Sie sind auf Seite 1von 7

PSICOLOGIA DA EDUCAO AULA 8

Aula 8 - Teoria Piagetiana Teoria Piagetiana


Na aula passada estudamos Vygotsky, para quem a histria da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso, esto de tal forma intrincados, que um no seria o que sem o outro, Com essa perspectiva, que Vygotsky estudou o desenvolvimento infantil. Um dos instrumentos bsicos criados pela humanidade a linguagem. Por isso, Vygotsky deu nfase, em toda sua obra, linguagem e sua relao com o pensamento. Nesta aula, estudaremos outro pesquisador do desenvolvimento infantil: Jean Piaget. Com nfase especial descrio e caracterizao dos estgios no desenvolvimento intelectual, uma vez que a sua identificao no comportamento da criana pode orientar o educador no planejamento e oferecimento de estmulos ambientais a esse desenvolvimento.

JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu em Neuchtel, Sua, em 09 de agosto de 1896. Desde criana interessou-se por mecnica, fsseis e zoologia. Com 10 anos de idade, escreveu um artigo sobre um pardal inteiramente branco (albino), para impressionar a bibliotecria da universidade, que no tomava a srio sua capacidade de entender os livros que buscava ler, e que o estratagema deu certo.

Registrou-se na diviso de cincia da Universidade de Neuchtel, e recebeu o ttulo de Doutor em Cincias (1918), seguindo depois para Zurique, onde estudou nos laboratrios de psicologia de G.F.Lipps e estagiou na clnica psiquitrica de E. Bleuler. Foi nesse perodo que tomou contato com as obras de S. Freud e C. Jung. Em 1919 ingressou na Sorbonne, onde estudou psicopatologia com Henri Piron e Henri Delacroix. Simultaneamente, estagiou no hospital psiquitrico de Saint' Anne e estudou lgica com Andr Lalande e Ln Brunschvicg.

Desde 1921, lecionou em vrias universidades da Europa, alm de proferir conferncias nos USA, recebendo ali o ttulo de doutor honoris causa. Tambm recebeu esse ttulo da Universidade de Paris, onde lecionou. Em 1923, assumiu a direo do Instituto Jean Jacques Rousseau, de Genebra, passando a estudar, sistematicamente, a inteligncia. Em 1924 casa-se com uma de suas assistentes, Valentine Chtenay, com quem teve trs filhos: Jacqueline (1925) Lucienne (1927) e Laurent (1931). Em 1925, ocupou o cargo de professor de Filosofia em sua cidade natal. Na dcada de 50 fundou o Centro Internacional de Epistemologia Gentica da Faculdade de Cincias da Universidade de Genebra, de onde saram importantes obras de Psicologia Cognitiva.

Recomendado por Theodore Simon para trabalhar no laboratrio de psicologia experimental de Alfred Binet, fez pesquisas com o teste de Burt em crianas parisienses e crianas deficientes mentais no hospital da Salpatriere, onde pesquisou a formao do nmero na criana, em colaborao com A. Szeminska. Foi este trabalho que o motivou a desenvolver as suas pesquisas na rea da Psicologia do Desenvolvimento. Com 27 anos, escreveu o seu primeiro livro de Psicologia: A Linguagem e o Pensamento na Criana. Piaget escreveu mais de 100 livros e artigos, alguns dos quais contaram com a colaborao de Barbel Inhelder. Entre eles, destacam-se: Seis Estudos de Psicologia; A construo do Real na Criana; A Epistemologia Gentica; O Desenvolvimento da Noo de Tempo na Criana; Da Lgica da Criana Lgica do Adolescente; A Equilibrao das Estruturas Cognitivas.

Os resultados obtidos da observao da conduta de seus prprios filhos, perodo desde o nascimento at aproximadamente 2 anos (perodo que Piaget designou "sensorio-motor"), foram publicados em 2 volumes: O Naissance de l' intelligence chez l' enfant ("O nascimento da inteligncia da criana"), de 1936, e La construction du rel de l'enfant ("A construo de o real na criana"), de 1936. Piaget oi bilogo e psiclogo com enorme produo na rea de Educao, professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, conhecido principalmente por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma srie de estgios do desenvolvimento infantil. Aps a guerra, em 1946, Piaget participou da criao da UNESCO, rgo das Naes unidas para a Educao, Cincia e Cultura, colaborando na elaborao de seu regimento e tornando-se membro do seu conselho executivo. Em 1950 publicou a primeira sntese de sua teoria do conhecimento: "Introduo Epistemologia Gentica". 1955 - Funda o Centro Intelectual de Epistemologia Gentica, em Genebra, destinado a realizar pesquisas interdisciplinares sobre a formao da inteligncia. 1967- Escreve Biologia e Conhecimento, a principal obra da sua maturidade 1980 - Morre em Genebra no dia 16 de setembro Jean Piaget foi o responsvel por uma das maiores contribuies no campo da psicologia cientfica contempornea, na rea especfica do comportamento cognitivo. As aplicaes de sua teoria do desenvolvimento encontram-se muito difundidas, no campo pedaggico e na explicao da evoluo da conduta cognitiva. Desvendou muitos dos enigmas da inteligncia infantil dentro de casa, observando os prprios filhos. Concluiu que a criana tem uma forma prpria e ativa de raciocinar e de aprender, que evolui, por estgios, at a maturidade intelectual. No um adulto em miniatura. Seus erros apenas caracterizam essa forma particular de pensar. Sua teoria pode ser classificada em duas reas principais: a que procura explicar a formao da estrutura cognitiva, tema central em sua psicologia evolutiva, e a que se desenvolve em torno da epistemologia gentica. Para conhecer melhor os estudos de Piaget, antes de estudar a parte terica, CLIQUE AQUI e assista um vdeo muito interessante sobre seu trabalho.

