Sie sind auf Seite 1von 42

UNIVERSIDADE DA REGIO DA CAMPANHA

ANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS

A FORMAO EM SUPERVISO EDUCACIONAL E O EXERCCIO DO CARGO DE DIRETORA ESCOLAR

Porto Alegre 2004

ANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS

A FORMAO EM SUPERVISO EDUCACIONAL E O EXERCCIO DO CARGO DE DIRETORA ESCOLAR

Monografia apresentada ao Curso de PsGraduao em Nvel de Especializao em Superviso Educacional da Universidade da Regio da Campanha URCAMP, PrReitoria de Ps-Graduao, Pesquisa e Extenso, Para Obteno do Ttulo de Especialista em Superviso Educacional

Orientadora: Prof. Llian Zieger

Porto Alegre Dezembro de 2004

Ser professor um privilgio. Ser professor semear em terreno sempre frtil e se encantar com a colheita. Ser professor ser condutor de almas e de sonhos, lapidar diamantes. Gabriel Chalita

FOLHA DE APROVAO Nome do Autor: Andra Oliveira dos Santos Ttulo: A formao em Superviso Educacional e o exerccio do cargo de diretora escolar Natureza do Trabalho: Monografia ao Curso de Ps-Graduao em Nvel de Especializao em Superviso Educacional da Universidade Nome da Instituio: Universidade da Regio da Campanha URCAMP rea de Concentrao: Educao Local: Porto Alegre Data de Aprovao:

______________________________ Llian Zieger

RESUMO

O presente trabalho procurou analisar se a formao em Superviso Educacional auxilia o trabalho do diretor de escola ou no. Esta questo surgiu em funo da vivncia da pesquisadora, como dirigente de uma escola estadual de Ensino Fundamental, no municpio de Guaba e atualmente acumulando a funo de Supervisora Educacional. Em primeiro lugar, caracterizou-se a escola e seu papel social nos tempos atuais e conseqentemente o corpo docente e discente neste contexto. Aps realizou-se uma anlise sobre a administrao escolar na atualidade, caracterizando-se tambm a administrao participativa ou democrtica, bem como as funes do diretor e os desafios deste na atualidade. A Superviso Educacional foi abordada atravs de suas atribuies e consideraes a respeito da funo, ressaltando a importncia desde profissional para o desenvolvimento de um projeto pedaggico de qualidade. A seguir, houve referncia relao entre a administrao e superviso educacional, ressaltando-se que essencial o trabalho em conjunto, a unio em prol da qualidade na educao, visando a funo primordial da escola: ensinar, buscando meios para o sucesso atingir a todos os alunos, sem distino. Neste momento, salientou-se que todas as aes efetuadas na escola so essencialmente pedaggicas e administrativas ao mesmo tempo, portanto, cabe tanto ao diretor como ao supervisor dominar conhecimentos em ambas as reas. Dessa forma, poderemos sonhar com uma escola democrtica, organizada e com competncia pedaggica. Realizou-se tambm uma pesquisa de campo, com o propsito de analisar a vivncia de diretores de escolas pblicas graduados em Superviso Educacional ou no. Dessa pesquisa foram levantados dados para fundamentar a concluso do trabalho, chegando-se a uma resposta questo inicial. Concluiu-se, enfim, que a formao em Superviso Educacional embasa o trabalho do diretor de escola atravs da teoria trabalhada no curso e da experincia deste no exerccio do cargo de supervisor. Palavras-Chave: Superviso Educacional, administrao, escola, relao

ABSTRACT

The present work looked for to analyze if the formation in Educational Supervision assists the work of the school director or not. This question appeared in function of the experience of the researcher, as leading of a state school of Basic Education, in the city of Guaba and currently accumulating the function of Educational Supervisor. In first place, it was characterized consequently school and its social paper in the current times and the faculty and learning in this context. After an analysis was become fulfilled on the pertaining to school administration in the present time, characterizing itself also the participative or democratic administration, as well as the functions of the director and the challenges of this in the present time. The Educational Supervision was boarded through its attributions and considerations regarding the function, standing out the importance since professional for the development of a pedagogical project of quality. To follow, it had reference to the relation between the administration and educational supervision, standing out itself that the work in set is essential, the union in favor of the quality in the education, aiming at the primordial function of the school: to teach, searching it half success to reach to all the pupils, without distinction. At this moment, one was outstanding that all the actions effected in the school are essentially pedagogical and administrative at the same time, therefore, it fits in such a way to the director as to the supervisor to dominate knowledge in both the areas. Of this form, we will be able to dream of a democratic school, organized and with pedagogical ability. A field research was also become fulfilled, with the intention to analyze the experience of directors of public schools graduated Educational Supervision or not. Of this research they had been raised given to base the conclusion of the work, arriving itself it a reply at the initial question. One concluded, at last, that the formation in Educational Supervision bases the work of the director of school through the theory worked in the course and of the experience of this in the exercise of the supervisor position. Words-key: Educational supervision, administration, school, relation

SUMRIO

INTRODUO

.................................................................................................

8 11 13 17 19 23 29 33 37 39 41

1 A ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL NOS TEMPOS ATUAIS ....................... 1.1 Corpo docente e discente no contexto atual ........................................... 2 A ADMINISTRAO ESCOLAR NA ATUALIDADE ..................................... 2.1 Administrao Participativa ou Democrtica ........................................... 3 A SUPERVISO EDUCACIONAL .................................................................

4 RELAO ENTRE A ADMINISTRAO E SUPERVISO EDUCACIONAL ................................................................. 5 PESQUISA REALIZADA CONCLUSO ...............................................................................

................................................................................................... .................................................................................

OBRAS CONSULTADAS ANEXOS

...........................................................................................................

INTRODUO

Atualmente, a escola vista como uma organizao social, cultural e humana, onde cada segmento tem seu papel definido num processo de participao efetiva para o desenvolvimento dos projetos a serem executados.

A equipe diretiva, coordenada pelo diretor da escola, responsvel pela administrao, coordenao e organizao do espao escolar, dos segmentos que compem a escola e da construo do conhecimento no processo de aprender.

