Sie sind auf Seite 1von 33

As Doenas do Nosso Sculo - Pb. Jos Roberto A.

Barbosa
Publicado em 30 de Junho de 2008 as 08:49:02 AM Comente Texto ureo: II Tm. 3.1 Leitura Bblica em Classe: II Tm. 3.1-19 Pb. Jos Roberto A. Barbosa Objetivo: Mostrar que o tempo presente est marcado pela descrena e impiedade. E que, diante dessa realidade, o cristo precisa apegar-se firmemente aos princpios da Palavra de Deus. INTRODUO Estamos iniciando mais um trimestre, e com ele, uma srie de expectativas em relao nova revista. O comentarista nos brinda com uma srie de estudos bastante atuais que visam diagnosticar e sanar males psicofsicos da modernidade a partir de uma abordagem espiritual. Nesta primeira lio, mostraremos como o nosso sculo tem sido solapado pelas foras que se opem ao homem. Em seguida, destacaremos o aspecto psicossomtico das doenas. E por ltimo, destacaremos algumas dessas doenas, que, na verdade, no tm de modernas. 1. O ESPRITO DA MODERNIDADE A modernidade resultante do avano cientfico, da crena racional de que os homens podem resolver seus problemas por conta prpria, sem a ajuda de qualquer fora espiritual. Paulo antecipa a situaes na qual estamos vivendo atualmente em sua II Epstola ao jovem pastor Timteo (II Tm. 3.1-19). Dizem alguns filsofos que Deus morreu, e, por conseguinte, nada mais h para esperar. Diante dessa realidade, cabe aos homens, ou melhor, aos super-homens, encontrarem a soluo para os problemas existenciais. Em oposio a essa defesa, testemunhamos uma srie de males que no temos sido capazes de resolver. As ltimas guerras mundiais revelaram a ineficcia humana na conduo dos ditames do seu destino. O resultado dessa frustrao o acmulo de doenas, de males, tanto individuais quanto sociais, que se alastram por toda parte. Prometeram que teramos dias melhores, riqueza e conhecimento, mas ao invs disso, nos legaram a ansiedade, o medo, a depresso, o consumismo, a ambio, as guerras e os vcios. 2. A PSICOSSOMATIZAO DA DOENAS As doenas humanas, na esfera do corpo, da alma e do esprito, no podem ser desassociadas. Devemos lembrar, o que fora esquecido pela modernidade, que o homem um ser fsico-espiritual (I Ts. 5.23; Hb. 4.12). preciso nos conscientizar-nos da realidade psquica (mental), somtica (fsica) e espiritual (pneumtica) do ser humano. Fora dessa integralidade, o ser humano est fadado fragmentao, a no encontrar sua verdadeira identidade, a no saber quem , e muito menos, para onde vai. Somos bombardeados, todos os dias, por muitos discursos, e, a maioria deles, no tem qualquer relao com a revelao da identidade que Deus apresentou para cada um de ns. Ficamos ansiosos por qualquer coisa, assustados e em pnico, sem coragem mesmo de sair de casa. Esses transtornos nos levam ao adoecimento, as lceras decorrentes das preocupaes um bom exemplo dessa realidade. A menos que descubramos o centro

divino no qual devamos permanecer, ou para ser mais preciso, a no ser que estejamos em Cristo, vivendo a vida que Ele nos ensinou a viver, em contato contnuo com Aquele que nos criou e conhece nossas necessidades, as conseqncias, como j temos testemunhado, sero desastrosas. 3. DOENAS ANTIGAS E MODERNAS A causa das doenas, como bem sabemos, o distanciamento do homem de seu Criador. No estamos nos referindo, especificamente, aos pecados individuais, mas condio pecaminosa, que recebemos dos nossos pais. Talvez, por isso, seja possvel dizer que o germe que causa todas essas doenas que vemos neste sculo, no to recente assim. O problema atual que resolvemos colocar esparadrapos nessa ferida que, em face de sua gravidade, carece de uma tratamento mais srio. O homem moderno resolveu dar evaso natureza carnal, a viver a vida sem qualquer temor a Deus. Como resultado dessa opo, temos: 1) as doenas da rea intrapessoal: orgulho (Sl. 4.2; 94.11; 144.4; Jr. 2.5; Ec. 1.2; Mt. 23.2-7; Ef. 4.17-19; Pv. 11.2; 16.18; 21.4), egosmo e avareza (II Tm. 3.2; Pv. 21.6; I Tm. 6.1; Lc. 12.15-21; Hb. 13.5) e incontinncia e desejos desenfreados (Rm. 1.23-32); 2) as doenas da rea social: desobedincia aos pais e ingratido (Ex. 20.12; Rm. 1.30; I Tm. 1.9), desamor e crueldade (Ef. 6.1-4; Ex. 1.22; II Rs. 25.7; Pv. 12.10; Nm. 22.27; Gn. 6.5,11), dureza de corao e calnia (Mt. 5.9,21-26; 11.29; Mc. 11.25; Tt. 2.3; Pv. 16.28), traio e hipocrisia (Is. 32.6; Lc. 12.1; I Tm. 4.2; Mt. 26.47-50; Jo 12.2-6; Mt. 7.15), averso ao bem (Pv. 28.5; II Tm. 3.13) e abuso de poder (Ez. 28.5-8; J 19.10,11; At. 12.20-23; II Cr. 26.18-21; Rm. 12.8; I Tm. 5.17); e 3) na rea religiosa: blasfmia e irreverncia (Lv. 24.16; Mt. 12.22-32; 15.19; Mc. 3.28,29), apego aos prazeres mundanos (Lc. 12.19; I Co. 6.20). CONCLUSO A sociedade moderna est doente, e o pior, no sabe como encontrar o remdio para as suas enfermidades. Enquanto o homem no se dobrar perante a verdade divina, continuar esmo, perdido em seus prprios caminhos. Diante dessa situao, nos levantamos como voz proftica para essa gerao, proclamando que Jesus Aquele que nos supre, que sara os males fsicos, mentais e espirituais. Por meio dEle, nEle e com Ele, podemos encontrar nosso verdadeiro eu, descobrir nossa genuna identidade, e assim, a cura para os males existenciais to comuns na modernidade. BIBLIOGRAFIA COLSON, C. E agora como viveremos. Rio de Janeiro: CPAD, 2002 TORNIER, P. Mitos e neuroses. So Paulo: ABU Editora, 2002.

As Doenas do Nosso Sculo - Pr. Edevir Peron


Publicado em 4 de Julho de 2008 as 11:24:47 AM Comente INTRODUO Estamos iniciando mais um trimestre, o estudo de mais treze lies, dentro do tema: as doenas do nosso sculo. Realmente, nesses ltimos dias se cumpre o que diz as Escrituras que nos ltimos tempos viriam tempos trabalhosos, em que a iniqidade se multiplicaria sobre a terra. Por isso faz-se muito importante estudarmos sobre o assunto, e procurar na Palavra de Deus instruo e sabedoria para vivermos como verdadeiros cristos, mesmo no meio de uma gerao contaminada. I. DOENAS NA REA INTRAPESSOAL O que doena. Diz o dicionrio portugus Aurlio que a palavra doena originaria do latim (dolentia), que segundo a medicina : 1. Denominao genrica de qualquer desvio do estado normal. 2. Conjunto de sinais e/ou sintomas que tm uma s causa; molstia. 3. Fig. Mania, vcio, defeito. No hebraico bblico encontramos os seguintes termos: ????? (d?w), significa literalmente enfermidade. ??????? (madweh), doena. ????? (?l?), estar doente, adoentado, sofrer. E outros temos derivados destes que so usados para descrever os vrios tipos de enfermidades e doenas encontrados na Bblia. No Novo Testamento grego os termos que correspondem ao hebraico so: Substantivos. ???????? (astheneia), literalmente carente de fora, ocorre em (Mt 8.18; Jo 11.4; At 28.9). ??????? (malakia), prostrao, debilidade, doena (Mt 4.23; 9.35; 10.1).

