Sie sind auf Seite 1von 16

ANO 4, N 7, Dezembro 2008

news
Ns confiamos em Deus

EDIO ESPECIAL

A FAMLIA MAKRO EST EM FESTA

N
EDITORIAL
Diretoria / Makro

ESTA EDIO 03
Lder no seguimento de feira para maquinrios e engenharia de movimento, a Bauma-China 2008 atrai expositores de vrios pases.
David Rodrigues e Rodrigo Rodrigues (Dir. Comercial e Dir. Suprimentos/Makro), na Bauma-China 2008, negcios em expanso no Oriente.

EVENTOS

Caros parceiros e colaboradores


Este um momento de reflexo ante os desafios que enfrentamos no decorrer do ano que est chegando ao fim. A globalizao nos tem imposto limites cada vez mais radicais e somente com o esforo e a dedicao de cada um dos que fazem a Makro, ser possvel vencer, com a mesma garra, os novos desafios que j se esboam no limiar do novo ano. As lideranas mudaram e as surpresas no param de acontecer. O gigante americano mostrou a sua fragilidade, o clima mudou e a natureza est cobrando caro os exageros. Somente as verdadeiras competncias sero capazes de manter de p as grandes empresas e corporaes. A objetividade e seriedade da poltica de cada empresa determinaro, em 2009, os melhores rumos e correes de rota que se fizerem necessrias para vencer as turbulncias do mercado. Com especial orgulho e satisfao podemos dizer que 2008 foi o ano em que a MAKRO mais cresceu e este resultado o somatrio da dedicao de cada um daqueles que vestem a camisa da empresa. Este , pois, o momento de erguer um brinde, de ratificar a nossa determinao, de fazer a festa e acreditar que podemos fazer melhor ainda e no temos dvida disso. Para um mercado cada vez mais exigente, para um cliente cada vez mais ansioso e apressado, torna-se necessria uma resposta a altura dessas expectativas e ns somos a resposta para esse mercado, para esses clientes, sem descuidar da segurana, sem esquecer as responsabilidades para com o meio ambiente e o nosso compromisso com o social. Este um momento de festa, de erguer um brinde, de lembrar as realizaes, de consolidar as amizades que fazem de cada funcionrio um membro de uma famlia que sempre acreditou em vencer. Sade, boas festas, feliz 2009.

CAMPANHA

03
Segurana: a Makro realiza campanhas em suas unidades, objetivando a conscientizao de todos os colaboradores e assina o Pacto pela Vida

Edvaldo Eufrsio (Ger. Operacional), Fernando Rodrigues (Dir. Presidente) e equipe da filial da Makro em Ourilndia do Norte (PA)

08
Seminrio sobre Segurana em Movimentao de Cargas rene clientes, parceiros e fornecedores no Par.

SEMINRIO

Rudinei Zancanaro (Tc. Segurana / Makro); Cladio Morais (Ger. Tcnico / Makro) e Clarcio Silva (Dir. Servios/ Terex)

15

PONTO DE VISTA
Wilson Melo comenta sobre as iniciativas e a preocupao com segurana na engenharia de movimento.
Wilson Mello, Diretor do Instituto Opus / SOBRATEMA-SP

EXPEDIENTE
Revista MAKRONEWS N7 | ANO 4 | Dezembro 2008
MAKRONEWS uma publicao bimestral da Makro Engenharia, dirigida aos seus colaboradores, clientes, fornecedores, profissionais usurios da engenharia de movimento nos servios de montagens industriais, estudos de rigging, movimentao de cargas pesadas e transportes especiais.

Direo Geral: Eng. David Rodrigues Superviso Geral: Eng Fernando Filho Conselho Editorial: Eng Fernando Rodrigues; Cayo Silva; Renata Franco; Kalyne Dias; Rodrigo Rodrigues Editor: Cayo Silva Reviso: Renata Franco Textos: Fernando Rodrigues, Fernando Filho, David Rodrigues, Rodrigo Rodrigues, Rosngela Santos, Jlio Csar, Ricardo Bencio, Larice Rodrigues, Renata Franco, Ronilda Novais, Ksia Medeiros, Cristiane Arajo. Projeto Grfico: Cayo Silva Diagramao: Rafaely Bastos Fotos: Arquivo Makro Engenharia Impresso: Celigrfica

Redao: Departamento de Marketing Br. 116, Km 05 N 1289 - Cajazeiras | Fortaleza-CE | CEP: 60864-190 | Brasil email:marketing@makroengenharia.com.br Publicidade: Cayo Silva (85) 3444.3022 / 8705.3722 marketing@makroengenharia.com.br

NEGCIOS INTERNACIONAIS
EVENTOS

Makro Engenharia, representada pelo Eng. David Rodrigues e o Adm. Rodrigues Rodrigues, a convite da sua parceira Sany, participaram da Bauma China, em Shanghai. Para David Rodrigues, esta uma grande oportunidade para firmar ainda mais os negcios com o mercado asitico. Durante o evento, esteve com Mr. Christoph Kleiner (Presidente) e o chairman do grupo Liebherr Mr. Willi Liebherr, ocasio em que encontrou-se com Mr. Eric Etchart,

presidente da Manitowoc. O diretor de suprimentos, Rodrigues Rodrigues, que acompanha a exposio prospectando fornecedores na regio, aproveitou a viagem para capacitar-se no sistema de aquisio e compras da Sany, esta que a segunda maior empresa fabricante de guindastes do continente asitico. Durante a Bauma, a Sany lanou seu novo guindaste sobre esteira com capacidade para 1000 toneladas. Realizada a cada 2 anos, a Bauma China tem liderado o seguimento de feiras de maquinrios para construo, minerao e engenharia de movimento na sia. A cada evento vem superando suas expectativas de novos negcios.

David Rodrigues (Dir. Comercial/Makro) e Eric Etchart (Presidente / Manitowoc).

Sany faz lanamento de guindaste com capacidade para 1000 toneladas.

Willi Liebherr (Chairman/Liebherr) e David Rodrigues (Dir. Comercial/Makro)

David Rodrigues (Dir. Comercial/Makro) e Christoph Kleiner (Presidente / Liebherr)

PACTO PELA VIDA


A Makro Engenharia participou do evento Pacto Pela Vida, assinado pela Vale em Ourilndia do Norte (PA), no projeto de nquel da Ona Puma. Estiveram presentes no evento o presidente da Makro Eng. Fernando Rodrigues, o diretor comercial Eng. David Rodrigues, alm de toda a equipe da empresa naquela regio. Fazemos questo de apoiar programas como esse, que valorizam a segurana e o respeito a VIDA de todos os colaboradores, afirma Fernando Rodrigues. No perodo, a filial da Makro em Ourilndia lanou a campanha Eu prtico Segurana e contou com o apoio da Vale para disseminar a cultura entre todas as terceirizadas naquela regio. A intensificao dessa cultura de conscientizao vem despertando novas linhas de pensamento

Equipe Makro e Vale se comprometendo com o Programa Pacto Pela Vida

dentro e fora da organizao, uma vez, que as aes da Makro so muitas vezes citadas como forma de exemplo nos treinamentos que participamos, afirma Rudinei Zancanaro, Tcnico de Segurana da Makro.

Como um compromisso, a empresa vem capacitando todos os seus colaboradores, no intuito de minimizar os riscos existentes nas operaes.

FATOS quE MARCARAM 2008

JANEIRO

- Planejamento Estratgico - PLANES 2008 Em workshop realizado anualmente, a Makro Engenharia realiza o seu planejamento estratgico, alinhando com todas as gerncias de filiais e matriz as aes que sero desenvolvidas ao longo do ano.

- Bate papo com o presidente O presidente da Makro, Eng. Fernando Rodrigues, realizou um bate-papo com os operadores e pessoal de campo, ressaltando a importncia da participao de todos na empresa.

FEVEREIRO

- Ampliao Alunorte Montagem de tubulo pesando 80 toneladas, a uma altura de 49 metros com utilizao dos guindastes da Diviso Heavy Lift com capacidade para 550 e 440 ton, para o cliente Alumina Norte do Par - ALUNORTE, na localidade de BarcarenaPA.

- Ampliao do Porto do Pecm Operao nos dutos de abastecimento da Petrobras, no terminal porturio do Pecm (CE), utilizando guindastes com capacidade de 50 a 250 ton, realizando a operao atravs da empresa alem Emco-Hitrax.

- Ponte estrutural Montagem de ponte estrutural sobre o Rio Aracatiau, na localidade de Amontada (CE), movimentando vigas com peso de 60 ton, com 30m de comprimento cada, para a operao, realizada para o DERT-Departamento de Edificaes, Rodovias e Transportes do Cear, foram utilizados guindastes de 50 a 250 ton.

