Sie sind auf Seite 1von 2

TEORIAS PSICODINMICAS DA PERSONALIDADE

Personalidade: Aqueles padres relativamente constantes e duradouros de perceber, pensar, sentir e comportar-se os quais parecem dar s pessoas identidades separadas que inclui pensamentos, motivos, emoes, interesses, atitudes, capacidades e fenmenos semelhantes.

As teorias psicodinmicas procuram explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, enfatizando a importncia dos motivos, emoes e outras foras internas. Acreditam que a personalidade se desenvolva quando os conflitos psicolgicos so resolvidos, quase sempre no incio da infncia.

De acordo com Sigmund Freud, a personalidade consiste em trs componentes importantes: ID, EGO E SUPEREGO. O id encontra-se no ncleo primitivo e do domnio dos impulsos. No tem valores morais, dominado pelo princpio do prazer; pressiona continuamente pela satisfao imediata dos impulsos e no pode tolerar acumulaes de energia. Para reduzir a tenso, o id freqentemente usa pensamento de processo primrio.

O ego era uma parte do id, segundo Freud, que foi modificada por sua proximidade com o mundo externo. Atua de acordo com o princpio da realidade. Adia a gratificao dos desejos do id at que seja encontrada uma situao ou objeto apropriado. Em contraste com o id, o ego usa o pensamento de processo secundrio.

O superego formado a partir do ego, a identificao com os pais, e a internalizao das restries e costumes. essencialmente uma conscincia. Luta por perfeio e subjacente ao idealismo, auto-sacrifcio e herosmo.

Segundo Freud, o ego tem que servir a trs amos duros (id, superego e realidade) e tem de fazer o melhor que pode para conciliar as exigncias dos trs.

Quanto mais intensos os conflitos, tanto mais energia psquica necessria para resolv-los. Sobra menos energia psquica para as funes mentais, superiores tais como pensamento racional e criatividade.

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE A personalidade moldada pelas experincias iniciais quando as crianas passam por uma seqncia de fases psicossexuais. O termo psicossexual est sendo usado porque a libido (energia sexual) centra-se em diferentes regies do corpo medida que prossegue o desenvolvimento psicolgico. Trs reas (boca, nus e rgos genitais) conhecidas como zonas ergenas, so intensamente sensveis estimulao

prazerosa. Em cada fase de desenvolvimento, uma zona predomina. Se as crianas tm concesses em excesso ou so privadas e frustradas de um modo indevido em uma determinada fase, o desenvolvimento interrompido e a libido se fixa l.

Fase oral: durante o primeiro ano de vida, de acordo com Freud, os bebs derivam prazer principalmente de suas bocas, comendo, sugando, mordendo e atividades semelhantes. O desmame o principal conflito nessa fase. Fase anal: durante o segundo ano de vida, o prazer obtido principalmente da regio anal inicialmente por expelir as fezes e posteriormente por ret-las. O impulso para o prazer (devido a reduo de tenso que se segue evacuao) colide com as restries da sociedade. Consequentemente, as crianas so solicitadas a controlar impulsos naturais. O treinamento de toalete o conflito central nessa fase.

Fase flica: descoberta das crianas de que os rgos genitais proporcionam prazer (terceiro at o quinto ano). Freud considerava q as fantasias durante a masturbao estabeleciam o cenrio para uma crise universal. Fase em que a criana ama excessivamente o pai ou a me sempre do sexo oposto, rivalizando-se intensivamente com dos pais de seu sexo. O conflito conhecido como, complexo de Electra (no caso das meninas) e complexo de dipo (no caso dos meninos).

Fase de latncia: Freud acreditava que as personalidades esto essencialmente formadas ao terminar a fase flica, mais ou menos aos cinco anos de idade. Durante aproximadamente os sete anos seguintes (latncia), as necessidades sexuais permanecem adormecidas. No ocorrem conflitos ou mudanas importantes de personalidade.

Fase genital: com a chegada da puberdade, os interesses sexuais so novamente despertados. Durante essa fase (adolescncia, idade adulta e at a chegada da senilidade), as pessoas se orientam para as outras na medida em que participam das atividades de sua cultura. Os indivduos precisam formar relacionamentos sexuais satisfatrios. Um lao heterossexual maduro a marca registrada para a maturidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen