Sie sind auf Seite 1von 39

MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS: PENSANDO UMA REALIDADE EM CONSTRUO*

Roseita Mammarella"

Introduo
Anuncia-se a crise dos Movimentos Sociais (MS). Mas que crise essa? Qual o seu teor? E mais, como relacionar o antincio da crise com a utopia que aflorou a emergncia das novas prticas sociais sujeitos das transformaes sociais? A questo po<leria falsamente remeter a duas alternativas: crise da temtica, que estaria esgotada, considerando-se a intensa, extensa e diversificada literatura j produzida nos (iltimos 20 anos; ou crise no sentido de retrao no plano fctico de grupos e setores organizados da sociedade, to esperanosamente qualificados de Novos Movimentos Sociais. No entanto consideramos que a problemtica mais complexa, Ela passa, necessariamente, pela anlise dos argumentos com que se formou o que poderamos denominar uma "cultura" dos Movimentos Sociais, que, particularmente no espao urbano, foram denominados Novos Movimentos Sociais. No dizer de Sader e Paoli (1986, p.41) existem representaes institudas pela produo terica sobre os Movimentos Sociais relativas ao significado da presena das populaes-sujeito analisadas nos estudos quanto s suas possibilidades e limites de ao e que formam um "imaginrio persistente <;oni poder de verdade". Nesse universo imaginrio, a nfase novidade dos Movimentos Sociais significativa, pois ela se desenvolve no perodo em que se consolida a democracia no Brasil.

Esle artigo iiilcgia pesquisa em antlameiito no Niiclco EsUulas Regionais e Urbanos da FEE para Dissertao de Mestrado em Sociologia, na rea dos Movimeiilos Swiais tirbanos A dissertao ser efetuada a partir tio estudo de caso do Movimento Populai na Vila Santo Opeirio, em C^anoas, RS, no perodo de 1979 a 1990, ' A autora agradece ao seu orientador. Professor Dr Eraio Dagobcrto Liedke Filho, aos colegas da FEE Socilogos Naia Oliveira e (Suilherme Gaspar de Freitas Xavier Sobrinho e ao Socilogo Eduardo Grins pela pacenciosa leitura e pelos valiosos comentrios, crticas e sugestes a verses preliminares deste artigo. Assume, contudo, inleiia responsabilidade pelas posies aqui e.xpiossas.

x\ssim, nesse quadro de referncia, nosso propsito :;er o de retomar alguns estudos sobre os Movimentos Sociais Urbanos e determo-nos em alguns pontos que consideramos significativos para situarmos o horizonte a paitir do qual foram se construindo, no universo dessas representaes institudas da temtica, os projetos de democratizao da sociedade brasileira nas duas ltimas dcadas. O tema amplo e complexo, e a prtica dos Movimentos Sociais comporta diferenciadas formas coletivas de organizao, mobilizao e objetivos.' Essa diversificao ao nvel das prticas sociais e coletivas reflete-se numa impreciso conceituai difcil de ser sintetizada, tendo em vista a abrangncia de situaes que o conceito comporta, a heterogeneidade e a diversidade de perspectivas tericas, metodolgicas e epistemolgicas de anlises (MELUCCI, 1984; CAMACHO, 1987; BORJA, 1975). Uma das dificuldades conceituais reside no uso das terminologias Movimentos Sociais, Movimentos Populares, Movimentos Sociais Urbanos geralmente com sentido sinonmico. Autores como Camacho (1987), preocupados com essa questo de ordem conceituai, distinguem os Movimentos Sociais em dois grandes blocos: o dos setores dominantes ou de grupos hegemnicos de interesses" e o dos Movimentos Populares, referentes aos setores dominados ou a grupos populares. A esse segundo sentido referem-se os trabalhos que caracterizam os "Novos Movimentos Sociais", que dizem resi>eito dinmica do povo em movimento, relativos aos setores da sociedade que sofrem explorao no campo da prtxluo e dominao no campo ideolgico e que se constituem em sujeitos histricos (CAMACHO, 1987, p.218). Sem utna clareza que se revele na distino conceimal dos Movimentos Sociais, equalizam-se as diferenas ao nvel estrutural. A referncia ao "urbano" est associada influncia que tiveram os estudos de Castells (1980), Lojkine (1979) e Borja (1975) (JACOBI, 1987, p.l9) na produo nacional, cuja base terico-conceihjal est no mbito da Sociologia Urbana. importante uma breve referncia centralidade que o conceito de urbano ocupa nos estudos desses autores ao tematizarem os Movimentos Sociais, tendo em vista a forte influncia que exerceram nas pesquisas e nos estudos no Brasil.

' Pasquino (1988, p.274) faz uma distino entre "fenmenos coletivos agregados" e "fenmenos coletivos de grapo": nos piimeiios, estariam englobadas manifestaes massivas compostas por Um grande nmero de indivduos que no chegam a formar uma identidade, aos quais identificamos os "quebra-quebras" o c o i T d o s no Rio de Janeiro e em So Paulo descritos por Nunes (198.'), pelo carter de ao diieta que, mesmo c o m objetivos concretos (p.l08), no chega a formai uma identidade coletiva, aproximando-se mais do vandalismo de horda; os segundos caracterizam os chamados grupos estritos, cujos comportamentos semelhantes do lugar ao surgimento de novas coletividades caracterizadas pelo conhecimento de um destino e esperana comum, como, por exemplo, os gmpos de mulheres, gnipos ecolgicos, associaes de baino, etc. - Os trabalhos de Miiiella (1990) e Gmez (1990) exemplificam o que Camacho (1987) denomina Movimentos Sociais de grupos hegemnicos de interesses. Miiiella estuda as formas de articulao dos setwes dominantes como a burguesia bancai io-fiiiaiiceira no Brasil, e (imez idenlilica e analisa os novos setores dominantes na agricultura latino-americana.

Para Borja (1975), o urbano considerado como uma forma especfica de organizao socialdo territrio, que assegura a concentrao das atividades produtivas e dos meios d e consumo coletivo. Na mesma perspectiva, Lojkine (1979, p. 16) caracteriza a cidade capitalista como sendo, por um lado, o espao em que se desenvolve a concentrao crescente dos "meios de consumo coletivo" que criam um novo modo de vida com necessidades novas e que ele chama de "civilizao urbana"; por outro, a cidade capitalista caracterizada por um modo particular de aglomerao do conjunto dos meios de reproduo, cOndio cada vez mais determinante do desenvolvimento econmico. Para Castells (1980, p.l9), considerado o terico de maior referncia nos estudos latino-americanos e nacionais sobre Movimentos Sociais, o espao urbano O espao em qiie se expressa a crise do capitalismo monopolista de forma mais profunda. Partindo da anlise das contradies da relao produo/reproduo que ocorrem no espao urbano"*, Castells destaca o carter transformador dos Movimentos Sociais, definind-os como "um sistema de prticas sociais contraditrias que colocam em questo a ordem estabelecida" (JACOBI, 1987, p. 19). Assim, os Movimentos Sociais emazam-sena evoluo das contradies que configuram a crise do urbano, enquanto espao de reproduo da fora de trabalho. Como tal, so refletidos por Castells como propulsores da transformao para um processo de democratizao em que o urbano o espao de referncia dominante. Mas, enqtianto para Castells os Movimentos Sociais constituem^se em fora social atuante capaz de empreender transformaes estruturais, Lo jkine (198.5/1986, p.lO) define-os por sua capacidade de elaborai- um projeto social "um projeto alternativo de sociedade". Borja (1975, p.54), por seu turno, enfatiza a generalidade extraordinria que o conceito de Movimentos Sociais abarca. Segundo esse autor, o conceito engloba uma realidade to ampla em termos de conflitos que perde a eficcia analtica. Seu valor intrnseco o de indicar uma temtica de estudos.

^ A importiKia dc Castells, enquanto um dos principais tericos que influenciaram as produes sociolgicas latino-americana e brasileira nos anos 70, relaciona-se, secundo Caldern e Jelin (1987, p.75-76), aos seus estudos sobre os Movimentos Sociais na Espanha e no Chile, numa perspectiva marxista-estruturalista, rompendo com o enfoque ftmcionalista da Escola de Chicago. Com Castells, rompe-se a tiadio anglo-saxnica do associativismo que predominava nos estudos anteriores. Analisando a realidade espanhola, de gestao e organizao das periferias urbanas no processo de esgotamento do regime franquista, Castells atribuiu aos Movimentos Sociais Urbanos a possibilidade de construo de um faturo otimista, referindo-os como uma alternativa frente opiesso capitalista e sociedade burocrtica. Certamente a proximidade entre o processo histrico espanhol e o da Amrica Latina, que se viam s lutas pelo fim dos regimes autoritrios e viviam igualmente uma problemtica urbana da excluso social, coiKentrao das riquezas e prticas institucionais autoritrias, faz com que os estudos de Castells tenham ampla repercusso no Brasil. As contradies expressam-se pela crise urbana, conhecida pela experincia que os habitantes das grandes cidades fazem, que provm "(...)da crescente Incapacidade da organizao social capitalista para assegurar a produo, distribuio e gesto dos meios de consumo coletivo necessrios vida cotidiana, da moradia s escolas, passando pelos transportes, sade, reas verdes, etc". Mas a crise "( .) uma conseqncia necessria da lgica do desenvolvimentocapitalista" (CASTELLS, 1980, p 20)

Porm os estudos de Touraine sobre Movimentos Sociais tambm tiveram forte repercusso na Amrica Latina e no Brasil, principalmente pela interpretao mais ampla em que so inseridos. Segundo Caldern e Jelin (1987, p. 15), Touiaine constitui-se numa altemativa terica que oferece uma interpretao global da sociedade, combinando condies estruturais e mecanismos de funcionamento e reproduo do sistema social. Na perspectiva de Touraine (1987, p.99), os Movimentos Sociais constituem-se "(...) na ao, ao mesmo tempo cultuialmente orientada e socialmente conlitiva, de uma classe social definida por sua posio dominante ou dependente no modo de apropriao da historicidade, dos modelos culmrais de inverso do conhecimento e moralidade at os quais ele mesmo se orienta". No os restringindo conceitualmente problemtica urbana, para Touraine (1987) os Movimentos Sociais compem uma srie de processos a partir dos quais a sociedade produz sua organizao no sentido do domnio da ao histrica, que passa tanto pelos conflitos de classe como jjela transio poltica. Mas a questo mesma que est em jogo quem detm o domnio da ao histrica. Contudo todos esses estudos do sustentao terica ao que se precisou denominar Novos Movimentos Sociais com nfase na problemtica urbana, que so interpretados como um potencial de transformao social a partir do cotidiano, com prticas movadoras, reveladoras de novas formas de participao em que so descobertas novas dimenses da socializao e articulao dos trabalhadores nos espaos coletivos da vida cotidiana e longe dos marcos instimcionais, com atuao autnoma, que assumem significado de raptura ft-ente tradio poltica (SCHERER-WARREN, KRISCHKE, 1987); ou enquanto passagem das lutas coqjorativas s lutas polticas (CAMACHO, 1987, p.222). No Brasil, o estudo produzido pelo CEBR AP, denominado So Paulo 75: Crescimento e Pobreza, parte de outra perspectiva terica. Nele, a cidade referida na complexidade das suas relaes, evitando-se a exaltao das suas riquezas e as lamentaes de seus problemas, como se estas duas situaes estivessem desarticuladas entre si, no se constituindo numa nica realidade, marcada por contradies e conflitos. Assim, articulando a dinmica scio-econmica, poltica, cultural e ideolgica, considera o espao urbano como espao de contradies entre foras pnxlutivas e reprodutivas. O documento vale-se, inclusive, de dados e estatsticas oficiais que comprovam, ao mesmo tempo em que ilustram, a problemtica de uma metrpole como a Cidade de So Paulo, explicitando que desenvolvimento e misria so faces da mesma moeda. E nesse contexto que so pensadas as particulares formas de organizao da sociedade, contexmalizadas dinmica estrutural, ao processo de organizao poltica e s formas de apropriao cultural frente s possibilidades que a cidade grande oferece. No entanto importante reter que, apesar das inmeras dificuldades de ordem conceituai e de objeto, os estudos de teor mais crtico-analticos indicam no um exerccio de sntese dessas realidades distintas, mas a definio de linlias paradigmticas que se tomam mais ou menos hegemnicas em determinados espaos de produo

do conhecimento e do saber.'^ Assim que, visualizando as reflexes tericas sobre os Movimentos Sociais Urbanos particularmente na dcada de 80, nos deparamos com uma grande produo de artigos e estudos que procuram fazer uma anlise avaliativa da produo terica ao longo das duas dcadas. Trabalhos como os de Cardoso (1984), Jacobi (1987), Silva e Ribeiro (198.S), por exemplo, oferecem uma viso global do paradigma da novidade dos Movimentos Sociais, em destaque neste artigo, enquanto novo objeto de estudos. Nesse sentido, possvel falar na constituio de um processo de produo coletiva, que segue uma tendncia paradigmtica em cujo conjunto, como apontam Silva e Ribeiro (1985, p.322), "(...) as divergncias podem ser grandes, mas so mutuamente compreendidas e compartilhadas" Assim, se pensarmos no potencial dos Movimentos S<x;iais enquanto instncias oi^anizadas de deciso e poder na sociedade, podemos afirmar que sua tematizao permanece em cMistmo, principalmente quando nos deparamos com dois fatores histricos restritivos ou limitativos ao processo de desenvolvimento de mecanismos de participao de setores otganizados da sotnedade capazes de viabilizar a cx)nstmo de um projeto de sociedade democrtica: a derrocada dos socialismos reais do leste Europeu no plano poltico mundial, que recoloca a discusso das utq^ias e o avano e domnio de projetos neoliberais que nos tiltimos anos vm se impotido nacionalmente, acompanhando um pnxsso tambm mundial, seja na esfera da economia, seja na da poltica e da cultura. Nessa perspectiva, desenvolveremos, na primeira parte deste trabalho, as duas vertentes histrico-conjunturais explicativas da emergncia do tema dos Movimentos Sociais: num primeiro momento, e atendendo o critrio cronolgico, explicitaremos o trabalho produzido pelo CEBRAP para a Arquidiocese de So Paulo em 1975, para servir de fundamentao terica para os seus agentes de pastoral; num segundo momento, explicitaremos a gnese dos argumentos da hiptese paradigmtica da "novidade" dos Movimentos Sociais. Na segunda parte, apresentaremos o desdobramento da hiptese do paradigma dos Novos Movimentos Sociais, j indicando alguns elementos da crise do paradigma. Na terceira parte, traremos o aporte da crise dos Novos Movimentos Sociais, para, na quarta parte, apontar as razes da nossa suspeita de que, mais d o que crise efetiva, estamos diante d e uma crise forjada, atravs da identificao das pautas de debate que a tica da novidade no aprofunda nas tematizaes, permanecendo, portanto, em aberto para discusso. Por fim, como notas conclusivas, indicaremos algumas inquietaes que os estudos suscitaram, apresentando tpicos que consideramos substantivos para afirmar a atualidade da temtica.

