar no mdulo Prestao de Contas e clicar em Incluir Prestao de Contas.

9.1 No sub-mdulo Incluir Prestao de Contas, deve-se atentar para o que solicitado:

a) Prestao de Contas: informar o ms de r eferncia, o nome da entidade e se a mesma optante ou no do Simples, lembrando que h uma especificao para aqueles que so optantes do s imples e exportam; b) Clculo da Contribuio: informar a receita bruta auferida com os servios de telecomunicaes e o ICMS (e sua alquota), o PIS e a COFINS pagos. O Valor a Contribuir (base de clculo para contribuio do FUST) e o Valor a Pagar calculado automaticamente pelo sistema;

c) Dados do Representante e Responsvel pela Declarao: aps especificar essas informaes, conferir os dados informados e clicar em confirmar.

9.2 Note que o mdul o Prestao de Contas (item 10) ainda nos d outras opes, so elas: 9.2.1 Declarao de No Obrigao: Declarao de No Obrigao: sub-mdulo para as entidades que no possuem valores a declarar; pois - durante o ms de referncia - no esteve em operao comercial, no auferiu receita com servios de telecomunicaes ou por qualquer outro moti vo;

9.2.2 Retificar Prestao de Contas: sub-mdulo para corrigir algum equvoco relacionado aos valores declarados quando da presta o de contas;

10

9.2.3 Retificar Perodo de Referncia: serve para correo do ms de referncia.

10 Para impresso do boleto, retornar ao Menu Principal, entrar no mdulo Consultas e clicar em Impresso de Boletos. Agora, basta informar a entidade, o perodo de referncia e solicitar a impresso.

Demais dvidas podero ser esclarecidas pela Gerncia de Arrecadao, telefone: (61) 2312-2554, email: fistel@anatel.gov.br .

11

Das könnte Ihnen auch gefallen