????? (nosos), cognato do termo latino (nocere), ferir, em portugus nosologia, a palavra regular para se referir a doenas e enfermidades (Mt 4.23,24; 8.17; 9.35; 10.1; Mc 1.34; Lc 4.40; 6.17; 7.21; 9.1; At 19.12). Verbos. ??????? (asthene), faltar fora, ser fraco, enfraquecer, adoecer, traduzido em Jo 6.2 por enfermos. ??? ????? (ech kaks), significa ter mal, ou seja, estar doente ou estar em mau estado, (Mt 14.35; Mc 1.32; Lc 7.2). Nas Escrituras Sagradas encontramos muitas referencias a enfermidades, e pessoas enfermas, com diversos tipos de enfermidades. No decorrer deste trimestre vamos estudar a mido esse assunto. Sabemos que as enfermidades apareceram depois que o pecado entrou no mundo, e a terra com seus habitantes foram amaldioadas (Gn 3.1-24). Examinando as Escrituras entendemos que doenas no so somente molstias que atinge os membros do corpo fsico, mas h uma infinidade de males que atingem o ser humano em diversos sentidos. Intrapessoal. So as enfermidades que esto dentro, no interior, no mago do homem. So doenas que a medicina no v nem pode cur-las, pois esto na rea espiritual. As doenas intrapessoais so numerosas e variadas, no possvel mencion-las todas aqui; porem algumas delas, acompanhando o que colocou o comentarista no tpico I da lio. 1) Orgulho. Do substantivo grego ???????? (alazonia), ou ????????? (alazoneia), orgulho, traduzido em 1Jo 2.16 por soberba. E ainda ?????????? (huperephania), orgulho, (Mc 7.22). E ainda o verbo ???? (tupho), com o significado de erguido com orgulho, ensoberbecendo-se, (1Tm 3.6). Numa linguagem mais direta orgulho : Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez; Conceito elevado ou exagerado de si prprio; amor-prprio demasiado; soberba. O primeiro ser a se orgulhar registrado nas escrituras foi lcifer (Is 14.12-17; Ez 28.1219). Veja referencias bblicas sobre orgulho: (Nm 24.17; J 41.15; Sl 10.4; Pr 21.24; Is 13.19; Jr 48.29; Ez 24.21).

2) Vaidade. O significado principal de vaidade Qualidade do que vo, ilusrio, instvel ou pouco duradouro; coisa ftil ou insignificante; frivolidade, futilidade, tolice. Mas tambm significa Desejo imoderado de atrair admirao ou homenagens. Vanglria, Presuno, fatuidade. 3) Egosmo. Essa a mais perigosa das enfermidades intrapessoais. Essa palavra vem do Frances (gosme), Com o significado de amor excessivo ao bem prprio, sem considerao aos interesses alheios; exclusivismo que faz o indivduo referir tudo a si prprio. E do grego bblico vem de ??? (ego), literalmente eu. O homem natural torna o eu prprio no centro de tudo, tornando-se egocntrico, Diz-se daquele que refere tudo ao prprio eu, tomado como centro de todo o interesse. Assim sendo, o eu no se trata somente do pronome pessoal da primeira pessoa do singular, mas trs em si os significados do termo Frances gosme, como citado acima. Alem destas existem muitas outras doenas intrapessoais que no possvel numer-las aqui. Mas veja o que Jesus disse: Pois do interior, do corao dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituies, os furtos, os homicdios, os adultrios (Mc 7.21). II. DOENAS NA REA SOCIAL Esse tipo de doena esta intimamente ligada anterior (intrapessoal), porque todos os males procedem da concupiscncia do corao dos homes, e concebido, e depois que se da luz, se torna em pecado; e ento contamina a sociedade (Tg 1.15). Nessa rea social h tambm uma infinidade de males que so doenas mortais, no s para a pessoa que as possui, mas tambm para as que lhe rodeiam, porque como doena contagiosa, que somente no as contraem aqueles que so vacinados com o sangue de Jesus. E uma necessidade de todos nos que precisamos estar no meio do povo, e de maneira nenhuma podemos estar isolados deles; porque se assim fora, como poderamos ganha-los para Jesus? Mas devemos sim estar imunizados para no sermos contaminados com esses males. Dentre muitos desses males que esto no texto bblico em classe, e estudados nesta lio, bom o leitor examinar ainda Rm 1.21-32; Jd 10-16. III. DOENAS NA REA RELIGIOSA O que religio. O dicionrio portugus diz: [Do lat. religione.]

1. Crena na existncia de uma fora ou foras sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestao de tal crena por meio de doutrina e ritual prprios, que envolvem, em geral, preceitos ticos. 3. Restr. Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe devido. 4. Reverncia s coisas sagradas. 5. Crena fervorosa; devoo, piedade. 6. Crena numa religio determinada; f, culto. 7. Vida religiosa: Abandonou o mundo e abraou a religio. 8. Qualquer filiao a um sistema especfico de pensamento ou crena que envolve uma posio filosfica, tica, metafsica, etc. 9. Modo de pensar ou de agir; princpios: Falar mal dos outros contra minha religio. O Novo Testamento grego traz o termo ???????? (tresqueia), traduzidos em nossas bblias como religio ou culto (At 26.5; Cl 2.18; Tg 1.26). e tambm ????????????? (deisidaimonia) em (At 25.19). Traduzido na ARC como superstio, e na ARA como religio. lamentvel que devido a muitos homens terem um corao doentio e contaminado; criaram e desenvolveram com a ajuda de satans tantos desvios religiosos e crenas em doutrinas sem fundamentos e respaldo bblico; ainda que a maioria usam referencias isoladas da Bblia para justificar suas ideologias e ensinos contaminados. E claro que satans esta por detrs disso tudo. Tambm neste tpico fica difcil enumerar a enorme quantidade de religies, seitas, heresias e desvios doutrinrios existentes em nossos dias. Infelizmente, at muitos que se declaram igreja, e que se alto denominam obreiros e profetas enviados por Deus; mas ensinam heresias diablicas para atrair o povo aps si, com o interesse nico de se autoexaltar, e ganhar dinheiro enganando os incautos. Esses recebero mais duro juzo (Tg 3.1). CONCLUSO Meus queridos companheiros de estudos; vamos nos aplicar. E no somente estudar, mas ser praticantes da palavra de Deus. E no permitir que essas doenas destruidoras nos contaminem. Mas sejamos perseverantes ate o fim, por que esses que sero salvos (Mt 24.6.13). Observao: estes comentrios so adaptados para o nosso site http://www.adcorreiapinto.com.br/ ; Quando aparecem em outros endereos (que h permisso para isto) no aparecem certos caracteres usados para a escrita de termos hebraicos e gregos na ortografia original; e tambm algumas ilustraes. Pr. Edevir Peron

As Doenas do Nosso Sculo - Pr. Osiel Varela


Publicado em 3 de Julho de 2008 as 10:56:43 AM Comente SUMRIO DA LIO: 1- As doenas do nosso sculo 2- Vencendo a ansiedade 3- Vivendo sem medo 4- Depresso, a doena da alma 5- Os males do consumismo 6- Os perigos da ambio 7- Cristo, a perfeita paz 8- Cuidando do corpo com moderao 9- A seduo das drogas 10- A inverso dos valores 11- Neopaganismo, um mal a ser combatido 12- Resistindo os apelos do mundanismo 13- Cristo, nica esperana desta gerao - Conceitos de sade e doena: Doena (do latim dolencia = padecimento) o estado resultante da conscincia da perda da estabilidade de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode cursar devido a infeces, inflamaes, isqumias, modificaes genticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunes orgnicas. Distingue-se da enfermidade, que a alterao danosa do organismo. O dano patolgico pode ser estrutural ou funcional. Pathos = doena ou sofrimento; Para Novaes (1976), sade e doena so muito mais valores sociais, historicamente colocados, do que a simples expresso da situao biolgica do organismo (em geral), em um meio dado e, portanto, devem ser pensados em termos de sua historicidade. Considerando que a doena ocorre num dado ambiente, Rouquayrol (1983) enfatiza que o estado final provocador de uma doena resultado da sinergizao de uma multiplicidade de fatores polticos, econmicos, sociais, culturais, psicolgicos, genticos, biolgicos, fsicos e qumicos. NOVAES,R.L. A sade e os conceitos. So Paulo, 1976. [Dissertao de Mestrado Faculdade de Medicina da USP]. SADE - plenitude do bem-estar associado vida biolgica e a capacidade mental (psique).

DOENA - qualquer alterao dessa condio que afeta o organismo nesses dois aspectos. A relao entre ambas est no equilbrio ou desequilbrio do sistema imunolgico e ou da mentalidade do indivduo. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060903145828AAci1fF Ou: Sade o bem estar fsico mental e social, ou simplesmente a ausncia de doena. Doena qualquer distrbio capaz de alterar o bem estar. I - Para voc, o que sade? Pergunta difcil de acordo com nossa histria de vida e expectativas podemos atribuir significados diferentes s palavras. Alguns pensaro simplesmente na ausncia de doenas ou de sintomas desagradveis, outros pensaro no funcionamento harmnico entre corpo e mente, outros na sade coletiva. Entre muitas definies, encontrei uma bem abrangente, que consta do Dicionrio de termos tcnicos de medicina e sade, organizado por Lus Rey (ed. Guanabara Koogan), que a seguinte: Sade uma condio em que um indivduo ou grupo de indivduos capaz de realizar suas aspiraes, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. um estado caracterizado pela integridade anatmica, fisiolgica e psicolgica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funes familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tenses fsicas, biolgicas, psicolgicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doena ou morte extempornea. um estado de equilbrio entre os seres humanos e o meio fsico, biolgico e social, compatvel com plena atividade funcional. Quero chamar sua ateno para uma parte muito interessante do conceito exposto acima. Mesmo dentro da sade, existem tenses fsicas, biolgicas, psicolgicas ou sociais. O que pode diferenciar a pessoa saudvel da doente a habilidade que se tem (ou no) para lidar com tais tenses. Portanto, a palavra resilincia est muito ligada ao conceito de sade. Segundo Grotberg, resilincia a capacidade humana universal de enfrentar as adversidades da vida, super-las, ou at ser transformado positivamente por elas. Texto da Fonoaudiloga Keila A. Baraldi Knobel. http://www.fonoesaude.org/saude.htm II - Incio: Remontando ao passado de tudo, somos levados ao den, quando Deus Criador de todas as coisas as criou em um estado original de qualidade e pureza, o que infere um estado natural sem defeitos, afinal, era obra das prprias mos do Todo-Poderoso e Perfeito.