' Ao utilizarmos o t e r m o piiiradigm,1tico,estamos r e m e t e n d o a o t e x t o de Silva e Ribeiro (1985, p..320)

Paradigma c Movimcuto Social: por Oudc Audau Nossas Idias?, q u e ,

ftuidamenlando-se

na teoria

d e Kuhn, mostra q u e " ( . , ) i parte integrante d o p n x i e s s o de c o n s t i t u i o de um paradigma a e l i m i n a o d e interpretaes alternativas o u , em t e r m o s radicais, a ' i n t e r n a c i o n a l i z a o " do dilogo: uma v e z a c e i t o o paradigma t e n d e a tornar-se s e u prprio interlocutor" * Durham (1988, p 169-170), n u m s e n t i d o u m p o u c o d i f e r e n t e , d i z q u e a h e e i o g e n e i d a d e e a r a g m e n l a o d o s e s t u d o s e i K o n t r a m n o u n i v e r s o da cultura u m a u n i f o r m i d a d e no q u e se refere a v a l o r e s , h b i t o s , postos, aspiraes.

1 - Diias v e r t e n t e s histrko-conjuniirals do tema


A temtica dos Movimentos Sociais Urbanos encontra sua gnese, enquanto construo terica, em dois marcos de referncia que se distinguem metodolgica e politicamente. O primeiro referencial fornecido no documento So Paulo 75: C r e s cimento e Pobreza (CAMARGO et al., 1976), produzido pela equipe do CEBR AP para a Arquidiocese de So Paulo. Esse documento, por um lado, avana nas hipteses estrutorais de explicao da realidade, superando sua dimenso parcial e integrando, numa perspectiva dialtica, & relao conjuntura/estrutura; por outro lado, cumpre o sentido da prxis: realiza-se como teoria inserida numa prtica efetiva em vistas de um projeto de transformao social.'' Uma segunda vertente explicativa da emergncia dos Movimentos Sociais enquanto temtica privilegiada sintetizada por Caldern (1987). Esse autor mostra como a nova rea temtica abandona o legado das anlises consideradas estruturais da realidade social, em particular da confiitividade latente na sociedade capitalista, propondo uma nova tica de interpretao dessa confliividade.^ O desdobramento desses dois momentos de gnese analtico-explicativa dos Movimentos Sociais Urbanos pode ser sintetizado como segue.

1.1 - So Paulo 75: Crescimento e Pobreza


Partindo do pressuposto da desigualdade estrutural da sociedade capitalista, o documento So Paulo 75: Crescimento e Pobreza busca explicitar as mediaes e determinaes inerferentes na relao Estado/Sociedade, levando em considerao as dimenses econmicas, polticas, sociais, culturais e ideolgicas.

' Usamos prxis no sentido indicado por Mascarello (1991, p.25), que refere a construo do mundo e da realidade humana como produto do homem social. Essa viso do homem e da histria define-se como prxis. Diz a autora: "(...) o homem se objetiva em sua atividade material e esta objetivao se efetiva cm relaes sociais estabelecidas pela e na transformao social do mundo. Neste processo, mediante o qual o homem se cria, tanto ele sofre, antagonicamente, o condicionamento de foras histricas (econmicas, polticas, cultsirais, etc.) como age com um coeficiente bastante de liberdade para superar os condicionamentos. O que vem a ser prxis histrica, define tambm o homem como prxis". Marqucf, (1991, p.90), lembrando a tese central de Marx, tambm considera (...) que os homens transformam a sociedade e mundo social, mas ao faz-lo transformam-se a si mesmos". ^ Cabe destacarmos que, em 1976, Fernando Henrique Cardoso, no texto A Dependncia Revisitada (CARDOSO, 1980), tratando das questes erico-metodolgicas, mostra como h a necessidade de redefinir os "atores" que atuam socialmente, bem como os contedos poltico-ideolgicos da prtica social. Diz que a "unidade do diversos" no estar completa se o estudo das novas formas de dependncia se limitar a considerar as condies de sua reproduo e que, na nova sntese a ser elaborada, o conceito de negao nasce junto com o movimento real de transformao social, uma vez que o processo no meramente terico. Embora iro seja nosso objetivo neste artigo, consideramos destacar que esses textos servem de referencial de base para reintcrpretar a crtica de Caldern.

Assumindo uma perspectiva dialtica de anlise da realidade, o documento mostra, claramente, como "o desenvolvimento e a misria so duas faces da mesma moeda". Nesse sentido, representa um rompimento das teorias tradicionais, que, superada a fase nitidamente empiricista dos esmdos de comimidade, de carter localista, apresentavam contornos puramente estruturais. Assim, odocumentodenota um momentode transio na produo terica nas cincias sociais.^ Congregando acessibilidade de linguagem e rigor metodolgico, cuja estrutura se aproxima do mtodo de anlises de conjuntura gramsciano' a produo e a elaborao do documento cumpriam duplo propsito, como partes do mesmo processo de engajamento poltico pela transformao da realidade social: por um lado, apresentar uma anlise de conjunmra alicerada em indicadores e dados de economia poltica, sciodemogrficos, urbanos, econmicos, polticos, culturais e ideolgico articulados dialeticamente; por outro, subsidiar e instrumentalizar teoricamente grupos que se propunham projetos de transformao social, enraizados em prticas dos Movimentos Sociais Urbanos, representados, particularmente, pela ao de grupos de pastoral popular, cuja expresso scio-rehgiosa representada pelas Comunidades Eclesiais de BasefCEBs)." A anlise d e conjunmra centra-se no estudo das condies de vida da cidade d e So Paulo enquanto espao privilegiado de concentrao de riqueza e propriedade de capital. Em So Paulo, enquanto espao urbano em formao, tem-se uma espcie d e

Esse documento citado no relatrio de avaliao do CEBRAP realizado pelo comit avaliador da Fundao Ford como sendo um dos melhores trabalhos sobre anlise do modelo de desenvolvimento no Brasil produzido por este centro de pesquisa. C E B R A P (1986). Evaluation Report. The Ford Fundation Brazil Office, Parati, Rio dc Janeiro, dez., p 76-77 Conforme Gramsci (1978, p 38-51), os elementos de observao emprica para anlise de conjuntura "(...) devem situar-se em vrios graus de relaes de foras a comear pelas relaes de foras internacionais (.,.), passando em seguida s relaes sociais objetivas, ao giau de desenvolvimento das foras produtivas, s relaes de fora poltica e de partido (sistemas hegemnicos dentro do Estado) e s relaes polticas imediatas". As situaes a serem consideradas na anlise de conjuntura passam pela anlise articulada dialeticamente entre; a situao internacional; os componentes da sociedade civil ligados estrutura econmica (dinmica social-demogrtica) e s relaes das foras polticas (quais sejam, situao econmico-corporativa, situao scio-ideolgica, situao de ideologias polticas e criao de partidos polticos); e, finalmente, os componentes da sociedade poltica, isto , a situao poltico-administrativa e as foras militares (de carter propriamente miiilare de carter poltico-militar). A questo ftmdamenlal no mtodo proposto por Gramsci estabelecer, a partir de qualquer um dos momentos, dois nveis de leilura-anlise: interna e externa. Piocurando saturar todas as possibilidades interpretativas de cada um dos momentos e iiK;orp<irando, dialeticamente, cada um dos momentos ao momento seguinte, atinge a totalidade dialtica da realidade em anlise, que, porque considerada dialeticamente, nunca se esgota em si mesma, mas sempre se abre para novos momentos do processo. Este estudo foi realizado para a Pontifcia Comisso de Justia e Paz da Aiquidiocese de So Paulo, e, na apresentao, D. PauloEvaristo Ai ns especifica que odtx;umento tem uma funo prtica de subsidiar "(...)todos aqueles que tem uma parcela de poder na cidade ( . ) aos giupos de pastoral popular e todos que esto empenhados em conhecer a realidade de So Paulo e os mecanismos que comandam esta realidade e que iro refletir, debater e transformar as contribuies aqui apresentadas em um novo alento para uma ao evangelizadora e libertadora".

FE-ceooc

sntese nacional do processo de desenvolvimento econmico, poltico, social e cultural no Brasil. Nele opera tanto a exasperao da concentrao da riqueza e propriedade como o processo de formao de uma periferia urbana, proveniente da migraes regional e nacional, cada vez mais empobrecidas e carentes dos meios bsicos de sobrevivncia, tanto no setor de moradia e acesso aos bens e aparelhos coletivos como nas relaes de produo. importante destacarmos que, no perodo em que foi elaborado o documento, o Brasil no tinha vivido o acontecimento histrico das greves do ABC paulista de 1978 e que so apresentadas na literatura como um momento histrico em que se consagram os chamados Novos Movimentos Sociais Urbanos. Com os movimentos de 1978, aparece algo novo, no dado anteriormente: "a emergncia de uma nova imagem de classe", criando-se "outro campo de identificao dos trabalhadores" (SADER, PAOLI, 1986, p.53 -57). " N o entanto a transio dessa nova imagem de classe e do novo campo de identificao dos trabalhadores, inserindo o espao de moradia e do cotidiano como espao de luta e conquista de cidadania, j est contemplada nesse documento. Mas o ponto central que confere fora ao documento que ele traduz a expectativa de um projeto histrico representado pela redemocratizao frente ao Estado autoritlio.'^ Fugindo das tendncias de unidimensionar a realidade nas perspectivas dos Movimentos Sociais que, embora emaizados na sociedade civil, no abrangem sua totalidade (aspecto que subjaz aos posteriores esmdos sobre a temtica), o estudo contempla como sujeitos do processo histrico em construo diferenciadas toras expressivas da realidade social que interagem dialeticamente.

Ver observaes que Sader,Paoli(1986, p.58) fazem ao trabalho de K.Munakata sobre as greves do ABC paulista. Criticando a abordagem jornalstica que trata os trabalhadores como fator de pi oduo, Munakata institui uma nova representao das classes sociais na temtica dos Movimenlos Sociais. " Fernando Henrique Cardoso, em 1980, no texto Antoritarismo e Deuiocratizao, amplia o conceito de democracia, indicando o termo "democratizao substantiva". Diz ("ardoso (1980, p 20-22) que com essa expresso quer indicar"(...) que no se trata de buscar frmulas e modelos polticos a nvel da orgairizao dos Poderes, nem de postular um liberalismo condicionado, como no caso brasileiro, pela falta de autnticos liberais e por uma situao de desigualdade social que o cont. Trata-se de tarefa anterior definio de formas de govcrrro e controle partidrio, que insista sobre o direito participao, crtica e ao controle por paite dos indivduos nos distintos planos da sociedade" O problema bsico o de "( . ) buscar' frmulas de controle e regulamentao popirlar para as polticas que afetam o interesse geral. Este conirole, no mundo moderno, depende da quebra do sigilo e do monoplio da informao, do aumento do grau mdio da instruo do ptrblico e da criao de mecanismos de pailicipao que, sendo controladores, no prejudiquem a eficcia necessria para que a Empresa e Administrao enfr entem os problemas sociais e econmicos. No se trata, obviamente, de substituir a luta de classes por uma pairacia de 'participao indeterminada', mas de criar as arenas e o clima de liberdade que permitam aos trabalhadores, aos assalariados em geral, aos sindicatos, s orgairizaes culUtiais, religiosas e polticas exercer sua ao transformadora" (p.20-22). Em par-ticular, ver o Captulo 5, Traballiadores, Ciladiuo e Cidados, do docrimcnto So Paulo 75: Crescimento e Pobreza (CAMARGO, 1976).

A idia de construo de um projeto de sociedade, com fora de projeto histrico vivel em determinada conjuntura, o que se delineia nessa perspectiva tetirico-analtica. Com isso, as prticas de grupos e setores organizados da socielade adquiiein significado mais abrangente,^'* uma vez que essas prticas se situam frente s possibibdades de constmo de outra ordem econmica, social e poltica. O estudo aponta um tipo de sociedade que, diante das possibilidades conjunturais perante um Estado autoritrio, se constitui na conquista de uma democracia representativa e de uma economia distributiva. O projeto de democracia substantiva supe a permanente presena da sociedade na gesto do Estado via seus movimentos organizados. No plano econmico, a proposta a do uso social da propriedade, mais distribuio de renda e taxao sobre heranas. As propostas contidas no documento correspondem s possibilidades histrico-conjunturais da poca frente a um Estalo autoritrio. Nesse sentido que pcxlemos conferir s suas propostas carter de universalidade diante das possibilidades que se apresentavam na poca para o estabelecimento de outra ordem econmica, poltica e social no Brasil. Mas essa caracterstica de produzir um quadro explicativo da conjuntura e, ao mesmo tempo, servir de instrumental terico para transformao da realidade perde-se no conjunto dos estudos posteriores sobre os Movimentos Sociais, que, afastando-se da perspectiva da prxis histrico-social, permanecem ou num nvel terico-formal ou emprico de explicao da realidade dos Movimentos Sociais.

1.2 - Precedentes dos Novos Movimentos Sociais


Compondo uma vasta hteratura desenvolvida na Amrica Latina e no Brasil que, nas dcadas de 70 e 80, intentou analisar e explicar a emergncia dos Movimentos Sociais Urbanos, Caldern (1987, p. 193-195) explicita que, na dcada de 60, as produes sociolgicas realizavam interpretaes estruturais da sociedade latino-americana relacionadas com o desenvolvimento econmico e com a consolidao do capitalismo nesses pases. As explicaes das teorias clssicas da modernizao, da marginalidade e da dependncia exigiam um critrio de anlise calcado na racionalidade lgica de sentido totalizante. Caldern (1987, p.l92) trabalha com a hiptese de que, at a dcada de 70, as explicaes da realidade giravam em tomo "(...) da evoluo da sociedade tradicional para a sociedade moderna, e o desenvolvimento concebido como o destitio lcido da ao racional vitoriosa". Desse modo, a conflitividade social produzida pelo modelo de desenvolvimento econmico e industrial era situada na esfera da irracionalidade, e as manifestaes populares eram vistas como "reflexos voluntaristas', determinadas seja pela ordem econmica ou estatal, seja pela ao partidria.

