Sie sind auf Seite 1von 35

Economia Capitulo 1

Conceitos Introdutrios
Economia uma cincia social que estuda a conduta humana nas suas interaces colectivas; a) A afectao de recursos escassos A economia trata das escolhas que a escassez de bens e recursos disponveis impe para que se satisfaam as necessidades. Determina tambm os pontos de saciedade (ausncia de escassez, equilbrio ou superabundncia dos meios). A escassez o grande problema econmico e o objectivo da economia minimizar ao mximo. 1) Corolrios da escassez: - impossvel atingir a saciedade de todas as necessidades, pois a procura total excede sempre a oferta. - Escassez graduvel e relativa: a intensidade com que surge depende do nmero de vezes que as necessidades so sentidas. 2) O objecto da economia: - O objecto o estudo das decises individuais e colectivas tomadas em ambiente de escassez, enfatizando o grau de liberdade do agente e a interdependncia que se gera entre essas decises. 3) A anlise econmica da racionalidade A anlise econmica tem duas vias: - optimizao dos meios (olhar para os objectivos e determinar a racionalidade, a adequao dos meios) - maximizao de fins (olhar para os meios disponveis e tentar justifica-los, encontrar-lhes objectivos para os quais eles se afigurem racionalmente adequados) 3.1) A optimizao: principio formado por George Stigler, afirma que a escolha de condutas que, de entre todas as possveis, apresenta a mxima diferena entre benefcios e custos. Custo de oportunidade valor do benefcio que no foi obtido pela 2 melhor alternativa preterida em funo da 1. 3.2) A racionalidade limitada: Herbert Simon, sendo a conduta que pretende ser racional mas que no transcende a ponderao dos custos implcitos na racionalidade, substituindo o objectivo da maximizao pelo da satisfao, a exigncia do ptimo pela do meramente suficiente. O factor tempo levado em considerao pois um bem limitado e custoso. b) As opes ditadas pela escassez A vida dominada pela escassez, sendo que toda a escolha tem um custo, ou melhor, o valor daquilo a que se renunciou para se adquirir aquilo pelo que se optou. 1) Eficincia e prioridades: -E escassez condicionante de conflitos, como o entre a eficincia (objecto quantitativo) e justia (qualitativo). -A prioridade dada eficincia significa que o emprego de meios avaliado em termos da

maximizao (obter o maior rendimento possvel a partir de um determinado conjunto de meios). J a prioridade dada justia confere a importncia forma como o rendimento repartido. c) As perguntas bsicas da deciso econmica Toda a complexidade do processo econmico resulta da combinao e da sequncia das respostas que so dadas a um conjunto limitado de questes. 1) O que produzir, e quanto (e em que combinaes, e por quem, e onde)? - O crescimento da sofisticao do consumo leva multiplicao de necessidades secundrias, que implicam inovao. - Progresso civilizacional substitui mera sobrevivncia fsica por qualidade de vida. - O mecanismo dos preos descobre a relao quantidade-preo 2) Como produzir (e como optimizar o modo de produzir)? - Procurar meios alternativos para a produo dos mesmos bens, procurando o mais eficiente. - As respostas a esta pergunta resultam de uma comparao de custos e benefcios. 3) Para quem produzir, e quando? - O mecanismo dos preos, numa economia de mercado, determina quem beneficia dos bens produzidos: aquele que tiver maior poder de compra. - Sociedade interroga-se da legitimidade da desigualdade e do consumismo. 4) Quem decide, e por que processo? - Economia de mercado todo o mundo e ningum (todos formam vontade colectiva, mas ningum tem esse poder individualmente). - Economia mista concorre um sector privado e um pblico. - Economia dirigista planificao central: entidade nica tem o poder exclusivo. Problema: legitimidade, eficincia da direco e liberdade. 5) Como confiar? - Na economias mista ou dirigista, o facto de o Estado puder estar a defender s os seus interesses avaliado e controlado pelo Direito. - Nas economias de mercado, o Direito controla e arbitra aqueles que tm poder de mercado. d) Custo de oportunidade e preo relativo A escolha racional centra-se na comparao entre custos e benefcios. A utilidade ponderada o resultado da ponderao das vrias escolhas. - Custo de oportunidade abarcar aquilo que deixa de ser possvel fazer-se e obter-se para que se possa alcanar aquilo pelo que se optou. O custo de oportunidade espelhado no preo relativo de dois bens, que formado pelo mecanismo da oferta e da procura: PR bem A = Preo A / Preo B e) O raciocnio marginalista A analise da racionalidade econmica centra-se nos casos em que h incrementos ou acrescentos de satisfao e no a mutao relmpago insatisfao vs saciedade. Custo marginal: valor da mais valiosa alternativa preterida para se conseguir produzir mais uma unidade de um bem.

Benefcio marginal: valor dessa unidade suplementar do bem ou servio optado. Raciocinar em termos marginais significa optarmos por: - Produzir mais um bem quando o beneficio por maior do que o custo de oportunidade. - Produzir menos quando o custo de op. Exceder o beneficio adicional. f) Impacto dos incentivos na conduta A conduta influenciada pelos incentivos. O mesmo incentivo pode fazer surgir reaces opostas aquando de destinatrios com diferentes padres de reaco. A nfase nos incentivos tem uma contrapartida: o sacrifcio dos valores igualitrios. Uma economia que insista numa medida de nivelamento igualitrio em nome da justia social tem uma perda de incentivos e consequncias. 1) O postulado da racionalidade A aco humana dominada pela racionalidade, sendo assim, as opes so normalmente: - A que tenha maior probabilidade de resultados ptimos, ao mesmo custo das alternativas; - Supondo que todas tm a mesma probabilidade de resultados ptimos, opta pela de inferiores custos; Tenta-se simultaneamente minimizar os custos e maximizar os ganhos. A racionalidade identifica-se com o princpio hedonstico, com a lei do menor esforo: aquele que com o menor esforo obtiver melhores resultados, maximizou o sucesso da actividade. O conceito de racionalidade encontra-se mais no plano dos meios do que no da adopo dos fins. O postulado da racionalidade faz com que a conduta dos agentes econmicos que respondem aos incentivos no plano da racionalidade se torne previsvel. 2) As limitaes temporais e oramentais Ou se estabelece a inequvoca prioridade de uma necessidade e, temporariamente, ela beneficia do exclusivo emprego de recursos, at que a sua progressiva satisfao lhe faa perder prioridade; Ou, no caso contrrio, os recursos disponveis tm de que ser seleccionados para que se consiga a satisfao simultnea e proporcionada das vrias necessidades concorrentes. g) A vantagem das trocas A relao intersubjectiva que se estabelece entre os agentes econmicos pressupe uma complementaridade de necessidades e uma contraposio objectiva de interesses. Jogo de soma zero o que o vencedor ganha precisamente o somatrio daquilo que os demais jogadores perdem, o valor total dos ganhos e o valor total das perdas anulam-se. As trocas econmicas s se do se houver vantagens a tender para os dois lados. Nas trocas econmicas os interesses que se contrapem so complementares, tm valores desiguais para as partes envolvidas. A situao de troca corresponde ao jogo de soma positiva no qual os beneficiados de uma das partes no implicam prejuzos da outra, isto faz aumentar a utilidade total (utilidade combinada de ambas as partes). Adam Smith: se todos ganham com as trocas, as oportunidades de riqueza sero tanto maiores quanto maior for a dimenso dos mercados.

h) Afectao social de recursos atravs do mecanismo dos preos Mecanismo dos preos, um processo de sinalizao atravs do qual as partes comunicam: - A disponibilidade de trocar; - Adeso a valores geralmente aceite como base da negociao; - O respeito que os compradores tm pelo preo do vendedor; - A sensibilidade que os vendedores tm s necessidades expressas na avaliao do consumidor; i) Mercado de produtos e mercado de factores Existem dois tipos de mercado na economia de mercado: Mercado de produtos bens e servios (produtos finais); outputs empregues na satisfao das necessidades mercado final. Mercado de factores produtivos: bens e servios empregues no ponto inicial de um ciclo da actividade econmica, so os inputs de terra (matrias-primas ou factores naturais) Mercado instrumental. Estes dois tipos de mercados geram um fluxo circular de produtos e de factores e um contra fluxo de pagamentos entre consumidores e produtores: - Mercado dos produtos: os indivduos e as famlias so os consumidores, e os produtores e as empresas so os fornecedores. As famlias concentram aqui as despesas e as empresas obtm o seu rendimento. - Mercado dos factores produtivos: consumidores so os fornecedores de trabalho, factores naturais e capitais (recebem a remunerao dos factores produtivos que colocam no mercado) e as empresas tm o lugar de utentes (pagam as remuneraes). j) Interveno do Estado nos mercados O funcionamento do mercado tem ineficincias e injustias, a entra o Estado para emendar as falhas de mercado sendo estas todo o tipo de perdas de ineficincia do mercado. A interveno assenta em 3 razes gerais: - ignorncia das leis econmicas; - o imperativo da eficincia; - o imperativo da justia; 1) Justia social A interveno politica deriva de consideraes de justia social. O rendimento atribudo aos participantes devia ser proporcional aos esforos por eles aplicados. 2) Falhas de mercado As falhas ditadas por propsitos de eficincia so justificadas pelas falhas de mercado por duas causas distintas: - Externalidades, negativas e positivas. A interveno estadual justifica-se para colmatar a brecha criada entre a eficincia econmica e o bem-estar colectivo - Poder de mercado: permite a algum a explorao dos preos em proveito prprio. O estado actua para esvaziar esse poder, evitando situaes abusivas que comprometam a capacidade de funcionamento normal do mercado.

