Sie sind auf Seite 1von 13

RETA FINAL PFN DIREITO INTERNACIONAL PBLICO PROF.

VALRIO MAZZUOLI AULA 01 21/05/2012 1) Histria e Fontes do Direito dos Tratados: O tratado espcie pura do direito internacional. Tratado o que liga em ordem pblica dois Estados soberanos. O primeiro tratado internacional foi o Tratado de Kadesch, celebrado no ano de 1282 a.C. entre Hatusil (soberano do povo Hitita) e Ramss II (soberano do povo egpcio). Ramss recebeu em uma barra de prata, cunhada em escrita cuneiforme, o instrumento que prope a paz entre esses dois povos. O Tratado de Kadesch era um tratado bilateral de cooperao. E, foi no Tratado de Kadesch que nasceu o instituto da extradio no Direito Internacional, ou seja, foi o Tratado de Kadesch o primeiro instrumento a prever a EXTRADIO. De 1282 a.C. a 1969 d.C. ainda no havia sido formado nenhum Estado, ou seja, ainda no havia regulamentao jurdica. At que, com o nascimento da Organizao das Naes Unidas (ONU), em 1969, passou-se a buscar um instrumento jurdico para regular o Direito dos Tratados. Surge ento no ano de 1969 d.C. a Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados. A Conveno de Viena de 1969, no entanto, no foi criativa. Ela apenas codificou o que j existia sobre Direito dos Tratados. Sendo assim, o Direito dos Tratados que temos hoje no fruto de uma atividade criativa, mas sim, a positivao e codificao do que j existia h 3.000 (trs) mil anos. Essa positivao durou de 1949 a 1969 (20 anos). Diz-se que um tratado criativo quando o direito nasce a partir dele, o que no foi o caso do Direito dos Tradados como acima transcrito. Assim, um Estado pode ser obrigado a cumprir um tratado mesmo sem ratific-lo, desde que ele seja um costume internacional (prova de uma prtica geral aceita como sendo o direito). O Direito do Mar outro exemplo de conveno (tratado) codificadora. A CDI (Comisso de Direito Internacional da ONU) tem atividade primria de codificar o Direito dos Tratados, ou seja, a CDI a responsvel pela codificao do Direito dos Tratados.

2) Obrigaes e Compromissos Internacionais: Nem tudo que o Estado faz no plano internacional tratado. H obrigaes e compromissos que independem da rubrica prpria de tratado, no obstante ser documento escrito que muito se assemelha a tratados internacionais, tais como: a) memorandos de entendimentos; b) acordos de cavalheiros (gentlemens agrements); c) instrumentos de soft law (exemplo: a agenda 21, plano de ao que os Estados tem para salvar o sculo 21, obrigao na medida do possvel), d) obrigaes erga omnes de proteo (exemplo: direito de passagem inocente em tempo de paz). O direito de passagem inocente em tempo de paz independe de tratado e compromisso do Estado. 3) Produo de Tratados: A produo de tratados uma fase de pr-consentimento do Estado. A formao de tratados um ato estritamente de governo (no do legislativo) que, se consubstancia em trs momentos distintos: 1) Fase de negociao (chamar o tratado negociao): o tratado s se produz quando chamado baila de uma negociao internacional, que por sua vez pode ser de duas maneiras, pode ser de tratado bilateral ou unilateral; 2) Fase da adoo tem duas regras: se o tratado no foi celebrado no seio de uma organizao internacional, a regra da Unanimidade (todos os estados tero que adot-lo); se o tratado for celebrado numa conferncia internacional basta que 2/3 dos estados manifestantes adotem o tratado. Adoo a paralizao do texto; 3) Fase registral ou de autenticao, a autenticao um ato notarial. A autenticao a expresso documental da adoo. Concludas as fases de negociao, adoo e registral ou de autenticao o tratado est formado. 4) Negociao e Competncia Negocial: A negociao a primeira fase do processo de formao do tratado. A competncia negocial est prevista no artigo 7 da Conveno de Viena de Direito dos Tratados (1969): Artigo 7 Plenos Poderes 1. Uma pessoa considerada representante de um Estado para a adoo ou autenticao do texto de um tratado ou para expressar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado se:

