Sie sind auf Seite 1von 6

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 80 minutos Tolerncia: 10 minutos

GEOGRAFIA GEOGRAFIA
28 / maio / 2012

11 ANO TURMA B 11 ANO TURMA B TESTE DE ETAPA

verso 2

NOTA PRVIA:

. Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corretor. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 6. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 30 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECIONE a alternativa CORRETA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos corretos.

Rui Pimenta

p. 1 de 6

Grupo I
Considere os dois mapas que se seguem mapas A e B , abrangendo a rea de Portugal continental.

1 Os mapas B e A correspondem,
8

respetivamente,
7

Mapa A

A. organizao do espao continental em unidades territoriais: NUTs e distritos.

B. a uma simplificada e distorcida representao


5

do

territrio

continental portugus. C. diviso administrativa e esta-

4 3 2

tstica do territrio portugus. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

2 O lugar assinalado no mapa B com a


letra
X

, revela uma localizao forma traduzir aproximada, da se seguinte

Mapa B
1 X

que,

de

poderia forma:

A. 37 S, 9 O. C. 37 N, 9 O.

B. 37 N, 7 E. D. 37 S, 7 E.

3 Os nmeros 8, 5, 3 e 2 assinalados no mapa A correspondem, respetivamente, aos distritos de


A. Braga, Castelo Branco, Lisboa e vora. C. Viana do Castelo, Portalegre, Lisboa e Leiria . B. Viana do Castelo, Guarda, Lisboa e Beja. D. Viana do Castelo, Castelo Branco, Lisboa e vora.

4 O territrio continental portugus, mapas A e B,


A. situa-se no extremo sudeste da Europa. B. faz parte integrante que um conjunto que comporta tambm uma Zona Econmica Exclusiva (ZEE). C. ocupa toda a fachada ocidental (oeste) da Pennsula Ibrica. D. faz parte integrante que um conjunto que engloba uma regio ultraperifrica os dois arquiplagos atlnticos que se estendem para este do referido territrio.

5 A presena de numerosas comunidades de portugueses e de luso-descendentes em todo o mundo


A. representa um importante elo de ligao de Portugal aos pases de acolhimento dessas comunidades. B. foi reforada em 1986 com a constituio da CPLP, Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, a qual veio reforar a cooperao entre os pases que a integram. C. constitui um fator de irradicao da nossa cultura e da nossa lngua. D. tem como consequncia a dinamizao de fluxos financeiros atravs das chamadas remessas dos emigrantes, geralmente nas regies de destino dos emigrantes.

Rui Pimenta

p. 2 de 6

Grupo II
Considere o mapa ao lado, correspondente densidade populacional por municpio.
N

1 Densidade populacional o
A. nmero de ativos de uma populao. B. nmero de habitantes, por unidade de superfcie. C. nmero de residentes que exercem funes num mesmo municpio. D. valor total da populao de um dado territrio.

2 O mapa ilustra
A. bem, as desigualdades que existem em Portugal ao nvel da evoluo da populao. B. mal, a tendncia atual da distribuio da populao portuguesa. C. mal, as concentraes demogrficas vulgarmente conhecidas por Grande Lisboa e Grande Porto. D. bem, dois dos problemas da distribuio da populao portuguesa.
Fonte: Censos 2011 Resultados provisrios, INE.

3 Por litoralizao entende-se


A. toda e qualquer rea onde se registe elevada concentrao de populao. B. a concentrao da populao e das atividades econmicas no Litoral. C. o intenso preenchimento do Litoral com atividades econmicas de grande poder aquisitivo. D. a perda progressiva de populao do Litoral para as reas rurais.

4 O contnuo despovoamento do Interior simultaneamente causa e efeito de problemas como


A. a fraca oferta de bens e servios. B. a degradao ambiental devido poluio atmosfrica. C. a falta de mo de obra para a esmagadora maioria das atividades agrcolas. D. o desordenamento do espao devido escassa construo de edifcios.

5 De entre as possveis solues para a correo das assimetrias na distribuio da populao em Portugal,
destaca-se

A. a desqualificao social e humana, atravs de medidas de combate pobreza, marginalidade, insegurana, ao desemprego, etc. B. o desenvolvimento das atividades econmicas, para combater o desemprego e o dinamismo econmico e social do Interior. C. a valorizao dos recursos naturais, quer para a produo de energia renovvel quer para a promoo de atividades de cultura e lazer. D. a criao de servios essenciais populao, como o recurso a incentivos financeiros e fiscais.
Rui Pimenta p. 3 de 6

Grupo III
Considere os seguintes perfis transversais e longitudinal do rio Douro.

