Sie sind auf Seite 1von 3

A lingustica no sculo XX:

A disputa entre o foco universalista e particularista se mantem no sculo XX. Essa tenso foi explicitada na dicotomia de Saussure e Chomsky. Ambos tomam por objeto da lingustica o elemento abstrato, universalista, sistmico, formal. Por essa escolha eles sero criticados pelos linguistas que faro uma abordagem funcionalista e consideraro os aspectos pragmticos da lngua, alm dos defensores da lngua como uma atividade social. Paralelamente aos estudos da microlingustica, surgem campos de investigao que se relacionam com outras disciplinas, dando origem sociolingustica, psicolingustica, filosofia da linguagem, entre outras. As grandes linhas seguidas pela lingustica ao longo do sculo XX foram:

1. O Estruturalismo

Apresentou duas correntes: a europeia e a americana. Na Europa, com Saussure, existiam duas dicotomias: langue (conjunto de regras que regem a lngua) x parole (enunciados reais) e forma x substncia. A abordagem estrutural no ficou restrita lingustica sincrnica, o estudo do significado, fonologia e sintaxe tambm podem ter orientao estrutural. Alm disso, ela se ope ao atomismo. Nos EUA, Franz Boas dedicou-se prescrio de princpios metodolgicos para anlise de lnguas pouco familiares. Ele e Edward Sapir compartilharam a viso humboldtiana da relao entre linguagem e pensamento. A hiptese de Sapir-Whorf apresentou a tese de que a linguagem determina a percepo e o pensamento, enquanto que Bloomfield adotou uma abordagem behaviorista da lngua, entendendo que o significado apenas a relao entre um estmulo e uma reao verbal. O estruturalismo americano ps-bloomfieldiano desprezava a semntica.

2. A gramtica gerativo-transformacional marcada pela publicao em 1957 de Syntatic Structures, livro de Noam Chomsky que se ops ao estruturalismo e ao behaviorismo. Chomsky elaborou a dicotomia

competence (o conhecimento que uma pessoa tem das regras de uma lngua) x performance (uso efetivo dessa lngua em situaes reais). A lingustica passou a ser tratada como disciplina mentalista e poderia contribuir com a compreenso da natureza da mente humana.

3. A Escola de Praga e o Funcionalismo

A Escola de Praga combina o Estruturalismo com o Funcionalismo. A anlise funcional identificou trs tipos de funes desempenhadas pela lngua: cognitiva, expressiva e conativa. As noes de fonema como feixe de traos distintivos e a de marcao tambm foram desenvolvidas na Escola de Praga. A mais importante contribuio feita pelo Funcionalismo do ps-guerra foi a distino entre tema (a parte conhecida ou dada no contexto) e rema (parte que veicula informao nova). J o dinamismo comunicativo diz que a parte sinttica da frase determinada pela funo comunicativa dos constituintes e pela maneira como elas se relacionam com o contexto.

4. A guinada pragmtica

A pragmtica estuda os fatores que regem nossas escolhas lingusticas na interao social. Inconscientemente seguimos um grande nmero de regras sociais que constrangem nosso modo de falar. De modo mais amplo, a pragmtica o estudo dos princpios e prticas que subjazem a todo o desempenho lingustico significativo. o campo mais frtil para a Lingustica do sculo XXI.

5. Bakhtin e as trs concepes da lngua: Mikhail Bakhtin publicou em 1929 o livro Marxismo e filosofia da linguagem, quando criticou duramente as tendncias universal e particular de abordagem de fenmenos lingusticos, chamando a primeira de subjetivismo idealista e a segunda de objetivismo abstrato. Para Bakhtin, a lngua um fato social, cuja existncia se funda nas necessidades da comunicao. Defende que a parole est ligada s condies de comunicao, que esto

ligadas s estruturas sociais. Segundo a viso marxista de Bakhtin, todo signo ideolgico e toda modificao na ideologia provoca uma mudana na lngua. Assim, a lngua no reside na mente do falante, mas um trabalho empreendido por ele, uma atividade social.

Das könnte Ihnen auch gefallen