Sie sind auf Seite 1von 8

Incio Usurios Comunidades Documentos

Enviar contedo

Cadastro Login

Relatrio de Fsica Experimental 1 - Plano inclinado


giseli (UVA, Engenharia de Produo) Relatrio de Fsica Experimental 1 Plano inclinado UTFPR- Universidade Tecnolgica Federal do Paran Alessandra Santana Calegari Camila Zononi Heitor Jos Gonalves Murilo Keith Umada Professor: Hrcules Alves de Oliveira Jr. Resumo: Corpos de diferentes materiais so deixados, sem velocidade inicial, sobre um plano inclinado. Estuda-se o ngulo a partir do qual o movimento se inicia, bem como a acelerao do movimento adquirido, em funo da natureza dos corpos. Palavras-chaves: Plano inclinado, movimento, acelerao. De acordo com as leis de Newton quando um corpo se move livremente em um plano inclinado, sem atrito, a componente Pn do peso se cancela com a fora normal, portanto a fora resultante responsvel por sua acelerao a componente tangencia de seu peso:

De acordo com a cinemtica obtemos que:

=+

+ (2)

Se o corpo partir do repouso (velocidade inicial nula) e os tempos forem medidos a partir do instante inicial do movimento (t0 = 0), a sua velocidade dada por v(t) = at e, tomando como origem do movimento a posio inicial do corpo (x0 = 0), a lei do movimento : Assim, efetuando muitas medidas do tempo t gasto pelo corpo para se deslocar entre o mesmo par de pontos da trajetria ( distncia x um do outro), poder-se- calcular a acelerao do corpo e determinar a lei do seu movimento uniformemente acelerado: Por outro lado, conhecida a acelerao a, facilmente se calcula a acelerao da gravidade g (eq. 1) Usando a relao trigonomtrica do tringulo retngulo, temos:

Materiais: Duas lmpadas fluorescentes, trs esferas de massas 32g, 60g e 72g, sensores com cronometro de tempo, rgua, tijolo e apoio de madeira. Metodologia: Colocar as lmpadas grudadas no apoio de madeira, tornando o plano inclinado, arrumar o tijolo na estrutura de madeira de forma a determinar um ngulo, mudando o arranjo na hora de alterar o ngulo de trs maneiras diferentes. Marcar o inicio da lmpada, onde a esfera comear a deslizar, colocar o primeiro sensor, colocar o outro sensor um metro adiante.

Soltar cada esfera dez vezes, e cronometrar em cada uma delas, repetir os procedimentos para todos os ngulos considerados. Experimento 1: No primeiro experimento a distancia(y) da base (mesa) foi de 58 cm, como a hipotenusa de 1,18m resulta em um ngulo () de 29,3 (eq. 4) (Tabelas 1,2 e 3). Tabela 1. Lanamento da esfera de 32g Tabela 2. Lanamento da esfera de 60g com ngulo de 29,3. Tabela 3. Lanamento da esfera de 72g com ngulo de 29,3. Experimento 2: No segundo experimento a distancia(y) da base(mesa) foi de 2,6 cm, como a hipotenusa de 1,18m, resulta em um ngulo () de 1,4 (Tabelas 4,5 e 6). Tabela 4. Lanamento da esfera de 32g

Tabela 5. Lanamento da esfera de 60g com ngulo de 1,04.

Tabela 6. Lanamento da esfera de 72g com ngulo de 1,04.

Experimento 3: No terceiro experimento a distancia(y) da base(mesa) foi de 30,7 cm, como a hipotenusa de 1m, resulta em um ngulo () de 15,07 (Tabela 7, 8 e 9). Tabela 7. Lanamento da esfera de 30g Tabela 8. Lanamento da esfera de 60g com ngulo de 15,07. Tabela 9. Lanamento da esfera de 72g com ngulo de 15,07. Calculando a mdia dos tempos pela frmula:

()

(5 )

Obtemos:

Calculando a acelerao pela 2 lei de respectivos ngulos da tabela anterior. Traando o grfico de ngulo () por acelerao obtemos o grfico 1. Os tempos das esferas no foram os mesmo entre os trs ngulos, e sofreram variao no mesmo ngulo, esta variao de tempo no poderia acontecer, pois as esferas partem do repouso, sem velocidade inicial, com a mesma angulao, adquirem acelerao igual, consequentemente resultam em um mesmo tempo. Concluso: Dado o experimento do plano inclinado, conclumos que quanto menor o ngulo de inclinao, maior a distncia a percorrer e menor o esforo a ser empregado. Quanto maior o ngulo, menor a distncia, sendo o esforo maior. A acelerao e seu efeito no movimento dos corpos foram perfeitamente explicados pela primeira vez por Galileu Galilei, que realizou diversas experincias para determinar o processo de queda dos corpos e fenmenos semelhantes. Com o plano inclinado ele pode "reduzir" a acelerao da gravidade, aumentado a durao do movimento de queda livre. Referncias bibliogrficas: R. Resnick, D. Halliday, e J. Merrill, Fundamentos de Fsica, vol. 1 Mecnica, 7a ed., LTC, 2006. H. M. Nussenzveig, Curso de Fsica Bsica, vol. 1 Mecnica, 4a ed., Edgard Blucher, 2002. R. A. Serway e J. W. Jewett Jr., Princpios de Fsica, vol. 1 Mecnica Clssica, Cengage Learning, 2004. F. J. Keller, W. E. Gettys e M. J. Skove, Fsica, vol.1, 1a ed., Makron Books, 1999. Oliveira, H. A., Roteiro de experimentos - Prof. Hrcules - UTFPR, 2010.

Sugestes

Cursos Online! Confira!


800 cursos online com Tutor, Videos Videoconferncia e Certificado. Promoo: Engenharia de Produo

Descrio:
relatorio de plano inclinado

Avaliaes

0 0 Denuncie este arquivo

giseli

Faculdade: UVA Curso: Engenharia de Produo Tamanho do arquivo: 66 kb Palavras chave:relatorio,

Comentrios

Material de apoio:
Perguntas frequentes Privacidade Termos de uso

Sobre o ebaH!:
O que o ebaH!? Fale conosco Ajude-nos a melhorar Imprensa

Fique ligado:
Blog do ebaH!

Twitter do ebaH! EbaH! no Orkut Forum do ebaH! EbaH! no Facebook

Das könnte Ihnen auch gefallen