MARO

- CONEXPO/Las Vegas-2008 Diretoria da Makro viaja a Las Vegas (USA) para a Conexpo/2008. Durante a viagem realizam visitas a stands de expositores como Manitowoc, Liebherr, Sany, Terex, entre outros.

- Visita da Wartsila A Makro Engenharia recebeu em sua matriz a diretoria da Wartsila, empresa da Finlndia, que opera no segmento de termeltricas. O encontro deu origem a novos negcios para ambas as partes.

- Movimentao de cargas Movimentao de componentes e apoio no retrofiltro de componenstes elicos no ptio de estocagem da empresa indiana Suzlon, em Caucaia (CE), utilizando guindastes de 250 ton e outros equipamentos auxiliares.

- SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho, promovida pela CIPA 2008, com palestras e sorteios de brindes na matriz em Fortaleza (CE).

- Encontro de Fornecedores Gerncia da Qualidade representa a diretoria da Makro em encontro de fornecedores, promovido pela Vale em Blem (PA).

- Recrutamento rea tcnica recruta estagirios e trainees para as reas tcnica e de manuteno no CEFET - Centro Federal de Educao Tecnolgica, em Fortaleza (CE).

- Homenagem ao Presidente da Vale Diretoria da Makro participa de homenagem a Roger Agnelli (Presidente da Vale) na entrega do prmio Simo Miguel Bitar, em Blem (PA).

- Montagem de parques elicos Makro Engenharia realiza operao de manuteno e montagem de parques elicos para Enercon-Wobben Wind Power, na localidade da Taba (CE), utilizando guindastes de 50 a 440 ton.

- Implantao Minerao Ona Puma Implantao da Minerao Ona Puma (Vale) em Ourilndia do Norte (PA), com uso de guindastes de 250 toneladas.

- Transporte de componentes elicos Movimentao de componentes elicos para a empresa indiana Suzlon, na implantao de sites elicos no Cear, alm do transporte, a operao envolveu a movimentao de peas utilizando guindastes de 50 e 440 toneladas.

- Visita ao Grupo EBX Diretoria da Makro em viagem ao Rio de Janeiro (RJ), encontrase com o Sr. Eliezer Batista do Grupo EBX.

- Negcios internacionais Diretoria comercial e de suprimentos viajam Blgica, formalizando parceria com a Sarens, uma das maiores empresas de movimentao de cargas do mundo.

JuNHO

MAIO

ABRIL

JuLHO

- Viagem China Diretoria da Makro viaja Shangai (China) para formalizar parceria de representao dos guindastes Sany, passando a representar com exclusividade para todo o Brasil, a sua linha de guindastes.

- Maratona Po de Acar Incentivando a prtica de esportes, anualmente a equipe de maratonistas da Makro participa de eventos como a Maratona Po de Acar em Fortaleza (CE).

- Nova sede Lanamento da pedra inaugural da nova sede da Makro Engenharia em Fortaleza (CE), ampliando a rea da matriz com novos espaos e melhor qualidade de vida para os colaboradores em uma rea a ser implantada de 70.000m.

AGOSTO

- Visita da Sany Brinde a visita da Sany ao Brasil, segunda maior empresa de guindastes do continente asitico e parceira da Makro. A Sany enviou tcnicos especializados para capacitao da equipe Makro no manuseio dos equipamentos chineses.

- Descarregamento de vages Operao em So Lus (MA), realiza o descarregamento de vages para a Vale, com utilizao de guindastes com capacidade de 50 a 250 ton.

-Formao de Mo de Obra Investimento na capacitao dos colaboradores, a Makro em parceria com fornecedores, realizou durante todo o ano de 2008, treinamentos sobre segurana, gesto de pneus, rolamentos, lubrificao de equipamentos, dentre outros.

SETEMBRO

- Ampliao Vale So Lus Montagem de equipamentos na rea da Vale em So Lus (MA), utilizando equipamentos de 100 a 250 toneladas.

- Ampliao da usina de Carajs Montagem de correias transportadoras no ptio de estocagem da Vale na Serra dos Carajs (PA).

- Formao de auditores Formada nova equipe de auditores para o Programa 5S

- Dia das Crianas Em homenagem ao dia das crianas, a Makro realiza festa para os filhos dos colaboradores na sua sede em Fortaleza (CE).