EPISTEMOLOGIA GENTICA

Corresponde quela que atravs dos mtodos da sociognese e da psicognese analisa o prprio sistema de referncia vigente, isto , a forma como esse sistema foi construdo. SOCIOGNESE: busca compreender os processos dos conhecimentos a partir de seu desenvolvimento histrico no seio das sociedades e da sua transmisso cultural; das sociedades e da sua transmisso cultural; PSICOGNESE: busca compreender os processos dos conhecimentos a partir dos elementos de constituio do desenvolvimento dos prprios indivduos

A Construo da Afetividade
De acordo com a teoria de Piaget o desenvolvimento intelectual considerado com tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. O desenvolvimento afetivo se d paralelamente ao cognitivo e tem uma profunda influncia sobre o desenvolvimento intelectual. Segundo Piaget o aspecto afetivo por si s no pode modificar as estruturas cognitivas, mas pode influenciar que estruturas modificar. incontestvel que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligncia. Sem afeto no haveria interesse, nem necessidade, nem motivao; e consequentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e no haveria inteligncia.

CONSTRUO DO CONHECIMENTO
Conhecimento: O construtivismo (ou psicologia gentica) procura explicar o desenvolvimento do pensamento (inteligncia) como um processo contnuo de adaptao do organismo ao meio, marcado por vrias fases (estdios): cada uma delas representa um estgio de equilbrio, cada vez mais estvel, entre o organismo e o meio, onde ocorrem de determinados mecanismos de interao, como a assimilao e a acomodao.

Esquema
Alguns autores sugerem que imaginemos um arquivo de dados na nossa cabea.

Os esquemas so anlogos s fichas deste arquivo, ou seja, so as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivduos intelectualmente organizam o meio. So estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas medida em que a criana torna-se mais apta a generalizar os estmulos. Por este motivo, os esquemas cognitivos do adulto so derivados dos esquemas sensrio motores da criana e, os processos responsveis por esses mudanas nas estruturas cognitivas so assimilao e acomodao.

Assimilao
o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes.

a incorporao de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Em outras palavras, o processo pelo qual o indivduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliao de seus esquemas. Na assimilao o indivduo usa as estruturas que j possui. Piaget define a assimilao como uma integrao a estruturas prvias, que podem permanecer invariveis (ou so mais ou menos modificadas por esta prpria integrao, mas sem descontinuidade com o estado precedente isto , sem serem destrudas, mas simplesmente acomodando-se nova situao). Isto significa que a criana tenta continuamente adaptar os novos estmulos aos esquemas que ela possui at aquele momento. Por exemplo: imagine que uma criana est aprendendo a reconhecer animais, e at o momento, o nico animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente o cachorro. Assim, podemos dizer que a criana possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro.

Pois bem, quando apresentada, esta criana, um outro animal que possua alguma semelhana, como um cavalo, ela a ter tambm como cachorro (marrom, quadrpede, um rabo, pescoo, nariz molhado, etc.).

Notavelmente, ocorre, neste caso, um processo de assimilao, ou seja a similaridade entre o cavalo e o cachorro (apesar da diferena de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cachorro em funo da proximidades dos estmulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criana at o momento. A diferenciao do cavalo para o cachorro dever ocorrer por um processo chamado de acomodao. Ou seja, a criana, apontar para o cavalo e dir "cachorro. Neste momento, uma adulto intervm e corrige, "no, aquilo no um cachorro, um cavalo". Quando corrigida, definindo que se trata de um cavalo, e no de um cachorro, a criana, ento, acomodar aquele estmulo a uma nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema. Esta criana tem agora, um esquema para o conceito de cachorro e outro para o conceito de cavalo.

ACOMODAO
a modificao de um esquema ou de uma estrutura em funo das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodao pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas: criar um novo esquema no qual seja possvel encaixar o novo estmulo, ou modificar um j existente de modo que o estmulo possa ser includo nele. Aps ter havido a acomodao, a criana tenta novamente encaixar o estmulo no esquema e a ocorre a assimilao.

Por isso, a acomodao no determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimil-lo. O balano entre assimilao e acomodao chamado de adaptao.

EQUILIBRAO
O processo dinmico de comportamento de autoregulao que pe em equilbrio dois comportamentos intrnsecos: * assimilao * acomodao

o processo da passagem de uma situao de menor equilbrio para uma de maior equilbrio.

Piaget afirma que na aprendizagem, o sujeito constri seu prprio conhecimento, atravs da interao do seu Eu com o meio ambiente.

O ensino para Piaget


Significa organizar o contexto para que a aprendizagem ocorra.

Professor para Piaget


O professor deve desempenhar o papel de mediador na relao entre o sujeito e o objeto do conhecimento, e isto significa organizar a situao para que a aprendizagem ocorra, para que o aluno se sinta desafiado, problematizado...

Estgios do Desenvolvimento Cognitivo Segundo Piaget


De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo um processo de sucessivas mudanas qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivduo constri e reconstri continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilbrio. Essas construes seguem um padro denominado por Piaget de ESTGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante a ordem dos estgios e no a idade de apario destes.

Sensrio motor 0- 2 anos de idade (da ausncia a inteligncia prtica): a partir de reflexos neurolgicos bsicos, o beb comea a construir esquemas de ao para assimilar mentalmente o meio. A inteligncia prtica. As noes de espao e tempo so construdas pela ao. O contato com o meio direto e imediato, sem representao ou pensamento. A criana comea a estruturar de forma prtica, corporal, as noes de espao-tempo, e do prprio objeto. Da a importncia de enriquecer o mundo infantil com objetos que possam ser manipulados, deslocados, arrastados, enfim, permitir aes espontneas e estruturadas. Exemplos: o beb pega o que est em sua mo; "mama" o que posto em sua boca; "v" o que est diante de si. Aprimorando esses esquemas, capaz de ver um objeto, peg-lo e lev-lo a boca. Perodo pr-operatrio (2-6 anos) (inteligncia simblica): Tambm chamado de estgio da Inteligncia Simblica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorizao de esquemas de ao construdos no estgio anterior (sensrio-motor). No aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicao ( fase dos "por qus"). A criana deste estgio egocntrica, centrada em si mesma, e no consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. J pode agir por simulao, "como se". (Ex: homem aranha, pais, irmos, brincando de papai e mame, mdico). Possui percepo global sem discriminar detalhes. Exemplo: v o todo e no partes Representao simblica atravs do ldico (faz-de-conta). (Exemplo: ir trabalhar, mame, papai e filhinho, casinha) Animismo: a criana atribui vida aos objetos. Supe que eles so vivos e capazes de sentir, que as pedras (e mesmo as montanhas) crescem, que os animais entendem nossa fala e tambm podem falar, e assim por diante. (animismo deriva de anima, palavra latina que significa alma. Consiste em atribuir vida a objetos que se movem ou podem ser movidos). Surgem pensamentos anmicos e intuitivos, sobre natureza. Para a criana, tudo se compara como ela: nuvens "choram", pssaros voam "porque gostam" e o sol tem "rosto". Exemplos: mostra-se para a criana, duas bolinhas de massa iguais e d-se a uma delas a forma de salsicha. A criana nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas so diferentes. No relaciona as situaes. Perodo operatrio-concreto (7-11 anos) (inteligncia lgico-concreta): aes fsicas passam a ser internalizadas Desenvolve a capacidade de resolver mentalmente os problemas antes de coloc-los em prtica. Diminuio do egocentrismo. A criana desenvolve noes de tempo, espao, velocidade, ordem, casualidade, ..., j sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. No se limita a uma representao imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar abstrao. Desenvolve a capacidade de representar uma ao no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformao observada (reversibilidade). Exemplos: despeja-se a gua de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criana diga se as quantidades continuam iguais. A resposta afirmativa uma vez que a criana j diferencia aspectos e capaz de "refazer" a ao. Perodo operatrio-formal (12 em diante) (inteligncia lgico-formal): A representao agora permite a abstrao total. A criana no se limita mais a representao imediata nem somente s relaes previamente existentes, mas capaz de pensar em todas as relaes possveis logicamente buscando solues a partir de hipteses e no apenas pela observao da realidade.

Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criana alcanam seu nvel mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocnio lgico a todo as classes de problemas. Exemplos: se lhe pedem para analisar um provrbio como "de gro em gro, a galinha enche o papo", a criana trabalha com a lgica da ideia (metfora) e no com a imagem de uma galinha comendo gros.

Das könnte Ihnen auch gefallen