Como, por exemplo, a rearticulao das associaes de baino e de outras organizaes de carter reivindicativo.

Considerando o Estado como produtor da sociedade e as aes ou prticas organizada:s da sociedade civil como subordinadas aos partidos polticos, o conjunto dessas abordagens estrumrais "(...) percebeu e analisou os Movimentos Sociais de modo secundrio. As anlises de estrutura e de sua racionalidade recobriam o cenrio social da realidade latino-americana. Talvez as anlises no pudessem (ou no quisessem) compreender o conjunto complexo, gelatinoso, ambguo e ciiativo das relaes sociais e suas mtituas interaes e, com elas, as capacidades de ao da sociedade sobre si prpria. Talvez os movimentos sociais tenham sido percebidos, de modo latente, implcita ou subconscientemente, como o "irracional", o inexplicvel (CALDERN, 1987, p. 195). Frente a esses critrios de racionalidade das anlises estruturais da sociedade e do processo de seu desenvolvimento nas teorias clssicas, os Movimentos Sociais eram tidos como "reflexos voluntaristas", corno o "itracionar', o "inexplicvel", visto que fugiam dos esquemas ttadicionais de explicao das contradies e dos conflitos sociais, baseados fundamentalmente na dimenso estrutural da luta de classes. Assim que o interesse dos tericos em cincias sociais para a ao coletiva e para os Movimentos Sociais s teria oconido face "visibilidade objetiva e confiitividade social" que representavam as prticas coletivas de reivindicao e organizao de diferentes grupos e setores das camadas populares. Assim, o esforo terico das cincias sociais frente crise dos paradigmas dominantes, ao enfrentar a temtica dos Movimentos Sociais, procura encontrar nas prticas coletivas (|UC SC fazem "visveis" os elementos novos de gestao de novos atores liistricos, ou, como fala Sader (1988, p.l7), de novos padres de ao coletiva que permitem falar da "emergncia de novos sujeitos polticos". A constiuo terica nas cincias sociais que, particularmente na dcada de 80, reflete essa perspectiva analtica manter hegemonia epistemolgica e metodolgica no privilegiamento da rea temtica dos Movimentos Sociais como forma de enfrentar a crise dos paradigmas clssicos em cincias sociais, como o das classes sociais. Embora cronologicamente o documento So Paulo 75: Crescimento e Pobreza inaugure a valorizao dos Movimentos Populares Urbanos no contexto de transio do autoritarismo para a democracia no Pas, ele pode ser refeiido, em termos tericos, metodolgicos, epistemolgicos e pohticos, como contraponto, no Brasil, ao marco paradigmtico dos denominados Novos Movimentos Sociais como sintetiza Caldern e que alcana hegemonia analtica nos esmdos tanto nacionais como latiiio-americanos. Afastando-se de riscos maniquestas de interpretao da reahdade, o documento So Paulo 75: Crescimento e Pobreza no contraix5e o "racional" ao "irracional" nem busca exphcaro "inexphcvel", visto que sua preocupao no se limita a centrar, como componente analtico, o binmio papel do Estado versus contiadies da sociedade. Ou seja, ao abordar as foiinas ijarticulaies de oi^anizao da sociedade conliecida como Movimentos Sociais, o documento anasa a realidade social na relao conjunmra/estrutura. A dimenso de totalidade do real da sociedade capitahsta em consolidao no Brasil que se faz presente nas anlises do incio da dcada de 70 dissipa-se nos estudos que

avanam nas dcadas d 70 e 80. Esses estudos sobre os Novos Movimentos Sociais tendem a diluir, ao nvel da cultura poltica, a problemtica das contradies internas que ocorre nesses espaos de participao social. Com isso, deixam de considerar como instncia significativa de anlises a mediao das mltiplas determinaes, mediao esta que deve ser considerada na articulao dialtica entre o scio-demogrfico, a distiibuio de renda, o desemprego, as polticas urbanas (incluindo a sria questo da especulao imobiliria no espao das periferias urbanas) e as dimenses poltico-ideolgica e cultural. A fim de tomar claro o distanciamento terico que caracteriza essas duas vertentes analtico-explicativas sobre os Movimentos Sociais Urbanos, destacaremos os argumentos e ponderaes centrais da hiptese dos Novos Movimentos Sociais.

2 - A hiptese dos Novos Movimentos Sociais


Apresentando diversidade de enfoques, tematizaes, variaes do nvel e teor crtico-analtico entre os autores, fica evidente nos diferentes trabalhos e estudos que a hiptese dominante para anlise dos chamados Novos Movimentos Sociais justamente o qualificativo da "novidade". Seguindo influncia dos estudos a nvel internacional, os estudos refletem a necessidade de delimitar, contraponto, os movimentos sociais datados das dcadas de 70 e 80 aos de classe, como os sindicais, existentes em perodo anterior. Essa delimitao qualificada de "nova" (CALDERN, JELIN, 1987) no seu interesse e significado analtico, uma vez que eles colocariam uma nova problemtica para discusso, cujos efeitos estariam postos diante da perspectiva de criao de uma nova sociedade (VIGEVANI, 1989, p.94) que geraria "transformaes profundas na lgica social" (CALDERN, JELIN, 1987, p.77). Gunder Frank e Fuentes (1989) e Vigevani (1989) estabelecem um contraponto hiptese d "novidade" dos Movimentos Sociais. Para os primeiros, o contraponto est explicitado na primeira tese: "Os 'novos' MS no so novos" . Partindo de outra perspectiva do significado dos "novos", esses autores contrapem tese da novidade.

G. Fraiik e Fuentes (1989, p, 19-20), por exemplo, refletem essa preocupao em fonnalizar a distino dos "novos" com o que seiiam os "vellios" Movimentos Sociais. Essa distino integra o conjunto de 10 teses sobre os Movimentos Sociais, que so assim sistematizadas: "l. Os "novos" MS no so novos; 2. Os MS demonstrani muita variedade e mutabilidade, tendo em comum a mobiHzao individual baseada num sentimento de moralidade e (in)justia e num poder social baseado na mobilizao social; 3 A foia e importncia dos MS cclica; 4. H uma deienciao na composio de classe no Ocidente, Sul e Lste; 5. H muitos tipos de MS; 6. Os MS so agentes importantes de transformao sixiial; 7 Os MS so agentes e reintipretes do 'desligamento' do capitalismo contemporneo e da 'transio para o socialismo'; 8. Alguns MS tm militncia em comum e realizam coalizes; outros tm conflitos e conipetem entre si; 9. Qualquer receita, agenda, esttaigia ou ttica vinda de pessoas (ou intelectuais) estianlios aos MS so inelevaiites; 10. Os MS sei-vem para ampHar, aprofundar e redefur a democracia tradicional do Estado poltico e a demixracia econmica para uma democracia civil nuina sociedade civil" (1989:19-20).

enquanto qualificativo, a cronologia e o espao-temporalidade histrica. Nesse sentido, aqueles que hoje so denominados "novos", que so os movimentos camponeses, de comunidades locais, tnicoe nacionalistas, religiosos, de muUieres, no so "novos", visto que remontam "a sculos, at milnios, em muitos lugares do mundo." Por outro lado, os considerados clssicos, ou "velhos", como os movimentos das classes traballiadoras e sindicais, que so realmente novos, pois se constituem em fenmenos transitrios relacionados com o desenvolvimento do capitalismo, Para esses autores, os "novos" efetivamente seriam aqueles que "(...) respondem s necessidades que foram geradas mais recentemente pelo desenvolvimento mimdial e que ameaam a subsistncia e bem-estar" como os pacifistas e os ecolgicos e/ou verdes (FRANK, FUENIES, 1989, p.19-21). Vigevani (1989, p.l31), por outro lado, considerando o qualificativo "novo", diz que sim, que essas "novas" formas societrias se contrapem s fmias tradicionais de luta e organizao social, visto proporcionarem a conscincia dos diieitos e cidadania aos setores populares. Mas, "(...) disto ao reconhecimento da potencialidade de criao de uma nova perspectiva de organizao da sociedade, h uma distncia que necessita ser preenchida". Permanecendodentrodoparadigma, Sader e Paoli (1986, p.60) precisam: o "novo" datado, so os movimentos sociais, as lutas mtiltiplas que emergiram ps 78 no Brasil. A promessa desses "Novos" Movimentos Sociais salientados nas pesquisas da dcada de 80 "(...) tira de cena os atributos de alienao e heteronomia". Os chamados Novos Movimentos Sociais so caracterizados como pequenos espaos de participao social ao nvel da vivncia cotidiana de resistncia particularmente das classes populares, nos quais so construdas novas identidades coletivas no mbito de uma cultuia crtica, cujos princpios se centram em autonomia, livre organizao, autogesio, democracia de base, autogovemo, solidariedade, desalienao, direito diversidade e respeito individualidade (SCHERER-W ARRER; KRISCHKE; TELLES; CALDERN, 1987). A referncia bsica novidade dos Movimentos Sociais diz respeito a algims pontos bsicos quais sejam: na relao com o Estado; na composio social; na autonomia; na interao com os agentes, em que a Igreja considerada como agente privilegiado'^; e no alcance da ao fiente a objetivos imediatos ao carter organizativo. O cotidiano enquanto instncia imediata da realidade enfocado em diferentes nveis ou dimenses: - econmico, enquanto espao em que se estabelece a relao produo/reproduo como componente esiutuial da seriedade capitalista (LOJKINE, 1985/1986). Enquanto tal, considerado espao de excluso econmica e social, de carncia de meios de subsistncia. Nesse sentido, as primeiras estruUiras organizativas, as

Os agentes so consideiados aqueles intelectuais, piofissionais como advogados, engenheiios, padres, religiosos ou religiosas, que, por opo prpria e de forma especial, sem remunerao ou ligao institucional (fora os da Igreja), atuam para "motivai", "organizai" e "subsidiar" os Movimentos Populares A literatura refere-se a essa categoria de sujeito social como "atores sociais diferenciados, articuladoies sociais" (JACOBI, 1990, p.2.31); "animadores sociais" (KRISCHKE, 1988, p.3); "elementos culturais intermedirios" (RIBEIRO, 1991, p. IftS)

primeiras lutas e mobilizaes populares "(...) nascem literalmente da necessidade" (EVERS, MULLER-PLANTENBERG, SPESSART, 1985, p.l32); -poltico, enquanto possibilidade de interveno na correlao de foras dos sistemas polticos dominantes e em que atuam os mecanismos de poder no confronto entre Estado e sociedade; - cultural, enquanto expresso de novas identidades e representaes em que se forma uma nova cultura de base ou na intemalizao de uma culnora crtica, centradas nas questes de qualidade de vida, prticas democrticas e participativas. Com relao participao das classes populares como sujeitos histricos privilegiados nos Movimentos Populares, cujo trao inovador seria a espontaneidade e o senso de justia como garantia de independncia das elites e dos partidos, Cardoso (1984, p.224) j chamava ateno de que, para a literamra da temtica, os movimentos populares eram apresentados como instrumentos polticos novos por trs razes: porque questionam o Estado autoritrio, obrigando a uma democratizao; porque fazem reconhecer a presena dos oprimidos; e porque, como novos atores polticos, se colocam ao lado dos partidos e sindicatos, renovando-os, uma vez que tm a capacidade de intervir automaticamente na correlao de foras. Encontramos em Scherer-Warren e Krischke (1987, p. 14) a especificao de que o movimento popular se constitui de "(...) prticas inovadoras com rompimento de toda a tradio poltica, autoritria, elitista e corporativa que s concedem aos trabalhadores espao mtelado e subordinado". Assim, os Movimentos Sociais, tendo nas classes populares os sujeitos histricos e no espao do cotidiano a delimitao da temporalidade histrica, constituem-se pela "(...) conquista de direitos sociais, construo de um sistema de igualdades e consolidao de uma cidadania popular". A hiptese central a partir da qual evolui o paradigma a de que os Novos Movimentos Sociais, na sua diversidade e complexidade, seriam os portadores de uma nova ordem social (CALDERN, 1987, p. 1%). Para alguns autores, essas "novas" formas oigamzativas estariam embudas de um certo carter redentor, realizando um particular projeto de mudana global, como era atribudo, por exemplo, s Comunidades Eclesiais de Base. Scherer-Warren (1987a, p.41 -42) considera as CEBs como um modo particular de organizao social que foge ao tradicionalismo, inserindo-se e influindo em praticamente todas as demais formas de organizao: no movimento urbano, no rural, no sindicaHsmo, nos grupos de mulheres, de jovens, etc. Souza Lima (1982, p.51-52), por seu

Ruth Cardoso (1984, p.215-239) diz que o trao inovador que caracteriza os Movimentos Sociais na dcada de 70, face aos populismos,"(...) a sua espontaneidade e seu senso de justia que garantem ao mesmo tempo sua independncia das elites e dos partidos e a justeza de suas demandas, decididas entre iguais". Mais adiante, Cardoso (1984, p.2.35-2.37) diz que os Movimentos Sociais , vistos na sua "(...) face reivindicativa no so capazes de giandes transformaes, mas constituem-se como expresso de nova identidade no jogo poltico". Isto porque o que une os setores excludos no so as questes econmicas (a "exigidade de recmsos"), mas um "sentimento" em que a "(...) comunidade percebida como uma experincia de igualdade" e que "(.,.) esta ideologia comunitria garante autonomia para os grupos mobilizados(...) (grifos nossos)".

tumo, considera que nas Comunidades Eclesiais de Base se constitui um espao etn que se denota a "ausncia de estruturas alienantes", constituindo-se num "agente para a libertao da opresso global e estrutural". Jacobi (1990, p.234-235) tambm explicito na supervalorizao das CEBs como consolidadoias dos movimentos populares, propulsoias do cnsscimento do processo de conscientizao do povo. A Igieja identificada por JACOBI como "porta de entrada e suporte institucional" da organizao de baiito (p.230). Nesse sentido, a atuao dos agentes vinculados Igreja Catlica considerada por todos os estudos, mestno os mais crticos, como agente substantivo, seno como sujeito constitutivo, para a formao e expresso do processo de construo de identidades dos Novos Movimentos Sociais no Brasil, a partir da dcada de 70. Krischke (1987, p.283) oferece-nos uma viso do pensamento domittante entre os tericos dos Novos Movimentos Sociais sobre qual seria a importncia da atuao das CEBs. Segundo este autor o fato que elas participam "(...) de um duplo processo de construo de identidades, processo esse simultneo e complementar. De mn lado, tais comunidades realizam uma reforma religiosa intema Igreja, que institui os participantes como atoies sociais dotados de uma identidade religiosa renovadaque ativa e no passiva, pois se fazem nssponsveis por sua prpria odem de valores, interagindo em condies de igualdade com os demais participantes (e s vezes inclusive com o clero). De outro lado, as CEBs atuam tambm como mediaes entie a refonna da Igieja e as transformaes sociais, ao suscitaiem motivaes e atitudes para a ao social, que estimulam os participantes a construrem identidades polticas autnomas e deinoaatizantes na reflexo e atuao que tendem a tealizar com outras pessoas, acerca dos problemas circundantes e das formas e meios para solucion-los." Essas afirmaes piecisam ser confintadas no camio terico com os documentos oficiais da Igreja ps-Puebla, que mostiam o movimento de retrao da Igreja face ao social.'^

" No podemos pensar a ao pastoral poltico-social de setores da Igreja Catlica sem o referencial doutrinrio. Por isso, se nas dcadas de 60 e 70 as Conferncias de Medellin, em 1968, e de Puebla, em 1979, junto com impoitantes estudos sobre a Teologia da Libertao, influram para renovadas prticas pastorais de setores piogiessistas da Igieja, no caso as CEBs, na dcada de 80 oconeu um refluxo dessa insero O documento Instrues sobre Algiius Aspectos da Teologia da Liberta;w, lanado em 1984 pela Sagrada Congiegao para Doutrina da F, pelo Cardeal Ratzingei, e o documento Instrues sobre a Liberdade Crist e a Libertao, escrito pelo Papa loo Paulo II em 1986, que, alm de iiistinir e condenar a Teologia da Libertao, anuncia os "castigos" aos membros do clero e/ou religiosos(as) que seguirem essas orientaes, certamente tero pesado para o retrocesso que se verifica na chamada Igi eja Libertadora dos anos 70. Ver, por exemplo, entrevista com o Cardeal Ains (1992) na revista Isto , em que ele defende e apoia o movimento dos pentecostais catlicos. A o mesmo tempo em que reafinna que "(...) a religio deve ser uma coisa muito conscieiile. No pode ser imposta nem praticada em massa", Don Ains defende as prticas massivas de religiosidade: "No dia de Pentecostes vamos lotai o Moiumbi, em So Paulo. A diferena que todos viro por livre e espontnea vontade (..) deixando-se os 180 mil catlicos dirigirem-se livremente (sic)" A nossa admiiao que essas afirmaes partem da mesma pessoa que, na apresentao do documento So Paulo 75: Crescimeuto e Pobreza, defendia que em pequenos grupos de base que os cristos vivem sua f e refletem no sentido da transformao social.

Esse carter redentor que a grande maioria dos trabalhos atribui s C E B s interessante, principalmente se considerarmos que, aq longo da dcada d e 80, forairi produzidos muitos textos crticos sobre os Movimentos Sociais, no entanto e m nenhum deles se denota um momento de crtica ao papel real da Igreja, mesmo de setores rnais progressistas que se faziam presentes no movimento popular. Por exemplo, em nenhum momento so considerados os significados e as conseqncias da vinculao estrutiiral das CEBs com a estrutura hierrcniica e hierocrtica da Igreja Catlica e nem mesmo o teor ideolgico dessa insero. Se, num primeiro momento, esses espaos de participao so referidos s novas formas de organizao e estratgias de lutas dos trabalhadores urbanos desde o espao de moradia e das lutas de camponeses, a referncia ao "novo" amplia-se, abrangendo outras formas de organizao e luta que passam pelo nvel das representaes, assumindo a dinmica ideolgica ou de interesses especficos, sem delimitao espacial e de classe. Aqui, a referncia para os grupos ou organizaes de carter cultural, tnico, de gnero, pacifistas, ecolgicos, etc. Contudo mesmo a esses so atribudas as caractersticas bsicas que identificam os Novos Movimentos Sociais. Em especial a prpria formaorganizativa,aespec(ficidade de objetivos e luta, constitairia, por si, uma novidade histrica. Quanto composio social, os estudos sobre os movimentos populares de carter reivindicativos frente s necessidades bsicas salientam seu carter classista: seus participantes so identificados como originrios das classes baixas. Caldern (1987) considera, porm, que a atual tendncia a de considerar o cai ater policias sista dos Movimentos Sociais, principalinente os que no tm por fins interesses particularizados, mas abrangentes a toda a sociedade, como, por exemplo, os movimentos ecolgico, de mulheres, de direitos humanos, pacifistas, etc. Se os primeiros tm nas classes baixas os "sujeitos privilegiados", cujos adversrios so o Estado monopolista e o sistema econmico, os segundos, com base culturalista, tendem a fins universais. Mas a condio sine qua non dos Movimentos Sociais, no d i z e r de Frank e Fuentes (1989, p.34), e que subjaz na maioria dos esUidos, a autonomia frente ao poder estatal: "(...) a maioria destes movimentos se mobiliza e se organiza independentemente do Estado, de suas instituies e dos partidos polticos. No consideram que o Estado o u suas instituies, e particularmente se integrar o u militar nos partidos polticos, sejam as formas adequadas p a r a alcanar suas metas" (p.36), irnia vez que os movimentos comunitrios locais buscam para si desenvolver "uma democracia mais participativa e de base e uma autodeterminao de baixo p a t a cima" (p.34). Uma das idias desses autores, e que se reflete no pensamento iiacional, a de

Nesse sentido, so importantes os estudos de Romano, (1979), Grolli (1988), Trein (1990) e, particularmente quanto ao teor ideolgico de espao de submisso que a Igieja engendra, ver Legendre (198,3), Sobre o significado do espao da Igreja como instituio, ver Medina e Oliveira, 1973,

que a institucionalizao dos Movimentos Sociais significa sua morte enquanto tal, uma vez que eles passam a atuar em outras instncias de poder.'' Ademais, denotam-se uma forte tendncia classificatria e um enquadramento a esquemas formais nas conceitualizaes sobre os Movimentos Sociais, como para assegurar-lhes elementos substanciais a partir dos quais adquirem extemalidade, visibilidade e objetividade na ordenao dos meios em vista dos fms propostos. Essa tendncia classificatria, intensa na literatura intemacional, retlete-se nos estudos aqui considerados, servindo de parmetro conceituai significativo, o que explicaria uma certa homogeneizao analtico-interpretativa. Os estudos nacionais sobre Movimentos Sociais seguem a tendncia classificatria intemaciona! no sentido de ater-se metodologicamente a um formalismo terico para caracterizar e especificar a natureza dos Novos Movimentos Sociais. Essa necessidade, visvel na maioria dos estudos, revela a tendncia a no superar os reduciomsmos conceituais to prprios das teorias prximas ao funcionalismo. A identificao de componentes bsicos no homognea em contedo, mas aproxima-se na forma. Por exemplo, para Caldern (1987, p.201-202), os Movimentos Sociais constituem-se numa estmtura formalmente reconliecvel na sua extemalidade a partir de trs campos de desenvolvimento; da "(...) estratura participativa como decorrncia de sua prpria finalidade e experincia de organizao e de luta; uma tempoialidade defmida (...) por sua ao fiente ao sistema de relaes histricas, desenvolvendo-se de modo unilateral e heterogneo no espao, em fimo do desenvolvimento desigual da conscincia, da organizao e da economia de uma localidade ou regio". Scherer-Warren (1987, p. 13), por sua vez, classifica a compieenso dos Movimentos Sociais a partir "(...) da namreza de sua ao para transformao; da natureza de sua dinmica (da prxis); de sua proposta de transformao (seu projeto); dos princpios que orientam esta proposta (sua ideologia); e dos condutores do movimento (sua direo ou organizao)". Um item de investigao at que ponto a pretenso de rupmra com esquemas formais nos esmdos sobre os Novos Movimentos Sociais se efetiva quando, por exemplo, encontramos, numa formulao estrumral-funcionalista de tendncia parsoniana como a de Snielser (PASQUINO, 1989, p.274-278), a mesma tendncia classificatria da ao social que caracteriza os Novos Movimentos Sociais, Estes so identificados a partir de quatro componentes bsicos:

A idia desse "autonomismo" criticada por exemplo, por Fernando Hemique Cardoso (1988, p.463), que diz que a forte rejeio do Estado e a excluso dos partidos, que passam a ser vistos como lora institucionalizadora e, nessa medida, pea de engrenagem do Estado, esto disseminadas entre os ativistas dos movimentos sociais "(,.) em sua verso mais radical junto com a viso reformadora que prope a Nova Utopia Existe, na formulao radical deste tipo de teoria democitica, uma ftiso entre o anarquismo leigo e o solidarismo cristo".

"(...) 1) as meias gerais, ou valores, que servem de guia ao comportamento social orientado em direo a um fim; 2) as regras que governam a perseguio de tais propsitos baseadas em normas; 3) a mobilizao da energia individual para conseguir os fins estabelecidos dentro da estrutura normativa; e 4) as facilidades que o agente utiliza como meios, compreendendo o conhecimento do ambiente, o poder de prevers conseqncias da aoalm das habilidades e meios". Ainda em Wilkinson (apud AZEVEDO, PRATES, 1991, p.12.5), os Movimentos Sociais so classificados a partir de "empenho coletivo deliberado" com um "grau mnimo de organizao" e um "compromisso com a mudana, fundado na vontade consciente, no compromisso normativo e na participao ativa". Por outro lado, a identificao dos Movimentos Sociais em pautas tipolgicas, como fazem Camacho (1987), Scherer-Warren (1987a), Ribeiro (1989), Caldern e Jelin (1987), Frank e Fuentes (1989), ao mesmo tempo em que clarifica o significado das especificidades de meios e fins, remete dificuldade apontada anteriormente de ordem conceituai .^^ No entanto so essa mesma dificuldade e tipologia que contribuem para a compreenso do que se quer significar quando dito que os Movimentos Sociais seriam agentes de transformao social. Smtetizando o processo terico-analtico de constimio dos Novos Movimentos Sociais, podemos dizer que eles se caracterizam por um modelo classificatrio explicativo-conceitual que busca abarcar teoricamente a diversidade, a heterogeneidade e a pluralidade de fins, objetivos e metas, estratgias de ao, composio social e articulaes desses Movimentos Sociais. Por fim, palendo ser indicada como uma sntese terica do enfoque que essa vertente analtica confere aos Movimentos Sociais e que se tomou hegemnica nas duas ltimas dcadas, valemo-nos das palavras de Caldern (1987, p. 197-201), segundo o qual essas formas de organizao da sociedade ou de ao coletiva "(...) apontam para a emergncia de uma nova ordem social democrtica e a elaborao de novas formas de pensar a realidade, a poUtica e o desenvolvimento". Ou seja, baseados nas telaes sociais que nissuigem, intnxluzem "(...) culturas cotidianas de uma nova espcie, que modifica a vida das pessoas: hbito, costumes, valores, etc. Por isso tudo, os Movimentos Sociais podem ser considerados os motores da Histria" (CAL.DERN, 1987, p.203).

A ttulo de exemplo: Camacho (1987, p 2,35-236) estabelece a classe como criliio de classificao Os movimentos classistas so os de opeiiios, de camponeses, de camadas m<lias, os patronais; os movimenlos pluticlassistas so os de piofessoies, bancrios, profissionais mdios, alm dos estudatrtis, juvenis, feministas, ecolgicos, pacifistas e religiosos, Caldern e Jelin (1987, p.82), ao destacarem as reas temticas dos Movimentos Sociais, apresentam a seguinte tipologia: da condio operria; da qualidade de vida, consumos coletivos e movimentos urbarros; do campesinato; dos direitos humanos; de gnero; de jovens; d guerra e da poltica. Ribeiro (1989, p 90-126), analisarrdo os Movimentos Sociais no espao do Rio de Janeiro, tipifica o movimento feminista, o movimento tregro, o de bairros, de favelados, o operrio e o dos trabalhadores rmais.

Remontando a idia do disanciameno de ordem tenco-,!iielotogii;a e poltica das duas vertentes que informam a gnese dos Movimentos Sociais, deparamo-nos nessa nota conclusiva de Caldern com a sofismvel concluso de teor universal que cristaliza e absolutiza a particularizao do dado cultural. Os estudos centrados na hiptese da "novidade", em vez de, partindo da realidade imediata, buscarem as mediaes intervenientes nas mltiplas determinaes e, com isto, abrirem a possibilidade de nova construo do real a partir da superao das conadies que se inscrevem na determinao de realidades particulares, universalisam o dado particular que se realiza ao nvel da cultura poltica. Dito de outra forma, na perspectiva de Kosik (1976): ao invs de, partindo da pseudoconcreticidade que dada na imediatez do real, buscar a concreticidade, ou seja, as mltiplas determinaes que se estabelecem como mediao, e, a sim, abrir para a transparncia do real, a tendncia geral dos estudos sobre os Movimentos Sociais centrados na hiptese da novidade a de considerar o espao da pseudo-concreticidade (ou seja, do fenmeno no espao de uma cultura poltica) como o da prpria concreticidade (ou seja, a realidade mediada nas mltiplas determinaes).^^ Por isso, reduzitido metodologicamente o universal ao dado particular, o paradigma analtico dominante nos estudos sobre os Movimentos Sociais Urbanos tende a centrar a anlise ao nvel mais fenomenolgico, sem evoluir em propostas de projetos sociais mais amplos viveis em determinadas conjunturas, o que as toma vulnerveis a ponto de incorrerem no risco dos reducionismos da realidade social a que se referem Silva e Ribeiro (1985, p.334). No espao terico de tematizao dos Movimentos Sociais Urbanos, o descolamento com o real e a postura metodolgica redutiva ao plano de uma cultura poltica podem estar na origem da crise dos Novos Movimentos Sociais, mais, no entanto, ao lvel explicativo do que da efetividade histrica. Ou, como diz Abreu (1992, p . l l ) , "Hoje, ser revolucionrio tambm questionar os paradigmas que no permitiram o desenvolvimento de um processo emancipatrio", se tomarmos o emancipatrio como componente do anunciado potencial de transformao social que a hiptese da novidade traz embutida. A fim de sugerirmos esse caminho crtico, consideramos importante uma breve incurso pelos argumentos da crise dos Movimentos Sociais Urbanos, para, no primeiro momento, entender o teor dessa crise e, em seguida, retomar hiptese e verificar se, do interior de seus argumentos, a crise j no anunciada sem que os aspectos conflitivos e substantivos da realidade dos Movimentos Sociais Urbanos tenham sofrido esgotamento nem temtico nem histrico-efetivo.

O livro So Paulo: o Povo em Movimento (SINGER, BRANT, 1980) sei-ve de exemplo dessa "guinada" terica, principalmente porque um dos primeiios trabalhos significativos sobre o tema. Cumpre destacarmos, inclusive, sendo os dois trabalhos encomendados pela Arquidiocese de So Paulo, a mudana de significado expresso nos ttulos: no documento de 1975, Crescimento e Pobreza expressam categorias sociolgicas de forte contedo econmico e poltico; Povo em Movimento restiinge a significao ao nvel scio-religioso.

3 - Grse dos novos movimentos sociais '


No momento atual, forte a tendncia de acentuar que os Novos Movimentos Sociais esto vivendo um momento de "crise", de "refluxo" ou d "perda de dinamismo e visibilidade" (JACOBI, 1990, p.22), uma vez que nem as expectativas dos agentes nem as dos grupos de interesse se realizaram, no sendo mais considerados como "potenciais geiites de transfomiao" (JACOBI, 1987a). Telles (1988, p.248) reflete muito claramente qtie a literatura expressa um sentimento de "mal disfarada decepo" frente s utopias dos Movimentos Sociais nas dcadas de 70 e 80, cujos projetos no se realizaram: "Ao contrrio do otimismo dos primeiros tempos, em que muitos viram neles uma promessa de faturo, hoje no so poucos os que apontam seus limites e, alguns, at mesmo sua inviabilidade poltica: o localismo de prticas que se esgotam numa rotina de presso sobre os rgos pblicos para o atendimento de reivindicaes especficas; a fragmentao de interesses e a priniazia de uma noo corporativa de direitos; o seu isolamento num ceilo tipodecomunitai ismo que no os impede de se abrirem s manipulaes populistas do Estado; a afirmao de um basismo que tem como contrapartida a recusa das foimas de representao poltica e uma viso instmmentl das instituies" ( T E L L E S , 1988,p.247). Essa crise, que se manifesta como crise de visibilidade, tem sido explicada por diferentes fatores. No plano terico, pela tese do ciclo vital (JACOBI, 1987a, p.20). Partindo da tese do fluxo e refluxo dos Movimentos Sociais, Jacobi descarta o momento de refluxo,como momento estratgico. Segundo essa tese, "(...) o refluxo parte constituinte dos movimentos, principalmente quando estes so analisados como integrantes de um ciclo de vida previamente determinado". Ao contrrio, Jacobi entende que, apesar do forte apelo ao plano simblico que a experincia proporciona, o refluxo dos movimentos, mais do que integrar uma estratgia preestabeecida, faz partedo seu ciclo de vida. Assim, segundo esse autor: "A maioria dos movimentos segue um determinado ciclo de vida, configurado pela obteno de resultados positivos ou negativos face s demandas e pelo nvel de organizao e mobilizao conseguido. Geralmente a obteno dos servios reivindicados representa o fim do movimento e somente em certas situaes as lideranas conseguem manter a populao mobilizada visando reivindicar pela soluo de outras carncias". O ciclo de vida modus operaiul dos Movimentos Sociais'"* no se desenvolve de moco homogneo, mas segue uma ceermiiiada lgica em que "(...) o contexto deter-

A idia de ciclo de vida encontra uma formulao mais precisa na Terceira Tese sobre os Movimentos Sociais, de Frank e Fuentes, (1989, p,26-30).

mina os caminhos de negociao e interao o u mesmo de enfrentamento em situaeshmite" (JACOBI, 1987a, p.2). Nessa direo, Jacobi e Telles questionam a centralidade dos Novos Movimentos Sociais no seu potencial transfoimador, da democracia de base e d o comunitarismo e autonomia diante de instituies e partidos. No plano cultural, a crise dos Novos Movimentos Sociais explicada pela multiplicidade de prticas fragmentadas, que se colocavam fms e metas diversificados, cujo alcance no ultrapassava as especificidades que permaneceram no mbito da cultura, perdendo-se a finalidade de mudanas estruturais; no plano poltico, so destacadas as novas alternativas de participao poltica que a sociedade democrtica proporciona, principalmente para aqueles agentes intermedirios que se valeram do mecanismo de insero em prticas polticas comunitrias como alternativa ]ssvel em perodo de fechamento poltico. Existem dois aspectos que a literatura no reflete claramente na chamada crise dos Movimentos Sociais: a influncia do paternalismo, portanto, autoritarismo, imposto pela atuao da Igreja nos grupos de base e a exasperao da crise econmica, marcada por uma poltica econmica recessiva, excludente e concentiadora de renda, que, aliada uma inflao crescente, acaneta desemprego, rebaixamento do poder aquisitivo da populao e problemas de moradia. Acreditamos que uma incurso por essas mediaes nos traria elementos novos para dimensionar criticamente o peso, a importncia e o significado dos Movimentos Sociais, particularmente os urbanos. O reconliecimento do alcance e dos limites dos Movimentos Sociais frustra aqueles que apostaram neles como portadores de uma novidade social capaz de levar a mudanas estruturais. Mas a "crise" ou a "decepo" s podem ser compreendidas em relao construo das utopias reveladas nos projetos. Por isso, nosso questionamento vai no sentido de indagar se a utopia foi construda como um momento do processo histrico em que se inserem os Movimentos Sociais ou foi u m a "utopia" outorgada por setores ou agentes intelectuais que, como momento de sua insero no processo de transformao social, tomam um momento do processo como sendo a sua totalidade, identificando na prtica dos Movimentos Sociais a concretizao de ideais sociais (ou, de seus ideais). Mais do que falar em crise dos Movimentos Sociais, teramos que colocar em discusso os projetos e utopias neles inscritos, com o q u e s o m o s levados a questionar: por que os projetos de construo de sujeitos polticos possibilitadores da liberdade e da igualdade humanas inscritos nos Novos Movimentos Sociais no se realizam, conforme as expectativas? E mais, quais as perspectivas o u a l e n i a i v a s histricas q u e essas formas de prticas e organizaes coletivas t m construdo ao longo do processo? Outras questes se impem. Ser que os estudos, nas dcadas de 70 e 80, ao generalizarem a fora dos Movimentos Sociais, no refletiam otimismo que tomava conta de setores da esquerda engajados nas diferentes prticas populares, numa c o n j u n U i r a em que U i d o indicava que a conquista e a vigncia da democracia seriam a soluo para os srios problemas scio-econmicos e institucionais herdados do regime militar? Por outro lado, olhando d e s d e a perspectiva de atuao dos Movimentos Populares, peiguntamo-nos se os projetos e objetivos imediatos e mediatos que moviain, na

prtica coletiva, os diferenciados sujeitos sociais (agentes intermedirios como intelectuais, advogados, professores, lideranas locais, moradores das periferias, etc.) coincidiam. Ser que a denaocracia, por exemplo, o grande anseio dos anos 70 e 80, se situava no horizonte ideolgico (portanto, constituindo-se em projeto) de agentes, lideranas e populao envolvida do mesmo molo, ou no seriam estes movidos seno por necessidatles imediatas, como habitao, infra-estrutura bsica, aparelhos sociais, equipamentos pblicos, etc, pennanecendo a conquista da democracia como um anseio que passava pela mediao das aspiraes dos agentes, subsumindo-se, portanto, nO conjunto ideolgico das possibilidades de amquistar com maior facilidade os meios para satisfazer as necessidades imediatas? Tatiibm teramos que avaliar se o processo que se opera ao nvel da conscincia crtica ocorreu do modo como o discurso invoca. O que significa discutir se efetivamente houve as mudanas no universo das representaes populares, ao nvel das subjetividades, de modo que o mito comunitrio dos movimentos populares tivesse cumprido seu carter revolucionrio enquanto smbolo das vontades coletivas," fazendo avanar na luta, na organizao e na insero de setores populares para construo de uma sociedade mais democrtica. Ento compreende-se o que sugere Jacobi (1987a) ao dizer que a novidade dos Movimentos Sociais est muito mais nas suas formas de atuao do que efetivamente no potencial de transformao. Quer dizer, a no-realizao da prxis efetiva enquanto possibilidade e condio de transformao social, pela dominncia das dicotomias contedo-forma, teoria-prtica e pensamento-ao. Nessa conjuntura de crise dos Novos Movimentos Sociais, as possibilidades de compreenso do momento aUial podem ser referidas: a) possibilidade de que os setores populares estejam encontrando outras alternativas de mobilizao e presso poltica, diferentes das dcadas passadas, tendo em vista que, por um lado, a vigncia efetiva da democracia poltica abre espaos de participao em outros canais institucionais e, por outro, que, no bojo das mudanas institucionais do processo de democratizao em curso, se alteraram as dinmicas de ao do Estado e dos partidos polticos que passaram a incorporar as demandas expressas pelos Movimentos Sociais (JACOBI, 1987a, p.l 8); b) existncia de relaes de dependncia, submisso e acomodao por parte dos grupos e setores populares, visto no terem sido superadas as to decantadas tiadicionats formas de paternalismo na relao agentes externos/ lideranas e grupos populares (em especial). Toda relao de paternalismo que, consciente ou jnconscenfemf?n;e, estabelecida iia relao entre os diferentes sujeitos sociais acarreta situaes de dominao e autoritarismo, inibindo o processo decisrio de base como condio para o desdobramento do processo de autonomia e maturidade poltico-social dos Movimentos Sociais, de base popular ou

Relacionamos a idia de mito ao texto O Moderno Prncipe, de Gramsci (1978).

Enmios

FEE, Porto Alegre,

(]4)1:188-226,1993

209

no. Isso poderia ser um contedo explicativo de uma certa apatia em que vive a sociedade civil; c) sem qualquer pretenso determinista, a conjuntura de crise dos Movimentos Sociais pode ainda ser referida ao agravamento da crise econmica por que o Brasil tem passado nos ltimos anos. Essa questo, mais de ordem estmtuial, pode ter-se constiftido em impedimento ou barreira para a manuteno de tbnnas ou esquemas de organizao, mobilizao e luta nos setores populares. A crise econmica pode ser referida como um particular modo de esvaziamento dos setores populares organizados a partir de dois fatores essenciais: desemprego e falta de moradia. Nessa medida, seria interessante relacionar ndices e s t n r t i M a i s , como de desemprego, carncia no setor imobilirio, achaamento salarial em todos os estratos sociais, inflao crescente, etc, com a chamada "retrao" do Movimento Popular atravs de uma anlise intema, desde a gnese do processo dos movimentos sociais at os estgios atuais possveis de se detectarem. Ento, ao recolocar-se o problema de corno se efetiva a transformao social, o pensamento sociolgico tem que enfrentar o desafio de analisar e interpretar o significado da realidade conhecida como Movimentos Sociais sem cair em novos reducionismos explicativos.

4 - Vazios analticos nas teorizaes sobre os Novos Movimentos Sociais


o debate sobre os Novos Movimentos Sociais no se estabelece de toinia homognea nem isenta de discoidncia. Tampouco podemos falar no esgotamento interpretativo das prmcipais questes em foco nas anlises. Ao contrrio, vivo e processa-se como constmo terica e prtica num processo de avano e recuo da compreenso da realidade e de possibilidade de interveno ativa na realidade. Krischke (1988) lefere a imi^eriosa necessidade de fazer a autocrtica dos estudos sobre Movimentos Sociais, apontando os problemas que permanecem em aterto. Todavia cabe o destaque de Azevedo e Prates (1991) de que a crtica em geral permanece na estrita lgica do paradigma delineado pelos estudos sobre os Novos Movimentos Sociais, qual seja, da bipolatizao de um espao de cotidianeidade dos cidados, em que os Movimentos Sociais se constituem nas manifestaes" hbestrias" das" classes populares", por um lado, e, por outro, na esSruiB-a dominadora do aparato e:-a{al e da estratiaa scio-econrnisa. No entanto entendemos que, reveha de os estudos serem ou no realizados no horizonte do universo paradigmtico destacado neste trabalho, muitas questes substantivas para compreender e avahar a dialtica do movimento de avano-iecuo em que os Movimentos Sociais Uibanos contriburam para o avano do processo de transfomiao scio-estmtural no foram devidamente equacionadas. E a hteratura reflete essas carncias analticas, que jxxlemos traduzir em pautas de discusso, do mesmo modo em que as alternativas teiicas, metodolgicas e epistemolgicas que os estudos mais recentes apresentam nem sempre significam que os "velhos problemas" estejam sendo equacionados.

Assim, considerando que a alternativa da crise tem uma dimenso estratgica, uma vez que a temtica no est suficientemente esgotada, apontaremos e comentaremos algumas questes substantivas que se transformam em pautas de discusso sobre os Movimentos Sociais, que permanecem em aberto segundo estudiosos do tema, at mesmo como uma perspectiva de redimensionamento da chamada "crise" dos Movimentos Sociais Urbanos acima referidos.

4.1 - Relaes entre os Movimentos Sociais e o Estado


Cardoso (1984) mostra que o Estado, enquanto interlocutor privilegiado na relao, no pode ser considerado de modo monoltico como instituio repressivo-autoritria, como enfatizado em muitos estudos. O Estado tem demonstrado, como diz a autora, diversas faces no dilogo com os setores populares, com capacidade de absorver algumas de suas demandas, ao mesmo tempo em que os prprios planos pblicos com fins sociais implementam polticas sociais globais que criam expectativas de demanda, por mais autoritrio que seja. Ademais, as associaes populares so reconJiecidas pelo Estado como interlocutores, o que o torna mais flexvel. O que tem que ser avaliado na perspectiva da relao Estado/sociedade que, se, por um lado, a sociedade se movia no sentido de forar uma abertura do Estado, tambm havia a igual e imperiosa necessidade de mudanas do prprio Estado, a fim de adquirir legitimidade social, em vista dos projetos das classes dominantes que ele representa.

4.2 - Influncia dos Movimentos Sociais para o fortalecimento dos partidos polticos
Durante as dcadas de 70 e 80, pensou-se que os Movimentos Sociais fortaleceriam os emergentes partidos polticos, rearticulados ideologicamente findo o perodo de bipartidarismo. No entanto, conforme Cardoso (1984), o que se verificou foi o contr-

^^Cruz e Martins (1984) destacam com propriedade, ao analisarem a descontinuidade do Estado na pr-histria da "abertura", como o fenmeno da mutabilidade e o da permanncia d o Estado, enquanto momentos do mesmo processo, so condies necessrias para a manuteno do poder, de tal modo que "(...) as mudanas [do regime] viabilizaram a conservao [do poder]"; um outro lembrete como, nos governos militares, ao binmio de sustentao ideolgica do Etado, Segurana Nacional e Desenvolvimento Econmico, acrescido, na dcada de 70, Governo Geisel, o Desenvolvimento Social. Como lembra Doimo (1986) referindo 0'Connor, o Estado capitalista tem que exercer duas fimes bsicas, geralmente contiaditrias entre si: a de acumulao e a de legitimao Tem que criar e manter as condies necessiias acumulao do capital e, ao mesmo tempo, ciiar e constniii- as bases de legitimidade e consenso

rio: ao invs dos movimentos fecundarem os partidos, como era previsto em funo da ao dos militantes no movimento commiitrio, por exemplo, o que ocorreu foi que essa atuao acabou por enfraquecer os movimentos, sem ter, com isso, necessariamente, fortalecido os partidos. No plano fctico das prticas populares, por exemplo, a hiptese do esvaziamento do Movimento Popular pela ao partidria tambm referida por lideranas comunitrias. Como a questo bem mais complexa que a conespondncia direta ao partidriaorganizao popiar, procede a necessidade de uma reavaliao mais detalhada dessa relao.

4 J - Autonoimia dos Movimentos Sociais


Na relao direta com o item anterior, permanece na pauta de debate a questo da autonomia dos Movimentos Sociais, mas particularmente frente possibilidade e conseqncia da institucionalizao. Essa discusso, que denota uma tenso permanente na contraposio autonomia versus institucionalizao, tem sido o grande problema de investigao, ao pensar o papel dos Movimentos Sociais para a transformao das estruUtras de dominao (JACOBI, 1987). A questo estaria assim posta: at que ponto a autonomia (ou seja, a no-institucionalizao) dos Movimentos Sociais representa uma ruptura aos esquemas tradicionais de clientelismo? Pensamos que a autonomia sempre relativa: relacionai e conjuntural. Falar em autonomia significa necessaiiamente especificar autonomia frente a quem, a qu. O que assegura a autonomia a um Movimento Social? Sua no- instimcionalizao ou o projeto diante do qual as aes e prticas coletivas se efetivam? Por outro lado, como pensar a autonomia na estmtura das relaes intemas (enquanto espao de possibilidades decisrias) e externas (na relao, por exemplo, com os chamados agentes)? A autonomia deve ser encarada frente a diversos nveis e fatores: ao campo de relaes de foras era que diferentes interesses atuam; aos agentes externos; ao Estado; e s condies scio-econmicas e culturais, no que diz respeito s possibilidades de acesso. Essa dimenso, que amplia o conceito de autonomia, encontra-se ausente nos estudos sobre Movimentos Sociais. O conceito de autonomia, simplificado, tem sido restrito relao -interao com o Estado e com os partidos na perspectiva da institucionalizao burocrtica, que significa incorporao ao aparelho do Estado ou atrelmento partidrio. A principal crtica com que nos defrontamos a de que a questo da autonomia dos movimentos frente ao Estado tem assumido conformao ideolgica, uma vez que.

Conforme pesquisa em andamento, em depoimento de um lder da Vila Unio dos Operrios, Canoas, RS em 14.11.92.

para autogerirem suas demandas, os Movimentos Sociais no podem voltar suas costas ao Estado (JACOBI, 1987a, p.21). No entanto caberia a pergunta se a influncia da Igreja, mesmo de setores progressistas, no Movimento Popular garante maior ou menor grau de autonomia do que o Estado ou os Partidos.^* A ampliao do conceito, e este um ponto central de pauta de discusso, deve relacionar, ao nosso ver, a questo da autonomia ao campo intelectual, ao material e, particularmente, definio de metas e objetivos. Sader (1988) abre espao para essa dimenso ampliada do conceito de autonomia ao resgatar a relao sujeito/autonomia.

4.4 - Sujeitos dos Novos Movimentos Sociais


A pauta de que os Novos Movimentos Sociais trazem cena a presena dos oprimidos recoloca a questo sobre os sujeitos dos Movimentos Sociais." Cardoso (1984) lembra que a presena dos oprimidos veio sempre acompanhada pela de agentes externos, que, na articulao maior ou menor, mais ou menos democrtica, com as lideranas locais, conduziam o processo. No entanto o papel e o significado dos agentes externos que, orientados por motivaes basicamente ideolgicas, tm exercido influncia significativa na dinmica dos movimentos e nas diferentes formas de organizao popular no tm sido suficientemente esmdados (JACOBI, 1987). Silva e Ribeiro (198.5, p.332), avanando, lembram que esses agentes intermedirios deixam de ser analisados nas suas intencionalidades e interesses especficos, de natureza at contraditria. Desconsiderando como ponto fundamental as contradies internas aos Movimentos Sociais, no avaliado o modo como se estabelecem as relaes internas na perspectiva do poder presente nos diferentes modos de atuar entre populao de interesse, lideranas e agentes externos. Com isso, no se avana na avaliao de suas potencialidades e dos limites polticos dos Movimentos Sociais face a conjunturas polticas especficas.

28

Dados colhidos na pesquisa em andamento sobre o movimento popular da Vila Santo Operrio, em Canoas, RS, levam-nos a colocar sob forte suspeita o papel de aliada indiscriminada que todos os estudos por ns considerados tm atribudo Igreja, mostrando, preliminarmente, o limitado espao de autonomia que lideranas locais e moradores tinham diante dos agentes da Igreja nos processos decisrios. ^' Caberia citai Melucci (In: PASQUINO, p-278), que, pensando quem so os atores que assumem a liderana histrica dos Movimentos Sociais, detonando o conflito e iniciando o processo, diz que "(...) quem se rebela primeiro no so os grupos mais oprimidos e desagregados, seno aqueles que experimentam uma contradio intolervel entre uma identidade coletiva existente e as novas relaes sociais impostas pela mudana.(...) Estes podem mobilizar-se mais facilmente porque: 1) tm experincia em participao e conhecem o procedimento e os mtodos de luta; 2) j tm um lder prprio e um mnimo de recursos organizativos que provm de vnculos comunitrios ou associativos preexistentes; 3) podem utilizar redes de comunicao j existentes para fazer circular novas mensagens e novos lemas; 4) podem reconhecer mais facilmente os interesses comuns"

Por isso, vale refletir trs questes, inter-relacionadas entre si: - se a extemalidade dos agentes apenas de teor analtico, sendo que, na prtica, exercem papel decisivo, constituinte-propulsor dos Movimentos Sociais de base popular; - a relativa ao modo como se estabelecem as relaes de poder e autoridade nas diversas formas de atuar e interagir da populao de interesse, lideranas e agentes; e - a difcil questo do poder decisrio, ou seja, quem tem realmente poder decisrio num movimento de base popular (portanto, revelador da "face dos oprimidos"), quando temos presente que a atuao dos agentes se legitima por trs fatores scio-cultural, que passa pela posse e domnio do saber; econmico, que se refere s possibilidades concretas de vida de quem no vive as carncias, o que possibilita "opes"^'^; e poltico, porquanto a posse do saber lhes atribui poder de deciso central. Procede, portanto, a indagao sugerida por Trein (1990): ser que podemos talar em "povo-sujeito"? Ou seja, sem poder decisrio nas instimies comunitrias, os moradores constituram-se ao longo do processo em sujeitos do Movimento Populai? Qualquer movimento popular que se realiza sob tutela ou em dependncia velada no merece ser chamadode popular (portanto, perde o status de autnomo). Ampliar o espao de liberdade e conceber o conflito como momento ou instncia intrnseca das relaes sociais constimi-se no servio que os agentes podem prestar ao Movimento Popular. Como o povo empobrecido tambm empobrecido de saber tcnico-instimcional, cabe aos tcnicos colocarem seu saber ao dispor do povo para que este possa realmente fazer suas escollias e aumentar seu saber tcnico do jogo poltico-instituciotial ou em outros campos do saber. Nesse processo em que o povo empobrecido aumenta seu saber, com poder de deciso, que implica critiios crticos em todas as instncias, criam-se as condies objetivas para o emergir de uma conscincia crtica. Por outro lado, uma anlise mais detalhada do papel dos agentes sociais revela que esses sofrem determinaes do contexto em que vivem, ou seja, em perodo de fechamento e abertura pohtica. Esse detalhamento seria revelador da dialtica do poder junto s bases populares, o que poderia nos oferecer indcios significativos para compreender a amai sitoao das organizaes populares. Quer dizer, quais seriam as implicaes prticas e terico-metodolgicas de pensarmos que, em perodo de fechamento pohtico, os agentes cumprem um papel de desbloqueadorda ideologia dominante (TREIN, 1990, p.235). Amam, portanto, enquanto propulsores para organizao e mobilizao popular, catalisando, de uma certa maneira, as aspiraes populares. E, em momentos de abertura poltica, os agentes tendem a deixar-se subsumii pela conjunmra que se apresenta democrtica, ficando o autoritarismo da prpria estramra automaticamente pertencendo ao passado. A estratura adquire, assim, carter impessoal, e as relaes de dominao so dissolvidas na possibilidade da democracia.

"^ Essa possibilidade de mobilidade dos agentes fica evidente no trabalho de Dvoranovski (1989).

214,

EnsaiosFEE.

Porto Alegre. (14)1:188-226. 1993

Com isso, o tema das contradies internas dos Movimentos Sociais necessita de um naior aprofimdmento, considerada a combinao de prticas diversas, freqentemente escamoteadas pela nfase na valorizao da comunidade de interesses e nas prticas democrticas de base, levando a uma certa homogeneizao das mobilizaes populares (JACOBI, 1987).

4.5 - Composio social dos Movimentos Sociais


Outra questo de importante destaque a difcil soluo que a literamra sociolgica tem enfrenado na questo da composio social dos Movimentos Sociais. A discusso gira em tomo do carter classista ou policlassista dos movimentos. Essa discusso tem por base terico-metodolgica a no suficientemente resolvida crise dos paradigmas clssicos em cincias sociais como o das classes. A discusso refere-se relao classes sociais/movimentos sociais. Como mostram Sader e Paoli (1986, p..57), a altemativa conceituai "classes populares" institui-se como representao na "emergncia de uma nova imagernde classe" (p.51), sendo que as pesquisas dos anos 80 "(...) constrem uma imagem de classe mtiltipla e diferenciada que se articula atravs da noo de enfrentamento coletivo com um poder que tambm no nico". No entanto,"(...) a impreciso coriceitual presente na denominao 'classes populares' comporta heterogeneidade interna na 'composio de classe' dos Movimentos Sociais" (p..59). Com isso, os trabalhos sobre os Novos Movimentos Sociais rechaam o conceito de "classe social" enquanto paradigma de anlise. A grande questo que essa "virada" representa, ao mesmo tempo, um avano e um recuo no processo terico, nas cincias sociais, considerado o processo de transformao social. Por outro lado, devemos enfrentar a hiptese de que a presena dos agentes externos se revela constitutiva no movimento popular. Portanto, o problema no fica resolvido.

4 . 6 - A problemtica das mediaes


Jacobi (1987, p.21) identifica uma das questes fimdamentais para avaliao dos Movimentos Sociais, e que os estudos no lograram resolver: a no-existncia de uma relao automtica e Imear entre regime poltico autoritrio modelo econmico excludene contradies urbanas emergncia de Movimentos Sociais. Esse autor destaca a ausncia de mediaes nos estudos capazes de "(...) estabelecer os elos entre vivncia/percepo da carncia/excluso de necessidades e benefcios urbanos e ao concreta", representada pelas lutas e reivindicaes que do sustentao prtica aos Movimentos Populares. Preocupado tambm com a questo das mediaes, Krischke (1988) identifica as carncias ou necessidades como mediao entre a estrutura social e o momento tico-poltico. Para tanto, vale-se da estratgia metodolgica dos microfundamentos

EE-Ce OOC;
Bisaios FEE. Porto Alegre. (14)1:188-226,1993 ' "."^^.^ J 215 como possibilidade de ultrapassar as limitaes do binmio determinismo-voluntarismo, que estaria associado ao que ele denomina "duplo legado hegeiiano". Desse modo, compreendendo as carncias como mediao, diz ultrapassada a linearidade de raciocnio herdada dos esmdos pioneiros de Casells e Lojkitie de uma lelao imediata entre Movimentos Sociais e transformao estrumral. Posicionando-se contra "as disjuntivas do legado hegeiiano", Krischke (1988, p,27) enfrenta o problema das mediaes entre estrutura social e momento tico-poltico. Assim, defende a "(...) utilizao de uma metodologia capaz de operar com o conceito de carncia de modo no determinista nem voluntarista, mas como mediao entre a sociedade e a poltica". Para tanto, lana mo do Individualismo Metodolgico como
1

altemativa metodolgica e identifica mediao com microfundamentos." Segundo esse autor, com essa altemativa histrica estaramos diante da possibilidade de "uma abertura para o fumro, o 'sonho optativo' da desalienao, de liberdade, do socialismo". Nesse quadro alternativo, o agente extemo continua sendo elemento decisivo, uma vez que a eficcia das mediaes para mobilizao das carncias s ocorre "quando canalizadas por mediadores especializados". Com essa altemativa metodolgica de estudo dos Movimentos Sociais, o problema acima apontado por Jacobi no fica resolvido. Por outro lado, como essa altemativa metodolgica tem imphcaes ideolgicas (que no cabem ser discutidas aqui) e o caminho do marxismo analtico como pressuposto terico-metodolgico pata anlise dos Movimentos Sociais deve ser trilhado com uma suficiente dose de critica, entendemos que a problemtica das mediaes permanece em aberto.

4 . 7 - A questo metodolgica
Tambm Azevedo e Prates (1991), identificando e analisando o paradigma dominante sobre os Movimentos Sociais no Brasil nas ltimas dcadas, propem a necessidade de rediscutir os padres da ao coletiva, englobados todos sobre o rmlo de Movimentos Sociais, partindo do suposto dos tericos do marxismo analtico como ElstereOlson.^^ Segundo Azevedo e Prates (1991), a literatura nacional apresenta uma "(...) fraqueza principal revelada pelo vis ideolgico dos seus pressupostos fimdamentais, tomados como inquestionveis, assumindo juzo de valora priori como, por exemplo, que os MSUs constituem sempie nanite^staes 'libertrias' das 'classes populares' diante do aparato dominador do Estado ipialista".

31

Para a especificao das principais teses do Individualismo Metodolgico, ver Levine, Sober e Vv^rielU (1989).

* Bruno Pinheiro Reis (1991) faz um interessante mapeamentodos principais representantes e das teses do mai xismo analtico.

Valendo-se das questes propostas pela tradio de anlise da ao coletiva via Olson^', Azevedo e Prates argumentam que as crticas j existentes no chegam a saturar a problemtica da natureza da ao coletiva, visto que o pressuposto do vis terico dominante nos esmdos sobre Movimentos Sociais seria o que Elster qualifica de "teleologia objetiva". Nessa base, os autores enfrentam a problemtica pelo resgate do chamado "dilema olsoniano", qual seja, o de identificar se o bem coletivo que o grupo busca de natureza "negocivel" ou "no negocivel". Distinguem, assim, dois modos de ao coletiva: os propriamente chamados Movimentos Sociais, considerados como um tipo especial de ao coletiva, de carter normativo e ideolgico, que operam com bens coletivos de natureza "no negocivel" (que seriam, por exemplo, os movimentos de direito de cidadania, de ecologia, etc.) e que implicam uma crise de legitimidade do sistema institucional de representao; e os chamados Movimentos Reivindicativos, de natureza instrumental, que, movendo-se num sistema de solidariedade, orientam sua ao em vista de "bens negociveis". A ao dos Movimentos Reivindicativos no envolve, lgica e necessariamente, crise de legitimao do sistema de representao, permanecendo a ao ao nvel de presses adaptativas sobre o sistema poltico, sem questionamento de suas bases de legitimidade. No caso, a maioria dos estudos sobre os Movimentos Sociais dominantes trata desse segundo tipo de ao coletiva. A nosso ver, a perspectiva (ou a altemativa) interpretativa dos autores, pela via analtica do conceito de "ao coletiva", como possibilidade explicativa dos Movimentos Sociais Urbanos, tambm encerra uma predetermiao terica apriorstica de possibilidade explicativa universal. Essa limitao est presente na proposta dos autores de realizar a anlise dos Movimentos Sociais Urbanos, na "(...) relao entre interesses, racionalidade individual e ao coletiva, a lgica michelsiana das organizaes, os sistemas de solidariedade e os tipos de ao coletiva", enquanto possibilidade de "entendimento e explicao do fenmeno emprico dos Movimentos Sociais em qualquer contexto histrico ou nacional (grifo nosso)." (AZEVEDO, PRATES, 1991,p.l24). O problema que colocamos diante dessa posio o de pensar se essa alternativa metodolgica no encerra o pressuposto de que o que impulsiona a ao coletiva seria a existncia de um mercado de relaes perfeitas, em que se estabeleceria um conjunto de relaes com base na igualdade de condies, em possibilidades e oportimidades de acessos e escolhas. A idia que subjaz nesse vis ideolgico que as escolhas se realizariam independentemente das condies scio-econmicas, descaitando a contradio como constitutiva estmtural do sistema capitalista. E, ao universalizar as possibilidades de escolha.

Manciir Olson Jr. um dos representantes do marxismo analtico que usa o jargo da Teoria dos Jogos, conhecidocomo o "dilema do prisioneiro", trabalhando com os atributos de "incentivos seletivos", carona oajreeHde, conforme Reis (1991).

exclui as possibilidades de acesso como limitadoras, inibidoras da prpria ao social, posto que, na prtica, todos fazem escolhas a partir das suas condies objetivas de vida. A idia a ser investigada se esse modelo no se aproxima de um formalismo parsoniano, em que dada a possibilidade de mudana dentro do sistema na sua dinmica intema, mas com inconsistncia para qualquer possibilidade de mptttra do sistema.^'* Portanto, a questo metodolgica permanece como uma questo fundamental para aanlisedos Movimentos Sociais. Por exemplo, Azevedo e Prates identificam o critrio de determinao apriorstica como pressuposto dos Novos Movimentos Sociais. A crtica desses autores reside justamente no dado apriorstico. No entanto perguntamonos se sua abordagem, ao se valer do referencial terico das atuais anlises da ao coletiva pela via olsoniana, tambm no parte de um critrio apriorstico. Essas duas tendncias terico-metodolgicas apresentam uma diferena fundamental. Para os tericos dos Novos Movimentos Sociais, as contradies do sistema capitalista, assumidas como critrio definidor da realidade social, abrem um espao de possibilidade de superao das prprias contradies do sistema. J a perspectiva da ao racional, por sua pretenso de universalizao dos modelos de ao coletiva, subsotne as contradies constitutivas do sistema capitalista, ao considerar a realidade como um dado. O imediatismo da ao critrio definidor. Altrusmo ou egosmo subjazem como critrios ticos. A ao no se constitui como um momento da prxis, como possibilidade poUtica efetiva de transfomiao do processo social, e o dado estmtural subsomese no campo das possibilidades objetivas da realidade imediatamente dada.

Concluso
So mais indagaes do que concluses propriamente ditas. E indagaes que tambm compem uma pauta de discusso de questes que ficam ainda sem resposta na tematizao sobre os Movimentos Sociais Urbanos. O campo analtico ainda muito novo, apesar da extensa e variada bibliografia a que se pode recorrer. Esse campo analtico apresenta desafios que podero ser enfrentados pela distncia histrica da insero direta em prticas coitio as de Movimentos Sociais que muitos dos estudiosos do tema vivenciaram ou tm vivenciado nas iltimas dcadas. E a riqueza e a maturidade da temtica sero construdas medida que novos critrios terico-metodolgicos forem servindo de eixo analtico. Por esse motivo, mais do que encerrar, deixo em destaque alguns pontos que podero acrescentar para a constmo da realidade social.

Um texto iiiteressame para situar o sistema da teoria geral da ao parsouiaua pode ser encontrado em Rocher(1976),

Em primeiro lugar, perguntamo-nos se novos estudos sobre a temtica no deveriam avaliar u considerar qual a possibilidade de se obter dos setores populares da sociedade capitalista cujo comportamento marcado pela submisso, derivada de experincias de sculos de dominao, e, no plano poltico, pelos efeitos do populismo a disponibilidade psicolgica, ou o desbloqueio psicolgico, e a motivao necessria participao de polticas comunitrias que fossem alm da garantia da conquista de necessidades imediatas. Como bem ressalva Carrion (1984), ser possvel que homens submetidos ao discurso competente poderiam adquirir conscincia social crtica que levasse a mudanas de comportamento to radical (como requerem a autogesto, a autodeterminao, a autonomia, a democracia intema, etc.) como exige uma proposta de eficcia e transformao social que acompanha o iderio dos Novos Movimentos Sociais? Falar-se em "crise", "decepo", "refluxo" dos Movimentos Sociais no significa que se esperou das populaes pobres mais do que a sociedade lhes possibilitava dar? As exigncias tericas sobre os Movimentos Populares nas dcadas de 70 e 80, que vislumbravam nos movimentos de bairro um novo modo de fazer sociedade, o "embrio" de novas formas de relaes, livres, autnomas, e t c , no contriburam para agravar a situao em vez de resolv-la, como posmla a teoria? Do mesmo modo, entendemos que a eleio de uma metodologia que preconiza a relao entre interesses, racionalidade individual e ao coletiva para entendimento e explicao do fenmeno dos Movimentos Sociais em qualquer contexto histrico e nacional pressupe que toda a ao movida por uma racionalidade explicativa num mercado de relaes perfeitas, em que so dadas as mesmas oportunidades, possibilidades e condies de escolha de modo irrestrito, independentemente das condies concretas de vida e de desigualdades econmicas e sociais que a sociedade capitalista engendra necessariamente para sua sobrevivncia. O que nos parece que o caminho terico das tematizaes perdeu o nexo das determinaes da realidade efetiva. Talvez seja necessrio retomar a pesquisas de campo para obteno de dados e informaes capazes de revelar no os momentos que a literatura cristalizou como determinantes, mas adentrar na anlise do processo dos Movimentos Sociais Urbanos, com todas suas contradies inerentes, buscando os momentos de avano, relativizando os momentos de recuo nas diferentes conjunturas. Em segundo lugar, por outro lado, a relao dos agentes extemos com os Movimentos Sociais reatualiza a problemtica do intelectual orgnico. Dentre outras coisas, teramos que avaliar a possibilidade de agentes, lideranas e grupo maior participarem nas decises em igualdade de condies, quando fica estabelecida, por determinao do prprio sistema ou do lugar social que esses ocupam n o contexto da socielade , a supremacia dos agentes que se d ao nvel do conhecimento, pelo acesso que eles tm s informaes e, no caso dos agentes ligados Igreja, pelo controle dos bens sagrados. Poder, portanto, que se estabelece pelo controle do sagrado, pelo acesso ao saber e que est tambm determinado economicamente. Por exemplo, as lideranas que atuam como "agentes", "ammadoras" das CEBs, em geral padres, freis, religiosos ou religiosas, so revestidas por um plus que o

elemento sagrado. Atravs desse elemento, ultrapassam o nvel simblico, o nvel histrico, sendo revestidos de carter atemporal e inquestionvel. Questionar a sacra lidade das CEBs ou de suas lideranas religiosas questionar, em ltima instncia, a estrumra hierrquica da Igreja, o que significa questionar Deus. Por isso, pelo ocultamento do elemento sagrado enquanto fonte e instncia de poder e ao sacralizar as necessidades por que passam as populaes perifricas, estabelece-se outro nvel de mascaiameiito, em que a alienao produzida. No plano da participao intema, a histria faz ver que a herana de relaes paternalistas e/ou autoritrias que foram vivenciadas entre os gmpos populares e os agentes externos, particularmente vinculados Igreja Catlica, no criaram, efetivamente, uma "culmra de participao democrtica". As anlises sociolgicas sobre Movimentos Populares, ao desconsiderarem criticamente os pressupostos teolgicos e dogmticos que constimem o fundamento ltimo das CEBs, comprometem a verdade instimda nos Movimentos Sociais. Em terceiro lugar, perguntamo-nos se uma produo terica sobre Movimentos Sociais de carter crtico no deveria abandonar a tendncia focalista que tem caracterizado a abordagem do tema e que lhe outorga um potencial de radical transformao das estmturas ou limita as diferentes prticas coletivas ao plano das representaes simblicas. Talvez devssemos retomar hoje a anlise dos Movimentos Sociais Urbanos na perspectiva da dialtica conjuntura-estrutura. Por exemj)!, tendo presente que o principal problema conjunmral dos Movimentos Urbanos a questo da moradia ou a incorporao de "servios urbanos", como pensar o urbano enquanto espao social em que convergem todas as contradies estruturais constitutivas do capitalismo? Ou seja, como avaliar a fora dos Movimentos Sociais numa perspectiva de con elao de foras em que o que est em jogo a problemtica da renda da tetra na cidade capitalista, visto ser na terra urbana que se concentra uma das mais argutas contradies, pois, ao ser um bem no-produzido, como dito em Oliveira e Barcellos (1989, p.l7), adquire preo, valor e um sobrevalor, pela incorporao dos "seivios urbanos"? Recoloca-se a necessidade de pensar a tenso produzida na relao posse e propriedade do solo urbano nas condies de uso e apropriao feita pelas classes populares, mediante a instalao de equipamentos, bens e servios de consumo coletivo, assim como o significado que isso adquire para intensificar as desigualdades sociais, valorizando o solo urbano e aumentando a expanso imobiliria. Ou seja, a terra como renda, que adquire valor de uso e valor de troca. Assim, relativizando devidamente o potencial transformador dos Movimentos Sociais Urbanos a partir de determinaes de ordem econmica, ideolgica, cultural, psicolgica, e t c , os esmdos da temtica no deveriam retomar como ponto de partida indicadores sociais precisos (analfabetismo, mortalidade infantil, desemprego, falta de moradia, carncias alimentares, e t c ) , deslocando, desse modo, o foco analtico do plano privilegiado da culmra poltica e integrando-o na dialtica das relaes econmica, polticas e sociais, retomando de alguma forma o mtodo pioposto no documento So Paulo 75: Crescimento e Pobreza?

Em quarto lugar, por outro lado, um problema que se impe diz, respeito s razes que fazem com que, em diferentes perodos, determinados enfoques analticos sobre os Movimentos Sociais predominem em detrimento de outros. A variao terico-analtica e metodolgica que os estudos tm apresentado no tempo relaciona-se com a ideologia? Qual ideologia? E quais as conseqncias polticas dessas diferentes tendncias na construo do fumro? Essas tendncias no estariam relacionadas a um particular modo de conceber o real que, se no explicitado, se encontra implcito nas formulaes sobre Movimentos Sociais? O que est em jogo, hoje, a cjuesto das especificidades. Permanecendo as interpretaes analticas no piano meramente tico-valorativo ou no plano da normatividade social no espao da cultura poltica, mesmo com um componente analtico potencialmente crtico que identifique os sujeitos da ao coletiva, o risco que se corre que o especfico possa dar lugar "sociologia do gueto". Da, advm, igualmente, os riscos de retrocesso a dimenses terico-analticas reacionrias. Assim, em quinto lugar, identificamos a problemtica terico-metodolgica como eixo central para continuidade do debate sobre Movimentos Sociais. No esforo para no dicotomizar pensamento e realidade, portanto, teoria e prtica, consideramos que a prxis histrico-social se constitui na altemativa terico-metodolgica capaz de revelar a categoria da contradio como componente constitutivo da realidade social. Com isso, apresenta-se-nos a possibilidade de considerar metodologicamente a prxis histrico-social como via de conotao e desenvolvimento dos Movimentos Sociais Urbanos e de precisar o referencial terico do conceito de "transformao social". Nessa perspectiva metodolgica, abre-se espao para analisar o processo dos Movimentos Sociais Urbanos na sua interioridade e na perspectiva da temporalidade histrica, portanto, como processo, permanecendo o referencial da prxis revelada e teveladora dos objetivos, projetos e metas presentes nas prticas coletivas populares, nas formas de organizao, articulao e distribuio de poder para encontrar as vias de desenvolvimento do Movimento Popular. Ou seja, descobrir efetivamente os motivos, as razes que conduzem prtica social dos diferentes sujeitos nela envolvidos, bem como o modo como se desdobra essa prtica. Da mesma forma, e no mesmo processo, consideramos fundamental no homogeneizar a atuao dos agentes, mas detectar diferenciadas formas e possibidades de interveno e ao dos agentes externos em cada um e em todos os momentos do processo, variando de atitudes de confronto, de absteno, apoio ou de participao efetiva. Ao pensar a tese de Marx de que no a conscincia que determina a existncia, o comportamento, mas a existncia social, o sistema de relaes scio-econmicas e culmrais, que determina a conscincia, estaremos diante de um desafio de ordem metodolgica, em que apenas uma metodologia alicerada na prxis histrico-social poderia revelar-nos a dialtica desestrumradorconservadorconstrutor dos Movimentos Sociais, E, desse mcxlo, a partir do critrio da efetividade histrica (MASCARELLO, 1991), estariam dadas as condies metodolgicas necessrias para detectar efetivamente os momentos de rupmras episdicas dos Movimentos Sociais diante da ordem lgico-estrutural do capitalismo, que tem na ideologia neoliberal uma perderosa

fora de manuteno do statiis-quo, e, com isso, possibilitar-se-ia a construo de novas perspectivas scio-econmicas, polticas, culturais e ideolgicas. Em sexto lugar, por fim, para que possamos avaliar histrica e analiticamente o alcance, o significado e a importncia dos Movimentos Sociais, e como exigncia intema do mtodo, teramos que pautar as anlises por critrios interdisciplinares, acabando com os "muros" epistemolgicos to caractersticos do modelo de cincia positivista.