Cabe

Superviso

Educacional

assistir

professor,

dinamizar

operacionalizao do mtodo educativo na escola, coordenando-o, com o sentido de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

A Superviso Educacional e a equipe diretiva precisam unir-se em prol de uma educao de qualidade, desenvolvendo um trabalho conjunto, imbudos da inteno pedaggico-administrativa.

Com base nestas consideraes, e atravs da vivncia da pesquisadora,

9 Como dirigente de uma escola estadual de Ensino Fundamental no municpio de Guaba e atualmente acumulando a funo de Supervisora Educacional surgiu a questo: a formao em Superviso Educacional traz benefcios ou no no exerccio de direo de escola?

O propsito desta monografia desenvolver este tema, analisando a vivncia de diretores de escolas pblicas, graduados em Superviso Educacional ou em outras reas da Educao, estabelecendo-se comparao entre essas.

O trabalho divide-se em momentos, sendo que no primeiro captulo ser abordado o papel social da escola nos tempos atuais, analisando o que a sociedade espera da escola de hoje e quais desafios so enfrentados por esta escola. Neste captulo tambm sero descritas caractersticas do corpo docente e discente no contexto atual, verificando-se as mudanas necessrias nestes atores para o cenrio educacional que se apresenta.

O captulo seguinte descrever a administrao escolar na atualidade, relacionando suas perspectivas, desafios e atribuies. Tambm ser abordada a administrao participativa, atravs de suas caractersticas e seu papel para o sucesso da escola.

O terceiro captulo tratar da Superviso Educacional, suas atribuies e seu papel na escola atual, como articuladora do processo ensino-aprendizagem.

A seguir, ser descrita a relao entre a Administrao e a Superviso Educacional, mostrando como estas funes integram-se ao processo educativo.

10 Encerrando este trabalho, o ltimo captulo apresentar a metodologia usada que ser uma pesquisa descritiva, de anlise quali-quantitativa, aplicada com diretores de escolas, e com os resultados obtidos e analisados, espera-se chegar a resposta da questo inicial sobre a formao em Superviso Educacional auxiliar ou no o trabalho do diretor de escola.

1 A ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL NOS TEMPOS ATUAIS A misso da escola, nos tempos atuais e de acordo com a legislao em vigor, , promover o pleno desenvolvimento do aluno, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho.

Visando refletir sobre a funo social da escola, devemos considerar que esta hoje, situa-se entre a tradio e a modernidade, entre o acesso aberto a todas as fontes de informao e conhecimento e a absoluta falta de condies primrias de estudos em periferias pobres; entre o social e o individual; entre as perspectivas de longo prazo e as necessidades imediatas; a competio e a igualdade de oportunidades; a economia globalizada e a valorizao da micro-produo e por fim entre o universal e o local.

Assim como a sociedade vive uma crise de paradigmas, com aspectos modernistas e ps-modernistas, a escola tambm est atendendo alunos de diferentes tempos culturais, convivendo com a coexistncia de caractersticas ora modernas, ora ps-modernas. Para realizar esta transio histrica, a escola deve estar atenta a pontos como: multiculturalismo, diversidade, autonomia, contedos significativos, unidade entre histria e sujeito e viso de mundo abrangente.

Conforme Penin & Vieira (2002, p. 26),

H a necessidade de a escola repensar profundamente sua organizao, sua gesto, sua maneira de definir os tempos, os espaos, os meios e as formas de ensinar ou seja, o seu jeito de fazer escola!. hora de jogar fora as roupas velhas e tornar a vestir a escola, a partir da essncia sua funo social que permanece: ensinar bem e preparar os indivduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa, enquanto se realizam como pessoas.

12 A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/96, proporciona aberturas para a escola redefinir suas estruturas, seu projeto pedaggico, seu papel na atualidade. Para tanto, no basta somente o estudo sobre novas propostas de organizao, gesto e avaliao; importante acima de tudo, a esperana em uma escola diferente e a vontade de mudar o que preciso. necessrio o entendimento de que a escola tem que evoluir, dentro de suas possibilidades e necessidades e para tanto o trabalho coletivo, a participao da comunidade escolar torna-se de extremo valor, pois constituem a voz da escola, o termmetro que avaliar o que preciso mudar ou no.

Dando continuidade ao pensamento de Penin & Vieira (2002, p. 26):

A escola ainda a porta de entrada da maioria da populao para o acesso ao mundo do conhecimento, pois vivemos um perodo no qual a informao est a um s tempo disponvel como nunca esteve e, contraditoriamente, inacessvel a a grandes parcelas da nossa populao.

Neste contexto, a escola tem que tornar-se significativa. O ato educativo deve ter como meta a aplicao, a utilidade do que se aprender, a relao dos contedos com a realidade. A escola deve preocupar-se com a formao da conscincia crtica, para isso deve investir em novos contedos, mtodos, espaos, atores pedaggicos e formas de avaliao. Em todas estas inovaes, o aluno deve ser ouvido e seu espao de participao ampliado, pois a escola no pode esquecer que a aprendizagem do aluno seu nico objetivo.

Kuenzer (2003, p. 49) afirma:

A escola dever propiciar a apropriao do conhecimento por meio

13
da articulao com seu lcus de produo: o mundo das relaes sociais e produtivas. Esta articulao a nova funo do professor, que no mais ensina por meio de relaes interpessoais com os alunos, mas estabelece a mediao entre eles e a cincia no seu acontecendo, na prxis social e produtiva, gerenciando, portanto, o processo de aprender.

Dessa forma, a proposta de educao atual, exige que a escola desenvolva integralmente a personalidade do aluno, explore todos seus talentos, sejam eles na rea da memria, raciocnio, imaginao, capacidade fsica, no sentido de esttica ou na facilidade de comunicar-se com os outros.

Num mundo em processo de globalizao, novas demandas colocam-se para a escola e para aqueles que participam de sua gesto. Novos pilares para a educao no sculo XXI se firmam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para falar apenas de algumas das mltiplas aprendizagens necessrias a um mundo sob o signo da mudana (PENIN & VIEIRA, 2002, p. 43).