Neste quadro, a coroa da criao, o homem foi criado a imagem e semelhana de Deus, com a mesma qualidade intrnseca de todas as coisas criadas, e mais com o sopro da boca de Deus - Ruah - em estado de pureza espiritual, fsica e mental. O desvirtuamento do homem da meta original de pureza espiritual traada por Deus, para mantena contnua do seu estado original e preservao de sua vida inclua: Estar na presena de Deus; Comer da rvore da vida; Interagir com o ambiente perfeito que lhe foi entregue e com os outros homens que viriam. Adorar a Deus. Quando o homem se desvia destes propsitos para os quais foi criado, e em estado de pecado; atingida e perdidas foram as prerrogativas do seu estado de Bem-estar fsico. desencadeado ento um processo de degenerao do estado de bem-estar que interfere no que chamamos de sade, que um resultado da somatria dos itens elencados acima. Portanto os estados de doenas, que vamos estudar neste trimestre nos obrigam ou nos remetem ao incio de todas as coisas na face da Terra, principalmente ao homem Adam criado por Deus. Paulo feliz, e inspirado nas Santas Escrituras ao falar deste estado em que vivemos, estado de corruptibilidade. II Co. 4.16: Por isso no desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. II Corintios 4:16: Por isso no desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Esta corrupo generalizadamente e oriunda da perda do estado inicial da criao, seja a criao inanimada, animal e o prprio Adam, que criados por Deus se integravam e viviam em um estado de comunho e ao. Sade o perfeito bem estar do ser humano no meio onde vive de modo a satisfazer todas as necessidades bsicas. J a doena a falta de uma ou mais necessidade de modo a causar danos ao ser humano. A relao que as duas no andam juntas, ou tem uma ou tem outra. Deus para preservar o homem primeiramente usa No como uma espcie de novo Adam, preservando-o assim da extrema corrupo que havia atingido o homem antidiluviano. Gnesis 6.1. ss: E aconteceu que, como os homens comearam a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens

eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Ento disse o SENHOR: No contender o meu Esprito para sempre com o homem; porque ele tambm carne; porm os seus dias sero cento e vinte anosE viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginao dos pensamentos de seu corao era s m continuamente. Ento arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu corao. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem at ao animal, at ao rptil, e at ave dos cus; porque me arrependo de os haver feito. No, porm, achou graa aos olhos do SENHOR. Estas so as geraes de No. No era homem justo e perfeito em suas geraes; No andava com Deus. Este estado de justia e perfeio de No podemos entender como um estado de bemestar ou equilbrio na vida de No, isto o que queremos estudar neste trimestre. III - Os nossos dias: Uma vez introduzido os aspectos de doena sade e bem-estar veremos, seguir, como este distanciamento de Deus promove as doenas do nosso sculo. No conceito de sade, pelo bem-estar o homem do nosso sculo foi mais do que beneficiado pelo prprio Deus, pelo mandato de conhecimento e sabedoria, que alis, nunca esteve fora de todas as geraes desde o tempo de Ado, seja com a construo da Pirmides, pela sabedoria de Jos para alimentar a Terra do Egito e o Mundo daqueles dias, seja pela Sabedoria de Salomo, do rei Josaf. Mas, o nosso sculo o sculo que mais se beneficiou deste esprito excelente da inteligncia como mandato cultural dado por Deus. Assim, temos uma verdadeira exploso de invenes que trouxeram vida do homem deste sculo uma vida regalada e melhor no aspecto de conforto do que nos outros sculos. Porm, tudo isto trouxe para o homem do nosso sculo uma srie de fatores que acompanharam ao desenvolvimento que procurava dar conforto e bem-estar, assim temos: Aumento da competio; Obrigaes mltiplas dirias; Necessidade de procurar conhecimento novo a cada dia e primeiro do que os outros; Sedentariedade: Maior sedentarismo do homem e sua famlia; Obesidade; Comidas que enchem os olhos mais trazem doenas; A alta atrao das artes cnicas - cinema, teatro, TV.

Internet (sem satanizar este moderno meio de mdia, como alguns j comearam a fazer); Afastamento do homem da famlia seja pelas horas de trabalho ou por meio dos aparelhos utilizados dentro do lar; Trnsito das cidades, e suas conseqncias: grande risco e estressante; Aumento da concupiscncia atravs dos novos equipamentos do lar; Aumento de pensadores ateus; Teoria da Evoluo; Afastamento do pensamento do homem das coisas de Deus; Mudanas do conceito familiar (juntar em vez de casar); Liberao na educao dos filhos; Novas doutrinas polticas que afastam Deus da Sociedade; Novos tempos no meio Evanglico; Comrcio da Religio; Novas crenas ou costumes dentro das Igrejas; Disputas no meio das Igrejas; Afastamento dos crentes das Igrejas por causa de trabalho, lazer, estudo. Todas estas coisas trouxeram uma aparente segurana e distanciamento do homem deste sculo de Deus, como se tudo isto suprisse a presena de Deus, que foi relegado, a segundo plano, na vida de muitos at de certos crentes, que s cultuam a Deus, quando d tempo e levaram a quebra do sentimento de bem-estar que fora dado ao homem. IV - As Doenas e suas origens: luz da Bblia, pois no nos parece que seja correto estudar esta Lio, sob a tica da Medicina, at porque somos leigos nesta cincia. Utilizando o pensamento bblico podemos entender que tudo quanto elencamos na lista supra se houvesse sido criado sob a tica de louvar a Deus e a Sua Glria haveria uma total e radical forma da ao destas coisas na vida do homem, que no se traduzisse em doenas, como ansiedade, depresso, tristeza, fuga da realidade e outras doenas que so oriundas da somatizao de perdas, disputas, porfias, no s no mundo secular e com uma nfase muito mais grave quando ocorre no seio da Igreja, pois aqui mesmo que no deveriam tais fatos ocorrer.

Contudo, devemos entender que estas coisas das quais usufrumos tem a permisso de Deus e no devemos desprez-las, porm o adversrio de nossas almas as utiliza como ferramenta de escravido do homem, criando com elas, correntes que amarram o homem apenas nesta vida e transforma todo o bem que possa existir nelas em objeto ou de adorao, de explorao, de escravido. Isto faz com que haja exageros como: Work-a-holic ( pessoas que se dedicam ao trabalho, quase como um vcio); Jogadores compulsivos de games; Desejo de ganhar mais e mais; Desejos irrefreados; Casamentos desfeitos com rapidez; Filhos sem regras dentro do lar; Descrena em Deus ou surgimento de novos segmentos religiosos, tais como, Nova era, movimentos orientais e seus gurus; Competio com dolo (no s no mundo secular e na Igreja); Emulaes por cargos e lugares (idem); Ira por questes carnais; Ira no trnsito. Glatas 1.ss: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e no torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servido. Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Salmos 107.17: Os loucos, por causa da sua transgresso, e por causa das suas iniqidades, so aflitos. 18 A sua alma aborreceu toda a comida, e chegaram at s portas da morte (ficaram doentes).27 Andam e cambaleiam como brios, e perderam todo o tino perderam a noo e a direo ou no sabem o que fazer). 28 Ento clamam ao SENHOR na sua angstia; e ele os livra das suas dificuldades. Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei. E os que so de Cristo

crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. E nos trazem paz e bemestar para a alma e nos aproxima de Deus. V - Opinio de mdico: Doenas psicossomticas ou psiquitricas podem aparecer, segundo o mdico, partir de: Trabalhei com um grande personagem da cidade de Santo Andr - S P - Br (vou manter o anonimato por questes do momento em que estamos, com as eleies), o qual mdico (no crente) e ele com a sua experincia de vrios anos de medicina me disse um dia: Se os homens obedecessem apenas o que a Bblia ensina sobre a sade, mesmo que no atentassem para a questo religiosa, a maioria dos males (doenas) estariam resolvidos, seja pelo comer, beber e prticas morais e de trabalho. Veja s o que o personagem, acima, quer dizer e disse: Adultrio: o cnjuge obrigado a viver uma eterna tenso escondendo o fato, o que gera aumento de presso, nervosismo, taquicardia, insnia, que acaba em problemas de ansiedade, presso alta, e doenas do corao. Porfias ou disputas, emulaes, iras, pelejas, dissenses: o que incorre nisto inicia um processo de desavenas que podem at causar a morte, por violncia (um dos males do presente sculo), tenses de toda a ordem; Levam ento alguns a, bebedices (quando no o isso de substncias qumicas, as drogas), e possivelmente desencadear se o mesmo no se contiver ou no tiver um encontro com Cristo, as doenas pertinentes a esta prtica, condenada em qualquer tratado de medicina, atingindo fgado, rins, artrias do corao, crebro e por fim levando a morte, que o desejo de satans. Ns no queremos que este desejo do maligno se cumpra em nossas vidas e por isto estamos escondidos em Deus por Cristo Jesus. Prostituio: como tem avanado e mutado as doenas, chamadas DSTs, elas trouxeram a AIDAS (SIDA), o aumento da tuberculose, a hepatite A, B e outras, impetigo e uma outra srie de doenas do nosso sculo. VI - a - Doenas citadas na Bblia por situaes de uma vida sem compaixo e estruturadas no ter: Temos na Bblia situaes de morte por estresse, causada, por exemplo, pela usura ou apega a propriedades e dureza de corao. Veja o caso de Nabal: I Samuel. 2.ss.:E havia um homem em Maom, que tinha as suas possesses no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha trs mil ovelhas e mil

cabraso nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigailporm o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem Davi, e quem o filho de Jess? Muitos servos h hoje, que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu po, e a minha gua, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu no sei donde vm?eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o corao de Nabal estava alegre nele, e ele j muito embriagado,at luz da manhdeu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu corao, e ficou ele como pedra. E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu. Colocou seu corao nas suas propriedades, foi usurrio, no hospitaleiro, no servindo ao Senhor, desprezou o ungido de Deus, e aparentemente sofreu um derrame ou um enfarte (e se amorteceu o seu corao, e ficou ele como pedra) e aps isto morreu e sua mulher e fortuna foram tomadas por quem ele no quis ajudar. No nos parece um fato dos dias de hoje? Situaes como esta, se multiplicaram, e mostram o quanto isto pode afetar ao homem, que age assim. Igualmente vemos que em nosso sculo isto tomou propores desenfreadas, multiplicada pela banalizao da moralidade sem Deus, se tornando um modo de viver: seja assim e voc vai conquistar o mundo. Existe um grande empresrio norte-americano que apresenta um dos inmeros realty-shows, que sequer aceita dar a mo a quem no conhece. Em nosso sculo muitas coisas tem proliferado, existem os tais livros de sucesso, de auto-ajuda, de como ganhar dinheiro, como ser bem sucedido, e por a vaiTudo sem Deus, e at em nosso meio j existem este tipo de literatura: faa a sua Igreja ser um sucesso, seja isto ou aquilo . Numa das definies de sade relacionadas anteriormente, acima, vemos expressa a palavra plenitude a qual na Bblia significa a realizao da vontade total da salvao do homem ou resgate ou redeno da humanidade, atravs de Jesus Cristo, Seu Filho. Colossenses 2.1.ss.: Porque quero que saibais..; Para que os seus coraes sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligncia, para conhecimento do mistrio de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia...firmeza da vossa f em Cristo. Como, pois, recebestestambm andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na f, assim como fostes ensinadosTende cuidado, para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias e vs sutilezas, segundo a tradio dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e no segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que a cabea de todo o principado e potestade; No texto encontramos plenitude, completo; perfeio - total bem-estar ednico restaurado pela redeno da Cruz de Cristo, agora no mais s para curar nossas dores fsicas, mas tambm e principalmente curar e sanar as nossas almas em perfeio espiritual pela ao do Esprito Santo que habita em ns. VII - Amando o presente sculo:

Podemos identificar as doenas do nosso sculo, dentro da Igreja, com a situao de Demas, muitos esto amando mais o presente sculo com suas ofertas, prazeres e facilidades do que a Cristo e Sua Igreja e por meio disto esto sendo dia-a-dia envolvendo-se em situaes que s lhes trazem doenas e mal-estar em vez de felicidade e bem-estar que o que Deus deseja para ns: gozar a vida, mas com a Sua beno. Muitos esto amando mais o presente sculo e tudo que ele oferece: II Timteo 4.9,10: Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente sculo, e foi para Tessalnica, Crescente para Galcia, Tito para Dalmcia. Leia o texto abaixo: I Timteo 6.1.ss.: Todos os servos que esto debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina no sejam blasfemados. E os que tm senhores crentes no os desprezem, por serem irmos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefcio, so crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se algum ensina alguma outra doutrina, e se no conforma com as ss palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que segundo a piedade, soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questes e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas grande ganho a piedade com contentamento. Qual o objetivo do homem em ganhar o mundo, tendo como tica das doenas, que podem advir desta dura porfia diria, sem a presena ou alvo em Jesus Cristo, se: Primeiro: I Corntios 10:26: Porque a terra do Senhor e toda a sua plenitude. Segundo: Mateus 16:26: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dar o homem em recompensa da sua alma? VIII - a - Voc pensa que ganhar o mundo o alvo do cristo, se voc pensar assim, s vai ganhar decepes e provavelmente algum tipo de doena ou enfermidade continue lendo o que Paulo diz: Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto que nada podemos levar dele. Tendo, porm, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentao, e em lao, e em muitas concupiscncias loucas e nocivas, que submergem os homens na perdio e runa. Porque o amor ao dinheiro a raiz de toda a espcie de males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e

se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a pacincia, a mansido. Milita a boa milcia da f, toma posse da vida eterna, para a qual tambm foste chamado, tendo j feito boa confisso diante de muitas testemunhas. IX - CONCLUINDO: O que aprendemos com esta lio se andarmos na Luz de Cristo e tivermos uma vida para Deus, as doenas podem nos atingir, afinal estamos vivendo no corpo corruptvel, mas a nossa alma estar isenta e liberta das doenas, no s nesta vida mais principalmente na vida eterna. Filipenses 2. 26.ss: Porquanto tinha muitas saudades de vs todos, e estava muito angustiado de que tivsseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase morte; mas Deus se apiedou dele, e no somente dele, mas tambm de mim, para que eu no tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra; Porque pela obra de Cristo chegou at bem prximo da morte, no fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso servio. Fonte: Bbliaweb; Lio CPAD; Apontamentos do editor. Texto da Fonoaudiloga Keila A. Baraldi Knobel. Wikipdia.

As Doenas do Nosso Sculo - Ev. Luiz Henrique


Publicado em 2 de Julho de 2008 as 10:54:30 AM Comente

Introduo ao trimestre: Iniciamos mais um trimestre abenoado por DEUS, onde estudaremos atualidades na vida cotidiana da Igreja. Temos a significativa tarefa de nos comportar como Sal da Terra para dar sabor e transformar o caos pessoal e social porque passa o povo brasileiro, em um povo que louva e adora a DEUS em ESPRITO e em Verdade. Vamos tratar sobre as doenas da alma e do esprito neste trimestre. Doena segundo o dicionrio Priberam, vem do Latin dolentia e significa alterao na sade; falta de sade; mal, molstia, enfermidade; mania; paixo; vcio; defeito. Nossa tarefa identificar os focos das doenas terrveis porque passam tanto os descrentes como alguns de nossos irmos, procurarmos dentro da Palavra de DEUS a soluo e aplic-la como nico e eficiente remdio para o homem atual. Fazendo assim, estaremos cumprindo o IDE de JESUS enquanto aqui vivermos.

Ns, professores da Escola Bblica Dominical, somos impressores, transformadores e renovadores de carter; deixemos, portanto que o ESPRITO SANTO nos use nesta to importante e vital tarefa! A deteriorizao do ser humano e consequente adoecimento social uma tendncia da vida pecaminosa: Is 1:22 Jr 7:26 Jr 16:12 Ez 16:47 Os 13:2 Lc 11:26 2Tm 3:13 2Pe 2:20

TEXTO UREO: Sabe, porm, isto: que nos ltimos dias sobreviro tempos trabalhosos (2 Tm 3.1).