- Joint Venture Visita do Presidente da Sarens, Mr. Ludo Sarens, dando incio a primeira operao da Joint venture Makro & Sarens do Brasil no projeto de implantao do parque elico da IMPSA em Parajuru (CE).

Centro de Treinamento Inaugurao do Centro de Treinamento Rodrigo Viola, com auditorio com 120 lugares, onde a partir de 2009 ter calendrio de treinamento extensivo a toda comunidade.

- Campanha Lanamento da campanha Eu Pratico Segurana, na unidade da Makro em Ourilndia do Norte (PA).

- I Seminrio de Segurana I Seminrio de Segurana em Movimentao de Cargas, realizado pela Makro Engenharia em parceria com a Vale na cidade de Parauapebas (PA).

- Exposibram 2009 Makro participa da primeira Feira de Minerao do Par, Exposibram 2009.

- Nova Filial Parauapebas Aquisio de terreno para implantao da filial da Makro em Parauapebas (PA), em uma rea de 60.000m e reforma da base operacional de Carajs (PA), com inaugurao de centro de treinamento prprio.

- Montagem de parque elico Incio da operao de montagem de parque elico localizado na Praia de Pedra do Sal, no Estado do Piau (Delta do Parnaiba), para a empresa Wobben Wind Power, instalando torres de 55 metros de altura, utilizando guindastes com capacidade de 550 toneladas.

- Bauma-China 2008 Viagem China, para visita a feira de materiais e equipamentos para engenharia de movimento, ocasio em que a Sany, empresa parceira da Makro, lanou o seu guindaste sobre esteira para cargas at 1000 toneladas.

DEZEMBRO

NOVEMBRO

OuTuBRO

SEMINRIO DE SEGuRANA EM MOVIMENTAO DE CARGAS

Primeiro Seminrio de Segurana em Movimentao de Cargas, recebe palestrantes nacionais e internacionais e conta com presena da diretoria da Vale em Parauapebas (PA).

Para reforar a sua poltica de segurana, a Makro Engenharia realizou no perodo de 5 a 7 de novembro ltimo, o 1 Seminrio de Segurana em Movimentao de Cargas na cidade de Paraupebas (PA). Durante a abertura do evento, o diretor comercial da Makro, Eng. David Rodrigues, ressaltou a importncia da realizao do seminrio naquela regio, uma vez que l est a grande concentrao de empresas que utilizam guindastes no dia-adia. Este, que foi o primeiro seminrio de segurana realizado na localidade, teve como pblico os colaboradores da Vale e suas contratadas, alm de participantes de empresas como Alunorte e Albrs. O evento foi uma iniciativa da Makro em parceria com a Gerncia Geral de Tratamento de Minrio de Ferro (GETAN) da Vale, e que envolveu os mais diversos profissionais que atuam na elevao de cargas com uso de guindastes. De acordo com Raimundo Queiroga, Gerente Geral da GETAN (Vale), esse tipo de evento s vem a enriquecer a

capacitao dos profissionais na rea de Carajs e principalmente aqueles ligados usina. Palestrantes de empresas como Madal Palfinger, JLG, Instituto Opus, Manitowoc, Terex, Sany, Sarens e Vale, dentre outras, ministraram palestras como Tecnologia em plataformas voltadas para segurana, Perfil do profissional da Engenharia de Movimento Inovao e tecnologia visando segurana operacional e o impacto ambiental e Sistema integrado de gesto: difuso de uma cultura voltada para a segurana e preservao do meio ambiente. Foi abordada, com grande nfase, a NR18 que foca a movimentao de cargas com plataformas areas de trabalho. No total, onze palestras voltadas para a segurana foram apresentadas nos trs dias de evento. Parabns a Makro Engenharia pela iniciativa na conscientizao das pessoas em relao segurana na movimentao de cargas. Iniciativas como esta devem ser copiadas por empresas voltadas ao futuro, e com preocupao com seu bem

Cladio Morais, Ger. Tcnico / Makro Estamos agindo com planejamento adequado...treinamentos que mostram situaes reais.

Clarcio Silva Dir. de Servios Terex A manuteno da plataforma tem que ser feita por pessoal credenciado, mas o operador deve conhecer profundamente o seu equipamento de trabalho.