As novidades provenientes dessa nova viso de escola exigem tambm um novo perfil de professor que deve estar preparado para atender s necessidades do aluno que est chegando s nossas escolas, atualmente. Faz-se necessrio analisar o papel destas duas peas-chave do processo ensino-aprendizagem: o professor e o aluno.

1.1 Corpo docente e discente no contexto atual

O contexto atual da educao exige um repensar da prtica docente. Os professores devem ter conscincia que o conhecimento hoje no encontra-se somente na escola. Portanto, na sua prtica uma prioridade deve ser proporcionar ao aluno meios para buscar o conhecimento.

14
Antes, ao professor cabia apenas transmitir o conhecimento de forma pronta e acabada. Agora, se espera que ele seja o mediador entre os alunos e o conhecimento, facilitando a aprendizagem. Seu principal papel , pois, o de orientar e guiar as atividades dos alunos, levando-os a aprender, progressivamente, os contedos escolares, compreendendo seu significado e importncia (DAVIS & GROSBAUM, 2002, p. 81-82).

O professor atual no pode querer ser dono das verdades absolutas. Deve modificar sua postura frente aos questionamentos realizados pelo aluno, que hoje, visto como um ser que contribui para sua aprendizagem de forma ativa, selecionando, assimilando, interpretando e generalizando informaes acerca de seu meio fsico e social.

A viso atual de aluno a de um ser crtico, participativo, ativo, que questiona os fatos e que precisa ser motivado para aprender. A aprendizagem precisa ser significativa, vinculada vida do aluno e relacionada a conhecimentos anteriores. tambm importante considerar a histria de vida e o autoconceito do aluno no processo de ensino.

A escola deve analisar as necessidades educativas do aluno, da sua comunidade e atend-los dentro de suas possibilidades e tambm trabalhar com o autoconceito deste aluno, levando-o a acreditar em si mesmo e a querer aprender.

Dando continuidade ao pensamento de Davis & Grosbaum (2002, p. 86),

importante que os docentes construam, nos alunos, confiana em sua capacidade de aprender e expectativas elevadas quanto ao prprio desempenho. Para isso, compete comear o trabalho um pouco alm daquilo que o aluno j consegue compreender e/ou realizar, deixando claro que ele vai contar com ajuda para realizar a tarefa. No vale comparar alunos entre si. Cada um cada um e todos podem progredir com o auxlio do professor, se ele conseguir lhes mostrar a importncia da aprendizagem.

15 O aluno tem que ser desafiado a aprender, atravs de atividades motivadoras e instigantes. O professor precisa tambm ensinar que aprender exige persistncia, concentrao, erros e tentativas. E tambm o aluno deve ser envolvido pela escola e cativado pelo professor. Vrios autores reforam a idia de que a qualidade do relacionamento professor-aluno que torna o processo educativo e a escola significativos para o educando.

Em sntese, a eficcia do processo educativo centra-se no professor: seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes em relao ao aluno a quem deve motivar. Torna-se, pois, de vital importncia promover, antes de mais nada, o desenvolvimento desse professor, orientlo e assisti-lo na promoo de um ambiente escolar e processo educativo significativos para o educando. Mudanas curriculares, inovao de mtodos e tcnicas de ensino ou do prprio currculo no tornaro, por si s, o processo ensino-aprendizagem repentinamente eficazes. Se este tiver que ser melhorado, ter que ser a partir dos professores, do desenvolvimento de suas atitudes, habilidades e conhecimentos a respeito das mudanas e inovaes necessrias (LCK, 2003, p. 15).

O professor elemento principal para o aprendizado do aluno, mas o bom resultado deste aprendizado depender da forma como o professor v este aluno e de seu interesse em ajud-lo, at este adquirir autonomia e segurana na apropriao do novo conhecimento.

Mesmo num momento histrico, onde a escola parece viver uma fase de redefinio de papis, inclusive o seu prprio e o de todos que nela interagem, a figura do professor assume maior importncia, pois, apesar de saber-se que o conhecimento rompeu as barreiras da escola e est em todo o lugar, h a necessidade do articulador, do mediador, da pessoa que contribuiu ativamente para aproximar os alunos do conhecimento e dar-lhes as ferramentas para fazer uso deste.

16
A interao entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinmica da sala de aula, decorre da forma como o professor v os processos de ensino e de aprendizagem. A compreenso de que os alunos no so pessoas a serem moldadas pelo professor mas selecionam, assimilam e processam as informaes, conferindo-lhes significado e construindo conhecimentos muda radicalmente a concepo de aprendizado. S que nossos alunos no constroem sozinhos seus conhecimentos: isso depende da interao mantida com professores e colegas (DAVIS & GROSBAUM, 2002, p. 99).

Enfim, a aprendizagem se traduz em uma troca de experincias, conhecimentos, onde o aluno aprende com o professor e este aprende com o aluno, num constante movimento de transformao das realidades existentes.

2 A ADMINISTRAO ESCOLAR NA ATUALIDADE A administrao de uma escola compete equipe diretiva, geralmente formada pela pessoa do diretor, vice-diretores, supervisor educacional, orientador e Conselho Escolar (existente na rede estadual de ensino a partir do ano de 1995).

Administrao escolar um ramo da Cincia Administrativa, tendo como objeto prprio o estudo dos mtodos e processos mais eficientes e prticos de se organizar e administrar um sistema escolar ou uma escola, em ordem aos ideais e objetivos visados pelo trabalho educativo (BELLO apud LACERDA, 1977, p. 14).

A principal preocupao da administrao escolar, atualmente, deve ser educar para a vida. O objetivo principal deve ser formar a personalidade, dando ao aluno o domnio de si mesmo, hbitos sadios, conscincia de seus deveres e direitos, integrando-o no meio social em que ir viver; enfim, formar-lhe o carter.