VERDADE PRTICA: Neste sculo marcado pela descrena e impiedade, deve o cristo apegar-sE firmemente aos princpios da Palavra de DEUS, a fim de ser exemplo da verdade, justia, e temor a DEUS. LEITURA BBLICA EM CLASSE: 2 Timteo 3.1-9. 1- Sabe, porm, isto: que nos ltimos dias sobreviro tempos trabalhosos; 2- porque haver homens amantes de si mesmos, avarentos, presunosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mes, ingratos, profanos, 3- sem afeto natural, irreconciliveis, caluniadores, incontinentes, cruis, sem amor para com os bons, 4-traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de DEUS, 5- tendo aparncia de piedade, mas negando a eficcia dela. Destes afasta-te! 6- Porque deste nmero so os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres nscias carregadas de pecados, levadas de vrias Concupiscncias, 7- que aprendem sempre e nunca podem chegar ao Conhecimento da verdade. 8- e como Janes e Jambres resistiram a Moiss, assim tambm estes resistem verdade, sendo homens corruptos de entendimento e rprobos quanto f. 9- No iro, porm, avante; porque a todos ser manifesto o seu desvario, como tambm o foi o daqueles. 1. Como em 1 Tm 4: 1 ss, Paulo agora relembra a Timteo (Sabe, porm, isto) acerca da convico crist primitiva de que o perodo que antecederia a volta de CRISTO seria de crise agonizante, envolvendo um colapso de padres morais. Visto que est fazendo uso de matria proftica corrente na igreja, naturalmente emprega o tempo do futuro, mas logo torna-se aparente que sua ateno est fIxa no presente, quando aquelas predies esto sendo por demais exatamente cumpridas. Sua lio que Timteo, longe de ficar desanimado, deve ficar de sobreaviso, e, em certo sentido, at mesmo estimulado, pelas evidncias ao seu redor da m conduta e da f religiosa

insatisfatria que o Apstolo classifica juntas, visto que todas fazem parte do padro dos eventos que foi profetizado. Para a expresso: Nos ltimos dias, cf. At 2: 17; Tg 5: 3; 2 Pe 3 :3; J d 18. No achada nas Paulinas reconhecidas (mas cf. 1 Tm 4: 1: nos ltimos tempos), denota o perodo pouco antes da Parousia e do fim da era presente. A igreja apostlica acreditava que o prprio CRISTO predissera que estes eventos seriam introduzidos por uma crise do mal, inclusive a emergncia, de impostores religiosos e uma apostasia geral (Mt 24; Mc 13; Lc 21), e a apocalptica judaica previu um colapso total da mora lidade diante da vinda do Messias. Paulo, portanto, pode aceitar como verdade estabelecida (cf. 2 Ts 2:3-12) de que sobreviro tempos difceis, i.e, penosos e perigosos para os servos verdadeiros de DEUS, e a situao deplorvel em feso parece fornecer confirmao emprica do fato. A fim de descrever o colapso moral dos ltimos dias Paulo introduz (vv. 2-5) um catlogo de vcios do tipo que ocorre freqentemente nas suas cartas reconhecidas: ver sobre 1 Tm 1 :9. Esta lista especfica tem uma semelhana notvel, no contedo bem como na construo retrica e o uso de assonncia, quela em Rm 1 :29-31, mas tambm h diferenas que tornam implausvel a hiptese de emprstimo direto. O fato de que os paralelos mais notveis de estilo e de vocabulrio acha-se em Filo (ver C. Spicq, pags. 381-2) sugere que a origem documentria ulterior da matria includa na lista ensino tradicional judaico ao invs de ser a diatribe helenstica. 2. Paulo comea com uma declarao generalizante de que os homens sero vis de vrias maneiras. No est pensando primeiramente de grupos especficos, mas, sim, est dando expresso aos prenncios apocalpticos de um repdio, geral lei, decncia, e afeio natural. Os eptetos que se seguem parecem estar agrupados em pares, sendo que em vrios casos so ligados por assonncia. Destarte, os adjetivos egostas e avarentos (lit. amantes de si mesmos e amantes do dinhei ro) tm, igualmente, o prefixo phil- em Grego. Pode ser notado que o catlogo encerrado com um par construdo de modo semelhante: amigos dos prazeres e amigos de DEUS. Estes pares fornecem a chave dos demais, visto que a corrupo moral completa tende a ser o resul tado quando os homens abandonam a DEUS para ficarem ocupados com o prprio eu e a satisfao material. Para o conceito do dinheiro como uma causa radical do mal, cf. 1 Tm 6: 10. O segundo par, jactanciosos, arrogantes, expressam aspectos dife rentes, porm correlatos, do orgulho que brota do egocentrismo. Jactan ciosos tem a ver com palavras, gestos, e o comportamento externo, e arrogantes, com sentimentos interiores. Os dois adjetivos aparecem jun tos em Rm 1 :30. O terceiro par, blasfemadores, desobedientes aos pais, abrangem conduta desnaturada com relao a outras pessoas e prpria famlia, respectivamente. O ltimo destes vcios figura tambm em Rm 1 :30. 3,4. Os dois membros do quarto par, ingratos, irreverentes, tm o prefixo adversativo a- no original, assim como tm desafeioados, implacveis. O adjetivo desafeioado (Gr. astorgos) conota a falta de toda a afeio natural; achado somente aqui e em Rm 1:31 no NT, a pala vra grega traduzi da implacvel (aspondos) deriva de sponde (=

trgua), e assim denota um homem que no consegue entender-se com outras pessoas. Os eptetos seguintes, caluniadores, sem domnio de si, cruis, ini migos do bem, pintam um quadro terrvel dos homens que, embora te nham se afundado at ao nvel dos instintos animais, permanecem sufici entemente humanos para reconhecerem a verdade e a bondade e para serem animados pelo dio para com elas. As duas ltimas expresses tm o prefixo adversativo em Grego, e assim formam um par, Assim aconte ce tambm com traidores, atrevidos, sendo que as duas palavras tm o mesmo prefixo grego, pro-. possvel que traidores d um indcio da disposio dos sectrios para trair seus irmos, e at mesmo dar informaes contra eles; mas no ficamos sabendo noutros lugares de proble mas entre a igreja e a autoridade civil, e no necessrio que cada item no catlogo, que em grande parte convencional, deva ter uma referncia exata. O homem que atrevido no se detm diante de nada para obter seus propsitos. 5. Com enfatuados (ver I Tm 3:6; 6:4), antes ami gos dos prazeres que amigos de DEUS, a lista talvez parea completa, mas o Apstolo interpe, como clmax, a clusula pungente: tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. claro que agora deixou as generalizaes do catlogo convencional, e que est fixando sua ateno na conduta e atitude reais dos mestres do erro em feso. Sua acusao contra eles mais do que uma de simples hipocrisia. Fazem uma grande demonstrao do cristianismo, e esto ativos em pregar e praticar aquilo que, segundo o conceito deles, a f verdadeira. Mas ao passo que o evangelho autntico uma fora regeneradora, a qualidade desregrada da vida deles comprova que, para todos os fins prticos, o rejeitaram. Para uma acusao semelhante, cf. Tt 1:16. A palavra aqui traduzida forma (extra) (Gr. morphsis) usada por Paulo em Rm 2:20 (talvez a esteja tirando emprestada de um contexto rabnico) com o sentido algo diferente de incorporao visvel. No admira que Timteo admoestado: Foge tambm destes. O mbito da predio apocalptica agora completamente abandonada, e Paulo no oculta o fato de que est falando dos sectrios. O verbo (Gr. apotrepesthai) enftico, e subentende que Timteo deve evit-los com horror. A referncia no diz respeito tanto aos seus relacionamen tos pessoais com eles (J foi instrudo, em 2:24-25, que deve ser bondo so com todos) quanto sua atitude oficial. 6, 7. Pessoas como estas, Paulo continua, so as que penetram sor rateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas. Apesar da sua ironia mordaz, esto desenhando um quadro vivo das tticas da propagan da religiosa. Visto que as mulheres na antiguidade eram, de modo geral, confinadas ao lar, foi por mtodos semelhantes a estes que o cristianis mo ortodoxo conseguiu uma base segura na sociedade pag no mundo greco-romano; foi, no entanto, infeliz o fato de que pudessem ser explo rados com sucesso pelo menos igual pelas formas falsificadas do cristianismo. A meno de mulherinhas (mulheres tontas) (Gr. gunaikaria: um diminutivo de desprezo) tambm um toque vvido. Paulo tem, sem dvida, casos concretos em mente, e isto explica seu tom de desprezo; mas o fato permanece que as mulheres, com sua abordagem mais intuiti va e receptiva, so especialmente suscetveis, em todas as eras, ao proselitismo, seja mau, seja bom.