1 Por rio entende-se


A. o lenol de gua bastante extenso, bloqueado a jusante por um obstculo em que a gua apenas se escoa por um canal. B. qualquer canal (natural ou artificial) que comporte o escoamento de guas. C. toda a poro de espao situado entre dois vales vizinhos. D. todo o curso de gua permanente que corre em leito prprio.

2 Um perfil longitudinal
A. uma linha que une os pontos de menor altura do leito de um rio. B. uma linha que une pontos do talvegue desde a nascente at foz. C. uma linha que une pontos de igual valor de profundidade mdia num curso de gua. D. uma linha que define a forma do vale numa determinada seco de um curso de gua.

3 O rio portugus com maior comprimento o


A. Douro. B. Sado. C. Tejo. D. Mondego.

4 A distribuio da precipitao em Portugal revela irregularidades:


A. interanual, ou seja, de ano para ano, acabam por se verificar diferenas pouco significativas nos valores da precipitao total anual. B. intra-anual, que nos coloca perante a existncia de meses mais secos, os correspondentes ao vero, sendo que os valores mais elevados de precipitao ocorrem no final do outono, durante o inverno e a primavera. C. espacial, que se traduz num contraste evidente entre o norte e o sul, devido sobretudo influncia da latitude, pois a perturbao da frente polar afeta com menor frequncia o Sul do Pas. D. Todas as afirmaes anteriores constituem opo de resposta.

5 Nos centros de baixas presses


A. ar toma um sentido ascendente, convergindo junto da superfcie terrestre. B. a movimentao do ar predominantemente horizontal, no possibilitando a ocorrncia de precipitao. C. o movimento do ar ocasiona uma diminuio da temperatura, a qual que responsvel pela passagem do vapor de gua ao estado lquido (evaporao), formando-se nuvens que provocam precipitao. D. formam-se condies atmosfricas que marcam os estados de tempo em Portugal, sobretudo nos meses de Vero.
Rui Pimenta p. 4 de 6

Grupo IV
Atente no mapa ao lado, que pretende traduzir os pases que compem a Unio Europeia.

1 A adeso de Portugal Unio Europeia data


do ano de

A. 2004. B. 1995. C. 1986. D. 1981.

2 Considerando os pases assinalados atravs


da cor azul, o mapa da Unio Europeia refere-se ao ano de

A. 2010. B. 2007. C. 2004. D. 1995.

3 A integrao de novos Estados-membros na Unio Europeia, a partir do Conselho Europeu de Copenhaga, em


1993, passou a depender de certas condies

A. que dizem respeito a aspetos polticos, econmicos e jurdicos. B. como por exemplo, a intransigente defesa dos direitos humanos e o respeito pelas maiorias. C. que passaram a designar-se princpios de adeso. D. a cumprir aps a adeso.

4 Desde janeiro de 2007, o Instrumento de Assistncia de Pr-Adeso (IPA) inclui intervenes como:
A. o combate ao desenvolvimento institucional. B. o desenvolvimento de elites empresariais, com grandes limitaes no que toca obteno de linhas de crdito para o financiamento da sua formao. C. o desenvolvimento regional, em particular no mbito do desenvolvimento dos servios. D. o desenvolvimento rural, de acordo com as orientaes da PAC (Poltica Agrcola Comum).

5 Os doze novos pases que mais recentemente aderiram Unio Europeia, geraram uma onda de dvidas e
receios mas tambm de oportunidades:

A. associada ao grande aumento da dimenso territorial e demogrfica. B. no seio da prpria Unio, pelo sentimento de coeso gerado com o reforo do seu mercado interno e a maior diversidade de instituies polticas. C. como a expanso do mercado paralelo. D. Todas as afirmaes anteriores constituem opo de resposta.
Rui Pimenta p. 5 de 6

Grupo V
1 Diga o que entende por acessibilidade. 2 Distinga distncia-tempo de distncia-custo. 3 Explique a competitividade entre dois modos de transporte sua escolha, clarificando as suas vantagens comparativas.

Grupo VI
Observe com ateno o mapa relativo s desigualdades na distribuio do rendimento, na UE, em 2006. 1 Faa uma sntese da informao a partir da leitura do mapa. 2 Refira dois objetivos fundamentais da Poltica Regional Comunitria. 3 Comente a afirmao: A Poltica Ambiental o exemplo de uma poltica em construo.

Fonte: Eurostat, 2007.

FIM

COTAES Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo III 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo V 123....... ....... ....... 10 10 30 pontos Grupo VI 123....... ....... .......

25 pontos 10 10 30 pontos

50 pontos Total

50 pontos 200 pontos

Rui Pimenta

p. 6 de 6

Das könnte Ihnen auch gefallen