a) apresentar plenos poderes apropriados; ou b)a prtica dos Estados interessados ou outras circunstncias indicarem que a inteno do Estado era considerar essa pessoa seu representante para esses fins e dispensar os plenos poderes. 2. Em virtude de suas funes e independentemente da apresentao de plenos poderes, so considerados representantes do seu Estado: a)os Chefes de Estado, os Chefes de Governo e os Ministros das Relaes Exteriores, para a realizao de todos os atos relativos concluso de um tratado; b)os Chefes de misso diplomtica, para a adoo do texto de um tratado entre o Estado acreditante e o Estado junto ao qual esto acreditados; c)os representantes acreditados pelos Estados perante uma conferncia ou organizao internacional ou um de seus rgos, para a adoo do texto de um tratado em tal conferncia, organizao ou rgo. A Carta de Plenos Poderes um papel que o presidente ou o soberano ou a rainha d com a chancela de plenos poderes para negociar um tratado. Aquele que recebe a Carta de Plenos Poderes um delegado do Estado, tambm conhecido como plenipotencirio. A alnea a do artigo 7, 1, da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados prev os plenos poderes expressos. J a alnea b do mesmo artigo prev os plenos poderes tcitos. - Quem, em razo do exerccio de suas funes, considerado representante de seu estado independentemente de apresentar Carta de Plenos Poderes? O chefe de governo, o chefe de estado e o ministro das relaes exteriores podem realizar todos os atos relativos concluso de um tratado, independente da apresentao da Carta de Plenos Poderes. Os chefes de misso diplomtica e os representantes acreditados podem atuar at a adoo do texto (entende-se que est ampliado para a fase de assinatura). Quando o artigo 7, 2, alneas a e b da Conveno de Viena de 1969 fala em at a adoo, deve-se ler da seguinte forma: at a assinatura. Sendo assim, os chefes de misso diplomtica e os representantes acreditados podem atuar at a assinatura do tratado. Estado Acreditante aquele estado que manda a misso diplomtica. Estado Acreditado aquele estado que recebe a misso diplomtica. A competncia do Presidente da Repblica e dos ministros das relaes diplomtica primria. A CF/88 determina que compete privativamente ao Presidente da Repblica celebrar tratados (Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional).

- H Incompatibilidade entre o artigo 7, 2 da Conveno de Viena de 1969 e a CF/88? No. A Constituio Federal de 1988 no so incompatveis, porque a nossa Carta Magna fala em competncia privativa do Presidente da Repblica para celebrar tratados, convenes e atos internacionais e, no em competncia exclusiva. Ao conferir para o Presidente da Repblica competncia privativa para a celebrao de tratados, a mesma permitiu que este pudesse delegar essa funo a outras pessoas. Assim tambm prev o artigo 7, 2 da Conveno de Viena de 1969.

5) Modelos de Internacionalizao dos Tratados Internacionais: 5.1) Modelo em forma simplificada ou de procedimento breve: aquele em que o tratado entra em vigor a partir da assinatura, independendo, portanto, de aprovao legislativa e ratificao. A rigor, esse modelo inconstitucional no Brasil, pois viola a determinao contida na CF/88 que exige o referendo do Congresso Nacional (representante do povo) dos tratados celebrados pelo Presidente da Repblica. O artigo 12 da Conveno de Viena de 1969 prev a possibilidade dos tratados serem celebrados de forma simplificada. Em princpio, os acordos de procedimentos breves so bilaterais esses modelos em forma simplificada nasceram nos EUA (fast tracks). 5.2) Modelo em sentido estrito ou acordo de procedimento longo: esse modelo tem basicamente 04 (quatro) fases: 5.2.1. Assinatura (artigo 84, VIII da CF/88) - (Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional). A assinatura um aceite precrio. 5.2.2. Referendo Parlamentar ou Congressual(artigo 49, I da CF/88) o congresso nacional com base no 3, artigo 5 da CF pode aprovar tratados de direitos humanos, atravs de decreto legislativo (em dois turnos, nas duas casas, 3/5 dos membros respectivos).

