Sie sind auf Seite 1von 7

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo


EDITAL 2012/2013

A Pr-Reitoria de Pesquisa e o Comit Institucional do Programa de Iniciao Cientfica da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de Pesquisa tornam pblico o presente Edital de abertura de inscries, visando a seleo de candidatos s bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica, para a vigncia 2012/2013. Este Edital complementado pela RN 017/2006 do CNPq e Portaria GR n 3919, de 07/02/2008. 1. Finalidade O Programa de Iniciao Cientfica voltado para o desenvolvimento do pensamento cientfico e iniciao cientfica pesquisa de estudantes de graduao do ensino superior. 2. Bolsas I. Sero por um perodo de 12 (doze) meses, admitindo-se renovaes, exceto para as bolsas da modalidade RUSP (Institucional) e Santander, para as quais ser permitida somente 1 renovao; II. Entende-se por renovao as solicitaes subseqentes de bolsa para o mesmo orientador e bolsista, mesmo que haja substituio do projeto de pesquisa; III. No h restries quanto idade, ao fato de um aluno j ser graduado por outro curso, e quanto ao semestre/ano de ingresso do aluno na instituio. IV. As bolsas das modalidades RUSP e Santander sero atribudas exclusivamente para alunos da USP. V. Estaro impedidos de participar do processo de seleo para a vigncia 2013/2014, orientadores e bolsistas com pendncias na apresentao de relatrios ou no inscrio no SIICUSP. 3. Orientador 3.1 Requisitos I. Ser docente, pesquisador ou ps-doutorando da USP com ttulo de doutor, que tenha expressiva produo cientfica, tecnolgica ou artstico-cultural recente, divulgada nos principais veculos de comunicao da rea nos ltimos 5 anos; 1 - Em casos excepcionais os tcnicos de nvel superior, com ttulo de doutor, podero orientar alunos de IC, desde que devidamente aprovados pela Comisso de Pesquisa e pela Direo da Unidade. II. O trmino da bolsa do Ps-Doutorando deve ser maior ou igual a da vigncia da bolsa de Iniciao Cientfica; III. Estar, preferencialmente, credenciado nos programas de ps-graduao.

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo

3.2 Compromissos I. Escolher e indicar, para bolsista, o aluno com perfil e desempenho acadmico compatvel com as atividades previstas observando princpios ticos e conflito de interesse; II. Incluir o nome do bolsista nas publicaes e nos trabalhos apresentados em congressos e seminrios, cujos resultados tiveram a participao efetiva do bolsista; III. Atuar como avaliador durante o processo de seleo dos Comits e durante as atividades do SIICUSP. 3.3 Direitos I. Indicar aluno que pertena a qualquer curso superior pblico ou privado do pas, no necessariamente da USP (exceto modalidades RUSP e Santander); II. Mediante justificativa, solicitar a excluso do bolsista, podendo indicar novo aluno para a vaga, desde que satisfeitos os prazos operacionais estabelecidos pela Comisso de Pesquisa de sua Unidade e Pr-Reitoria de Pesquisa. 4. Bolsista 4.1 Requisitos I. Estar regularmente matriculado em curso de graduao; II. No ter vnculo empregatcio e dedicar-se integralmente s atividades acadmicas e de pesquisa; III. Ser selecionado e indicado pelo orientador; IV. Apresentar Curriculo atualizado e publicado (enviado), na plataforma Lattes CNPq. 4.2 Compromissos I. No momento da atribuio da bolsa PIC, no estar recebendo bolsa de outros programas do CNPq ou de outras agncias de fomento; II. Apresentar sua produo cientfica, sob a forma de pster ou apresentao oral, no Simpsio Internacional de Iniciao Cientfica SIICUSP; III. Nas publicaes e trabalhos apresentados, fazer referncia condio de bolsista do CNPq, Institucional ou Santander; IV. Apresentar relatrio de atividades, parcial (aps 6 meses de Bolsa) e final (aps 12 meses de Bolsa); V. Devolver ao CNPq, ou Pr-Reitoria de Pesquisa, ou ao Santander, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos na RN 017/2006 CNPq e acima no sejam cumpridos.