O momento atual no mundo, caracterizado por crise de paradigmas, contrastes entre modernidade e ps-modernidade, exigem da administrao da educao novas compreenses, novos conceitos, categorias e interpretaes. Uma das tarefas mais urgentes para os administradores da educao pensar em formas de interveno e construo de conhecimento que possibilitem o enfrentamento dos desafios da atualidade.

Os desafios da atualidade exigem a formao de uma conscincia crtica da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionrios). Esta comunidade pode exercitar sua participao no mbito da escola, auxiliando a equipe diretiva na administrao desta. Para tanto, cabe direo proporcionar momentos para que exista a efetivao desta participao.

18
...Saliento a importncia da direo que se constri e legitima na participao, no exerccio da democracia e na competncia da construo coletiva do projeto poltico-pedaggico, por meio de uma prtica de gesto comprometida com a formao de homens e mulheres brasileiros/as fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente e capazes tecnicamente (FERREIRA, 2003, p. 10).

O papel da escola hoje este formar pessoas fortalecidas por seu conhecimento, orgulhosas de seu saber, emocionalmente corretas, capazes de autocrtica, solidrias com o mundo exterior e capacitadas tecnicamente para enfrentar o mundo do trabalho e da realizao profissional.

Neste contexto, o diretor de escola o principal responsvel pela execuo eficaz da poltica educacional. sua funo tambm, coordenar e orientar todos os esforos no sentido de que a escola, como um todo, produza os melhores resultados possveis no sentido de atendimento s necessidades dos educandos e promoo do seu desenvolvimento.

O centro de ateno mxima da escola deve ser o aluno. A escola existe em funo dele, e, portanto, para ele. A sua organizao, em qualquer dos seus aspectos, deve ter em vista a considerao do fim precpuo a que a escola se destina: a criao de condies e de situaes favorveis ao bemestar emocional do educando, e o seu desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, psicomotor e afetivo, a fim de que o mesmo adquira habilidades, conhecimentos e atitudes que lhe permitam fazer face s necessidades vitais e existncias (LCK, 2003, p. 63).

Cabe ao diretor da escola proporcionar espao para que os setores educacionais (superviso, orientao, biblioteca e outros) desenvolvam seus projetos em prol da aprendizagem do aluno. Todos os segmentos devem unir-se e ter um objetivo comum: o desenvolvimento integral de todos os alunos, o sucesso da escola, pois este ser medido pelo desempenho dos educandos. Este sucesso depende da

19 participao de toda a equipe e sobretudo do diretor. dele a responsabilidade de trabalhar com os professores a concepo de escola que desejam implementar, como se definir o projeto pedaggico, as formas de avaliao, de maneira a promover a aprendizagem contnua dos alunos.

Chalita (2001, p. 189) afirma:

O papel de diretor o de lder. Tudo ficar mais fcil se ele permitir uma participao democrtica dos outros sujeitos da educao nas tomadas de deciso, entretanto importante que se lembre: poder se delega, responsabilidade no.

Neste contexto, o diretor da escola atual deve inteirar-se de todos os processos desencadeados no interior do espao educativo e perceber que a escola que se deseja construir aponta para a valorizao do pedaggico. Ele o centro de todo o trabalho da escola, a razo de existir da escola e neste sentido a ao administrativo-financeira deve acontecer como suporte necessrio para acontecerem a produo e a construo do conhecimento.

Para dirigir esta escola, Chalita (2001, p. 190) complementa: O novo conceito de gestor o daquele que vai at seus companheiros e interage, e observa, e resolve, e participa, e constri.

2.1 Administrao Participativa ou Democrtica A sociedade atual precisa de uma escola democrtica, organizada, com

identidade social, atualizada, aberta, crtica e eficiente na educao. frente desta escola se faz necessrio um diretor com viso pedaggica e educacional; comprometido com a melhoria do processo educativo; que faa dos aspectos

20 pedaggicos questes prioritrias na sua administrao; lute pela qualidade do ensino e do currculo e proporcione discusses sobre educao e realidade. Um diretor com gesto participativa, que no permanea fechado em sua sala, que seja aberto ao dilogo com todos os segmentos, que valorize as iniciativas e trabalhos da comunidade escolar, que incentive a participao, entrosamento e harmonia dos diversos setores envolvidos no processo educacional.

[...] a gesto democrtica entendida como processo de aprendizado e de luta poltica que no se circunscreve aos limites da prtica educativa mas vislumbra, nas especificidades dessa prtica social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criao de canais de efetiva participao e de aprendizado do jogo democrtico e, conseqentemente, do repensar das estruturas de poder autoritrio que permeiam as relaes sociais e, no seio dessas, as prticas educativas (DOURADO, 2003, p. 79).

Na dcada de 90, no Rio Grande do Sul, os professores, atravs de suas reivindicaes, conseguiram a implantao de rgos colegiados, os Conselhos Escolares, nas escolas pblicas estaduais.

Os Conselhos Escolares com suas atribuies pedaggicas, administrativas e financeiras e suas competncias fiscalizadoras, consultivas e deliberativas se comprometem com a totalidade da vida da escola. tais conselhos so compostos por representaes de todos os segmentos da escola que devem ter seus espaos de participao garantidos.

A participao na administrao da escola est, pelo menos teoricamente, garantida por meio do funcionamento do Conselho de Escola, cuja forma atual resultado de uma longa e dura luta poltica [...] com o sentido de dotar a escola de autonomia para poder elaborar e executar seu projeto educativo (GUTIERREZ & CATANI, 2003, p. 69).

21 A gesto democrtica implica na participao intensa e constante dos diferentes segmentos sociais nos processos decisrios, no compartilhar as responsabilidades, na articulao de interesses, na transparncia das aes, em mobilizao e compromisso social, em controle coletivo.

Cada escola precisa construir sua gesto democrtica, estimulando a participao dos segmentos, abrindo espao para estes, mostrando-lhes a importncia deste processo democrtico para a busca de uma escola de qualidade.