Com verdadeiro entendimento psicolgico, Paulo observa que es tas criaturas sem valor, conforme ele as representa, caem como vtimas fceis s manhas dos falsos mestres enquanto esto sobrecarregadas de pecados, conduzidas de vrias paixes. Embora seu objeto imediato seja fustigar as falhas de indivduos especficos, um trusmo que as mulheres, e, naturalmente, os homens tambm, esto mais prontas a abraar o evangelho na sua forma autntica, mas tambm, lastimavelmente, na sua forma pervertida, quando tm mais conscincia da sordidez e futilidade das suas vidas. As mulheres em epgrafe, no entanto, padecem, alm da instabilidade que freqentemente acompanha o diletantismo religioso. Conforme Paulo alega, aprendem sempre, isto , com curiosidade vida e talvez mrbida acerca da religio, e dispostas a enamorar-se de qual quer teoria nova que lhes proposta, mas, visto que lhes falta um propsito srio e esto sendo simplesmente atradas pela novidade por si s, revelam que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade (para es ta ltima frase, veja 1 Tm 2:4). 8. Com a meno da verdade, que no uso dele representa o evan gelho autntico, Paulo volta aos falsos mestres, declarando que eles, na realidade, resistem verdade, e o fazem exatamente do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moiss. Estas personagens eram dois dos mgicos de Fara que procuravam demonstrar que eram to eficazes como Moiss quanto operao de milagres (x 7: 11; 9: 11). Seus no mes no ocorrem no AT., nem so mencionados por Filo ou Josefo, mas h referncias a eles nos documentos de Cunr bem como na litera tura judaica e pag posteriores, e na literatura crist primitiva. A lenda acerca de Moiss passou por grandes elaboraes no judasmo posterior, e seus detalhes eram evidentemente largamente conhecidos nos crculos cristos do sculo I (e.g. At 7:22-23, 53; 1 Co 10:2; GI3:19; Hb 2:2; Jd 9), Destarte, a comparao feita por Paulo entre os hereges de feso e os dois mgicos mal-fadados provavelmente era uma flecha eficaz. Alm disto, coerente com o tratamento tipolgico do AT. que ele compar tilhava com outros cristos do sculo I, segundo o qual as experincias de Israel no Egito e no deserto eram um tipo de antecipao divinamen te ordenada daquelas da igreja. possvel, mas provavelmente enganoso, detectar por detrs da comparao de Paulo uma insinuao de que os sectrios eram culpados de prticas mgicas. A soma da condio deles, acrescenta como final, que So homens de todo corrompidos na mente, rprobos quanto f (cuja f no passou o teste). Para a primeira metade desta descrio, cf. 1 Tm 6:5. Na segunda metade, f tem o artigo definido, e, por tanto, provavelmente conota, como to freqentemente nestas cartas (ver sobre 1 Tm 3: 9), o contedo da crena. 9. A diatribe pessimista de Paulo termina numa nota mais confiante. Os falsos mestres, ele sente certeza, no iro avante (para o verbo, Gr. prokoptein = fazer progresso, cf. 2: 16 supra). As tentativas deles de se imporem sobre as pessoas talvez tenham sido bem sucedidas por enquanto, mas uma parada logo ser ordenada a eles. Alternativamen te, poderemos desconsiderar a fora comparativa das palavras traduzi das avante ou mais longe (Gr. epipleion). e traduzir no iro longe; mas das duas verses possveis, mais longe parece mais aplicvel. O desfecho vir quando sua insensatez, i., a falsidade, e, realmente, a pura estultcia das suas doutrinas (cf. corrompidos na mente no v. ser a todos evidente. O Apstolo est convicto de que isto deve acontecer, visto que a daqueles, i., de Janes e Jambres, que foram prefiguraes deles, foi desmascarada, com toda a sua impostura. O desmascaramento

deles mencionado de forma breve em x 7: 12-13; 9:12, mas era pro vavelmente descrito com detalhes elaborados na lenda de Moiss que os judeus conheciam muito bem. PALAVRA-CHAVE Doena - Falta ou perturbao da sade; molstia, mal, enfermidade. ORIENTAO PEDAGGICA Prezado professor, voc sabe classificar e seriar um determinado assunto? Classificar distribuir certos elementos em categorias correspondentes, enquanto seriar ordenar as coisas por uma sucesso. Esta lio classifica as doenas de nosso sculo em: intrapessoais, sociais e religiosas, mas possvel distribu-Ias de outro modo. Escreva no quadro a seguinte disposio: egosta, sacrlego, materialista, hedonista, vaidoso e desafeioado. A seguir, solicite classe que relacione os atributos negativos dos homens dos ltimos dias obedecendo a essa nova classificao. Veja o quadro ao lado. SACRLEG MATERIALIST HEDONIST DESAFEIOAD VAIDOSO O A A O Sem afeto natural, Blasfemo, Desobediente Amante de si Presunos Profano, a pais e mes, mesmo, Amigo dos o, Inimigo de Cruel, Sem amor Ingrato, Avarento deleites, Soberbo, DEUS, para com os Irreconcilive Incontinente. Orgulhoso Hipcrita bons, l. . religioso. Caluniador, Traidor, Obstinado. Egosta

RESUMO DA LIO 1 - 3 TRIM 2008 As doenas do nosso sculo PALAVRA-CHAVE Doena - Falta ou perturbao da sade; molstia, mal, enfermidade. I -DOENAS NA REA INTRAPESSOAL 1) Orgulho e Vaidade. 2) Egosmo e Avareza. 3) Incontinncia. II -DOENAS NA REA SOCIAL 1) Desobedincia aos pais e ingratido. 2) Desamor e Crueldade. 3) Dureza de corao e Calnia. 4) Traio e Hipocrisia. 5) Averso ao bem. 6) Abuso de poder. III- DOENAS NA REA RELIGIOSA 1) Blasfmia e Irreverncia. 2) Apego aos prazeres mundanos.

CONCLUSO Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz (Rm13.12). SINOPSE DO TPICO (1) As doenas intrapessoais mais perniciosas ao convvio eclesistico e social so: orgulho, vaidade, egosmo e avareza. SINOPSE DO TPICO (3) Os principais pecados contra DEUS, praticados por esse sculo vil, so: blasfmia, irreverncia e apego aos prazeres mundanos. SINOPSE DO TPICO (2) As mais graves doenas sociais de nosso sculo so: desobedincia aos pais, ingratido, desamor, crueldade, dureza de corao, calnia, traio, hipocrisia, averso ao bem e abuso do poder.

AuxliO BIBLIOGRFICO - Subsdio Teolgico Paulo e a Disciplina 1)A lista de Paulo em 2 Tm 3.1-9 comea descrevendo as pessoas dos ltimos tempos como amantes de si mesmos (v.2).O egosmo encabea a lista dos males do final dos tempos. 2) O materialismo vem em segundo lugar; as pessoas sero avarentas, amando o dinheiro e aquilo que este capaz de comprar; 3) A arrogncia o terceiro vcio. A palavra presunosos se refere a algum que alardeia e ostenta realizaes, e em sua jactncia ultrapassa os limites da verdade, procurando se destacar e se engrandecer em uma tentativa de Impressionar. 4) A pessoa soberba (isto , arrogante ou altiva). algum que procura se mostrar superior aos outros. 5) Os blasfemos so aqueles que usam suas palavras para caluniar os outros. O termo grego fornece a raiz da palavra portuguesa blasfmia. 6) Os desobedientes a pais e mes so os rebeldes. 7) Eles so ingratos ou mal-agradecidos. Eles so profanos ou no religiosos. 9) Aqueles sem afeto natural (v.3)so os que no amam a famlia, e insensivelmente no amam aos pais, isto , desprezam o afeto natural. Sneca cita a prtica de expor os bebs indesejados como uma ilustrao de tal falta de humanidade e sensibilidade, e de afeto natural. (ARRINGTON, EL.; STRONSTAD, R. Comentrio bblico pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD,2003, p. 1497-8.) APLICAO PESSOAL Salvai-vos desta gerao perversa. Com este imperativo categrico, exortava o apstolo Pedro a sua gerao. A proclamao ou kerygma da igreja primitiva resumese em dois substantivos: anunciao e condenao. Anunciao das Boas Novas de Salvao, cumpridas e realizadas por CRISTO JESUS. Condenao do pecado, da injustia, da violncia, do paganismo, da imoralidade e da hipocrisia. Na anunciao a igreja cumpre sua misso sacerdotal, mas na condenao, a misso proftica. A primeira salvfica, porm a segunda, exortativa.

A igreja moderna tambm responsvel pelo anncio do kerygma cristo primitivo. Devemos proclamar a salvao em CRISTO, sem jamais deixar de condenar os pecados dos homens. Anunciemos, pois, a salvao, mas tambm enunciemos os pecados dos homens na ps-modernidade. Ajuda: CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bblias, CDS, DVDS, Livros e Revistas. BEP Bblia de Estudos Pentecostal. http://www.escoladominical.com.br/ - http://www.ebdweb.com.br/ http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm (VDEOS da EBD na TV) BBLIA ILUMINA EM CD - Bblia de Estudo NVI EM CD - Bblia Thompson EM CD

As Doenas do Nosso Sculo - Rdio Boas Novas


Publicado em 2 de Julho de 2008 as 09:03:48 AM Comente Igreja Evanglica Assemblia de Deus - Recife / PE Superintendncia das Escolas Bblicas Dominicais Pastor Presidente: Ailton Jos Alves Av. Cruz Cabug, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 - Fone: 3084 1524 LIO 01 - AS DOENAS DO NOSSO SCULO INTRODUO No decorrer deste trimestre estaremos estudando sobre as Doenas do Nosso Sculo. Sem dvidas, desfrutaremos de um trimestre edificante, onde teremos a oportunidade de estudar, com detalhes, algumas doenas e problemas que afligem a humanidade nos dias hodiernos, tais como: ansiedade, medo, depresso, drogas, etc. Estudaremos tambm, em duas Lies (7 e 13), a soluo para tais problemas e enfermidades: Cristo, a perfeita paz e a esperana desta gerao. Nesta primeira lio, veremos a Definio, a Origem das Doenas e Quais as Doenas do Nosso Sculo, bem como, estudaremos as caractersticas dos homens dos ltimos dias. I - O QUE DOENA? Podemos definir a Doena como a falta ou a perturbao da sade e uma das principais causas de sofrimentos da humanidade. Milhares de pessoas no mundo inteiro sofrem de doenas fsicas, espirituais e psicolgicas. Apesar do avano da medicina, as doenas e epidemias crescem de forma assustadora. II - QUAL A ORIGEM DAS DOENAS? A doena entrou no mundo em conseqncia do pecado. Deus criou o homem perfeito e sadio. Mas, por causa do pecado, o homem tornou-se sujeito a doena e a morte. Isto no significa dizer que a pessoa adoece porque cometeu algum pecado (Jo 9.1-3), e sim, que a queda de Ado trouxe, indiretamente, enfermidades e sofrimentos para toda a humanidade. Entretanto, existem outras coisas que provocam a doena, alm da queda do homem. Vejamos:

1. Quebra das leis da natureza: Tal fato pode acontecer de vrias maneiras: descuido nos hbitos alimentares, sono e repouso insuficiente, falta de higiene pessoal, uso exagerado de medicamentos, dietas inadequadas, etc. 2. Trabalho Excessivo: O excesso de esforo fsico e mental desgasta a sade. Em nossa movimentada sociedade, onde todos correm de l para c, necessrio que tenhamos momentos de lazer, que funcionam como vlvulas de escape, a fim de aliviarmos da presso psicolgica, evitando estresse, estafas e outras doenas semelhantes. 3. Preocupao, Ansiedade, Medo ou complexo de culpa: Estas coisas causam, pouco a pouco, distrbios emocionais que acabam por interferir no processo digestivo, ou no prprio descanso to necessrio ao bom funcionamento do corpo. 4. Doenas Hereditrias: Certas doenas so transmitidas s crianas por seus pais, tais como: diabetes, aids, doenas cardiolgicas etc. Uma criana em gestao sofrer os efeitos da m nutrio, ou herdar as doenas da me, se esta no receber os devidos cuidados pr-natais. 5. Doenas Espirituais: Existem tambm algumas doenas de ordem espiritual, que no so, necessariamente, possesso demonaca (Lc 13.11; Mc 1.32), mas podem ser identificadas como aes demonacas, cujo principal objetivo perseguir e atormentar o indivduo, conhecidos como: esprito de enfermidade, esprito de depresso etc. III - QUAIS SO AS DOENAS DO NOSSO SCULO? Algumas doenas afligem humanidade desde os tempos mais remotos, tais como: cegueira, ulcera, lepra, hemorragia, paralisia, etc. Outras, so mais recentes, e afligem, principalmente, o homem moderno. Elas so causadas por questes emocionais, tenso, preocupao, competitividade, excesso de trabalho, etc. So elas: ansiedade, depresso, estresse, estafa, insnia, gastrite, etc. IV - POR QUE AS DOENAS DO NOSSO SCULO ESTO RELACIONADAS COM AS CARACTERSTICAS DOS HOMENS DOS LTIMOS DIAS? Uma das principais razes para o crescimento das doenas o comportamento humano. Como disse o apstolo Paulo, os ltimos dias seriam Tempos Trabalhosos (II Tm 3.1), ou seja, difceis. A maldade, a falta de amor, o dio, etc., sentimentos to comuns nos dias atuais, tambm contribuem para o crescimento das doenas. Vejamos, ento, as caractersticas dos homens nestes ltimos dias: 1. Amantes de si mesmo. Ou seja, homens egostas. O egosmo o amor exagerado por si mesmo e torna-se o grmen do orgulho. Conforme depreendemos de Ezequiel 28, foi o egosmo que ocasionou a queda de Lcifer.

2. Avarentos. A avareza o desejo demasiado de adquirir e acumular riquezas. Os avarentos so pessoas amantes do dinheiro e dos bens materiais. Por isso, a avareza uma forma de idolatria (Cl 3.5).

3. Presunosos. So aqueles que ostentam suas realizaes, e em sua soberba ultrapassa os limites da verdade, procurando se destacar e se engrandecer em uma tentativa de impressionar. 4. Soberbos. O soberbo algum que procura se mostrar superior aos outros. aquele que arrogante, altivo, orgulhoso, etc. A Palavra de Deus diz que a soberba precede a runa (Pv 16.18). 5. Blasfemos. So aqueles que proferem palavras de insulto divindade, como Senaqueribe (II Rs 19.6) e os algozes que prenderam Jesus (Lc 22.65). 6. Desobedientes a pais e mes. So aqueles que no honram e nem obedecem aos pais, deixando de cumprir o quinto mandamento do Declogo e, conseqentemente, o primeiro mandamento com promessa (Ex 20.12; Dt 5.16). 7. Homens ingratos. So pessoas mal agradecidas, ou seja, que no reconhecem e nem agradecem pelos benefcios recebidos. A Bblia diz que Jesus curou dez leprosos, mas, somente um, depois que foi curado, voltou para agradecer (Lc 17.12-19). 8. Profanos. Profanar desonrar ou violar a santidade de algo, ou de algum, tais como: o nome de Deus (Lv 18.21; Pv 30.9); o templo (Sl 79.1; At 24.6). Paulo admoesta a Timteo dizendo que ele evitasse os falatrios profanos (I Tm 6.20; II Tm 3.16). 9. Sem afeto natural. So aqueles que no amam a famlia, e insensivelmente no amam os pais. Isto , desprezam o afeto natural (I Jo 3.10-12). 10. Irreconciliveis. So aqueles que vivem de maneira hostil, recusando deliberadamente a reconciliao (Mt 18.29,30). 11. Caluniadores. So aqueles que difamam por meio de acusaes conscientemente falsas. A Palavra de Deus probe a calnia (Pv 30.10) e manda que oremos por aqueles que nos caluniam (Lc 6.28). 12. Incontinentes. Refere-se aqueles que no tm castidade, ou seja, que vivem na prtica da devassido e lascvia. A Bblia diz que nenhum incontinente tem herana no reino (Ef 5.5). 13. Cruis. So homens perversos, desumanos e impiedosos, que vivem como animais selvagens. O cruel prejudica-se a si mesmo (Pv 11.17). 14. Sem amor. Um dos sinais dos ltimos tempos profetizados pelo Senhor Jesus, o esfriamento do amor (Mt 24.12). Violncia, dio, maldade, inveja e coisas semelhantes, so reflexos de uma sociedade caracterizada pela falta de amor. 15. Traidores. So aqueles que enganam por traio, como Judas Iscariotes traiu a Jesus (Mt 26.49; 27.4) 16. Obstinados. So pessoas teimosas, que persistem em permanecer no erro (Gn 6.5).

17. Orgulhosos. So pessoas arrogantes, desprovidas de humildade e que tm um conceito elevado de si mesmo. A Palavra de Deus condena o orgulho (Rm 12.16; I Tm 6.17). 18. Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. So aqueles que vem o prazer como o supremo bem da vida (hedonistas) e se esquecem de Deus. O apstolo Tiago nos adverte que qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus (Tg 4.4). 19. Tendo aparncia de piedade, mas negando a eficcia dela. Ou seja, so hipcritas. Demonstram ser, o que na verdade no so. So como sepulcros caiados que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente esto cheios de ossos de mortos e de toda a imundcia. (Mt 23.27). Todos estes comportamentos afetam, direta ou indiretamente, a sade das pessoas, e contribuem para a proliferao de doenas fsica, espiritual e psicolgica, causando sofrimentos e males humanidade. CONCLUSO De acordo com a Medicina e a Psicologia, muitas doenas so causadas por problemas emocionais, tais como: inveja, ira, mgoa, dio, etc. Por isso, amar e perdoar so excelentes mtodos preventivos contra as doenas. BIBLIOGRAFIA Bblia Sagrada. A.R.C. Dicionrio Teolgico de Claudionor de Andrade. Pequena Enciclopdia Bblica de Orlando Boyer. Comentrio Bblico Pentecostal. Lies Bblicas/ Jovens e Adultos - 2 Trim. 2007. Publicado no site da Rdio Boas Novas

As Doenas do Nosso Sculo - Pr. Altair Germano


Publicado em 3 de Julho de 2008 as 11:28:29 AM Comente Nosso Mestre e Senhor, no viveu de forma alienada. Jesus foi algum bastante conhecedor das questes econmicas, polticas, culturais e religiosas de seu tempo. Muitos cristo no conhecem seu prprio tempo.O termo ps-modernidade desconhecido de muitos, assim como o seu conceito e caractersticas. Conhecer a sua poca, fator essencial para que a igreja conhea as causas das doenas do nosso sculo. 1. O QUE A PS-MODERNIDADE? Nossas escolhas so formadas pelo que acreditamos ser o real e verdadeiro, certo e errado, bom e bonito. Elas so formadas pela nossa COSMOVISO ou viso de mundo. Colson e Pearcey (2000, p.32) nos trazem uma definio clara de COSMOVISO, dizendo ser [] simplesmente a soma total de suas crenas sobre o mundo[]. A ps-modernidade faz parte de uma cosmoviso naturalista, que fundamenta-se na idia de que as causas naturais sozinhas, so suficientes para explicar tudo o que existe. A verdade algo que temos que achar, sendo nossa vida fruto de um mero acidente csmico. Diz ainda Colson e Pearcey (2000, p.42) No ps-modernismo, todos os pontos de vistas, todos os estilos de vida, todas as crenas e todos os comportamentos so considerados igualmente vlidos. Ps-modernidade a condio scio-cultural e esttica do capitalismo contemporneo, tambm denominado ps-industrial ou financeiro. O uso do termo se tornou corrente, embora haja controvrsias quanto ao seu significado e pertinncia. Tais controvrsias possivelmente resultem da dificuldade de se examinarem processos em curso com suficiente distanciamento e, principalmente, de se perceber com clareza os limites ou os sinais de ruptura nesses processos (Wikipdia). O francs Franois Lyotard afirmou que a condio ps-moderna caracteriza-se pelo fim das metanarrativas. Os grandes esquemas explicativos teriam cado em descrdito e no haveria mais garantias, posto que mesmo a cincia j no poderia ser considerada como a fonte da verdade. Jameson afirma que a Ps-Modernidade a lgica cultural do capitalismo tardio, correspondente terceira fase do capitalismo. O termo ps-modernidade evitado por outros autores. O socilogo polons Zygmunt Bauman, um dos principais popularizadores do termo Ps-Modernidade no sentido de forma pstuma da modernidade, atualmente prefere usar a expresso modernidade lquida - uma realidade ambgua, multiforme, na qual, como na clssica expresso marxiana, tudo o que slido se desmancha no ar.

Para o filsofo francs Gilles Lipovetsky , conforme as diversas obras por ele publicadas, prefere o termo hipermodernidade, por considerar no ter havido de fato uma ruptura com os tempos modernos - como o prefixo ps d a entender. Segundo Lipovetsky, os tempos atuais so modernos, com uma exarcebao de certas caractersticas das sociedades modernas, tais como o individualismo, o consumismo, a tica hedonista, a fragmentao do tempo e do espao. 2. ALGUMAS IDIAS DISSEMINADAS NA PS-MODERNIDADE Tais conceitos so frutos de uma srie de filosofias, idias e atitudes, que dentre as quais destacamos: O Relativismo - Partindo da perspectiva de que cada indivduos deve agir e pensar da sua prpria maneira, tal idia foi estendida ao campo moral, tico e espiritual. Sendo assim, as pessoas podem pensar, agir, vestir-se e comportar-se de qualquer maneira , fazer sua opo sexual, escolher sua religio (ou no crer em nada), e no final todos esto certos. A perda dos absolutos morais (ticos) tem criado divises e confuses dentro de nossa sociedade, conduzindo no somente destruio das estruturas sociais, mas tambm a grande confuso no nvel pessoal. Sem absolutos, como se determina o certo e o errado? Como pode-se saber se um comportamento aceitvel ou no? O nico absoluto que est sendo mantido agora da tolerncia, isto , o nico valor sobre o qual a sociedade est certa que ns no devemos ter qualquer absoluto. Um pensamento politicamente correto aquele que de maneira nenhuma ofende, confronta ou limita a liberdade de uma outra pessoa ou grupo. [] A tolerncia, argumenta-se, o caminho para a liberdade e a felicidade de todos. [] Assim como todos os valores so relativos e iguais, o clima atual argumenta que todas as idias so relativas e, portanto iguais. Ns devemos ser livres para fazer o que quisermos e devemos ser livres para crermos no que quisermos. (DOWNS, 2001, p. 156) A verdade bblica deixa de ser a verdade, para tornar-se uma verdade. O Antinomismo - Trata-se aqui, de uma total averso a qualquer tipo de normas, regras ou leis ticas. A bblia no aceita como norma de conduta, alis, nada aceito como norma de conduta. Antinomismo significa contra-o-sistema-da-lei. Ele v a prpria lei de Deus como o inimigo real. (O legalismo , paradoxalmente, um tipo de antinomismo.) O Antinomismo prope que pelo faro de o crente ser salvo somente pela graa, ele deve de agora em diante no ter nenhum relacionamento com a lei moral. A era do Esprito, diz-se, substituiu a era da lei. O Antinomismo a essncia da condio humana pecaminosa: Pecado a transgresso da lei, disse o apstolo Joo (1 Joo 3:4), e Paulo declara: a inclinao da carne inimizade contra Deus, pois no sujeita lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser (Romanos 8:7). O Antinomismo, de uma forma ou outra, , sem dvida, um dos principais erros nas igrejas atual. A obedincia consciente Palavra de Deus objetiva freqentemente estigmatizada como legalismo. Como uma torrente inaudita de transgresses da lei, crimes e corrupo moral esto destruindo os fundamentos da sociedade, e a prpria igreja se assemelha ao Sanso tosquiado diante dos Filisteus. Como pode a igreja que tem se despedaado com sentimentos antinomistas ter qualquer palavra real do Senhor para a sociedade pecadora

e permissiva? Em vez de lutar com firmeza pelos absolutos morais dos Dez Mandamentos, a igreja professa encontrada freqentemente acomodando a lei de Deus s normas sociais atuais. O Pragmatismo - Citando ainda Colson e Pearcey (2000, p. 39) Desde que os naturalistas negam quaisquer padres transcendentes de moral, eles tendem a fazer uma abordagem pragmtica da vida. O pragmatismo diz: o que funciona melhor o certo. Aes e mtodos so julgados somente sob bases utilitaristas. Conforme a wikipdia O pragmatismo refuta a perspectiva de que o intelecto e os conceitos humanos podem, s por si, representar adequadamente a realidade. Dessa forma, ope-se tanto s correntes formalistas como s correntes racionalistas da filosofia. Antes, defende que as teorias e o conhecimento s adquirem significado atravs da luta de organismos inteligentes com o seu meio. No defende, no entanto, que seja verdade meramente aquilo que prtico ou til ou o que nos ajude a sobreviver a curto prazo. Os pragmatistas argumentam que se deve considerar como verdadeiro aquilo que mais contribui para o bem estar da humanidade em geral, tomando como referncia o mais longo prazo possvel. Deus e a Bblia so objetos de escrnios e zombaria. O prazer a ordem do dia. A verdade uma questo de perspectiva pessoal. Os valores foram invertidos. O homem encontra-se perdido em seus pensamentos. Desesperado busca nas coisas ou nas outras pessoas um sentido para viver, compensaes, paliativos, sem contudo, encontrar algo substancial e definitivo. O resultado disto? Doenas na alma e no corpo (psicossomticas) que se manifestam das mais variadas formas. sobre isto que estudaremos neste trimestre.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAUMAN, Zygmunt. A Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos? Trad. Benjamin de Souza. Rio de Janeiro: CPAD, 2000. DOWNS, Perry G. Introduo educao crist: ensino e crescimento. Trad. Marcelo Cliffton Tolentino. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2001. GEISLER, Norma L. tica crist: alternativas e questes contemporneas. Trad. Gordon Chown. So Paulo: Edies Vida Nova, 1984. JAMESON, Fredric. Ps-Modernismo: a lgica cultural do capitalismo tardio, So Paulo: tica, 2002. LYOTARD, Franois. O Ps-Moderno Explicado s Crianas. Lisboa: Dom Quixote, 1987.

Das könnte Ihnen auch gefallen