Em ambos os casos o Estado pode: - produzir bens e servios - criar incentivos e desincentivos - impor padres e condutas aos privados Mecanismos de combate as falhas de mercado: - controlo e regulao directa das quantidades produzidas - interveno no mercado no sentido de alterao dos preos - criao de mercado - aumento de informao disponvel Medidas concretas: - eliminar subsdios perversos que fomentam actividades geradores de externalidades negativas. - adopo de medidas internalizadoras - ponderao custo-beneficio de efeitos de longo prazo - reforo da regulao jurdica do acesso a recursos comuns e da participao pblica na definio das politicas ambientais. 3) Falhas de interveno: Motivo bsico das falhas: a interveno contaminada por informao imperfeita, por deficincias de planeamento e de execuo, quebras de comunicao, falta de vigilncia, corrupo etc. A imparcialidade dos entes pblicos, o facto de as pessoas que pertencem ao sector pblico terem menos incentivo a adoptarem a diligncia que existiria se estivessem dependentes os seus interesses pessoais. k) O tema da Macroeconomia Microeconomia concentra-se no funcionamento do mercado de produtos e de factores produtivos. Encara fenmenos econmicos a partir da base. Macroeconomia incide na conduta do todo da Economia, tal como esse todo se espelha em valores mdios e valores agregados. Estudo de questes de interdependncia de um valor mdio, dos preos com alguns valores totais, da produo, do rendimento e do emprego. Encara os fenmenos, j na sua manifestao combinada e final. Lida com valores agregados: oferta agregada e procura agregada. Permitiu um sucesso nas medidas estabilizadoras. l) Produtividade Definio: quantidade de bens e servios que cada trabalhador capaz de produzir, em mdia numa unidade de tempo (output por hora). Produtividade aumenta com o progresso tecnolgico. necessria a garantia de condies estruturais de produtividade, na afectao de recursos ao investimento em capital humano e fsico. A actuao estadual, que absorve recursos, desperdia oportunidades de investimento directo em capital humano e fsico.

Path dependence tecnologia triunfante arrebate a totalidade do mercado. 1) Fronteira de possibilidades de produo: a expresso do continuo de combinaes de vrios bens que esto ao alcance do produtor atravs de simples reafectao de recursos disponveis. um limite mximo que pressupe a afectao total dos recursos, querendo isso significar que em toda a opo produtiva por ela representada maximizada a eficincia produtiva, verificando-se uma situao em que no possvel produzir mais um bem sem produzir menos de outros bens. m) O controlo dos meios de pagamento Outro dos riscos da interveno estadual a inflao, sendo a subida provocada do nvel geral dos preos. Principais causas: - Aumento da quantidade de moeda em circulao; No haver inflao se a massa monetria no crescer mais rpido do que o volume das trocas.

Capitulo 2
O modo de pensar do economista
a partir da dcada de 40 que a economia se entrega ao formalismo: concentra-se em modelos quantitativos de condutas rigidamente optimizadoras e quantificadoras, erigindo um homo oeconomicus, racional e egosta, e um prottipo de A. Smith e D. Ricardo, capaz de competir com as mais sofisticadas estruturas institucionais. a) A explicao e a compreenso no mbito de uma cincia social Como cincia social, est confiado Economia um esforo adicional, o de compatibilizar os intuitos de objectividade com a inevitabilidade do envolvimento do observador nos mesmos fenmenos sociais que se esfora por realizar e decrever. b) Observao e experimentao A complexidade o motor de toda a actividade econmica. A metodologia econmica recorrer frequentemente estatstica, limitando-se a evidenciar regularidades e tendncias, fugindo s explicaes. Isto contribui para o raciocnio indutivo, que se baseia na pura observao. O economista dever recorrer a dados histricos e dados estatsticos. c) O apoio da Estatstica Estatstica: modo de apoio cincia, ajudando recolha de dados, deteco de regularidades e afinidades em fenmenos de massa, manuteno de padres de uniformidade e de rigor na elaborao de dados, no estabelecimento de correspondncias relevantes com a realidade e na extrapolao de regularidades para l dos domnios do observvel. - Fenmenos de massa e o facto destes serem quantificveis releva a colaborao da estatstica para com a economia.

A estatstica nasceu para fornecer snteses panormicas relativas a grandes quantidades de dados, para transmitir conhecimentos sobre fenmenos que escapam experimentao. O conhecimento fornecido pela estatstica aproximativo: refere tendncias e caractersticas gerais. d) Causalidade e correlao Devido escassez de certezas na economia, um economista deve agir sempre segundo a hiptese que tem um maior grau de probabilidade. e) O papel da teoria No h ligao da teoria prtica que no envolva uma margem de risco ou de oportunidade. Teoria: representao simplificada da realidade assente no encadeamento de pressuposies e de corolrios lgicos dessas pressuposies e geralmente formulada com um condicional hipottico (se ento). uma imposio de sentido, da qual retiramos consequncias prticas. ela que confere relevncia prtica a qualquer cincia. f) Descrio e prescrio nas proposies da Economia Coexistem na Economia 2 tipos distintos de proposies: - As que descrevem o mundo como ele , formando uma ordem latente podendo ser refutadas por provas factuais: Descrio. - As que visam a transformao do mundo, a formao de uma ordem positiva, podendo ser contraditadas atravs de uma demonstrao da inadequao tcnica dos meios pressupostos: Prescrio. g) Abstraco e modelao A escolha de variveis e a prpria discriminao entre aquilo que conta como dado e aquilo que varivel constituem facetas da arte da modelao. Modelo econmico: a forma mais rudimentar aquela que afasta as variveis e se baseia em constantes. h) O modelo do mercado concorrencial A concorrncia livre no mercado faz com que haja capacidade de optimizao do nvel de satisfao de necessidades e recusa a interveno, nomeadamente estadual. 1) A questo do egosmo: no modelo de mercado presume-se que as pessoas interagem na estrita medida em que percebem que lhes individualmente vantajoso faz-lo; A motivao econmica no altrusta nem egosta, mas no-tusta, j que irracional apenas a atitude daquele que propositadamente favorea o livre curso do egosmo alheio em detrimento dos seus prprios interesses. Egosmo diz que a nossa conduta individual teleolgica. 2) O papel dos preos: - A concorrncia ser tanto mais eficiente e benigna quanto mais ela se cingir ao aspecto dos preos; medida que cresce o nmero de vendedores concorrentes num mercado, menos peso especifico poder cada um deles ter na formulao dos preos. - price taker o simples receptor passivo de preos, no tem poder de mercado.

- O consumidor o principal beneficiado com a guerra de preos visto que s para ele que o preo representa um custo. - A capacidade de acumular e permutar riqueza atravs da apropriao privada um incentivo adicional eficincia. 3) Modelo bsico, incentivos e laissez-faire. i) Peculiaridades terminolgicas A terminologia comum dificulta a compreenso econmica. custo e riqueza no tm o mesmo significado para os economistas e para o senso comum. j) As divergncias doutrinrias entre os economistas - No h consensos estveis em muitos pontos da doutrina, sendo uma limitao relevncia prtica da cincia econmica. - As divergncias so positivas, denotando a abertura e o inacabamento da cincia econmica, a sua capacidade de progresso pelo debate entre cientistas. - Muitas das questes doutrinrias debruam-se sobre a eficcia, amplitude ou intensidade e a justia. - A economia no um produto acabado de anlise quantitativa e de modelao matemtica. - A pluralidade de vozes uma perspectiva de progresso. k) O charlatanismo pseudo-cientfico Economia um ramo de saber que atrai pseudo-cientistas e charlates: estes baseiam-se numa aparncia de sabedoria impenetrvel, que depois transmitem falsas impresses como: - A economia um veculo de conhecimento do futuro; - A economia contm uma chave segura para o enriquecimento pessoal; l) Pedagogia e autismo Em 2000, o jornal Le Monde publicou um manifesto de estudantes franceses, contra a falta de realismo e pluralismo do ensino da Economia. Apelava: - Reconexo entre o mundo imaginrio da modelao neoclssica e o mundo concreto; - Critica do enamoramento com a forma Professor Fernando Arajo: o excesso de formalismo uma oportunidade pedaggica desperdiada, mas a convencionalidade da cincia econmica deriva em larga medida da especializao interna. - Heterogeneidade A economia deve preservar o seu realismo, compreendendo e lidando com problemas reais. Contra o autismo veio a moderna cincia econmica.

Capitulo 3
Interdependncia e Trocas
A actividade econmica evidencia um grau de coordenao e de harmonia que parece postular uma inteligncia central, uma supra-ordenao, de tal modo a regular a forma como cada um

de ns contribui para o funcionamento do todo, cada um desempenha funes especficas, cada um auxilia os demais, mesmo que deles no tenha recebido uma indicao precisa das necessidades que sentem ou das expectativas que tm quanto a esse contributo. Ningum nasce pr-determinado a fazer algo, aquilo que cada um faz depende daquilo que esse um decide fazer. Os resultados nem sempre so justos. Ainda que sejam detectveis falhas na distribuio de tarefas em funo da sua utilidade social, a Economia age com razovel eficincia no que toca ocupao livre das especialidades profissionais, em matria de diviso social do trabalho, colaborao e troca de bens e servios, comunicao de necessidades e aptides e tomada de decises colectivas. Esta coordenao espontnea transpe fronteiras polticas. A harmonia econmica no passa do resultado despropositado do simples e mecnico confronto da actividade de pessoas movidas pelo interesse, criando condies benficas alheias quando trabalhou no mbito da sua satisfao pessoal. No quer isto dizer que da interdependncia resultem sempre a fragmentao atomstica dos planos individuais de realizao e a multiplicao de condutas centrfugas, porque a interdependncia tambm indutora de coeso e uniformidade, de aproximao das condutas individuais a uma normalidade social que tende a converter-se em norma, e at, passado um limiar de convico quanto necessidade dessa norma, em Direito. a) A diviso do trabalho As relaes econmicas e a interdependncia que delas emerge do-se margem do conhecimento pessoal e no reclamam a confiana intersubjectiva; reclamam apenas uma confiana institucional, onde a complementaridade objectiva de interesses tornar inevitvel uma conduta generalizada de cooperao, independentemente da prevalncia de sentimentos de benevolncia ou de solidariedade. A oportunidade para proceder a trocas vantajosas pressupe apenas que as pessoas tenham necessidades complementares, disponham de bens diversos ou de distintas aptides para prestarem servios, e possam obter, sem grandes custos, informaes acerca da existncia de potenciais nas trocas, e acerca da reciprocidade e justia com que as trocas vo decorrer. Aquando de uma informao imperfeita, a racionalidade dos agentes delimita-se pela colaborao, pela troca, quando ainda est aberta a possibilidade de sucesso de uma informao adicional que venha a demonstrar que a troca no ser a mais proveitosa. As trocas ocorrem motivadas pela representao de ganho, dentro de um intervalo de probabilidade de ocorrncia de soma positiva. Cooperao condicional: atitude racional que aceita a interdependncia assente na convico de que haver a reciprocidade, e faz depender desta regra de ouro a sua disposio de colaborar, elevando-a at dignidade de critrio jurdico, a justia comutativa. A preferncia pela cooperao est, ela prpria, sujeita a regras de evoluo e de adaptao, e at sua consagrao em normas consuetudinrias. b) Vantagens absolutas A vantagem absoluta, alcanada na especializao, que dita a posio que cada um ocupa nas trocas, que dita aquilo que cada um vai produzir em excesso relativamente s suas necessidades, de forma a trocar este excedente por bens e servios. A especializao e a diviso do trabalho, segundo os princpios das vantagens absolutas, so as

fontes da maior parte da diversidade social observada na economia, e tambm das formas mais estveis de consagrao institucional da interdependncia, nomeadamente o trabalho em grupos e empresas, a definio de profisses s quais se dirige o esforo de aquisio de vantagens absolutas, de escolha e investimento em aptides produtivas. c) Confiana e o equilbrio das trocas A troca sempre um compromisso e envolve um benefcio objectivo: ganho mnimo para a troca voluntria; Transaco: unidade bsica da actividade econmica; contm nela 3 princpios bsicos de conflito, mutualidade e ordem; A complementaridade e a interdependncia so limites ao arbtrio; A racionalidade nas trocas reclama que todos os envolvidos beneficiem, mas no imperativo o facto de beneficiarem a mesma quantidade; A maior parte das trocas envolve uma margem de risco quanto ao valor daquilo que transaccionado; os desejos de conhecimento perfeito e certeza absoluta no se conjugam com a nossa necessidade de aco; d) Vantagens comparativas O produtor deve investir nas actividades em que a sua produtividade relativamente maior, e libertar-se daquelas em que seja comparativamente menos apto. David Ricardo: cada um deve-se especializar na sua vantagem relativa, acabando por resultar dessa diviso do trabalho uma clara vantagem para os entes envolvidos. A escassez do tempo determina que um s produtor no consegue dedicar-se a 100% a duas actividades distintas. Porm, a cincia econmica advertiu para a circunstncia de a especializao ser limitada pela dimenso do mercado, pela procura de bens e servios a que possa corresponder essa especializao de factores produtivos. Na orientao racional encontra-se uma ponderao de custos de oportunidade: o tempo gasto na actividade menos produtiva tempo roubado actividade mais produtiva. A constatao de vantagens absolutas, ou a mais subtil deteco de vantagens comparativas, acabam sempre por apontar na direco da especializao, determinando quem produz o qu, o que que se troca e at o quanto se troca, no sentido de permitir qual o volume de transaces que incentiva ao mximo a especializao. O clculo das vantagens comparativas envolve custos de oportunidade e taxas de substituio. e) As fontes das vantagens comparativas i) Dotaes naturais ou herdadas H pessoas que naturalmente so mais e menos dotadas para certas funes. Um dos pilares da vida econmica da sociedade moderna a perspectiva de colocao das aptides individuais ao servio de um esforo de progresso tecnolgico, que incentiva o progresso das aptides individuais, os meios e recompensas para o investimento em capital humano, premiando o mrito, sempre de acordo com os pressupostos de mobilidade social que se concentram no dom da perfectibilidade humana. Na economia a desigualdade de dotaes naturais uma oportunidade de partilha e de enriquecimento.

ii) Dotaes adquiridas A perfectibilidade pode ser um motor de conduta, tanto nos indivduos como nas naes; Dotaes adquiridas so capital, so conjuntos de meios de produo que tiveram de ser produzidos; A opo racional entre o consumo e investimento no indiferente, investir formar dotaes adquiridas, mas o aumento do consumo pode ter o mesmo efeito. iii) Capital humano e especializao Apostar na formao especializada, na educao, na cincia, na investigao e na inovao melhorar as qualidades humanas, e consequentemente, incrementar a produtividade e riqueza; a tecnologia importante para o crescimento econmico e para a correlao positiva entre educao e crescimento; para isto necessrio o investimento em capital de risco, ou venture capital. A confluncia do capital humano com a exploso da tecnologia da informao contribuiu decisivamente para a acelerao da produtividade agregada nos pases industrializados. A especializao tem virtualidades de auto-esforo, a prtica habitual agua o engenho, e o treino e persistncia que fazem a excelncia do especialista. A especializao potencia a manifestao das capacidades produtivas: - reduz n de tarefas e diversidade, facilita aprendizagem; - estabilizao em tarefas repetitivas, + habilidade a custos marginais; - ateno concentra-se no progresso tcnico e na inovao; A especializao tem limites: - dimenso do mercado - desumanizao (ambiente produtivo esgotante) f) A diviso internacional do trabalho Sem o comrcio internacional nenhum pas conseguiria manter o seu nvel de prosperidade, assim como acompanhar o progresso econmico dos restantes pases. As trocas entre Estados podem dizer respeito a: - Transaco de bens e servios: mais diversidade de produtos com as importaes, acesso a mais vastos mercados com as exportaes, formao de excedentes e remunerao em moeda estrangeira; - Deslocaes de pessoas: movimentos migratrios. As vantagens obtidas com o comrcio internacional podem ser obtidas e ainda complementadas pela liberdade de circulao; - Movimentos de capitais: investimentos, poupana, financiamentos; a multilateralidade destas trocas pode ter um efeito domin aquando de crises econmicos; g) Os custos da interdependncia Comrcio: designa, na sua vertente de interdependncia, de cooperao e de coordenao, toda a actividade produtiva, aquela mesma que se representa em mini-modelos de circulao econmica. Os ganhos das trocas implicam agravamentos de interdependncia. Capital social o conjunto de vantagens que qualquer pessoa pode retirar da sua pertena a uma sociedade, ainda que essas vantagens reclamem nveis mnimos de participao nas actividades colectivas.

h) Livre-cambismo, proteccionismo e interdependncia As vantagens e os ganhos recprocos ultrapassam os custos da perda da independncia. Especializar-se nas actividades como menores custos de oportunidade significa um aumento global de eficincia. O comrcio internacional um veculo de benefcios generalizados para todos os pases intervenientes e de ganhos econmicos. A especializao nacional, a diviso internacional do trabalho, no desembocam num jogo de soma zero, onde h vencedores e vencidos. O comrcio permite ao pais mais pobre enriquecer por intermdio da especializao e da troca de utilidades. rebatvel o prprio argumento proteccionista de que a concorrncia uma ameaa aos postos de trabalho e aos salrios nacionais, j que a falta de competitividade leva ao encerramento das empresas e ao desemprego. Com a concorrncia internacional no s existir a tendncia para o aumento do emprego, visto que o pas que se especializa produz e exporta, haver tendncia para o aumento dos salrios, com o aumento da produtividade e concentrao da produo nacional naqueles pontos nos quais existem vantagens comparativas. O argumento proteccionista de que o incremento das trocas e da especializao se h-de fazer, em muitos casos, com elevados custos sociais e humanos. Este argumento sobretudo imobilista, porque procura esquivar-se ponderao de ganhos e custos, que prprio de qualquer deciso econmica, apresentando apenas um prato da balana, o dos custos. No haveria progresso econmico se estes argumentos imobilistas se elevassem. Interdependncia significa perda de independncia e isso implica custos; A intensificao das trocas internacionais o principal incentivo a que a paz prevalea, e a ordem jurdica internacional se consolide. Essa pacificao atravs das relaes econmicas internacionais apresenta maior solidez do que as outras. Podemos esperar a paz como resultado de uma complementaridade de interesses que torna os Estados refns uns dos outros. A concorrncia imperfeita e as falhas de mercado podem ocorrer nas trocas internacionais tanto e com a mesma probabilidade do que nas trocas internas. A liberalizao incompleta e a ambiguidade de propsitos livre-cambistas no inteiramente aplicados podem contribuir para o agravamento das desigualdades internacionais. A interdependncia consequncia normal da diviso do trabalho e da especializao, a expresso da complementaridade, e nessa medida o veculo insubstituvel para a gerao combinada de prosperidade partilhada por todos; ser uma via imperfeita, mas no h soluo menos imperfeita do que ela.

Capitulo 4
As foras de mercado
a) Oferta e procura Oferta: atitude daquele que se dirige ao mercado para entregar um bem ou prestar um servio, que ele avalia em funo do custo (esforo ou custo de oportunidade), embora o custo no seja a nica base de avaliao. Procura: aquele que se dirige ao mercado para satisfazer necessidades, pela aquisio de um

bem, ou pela utilizao de um servio, sendo que o valor que atribui determinado pela utilidade (aptido de um bem para satisfazer as necessidades), embora haja outras determinantes. b) Noo de mercado concorrencial Mercado: interaco do conjunto de vendedores e compradores, actuais ou potenciais, que se interessam pela transaco de determinado produto ou factor de produo. tambm um local fsico onde ocorrem trocas de vrios produtos. H tantos mercados quantos os tipos de bens oferecidos e procurados. H mercados que no podem ser separados porque h: - bens de produo conjunta ou complementares na produo exemplo: gasolina e derivados do petrleo; - bens complementares utilizao e consumo fazem-se combinadamente: pneus e automveis; - bens sucedneos Coca-Cola e Pepsi; Um mercado pode formar-se espontaneamente ou pode ser organizado e regulamentado. Equilbrio Walrasiano alcanado num mercado com um leiloeiro capaz de, sem custos de busca de oportunidades e parceiros de troca, sem externalidades ou imperfeies, ajustar todas as licitaes a um preo nico, o preo de equilbrio, o preo geral das transaces. 1) Desmaterializao e comrcio electrnico O mercado pode ser desmaterializado: internet veio facilitar as trocas de mercado. A disseminao do comrcio electrnico, e o seu impacto nos custos de transaco pode ter as mais amplas consequncias na configurao do fenmeno empresarial: reduz o recurso ao mercado, a internet e o comrcio electrnico BUSINESS 2 BUSINESS, tornam desnecessria a integrao vertical dos factores produtivos em organizao empresarial. 2) Atomicidade Se o numero de participantes, tanto no lado da oferta como no da procura for suficientemente elevado, as decises de cada um ver-se-o diludas no todo das interaces que ocorrem num mercado, e tornar-se- impossvel algum impor as suas preferncias, ou seja, h ausncia de poder de mercado. Os agentes da oferta e da procura contribuem colectivamente para a formao de preos, mas no tm poder para alter-lo. Esta ausncia de poder de mercado caracterstica do mercado atomstico: a nica liberdade de configurao e ampliao de ganhos feita atravs da diminuio dos custos mdios. Se algum vendedor subir os preos do produto: - elasticidade infinita no tem poder de mercado; - elasticidade intermdia algum poder de mercado; - elasticidade nula mximo poder de mercado; 3) Liberdade A liberdade o mais marcante dos aspectos distintivos do mercado face a outras instituies sociais. O participante no mercado tem, em princpio, plena liberdade de ingressar, sair, e reingressar, as vezes que quiser.

4) A fluidez Fluidez: conjunto de caractersticas e de circunstncias que permitem ao consumidor no se deixar enganar pelos vendedores quanto possibilidade de se proceder a uma simples comparao de preos, que lhe permitem aceder s vantagens da concorrncia perfeita e da guerra de preos entre vendedores, adquirindo o mesmo produto ao preo mnimo, ou a mxima quantidade do mesmo produto a dado preo. Trata-se de assegurar a transparncia das motivaes dos agentes, de maximizar a eficincia do conhecimento disponvel do agente, equilibrando o custo marginal da obteno de informao. a combinao de informao com racionalidade que se designa como fluidez. 5) O nvel concorrencial Quando h poder de mercado, h PRICE MAKERS que fazem os preos, e PRICE TAKERS que se sujeitam aos preos dos superiores. Monoplio um vendedor apenas; Monopsnio um comprador apenas; Oligoplio nmero restrito de vendedores; Oligopsnio nmero restrito de compradores; Concorrncia monopolstica todos vendem produtos similares, procurando conquistar clientela atravs da diferenciao ostensiva desses produtos; Concorrncia perfeita vende quem apresenta melhor relao quantidade-preo; esta concorrncia atinge a satisfao mxima do consumidor. c) Factores da oferta num mercado concorrencial No s do preo que depende a atitude da oferta, existem outros pontos: - dimenso do sector; - progresso tecnolgico; - custo dos factores de produo; - preos dos bens relacionados na produo; - organizao do mercado; - finalidades do produtor; - expectativas quanto evoluo do mercado e preos; 1) Preos Lei da oferta quanto mais elevados so os preos, maior a oferta; quantos mais baixos, menor a oferta, uma correlao directa. Produzir envolve custos, logo quanto mais elevados so os preos maior a possibilidade de cobrir estes custos de produo e at atingir um lucro ou um excedente do produtor. O aumento da oferta tende a fazer-se, no curto prazo, a custos crescentes. O ponto inicial quando o preo de mercado est abaixo do preo da primeira dose produzida de um bem ou servio. A curva de oferta representa o conjunto de pontos mnimos da disposio de vender, na medida em que rentvel produzir.

2) Custo dos factores O aumento dos custos de produo tende a diminuir os incentivos produo e a diminuir a oferta, e de a diminuio dos custos tender ao aumento da oferta correlao inversa. 3) Rendibilidade de produes alternativas Existem bens sucedneos na produo, sendo que o aumento da oferta de um bem implica a diminuio da oferta dos seus sucedneos. H bens de produo conjunta, em que, aumentando a oferta de um bem, porque aumentou o respectivo preo, se seguir o incremento da oferta do outro. 4) Tecnologia A tecnologia interfere no nvel da oferta por via dos custos de produo. Lei de MOORE: o preo da potncia computacional tende a reduzir-se a metade em cada 18 meses, e actualmente acelerou para 12 meses. A evoluo tecnolgica permite possibilidades de gerao de novos mercados e de novos hbitos de consumo. Um vendedor atento ao progresso tecnolgico ter a capacidade de condicionamento das necessidades do consumidor, induzindo-os a procurar uma melhoria qualitativa no seu grau de satisfao. O progresso tecnolgico pode propiciar tanto a expanso da oferta como da procura, assegurando ganhos mtuos atravs do incremento das trocas. 5) Dimenso do produtor O nvel da oferta depender da dimenso do produtor. Ultrapassada uma dimenso mnima, o produtor pode comear a experimentar um abaixamento dos custos unitrios dos seus produtos, tornando-se mais eficiente quanto maior for a escala de produo. O limite a dimenso do mercado. 6) Objectivo do produtor A subida dos preos pode no induzir imediatamente um aumento da oferta, se o produtor tomar opes estratgicas como: - esperar que os outros concorrentes subam os preos tambm para alargar a clientela; - no aumentar a oferta para no revelar a amplitude da capacidade de resposta; - num limite de escala de eficincia, no aumentar a produo para evitar custos. 7) Expectativas O nvel da oferta pode depender as expectativas quanto evoluo do mercado: aquele que prev uma queda de preos tentar vender o seu stock rapidamente, provocando essa queda de preos que conseguiu prever. Aquele que prev uma subida de preos, procurar reter os produtos, restringindo a oferta at que os preos subam efectivamente. Efeito de dipo, as previses desencadeiam nos efeitos previstos.

d) Factores da procura num mercado concorrencial Alm dos preos outros factores influenciam a procura: - o rendimento dos consumidores; - preferncias; - preos de produtos relacionados com outros produtos; - dimenso da populao de consumidores; - expectativas; - quadro distributivo de rendimentos, poder de compra; 1) Preos Quanto menor o preo unitrio, maior ser maior ser o numero de unidades que se pode adquirir pelo mesmo valor total. Lei da procura correlao inversa preos sobem a procura desce, e vice-versa; O mercado livre demonstra que no h uma nica quantidade procurada, mas tantas quanto os preos possveis. 2) O rendimento disponvel A procura individual depende do rendimento de que cada um dispe. Bens normais incluem os bens normais de luxo ou bens superiores o consumo aumenta com o aumento do rendimento; Bens inferiores o consumo diminui quando o rendimento aumenta, vice-versa; 3) Existncia de bens sucedneos e complementares Quando a baixa de um preo de um bem resulta na quebra da procura de outros ento estamos perante bens sucedneos. Bens complementares: a procura de um bem revela uma correlao directa com a procura de outros bens, bens que habitualmente so utilizados conjuntamente, dependendo a utilizao de cada um da disponibilidade dos outros no mercado. 4) Os gostos Excepo correlao inversa: os gostos! 5) O efeito da publicidade 6) As expectativas O nvel da procura depender das expectativas do consumidor quanto evoluo dos preos e do seu rendimento disponvel. A poupana a converso de rendimento presente em consumo futuro, logo aquele que acha que o seu rendimento cair no futuro comea logo a restringir o consumo. Aquele que antecipa uma subida dos preos, compr-los- no presente. e) Totais de oferta e de procura D-se uma correlao inversa entre variao de preos e procura. A escala da procura mostra esta correlao tabela que indica, para cada um dos possveis nveis de preos o nvel de procura com que os consumidores responderiam.

Ou ento a curva da procura, mostrando preos-quantidades, em que as quantidades aumentam quando os preos diminuem e vice-versa. Escala da oferta preos e quantidades oferecidas. Oferta total o somatrio daquilo que, em cada nvel de preos, os vendedores to dispostos a transaccionar e a produzir para vender no mercado. f) O preo e a quantidade de equilbrio Preo avaliao que ambas as partes nas trocas fazem dos bens e servios transaccionados, e por isso ele espelha a escassez desse objecto das transaces. Preo estabilizado transmite que aquele o limite mximo do incentivo para produzir e para consumir. Cruz MARSHALLIANA grfico onde se cruzam as curvas da oferta e da procura, o ponto de interseco esse ponto de equilbrio, ponto de coincidncia entre preo de equilbrio e quantidade de equilbrio. 1) Deslocaes das curvas da oferta e da procura Ocorreu uma variao na procura ou na oferta se tivermos verificado que tiveram lugar deslocaes globais das curvas respectivas, e que ocorreu uma mera variao nas quantidades procuradas ou oferecidas se no constatarmos mais do que movimentos ao longo daquelas curvas, e no qualquer variao do perfil destas. 2) A formao do equilbrio Quando as curvas da oferta e da procura se interceptam, d-se a situao em que a um s preo corresponde a mesma quantidade procurada e oferecida. Forma-se o preo de equilbrio quantidade de equilbrio, querendo isso dizer que: - a um preo superior os vendedores esto dispostos a vender mais bens do que aqueles que os consumidores to dispostos a adquirir; e vice-versa. O equilibrio optimiza a posio dos intervenientes no mercado: no possvel transaccionar-se mais, isto , os compradores adquiriram tudo o que podia adquirir, e os vendedores maximizaram as vendas at ao limite possvel. Situao de equilbrio: situao em que no existem razes, ou impulsos, para modificar os resultados das trocas; o cruzamento da oferta e da procura comporta uma estabilidade dinmica (uma tendncia de regresso posio inicial quando o equilbrio perturbado) que mais ou menos imuniza o mercado contra a instabilidade estrutural. Equilibrio: ponto a que necessariamente se regressa, por ser o nico no qual no se manifestam impulsos noutra direco. 3) A deslocao do ponto de equilbrio O preo de equilbrio empurrado para o stio onde se formam novos pontos de equilbrios derivados da presso da deslocao das curvas. Na deslocao simultnea, e em sentido oposto, os preos subiro, e a dvida assenta no volume dos negcios. Na deslocao simultnea das curvas, no mesmo sentido, as quantidades transaccionadas aumentam se as curvas de deslocarem para a expanso, e diminuem se deslocarem-se na contraco.

g) Afectao de recursos atravs dos preos Funcionamento do mercado: forma espontnea de nos comportarmos quando nos confiada a soluo dos nossos problemas econmicos. 1) Valor de troca O mecanismo de preos um padro geral de valor nas trocas; O valor de troca de um bem resulta da intercepo das escalas da oferta e da procura; O valor de uso resulta da sobreposio de um juzo subjectivo de mrito; - paradoxo do valor ADAM SMITH; O valor uma atribuio subjectiva de contornos arbitrrios; o preo um resultado objectivo de um jogo de foras no mercado; 2) Desequilbrio e reequilbrio 3) Convergncia e divergncia h) Estabilizao e destabilizao atravs da especulao 1) Principio de Hotelling i) Elasticidade da procura Elasticidade amplitude da reaco dos agentes econmicos alterao de condies fundamentais da sua actividade (variaes do mercado e resultantes flutuaes de preos dos produtos ou rendimento dos factores); Elasticidade preo da procura: sensibilidade, maior ou menor, das reaces dos consumidores s alteraes dos preos dos bens e servios; medida percentual, refere-se amplitude das variaes de quantidades procuradas que acompanham as variaes de preos; Essa sensibilidade aos preos depende de vrios factores: - Efeito de rendimento; - Efeito de substituio; - Essencialidade das necessidades; - Perspectiva temporal; 1) Clculo da elasticidade Elasticidade-preo da procura: procura de um bem % / variao de preo % Elasticidade > 1 Inelasticidade < 1 Elasticidade unitria = 1 Inelasticidade total ou rigidez total = 0 2) Elasticidade preo e elasticidade rendimento Elasticidade-rendimento: sensibilidade dos padres de consumo s variaes do rendimento disponvel do consumidor, da sua fronteira oramental, do seu poder de compra. Mede as variaes de consumo de um bem em funo das variaes do rendimento disponvel. Calcula-se com: Rendimento% / Quantidades Procuradas% Bens normais: o consumo aumenta com o rendimento correlao positiva; Bens inferiores: correlao negativa com o rendimento consumo reduz com aumento de rendimento;

Bens superiores: elasticidade superior a 1; procura + que proporcional ao aumento do rendimento; a quebra na procura mais do que proporcional escassez do rendimento. Bens normais: elasticidade = 0, 1 ou entre 0 e 1; Bens inferiores: elasticidade abaixo de 0; 3) Elasticidade cruzada Indica-nos se um bem sucedneo ou complementar de outros, e com que intensidade. a medida da variao percentual das quantidades procuradas de um bem em funo da variao dos preos de outro bem. Elasticidade positiva: bens sucedneos; Elasticidade negativa: bens complementares; Descida do preo de um bem: maior procura de bens complementares, e menos procura de bens sucedneos. Bens complementares elasticidade abaixo de 0. Bens independentes elasticidade = 0. Sucedneos imperfeitos elasticidade entre 0 e &; Sucedneos perfeitos elasticidade infinita. S existe um mercado autnomo se a elasticidade cruzada for igual a zero. j) Elasticidade da oferta - o quociente entre a variao (%) das quantidades oferecidas e o nvel de preos. - existe uma correlao directa entre movimentos de preos e oferta. Situaes de oferta pouco elstica: bens raros, recursos no renovveis. A elasticidade tende a aumentar com a passagem do tempo. 1) Forma de clculo - oferta elstica quando responde mais do que proporcionalmente s variaes de preos; - oferta inelstica quando responde, em termos de quantidades oferecidas, menos do que proporcionalmente s variaes de preos. - elasticidade unitria quando os aumentos ou diminuies de preos so proporcionais maior ou menor oferta. - oferta totalmente inelstica quando no altera as quantidades oferecidas com a mexida nos preos; - oferta perfeitamente/infinitamente elstica existe um preo de equilbrio entre ela e a procura acima do qual a oferta infinita, e abaixo do qual a oferta desaparece. Cruzamento das escalas de oferta e procura tendncias gerais: - oferta relativamente elstica, oscilaes da procura influenciam quantidades trocadas; - oferta relativamente inelstica, variaes da procura tm mais impacto nos preos; - procura muito elstica, oscilaes da oferta tm mais impacto nas quantidades trocadas; - procura muito inelstica, oscilaes da oferta tm mais impacto nos preos; * Deslocaes das curvas da oferta e da procura tendero a ter, no curto prazo, um impacto maior nos preos, e no longo prazo, um maior impacto sobre as quantidades trocadas. Inelasticidade absoluta = 0: quantidade oferecida no varia com os preos; Inelasticidade, entre 0 e 1: aumenta preo, aumento menos que proporcional das ofertas; V.V. Elasticidade unitria = 1: aumenta preo, aumento proporcional das ofertas; Elasticidade entre 1 e &; aumenta preo, aumento mais que proporcional das ofertas; V.V.

Elasticidade perfeita = &: diminui preo, desaparece oferta; aumenta preo, expande oferta; k) Elasticidade e poder de mercado A intensidade com que qualquer dos lados, oferta ou procura, reage s variaes de preos determina por sua vez o peso que cada uma tem na conformao, em seu prprio benefcio, da deslocao do preo de equilbrio. l) Inelasticidade e dependncia Polticas repressivas: levam restrio directa da oferta de bens para os quais a procura inelstica (quantidade procurada no varia com os preos), ou seja, uma pequena quebra de quantidade implica subidas mais que proporcionais do preo de equilbrio, o que beneficiar os vendedores. As polticas educativas ou formativas procuram aumentar a elasticidade da procura, aumentando o grau de informao quanto aos riscos de excesso de consumo, seja fornecendo vias sucedneas.

Capitulo 5
A interveno do Estado no mercado
O impulso interventor do Estado no funcionamento do mercado deve comear por se defrontar com o mecanismo da oferta e da procura. O propsito do Estado rectificar os resultados desse mecanismo, quando eles forem injustos ou ineficientes. a) Interferncias na lei da oferta e da procura A regulao dos preos tem levado ocorrncia de alguns dos seguintes fenmenos: - Carncia, dos bens com preos tabelados abaixo do preo de equilbrio; - mercado negro, onde o preo de equilbrio mais alto do que deveria ser; - Formao de intervalo especulativo de disparidade entre preo regulado e no regulado; - Disparidade entre preo de equilbrio no mercado negro e a remunerao do produtor; - Economia do crime, combinada com a economia de regulao, que retira susceptibilidade das disfunes no mercado livre. - Percepo dos compradores da deslocao da escala da oferta, degradao qualitativa dos produtos; - Expanso da burocracia supervisora da regulao de preos; - Reduo do nvel concorrencial atravs de imposio de disciplina uniforme; b) Controlo dos preos Cedendo aos consumidores, o Estado pode estabelecer preos mximos (inferiores ao preo de equilbrio). Cedendo aos produtores, estabelece preos mnimos (superiores ao preo de equilbrio). 1) A via dos preos mximos: - a mais tentadora, aumenta o poder de compra; - O preo mximo eficaz uma barreira a que o preo suba at ao equilbrio ajustador da

oferta e da procura; Com o excesso da procura relativamente oferta, necessrio um racionamento, critrios: - formao de filas de espera, faro desesperar o consumidor devido ao custo de tempo; A soluo do racionamento ser sempre ineficiente, pelo que a soluo desintervir, desregular e deixar de fixar um preo mnimo. 2) A via dos preos mnimos: - No caso do preo mnimo ser eficiente, as foras da oferta e procura ficam incapacitadas de trazer os preos para baixo, sendo que se verificar um excedente, isto relativamente grande oferta perante a pouca procura. - Estes preos mnimos prejudicam todos os consumidores, e ainda alguns produtores em benefcio de outros; - Os preos s reequilibram atravs de uma descida, aceite pela maioria dos vendedores, por razes como a manifestao de vender ser inferior do preo fixado e como no escoamento da produo quele preo; - Muitas das intervenes jurdicas e polticas no mercado referem-se a questes como a justia e a eficincia; c) A reaco do mercado negro Os mercados paralelos so uma aberrao, um peso morto na Economia, e se alguma utilidade tm a de evidenciar os custos e a futilidade implicados na maior parte das arrogncias reguladoras do Estado. So sintoma da disfuno econmica. d) O caso do congelamento das rendas O exemplo mais ntido de fixao de preos mximos o do estabelecimento de limites s rendas no arrendamento para habitao. A elasticidade tende a aumentar com a passagem do tempo, levando a um progressivo desfasamento entre oferta e procura quele nvel de preos fixados. e) O caso dos salrios mnimos Um exemplo de controlo de preos pela via dos preos mnimos o do estabelecimento de salrios mnimos. O salrio um preo no mercado de factores, e o salrio mnimo o limite do que se entende por lcito pagar em contrapartida pelo trabalho. O estabelecimento deste preo mnimo abaixo do preo de equilbrio provoca o desemprego. A existncia de salrios mnimos provoca desfasamentos quantitativos no trabalho: - No mercado de operrios no qualificados, podendo o preo estabilizar abaixo do equilbrio; - Busca do primeiro emprego, a falta de capital humano tende a estabilizar os preos abaixo; f) O fenmeno da repercusso dos impostos Outra forma de interveno estatal d-se por via do lanamento de impostos sobre as transaces. Consequncias previsveis da incidncia do imposto: - Se o imposto indirecto suportado pelos compradores, a escala da procura tende para procurar menos quantidade do bem a cada nvel de preos; - Se o imposto indirecto suportado pela oferta, a escala da oferta tende para oferecer menor

quantidade do bem a cada nvel de preos; Contraco de mercado; Repercusso: dada a elasticidade da procura, os compradores conseguiram repercutir sobre os vendedores uma parte da carga tributria que formalmente recaia em exclusivo sobre eles. - Se a oferta for mais elstica do que a procura, a retraco geral do mercado causar maior impacto do lado da procura. - Se a oferta for mais rgida do que a procura, a retraco do mercado subsequente incidncia do imposto ter maior impacto do lado da oferta.

Capitulo 6
A procura em mercados concorrenciais
a) Utilidade, revelao de preferncias e anlise de bem-estar Utilidade: aptido para satisfazer necessidades atribuda a um bem ou servio; o conceito peca por ser insusceptvel de mediao em termos objectivos e unvocos. Disposio de pagar: montante que efectivamente se possa determinar que seria o limite do sacrifcio monetrio de que uma pessoa seria capaz para obter um determinado produto. Deve-se a PAUL SAMUELSON a teoria das preferncias reveladas, em que se pressupe o agente racional e maximizador. Limitaes disposio (revelada) de pagar: - consumidores tm escassez de informao perfeita acerca dos preos, pelo que a aquisio de informao no gratuita, atingindo ento um nvel de informao incompleta. - a disposio de pagar no estvel, vai variando constantemente; b) A curva da procura e a disposio de pagar Um comprador s consumar a compra se entender que esta valeu a pena, ou seja: - o sacrifcio dos bens que troca por aquele que adquire mais do que compensado; - o sacrifico fica aqum do que admitiria fazer para ter acesso quele bem; Excedente do consumidor: diferena entre a disposio de pagar, o valor atribudo pelo consumidor a um bem, e aquilo que , efectivamente, pago. 1) A teoria econmica dos leiles 2)Maximizao e leis de GOSSEN Benefcio marginal: corresponde ao mximo montante de produtos de que um consumidor est disposto a prescindir para obter mais essa unidade de um qualquer produto, ao mximo custo de oportunidade que esteja disposto a suportar. Utilidade marginal: calcula-se pelo quociente entre a utilidade da ultima unidade consumida de um produto e o respectivo preo em Euros; Primeira Lei de Gossen: a utilidade de cada nova dose de um bem tende a ser menor do que a utilidade de doses anteriormente aplicadas na satisfao de necessidades econmicas; Segunda Lei de Gossen: a maximizao da satisfao individual requer que a utilidade marginal de todos os bens empregues na satisfao de necessidades esteja previamente nivelada, que no haja nenhuma necessidade a manifestar desequilibradamente a sua presena e a reclamar a prioridade da sua satisfao no plano das opes racionais.

DANIEL BERNOULLI princpio da combinao de utilidade marginal decrescente com o principio da dotao, partindo da observao de que os jogadores tendem a atribuir maior valor s perdas potenciais, do que aos ganhos potenciais, do mais valor quilo que j tm do que quilo que podem ganhar ao trocar com o que j tm. c) A valorao do excedente do consumidor d) A curva da oferta e a disposio de vender Disposio de vender: traduz o preo mnimo que o produtor est disposto a aceitar para produzir mais uma unidade de um bem ou servio, o valor dos outros bens que est disposto a deixar de produzir e oferecer para poder produzir e oferecer mais uma unidade daquele por que optou. Sendo que o custo , para cada vendedor, o nvel bsico acima do qual se manifesta a disposio de vender, e abaixo do qual esta desaparecer, qualquer preo acima do custo garantir um excedente do produtor que motivar a venda. e) A noo de excedente do produtor a diferena entre o preo mnimo a partir do qual a venda j ocorreria e o preo a que ela efectivamente ocorre. Exemplo: Coca-cola custo 1, preo 1,50, excedente do produtor 0,50. equivalente ao conceito de lucro. f) Eficincia e bem-estar total Bem-estar geral: um excedente total, a soma do excedente do consumidor com o excedente do produtor. a soma positiva, o mais que beneficia conjuntamente as partes nas trocas. Excedente total valor agregado de duas diferenas: a diferena que separa a disposio de pagar dos compradores daquilo que eles pagam, e a que separa aquilo que os vendedores recebem da sua respectiva disposio de vender. : (valor preo) + (preo custo). O mercado eficiente se promover uma afectao de recursos que maximize esse excedente total. A eficincia alcanada na medida em que no possvel produzir mais de um bem sem se sacrificar a produo de outros bens que passam, naquele momento, a ser mais valiosos do que aquele pelo qual se optaria; g) Eficincia de PARETO Segundo VILFREDO PARETO, o estado de eficincia mxima da economia atinge-se na situao em que, encontrado o grau mximo de bem-estar total agregado, de somatrio de todos os excedentes dos produtores e consumidores, no seria possvel aumentar-se o bem-estar de algum sem se sacrificar o bem-estar de outrem. Requisitos para o ptimo de PARETO: - eficincia nas trocas impossvel aumentar o bem-estar com a continuao de trocas; - eficincia na produo economia encontra-se nas fronteiras e possibilidades de produo; - eficincia na criao da combinao de produtos correspondente s preferncias dos consumidores.

h) Perdas de bem-estar resultantes dos impostos O imposto consiste numa diminuio do rendimento do sujeito do imposto em favor do credor desse imposto. O imposto a clivagem entre o custo para os compradores e o rendimento para os vendedores, sendo que limita os planos maximizadores de ambos; O imposto por unidade transaccionada correspondente perda de excedente resultando numa transferncia de bem-estar para o credor do imposto. O imposto causa uma retraco do mercado, sendo que o nmero de unidades transaccionadas e tributadas menor do que o numero que ocorreria sem imposto. i) Teoria do consumidor 1) Restries oramentais Indica a combinao total daquilo que se pode comprar com um determinado rendimento disponvel, dado um conjunto de preos relativos que indicam quanto deve sacrificar-se do consumo de um bem ou servio para que outros possam ser consumidos. a fronteira entre aquilo que comportvel e aquilo que incomportvel para o consumidor, sendo que um limite absoluto da sua disposio de pagar. 2) Preferncias e curvas de indiferena As curvas de indiferena indicam aquilo que o consumidor deseja fazer, o modo como as suas preferncias de distribuem pelos produtos. Indicar o conjunto de situaes em que o consumidor se encontrar igualmente satisfeito. Taxa marginal de substituio resultante da escassez de um bem, e a disposio do consumidor para ir trocando uma unidade de um dos bens por uma ou mais unidades dou outro sem sair da mesma curva de indiferena. Calcula-se pelo quociente entre o nmero de unidades trocadas de um bem e o nmero de unidades do outro bem obtido por troca com aquele. Caractersticas da curva de indiferena: - consumidor prefere curvas mais elevadas, unindo combinaes mais volumosas de bens e lhe proporcionam maior utilidade. - tm uma inclinao negativa; 3) Efeitos de rendimento e de substituio Efeito de rendimento: a diminuio do preo de um bem aumentou o poder de compra do consumidor relativamente a outros bens, e h-de lev-lo a comprar mais desses bens, se no se tratar de bens inferiores. Efeito de substituio: a preferncia do consumidor foi parcialmente substituda por uma preferncia por outro, dada a nova relao de preo. a reaco do consumidor a uma alterao de preo, quando possa presumir-se que a antiga e a nova situao criada pela alterao de preos pode localizar-se na mesma curva de indiferena. j) A escolha do nvel de trabalho k) A escolha do nvel de poupana 1) A taxa de desconto 2) A hiptese do rendimento permanente

Captulo 7
O investimento e a oferta em mercados concorrenciais
a) Os custos do produtor sem poder de mercado. Rendimento total ou receita total: somatrio do produto de todas as vendas alcanadas pelo vendedor, ou seja, o resultado da multiplicao do numero total de unidades vendidas pelo preo de cada unidade. Custo total: somatrio das despesas em que o vendedor incorreu para que os bens vendidos fossem produzidos e chegassem ao mercado, sendo, numa definio necessariamente tautolgica, a multiplicao do nmero total de unidades vendidas pelo custo de cada unidade, ou seja, pelo seu custo mdio. b) Custos implcitos, lucro econmico e lucro contabilstico. Custo total somatrio de todas as despesas em que o vendedor incorreu. Esta definio engloba apenas os custos explcitos (aquilo que pagou pelos bens que acabou por vender). O custo econmico um custo de oportunidade abarca aquilo em que o agente incorreu directamente para obter um bem ou servio, mas ainda, complementarmente, a perda dos benefcios que para ele adviriam da 2 melhor opo. O custo implcito reporta-nos para o investimento. a diferena entre o saldo superior e o custo de oportunidade que o saldo inferior representa, que decide a direco do investimento. c) Funo de produo e produto marginal. Funo de produo relao puramente quantitativa entre aquilo que empregue na produo e aquilo que dela resulta. Produto marginal refere-se s variaes de quantidade produzida que resultam da variao, em uma unidade, da quantidade de algum dos factores produtivos. d) Custos fixos, variveis, totais, marginais e mdios. Custo fixo aquele que associado aos factores cuja quantidade no se altera com o nvel de produo. Custo varivel cada incremento de produo pode implicar um custo no s crescente como marginalmente crescente. Custos totais soma dos custos fixos e dos custos variveis (logo, se os custos variveis so crescentes, os custos totais tambm o sero). Custos mdios quanto custa produzir cada unidade. Divide-se custo total pelo nmero de unidades produzidas. Custo marginal quanto custa produzir cada nova unidade, cada unidade adicional. Custos variveis mdios quociente entre custos variveis e um nmero que representa a quantidade de unidades produzidas. Custos mdios totais quociente de custos totais por um nmero que representa a quantidade de unidades produzidas.

e) Os custos no curto e no longo prazo. 1) Rendimento marginal decrescente e efeitos de escala Curto prazo intervalo de tempo dentro do qual pelo menos um dos factores de produo fixo, e so fixos todos os custos inerentes a esse factor. Longo prazo perodo que, para aquele produtor, necessrio para tornar variveis todos os factores, e portanto tambm os correspondentes custos. A lei do rendimento marginal decrescente estabelece que, medida que se combinam factores variveis com uma dada quantidade de factores fixos, o rendimento marginal dos factores variveis tende a diminuir. 2) Rendimentos de escala A variao da escala de produo pode resultar num dos trs desfechos: - produo aumenta proporcionalmente ao aumento da escala, ao aumento combinado de todos os factores (rendimentos constantes escala); - produo aumenta menos do que proporcionalmente ao aumento de escala (perdas de escala ou rendimentos decrescentes escala); - produo aumenta mais do que proporcionalmente em relao ao aumento da escala (economias de escala ou rendimentos crescentes escala). Economias de produo conjunta ou economias de gama so similares s economias de escala, e so as que se registam na produo combinada de dois ou mais bens cuja produo separada implicaria a duplicao dos custos. f) Opes de investimento. Um investimento a aquisio de um bem (de um activo) na perspectiva da obteno de rendimentos na explorao desse bem, ou de mais valias na sua alienao. Investimento real aquisio de bens de capital que sejam empregues seguidamente num processo produtivo; Investimento financeiro mtuo ou depsito de fundos junto de mercados ou instituies especializadas, os quais, por sua vez, encaminham esses fundos em direco queles que deles necessitam para realizar os seus investimentos reais. Sistema financeiro mecanismo atravs do qual os excedentes de pessoas com rendimentos superiores aos seus nveis de despesa so encaminhados para pessoas e empresas que estejam dispostos a gastar mais do que aquilo que lhes permitido pelo seu rendimento corrente. 1) Depsitos e investimento directo em bens. O depsito bancrio uma opo de investimento, onde est assegurado o levantamento do capital e o pagamento de juros, e tambm assegurado um razovel nvel de liquidez. Nvel de liquidez susceptibilidade de converso rpida, a baixo custo e sem significativa perda de valor, do investimento em moeda. O investimento em compra de bens no assegura essa tal liquidez. 2) Obrigaes. A subscrio de ttulos obrigacionais mais uma forma de investimento emprstimo de capital financeiro a uma empresa, por um prazo determinado.