Lck (2003, p. 17) afirma que o diretor assume uma srie de funes, tanto de natureza administrativa, quanto pedaggica. Do ponto de vista administrativo, compete-lhe, por exemplo:

* organizao e articulao de todas as unidades componentes da escola;

* controle dos aspectos materiais e financeiros da escola;

* articulao e controle dos recursos humanos;

* articulao escola-comunidade;

* articulao da escola com o nvel superior de administrao do sistema educacional;

* formulao de normas, regulamentos e adoo de medidas condizentes com os objetivos e princpios propostos;

22 * superviso e orientao a todos aqueles a quem so delegados responsabilidades. Do ponto de vista pedaggico, de sua alada, por exemplo, a: * dinamizao e assistncia aos membros da escola para que promovam aes condizentes com os objetivos e princpios educacionais propostos; * liderana e inspirao no sentido de enriquecimento desses objetivos e princpios; * promoo de um sistema de ao integrada e cooperativa; * manuteno de um processo de comunicao claro e aberto entre os membros da escola e entre a escola e a comunidade; * estimulao inovao e melhoria do processo educacional. Dando continuidade ao pensamento de Lck, o diretor deve relacionar o administrativo e o pedaggico a fim de coordenar sua equipe com clareza em suas aes. Davis & Grosbaum (2002, p. 89) complementam esta idia:

A presena de liderana, de coordenao, indispensvel na vida de uma equipe: algum que tenha uma viso global da situao e que saiba onde se quer chegar, incentivando o grupo a pensar e a por a mo na massa para executar o que foi previsto; que aponte a direo do trabalho, apoiando o grupo durante sua execuo e levando cada um a superar suas dificuldades. Essa pessoa ser o mobilizador do trabalho coletivo, o articulador do processo de elaborao e desenvolvimento do projeto pedaggico da escola.

Este o perfil de diretor numa administrao democrtica, participativa, na escola que desejamos, um diretor diretamente envolvido com o processo em busca da qualidade de ensino, que assume o papel de coordenador ou articulador, identificando-se com o grupo.

3 A SUPERVISO EDUCACIONAL A Superviso Educacional responsvel pela articulao da prtica pedaggica, buscando a construo do planejamento curricular, coordenando o processo pedaggico da escola, adequando a aprendizagem s exigncias da sociedade.

Saviani (2002, p. 14) afirma:

Se se entende a superviso como a ao de velar sobre alguma coisa ou sobre algum a fim de assegurar a regularidade de seu funcionamento ou de seu comportamento (FOULQUI, 1971:452) v-se que mesmo nas comunidades primitivas, onde a educao se dava de forma difusa e indiferenciada, estava presente a funo supervisora.

Pode-se dizer que a ao supervisora acompanha a ao educativa desde suas origens, mas ao longo dos anos, suas atribuies modificaram-se. Da funo fiscalizadora, de inspeo e controle, muito pouco ainda usado, pois o que hoje valorizado nesta profisso o carter pedaggico, o assessoramento, a melhoria do desempenho do professor, visando a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Esta uma nova dimenso do trabalho do supervisor educacional, atuar no sentido pedaggico e no tcnico da educao.

A superviso, assim concebida, vai muito alm de um trabalho meramente tcnico-pedaggico, como entendido com freqncia, uma vez que implica uma ao planejada e organizada a partir de objetivos muito claros, assumidos por todo o pessoal escolar, com vistas ao fortalecimento do grupo e ao seu posicionamento responsvel frente ao trabalho educativo. Nesse sentido, a superviso deixa de ser apenas um recurso meramente tcnico para se tornar um fator poltico, passando a se preocupar com o sentido e os efeitos da ao que desencadeia mais que com os resultados imediatos do trabalho escolar (ALONSO, 2002, p. 175).

O supervisor atual deve ser pesquisador do cotidiano escolar para realmente

24 realizar um trabalho que faa sentido, que ressignifique. Seu trabalho deve basear-se na observao das realidades existentes na escola. Medina (2002, p. 51) reafirma esta idia:

Para que tudo isso seja possvel, indispensvel a ao de um profissional que, alm de possuir competncia terica, tcnica humana, poltica, disponha de tempo necessrio para tornar possvel a relao entre vivencias dos alunos fora da escola e o trabalho do ensinar e aprender na escola. esse profissional o supervisor que define sua funo pedaggica quando contribui para a melhoria do processo de ensinar e aprender por meio de aes que articulam as demandas dos professores com os contedos e as disciplinas.

Alm de possibilitar a relao da bagagem que o aluno traz com a aprendizagem, o supervisor deve fazer-se conhecer pela comunidade escolar. A comunidade precisa inteirar-se de sua funo, para saber o que esperar dele, para poder contar com sua ajuda.

O Projeto de Lei n 4.412/01 que visa regulamentar o exerccio da Profisso de Supervisor Educacional aponta como atribuies deste profissional:

a coordenao do processo de construo coletiva e execuo da Proposta Pedaggica, dos Planos de Estudo e dos Regimentos Escolares;

investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currculo em integrao com outros profissionais da Educao e integrantes da comunidade;

supervisionar o cumprimento dos dias letivos e horas/aula estabelecidos legalmente;

25 velar pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos estabelecimentos de ensino;

assegurar processo de avaliao da aprendizagem escolar e a recuperao dos alunos com menor rendimento, em colaborao com todos os segmentos da Comunidade Escolar, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino;

promover atividades de estudo e pesquisa na rea educacional, estimulando o esprito de investigao e a criatividade dos profissionais de educao;

emitir parecer concernente Superviso Educacional;

acompanhar estgios no campo da Superviso Educacional;

planejar e coordenar atividades de atualizao no campo educacional;

propiciar condies para a formao permanente dos educadores em servio;

promover aes que objetivem a articulao dos educadores com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao com a escola;

assessorar os sistemas educacionais e instituies pblicas e privadas nos aspectos concernentes ao pedaggica.

26 Alm destas atribuies explicitadas em lei, Medina (2002, p. 87) nos aponta as propostas para uma ao supervisora renovada:

Explicitar as contradies, trabalhando o conflito com o objetivo de estabelecer relaes de trabalho no grupo da escola;

Trabalhar as diferenas;

Trabalhar, procurando criar demandas;

Fazer a leitura da escola, considerando sua singularidade;

Criar formas prprias de conhecimento;

Enfatizar a produo do professor no interior da escola, num movimento de ensinar e aprender ou aprender e ensinar;

Ser um problematizador;

Ter o conhecimento como um dado relativo;

Ver na Proposta pedaggica uma possibilidade de reconstruo da escola;

Expressar com clareza o comportamento;

27 Trabalhar, tendo em vista o sentido da vida humana.

A Superviso Educacional, no contexto atual, precisa analisar as propostas de renovao, buscar sentido para estar em sua realidade escolar, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

O trabalho dos profissionais da educao em especial da superviso educacional traduzir o novo processo pedaggico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve, explicitar suas contradies e, com base nas condies concretas dadas, promover necessrias articulaes para construir alternativas que ponham a educao a servio do desenvolvimento de relaes verdadeiramente democrticas (FERREIRA apud Rangel, 2002, p. 9).

Para desenvolver o trabalho idealizado por Ferreira, o supervisor precisa ser um constante pesquisador, necessrio que ele antecipe conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, no s sobre contedos especficos, mas tambm livros e diferentes jornais e revistas.

Entre as tarefas do supervisor esto ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientao em questes pedaggicas e principalmente, atuar na formao contnua dos professores. O supervisor faz a transposio da teoria para a prtica escolar, reflete sobre o trabalho em sala de aula, estuda e usa as teorias para fundamentar o fazer e o pensar dos docentes.

Um bom supervisor deve apresentar em seu perfil as seguintes caractersticas: produtivo, interessado, auxiliador, orientador, dinmico, acessvel, eficiente, capaz, criativo, com

apoiador,

inovador,

integrador,

cooperativo,

facilitador,

colaborador,

seguro,

incentivador,

atencioso,

atualizado,

28 conhecimento e amigo.

Alm disso, o trabalho de superviso uma atuao de grupo que acontece com os professores e demais setores da escola, especialmente o de Orientao Educacional (SOE). Por ser grupal, o trabalho exige o exerccio constante do pensar, do descobrir e do saber o modo de avanar nas aes e tambm o de recuar. Esse trabalho requer estudo, dedicao e se constri no fazer dirio da escola (por isso, nunca se sabe como faz-lo, no tem receita), o que permite olh-lo de diversas maneiras (lados). Em suma, caracteriza-se como um trabalho administrativo-burocrtico que transcende o conhecimento puro e simples da sala de aula (s o conhecimento discente no suficiente para ser supervisor) (MEDINA, 2002, p. 102).

O conhecimento, a prtica de sala de aula fundamenta o trabalho do supervisor, mas s isto no basta como diz Medina, porm o supervisor ser sempre professor em primeiro lugar. Alguns atores usam a expresso professor supervisor para tratar a figura deste especialista, a firmando que o supervisor que tem esta viso sobre sua funo, aproxima-se mais do grupo de professores com os quais trabalha, buscando a interao, a troca entre os pares.

O supervisor que tiver como ponto de partida e de chegada o pensamento de que a escola, como instituio social, precisa ser pensada dialeticamente cria um espao novo e diferente daquele que, historicamente, foi ocupado e que se caracterizou pelo controle e tambm, como refgio burocrtico... (MEDINA, 2002, p. 159).

Um supervisor que trabalhe dentro desta viso ser capaz de junto com seu grupo, transformar a realidade de sua escola, priorizando a aprendizagem do aluno, pois este seu objeto de trabalho e para quem suas aes devem se voltar.

4 RELAO ENTRE A ADMINISTRAO E SUPERVISO EDUCACIONAL O carter pedaggico e o administrativo de uma instituio escolar esto intimamente relacionados. O administrador est a servio do pedaggico, pois a funo primordial da escola a aprendizagem, o processo pedaggico.

Segundo Raphael (2003, p. 20):

necessrio ponderar que, para atender s necessidades da escola, o supervisor no pode abandonar, em momento algum, sua inteno pedaggica, que est ligada ao instrumental para a transmisso do conhecimento, essncia da escola. este pedaggico, entretanto, est diretamente associado, pode-se at dizer dependente de uma organizao do ensino, algo de carter tipicamente administrativo. Para cumprir o carter pedaggico de sua funo, creio que o supervisor necessita de um vasto conhecimento da Administrao Escolar, no sentido de dominar critrios de organizao da instituio escolar, para garantir seu bom funcionamento pedaggico.

Neste contexto, importante que o diretor tambm conhea os princpios da Superviso Educacional, pois segundo as tendncias atuais da escola, nenhuma ao somente administrativa ou pedaggica. Qualquer ato pedaggico reflete no administrativo e vice-versa. Uma situao onde o professor recebe uma sala de aula suja no incio de seu turno repercutir em sua motivao para desenvolver seu trabalho cm os alunos.

Dando continuidade ao pensamento de Raphael (2003, p. 20), pode-se afirmar que o pedaggico e o administrativo devem funcionar harmonicamente.

[...] o bom funcionamento de cada uma das clulas que garante o funcionamento orgnico do sistema. desse enfoque de organizao do sistema que emana a possibilidade de uma escola democrtica, organizada, com competncia pedaggica, adequada aos fins a que se prope e clientela que dela necessita.

30 essa a concepo de escola que espera-se para os tempos atuais. Uma escola que desenvolva a criatividade, estabelea conexes, alie a teoria e a prtica.

At os anos oitenta, as aes escolares eram distintas, as funes administrativas eram de responsabilidade nica do diretor e os atos pedaggicos diziam respeito apenas Superviso Educacional.

Os tempos agora so outros, o corpo docente da escola atual outro e os alunos tambm modificaram-se ao longo desses vinte anos.