Jos Carlos Soares (Dir. Geral Vale Carajas/DIFN)

Parabns a Makro pela providncia e pelo seminrio de 3 dias. importante termos iniciativas como essa para o crescimento dessa regio de Carajs. E isso muito importe para termos empresas parceiras, do porte da Makro que participa fortemente na formao da equipe. exatamente em um seminrio como esse que as coisas so levantas e com certeza vo se aprimorar cada vez mais. o indviduo deixe de se preocupar apenas consigo mesmo e passe a se preocupar com o outro, refletindo na responsabilidade coletiva. A Makro vem trabalhando constantemente para disseminar esse conceito, buscando estabelecer uma ponte com os seus parceiros e clientes de forma a promover uma troca de experincias e assim, massificar a cultura da operao segura, conscientizando no apenas os seus colaboradores e as demais empresas que operam nos mesmos projetos que ela participa. Dois principais motivos levaram a Makro Engenharia a escolher a Vale para o lanamento desse treinamento: o primeiro, pela parceria j existente entre as duas empresas, representando o fortalecimento do compromisso de ambas as organizaes com o quesito segurana; o

maior: seus colaboradores, disse Flvio Fleck, Gerente de Produto - Madal Palfinger S.A. No devemos pensar na engenharia de movimento apenas como a movimentao de cargas, pois assim como em qualquer outra atividade ela a unio entre a tecnologia e a inteligncia humana, e h a necessidade de conscientizar as empresas que compem o quadro de contratadas da Vale quanto a necessidade de adotar aes preventivas, no intuito de evitar acidentes. Uma vez que, o acidente no acontece somente pelo equipamento, mas principalmente pelo homem que opera, e sendo assim, a capacitao da mode-obra torna-se fundamental na preveno de acidentes e segurana das operaes. A educao a fonte que gera mudana de comportamentos e atittudes, e pode fazer com que

Iniciativas assim, como a da Makro , que trazem melhoria para o nosso pessoal. Raimundo Queiroga (Gerente Geral Gavun/Vale)

Todo colaborador tem a conscincia de que necessrio capacitar-se, falta apenas que as empresas apiem essas iniciativas. Reginaldo Pedreira Lapa (Palestrante e Diretor da CTG Empresarial)

Mr. Pieter Liebert (Sarens) e David Rodrigues (Makro), palestra sobre movimentao de cargas na Europa, apresentando novas tecnologias.

O profissional, hoje, tem que estar preparado, e a capacitao o ponto fundamental do seu desenvolvimento em qualquer que seja o mercado. Wilson Mello Diretor Instituto Opus/SOBRATEMA

10

segundo, em razo do excelente desempenho da Vale quanto ao desenvolvimento sustentvel para a regio do Par, tornando essencial que essa cultura seja disseminada entre as empresas que prestam servios naquela rea.
Lus Nunes Gerente Comercial / JLG A movimentao de cargas com uso de plataformas no uma operao automtica, requer operador e este precisa estar capacitado Flvio Fleck Ger. de Produtos Madal Palfinger A capacitaes dos profissionais o ponto de partida para o sucesso de qualquer organizao.

Juarez Ferreira Eng. de Segurana da VALE / Carajs Criatividade o que faz a diferena na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente.... mas cuidado com essa rapidez, o ideal a busca pelos objetivos sustentveis, sistmicos, e esses somente so atingidos quando se trabalha com equipe formada, capacitada, isso permite a conquista da excelncia, da integrao de sistemas, de uma gesto comprometida....

Shen Chao, Diretor Comercial da Sany no Brasil A parceria com a Makro vem ressaltar a nossa estratgia de crescimento no mercado brasileiro, uma vez que estamos lidando com uma empresa do futuro, preocupada com o desenvolvimento humano....

Marcelo Medeiros, Diretor tcnico da Manitowoc Diante de iniciativas de capacitao e a preocupao com a segurana dos colaboradores, que vemos o diferencial de empresas competitivas no mercado de movimentao de cargas....

11

EM BuSCA DA EXCELNCIA
Realizado na FIEC Federao das Indstrias do Estado do Cear, no ms de Outubro, o Seminrio Em Busca da Excelncia. O evento promovido pela Fundao Nacional da Qualidade - FNQ e SEBRAE, teve o intuito de apresentar aos gestores um modelo sistmico de Gesto pela excelncia adotado em inmeras organizaes de Classe Mundial. Este modelo, em funo de sua flexibilidade e simplicidade, principalmente por no prescrever ferramentas e prticas de gesto especficas, pode ser utilizado para avaliao, diagnstico e desenvolvimento do sistema de gesto de qualquer tipo de organizao. Foram apresentados cases de sucessos pela organizao vencedora do Prmio Competitividade para MPEs e tambm da organizao reconhecida com o Prmio Nacional da Qualidade 2007. A gerente da qualidade da Makro Engenharia, Renata Franco, esteve presente, com o intuito de

buscar ferramentas que agreguem melhoria para o Sistema de Gesto Integrada no qual a organizao se estrutura.