5.2.3. Ratificao a ratificao um ato exclusivo do Poder Executivo. Enquanto a assinatura um aceite precrio, a ratificao um aceite definitivo. A partir da ratificao o Estado j parte do tratado. Se o tratado ratificado pelo estado estiver em vigor, ela tem que cumprir o tratado, pois o mesmo comea a valer quando o estado ratifica-o, ou seja, quando o estado se torna parte. - O que ser parte de um tratado? De acordo com o artigo 2 da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, ser parte ratificar um tratado em vigor. Ser parte significa que houve ratificao. A ratificao transforma um estado signatrio em um estado parte. Se um tratado ainda no est em vigor, o estado signatrio. A ratificao possui 03 (trs) caractersticas: irretratabilidade, discricionariedade e irretroatividade A ratificao irretratvel, se o Estado ratificou no poder voltar atrs renunciando o tratado. Caso o Estado tenha se arrependido de ratificar o tratado, ele deve ento denunciar o tratado. Contudo, a denncia do tratado tem nus para o Estado que denuncia. A ratificao irretroativa, sempre tem efeito ex nunc. A ratificao discricionria. Obs.: Por uma interpretao doutrinria majoritria do artigo 19, letra c da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), entende-se que as Convenes Internacionais do Trabalho aprovadas no Congresso Nacional so de ratificao obrigatria pelo Presidente da Repblica. No existe ratificao de direito interno, ou seja, apenas h ratificao de direito internacional (externo). Importante lembrar que o Congresso referenda o tratado e, cabe ao Presidente da Repblica ratifica-lo. 5.2.4. Promulgao e Publicao no DOU (dirio oficial da unio).

6. Processo de Formao, incorporao e celebrao dos tratados: H na Constituio Federal de 1988 apenas dois artigos que tratam do processo de formao, incorporao e celebrao dos tratados internacionais. So eles: artigo 49, I e artigo 84, inciso V.

O artigo 49, inciso I da CF/88 regula a competncia do Congresso Nacional para referendar tratados (Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional). A interpretao da primeira parte do inciso I do artigo 49 da CF/88 em contrrio sensu, ou seja, o Congresso Nacional ir resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais somente quando rejeit-los! Logo, o Presidente da Repblica no pode ratificar o acordo que tenha sido rejeitado pelo Congresso Nacional. Todavia, sendo o tratado aprovado (referendado) pelo Congresso Nacional sua ratificao ato discricionrio do Presidente da Repblica, ou seja, referendado o tratado pelo Congresso Nacional o presidente poder ou no ratific-lo. A segunda parte do inciso I, do artigo 49 da CF/88 deve ser entendida a partir de uma interpretao sistemtica e teleolgica: todos os tratados devem ser referendados pelo Congresso Nacional, acarretem ou no encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. O que ocorre aqui uma antinomia constitucional aparente. O instrumento legislativo que o Congresso Nacional se utiliza para referendar tratados internacionais o Decreto Legislativo. O Decreto Legislativo aprovado por maioria simples na Cmara dos Deputados e no Senado Federal e, quem assina o Presidente do Congresso nacional, que o Presidente do Senado Federal. O Decreto Legislativo uma espcie de ato do Congresso Nacional externa corporis. Ratificao Imperfeita ou Inconstitucionalidade extrnseca a ratificao imperfeita ou inconstitucionalidade extrnseca um procedimento que viola a Constituio, um conflito formal, que corre da constituio para fora. A ratificao imperfeita ocorre quando o Presidente da Repblica ratifica um tratado rejeitado pelo Congresso Nacional. Ao fazer isso o Presidente da Repblica comete, no plano interno, o crime de responsabilidade previsto no artigo 85, inciso II da CF/88 e, no plano internacional uma ratificao imperfeita ou inconstitucionalidade extrnseca. (Art. 85. So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: II - o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao). Situao diversa ocorre quando o tratado viola a CF. Nesse caso, a inconstitucionalidade intrnseca, ou seja, o tratado viola materialmente a CF.