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo

5. Inscrio 5.1 O perodo de inscrio ser de 06/02/2012 a 30/03/2012. 5.2 As inscries sero realizadas pelo orientador atravs do sistema Atena e devero conter: I. Histrico Escolar completo e atualizado do aluno inclundo as reprovaes, se houver; II. No caso de reprovaes no histrico, anexar justificativa; III. Currculo Lattes do aluno; IV. Cpia do termo de outorga dos itens preenchidos em Indicadores de Atividade de Pesquisa constante no questionrio do Sistema, nas questes referentes a projetos de pesquisa Temtico, Milnio, Individual. Para serem vlidos, os indicadores devem estar vigentes em 30 de junho de 2012; V. Projeto Resumido de Pesquisa (mximo de 3 pginas, excluindo-se a capa e contendo: Introduo, Objetivo, Metodologia e Referncias). O projeto pode ser individual do aluno ou caso pertena a um projeto maior, o orientador dever definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo aluno; VI. Atualizao de todos os dados pessoais do aluno no Sistema Jupiter; VII. Todos os arquivos devem ser anexados pelo orientador no sistema Atena em PDF.

6. Seleo 6.1 O processo de seleo ser realizado em duas fases: I. Sob responsabilidade das Comisses de Pesquisa, compreender a avaliao, priorizao e classificao dos pedidos na Unidade; II. Sob a responsabilidade da Pr-Reitoria de Pesquisa e do Comit Institucional, priorizao dos pedidos dentro de cada categoria. 6.2 Ser reservada uma quota de 150 bolsas para atender as solicitaes de docentes/pesquisadores contratados nos ltimos dois anos (aps 31/03/2010) e cujo doutorado tenha sido concludo h no mximo cinco anos (aps 31/03/2007).

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo

7. Critrios para Priorizao dos Pedidos I. A Comisso de Pesquisa dever agrupar as inscries segundo cinco (5) categorias, A, B, C, D e E, conforme tabela abaixo: Institucional Individual Bolsista CNPq de Produtividade do Fora da PG A C E Capes 3 ou 4 A B D Capes 5, 6 ou 7 A A C

Apresentou indicador de atividade de pesquisa* No apresentou

* Pesquisador Principal de Projeto Temtico FAPESP, Coordenador de Instituto do Milnio, Jovem Pesquisador da FAPESP, Projeto Individual de Pesquisa aprovado pelo CNPq, FAPESP, FINEP ou outros projetos qualificados e apoiados por outras agncias. II. A Comisso de Pesquisa deve utilizar a qualidade do projeto e o desempenho acadmico do aluno para priorizao dentro de cada categoria; III. As segundas solicitaes de um mesmo orientador devem ser classificadas aps as primeiras solicitaes dos outros solicitantes, as terceiras aps as segundas, e assim por diante; IV. A Pr-Reitoria de Pesquisa e o Comit Institucional dividiro ao meio cada categoria de A at E, gerando subcategorias (A1, A2, B1, B2 e assim por diante); nas categorias com nmero mpar de solicitaes, a metade superior ser arredondada para o mpar mais prximo; V. A Pr-Reitoria de Pesquisa agrupar todas as solicitaes de cada grande rea em subcategorias, de A1 at E2, as bolsas sero atribudas na ordem sucessiva das subcategorias, at ser impossvel atender toda uma determinada subcategoria. 8. Compromissos da Comisso de Pesquisa I. Avaliao do pedido; II. No caso de indeferimento, dever ser anexada a justificativa no Sistema Atena; III. Providenciar ofcio de encaminhamento juntamente com os Critrios Utilizados para a Priorizao dos pedidos, lista com a relao dos Orientadores que se enquadram no item 6.2, (ANEXO I) e sistemtica de avaliao, incluindo os nomes dos professores avaliadores.