3) Aces a compra de aces, de partes de capital de uma empresa. A segurana menor do que as obrigaes, pode perder-se tudo com a falncia, ou perder-se alguma coisa com a descida do valor das aces da empresa. Porm a remunerao sempre superior das obrigaes. 4) Mercado eficiente e passeio aleatrio. g) As empresas. O investimento das famlias , no prisma das empresas, a fonte da maior parte do financiamento de que elas podem dispor, sendo o restante fornecido pelos subsdios estaduais e pelo investimento estrangeiro. A responsabilidade limitada facilita a captao de investimentos individuais, porque ela garante aos investidores, ou melhor aos accionistas, que nada lhes ser exigido, e que portanto as suas perdas sero limitadas. h) As opes de financiamento das empresas. Vias atravs das quais uma empresa consegue obter financiamentos: - atravs do recurso ao mercado de capitais, essencialmente atravs da emisso de obrigaes e aces a serem subscritas por aforradores, isolados ou institucionalmente representados, e a serem remuneradas em juros e dividendos, eventualmente tambm com mais valias resultantes da valorizao da prpria empresa no mercado especulativo, e com reembolsos do capital mutuado; - financiamento atravs do recurso a crdito bancrio, a ser remunerado em juros e com reembolso do correspondente parte do crdito que tenha sido utilizada; - auto-financiamento atravs do reinvestimento de lucros no distribudos.

Captulo 8
Os factores tempo e risco
a) O fundamento do juro. O valor presente dos bens futuros descontado, ou seja, menor do que o valor dos mesmo bens quando a sua disponibilidade seja imediata; e o valor descontado tanto menor quanto mais dilatado for o prazo que medeia entre o presente e o momento em que finalmente acedemos fruio desses bens futuros. Juro: montante que faz vencer a preferncia pelo presente, pelo que a taxa de juro tem que ser superior taxa de desconto que aplicada s transaces inter-temporais; o preo de equilbrio do mercado dos fundos monetrios mutuveis. O juro existe porque, na sua ausncia, haveria excesso de procura de fundos e falta de oferta. Dois aspectos interferem na formao de uma taxa de juro: - presena de intermedirios financeiros: bancos; - presena de inflao. Juro nominal somatrio do juro real (remunerao do emprstimo, compensao da taxa de desconto) e do prmio de inflao (que coincide com a taxa de inflao).

b) O motivo-especulao. As transaces inter-temporais direccionam-se para bens duradouros, que so adquiridos no para a satisfao directa das necessidades, mas como valores especulativos (adquirem-se na esperana de serem vendidos por um preo superior mais tarde). c) As respostas ao risco e o problema do seguro. GEORGE SHACKLE formulou a teoria da deciso em condies de incerteza. 1) Seguro e incerteza; Genericamente, as incertezas podem respeitar tecnologia ou s condies dos mercados. 2) Seguro e seleco adversa; Seleco adversa relativa incapacidade que as seguradoras tm de estabelecer relaes contratuais discriminadas e ajustadas ao nvel de risco que apresenta cada segurado, levandoas a cobrar prmios de seguro uniformes para diversas categorias de risco, o que tende a afastar da relao contratual os segurados de baixo risco (consideram muito elevado o prmio de seguro uniforme, quando comparado com a avaliao subjectiva do risco) e a atrair os segurados de alto risco, num movimento que pode piorar progressivamente, medida que as seguradoras, vendo agravar-se a proporo de segurados de alto risco, se vm foradas a subir os prmios de seguro, o que novamente afasta mais segurados de baixo risco e mantm apenas segurados de alto risco, e assim sucessivamente. 3) Seguro e risco moral;

Captulo 9
O mercado concorrencial
a) As condies da concorrncia. 1) Atomicidade. Definio: presena no mercado de muitos agentes, seja do lado da procura seja do lado da oferta, em nmero tal que seja vedado a qualquer deles determinar por si mesmo, atravs da entrada ou sada do mercado, o nvel de preos ou outras condies relevantes nas trocas. Os agentes aceitam os preos como um dado, e no uma varivel que ele possa influenciar. 2) Fluidez. o requisito duplo, cumulativo, de informao e de racionalidade, susceptvel de assegurar aos consumidores a percepo e a reaco adequadas s condies objectivas do mercado, uma imunizao ao erro que resultaria de se turvar a percepo da relao quantidadepreo em que pode assentar a optimizao da posio do consumidor. crucial que no haja a diferenciao qualitativa dos produtos em jogo no mercado. No existir fluidez se for possvel uma diferenciao dos produtos, que os torne imperfeitos substitutos ou sucedneos uns dos outros.

3) Liberdade de entrada e de sada. Este o terceiro requisito para a existncia de um mercado concorrencial, e diz respeito ausncia de barreiras entrada e sada de agentes no mercado, especificamente do lado da oferta. Barreiras corporativas, burocrticas, polticas, lingusticas, culturais, e at econmicas, constituem alguns dos obstculos mais visveis concorrncia, mobilidade dos factores, afectao dos recursos de que depender, num cmputo global, a eficincia dos mercados. b) Teoria do produtor: a maximizao do lucro. Para o produtor, lucro significa a diferena entre o rendimento mdio (preo por unidade) e custo mdio, sendo essa diferena aquilo que h que maximizar. Para o price taker a procura encontra-se infinitamente elstica (os produtos dos concorrentes so perfeitos substitutos dos seus). A concorrncia entre vendedores baixa custos e preos e beneficia os compradores. Rendimento mdio: rendimento total / nmero de unidades produzidas. Para os vendedores atomsticos no mercado competitivo o rendimento mdio, o rendimento marginal e o preo de mercado coincidem. A escala de eficincia encontra-se num ponto em que a curva ascendente dos custos marginais se cruza com a recta dos rendimentos marginais, e em que custo marginal e rendimento marginal coincidem. c) A oferta no curto prazo. Sendo o ponto maximizador aquele em que se d a convergncia entre custo marginal e rendimento marginal, esse ponto maximizador deslocar-se- ao longo da curva ascendente dos custos marginais, medida que o rendimento marginal (isto , o nvel de preos) se altere tambm. d) A suspenso da actividade no curto prazo. Ocorrero circunstncias em que o produtor induzido a retirar-se temporria ou definitivamente do mercado. No curto prazo existem custos fixos que so irrecuperveis, no sentido em que j esto pagos e no h alternativa para suport-los. Ser racional retirar-se temporariamente da concorrncia se as perdas resultantes da ausncia de vendas forem mais do que compensadas pela poupana obtida em sede de custos variveis, ou seja, se os custos variveis forem superiores ao rendimento total. O ponto de encerramento temporrio ocorre quando o rendimento total no cobre o total dos custos variveis, e por isso as perdas totais so superiores aos custos fixos totais. A deciso de suspenso da produo justificar-se- em todos os casos em que os custos variveis mdios so superiores ao preo (ao rendimento mdio). e) O encerramento no longo prazo. O produtor dever abandonar o mercado se o seu rendimento total no chega para cobrir os seus custos totais (se o custo mdio superior ao preo, ao rendimento mdio) e no lhe for possvel averbar lucros. Agora torna-se relevante considerar no s os custos variveis como os fixos.

f) Transio do curto para o longo prazo. Ler pgina 91 dos Resumos. g) O lucro normal. Definio: ponto mnimo aceitvel de lucro sem o qual o sector abandonado pelos empresrios, pois corresponde ao rendimento mdio que a actividade empresarial capaz de gerar em qualquer sector. h) A concentrao do mercado. Monoplio natural s h lugar no mercado para um produtor, que esgota o mercado a um nvel de produo em que os seus custos mdios so ainda descendentes. O que determina o grau de concorrncia de que cada mercado comporta essencialmente os custos fixos, os custos irrecuperveis e os custos fixos de funcionamento em que cada produtor tem que incorrer para se estabelecer num determinado sector, aquilo que poderamos designar como a componente econmica das barreiras de entrada, aquilo que faz aumentar os custos mdios esperados para cada recm-chegado, por comparao com os custos mdios dos produtores j instalados. i) A interdependncia dos mercados competitivos. 1) Externalidades de rede e formao de standards 2) Congesto de recursos Ler pginas 93 e seguintes dos resumos.

Captulo 10
Mercados de concorrncia imperfeita
a) Monoplio. 1) Tipos de monoplio. Monoplio h no mercado um nico vendedor, ou h um vendedor com uma preponderncia esmagadora sobre os demais vendedores. Pode combinar-se com diversas possibilidades do lado da procura, seja a de existir atomicidade entre os compradores, seja a de existir um nico comprador, um monopsonista. Monoplio puro situaes em que existe um nico vendedor. Poder de monoplio a preponderncia de um vendedor sobre os demais tal que ele pode agir praticamente como se tivesse isolado no lado da oferta, embora na realidade no o seja. O monopolista tem a possibilidade de interferir decisivamente nos preos do mercado, funcionando como um price maker. O price maker v o preo de mercado baixar medida que expande o seu volume de produo. Este monopolista s pode incrementar as suas vendas, e esforar-se por se aproximar do volume de produo correspondente, se baixar os preos de mercado. A elasticidade alicera o poder de mercado.