Conveno

de

Viena

de

1969

prev

as

possibilidades

inconstitucionalidade intrnseca e extrnseca em seus artigos 27 e 46, respectivamente. A inconstitucionalidade intrnseca do artigo 27 da Conveno de Viena de 1969 no pode ser invocada para justificar o inadimplemento de um tratado. Artigo 27. Direito Interno e Observncia de Tratados. Uma parte no pode invocar as disposies de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. Esta regra no prejudica o artigo 46. Nulidade de Tratados. Artigo 46. Disposies do Direito Interno sobre Competncia para Concluir Tratados.1. Um Estado no pode invocar o fato de que seu consentimento em obrigar-se por um tratado foi expresso em violao de uma disposio de seu direito interno sobre competncia para concluir tratados, a no ser que essa violao fosse manifesta e dissesse respeito a uma norma de seu direito interno de importncia fundamental. 2. Uma violao manifesta se for objetivamente evidente para qualquer Estado que proceda, na matria, de conformidade com a prtica normal e de boa f. Porm, havendo inconstitucionalidade extrnseca, isto , havendo violao do artigo 49, inciso I da CF (quando o tratado no referendado pelo Congresso Nacional) pode-se pedir a anulao do consentimento (o consentimento nulo nesse caso), pois ocorre a violao da manifestao popular, que no Brasil representada pelo Congresso Nacional. Esse tratado vale ou no vale? A Conveno de Viena, na parte final do artigo 46 fala que o consentimento nulo, mas o tratado permanece em relao s outras partes. O Estado no parte de um tratado que no foi ratificado. Compete ao Presidente da Repblica promulgar e publicar leis. 7. Hierarquia 7.1. Tratados Comuns: a) Posio da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados (1969): todos os tratados so supralegais. b) Posio do STF: para o STF todos os tratados comuns tem status de lei ordinria federal. 7.2. Tradados de Direitos Humanos aprovados por maioria simples: a) Doutrina minoritria: so supraconstitucionais. b) Doutrina majoritria: so constitucionais.

c) STF: status supralegal, RE 466.343, relator Gilmar Mendes, julgado em 03/12/2008. Obs.: Celso de Mello entende ter status constitucional. 7.3. Tratados constitucional). 8. Acordo Executivo e Executive Agreement O presidente da repblica pode, em forma simplificada (sem referendo do poder legislativo), celebrar: a) acordo do executivo: est em jogo o Poder Executivo e, no a pessoa do Chefe de Estado. Ento o acordo do Executivo tratado, aprovado pelo Presidente da Repblica sem necessidade de referendo do congresso e ratificao. Geralmente celebrado por meio de troca de notas diplomticas, cuja negociao se confunde com a prpria troca. O acordo do executivo constitucional e, se justifica pelo art. 84, VII da CF. b) Acordo de cavalheiros: no tratado. um acordo moral, fundando na hora do Chefe de Estado. Ele permitido pela art. 2, 1, a c/c art. 12 da CVDT/69. 9. Costume Internacional (artigo 38 da Corte Internacional de Justia) O costume a prova de uma prtica geral (1) aceita como sendo o direito(2). (1) Elemento material ou objetivo = prtica geral = atos reiterados dos estados durante certo perodo (uso). Entende-se por geral a grande maioria. A expresso geral no impede a prtica de costumes regionais. (2) Elemento subjetivo ou espiritual ou psicolgico = aceita como sendo o direito = a crena (crena de obrigatoriedade dos costumes) que os estados tm de que uma determinada prtica pertence ao mundo jurdico. Quem alega o costume deve prov-lo. A Corte Internacional de Justia o judicirio das naes unidas (ONU). A corte internacional de justia no como um tribunal interno. O estado ru tem que aceitar a jurisdio contenciosa da corte, sob pena da ao no ser reconhecida clusula facultativa de jurisdio obrigatria (ou de Direitos Humanos aprovados na forma do 3,

artigo 5 da CF/88: status de emenda constitucional (norma

clusula Raul Fernandes) nada mais do que a clusula de aceite da jurisdio contenciosa da Corte Internacional de Justia. Quando se alega o costume o estado contra o qual se alega o costume tem que aceitar a jurisdio da Corte Internacional de Justia. Posio Majoritria O tratado entre Itlia e Brasil fala que mesmo o STF obrigando a extradio, o Chefe de Estado, personificando o Estado Brasileiro, pode no extraditar. Posio Minoritria (Resek) quando a CF fala em Estado brasileiro se refere ao Supremo. O presidente falou o STF tem que ratificar. Se h tratado bvio que para extraditar. O tratado normalmente obriga. Exceo: foi o caso Batisti. Cabe ao Presidente da Repblica interpretar o tratado em matria de extradio, segundo o STF. Contudo, essa interpretao tem que ser pautada em princpios jurdicos, polticos e administrativos. O presidente tinha brecha para no extraditar j que havia clusula nesse sentido. Em sendo o Brasil e a Itlia membros da ONU, quem resolve a contenda a Corte Internacional de Justia (h tratado da dcada de 50 pois houve aceite do Brasil tratado bilateral de soluo de controvrsias entre Brasil e Itlia). O parece que autorizou o Presidente da Repblica a no extraditar foi o da AGU. Ver pareceres. 10. Entes de Direito Internacional ou Sujeitos de Direito