Renata Franco (Ger. QSMS / Makro); Carla Cmara (Coord.de Relacionamento / FNQ); Gevan Oliveira (Assessor de Imprensa /FIEC) e Rosngela Santos (Analista da Qualidade /Makro)

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Partindo de uma iniciativa da rea de suprimentos da Makro Engenharia, a equipe reuniu-se e participou no ms de outubro do Dia das Crianas da APAE, a distribuio de brinquedos pela Makro teve o apoio de parceiros como: DCDN, OFF SHORE, Leve e Solto, Ellis Confecoes, Termaco, SAG Oxignio, Casa da Lanterna, Gerardo Bastos, Trucko, Casa Bacha, Jaguar Tintas, Dozi Distribuidora, Cardan Fortaleza, e beneficiou 170 crianas da comunidade. A APAE Associao de Pais e Amigos Excepcionais uma entidade que j faz parte das aes de Responsabilidade Social da Makro, e por ser uma organizao que lida com crianas especiais, requer esse tipo de apoio. Parabenizamos aos colaboradores Francisca Sena, Juscicleide Alencar, Ocimar Galvo, Miriadne Lira, Josy Bastos, Izabel Fernandes e Carlos Eduardo pela participao. O projeto APAE, recebe da Makro, o apoio em algumas campanhas que so realizadas internamente.

Equipe da Makro na APAE, solidariedade uma questo de conscincia

Para ns, a prtica do volunta- dos idealizadores da campanha riado uma atitude saudvel, do Dia das Crianas. ajuda a integrar-se com a sociedade e d paz de esprito, afirma Carlos Eduardo, comprador, um

TRABALHO CONSCIENTE

12

EXPOSIBRAM 2009

REA DE NEGCIOS

comea as atividades apoiado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Minerao. A Makro aproveitou a ocasio para traar novos perfis de clientes e tambm divulgar a sua marca junto s empresas que circularam na exposio. Para o assessor de marketing, Cayo Silva (Makro), a participao nesse tipo de evento aproxima ainda mais a empresa dos acontecimentos do setor, o que a torna mais presente, alm de ser uma forma de conhecer novos fornecedores de produtos e servios, afirma.

David Leal (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Par) em visita ao stand da Makro na Exposibram 2009

A Makro participou da Exposibram Amaznia, uma exposio internacional de minerao, esta que foi a primeira feira exclusiva do setor na regio do Par. O evento ocorreu no perodo de 10 a 13 de novembro em Belm (PA) e contou com a participao de diversos empresrios e

autoridades do setor. Durante a exposio ocorreu o I Congresso de Minerao da Amaznia. Neste momento de encontro de grandes potncias do setor, foi criado o SIMINERAL, Sindicato das Indstrias Minerais do Estado do Par, que rene as principais empresas mineradoras e j

Raimundo Queiroga (Ger. Geral GETAN / Vale) e Cayo Silva (Marketing / Makro), Exposibram 2009, exposio reflete a realidade do setor de minerao no Par

PROGRAMA ECONOMIZAR
Crise Financeira! Esta a expresso mais pronunciada nos ltimos meses. O mundo inteiro parou perplexo diante da desacelerao das grandes economias. A solidez de instituies seculares foi colocada prova. Reunies e encontros com as autoridades mais importantes do planeta foram promovidas s pressas com o objetivo de salvar o mundo de um colapso. Visando a sustentabilidade da organizao, a Makro Engenharia desenvolveu o Programa Economizar, que aliado ao 5S, procura trabalhar a conscientizao dos colaboradores, considerando como principais objetivos: Evitar desperdcios; Reduzir custos; Otimizar a utilizao dos re cursos; Monitorar os indicadores para garantir a melhoria do desempenho; Rever a estrutura atual das reas da empresa, sugerindo ajustes para obteno do custo x benefcio; Promover a conscientizao atravs da educao; Criar um bom ambiente de trabalho; Motivar e engajar os colaboradores; Apoiar a implementao dos princpios do 5S e da norma de gesto am biental ISO 14.001; Tornar a empresa mais competitiva.