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo

9. Compromissos da Pr-Reitoria de Pesquisa I. Convidar Comit Externo constitudo por Pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com o objetivo de participar do processo de seleo e de avaliao do Programa; II. Comunicar ao CNPq e ao Santander, com antecedncia, a data de realizao do processo de seleo e de avaliao do Programa, bem como os nomes dos componentes do Comit Externo com seus respectivos nveis de bolsa de Produtividade; III. Disponibilizar na pgina da Pr-Reitoria de Pesquisa, na internet, a relao dos pesquisadores que compem o Comit Institucional; IV. Divulgar lista dos contemplados para as Comisses de Pesquisa; V. Enviar ao CNPq e ao Santander o formulrio eletrnico com as informaes referentes aos bolsistas, orientadores e projetos para implementao dos bolsistas em folha de pagamento, dentro dos prazos operacionais do CNPq e do Santander; VI. Realizar anualmente Simpsio, onde os bolsistas devero apresentar sua produo cientfica sob a forma de psteres, resumos ou apresentaes orais; VII. Publicar os resumos dos trabalhos dos bolsistas que sero apresentados no Simpsio em livro, cd ou na pgina do Simpsio. 10. Cancelamento, Substituio e Suspenso de Bolsistas 10.1Cancelamento I. Dever ser realizado pelas Comisses de Pesquisa atravs do Sistema Atena; II. Os bolsistas que tiverem projeto denegado ou bolsa cancelada no podero retornar ao sistema na mesma vigncia; III. Devero ser efetuados conforme calendrio divulgado pela PrReitoria de Pesquisa. 10.2Substituies I. As substituies ocorrero somente a partir de setembro de 2012 a 1 de maro de 2013; II. As substituies devem contemplar alunos com o mesmo desempenho acadmico daquele previamente selecionado; III. No havendo substituio de aluno pelo orientador, a bolsa retornar Pr-Reitoria de Pesquisa. 10.3Suspenso I. O bolsista que no apresentar o Relatrio Parcial ter sua bolsa suspensa at a entrega do mesmo.

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo

11. Relatrios I. Os relatrios parcial e final devem contemplar: Introduo; Objetivos; Metodologia; Resultados parciais ou finais; Anlises; Concluses parciais ou finais; Referncias; Avaliao do Orientador. II. Os relatrios parcial e final devem ser acompanhados da avaliao do orientador sobre o relatrio e sobre o desempenho do bolsista e da avaliao do aluno sobre o programa; III. O relatrio e a avaliao do orientador devem ser anexados no Sistema Atena, em um arquivo nico no formato PDF; IV. A Comisso de Pesquisa dever encaminhar cada relatrio para avaliao de um Parecerista, ad hoc. 12. Disposies Finais I. O CNPq ou a Pr-Reitoria de Pesquisa ou o Santander podero cancelar ou suspender a bolsa a qualquer momento, caso se verifique o no cumprimento das normas, deveres e requesitos deste edital ou normas estabelecidas na RN017/2006; II. O pagamento das bolsas ser efetuado diretamente ao bolsista, mediante depsito mensal em conta bancria (conta corrente individual) do bolsista; III. vedada ao orientador repassar a outro a orientao de seu(s) bolsista(s). Em caso de impedimento eventual do orientador, a(s) bolsa(s) retorna(m) Pr-Reitoria de Pesquisa; IV. vedada a diviso da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos; V. vedada a orientao a distncia ou a coorientao; VI. A mensalidade da Bolsa ser efetuada conforme a tabela abaixo: CNPq R$360,00 RUSP R$360,00 Santander R$360,00 13. Cronograma Divulgao do Edital Inscries no Programa Divulgao dos Resultados Implementao das Bolsas IC CNPq, RUSP e Santander

12/12/2011 06/02/2012 a 30/03/2012 01/06/2012 Agosto de 2012

Pr-Reitoria de Pesquisa

Programa de Iniciao Cientfica Universidade de So Paulo


ANEXO I
CLASSIFICAO RECM-CONTRATADOS/DOUTORES Nota do Programa PG Instituio/Unidade do Aluno

Classificao

Nome Orientador

Categoria

Nota Aluno

Nota Projeto

Mdia

Nome Aluno

Reprovao

Das könnte Ihnen auch gefallen