Internacional. Sujeito do Direito Internacional Pblico todo ente ou pessoa cuja a norma internacional destinada e, que tem capacidade de agir no plano internacional. O Ser Humano sujeito internacional. Ministro Resek tem posio isolada ao no considerar que o Ser Humano no sujeito internacional. Contudo, esse entendimento no prevalece. Qualquer pessoa pode demandar perante a Corte Internacional de Direitos Humanos. Os indivduos tambm ru no Tribunal Penal Internacional. Sujeitos de Direito Internacional Pblico: a) Estados; b) Organizaes internacionais intergovernamentais; c) Indivduos

Porm, h sujeitos espordicos do Direito Internacional Pblico. A doutrina discute algum deles: 1) beligerantes; 2) insurgentes; 3) movimentos de libertao nacional; 4) a ordem da Malta; 5) A Santa S (? diferente da cidade estado do Vaticano). Os beligerantes so sujeitos de direito Internacional Pblico temporrios (enquanto durar a beligerncia). Os insurgentes no so temporrios. Os beligerantes e os insurgentes so movimentos sociais que pretendem adotar uma poltica diversa da existente no governo ou mesmo. A beligerncia um movimento armado, revolucionrio, chegando a ser quase o estado paralelo. A insurgncia um movimento mais brando. Os insurgentes no so sujeitos de direito internacional pblico, porque no tem o poder nas mos ainda, est apenas insuflando. Movimento de Libertao Nacional. Ex: organizao para libertao da Palestina. O Direito Internacional tambm reconhece, ad hoc, aos movimentos de libertao nacional personalidade jurdica internacional, porm limitada aos atos funcionais do movimento e a sua finalidade. Por exemplo: o Brasil celebrava acordos com OLP relacionados as finalidades da organizao. Ordem de Malta. uma organizao vinculada ao Vaticano (Igreja Catlica) que, tem uma casa no Vaticano (territrio), tem um gro-duque, uma constituio e populao. A ordem de Malta mantm pseudo relaes diplomticas com o Brasil (so contratos e no tratados). Portanto a ordem de Malta no sujeito de Direito Internacional. Santa S. A Santa S no o Estado do Vaticano. A Santa S o nico sujeito de direito internacional do mundo que tem personalidade internacional espiritual. A Santa S um estado sui generis. O judicirio da Santa S no feito para o civis em geral. A Estado do Vaticano foi criado pelo Tratado de Latro (celebrado entre os seguintes sujeitos internacionais: A Itlia e a Santa S). A Itlia celebrou tratado com uma personalidade imaterial e, o mundo inteirou aceitou isso. Santa S a personalidade espiritual da Igreja (imaterial est no mundo inteiro). E, o Estado do Vaticano a plataforma fsica(sede eclesistica) da Santa S. A personalidade jurdica da Santa S provm de seu poder espiritual. O papa chefe espiritual da Santa S e chefe do Estado do Vaticano. Os embaixadores da Santa S so chamados de

nncios e, os cnsules so chamados de internuncios. A Santa S sujeito permanente de direito internacional se equipara a estado. O embaixador da Itlia tem imunidade internacional. Sim, inclusive se ele atentar contra a vida do Presidente Internacional. O nncio tambm tem imunidade internacional absoluta. 11. Estados. 11.1. Formao dos Estados. 11.2. rgos dos estados nas relaes internacionais. Presidente da Repblica. Embaixadores (chefes da misso diplomtica). Diplomatas de Carreira (todos eles tem imunidade penal absoluta) nem para direitos humanos existe imunidade relativizada para o conflito entre naes. Ver a exceo. internacional atravs de rgos. Diplomacia a sede diplomtica a embaixada, que so sediadas, em rigor na capital. A diplomacia atividade que cuida das relaes entre estados (jus imperi). A atividade consular atividade que cuida das relaes entre estados e pessoas (jus gestionis fazer passaporte, visto, certificar certido de nascimento, autenticar um documento so questes consulares). No Brasil, o concurso nico para ingressar no Ministrio das Relaes Exteriores na qualidade de diplomata e cnsules. A duas convenes internacionais que cuidam das imunidades (Conveno de Viena de 1961(diplomtica) e Conveno de Viena de 1963 (consular)). A Conveno de Viena de 1961 sobre imunidade diplomtica d imunidade internacional absoluta aos diplomatas e aos membros da famlia do diplomata. Para os cnsules a imunidade internacional restritssima (os cnsules s tem imunidade para crimes estritamente funcionais). A depender da ordem de servio, do ato registral e do pas que se vai que se vai saber por qual das duas convenes estar amparado: se misso diplomtica ou misso consular. Imunidades diplomticas bsicas: Muitos alunos esto me perguntando sobre o caso Yerodia, de 2002 (que estava no Edital do concurso para o MPF). Este caso diz respeito a um julgamento da Corte Internacional de Justia, em 2002, em que entendeu Os estados agem no plano