13

JOINT-VENTuRE, MAKRO & SARENS DO BRASIL


e um operador de guindaste. Com sua experincia em vrias operaes pelo mundo, o encarregado vem com o objetivo de ministrar treinamentos para os operadores e riggers focando operaes complexas com a utilizao de guindaste sobre esteiras e montagem de elicas. Eles iro acompanhar a montagem do guindaste sobre esteiras de 400 ton. e conhecer o projeto IMPSA, que est situado no litoral de Parajuru (CE). Atravs do intercmbio de conhecimentos, todos os participantes sairo ganhando, aprendero novas tcnicas de trabalho para a melhoria contnua das operaes realizadas.

Edvaldo Eufrsio (Ger. Operacional / Makro); Karel Storm (Supervisor operacional / Sarens); Dirk Bexxxxx (Operador de guindastes); Napoleo Luna (Coord. Comercial/ Makro) e Carlos Rigailo (Ger. Negcios / Makro), intercmbio de conhecimentos para movimentao de cargas. David Rodrigues (Dir. Makro), Fernando Rodrigues (Preisdente Makro), Ludo Sarens (Presidente Sarens) e Rodrigo Rodrigues (Dir. Makro)

Em razo da joint-venture Makro & Sarens do Brasil, formada pela unio da Makro Engenharia com a empresa Sarens, da Blgica, segunda maior empresa de movimentao de cargas do mundo, a Makro recebeu na sua sede em Fortaleza (CE) o presidente da empresa belga. Durante o encontro, os empresrios trataram da formalizao da parceria e discutiram investimentos em

novos equipamentos. Com as constantes visitas dos membros da Sarens nossa matriz, temos a oportunidade de vivenciar a forma de trabalho e a cultura de outros pases, afirma Larice Rodrigues (Assitente operacional). Uma das principais prioridades da Makro o aperfeioamento do seu corpo tcnico e nesse intuito a Sarens enviou a Fortaleza (CE), um encarregado de operaes

Visita ao parque elico da IMPSA em Parajuru (CE), novos investimentos na regio.

A Makro Engenharia incentiva seus colaboradores a desenvolverem melhorias, atravs de sugestes e participao ativa no gerenciamento. Como fruto desse trabalho contnuo, o operador de guindastes Francisco Linhares da Silva, foi reconhecido pela iniciativa e adoo de uma atitude preventiva. Sugesto do colaborador: Utilizar o moito auxiliar fixado junto ao moito principal, com uso de duas manilhas e uma Resultado da sugesto dada pelo operador Francisco Linhares da filial da Makro em Ourilndia do Norte (PA), incentivo ao desenvolvimento dos operadores vem corrente, em substituio a cinta, mostrando resultados. que o acessrio normalmente utilizado. o da possibilidade de acidente. uma relao de confiana entre Esperamos que novas sugestes colaborador e empresa, sendo Resultados obtidos: sejam dadas, proporcionando percebida no dia-a-dia de trabalho maior segurana aos e na qualidade dos servios Aumento da segurana e diminui- colaboradores e construindo prestados.

RECONHECIMENTO

RECONHECIMENTO

PARCERIA

14

REA TCNICA

PRINCPIOS BSICOS PARA OPERAES SEGuRAS COM GuINDASTES


Um dos itens mais crticos para uma operao segura com guindastes a garantia da estabilizao do equipamento, que ser obtida com o correto patolamento do guindaste, assunto este de suma importncia e que ser abordado nesta matria. Posicionamento Horizontal: O guindaste deve estar nivelado atravs do dispositivo de nvel (foto 2) que encontra-se no prprio equipamento. As rodas do caminho no devem estar em contato com o terreno. Desta maneira, no haver esforo sobre os eixos do transportador. Outro procedimento importante a correta sinalizao da rea onde est sendo realizada a operao de iamento, conforme demonstrado na foto 1. O operador nunca deve esquecer de fazer o travamento de segurana aps estender as patolas para iamento. Posicionamento Vertical: Em terreno macio ou com material de enchimento, necessrio ampliar a superfcie de apoio para evitar o afundamento das patolas no terreno (foto 3). Mesmo utilizando sapata ou a base na ponta do cilindro vertical

Abertura correta das extenses de patolas com uso de mats

da patola, h a necessidade de ampliar a rea de contato evitando assim uma condio insegura na movimentao de cargas.