Bibliografia
ABREU, Haroldo (1992). A crise dos movimentos populares, In: MOVIMENTOS populares urbanos; crise e perspectivas. FASE/CIDADE, p.7-11. ADUFRGS DOCUMENTA (1991). Mesa redonda: participao e movimentos sociais na dcada de 80 e perspectivas para 90. n.l, mar., p.l3-24. ARNS, Paulo Evaristo, Cardeal (1992). O pecado da igreja. Isto , So Paulo, n. 1182, 27 maio. (Entrevista a Fbio Sanchez e Marcelo Parada) AZEVEDO, Srgio, PRATES, Antnio A. P. (1991). Planejamento participativo; movimentos sociais e ao coletiva. Cincias Sociais Hoje, So Paulo; Vrtice/Revista do Tribunais. p.122-152. BAIERLE, Srgio (1992). Crise da Uampa. Movimentos populares urbanos; crise e perspectivas. FASE/CIDADE, p.43-65. BORJA, Jordi (1975). Movimentos sociais urbanos. SI AP. CALDERN, F. (987). Os movimentos sociais frente crise. In: SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P.,org. Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na America Latina. So Paulo: Brasiliense. p.191-213. CALDERN, F., JELIN, E. (1987). Classes e movimentos sociais na America Latina: perspectivas e realidades. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v.2, n.5, out., p.67-85. CAMACHO, D. (1987). Movimentos sociais frente crise. In: SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na America Latina. So Paulo: Brasiliense. p.214-245. CAMARGO, D. et al. (1976). So Paulo 75: crescimento e pobreza. So Paulo: Loyola. CARDOSO, Femando Henrique (1976). Autoritarismo e democratizao. Rio de Janeiro: Paz e Terra. CARDOSO, Femando Henrique (1980). As idias e seu lugar; ensaios sobre as teorias do desenvolvimento. Petipolis: Vozes. (Cadernos C E B R A P , n.33)

CARDOSO, Femando Henrique (1988). Desenvolvimento associado-dependente e teoria democrtica. In: STEPAN, A., org. Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.443-482. CARDOSO, Ruth (1984). Movimentos sociais urbanos: balano critico. In: SORJ, B., ALMEIDA, M. H. T., org. Sociedade e poltica no Brasil ps-64. 2.ed. So Paulo:Brasihense. p.21.5-239. CARRION, Rosinha Machado (1984). Participao ou manipulao: um estudo de caso. Poito Alegre: FEE. CASTELLS, Manuel (1980). Cidade, democracia e socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Teixa. CRUZ, Sebastio C, Velasco, MARTINS, Cados Estevam (1984), De Castello a Figueiretlo: uma incurso na pr-histria da "abertura". In: SORJ, B., ALMEIDA, M. H. T., org. Sociedade e poltica no Brasil ps-64.2.ed. So Paulo: Brasiliense. p. 13-61. DOIMO, Ana Maria, DOXSEY, Jaime R., BELING NETO, Roberto A. (1986). Os novos movimentos sociais: teoria e prtica. Cincias Sociais Hoje, So Paulo: Cortez/ANPOCS, p.8-36. DURHAM, Eunice R. (1988), A sociedade vista da periferia. In; KOWARICK, Lcio, org. As lutas sociais e a cidade. Rio de Janeiro: Paz e Tena. p. 169-203. DVORANOVSKI, Clovis (1989). O processo de constituio de sujeitos polticos mediante a articulao entre o scio-poltico e o religioso; as comunidades eclesiais de base em Cachoeirinha (RS), 1976-85. Porto Alegre: UFRGS. (Dissertao de mestrado em sociologia) EVERS, T., MULLER-PLANTENBERG, C , SPESSART, S. (1985). Movnnentos de bairro e Estado: lutas na esfera da reproduo na Amrica Latina. In: MOISS, J. A. et ai. Cidade, povo e poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra/CEDEC. p.l 10-164. FRANK, A. Gunder, FUENTES, M. (1989). Dez teses acerca do movimentos sociais. L u a Nova, So Paulo: CECC, p. 19-48, 17 jun. GMEZ, Srgio (1990). Novos setores dominantes na agriculmra latino-americana. In: LARANGEIRA, Snia. Classes e movknentos sociais na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec. p.07-127. GOZZI,G(isavo9RS), Pmk.. In: BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. Dicionrio de Poltica. Mxico; Siglo XXI/ p, 1297-1303. GRAMSCI, Antnio (1978), Maquiavel, a poltica e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. GROLLI, Dorilda (1988). O projeto alternativo das C E B ' S : uma abordagem filosfica a partir de Em ique Dussel. Porto Alegre: PUC/RS. (Dissertao de mestrado em filosofia)

Ensaios

FEE, Porto Alegre,

{14)1

188-226,1993

|!?8i.0 c C

223

.M

JACOBI, Pedro R. (1987), Movimentos sociais urbanos no Binsj: reflexo sobre a literatura nos anos 70 e 80. BoleSini Informativo e Bibliogrfico de Cincias Sociais - BIB, Rio de Janeiro, n.23, l.semest. JACOBI, Pedro R. (1987a). Movimentos sociais urbanos numa poca de transio: limites e potencialidades. In: SADER, Emir, org. iVIovimenos sociais na transio democrtica. So Paulo: Cortez. p.l 1-23. JACOBI, Pedro R. (1990). Movimentos reivindicatrios urbanos. Estado e culmra poltica: reflexo em tomo da ao coletiva e dos seus efeitos poltico-institucionais no Brasil. In: LARANGEIR A, Snia. Cla.sses e movimentos sociais na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec. p.220-244. KOSIK, K. (1976). Dialtica do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra. KRISCHKE, Paulo (1987). Movimentos sociais e transio poltica: contribuio de democracia de base. In; SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na America Latina. So Paulo: Brasiliense, p. 276-297. KRISCHKE, Paulo (1988). Carncias e sujeitos sociais; uma estratgia para o seu des(en)cobrimento. Montivido. (mimeo) KRISCHKE, Paulo (1990). Movimentos sociais e democratizao no Brasil: necessidades radicais e ao comunicativa. Cincia Sociais Hoje, So Paulo: Vitice/ANPOCS, p. 128-155. LARANGEIRA, Snia (1990), CIas.ses e movimentos sociais na Amrica Latina. So Paulo: Hucitec. LEGENDRE, Pierre (1983). O amor do censor; ensaios sobre a ordem dogmtica. Rio de Janeiro: Forense Universitrio. LEVINE, A., SOBER, E., WIRGHT, E. O. (1989). Marxismo e individualismo. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Rio de Janeiro; ANPOCS, v.4, n.l 1, out. LIMA, Luiz Gonzaga de Souza (982). Notas sobre as comunidades eciesiasis de base e a organizao poltica. In: MOISS, J. A. et al. Aiiernaivas populares de demccracia: Brasil anos 80. Petrpolis: Vozes/CEDEC. p.43-72. LOJKINE, Jean (1979). O papel do Estado na urbamzao capitalista. In: FORTI, R., org, Marxi.smo e uroanismo capitalista. So Paulo: Cincias Humanas, p.15-51. LO.IKINE, Jean (1985/1986). Apropsitodos "movimentos sociais urbanos". Revista de Cincias Sociais, Fortaleza: Universidade Federal do Cear, v.16/17, n.1/2. MARQUES, J. Luiz (1991). tica e ideologia: elementos paia uma anlise crtica em Luckcs. Porto Alegre: Ed. da Universidade /UFRGS. MARX, Karl (1990). Textos filosficos. So Paulo: Mandacaru. MARX, Karl, ENGELS, F. (1989). A ideologia alem. So Paulo: Martms Fontes.

MASCARELLO, Maria S. (1991). Investigao em torno d a f antropolgica de Jesus de Nazar: contribuio ao pensar teolgico latino-americano. So Leopoldo: Escola Superior de Teologia. (Dissertao de mestrado) MEDINA, C. A. de, OLIVEIRA, P. A. Ribeiro de (1973). Autoridade e participao: estudo sociolgico da igreja catlica. Petroplis/Rio de Janeiro: Vozes/CERIS. MINELLA, Ary C. (1990). Transformao dos setores sociais dominantes: a burguesia bancrio-financeira no Brasil. In: LARANGEIRA, Snia. Classes e movimentos sociais n a Amrica Latina. So Paulo: Hucitec. p.83-106. MOISS , J. A. et al. (198.5). Cidade, povo e poder. Rio de Janeiio: Paz e Terra/ CEDEC. NUNES, E. (1985). Inventrio dos quebra-quebras nos trens e nibus em So Paulo e Rio de Janeiro 1977-1981. In: MOISS, J. A. et al. Cidade, povo e poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra/CEDEC. p.92-108. OLIVEIRA, Naia, BARCELLOS, Tanya, org. (1990). O Rio G r a n d e do Sul urbano. Porto Alegre: FEE. OLIVEIRA, Naia (1989). Vazios urbanos em Porto Alegre: uso capitalista do solo e implicaes sociais. Porto Alegre: FEE. PANIZZI, Wrana M. (1990). Da legalidade para a ilegalidade: a formao de microterritrios urbanos. In: OLIVEIRA, Naia, BARCELLOS, Tanya, org. O Rio G r a n d e do Sul u r b a n o . Porto Alegre: FEE. p.190-213. PASQUINO, Gianfranco (1988). Movimientos sociales. In: BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. Dicionrio de Poltica. Mxico: Siglo XXI. p.273-279. REIS, Bruno Pinheiro W. O. (1991). O conceito de classes sociais e a lgica da ao coletiva. Dados: Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, v.34, n.3, p.415-441. RIBEIRO, Ana Clara Torres (1989). Movimentos sociais: velhas e novas questes no espao do Rio de Janeiro. In: VIOLA, E. J., SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. Crise poltica, movimentos sociais e cidadania. Florianpolis: UFSC. p.90-126. RIBEIRO, Ana Clara Tones (1991). Movimentos sociais: caminlios para a defesa de uma temtica ou os desafios dos anos 90. Cincias Sociais Hoje, So Paulo: Vrtice/Revista dos Tribunais, p.95-121. ROCHER, Guy (1976). T a k o t t Parsons c a sociologia americana. Rio de Janeiro: Francisco Alves. ROMANO, Roberto (1979). Brasil: Igreja contra Estado. So Paulo: Kairs. SADER, Eder (1988). Quando novos personagens e n t r a r a m em cena: as experincias, falas e lutas dos trabalhadores da grande So Paulo; 1970-1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra

SADER, Eder, PAOLI, Maria Clia (1986)'. Sobre "classes populares" no pensamento sociolgico brasileiro (notas de leitura sobre acontecimentos recentes). In: CARDOSO, Ruth, org. A aventura .sociolgica: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Paz e Terra. SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. (1987). Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na America Latina. So Paulo: Brasiliense. SCHERER-WARREN, Use (1987). Movimentos sociais: um ensaio de interpretao sociolgica. Florianpolis: UFSC. SCHERER-WARREN, Use (1987a). O carter dos novos movimentos sociais. In: SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na Amrica Latina. So Paulo: Brasiliense. p.35-53. SILVA, Lus A. Machado, RIBEIRO, Ana Clara (1985). Paradigma e movimento social: por onde andam nossas idias? Cincia Sociais Hoje, So Paulo: Cortez/ANPOCS. p.318-336. SILVA, Lus A. Machado, ZICCARDI, Alicia (1983). Notas para uma discusso sobre "movimentos sociais urbanos". Cincias Sociais Hoje, 2. Braslia: ANPOCS. p.9-24 SINGER, Paul (1979). O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, Ermnia. Produo capitalista d a casa ( e d a cidade) do Brasil industrial. So Paulo: Alfa-mega. p.21-36. SINGER, Paul, BRANT, V., org. (1980). So Paulo: o povo em movimento. Petrpolis: Vozes/CEBRAP. SOUTO, Aima Luiza S. (1983). Movimentos populares urbanos e suas formas de organizao ligadas igreja. Cincias Sociais Hoje, 2. Braslia: ANPOCS. p.63-95 TELLES, Vera da Silva (1987). Movimentos sociais: reflexes sobre a experincia dos anos 70. ]n: SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. Uma revoluo no coditiano? Os novos movimentos sociais na Amrica Latina. So Paulo: Brasiliense. p.54-85. TELLES, Vera da Silva (1988). Anos 70: experincias, prticas e espaos poHticos. In: KOWARICK, Lticio, oig. As lutas sociais e a cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p.247-283. TOURAINE, A. (1987). El regreso dei acor. Buenos Aires: Universitria de Buenos Aires. TREIN, Hans A. (1990). Leitura popular d a bblia entre c horizonte d a igreja e a conscincia de classe: um estudo de caso. So Leopoldo: Escola Supeiror de Teologia. 244p., + 159 anexos. (Dissertao de Mestrado em Teologia) VIGEVANI, T. (1989). Movimentos sociais na transio brasileira: as dificuldades de abrangncia proposiiva e altemativa. In: VIOLA, E. J., SCHERER-WARREN, I.,

KRISCHKE, P., org. Crise poltica, movimentos sociais e cidadania. Florianpolis: UFSC. p . 127-142. VIOLA, . J., SCHERER-WARREN, I., KRISCHKE, P., org. (1989). Crise poltica, movimentos sociais e cidadania. Florianpolis: UFSC.

Abstract
In this article, we questioned the problem related to the crisis of the New Social Movements (NSM), taking as reference the pattern assuined b> the nioveuients at the seventies and the eighties, particularly in the Brazilian case. The crisis approach has to do with the hypothesis of a new, original situation at the social movements. The analysis os N S M ha ve given emphasys to the social part icipation spaces concerning daily experiences, through which new collective identities are built up at the political cultuie sphere. These spaces are regarded as based in principies like autoiiomy,internaldeinocracy,solidaiityand non-alienation. Wealsopointoiit some issues which still reinain as open questions, methodologically and analitically, in the avilable bibliography. Some substantive items are referred as weh to stress the present historical-conjunctural and analiticalsitnatinOfUrban Social Movements.

Das könnte Ihnen auch gefallen