Nessa viso atual da educao, Quaglio (2003, p. 52) afirma:

Dentro dessa linha de intelectuais transformadores, os administradores e os supervisores, visando melhor organizao e funcionamento da educao brasileira, tm um trabalho fundamental, isto , no podem se preocupar em dar ao pessoal escolar e comunidade uma simples assistncia tcnica. Cabe-lhes ainda, e sobretudo, uma participao mais ativa, que os levem a inserir-se no processo de transformao, conscientizando principalmente os educadores e a comunidade ao mesmo tempo em que se conscientizem. Isso significa tomar conscincia das implicaes das prprias mudanas e estar alerta para o significado total das mesmas, portanto, assumir as suas conseqncias e lutar no sentido de efetiv-las. Mais do que tcnicos frios e distantes, devem ser profissionais que se comprometem e se inserem com os professores e a comunidade na soluo dos problemas educacionais.

O diretor de escola que tenha slidos conhecimentos sobre administrao e superviso, aliados a docncia ter uma viso ampla e profunda de tais problemas educacionais. de um profissional assim que a escola atual necessita, um profissional aberto para as descobertas, em atitude de busca permanente, que tenha o entendimento de que a nfase do trabalho escolar deve estar no ensino e na aprendizagem, subordinando o administrativo ao pedaggico.

31
Os administradores e supervisores tm de acreditar e ampliar o dialogo, como uma estrutura fundamental de conhecimento em educao, aos demais elementos dos sistemas educacionais. Assim sendo, a organizao e o funcionamento da educao brasileira tornar-se-o um encontro de pessoas que buscam conhecer e implantar, por meio do dilogo, as medidas a serem adotadas (QUAGLIO, 2003, p. 53).

Cabe aos diretores

e supervisores ouvirem as vozes da escola,

oportunizando-lhes espao para a comunicao dialgica. Estas consideraes surgidas no dilogo sero base para uma ao conjunta e cooperativa, que requer atitude de mudana, disponibilidade e busca de novas solues para a organizao e funcionamento da escola.

A funo de diretores e supervisores ser a de facilitadores das alteraes na educao brasileira, a de instigadores dos professores, para que estes transformem-se em verdadeiros sujeitos da mudana.

H carncia de administradores e supervisores com vises ampla e profunda sobre os problemas educacionais brasileiros, que implicam obrigatoriamente vivncia tanto no nvel de docncia como no de administrao e superviso. So imprescindveis profissionais comprometidos com a causa educacional brasileira, que alm de slidos conhecimentos sobre administrao e superviso, estejam abertos para as descobertas, isto , longe de se apresentarem prontos e acabados, tenham uma atitude de busca permanente (QUAGLIO, 2003, p. 57).

Relacionando-se a administrao com a superviso, pode-se dizer que as duas funes completam-se e so essenciais escola. Nesta viso, um diretor que possua formao em Superviso Educacional poder ser um profissional com uma viso especifica do aspecto pedaggico da escola.

Para levantar consideraes a este respeito, realizou-se pesquisa de campo

32 com diretores de escolas com formao em Superviso Educacional e em outras reas. O captulo seguinte descreve esta pesquisa.

5 PESQUISA REALIZADA O presente trabalho desenvolveu-se a partir da questo problematizadora: a formao em Superviso Educacional auxilia na direo de escola?

Realizou-se pesquisa de campo, de carter descritiva, com perguntas semiabertas em diretores de escola dos municpios que compem a 12 Coordenadoria Regional de Educao.

Os dados coletados foram analisados de forma quali-quantitativa, sendo usada a anlise crtico-descritiva e grficos.

Dos questionrios respondidos pode-se analisar com o grfico abaixo, a formao dos diretores entrevistados.

Formao dos Diretores Entrevistados

30%
Superviso Educacional Outros cursos da rea da Educao

70%

A pergunta seguinte referia-se ao tempo em que o diretor exerce esta funo.

Tempo de exerccio na funo de diretor

23%
Mais de 3 anos 3 anos Menos de 2 anos

47%

30%

34 Alguns diretores (23%) esto em seu primeiro ano de mandato, visto ter havido eleio para diretor das escolas estaduais no ano de 2003.

Indagou-se dos diretores se estes j haviam exercido a funo de Supervisor Educacional e por quanto tempo.
Exerccio na funo de Supervisor Educacional

47%

53%

Exerceram a funo No exerceram a funo

Tempo de exerccio na funo de Supervisor Educacional


12%

44%

Mais de 3 anos 2 anos 1 ano

44%

A pergunta seguinte da pesquisa questionou o que era aspecto administrativo e aspecto pedaggico, na concepo dos diretores.

Os diretores com formao em Superviso Educacional consideram aspecto administrativo como a tcnica de administrar uma escola, o comando do todo, o andamento geral da escola e tambm como o conjunto de recursos humanos e meios materiais que cumprem papel importante dentro das instituies escolares, no fazer pedaggico.

Como aspecto pedaggico consideram que a atividade didtica que

35 envolve contedo, avaliao, aprendizagem dentro do administrativo, envolvendo alunos e professores.

Quanto aos diretores com formao em outras reas educacionais, aspecto administrativo a organizao, a tomada de decises para o bom funcionamento de todos os setores; ter uma viso holstica da escola, administrando em parceria com o pedaggico, a parte burocrtica, os aspectos materiais; dinamizar e coordenar o trabalho burocrtico de acordo com a lei vigente, garantindo o espao permanente de formao de ensino, onde as relaes devero estar calcadas nas decises democrticas no perdendo de vista a qualidade do ensino-aprendizagem.

Para estes diretores, aspecto pedaggico como est se realizando a aprendizagem, o que se est proporcionando ao aluno, para que produza bons frutos; o prprio funcionamento da escola, diretamente ligado ao trabalho com professores e alunos apoiando e organizando o planejamento do professor, o rendimento e dificuldades que por ventura ambos venham a encontrar, em consonncia com a Proposta Pedaggica da Escola. Para eles, o aspecto pedaggico visa coordenar o processo de formao pedaggica da escola, com clareza da fundamentao terica e estar comprometido com a construo e reconstruo de conhecimento do educando, garantindo o planejamento didticopedaggico entre os docentes para qualificar os processos de tomadas de decises referentes s prticas.

A ltima pergunta feita aos diretores foi: O que prioritrio para voc, como diretor de escola: o pedaggico ou o administrativo? Por qu?

36 Dos diretores com formao em Superviso Educacional, 60% consideram prioridade os dois aspectos, afirmando que esto relacionados, interligados, devem andar juntos, pois a finalidade da Escola uma s: educar. Outros 40% do prioridade ao aspecto pedaggico, considerando este aspecto a alma da escola, fazendo-a vibrar, dando movimento e ao na escola, famlia e comunidade.

Para os diretores com outra formao que no a Superviso Educacional, 67% priorizam ambos os aspectos, afirmando que para que um trabalho seja desenvolvido com xito necessria a integrao de todos os setores, para continuidade das aes e alcance de objetivos. O aspecto administrativo considerado prioridade para 25% dos entrevistados. Estes alegam saber lidar melhor com a parte administrativa. E apenas 8% dos diretores prioriza o aspecto pedaggico, dizendo que a escola tendo um trabalho pedaggico bem construdo, comprometido, fica bem mais fcil o diretor administrar.

Analisando os resultados obtidos, pode-se concluir que os diretores com formao em Superviso Educacional valorizam mais o aspecto pedaggico, mas no deixam de lado o aspecto burocrtico-administrativo. Com isso, priorizam a integrao, a cooperao entre os dois aspectos, situando-se na linha atual da educao que afirma que nenhuma ao hoje na escola somente administrativa ou pedaggica e que para o diretor importante estar a par de tudo, ter conhecimento em ambas as reas.

CONCLUSO

Diante do exposto ao longo deste trabalho, conclui-se que o diretor com formao em Superviso Educacional prioriza tanto o aspecto administrativo quanto o pedaggico da escola ou at mesmo considera o aspecto pedaggico como o mais importante.

Nesse momento, pode-se dizer que tendo a Superviso Educacional como formao, o diretor consegue aliar o pedaggico ao administrativo e com perceber a escola como um todo. isso

A escola, analisada no primeiro captulo, passa hoje por transformaes, situando-se entre a modernidade e ps-modernidade, vivendo uma crise de paradigmas, necessitando portanto de um lder que domine conhecimentos em todas as reas educacionais, um diretor que tenha viso geral da escola e principalmente, inter-relacione as reas pedaggica e administrativa, fazendo-as remar na mesma direo. Com isso, as possibilidades de sucesso sero muito maiores.

Tambm, hoje, professores e alunos modificaram seus comportamentos, seus papis neste novo cenrio educacional que surge a partir da nova LDB. O aluno

38 no mais um ser passivo, interagindo em sua aprendizagem e no cabe mais ao professor o ttulo de dono do saber e sim o papel de desafiador, instigador, provocador do aluno para que este adquira meios de buscar o conhecimento por si s, visto este no estar mais apenas na escola.

As novidades provenientes da nova legislao exigem que se analise a administrao escolar e a Superviso Educacional na atualidade. Superviso no cabe mais o papel de controle, fiscalizao e sim o de articuladora de uma relao dialtica entre escola e sociedade. Quanto administrao, o ideal seria que todas as escolas conseguissem desenvolver um projeto de administrao participativa, onde todos os segmentos da escola interagem e definem os rumos do processo educativo.

Considerando a relao entre Superviso Educacional e Administrao, pode-se dizer, que no contexto atual, tais funes devem interagir, integrar-se, trabalhar em conjunto, uma entendendo das funes da outra e nesta perspectiva, um diretor que tenha formao em Superviso Educacional ter mais chances de constatar se realmente suas aes administrativas esto se refletindo no pedaggico, na sala de aula, na aprendizagem dos alunos.

Pelo analisado nas respostas obtidas na pesquisa de campo, a formao em Superviso Educacional embasa o trabalho do diretor atravs da teoria desenvolvida no curso, principalmente se esta estiver aliada experincia no exerccio desta funo e na docncia, pois com isto este diretor observar a escola com outros olhos e com certeza suas aes tanto administrativas quanto pedaggicas refletiro diretamente no aluno e no professor, peas-chave do processo educativo.

OBRAS CONSULTADAS

CATANI, Afrnio M; GUTIERREZ, Gustavo L. Gesto democrtica da Educao; atuais tendncias, novos desafios. So Paulo: Cortez, 2003. CHALITA, Gabriel. Educao A soluo est no afeto. So Paulo: Gente, 2001. FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.); DOURADO, Luiz F.; KUENZER, Accia Z. et al. Gesto democrtica da Educao; atuais tendncias, novos desafios. So Paulo: Cortez, 2003. FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.); SAVIANI, Dermeval~ALONSO, Myrtes et al. Superviso Educacional para uma escola de qualidade. So Paulo: Cortez, 2002. LACERDA, Beatriz Pires de. Administrao Escolar. So Paulo: Pioneira, 1977. LCK, Heloisa. Ao Integrada: Administrao, Superviso e Orientao Educacional. Petrpolis: Vozes, 2003. MAIA, Graziela Z. Abdian (Org.); RAPHAEL, Hlia S.; QUAGLIO, Paschoal et al. Administrao e Superviso escolar: Questes para o novo milnio. So Paulo: Pioneira Thomson, 2003. MEDINA, Antonia da Silva. Superviso escolar. Porto Alegre: AGE, 2002. RANGEL, Mary (Org.). Superviso Pedaggica: Princpios e Prticas. Campinas: Papirus, 2002.

40 SCHIRMER, Cezar. Projeto de Lei n 4.412/01. VIEIRA, Sofia Lerche (Org.); DAVIS, Cludia; GROSBAUM, Marta W.; PENIN, Sonia T. Souza et al. Gesto da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ZIEGER, Llian. Escola um lugar para ser feliz. Canoas: ULBRA, 1998.

ANEXO

Instrumento aplicado como forma de pesquisa (Questionrio)

1) Qual a sua formao?

2) H quanto tempo exerce a funo de diretor?

3) Na sua concepo o que aspecto administrativo e o que aspecto pedaggico?

4) J exerceu a funo de Supervisor Educacional? Por quanto tempo?

5) O que prioritrio para voc, como diretor de escola: o pedaggico ou o administrativo? Por qu?

Das könnte Ihnen auch gefallen