DICAS
Recomenda-se que a base da patola seja slida e pelo menos 3 vezes maior que o tamanho da sapata da patola, suportando-a completamente. O bloco sempre deve estar nivelado para assegurar um ngulo de 90 entre o cilindro e a base da sapata. Se o cilindro e a base da sapata no so colocados em ngulo reto, o bloco pode sair, causando danos ao cilindro.
Fonte: rea tcnica

2
Dispositivo de nivelamento

15

ENTREVISTA
Wilson Mello, administrador de empresas, com mais de 23 anos de experincia em posies gerenciais em empresas como Odebrecht, Camargo Correa, Rohr, CBPO, Cetenco e Mills, alm de experincia no mercado internacional, na Amrica Latina e frica. Desde 2005 na SOBRATEMA, ocupa o cargo de diretor do Instituto Opus. A Revista Makro News convidou Wilson para uma entrevista que voc l a seguir: Makro News: Na sua viso, qual o principal desafio para as empresas da rea de movimentao de cargas no que se refere ao treinamento do seu pessoal? Poucas so as empresas que entendem que colaboradores devidamente treinados e qualificados aumentam a segurana da operao com produtividade. No basta apenas treinar os operadores, precisamos conscientizar todos os envolvidos no processo, principalmente o profissional que contrata (comprador) que em sua grande maioria contrata PREO e no a empresa mais QUALIFICADA para o trabalho. Entendo que cada vez mais devemos qualificar todos os envolvidos no processo e mais que isso, garantir que o sistema de comunicao entre os envolvidos seja muito claro, pois o profissional que contrata o servio nem sempre viu um equipamento ou visitou uma obra. Precisamos em conjunto com as empresas que prestam servios nesta rea realizar palestras, workshop, ou seminrios como o realizado pela Makro em Carajs. Este o caminho que permitir reduzirmos as perdas humanas nestas operaes. Makro News: Na sua opinio, qual o ponto inicial para que haja uma conscientizao geral quanto a capacitao do pessoal

Wilson Mello, Diretor do Instituto Opus/ SOBRATEMA, planejamento sem gesto e ao, apenas inteno.

de campo na rea de engenharia de movimento? No Brasil no possumos estatsticas divulgadas de acidentes neste segmento. Nos Estados Unidos, nos ltimos 8 anos ocorreu uma acidente com guindaste a cada 2 dias e uma morte em acidente com guindaste a cada 4 dias. S mudaremos a realidade destes fatos atravs das pessoas, portanto qualquer ao que permita qualificar melhor as pessoas envolvidas nestas operaes pode salvar um SER HUMANO e portanto, devem ser divulgadas, incentivadas e elogiadas. Makro News: Recentemente a Makro Engenharia realizou o 1 Seminrio de Segurana em Movimentao de Cargas em parceria com a Vale, no qual voc, representando o Instituto Opus, ministrou uma palestra. Como voc v esse tipo de iniciativa? Esta iniciativa inovadora de uma empresa deste segmento digna de elogios, devendo servir de exemplo e ser multiplicada em todo territrio nacional contando sempre com nosso apoio, pois somente atravs do compartilhamento do conhecimento com os profissionais

envolvidos possvel evitar novos acidentes. Devemos registrar o apoio dos fabricantes que so fundamentais para que possamos viabilizar estes seminrios. Makro News: Qual mensagem voc deixa para os leitores da nossa revista para 2009? Em um momento onde todos esto preocupados com a situao global, eu acredito que nosso pas possui todos os requisitos para transitar nesse perodo com o menor impacto possvel. Devemos fazer nossa parte com muito mais determinao e motivao gerando novas riquezas para nossa nao e contribuir para o crescimento do mercado interno. A grandeza de uma nao esta diretamente relacionada com o seu povo e ns possumos pessoas com imensa capacidade de adaptao e criatividade que permitir construirmos um pas mais justo para todos. Espero que em 2009 possa estar participando junto com a MAKRO neste grande desafio de qualificar os profissionais neste segmento desejando a todos um 2009 de muita Paz, Sucesso e Realizaes.

PONTO DE VISTA

A Makro Engenharia tem os melhores desejos pra voc no novo ano. Que 2009 seja cheio de movimento, alegrias, vitrias e pleno em realizaes. Boas Festas! Esperamos estar ao seu lado erguendo sonhos de prosperidade.

www.makroengenharia.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen