Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE LETRAS LINGUSTICA PORTUGUESA 4 DRA.

ANA CRISTINA MACRIO LOPES ARTHUR COSTA DE SOUSA

Trabalho de Avaliao Mista: Comentrio crtico da seguinte afirmao: "O lxico de uma lngua natural um sistema integrado de unidades, interligadas do ponto de vista do seu significado".

Tomando por base a afirmao supracitada, o lxico pode ento ser caracterizado como um agrupado de palavras comuns aos falantes de uma lngua, compreensveis para esses falantes, e que encerram em si significaes referentes ao mundo extralingustico. Como exemplos de umidades lexicais, no caso da lngua portugus, teremos nomes, como co ou bola, adjetivos, como belo ou azul, verbos, como canta ou correr, e outras palavras pertencentes a outras classes, que so comum aos falantes da lngua e que permitem a associao para sua representao no mundo, construindo sua significao. Dentro do plano da significao das unidades do lxico, podemos destacar dois domnios: o domnio de carter extensional, e o domnio de carter intencional. O primeiro domnio est relacionado s classes dos referentes que uma unidade lexical pode representar no mundo. Os nomes, que podem denotar entidades de tipos vrios, como animais, objetos, estados etc., sendo os representantes da extenso. J a intenso corresponde o conjunto de propriedades semnticas dessas unidades lexicais, e pode ser representada pela classe dos adjetivos, uma vez que estes denotam propriedades e qualidades s unidades componentes do lxico.

As propriedades costumam ser representadas atravs de traos binrios ([+], [-] ou []), representados entre colchetes. Tomando como exemplo a palavra gato, teremos: Gato: [+ ser vivo] [+ animal] [+ mamfero] [+ felino] [- animal de grande porte] [selvagem] Se confrontarmos essas propriedades com a do vocbulo tigre, por exemplo, podemos perceber diversas semelhanas. Isso ocorre devido s Relaes Semnticas Lexicais que essas palavras estabelecem entre si, e que nos permite agrup-las em torno desses pontos que possuem em comum. Essas relaes podem ser de hierarquia, incluso, equivalncia e oposio. A primeira relao, tambm conhecida como Subordinao Conceptual, definida como uma relao de hierarquia entre termos subordinados (hipnimos) a um termo subordinante (hipernimo). Nesta relao, o hipernimo representa um termo genrico, e tem a si subordinado o hipnimo, representado por um termo especfico, um membro pertencente a esse termo genrico. Animal

Ave

Mamfero Rptil ...

guia Pardal Baleia Gato Cobra Lagarto No exemplo acima temos uma relao de hiperonnimia na qual o termo Animal possui o papel subordinante das classes de animais que o compem (Aves, Mamferos, Rpteis etc.), que por sua vez, possuem o mesmo papel com relao a animais especficos de cada classe, sendo estes subordinados tanto das classes especficas, quando da classe mais genrica (Animal), mostrando diferentes nveis de subordinao conceptual. O segundo tipo de relao semntica o da Incluso, em que um termo denota o todo (holnimo) e outro denota uma parte (mernimo). Assim, podemos que pginas

e capa so mernimos do holnimo livro, uma vez que so partes que compem um todo. Outro tipo de relao o da equivalncia de significados, ou Sinonmia, na qual palavras possuem significados semelhantes ou muito prximos, compartilhando propriedades definitrias e funcionais, porm, s em raros casos ocorrendo a sinonmia absoluta. Expresses como bater as botas e falecer so consideradas sinnimas por designarem a mesma ao, embora utilizadas em contextos de formalidade diferentes. Dentro das Variaes Lingusticas diatpica, diafsica, diacrnica e diastrtica podemos encontrar bons exemplos de sinonmia. Para citar, aa, suco extrado da fruta de mesmo nome, presente na regio de Floresta Amaznica, tem realizao diferente, por exemplo, no Maranho, onde conhecido (a) pelo nome juara, sendo um exemplo de variao diatpica. E o ltimo tipo de relao o de oposio, ou Relao de Antonmia, onde ocorre o contraste entre os significados de duas palavras. A Antonmia pode ser binria ou complementar, graduvel ou escalar, conversa ou relacional e direcional. A antonmia binria aquela em que a assero positiva de um termo implica necessariamente a negativa do outro termo, no sendo compatvel com o uso de quantitativos (muito, pouco etc.) nem em situaes comparativas. Quando dizemos O copo est quebrado, por exemplo, implica que O copo no est inteiro. Na Antonma Graduvel temos representantes de dois plos de uma escala contnua, podendo apresentar-se em pontos inrtemedirios. Neste caso, a assero positiva do primeiro termo implicar na assero negativa do segundo, porm, a negao do primeiro no necessariamente implicar a assero positiva do segundo. Neste caso, so aceitveis o uso de quantitativos e comparaes. Para exemplificar: a) O dia est quente. c) O dia no est quente. b) O dia no est quente. d) O dia est um pouco frio.

A pormos em prtica a regra de assero, notamos que, apesar de a assero positiva em a ter suscitado a assero negativa em b, ao ser feito o processo inverso, no qual temos c negativado, temos em d, no a afirmao do primeiro termo, mas sua colocao dentro uma escala de valores entre o quente e o frio.

J a Antonmia Conversa ou Relacional representada por termos que exprimem uma relao recproca, perspectivada sob pontos de vista distintos, ou seja, termos que expressam papis reversos da mesma relao. Este tipo de antonmia ocorre sobretudo no campo das relaes de parentesco (marido/mulher), dos intercmbios sociais (mdico/paciente) e das relaes temporais e espaciais (antes/depois). Por ltimo, temos a Antonmia Direcional, manifesta atravs de verbos que expressam movimento e que implicam duas direes opostas, onde o falante ser o ponto de referncia. Sair/chegar, levar/trazer, subir/descer so verbos de sentidos direcionais oporstos que podem ser usados como exemplos: a) O Joo trouxe os discos. b) O Joo levou os discos.

Recuperando a afirmao proposta para a discusso neste trabalho e levando em conta as relaes semnticas aqui descritas e sua relao com o funcionamento da lngua, podemos sim afirmar que as unidades componentes do lxico esto interligadas no plano da significao.

Das könnte Ihnen auch gefallen