1.1 A defesa do monoplio. A ocorrncia do monoplio derivar da existncia de barreiras de entrada no mercado, as quais resultaro de uma das seguintes circunstncias: - produtor exclusivo de certas matrias-primas, factores de produo, recursos em geral; - produtor dispor de um exclusivo de informao; - produtor constituir um monoplio natural; - Estado conceder direitos exclusivos a um s produtor; - o produtor adoptar estratgias dissuasoras da concorrncia adoptando estratgias como: a) prtica de preos predatrios; b) manuteno em reserva de um excesso de capacidade produtiva instalada; c) preos limitados; 2) O poder de mercado do monopolista. O poder de mercado do monopolista faz com que o preo pelo qual escoar num mercado a sua produo no se mantenha fixo em todos os nveis de produo, e tenda pelo contrrio a evoluir no sentido oposto ao da expanso da produo; O price maker tem sua frente uma curva da procura descendente. Enquanto o custo marginal for inferior ao rendimento marginal, aumentar-se a produo numa unidade provocar um maior aumento de rendimento do que de custos, e portanto aumentar a margem de lucro; quando o custo marginal passa a ser superior ao rendimento marginal, qualquer incremento na produo desaguar num agravamento de custos. 3) O impacto do monoplio na eficincia e no bem-estar. O monopolista pratica preos superiores aos preos aplicados pelos atomistas, e, assim, isto faz com que o excedente do consumidor diminua na situao de monoplio. O monopolista benevolente procuraria cobrar um preo coincidente com o custo marginal situando a esse nvel a sua produo eficiente. 4) As polticas anti-monopolistas. Estas polticas normalmente so aplicadas pelo Estado, que, para promover o bem-estar geral interfere no mercado aplicando medidas moderadoras do poder dos monopolistas. 4.1. As leis anti-trust; Ler pgina 101 e seguintes dos resumos. 4.2. A regulao; Em vez de se impedir os agentes econmicos de atingir uma dimenso que lhes torne price makers, veda-se-lhes apenas o exerccio desse poder de mercado, que feito atravs da fixao de preos ou de estabelecimento de preos mnimos. A regulao exerce-se por normas, ou por comandos emitidos por autoridades; envolve custos e tem que ser por si regulvel; pode tomar uma forma imperativa ou coerciva, Porm a fixao de preos depara-se com dificuldades como: - fixar preos mais elevados do que o custo marginal impedir a maximizao do excedente total e impedir a afectao eficiente de recursos; - as economias de escala torna o monoplio com custos mdios descendentes;

- a fixao de preos forar a sada do mercado por parte do vendedor; - o Estado poder subsidiar o monopolista porm ter que recorrer a impostos; - o regulador pode solicitar a prtica da discriminao de preos, mas isto manteria a disparidade entre preo e custo marginal; 4.3 A nacionalizao dos monoplios; O Estado parece no ser a via adequada para a soluo. 4.4 A teoria dos mercados contestveis; Refere-se tendncia para que um produtor, mesmo que isolado no mercado, reduza espontaneamente os seus lucros at ao nvel de lucro normal, como o faria num contexto de contestao efectiva num mercado concorrencial, dada a ameaa de entrada de concorrentes que decorreria da manuteno de lucros extraordinrios. Mercado contestvel um mercado no qual um nvel concorrencial de preos atingido atravs da mera concorrncia potencial. 5) A prtica monopolista da discriminao de preos. Discriminao de preos: possibilidade que o monopolista tem de cobrar, a diversos clientes, preos diferentes por um mesmo bem. uma estratgia atravs da qual o monopolista tenta minimizar a perda absoluta de bemestar, e ampliar os rendimentos e lucros que a deadweight loss lhe nega, convertendo em lucros seus o excedente de bem-estar dos consumidores, levanto at ao limite mximo a transferncia de bem-estar que possa favorec-lo. Condies: - identificar as classes de consumidores; - conseguir vender um produto que no possa facilmente ser revendido entre as classes consumidoras; uma estratgia: - maximizadora de lucro; - tanto mais eficaz quanto mais precisa for a segmentao das classes de consumidores;

b) Oligoplio. Oligoplio: ganha especial relevncia o facto de existir um nmero to restrito de vendedores que a atomicidade sacrificada; 1) O mercado oligopolista. Se o mercado restrito ao ponto de extinguir a atomicidade, se a concentrao ultrapassa 1000 no ndice HHI, cada um desses vendedores influenciar os preos, interferir no rendimento, nas receitas e nas perspectivas de lucro dos seus concorrentes. A posio do oligopolista oscila entre o impulso para concorrer e o impulso para cooperar. O seu poder a sua prpria limitao.

2) A cooperao oligopolista: o cartel. Resume-se na cooperao dos vrios vendedores oligopolistas. Pode resultar de um acordo explicito, do habito dos oligopolistas seguirem a politica de preos, quantidades, publicidade, de uma empresa lder entre eles, de forma a equilibrar o nvel de custos fixos irrecuperveis e fazer subir as barreiras de entrada no mercado. A estabilidade do cartel envolve um entendimento entre todos os oligopolistas do mercado quanto ao volume total da produo e quanto quota-parte que cabe a cada um. As proibies jurdicas promovem a concorrncia entre os oligopolistas e destroem o modo de cooperao dos mesmos. H, todavia excepes, naquilo que designaramos por carteis tolerados. Essa represso jurdica fragiliza extremamente formas sucedneas do acordo de quantidades e preos, formas sucedneas do cartel propriamente dito, como por exemplo: - Cartel tcito conduta apaziguadora adoptada entre os oligopolistas, alicerada em regras de convivncia assistidas da ameaa de retaliao, ou de excluso do acesso a recursos partilhados; - emulao de um lder de mercado; - tcnicas de vendas que oferecem o melhor preo da concorrncia, nivelando os preos; 3) A concorrncia oligopolista. As dificuldades da criao de carteis resultam no impedem uma formao de um equilbrio entre os oligopolistas rivais; Quando no h acordo a produo aumenta e os preos caiem; O equilbrio dos oligopolistas o da batota generalizada. Equilbrio de NASH: situao na qual cada um dos vrios agentes escolhe a sua melhor estratgia em face das escolhas estratgicas dos demais, sendo que o equilbrio ocorre se nenhum dos jogadores pode beneficiar de uma mudana de estratgia quando os outros jogadores no mudaram a estratgia deles. 4) Estratgia e teoria dos jogos. O estudo dessas atitudes estratgicas de articulao de interesses entre agentes, no espao intermdio dos extremos da cooperao e da rivalidade, o objecto adequado da Teoria dos Jogos. A teoria dos jogos tem especial relevncia para a explicao do funcionamento do mercado oligopolista porque estes agentes terem poder de mercado suficiente para se conseguirem prejudicar uns aos outros e de no disporem de poder de mercado suficiente para desaguarem numa situao de monopolismo. 4.1. O dilema do prisioneiro; Duas pessoas que no tiveram oportunidade de combinar uma estratgia comum e que no podem agora comunicar so colocadas numa situao de lance nico, em que ambas ganham em cooperar e perdem se se hostilizarem, e em que no entanto a estratgia dominante , para cada um deles, a da no-cooperao, dado que o prejuzo mximo e o beneficio mximo resultaro respectivamente de um gesto de cooperao e de um gesto de hostilidade no correspondidos. - se um for delator e o outro no, o 1 sofrer a pena mnima, e o segundo a pena mxima; - se um falar, interessa ao outro falar tambm, se no acartaria com a pena mxima;

- se o primeiro no tiver falado, interessa ao outro falar para sofrer a pena mnima; - o silncio de ambos representa o ptimo de PARETO e enquanto a denuncia de ambos representa o equilbrio de NASH; 4.2. Jogos com aprendizagem; Os oligoplios no se encontram em puras situaes de dilema do prisioneiro. 5) A poltica anti-oligopolista. A cooperao entre oligopolistas tende a prejudicar o bem-estar social, por isso justifica-se uma interveno estadual que coloque um travo nessa cooperao. O principal esforo no combate aos oligoplios incide na represso dos acordos de preos e de quantidades, e ainda outras prticas como a imposio por parte de um produtor e preos de venda fixos aos retalhistas ou a imposio de venda de bens em conjunto (restries verticais). Prticas restritivas com carcter vertical: - tabelamento de preos de revenda; - acordos de concesso exclusiva; - acordos exclusivos de distribuio territorial; - imposio de venda de bens em conjunto; Estas prticas visam a reduo da presso competitiva. c) Concorrncia monopolstica. 1) Sacrifcio da fluidez Ler pginas 114 e 115 dos Resumos. 2) A concorrncia monopolstica e a concorrncia perfeita. Ler pgina 116 dos Resumos. O ponto de divergncia entre a concorrncia monopolstica e a concorrncia perfeita que, uma situao de concorrncia monopolstica produz menos, e a preo mais elevado, do que uma situao de concorrncia perfeita, sendo pois menos eficiente: os produtores em concorrncia monopolstica no so incentivados a chegarem sua escala de eficincia, e tendem no curto prazo a suspender a sua produo antes de a atingirem, como se o faz-lo lhe garantisse os lucros extraordinrios do monopolista (o que no sucede). 3) O impacto da concorrncia monopolstica na promoo do bem-estar. Existe uma perda absoluta de bem-estar no monopolismo resultante da disparidade entre nvel de preos e custo marginal. Podia-se regular os preos porm: - seria um prejuzo econmico para concorrentes que no longo prazo j no tm lucro; - cabe perguntar se a ineficincia deste mercado no mais do que compensada, do ponto de vista; A maximizao da capacidade produtiva propiciada pela concorrncia monopolstica no sinnimo de maximizao de bem-estar, apenas porque no limitada a procura. 4) O papel da publicidade e das marcas. A publicidade um subproduto da concorrncia monopolstica, visto que ao mesmo tempo um veiculo de diferenciao e um veiculo de promoo de vendas. A publicidade um exerccio de manipulao e de condicionamento, que visa muito mais

sugestionar e criar novas necessidades do que informar o consumidor. Por outro lado a publicidade permite ao consumidor aperceber-se da entrada de novos concorrentes e alagar ao mximo o universo das suas escolhas, aumentando a probabilidade de eficincia da sua escolha. Search goods: bens cujas caractersticas podem ser razoavelmente aferidas, e a baixo custo, antes da compra. Experience goods bens cuja qualidade em rigor s pode ser razoavelmente avaliada aps a compra.

Monoplio Oligoplio

N vendedores Um nico

Produtos nicos, sem sucedneos Qualquer tipo Diferenciados

Barreiras de mercado Elevadas Intermdias Inexistentes

Poder de mercado Mximo Mdio Limitado Nulo

Indce HHI 10 000 De 1000 a 9999 De 100 a 999 At 100

Sem atomicidade Concorrncia Com monopolstica atomicidade Concorrncia Com perfeita atomicidade

Indiferenciados Inexistentes

d) Anti-trust e o caso Microsoft. e) Efeitos da inovao tecnolgica. 1) O problema da partilha de ficheiros. f) Efeitos da informao imperfeita. LER PGINAS 120 E SEGUINTES DOS RESUMOS 1) O mercado da informao. 2) A seleco adversa. 3) A sinalizao. 4) O risco moral.

Das könnte Ihnen auch gefallen