que um Ministro das Relaes Exteriores (Yerodia era Min. do Congo) no podia ser preso por ordem de juiz de qualquer Estado estrangeiro (a Blgica tentou prend-lo por crimes contra a humanidade em 2000). Assim, a CIJ entendeu que o pessoal da misso diplomtica tem imunidade penal ABSOLUTA no direito internacional, como, alis, toda a doutrina admite! Porm, o caso Yerodia no pode mais valer (doravante) em confronto com o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (1998), uma vez que a lgica de Ltus (1927; Yerodia, 2002) no h de prevalecer quando em face de crimes contra a humanidade etc. A lgica de Ltus e Yerodia a imunidade absoluta. Mas, essa lgica deveria ter sido compatibilizada com o Estatuto de Roma, que no permite que os crimes por ele albergados tenham imunidade. A imunidade internacional s prevalece em relao aos crimes comuns. Ver vdeo de Mazzuoli (no site atualidades do direito). A imunidade absoluta, mas em relao aos direitos humanos a tendncia relativizar. http://atualidadesdodireito.com.br/valeriomazzuoli/. Nesse caso, a CIJ manteve o caso Ltus e Yerodia. A CIJ negou a relativizao dos direitos humanos. 12. Organizaes Internacionais intergovernamentais ou

interestatais. Precisam ser criadas por meio de tratado e, entre estados (dois requisitos). Se for criada por particular ou por contrato organizao no governamental. H vrios tipo de organizaes internacionais intergovernamentais: a) globais (ONU, OMT, OMS, OMC); b) regional (Unio Europia, Unasul, unio africana, conselhos da europa). Tanto as globais como as regionais podem ser de finalidades gerais ou especifica. ONU organizao internacional intergovernamental global de finalidade geral. ONU A ONU foi criada em 1945 pela Carta de So Francisco, composta por 6 (seis) rgos principais: 1)assembleia geral rgo administrativo mximo da ONU, ao qual compete julgar todas as matrias previstas na Carta da Organizao, menos as de segurana coletiva. formada por 194 estados-partes. 2) Conselho de Segurana da ONU - O conselho de segurana da ONU formado de 15 pases, sendo 5 permanentes (EUA, FRANA E REINO UNIDO, RSSIA, E CHINA). OS PERMANENTES S SAEM

COM A MAIORIA DE VOTOS; e, 10 no permanentes, com mandato de 2 anos, divididos pela geografia do planeta. O Brasil j foi 8 vezes estado no permanente do Conselho de Segurana da ONU. Os estados permanentes do Conselho da ONU tem o poder de veto. Nas questes envolvendo matria de procedimental, instalao de embaixada) nestas questes, a maioria simples pode aprovar a resoluo. Nas questes envolvendo bombardeio, invaso, no basta o voto da maioria; preciso que haja voto de 9 estados dos 15 e, mais o voto dos 5 permanentes, ou seja, os cinco permanentes e mais 4 no permanentes. Se, no houver unanimidade entre os cinco permanentes, o voto de um deles, veta o voto dos quatorze. No caso de um do cinco permanentes ser o solicitante, pode votar e vetar. Nesse caso, no h suspenso nem impedimento. 3) Corte Internacional de Justia - o demandante e o demandado tem que ser estados. A CIJ tem duas competncias: a) consultiva o parecer no vinculante, nem no Tribunal de Direitos Humanos; A competncia consultiva no demanda aceite especial; b) contenciosa a jurisdio contenciosa demanda aceite especial. A sano para o descumprimento de sentena da Corte Internacional de Justia a sada do estado da ONU. 4) Conselho de tutela das naes unidas serviria para tutelar nos antigos territrios tutelados (ex: Timor Leste). 5) Secretariado a secretaria da administrao da ONU aconselha a assembleia geral e o conselho de segurana. O chefe do secretariado o secretrio geral. O secretariado um rgo administrativo. 6) Conselho Econmico-social um conselho de direitos, que pode ser de direito internacional em strictu sensu ou de direitos humanos.

Das könnte Ihnen auch gefallen